Marcelo Hawrylak Herbst
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1995) e Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001) com ênfase em compostos organometálicos de Pt-fulereno-60. Pesquisador associado junto ao Laboratório de Aplicações de Ressonância Magnética do Instituto de Física da UFRJ entre 2001 e 2005. Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Tem publicações nas áreas de Química Inorgânica, Materiais e Catálise, e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de compostos de coordenação contendo ligantes organofosforados e materiais derivados de hidróxidos duplos lamelares, aplicações da ressonância paramagnética eletrônica (EPR), caracterização de materiais por espectroscopia de absorção de raios-X (XAS) e didática no ensino de ciências. É co-autor do livro Introdução à Ressonância Paramagnética Eletrônica de onda contínua. Aplicações ao estudo de complexos de metais de transição (Auremn, 2007). Pesquisador do Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia (www.epistemologia.ufrj.br), com produção na área de ensino de ciências. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química da UFRRJ entre 2015 e 2017. Coordenador local do PROFQUI entre 2017 e 2019. Organizador e co-autor do livro Bachelard e as Ciências: Obstáculos Epistemológicos no Desenvolvimento e no Ensino-Aprendizagem de Biologia, Química e Ciências Sociais (Appris, 2023).
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
1996 - 2001
Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudos Estruturais e Eletrônicos do Fulereno[60] e Compostos Platina - Fulereno[60]
Orientador: Gilson Herbert Magalhães Dias
, Ano de obtenção: 2001. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Fulereno60; C60; platina; EXAFS; Raman; organometálicos. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica / Especialidade: Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos.
Pós-doutorado
2001 - 2004
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Formação complementar
2000 - 2000
I Escola Brasileira de Espectroscopia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
Tópicos de Física da Matéria Condensada. (Carga horária: 135h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
Espectroscopia de Absorção de Raios-X. (Carga horária: 27h). , Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, Brasil.
1998 - 1998
Aplicações da Luz Síncrotron em Átomos, Moléculas. (Carga horária: 40h). , Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Espectroscopias.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Química do Estado Sólido.
Organização de eventos
HERBST, M. H. ; KUMMERLE, A. E. . Jornada dos 50 anos do PPGQ-UFRRJ. 2017. (Outro).
Herbst, Marcelo Hawrylak . XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química Rio de Janeiro ?SBQ-Rio. 2017. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro da Rede Rio de Ensino de Química.Roda de Conversa - Experimentação no Ensino. 2017. (Outra).
I encontro do NuLFiC.Contra o reducionismo da química à física: a filosofia da química pede passagem. 2017. (Encontro).
IV Semana de Biologia.Ensino de química, ensino de ciências: desafios e oportunidades. 2017. (Outra).
IX Semana Acadêmica da Química.50 anos do PPGQ. 2017. (Outra).
24ª Semana Acadêmica da Química.Os 100 anos da Estrutura de Lewis. 2016. (Outra).
VI Semana Acadêmica de Química da UFRRJ.Obstáculos epistemológicos no ensino de química e de outras ciências. 2011. (Outra).
III SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DE QUÍMICA UEMS-UFGD.Nanotecnologia. 2010. (Outra).
XXI Semana Acadêmica de Química do IQ - UFF.Nanotecnologia. 2009. (Outra).
Ciclo de Seminários do Programa de Pós-graduação em Química Orgânica da UFRuralRJ.Aplicações da Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR) ao estudo de complexos de metais de transição. 2007. (Seminário).
XIX Semana Acadêmica de Química da UFF.Nanotubos de carbono - tendências e perspectivas de uma área interdisciplinar. 2005. (Seminário).
Ciclo de seminários do Departamento de Química Inorgânica.Química Organometálica do Fulereno[60]. 2001. (Seminário).
21a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Complexos do Fulereno[60] e Metais do Grupo da Platina: preparação, caracterização e propriedades. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
MALTA, L.; SENRA, J. D.;HERBST, M. H.; CASSARO, R. A. A.. FOTODEGRADAÇÃO DE CORANTES SOB LUZ SOLAR UTILIZANDO NANOPARTÍCULAS BIMETÁLICAS DE AuPd SUPORTADAS EM HIDRÓXIDO DUPLO LAMELAR. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DACOSTA, J. B. N.; SANTIAGO, V. S.;HERBST, M. H.. Elaboração do Livro Paradidático ?50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história?. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em química em rede nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BEGO, A. M.; PESSANHA, M. C. R.;HERBST, M. H.. Implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica fundamentada no Ensino por Investigação para o ensino de substância e mistura para alunos do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MIRANDA, J. L.; MARTINHON, P. T.;HERBST, M. H.. UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR DE CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS, ABRANGENDO O ENSINO DE QUÍMICA, BIOLOGIA, LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E MATEMÁTICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NEVES, A. P.; LANZNASTER, M.;HERBST, M. H.. Síntese de novos complexos de cobalto contendo híbrido de cumarina-B-cetoester: investigaçãoda citotoxicidade e reatividade em solução. