Gislene Teixeira
Possuo graduação Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Sou funcionária efetiva do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, atuando como professora de ensino básico, técnico e tecnológico nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Tenho desenvolvido pesquisas e publicado artigos que discutem questões concernentes ao contexto cultural latino-americano e ao contexto cultural português, em que discuto alguns conceitos como a heterogeneidade, a interculturalidade, a hospitalidade, a hostilidade, a errância, o nomadismo. Corroboram meu trabalho investigativo pensadores da área da sociologia e da filosofia, especialmente, destacando o nome de Jacques Derrida, Michel Foucault, Boaventura de Souza Santos.
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras: Estudos Literários
2008 - 2012
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: José Saramago e o interculturalismo na refabulação das narrativas e da crítica cultural contemporâneas: uma experiência de nomadismo e hospitalidade
Terezinha Maria Scher Pereira. Palavras-chave: interculturalismo, crítica colonial, deslocamento.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Letras
2005 - 2007
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O neobarroco em Tebas do meu coração, de Nélida Pion: uma forma de representar a América mestiça,Ano de Obtenção: 2008
Maria Luiza Scher Pereira.Palavras-chave: neobarroco, mestiçagem, subalternidade, heterotopi.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização em Estudos Literários
2004 - 2004
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: As duas margens
Graduação em Letras
1999 - 2003
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: The use of present perfect
Pós-doutorado
2015 - 2016
Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Organização de eventos
COELHO, Gislene Teixeira . Simposio internacional literatura, critica, cultura III: Interfaces. 2009. (Outro).
COELHO, Gislene Teixeira . Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura II: Diálogos com Machado de Assis e Caminhos da Crítica Literária. 2008. (Outro).
Participação em eventos
IX Colóquio Transdisciplinar de Pesquisa em Literatura.Oboé, uma história do tanlento na empresa da vida. 2019. (Encontro).
SELI - Semana de Linguagens.O antissilêncio da literatura em tempos de autoridades e autoritarismos: sintomas, impressões e memórias. 2018. (Encontro).
XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comaprada. Autoridade e autoritarismo no século XX: o legado de uma política de memória. 2017. (Congresso).
XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Sob segredos e paixões: traços de uma narrativa do autoritarismo português no pós-1974. 2017. (Congresso).
1ª Jornada de Letras: Experiências Dialógicas.Caio Fernando Abreu e a abertura dos porões da ditadura. 2016. (Encontro).
1ª Jornanda de Letras: Experiências Dialógicas.O Modernismo Brasileiro (1922-1930): antropofagia e identidade cultural. 2016. (Oficina).
III Colóquio Transdisciplinar de Pesquisa em Literatura.Palavras palatáveis: a poesia e a gastronomia como ingredientes na obra de Cora Coralina. 2016. (Encontro).
III Colóquio Transdisciplinar de Pesquisa em Litertura.Uma identidade de muitas cores na escrita de Anan Maria Machado e de Edimilson de Almeida Pereira. 2016. (Encontro).
XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Portugal, Brasil e África: experiências de viagens e hospitalidade. 2016. (Congresso).
XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Portugal, a jangada e a ilha: prenúncio de movimentação e diálogos interculturais. 2016. (Congresso).
IX Seminário de Literaturas de L[ingua Portuguesa.Álvaro de Campos: um homem no cais e o prenúncio da hospitalidade. 2015. (Seminário).
XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. António Lobo Antunes e o Esplendor de Portugal: identidade, crise, desmonumentalização. 2015. (Congresso).
Literatura e Diversidade Cultural.O narrador na obra de José Saramago: a representação de uma experiência de nomadismo e interculturalidade. 2014. (Encontro).
VI Congreso Internacional de Letras. Caio Fernando Abreu e os 50 anos de ditadura no Brasil: uma reabertura de arquivos. 2014. (Congresso).
I Fórum de Educação: Letras em diálogo.O bilinguismo peruano: um estudo do caso José María Arguedas. 2013. (Encontro).
IV Congresso Nacional - 1 Internacional - de Letras, Artes e Cultura.. A catedral de Tebas do meu coração, de Nélida Pion: uma leitura da relação entre memória e monumento. 2013. (Congresso).
XII Colóquio de Pesquisa em Literatura Brasileira.A mulher e o envelhecimento na poética de Adélia Prado. 2013. (Encontro).
XII Colóquio de Pesquisa em Literatura Brasileira.`Paulino de Olveira: o escriba e o cronista. 2013. (Encontro).
