Vinícius José Silva
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar (1998) e mestrado em Ciê cias
pela Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2017). Atualmente é professor titular da Escola de Formação de Soldados da PMESP, bombeiro educador - 12º Grupamento de Bombeiros, das Faculdades Integradas de Bauru e na Pós Graduação do Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer LTDA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: primeiros socorros, dores; ciclismo, karatê-do, obesidade; criança; adolescente, prevenção e resgate emergências medicas.
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Fonoaudiologia
2014 - 2017
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Título: Projeto jovem doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono,Ano de Obtenção: 2017
Wanderléia Quinhoneiro Blasca.Palavras-chave: Atividade física e SAHOS.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Atividade Física para Grupos Especiais e Personal
2007 - 2009
Faculdades Integradas de Bauru
Título: Efeitos do treinamento neuromuscular na equipe de karatê da cidade de Agudos
Orientador: Paulo Jorge A. de Carvalho
Especialização em Fisiologia do Exercício
1999 - 2000
Universidade Federal de São Paulo
Título: Prescrição de Exercício Físico para Indivíduos Saudáveis
Orientador: Prof Dr Luiz Henrique Monteiro
Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física
1997 - 1998
Escola de Educação Física da Polícia Militar
Título: Karatê-dô Melhorando a Defesa Pessoal na Polícia Militar-SP
Orientador: Profª Drª Lilia Cristina de Oliveira Martins
Formação complementar
2018 - 2018
CURSO A DISTÂNCIA INGLÊS 1. (Carga horária: 60h). , MJ/SENASP, SENASP, Brasil.
2015 - 2015
Rescate 2 - Espacios Confinados. (Carga horária: 36h). , Texas A&M Engineering, TEEX, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Aplicativos para a Prática Clínica e Educacional. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA MODALIDADE DE DIFUSÃO:LIGA DE TELESSAÚDE. (Carga horária: 50h). , Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2012 - 2012
Emergency First Response Instructor Course. (Carga horária: 20h). , Emergency First Response Corp, EFR, Brasil.
2008 - 2008
IV ShotoWorkShop de Karatê JKA. (Carga horária: 20h). , Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAI-UFSCAR, Brasil.
2007 - 2008
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. (Carga horária: 630h). , Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, CEFAP, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formação de Professores de Karatê-dô. (Carga horária: 55h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
CEP BOMBEIROS II/96. (Carga horária: 640h). , Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros-PMESP, CEIB-PMESP, Brasil.
1995 - 1996
Curso de formação de Sargentos I/95. (Carga horária: 1280h). , Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros-PMESP, CEIB-PMESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Fisiologia do Exercício.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Artes Marciais.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Nutrição Esportiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Hipertensão Diabetes Obesidade Sedentarismo.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Medidas e Avaliação.
Organização de eventos
SILVA, V. J. . 7o. Encontro de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Planejamento Escolar."Primeiros Socorros - Prevenção e Combate a Incêndios ". 2018. (Outra).
XIIi Jornada Científica FIB.NIVEL DE PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA OS PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS. 2018. (Outra).
XIII Jornada Científica FIB.Comportamento Agressivo no esporte. 2018. (Outra).
"Clinica de Qualidade de Vida".Avaliação Física e os benefícios da atividade física. 2017. (Outra).
Capacitação de cuidadores e professores da Diretoria Municipal de Educação.Primeiros socorros. 2017. (Outra).
Capacitação para condutores de escolares na Diretoria Municipal de Educação de.Prevenção e Primeiros Socorros no Trânsito. 2017. (Outra).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.Primeiros Socorros. 2017. (Outra).
1º Curso de Gestantes do CPI -4.Primeiros Socorros para Gestantes - Engasgamentos e RCP para Bebês. 2016. (Outra).
Disciplina de fisiopatologia e tratamento pelo exercício: Hipertensão e Cardiopatia - UNESP -Bauru.Ressuscitação Cardiopulmonar(RCP) e Primeiros socorros. 2016. (Outra).
Oficina preparatória para Operação Estiagem.Trabalho Operacional no Combate à Incêndio Florestal. 2016. (Oficina).
Desafios na melhoria dos resultados de alfabetização de crianças com e sem riscos de transtornos de linguagem. 2015. (Outra).