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, A. C. S.;HERBST, M. H.; ARAUJO NETO, W.; ANJOS, M. B.. Construção de uma proposta para o ensino de química pautada na problematização e na reflexão sobre o papel da experimentação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrado profissional em educação em ciências e matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, N. M.Marcelo Hawrylak Herbst; SENRA, J. D.. Degradação de corantes por nanopartículas de ferro preparadas em presença de extrato de Camellia sinensis. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARANDA, D. A. G.; SOUZA, M. M. V. M.;Pereira EBMarcelo Hawrylak Herbst. Avaliação dos extratos provenientes da hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar para síntese de zeóilta. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em tecnologia de processos químicos e bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.CARVALHO, N. M.HERBST, M. H.. Preparo de óxidos de manganês em presença de biomassa e avaliação catalítica em reações de oxidação de hidrocarbonetos e remoção catalítica de SOx. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACIEL PEREIRA, MARCELO; EON, J. G.;Herbst, Marcelo Hawrylak. Preparo de aluminas na presença de bagaço de cana-de-açúcar: efeito sobre as propriedades texturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DINIZ, R.;HERBST, M. H.. Síntese, caracterização e avaliação do grau de cristalinidade de compostos tipo hidrotalcitas. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
FARO JR., A.HERBST, M. H.; SANGIL, R.. Utilização de catalisadores Pd-Pt suportados em zeólitas na hidrogenação de hidrocarbonetos aromáticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.; ESTEVES, P. M.;HERBST, M. H.; PASSOS, F. B.. Estudo de catalisadores contendo óxidos de vanádio, magnésio e alumínio: efeito do teor de vanádio. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.. Síntese e caracterização estrutural de complexos de Cu(II) e Ni(II) com bases de Schiff. 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.CERQUEIRA, H. S.HERBST, M. H.; EON, J. G.;SILVA, V. L. T.. Efeito do Níquel e do Vanádio na Desativação de Zeólitas Y. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.ANTUNES, O. A. C.CERQUEIRA, H. S.HERBST, M. H.; VALENTE, L. M. M.. Pirólise do bagaço de cana-de-açúcar: efeito do tratamento de hidrólise e da atmosfera de reação. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; LUENGO, C. A.; RETTORI, C.. Aperfeiçoamentos na obtenção de Nanotubos de Carbono com Paredes Simples (NTCPS) e possíveis Aplicações na Estocagem de Energia. 2005. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual de Campinas.
CASTRO, R. N.;HERBST, M. H.; CANUTO, A. V. S.; FONTES, R. A.; VIOLANTE, F. A.. Comparação de métodos de análises para avaliação do perfil químico de amostras de cocaína apreendidas no Estado do Rio de Janeiro. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.; LAU LAM, YIU; PASSOS, F. B.;FARO JR., A.HERBST, M. H.. Co-craqueamento de hidrocarbonetos e acetais de açúcares: uma estratégia para obtenção de bio-gasolina. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERREIRA, A. B. B.;HERBST, M. H.; SILVA JUNIOR, A. M.; LACHTER, E. R.;ROCHA, A. S.. Oxidação de ésteres metílicos de ácidos graxos por óxido de nióbio (V). Um estudo acerca da reatividade da superfície do catalisador. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CASELLATO, A.; MALTA, L. F. B.; PASSOS, F. B.;Herbst, Marcelo Hawrylak. Estudo das reações de oxidação de compostos aromáticos catalisada por complexos mononucleares de ferro(III) em presença de peróxido de hidrogênio. 2013. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.; RIBEIRO, E. S.; SOUZA, R. O. M. A.;Herbst, Marcelo Hawrylak; PASSOS, F. B.. Modificação de zeólitas de poros pequenos com níquel: estudo da redução do níquel no sistema bifuncional. 2013. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOUZA, R. O. M. A.; PORTO, A. L. M.; BORGES, R. S. M.; PENNA, M. S.;Herbst, Marcelo Hawrylak. Relação estrutura-atividade de lipases comerciais livres e em micelas reversas. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.; PASSOS, F. B.;HERBST, M. H.; ESTEVES, P. M.; SOUZA, R. O. M. A.. Preparando o processo FCC para o futuro: contaminação com metais e craqueamento de composto modelo. 2011. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HOMS, N.; PISCINA, P. R. L.;PEREIRA, M. M.; ESTEVES, P. M.; LAM, Y. L.;HERBST, M. H.. Vanádio-hidrotalcita: caracterização detalhada do precursor ao catalisador. 2009. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SOARES, B. G.MICHEL, R. C.; PERES, R. C. D.; PINTO, J. C.;HERBST, M. H.; MENDES, L. C.. Desenvolvimento de sensor de pressão a base de elastômeros termoplásticos e polianilina. 2006. Tese (Doutorado em Química de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, M. M.; HOMS, N.; PISCINA, P. R. L.; ESTEVES, P. M.;HERBST, M. H.. Caracterização de catalisadores La e/ou Ce-USY e seu efeito sobre a passivação do vanádio. 2005. Tese (Doutorado em Química Inorgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MENDES, L. C.; GOMES, A. S.; GARDEN, N. C. L.;Herbst, Marcelo Hawrylak. Síntese de metalopolímeros para aplicação como dispositivos luminescentes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ECHEVARRIA, A.;Herbst, Marcelo Hawrylak. Síntese de novos derivados multifuncionais análogos ao EDTA e avaliação da inibição da incrustação. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ARAUJO NETO, W.; ALMEIDA, R. V.;HERBST, M. H.. Atividade didática multimodal para o ensino-aprendizagem dos conceitos de pH, acidez e basicidade para alunos surdos.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASTILHO, R. B.; PONZONI, C. I.;HERBST, M. H.. Experimentação no Ensino de Química: Uma Proposta Interdisciplinar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VEIGA, L. L. A.; SANTOS, A. C. S.;HERBST, M. H.. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CASARTELLI, E. A.;Herbst, Marcelo Hawrylak. estágio supervisionado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.. Catalisadores de níquel suportados: efeito do suporte na redução do níquel por hidrocarbonetos como base para o entendimento de um catalisador bifuncional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; ESTEVES, P. M.. USY modificada pelo níquel: do veneno ao promotor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASARTELLI, E. A.; CHAGAS, W. F.;HERBST, M. H.; SILVA, W. G. P.. Relatório de Estágio Supervisionado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; BARRA, C. M.; CESARI SOBRINHO, D.. Relatório de Estágio Supervisionado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SILVA, W. G. P.;HERBST, M. H.. Gevú.Equilíbrio Químico para o Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M; SILVA, J. P.; SILVA, W. G. P.. Efeito do cozimento da soza na inativação de lipoxigenases (LOX). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SILVA, W. G. P.;HERBST, M. H.; DINIZ, A. G.. Proposta para precipitação de carbonato de potássio presente em banhos cianídricos de eletrorrevestimento em moedas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SILVA, C. O.;HERBST, M. H.; RODRIGUES, V. O.; PAREDES, M. L. L.; GONCALVES, V. O. O.. Concurso público de provas e títulos na área de físico-química e química geral. 2023. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
NEVES, A. P.;HERBST, M. H.; AGUIAR, J. G.; FLORENCIO, A. S.; MOREIRA, L. M.. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto de química geral e educação química. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; SANTANNA, C. M.;CARVALHO, N. M.; FERREIRA, G. B.; SOUZA, R. O. M. A.. Concurso Público de provas e títulos para professor adjunto na área de Química Geral e Inorgânica. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Herbst, Marcelo Hawrylak; SANTANNA, C. M.;HORN JUNIOR, A.; RONCONI, C. M.; CASELLATO, A.. Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Assistente na área de Química Geral e Inorgânica. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MANGRICH, A. S.; NASCIMENTO, O. R.; DRECHSEL, S. M.; JAFELICCI JR., M.;HERBST, M. H.. professor adjunto em química geral e inorgânica - UFPR. 2010. Universidade Federal do Paraná.
HERBST, M. H.; RONCONI, C. M.; CORTES, C. E. S.; SABINO, S. J.; SILVA, F. A.. Concurso para professor adjunto de Química Geral e Inorgânica - UFRRJ. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; AGUIAR, A. P.; Rey, N.A.; CARNEIRO, J. W. M.; LIMA, M. E. F.. Concurso para professor assistente de química geral, UFRRJ - Três Rios. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CASTRO, R. N.;HERBST, M. H.; SOUZA, S. R.. Seleção ao Doutorado - PPGQ - UFRRJ. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTANNA, C. M.;HERBST, M. H.; GROSSI, J. L. S.. Concurso Público para professor adjunto de Química Geral e Inorgânica - Dequim - UFRRJ. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
RIBEIRO, E. S.; TURCI, C. C.;HERBST, M. H.. Exame Geral de Qualificação ao Doutorado. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Marcelo Hawrylak Herbst; SOARES, M.. Exame de qualificação ao doutorado. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, A. C. S.;HERBST, M. H.; FONSECA, L. C. S.; JARDIM, E. C. R. S.. Construção de uma proposta para o ensino de química pautada na problematização e na reflexão sobre o papel da experimentação. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ARANDA, D. A. G.Pereira EBHERBST, M. H.; FURTADO, N. C. C. P.; SOUZA, M. M. V. M.. Exame de qualificação ao doutorado. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MENDES, L. C.; GOMES, A. S.;HERBST, M. H.; GARDEN, N. C. L.. Exame de Qualificação ao Doutorado. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Herbst, Marcelo Hawrylak. Avaliação de trabalhos no VIII Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Herbst, Marcelo Hawrylak. XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; MEDEIROS, M.. Exame Geral de Conhecimentos. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; COSTA, J. B. N.; CASTRO, R. N.. Seleção ao curso de mestrado em química - PPGQ - UFRRJ. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.; SCARPELLINI, M.. Exame Geral de Conhecimentos. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANTUNES, O. A. C.MOTA, C. J. A.HERBST, M. H.. Exame geral de conhecimentos. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HERBST, M. H.BORDINHAO, J.. Exame Geral de Conhecimentos. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROCCO, A. M.; TURCI, C. C.;HERBST, M. H.. Exame Geral de Conhecimentos. 2005. Programa de Pós Graduação em Química Inorgânica.