XII Colóquio de Pesquisa em Literatura Brasileira.De menino de engenho a banguê: um romance de formação. 2013. (Encontro).
XIII Congresso Internacional Abralic. A jangada de José Saramago e um continente em crise. 2013. (Congresso).
I Simpósio Internacional Literatura, Cultura e Sociedade.As alegorias na obra Tebas do meu coração, de Nélida Pion: uma forma de traduzir uma identidade mestiça. 2011. (Simpósio).
Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura V: Literatura e Política.O discurso memorialístico em A idade do serrote, de Murilo Mendes: lugar de trânsitos e tensões. 2011. (Simpósio).
XII Congresso Internacional ABRALIC. O viajante e a desmonumentalização da memória portuguesa. 2011. (Congresso).
Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. A peruanidade em José Maria Arguedas: trânsitos e identidades. 2010. (Congresso).
Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura IV: Interdisciplinaridade.Viagem e memória: uma revisitação dos discursos históricos. 2010. (Simpósio).
5 Sinal - Simposio internacional de Letras (fronteiras do contemporaneo - linguagem, espaço e maquina).El sueno del pongo, de Jose Maria Arguedas: a criaçao de um espaço intercultural. 2009. (Simpósio).
II Semana de Letras da UFJF.Uma reflexão crítica acerca das práticas interculturais. 2009. (Outra).
Simposio internacional literatura, critica, cultura III: Interfaces.A biblioteca como representaçao metaforica da intelectualidade latino-americana. 2009. (Simpósio).
XII Semana de Letras do CES/JF.O cosmopolitismo solidario dos Murilogramas: uma articulaçao com a teoria da hospitalidade. 2009. (Outra).
XXII Congresso Internacional da Associaçao Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Da cegueria a lucidez: uma fabulaçao de um espaço de convivencia mais humano e solidario. 2009. (Congresso).
1ª Semana de Letras da UFJF.A força critica e criativa do narrador nelidiano na fabulaçao de uma republica dos sonhos. 2008. (Outra).
I Ciclo de diálogos temáticos Filosofia e Literatura - Literatura e desconstrução: o pensamento de Jacques derrida.A teoria derridiana na formulação de um pensamento sobre a condição pós-colonial. 2008. (Seminário).
II Coloquio de culturas e diasporas africanas.O espaço como categoria critica e expressiva de uma memoria coletiva. 2008. (Outra).
II Congresso de Letras do CES/JF. O discurso neobarroco na representaçao da America mestiça: uma leitura da obra Tebas do meu coraçao, de Nelida Pinon. 2008. (Congresso).
Jornada Jacques Derrida: Atos de leitura, literatura e democracia.Uma reflexao critica acerca do interculturalismo. 2008. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da ABN. Oralidade e escrita: as duas margens de Los ríos profundos, de José María Arguedas. 2008. (Congresso).
XI Congresso Internacional da Abralic. As representações alegóricas na refabulação das narrativas e críticas coloniais. 2008. (Congresso).
X Semana de Letras da UFOP.Uma narrativa de revisitação da memória e do conceito de nação. 2008. (Outra).
ABRALIC. (Re)construindo uma tradição. 2006. (Congresso).
A Narrativa Brasielira desde Grande Sertão: Veredas.Buscando os rastros de uma escrita Barroca em Grande Sertão: Vered. 2006. (Outra).
IX Semana de Letras DELET-ICHS-UFOP ? As letras e seu ensino.O papel do intelectual em Tebas do meu coração, de Nélida Pion. 2006. (Simpósio).
I Colóquio de Literatura e História Africanas. 2005. (Outra).
Pós-Graduação e Pesquisa em diálogo: Encontro de GTs & Simpósio do PPG-Letras da UFJF. 2005. (Encontro).
Relendo a Poesia dos Anos 70 aos Dias Atuais. 2005. (Outra).