Pré-evento do XXIII Congresso Fonoaudiológico de Bauru " Profª Drª Andrea Cintra Lopes". Disfagia Orofaringea e Suporte Básico da Vida: da teoria à prática. 2015. (Congresso).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho."Apague os riscos da sua vida". 2015. (Outra).
"Casos de Ensino: Instrumento para Ações Pedagógicas Inovadoras. 2014. (Outra).
16º Fórum de Discussão dos Docentes. 2014. (Oficina).
1º Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Região de Bauru. 2014. (Outra).
FIB - Curso de Biomedicina.Primeiros Socorros. 2014. (Outra).
IX Jornada Científica.Dores mais frequentes em praticantes de ciclismo de estrada. 2014. (Outra).
Seminário de Prevenção e Combate a Incêndio - "Fire Day" 2014. 2014. (Outra).
VIII Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.O Papel do Professor de Educação Física na Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) em Acidentes Causados por Afocamento em Piscinas. 2013. (Outra).
XI Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho -SIPAT da Prefeitura Municipal de Bauru.Palestra de Abandono Emergencial da Edificação realizada pelos brigadistas.. 2013. (Encontro).
1ª SIPAT conjunta das Penitenciárias I e II de Bauru.Primeiros Socorros. 2010. (Outra).
Prevenção de Acidentes com Crianças. 2010. (Oficina).
Treinamento de Brigada de Incêndio.Combate a Incêndio e Primeiros Socorros. 2010. (Outra).
III Workshop de Karatê. 2008. (Outra).
Curso de Formação de Professores de Karatê-do.Curso de Formação de Professores de Karatê-Do (Módulo II). 2004. (Outra).
Curso de Formação de Professores de Karatê-Do.Curso de formação de professores de Karatê-Do. 2004. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, V. J.; SILVA, D. P.. Influência da abordagem psicomotora na educação fisica escolar em alunos com trastorno de defit de atenção/hipertatividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.; SILVA, D. P.. A incidência de lesões em praticantes recreacionais de futebol society na cidade de Lençóis Paulista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.; SILVA, D. P.. Avaliação da Coluna Lombar de Atletas de Futsal de Bauru/SP Através do método Flexicurva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.; SILVA, D. P.. Aspectos que motivam praticantes de crossfit a continuarem envolvidos com a modalidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. Apontamentos a cerca de intervenção o âmbito da aprendizagem motora na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. da Silva e Miguel Coelho da Costa.A História da Esgrima no município de Bauru e no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. Comparação das Influências de Diferentes Tipos de Atividades Físicas na Capacidade Funcional de Idosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. Efeitos de quatorze semanas de treinamento resistido sobre a composição Corporal de idosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. Comparação dos efeitos da ginástica laboral em praticantes e não praticantes da modalidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. da Silva e Tiago Ferreira dos Santos.A importância da atividade física para a manutenção do controle postural durante o processo de envelhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. Performance em testes neuromusculares nas diferentes fases do ciclo menstrual em atletas de voleibol. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.. O uso da testosterona como agente ergogênico anabólico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru.
SILVA, V. J.; Bezerra. Agente em meio ambiente-guarda parque. 2015. Prefeitura Municipal de Bauru.
Orientou
Comportamento Científico no Esporte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
NIVEL DE PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA OS PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Artes marciais na melhora da saúde de portador de deficiência física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Principais lesões em atletas e praticantes de karatê; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Análise comparativa da composição corporal e aptidão física em crianças e adolescentes de 09 a 13 anos praticantes de karatê e não praticantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Benefícios da atividade física na depressão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
"Estratégias para Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Condicionamento Físico na Natação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Dores mais frequentes em praticantes de ciclismo de estrada; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
O Papel do Professor de Educação Fisica na Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em acidentes Causados por Afogamentos em Piscinas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Lesões no karate-do; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Vinícius José Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, V. J. . 'SOCORRO À DISFÁFICOS -UM PROCESSO NECESSÁRIO'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . INSTRUÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. ; KNOTH, A. C. . Principais Lesões em atletas e praticantes de karate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, V. J. ; RIBEIRO, B. A. . Análise comparativa da composição corporal e aptidão física em crianças e adolescentes de 09 a 13 anos praticantes de karatê e não praticantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, V. J. ; Pontes . Artes marciais na melhora da saúde de portadores de deficiência física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, V. J. ; Dias . Benefícios da atividade física na depressão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, V. J. . Combate a incêndio florestal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . Prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros na infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . Educação Pública nos primeiros socorros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. ; SILVA, M. G. L. . Jornada Científica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, V. J. . Primeiros socorros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, V. J. . Utilização de Extintores de Incêndio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . 'Primeiros socorros em casos de Engasgos e parada cardiorrespiratória'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . Primeiros socorros na parada cardíaca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . Prevenção de aidentes domésticos para idosos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . Primeiros Socorros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, V. J. . Primeiros Socorros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, V. J. . ACIDENTES, PRIMEIROS SOCORROS E SISTEMAS PÚBLICOS DE APH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, V. J. . Primeiros Socorros para Professores de karatê-dô. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SILVA, V. J. . Equipe de Avaliação do projeto 'Saúde do Trabalhador da Saúde'. 2004.