Orientou
Preparação e caracterização de materiais compósitos HDL-biopolímeros; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
A construção de um perfil epistemológico das interações intermoleculares; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
O Ensino de Polímeros através do tema gerador Plásticos: a produção de um manual para ser utilizado como material de apoio pedagógico; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em química em rede nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
O papel esquecido da Radioatividade no Ensino da Estrutura Atômica em Escolas da Rede Estadual de Ensino no Rio de Janeiro; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em química em rede nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CONTORNAR OS OBSTÁ-CULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NO TÓPICO DE INTERAÇÕES IN-TERMOLECULARES ASSOCIADOS AO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em química em rede nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
COMPLEXOS DE CuII COM LIGANTES DERIVADOS DE TIAZOL E TIOIMIDAZOL: SÍNTESE E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CITOTÓXICA; 2016; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
COMBUSTÃO CATALÍTICA DE METANO UTILIZANDO ESPINÉLIO DE COBALTO PROVENIENTE DE OXIDOS MISTOS DE Co, Mg e Al OBTIDOS DA CALCINAÇÃO DE HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES; 2016; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
CONSTRUINDO ALTERNATIVAS AO ENSINO DAS ?FUNÇÕES INORGÂNICAS? À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Hidróxidos duplos lamelares intercalados com o ânion glifosato: preparação, caracterização e estudo de liberação controlada de glifosato em solução aquosa; 2015; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Contribuição ao Estudo da Complexação do Glifosato com Cátions Divalentes de Metais da Primeira Série de Transição; 2011; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Estudo da localização preferencial do vanádio em aluminas modificadas com elementos dos grupos 1 e 2 e avaliação do desempenho na remoção catalítica de SOx sob condições similares à unidade de FCC; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Atividade do Níquel em sistemas silica e zeólita faujasita; 2004; Dissertação (Mestrado em Química Inorgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo; Coorientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Aplicação de hidróxidos duplos lamelares na adsorção e liberação lenta do herbicida glifosato em meio aquoso; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Adsorção do herbicida glifosato por hidróxidos duplos lamelares; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA-RJ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese e caracterização de compostos de coordenação de metais de transição tendo bases de Schiff como ligantes através de reação one-pot; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
AGROTÓXICOS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Explicações teleológicas e a regra do octeto em livros didáticos de Química para o Ensino Médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
ESTUDO DA COMPLEXAÇÃO DO HERBICIDA GLIFOSATO FRENTE AO CHUMBO E MERCÚRIO DIVALENTES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese, estrutura molecular e modelagem computacional de um complexo inédito de zinco (II) com a base de Schiff (4-metoxifenil)[(1E,2E)-3-fenil-prop-2-en-1-ilideno]; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
SÍNTESE DAS OXIMAS DA α- E β-LAPACHONA E ESTUDO DA COMPLEXAÇÃO DESTAS COM ALGUNS CÁTIONS METÁLICOS DA PRIMEIRA SÉRIE DE TRANSIÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Compostos de coordenação contendo bases de Schiff; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Relatório de Estágio Supervisionado - Embrapa Agrobiologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
estágio supervisionado em química industrial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Obstáculos epistemológicos no ensino-aprendizagem da definição ácido-base de Arrhenius: contribuição à crítica do ensino do tópico ?funções inorgânicas?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Estudo da reatividade de complexos de glifosato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Relatório de Estágio Supervisionado - Panamericana S/A; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
ESTUDO COMPARATIVO DE ROTAS SINTÉTICAS DE FORMAÇÃO DE COMPLEXOS DE EDTA COM Fe(II), Fe(III), Co(II), Ni(II) e Cu(II); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Caracterização Espectroscópica de Sais de Fosforilidrazonas: contribuição para o estudo das potencialidades de utilização desses ligantes na síntese de compostos de coordenação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Determinação de micro e macro nutrientes em alimentos e sua quantificação pelo ICP-OES; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE PREPARO DE CATALISADORES DE Co SUPORTADOS EM MgO PARA COMBUSTÃO CATALÍTICA DE METANO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Comparação entre técnicas de fracionamento de depósitos oriundos das atividades da Indústria de Petróleo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Cimentação primária em poços de petróleo brasileiros; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Determinação de nitrogênio mineral em amostras de solos usando o método FIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S/A; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
INVESTIGAÇÃO DO GLIFOSATO (N-FOSFONOMETILGLICINA) COMO LIGANTE NA FORMAÇÃO DE COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO DE CÁTIONS DIVALENTES DE METAIS DE TRANSIÇÃO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Avaliação da imobilização de íons Cu(II) em resinas amidoxímicas por meio da ressonância paramagnética eletrônica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Previsão do potencial de formação de depósitos orgânicos e avaliação da eficiência de inibidores comerciais de deposição de parafinas em petróleos brasileiros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Compostos de coordenação de condensados de Knöevenagel de -dicetonatos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese de bases de Schiff e testes de complexação com íons de metais de transição; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Hidróxidos duplos lamelares para liberação lenta de glifosato; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Estudo do cátion N,N?-difenil-4-metoxibenzamidinio: reconhecimento molecular e estrutura cristalina de sais de diferentes ânions; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese de uma base de Schiff com potencial antifúngico e testes de complexação com íons de metais de transição; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Tomaso; Síntese e caracterização de compostos de coordenação de Zn(II) contendo bases de Schiff derivadas do cinamaldeído e anilinas para-substituídas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese hidrotérmica de compostos de coordenação contendo o ligante organofosforado multifuncional glifosato (N-fosfonometilglicina); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Estudo do cátion N,N?-difenil-4-metoxibenzamidinio: reconhecimento molecular e estrutura cristalina de sais de diferentes ânions; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese de uma base de Schiff com potencial antifúngico e testes de complexação com íons de metais de transição; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Compostos de coordenação contendo bases de Schiff monodentadas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Sintese hidrotérmica de compostos de coordenação contendo ligantes organofosforados; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese e caracterização de compostos de coordenação de Hg(II), Pb(II) e Ag(I) contendo bases de Schiff derivadas do cinamaldeído e anilinas para-substituídas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese e caracterização de compostos de coordenação de metais de transição contendo bases de Schiff derivadas do cinamaldeído e anilinas para-substituídas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Investigação de fosforilhidrazonas e acilfosforilidrazonas como ligantes na formação de compostos de coordenação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO, ISOLAMENTO, ESTUDOS REACIONAIS E ESPECTROSCÓPICOS DE NOVOS COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO CONTENDO LIGANTES ORGANOFOSFORADOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Síntese, caracterização, isolamento, estudos reacionais e espectroscópicos de novos compostos de coordenação contendo ligantes organofosforados; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Hawrylak Herbst;
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. C. P. ; LOPES, D. C. ; SANTOS, A. M. ; RIGER, C. J. ; HERBST, M. H. . Ensino de Química em Tempos de Pandemia: Experiências, Desafios e Êxitos do Núcleo de Residência Pedagógica de Química da UFRRJ. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 264-279, 2023.