Participação em bancas
PEREIRA, Édimo de Almeida; PEREIRA, Valéria Cristina Ribeiro;COELHO, Gislene Teixeira. Cegueira, literatura e identidade: modos de ver. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
PEREIRA, Valéria Cristina Ribeiro;COELHO, Gislene Teixeira; PAULA, Maria Andréia.. Palavras palatáveis: a poesia e a gastronomia como ingredientes na obra de Cora Coralina. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
PAULA, Maria Andréia.;COELHO, GISLENE TEIXEIRA; ANDRADE, Altamir Célio. O envelhecimento em A duração do dia, de Adélia Prado. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
PEREIRA, Édimo de Almeida;COELHO, Gislene Teixeira; MENDES, Moema Rodrigues Brandão. A mulher em dois tempos: o adultério feminino e algumas questões de gênero em A cartomante e em A dama da lotação. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. As relações intertextuais e intratextuais em Clarice Lispector. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. Caio Fernando Abreu e a escritura da aids: amor, doença e literatura. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
RIBEIRO, G. P.; GONCALVES, A. B. R.; CARRIZO, S. L.; PATROCINIO, P. R. T.;COELHO, Gislene Teixeira. A potência da palavra na escrita de Sérgio Vaz. 2018. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PEREIRA, Édimo de Almeida;COELHO, Gislene Teixeira; PEREIRA, Valéria Cristina Ribeiro. Cegueira, literatura e identidade: modos de ver. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. As relações intertextuais e intratextuais em Clarice Lispector. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. Caio Fernando Abreu e a escritura da aids: fruição, doença e literatura. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. Palino de Oliveira: o escriba e o escritor. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. A mulher e o envelhecimento na poética de Adélia Prado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. De menino e engenho a Banguê: um romance de formação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. A mulher no labirinto de espelhos da pós-modernidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, Gislene Teixeira. Memórias de um coração andarilho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
PAULA, Maria Andréia.; CARRIJO, Silvana A. B.;COELHO, Gislene Teixeira. Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior. 2014.
Moura, Dayane Campos da Cunha; Zaidan, Rodrigo Tavares;COELHO, Gislene Teixeira. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Substituto. 2018. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
PIRES, Robledo Esteves Santos;COELHO, Gislene Teixeira; VALADÃO, Michelle Neves. Banca Examinadora de Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo. 2015. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
LOSANO, Carmen Cristiane Borges; BARROSO, Roseli Auxiliadora; VALENTE, Joseli Ferreria Lira;COELHO, GISLENE TEIXEIRA; RODRIGUES, Ricardo Madureira. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Professor Substituto. 2015. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira; OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; ALVES, Lucinda Maria de Araújo; NOGUEIRA, Daniella Chaves Janoni. Concurso Público de Provas e Títulos - Docente - Campu Ouro Branco, Campus Avançado Conselheiro Lafaiete e Campus Avançado Ponte Nova. 2014. Instituto Federal Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira; RODRIGUES, R. M.; BROUTELLES, A. M. V.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Temporário. 2013. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira. Comissão de Processo Seletivo - COPESE. 2012. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira; SACRAMENTO, O. A.; TERZI, A. M.. Concurso de Professor Efetivo do Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. 2011. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira; RODRIGUES, R. M.; BARROSO, R. A.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Temporário. 2011. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, GISLENE TEIXEIRA; RODRIGUES, Ricardo Madureira; SILVA, Helder Antônio da. Comissão de Avaliação de Propostas de Criação e Reativação de Curso (CAC). 2012. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, GISLENE TEIXEIRA. Banca de Correção Língua Portuguesa e Literatura do Programa de Ingresso Seletivo Misto da UFJF. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COELHO, GISLENE TEIXEIRA. VI Feira Científica de Barbacena. 2017. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, GISLENE TEIXEIRA. IV Feira Científica de Barbacena. 2015. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira. III Feira Científica de Barbacena - III FECIB. 2014. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, GISLENE TEIXEIRA. III Feira Científica de Barbacena. 2014. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
COELHO, Gislene Teixeira. Semana Nacional de Ciência e tecnologia/IF Cultural. 2013. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.
Produções bibliográficas
-
COELHO, GISLENE TEIXEIRA . Sob e sobre o autoritarismo do silêncio: marcas da narrativa portuguesa no pós-1974. ABRIL (NITERÓI) , v. 10, p. 127-144, 2018.
-
COELHO, Gislene Teixeira . "Vozes do Deserto": Uma refabulação das "Mil e Uma Noites". Revista Gatilho (PPGL/ UFJF. Online) , v. II, p. 1-10, 2006.
-
COELHO, Gislene Teixeira . As duas margens. Revista Querubim (Online) , v. 1, p. 203-213, 2006.
Outras produções
COELHO, Gislene Teixeira . Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos. 2014.
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2005
Sociedade Franco Brasileira colégio dos Santos AnjosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
2004 - 2005
Escola Estadual Antônio CarlosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
2010 - Atual
Instituto Federal do Sudeste de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Fundação Educacional São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor literatura brasileira/portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gislene Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?