SILVA, V. J. . Primeiros socorros e saúde: atenção aos idosos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, V. J. . Reanimação Cardiopulmonar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, V. J. . CCE/13 CEP Resgate e Emergências Médicas - III/13. 2013. .
SILVA, V. J. . Primeiros Socorros para Professores de Karatê-dô. 2004 (Palestra) .
SILVA, V. J. . Saúde do Trabalhador da Saúde. 2004 (Avaliação Física) .
Projetos de pesquisa
-
2004 - Atual
Hipertensão, Descrição: Trata-se de pesquisa sobre a relação entre hipertensão, exercício físico de baixa intensidade (3 vezes por semana) e o controle do uso de medicamentos, em parceria com Posto de Saúde Municipal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vinícius José Silva - Integrante / Henrique Luiz Monteiro - Coordenador / Sandra Lia do Amaral - Integrante / Matheus Barel - Integrante / Renato Sanches - Integrante / Lívia Rolim - Integrante.
-
2004 - Atual
Saúde do Trabalhador da Saúde, Descrição: Trata-se da realização de avaliação e diagnóstico dos fatores de risco: massa corporal e pressão arterial acima dos padrões de normalidade, seguida de controle dos medicamentos usados pelos pacientes e intervenção por meio de exercícios físicos aeróbios e localizados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinícius José Silva - Integrante / Henrique Luiz Monteiro - Coordenador / Sandra Lia do Amaral - Integrante.
Prêmios
2007
2º Dan - NI-Dan, Instituto Shotokan Japan Karate Association.
2000
Reconhecimento à participação e serviços prestados ao Corpo de Bombeiros, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ccb Comando do Corpo de Bombeiros, 12º Grupamento de Bombeiros. , Rua General Marcondes Salgado, 2-32, Centro, 17100040 - Bauru, SP - Brasil, Telefone: (14) 32225553, Ramal: 211, Fax: (14) 32224655
Experiência profissional
2000 - Atual
12º Grupamento de Bombeiros, 12º GBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bombeiro Educador, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação em Escolas Públicas e Particulares, ONG com foco em apoio e qualificação à crianças em situação de vulnerabilidade social e idosos, com palestras nas áreas: De Socorros de Urgência, Acidentes domésticos. Cursos de Primeiros Socorros para professores e cuidadores. Treinamento de Brigada de Incêndio para Escolas públicas, ONGs, estabelecimentos religiosos sem fins lucrativos.
2005 - Atual
Faculdades Integradas de BauruVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2005
Ensino, Bacharelado Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Primeiros Socorros e Higiene, Karatê-Do
1999 - Atual
Escola de Formação de Soldados da PMESPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Participou de todas as Escolas de Formação de Soldados de 1999 à 2004 realizados na Sede do Comando de Policiamento do Interior quatro(CPI-4)
Atividades
-
02/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Defesa Pessoal, Condicionamento Físico, Nutrição Esportiva
2010 - Atual
Faculdade do Grupo UNIASSELVIVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Disciplina de Resgate Aquático para turmas de UTI Geral &Urgência e Emergência, com carga horária de 13h/a.
1999 - 2004
Escola de Formação de VigilantesVínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Atividades
-
02/1999 - 12/2004
Ensino, Curso de Formação de Vigilantes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Primeiros Socorros, Defesa Pessoal
2004 - 2004
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 5
Outras informações:
Projeto de pesquisa que trata da relação entre exercício físico, hipertensão, medicamentos e qualidade de vida.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinícius José Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?