-
TOMASO, LUIZ PHELIPE DE SOUZA ; Hottes, Emanoel ; GUEDES, GUILHERME PEREIRA ; Herbst, Marcelo Hawrylak . Estrutura cristalográfica e estudo semi-empírico da base de Schiff (E) 5-bromo-N3-(1-(4-clorofenil)etilideno)piridina-2,3-diamina. Brazilian Journal of Development , v. 9, p. 12450-12460, 2023.
-
HERBST, M. H. ; FERREIRA, L. C. . EXPLORANDO TEMÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE NUMA DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA PARA ENGENHARIAS - UM ESTUDO PILOTO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA , v. 13, p. 221-230, 2023.
-
AZEVEDO, A. S. F. ; HERBST, M. H. . Está chovendo microplásticos! E agora?. Química Nova na Escola (online) , v. 44, p. 239-247, 2022.
-
HERBST, M. H. . A definição ácido-base de Arrhenius dos livros-textos de química: a história de um obstáculo epistemológico e suas consequências para o ensino-aprendizagem. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES , v. 25, p. 19-30, 2022.
-
CANDIDO, D. P. ; HERBST, M. H. . AGROTÓXICOS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO.. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 8, p. 299-318, 2022.
-
Hottes, Emanoel ; DA SILVA, CLARISSA OLIVEIRA ; BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA ; CASTRO, ROSANE NORA ; DE LIMA, JACKSON HENRIQUE CARDOSO ; CAMARGO, LUAN PEREIRA ; DALL?ANTONIA, LUIZ HENRIQUE ; Herbst, Marcelo Hawrylak . Efficient removal of glyphosate from aqueous solutions by adsorption on Mg-Al-layered double oxides: thermodynamic, kinetic, and mechanistic investigation. Environmental Science and Pollution Research , v. 29, p. 83698-83710, 2022.
-
Hottes, Emanoel ; BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA ; Herbst, Marcelo Hawrylak ; CASTRO, ROSANE NORA ; GIL, ROSANE AGUIAR DA SILVA SAN . RAPID QUANTIFICATION OF RESIDUAL GLYPHOSATE IN WATER TREATED WITH LAYERED DOUBLE HYDROXIDES USING LIQUID CHROMATOGRAPHY / QUANTIFICAÇÃO RÁPIDA DE GLIFOSATO RESIDUAL EM ÁGUA TRATADA COM HIDRÓXIDOS DUPLOS LAMELARES USANDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 20923-20938, 2021.
-
MONTEIRO FILHO, A. R. M. ; HERBST, M. H. . Um Outro Olhar Sobre as Ligações Hidrogênio. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 41, p. 10-16, 2019.
-
CORDEIRO, G. M. ; HOTTES, E. ; ESTEVES-SOUZA, A. ; GUEDES, GUILHERME P. ; SANTANNA, C. M. ; HERBST, M. H. . A Novel Zn Complex Bearing Two Monodentate (4-Methoxyphenyl)[(1E, 2E)-3-phenylprop-2-en-1-ilidene] Schiff Bases: Crystal Structure and DFT Study. Journal of Chemistry , v. 2019, p. 1-6, 2019.
-
PAIVA, M. C. A. ; FERREIRA, C. M. ; HERBST, M. H. . Activity of low-Co/Al-ratio mixed oxides derived from Co-LDH precursors in the flameless combustion of methane. Academic Journal of Chemistry , v. 4, p. 21-26, 2019.
-
LARENTIS, A. L. ; RIBEIRO, M.G.L. ; ALMEIDA, R. V. ; CALDAS, L. A. ; HERBST, M. H. . Investigação sobre o ensino de ciências: a persistência do vitalismo na comunidade bioquímica brasileira. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS , v. 17, p. 380, 2018.
-
SILVA, SORAIA JOHN DA ; SANTOS, TIAGO FRANCO DOS ; GUIDA, GABRIELA ; Herbst, Marcelo Hawrylak ; SOUZA, SONIA REGINA DE ; SANTOS, ANDRÉ MARQUES DOS ; CARDOSO, CRISTIANE MARTINS . EFFICIENCY OF GLYPHOSATE COMPLEXED WITH COPPER COMPARED TO THE COMMERCIAL PRODUCT IN Brachiaria decumbens Stapf. Ciência Agrícola , v. 16, p. 60-67, 2018.
-
MARTINS, F. P. ; ALMEIDA, R. V. ; PASSINATO, C. ; HERBST, M. H. . Discutindo propostas alternativas ao ensino de 'funções inorgânicas' por meio de ferramentas digitais. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA , v. 8, p. 6-19, 2018.
-
LARENTIS, ARIANE LEITES ; CALDAS, LÚCIO AYRES ; RIBEIRO, MANUEL GUSTAVO LEITÃO ; Herbst, Marcelo Hawrylak ; GARCIA, TOMÁS COELHO ; TERRA, LETÍCIA LABATI ; ALMEIDA, RODRIGO VOLCAN . Identificação de concepções antropomórficas, teleológicas e vitalistas entre participantes de uma reunião anual da SBBq. Revista de Ensino de Bioquímica , v. 14, p. 6, 2016.
-
SILVA, RENATA S. ; SENA, JONATHAN X. ; RODRIGUES-SANTOS, CLAUDIO EDUARDO ; ECHEVARRIA, AUREA ; GUEDES, GUILHERME P. ; Herbst, Marcelo H. . , --Diphenyl-4-methoxybenzamidinium nitrate. IUCrData , v. 1, p. x161392, 2016.
-
PEIXOTO, MIQUEIAS MOREIRA ; BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA ; Herbst, Marcelo Hawrylak ; PEREIRA, MARCIO SOARES ; DA SILVA, CLARISSA OLIVEIRA . Study of the Stepwise Deprotonation Reactions of Glyphosate and the Corresponding pK a Values in Aqueous Solution. The Journal of Physical Chemistry. A , v. 119, p. 5241-5249, 2015.
-
Herbst, Marcelo H. ; Vugman, Ney V. . EPR Spectroscopy Investigation of Cu Ions Adsorbed in Tannin-Formaldehyde Resins of Mimosa ( ) Bark Extracts. Journal of Spectroscopy , v. 2015, p. 1-5, 2015.
-
RIBEIRO, MANUEL GUSTAVO LEITÃO ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; CALDAS, LÚCIO AYRES ; GARCIA, TOMÁS COELHO ; TERRA, LETÍCIA LABATI ; Herbst, Marcelo Hawrylak ; ALMEIDA, RODRIGO VOLCAN . On the debate about teleology in biology: the notion of 'teleological obstacle'. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 00, p. 00-00, 2015.
-
Santos RP ; GUATIGUABA, B. ; HERBST, M. H. ; Pereira EB ; ARANDA, D. A. G. ; PEREIRA, M. M. . Vanadium-Potassium-Alumina Additives for SOx Removal in FCC: Effect of Vanadium Content. Catalysis Letters , v. 145, p. 1382-1387, 2015.
-
SILVA, L. A. ; Almeida RV ; Ribeiro MGL ; LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; HERBST, M. H. . Epistemological obstacles in the teaching-learning of undergraduate General and Inorganic Chemistry: recovery of the Arrhenius acid-base definition and critique of the teaching of 'inorganic functions'. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 36, p. 261-268, 2014.
-
Terra LL ; LARENTIS, A. L. ; ATELLA, G. C. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; HERBST, M. H. ; Almeida RV . Identificação de obstáculos epistemológicos em um artigo de divulgação científica - entraves na formação de professores de ciências?. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 13, p. 318-333, 2014.
-
FERREIRA, ANNA DANIELLI F. ; MAIA, ALINE J. ; GUATIGUABA, BIANCA ; Herbst, Marcelo H. ; ROCHA, PAULA T.L. ; PEREIRA, MARCELO M. ; LOUIS, BENOIT . Nickel-doped small pore zeolite bifunctional catalysts: A way to achieve high activity and yields into olefins. Catalysis Today (Print) , v. 226, p. 67-72, 2014.
-
RABELLO DE CASTRO, FERNANDO ; LAU LAM, YIU ; Hawrylak Herbst, Marcelo ; MACIEL PEREIRA, MARCELO ; CRISPIM DA SILVA, THIAGO ; HOMS, NARCIS ; RAMIREZ DE LA PISCINA, PILAR . VO2+ Reaction with Hydrotalcite and Hydrotalcite-Derived Oxide: The Effect of the Vanadium Loading on the Structure of Catalyst Precursors and on the Vanadium Species. European Journal of Inorganic Chemistry (Print) , v. 2, p. 241-247, 2013.
-
COSTA, ANTONIO C. A. ; FONSECA, NAZARETH F. ; CARVALHO, SHEYLA S. ; SANTOS, FERNANDA C. S. C. ; BARKI, LUANA ; FREITAS, DENISE S. ; Herbst, Marcelo H. ; LUTTERBACH, MÁRCIA T. S. . Archaeometric investigations on naturally and thermally-aged iron-gall inks using different tannin sources. Central European Journal of Chemistry , v. 11, p. 1729-1739, 2013.
-
DIAS, G. H. M. ; FONSECA, N. F. ; HERBST, M. H. . Pt L2,3 - Edge X-Ray Absorption Spectroscopy Investigation of Zerovalent [Pt(PPh3)2(Eta-2 L)] {L =C2H4, C60, and C2(CN)4} Compounds. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 23, p. 32-38, 2012.
-
LARENTIS, A. L. ; Almeida RV ; Caldas LA ; Paiva L ; Domont G ; HERBST, M. H. ; Ribeiro MGL . OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS ENTRE PÓS-GRADUANDOS DE BIOQUÍMICA. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 17, p. 76-97, 2012.
-
DOS SANTOS, RAFAEL PEREIRA ; DA SILVA, THIAGO CRISPIM ; GONÇALVES, MARIA LUISA ALEIXO ; LOUIS, BENOÎT ; PEREIRA, EVANDRO BRUM ; Herbst, Marcelo Hawrylak ; PEREIRA, MARCELO MACIEL . Investigation of the nature of V-species on alumina modified by alkali cations: Development of multi-functional DeSOx catalysts. Applied Catalysis. A, General (Print) , v. 449, p. 23-30, 2012.
-
da Silva, Andrea R. ; Herbst, Marcelo H. ; Ferreira, Aurelio B. B. ; da Silva, Ari M. ; Visentin, Lorenzo C. . Crystal Structure and Hydrogen Bonding Study of (10E)-2,2-Dimethyl-3,4-dihydro-2H-benzo[g]chromene-5,10-dione 10-Oxime Derived From a-Lapachone. Molecules (Basel. Online) , v. 16, p. 1192-1200, 2011.
-
Diogo, Diego D. ; Herbst, Marcelo H. ; Ribeiro, Ronny ; Teixeira, Viviane G. . The role of matrix porosity in the adsorption of Cu(II) by amidoxime chelating resins: An electron paramagnetic resonance study. REACTIVE & FUNCTIONAL POLYMERS , v. 71, p. 721-727, 2011.
-
CUNHA, M. M. L. ; Franzen, Anderson J. ; Seabra, Sergio H. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. ; Borba, Luana P. ; ROZENTAL, S. ; SOUZA, W. . Melanin in Fonsecaea pedrosoi: a trap for oxidative radicals. BMC Microbiology (Online) , v. 10, p. 80, 2010.
-
RIBEIRO, M. G. L. ; Larentis, A. L. ; Caldas L. A. ; Kaercher, L. E. ; HERBST, M. H. ; ALMEIDA, R. V. ; CABRAL, L. M. . Teoria Darwinista da Evolução: identificação de concepções teleológicas entre estudantes do primeiro período de graduação em Ciências Biológicas. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 3, p. 291-300, 2010.
-
HERBST, M. H. ; CASTRO, F. R. ; LAM, Y. L. ; SANTOS, F. M. ; PEREIRA, M. M. . Thermal treatment study of vanadium-loaded hydrotalcites employing in situ DXAS. Catalysis Today , v. 133, p. 210-215, 2008.
-
ROCCO, A. M. ; SILVA, C. A. ; MACEDO, M. I. F. ; MAESTRO, L. F. ; HERBST, M. H. ; SOLORZANO, G. ; XAVIER, A. L. . Purification of catalytically produced carbon nanotubes for use as support for fuel cell cathode Pt catalyst. Journal of Materials Science , v. 43, p. 557-567, 2008.
-
HERBST, M. H. ; MIRANDA, J. L. ; FELCMAN, J. ; VUGMAN, N. V. . Magnetic coupling detected by EPR in a paddle-wheel copper(II) complex of the amino acid guanidinoacetic acid. Inorganic Chemistry Communications , v. 11, p. 655-658, 2008.
-
DEMIRANDA, J ; DASILVACOELHO, J ; DEMOURA, L ; HERBST, M. H. ; HORTA, B ; DEALENCASTRO, R ; ALBUQUERQUE, M . Deamination process in the formation of a copper(II) complex with glutamic acid and a new ligand derived from guanidinoacetic acid: Synthesis, characterization, and molecular modeling studies. Polyhedron , v. 27, p. 2386-2394, 2008.
-
MOREIRA, C ; HERBST, M ; DELAPISCINA, P ; FIERRO, J ; HOMS, N ; PEREIRA, M . Evidence of multi-component interaction in a V¿Ce¿HUSY catalyst: Is the cerium¿EFAL interaction the key of vanadium trapping?. MICROPOROUS AND MESOPOROUS MATERIALS , v. 115, p. 253-260, 2008.
-
SILVA, A. C. ; FERNANDEZ, T. L. ; CARVALHO, N. M. ; HERBST, M. H. ; BORDINHAO, J. ; HORN JUNIOR, A. ; WARDELL, J. L. ; OESTREICHER, E. G. ; ANTUNES, O. A. C. . Oxidation of cyclohexane catalyzed by bis-(2-pyridylmethyl)amine Cu(II) complexes. Applied Catalysis. A, General , v. 317, p. 154-160, 2007.
-
LUNA, A. S. ; COSTA, A. C. A. ; HENRIQUES, C. A. ; HERBST, M. H. . Electron Paramagnetic Resonance and Atomic Absorption Spectrometry as tools for the investigation of Cu(II) biosorption by Sargassum filipendula. Hydrometallurgy (Amsterdam) , v. 86, p. 105-113, 2007.
-
HERBST, M. H. ; ALVAREZ, H. M. ; MALTA, L. ; HORN JUNIOR, A. ; ANTUNES, O. A. C. . Catalytic isosafrol oxidation mediated by impregnated and encapsulated vanadyl-Y-zeolite under microwave irradiation. Applied Catalysis. A, General , v. 326, p. 82-88, 2007.
-
SOUZA JR, F. G. ; SIRELLI, L. ; MICHEL, R. C. ; SOARES, B. G. ; HERBST, M. H. . The in situ polymerization of aniline in the presence of carbon black. Journal of Applied Polymer Science , v. 102, p. 535-541, 2006.
-
FERNANDES, C. ; PARRILHA, G. L. ; LESSA, J. A. ; SANTIAGO, L. J. ; KANASHIRO, M. M. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. ; HORN JUNIOR, A. . Synthesis, crystal structure, nuclease and in vitro antitumor activities of a new mononuclear copper(II) complex containing a tripodal N3O ligand. Inorganica Chimica Acta , v. 359, p. 3167-3176, 2006.
-
SOUZA JR, F. G. ; SOARES, B. G. ; Siddaramaiah ; BARRA, G. M. ; HERBST, M. H. . Influence of plasticizers (DOP and CNSL) on mechanical and electrical properties of SBS/polyaniline blends. Polymer (Guildford) , v. 47, p. 7548-7553, 2006.
-
PINTO, F. V. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Characterization of Nickel Catalysts used in Hidrogenolysis of Glycerol. Activity Report (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) , v. xx, p. xx-xx, 2006.
-
F.C. Rabello ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Characterization of V-containing hydrotalcites by EXAFS. Activity Report (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) , v. XX, p. XX-XX, 2006.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. ; MAGALHAES, J. G. ; TORRES, R. ; VOLPE, P. L. O. . Enthalpy of Solution of Fullerene[60] in Some Aromatic Solvents. Journal of Molecular Liquids (Print) , v. 118, p. 9-13, 2005.
-
NUNES, G. G. ; FRIEDERMANN, G. R. ; SANTOS, J. L. B. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. ; HITCHCOCK, P. B. ; LEIGH, G. J. ; SA, E. L. ; CUNHA, C. J. ; SOARES, J. F. . The First Thermochromic Vanadium(IV) Alkoxide System. Inorganic Chemistry Communications , v. 8, p. 83-88, 2005.
-
HORN JUNIOR, A. ; FERNANDES, C. ; BORTOLUZZI, A. J. ; VUGMAN, N. V. ; HERBST, M. H. . Coordination chemistry of the new ligand 1-(bis-pyridin-2-ylmethyl-amino)-3-chloropropan-2-ol (HPClNOL) with Copper(II). X-ray crystal structure, spectroscopic and electrochemical properties of the complex [Cu(HPClNOL)(CH3CN)](ClO4)2. Journal of Molecular Structure , v. 749, p. 96-102, 2005.
-
BITZER, R. S. ; FILGUEIRAS, C. A. L. ; LOPES, J. G. S. ; SANTOS, P. S. ; HERBST, M. H. . Mono- and bimetallic chromium(III) complexes containing 2,3,5,6-tetrakis(a-pyridyl)pyrazine as a tridentate ligand: synthesis and spectroscopic characterization. Transition Metal Chemistry , v. 30, p. 636-642, 2005.
-
SOUZA-FILHO, A. ; BARROS, E. B. ; HERBST, M. H. ; LUENGO, C. A. ; LEMOS, V. ; FAGAN, S. ; HUBER, J. G. . Charge transfer effects in acid treated single wall carbon nanotubes. Carbon (New York) , v. 43, p. 2495-2500, 2005.
-
OLIVEIRA, H. M. ; HERBST, M. H. ; CERQUEIRA, H. S. ; PEREIRA, M. M. . Vanadium effect on HUSY zeolite deactivation during hydrothermal treatment and cyclohexane model reaction. Applied Catalysis. A, General , v. 292, p. 82-89, 2005.
-
PEREIRA, M. M. ; ESCOBAR, A. S. ; HERBST, M. H. . Nickel Affects vanadium chemical environmet on Reusy zeolites. Activity Report (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) , v. xx, p. xx-xx, 2005.
-
HERBST, M. H. ; MACEDO, M. I. F. ; ROCCO, A. M. . Tecnologia dos Nanotubos de Carbono: Tendências e Perspectivas de uma Area Multidisciplinar. Química Nova (Impresso) , v. 27, n.6, p. 986-992, 2004.
-
SANTOS, L. T. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Nickel activation for hydrogenolysis reaction on USY zeolite. Catalysis Letters , New York, v. 92, n.1-2, p. 81-86, 2004.
-
ROCHA, A. S. ; SILVA, V. L. T. ; LEITAO, A. A. ; HERBST, M. H. ; FARO JR., A. . Low Temperature Low Pressure Benzene Hydrogenation On Y Zeolite Supported Carbided Molybdenum. Catalysis Today , v. 98, n.1-2, p. 281-288, 2004.
-
HORN JUNIOR, A. ; FILGUEIRAS, C. A. L. ; WARDELL, J. L. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. ; SANTOS, P. S. ; LOPES, J. G. S. ; HOWIE, R. A. . A Fresh Look into VO(SALEN) Chemistry: Synthesis, Spectroscopy, Electrochemistry and Crystal Structure of [VO(SALEN)(H2O)]Br.0.5CH3CN. Inorganica Chimica Acta , v. 357, p. 4240-4246, 2004.
-
MIRANDA, J. L. ; FELCMAN, J. ; VERSIANE, O. ; HERBST, M. H. . A desamidination process forming a novel guanidine derivative during the complexation between copper(II) and guanidinoacetic acid. Inorganic Chemistry Communications , v. 7, p. 1198-1201, 2004.
-
NUNES, G. G. ; FRIEDERMANN, G. R. ; HERBST, M. H. ; BARTHEM, R. B. ; VUGMAN, N. V. ; BARCLAY, J. E. ; EVANS, D. J. ; HITCHCOCK, P. B. ; SA, E. L. ; SOARES, J. F. . The first hetero-binuclear alkoxide of iron and vanadium: structural and spectroscopic features. Inorganic Chemistry Communications , v. 6, p. 1278-1281, 2003.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Chemical reactivity of solid PtnC60 towards carbon monoxide. Journal of Physics and Chemistry of Solids , v. 64, p. 2423-2428, 2003.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. . Pulsed EPR and 13C NMR: Complementary Tools on the Study of Solid Fullerenes. Annals of Magnetic Resonance , Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 62-70, 2002.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. . EPR in the Study of Solid Fullerenes and Fullerene-based Solids. Annals of Magnetic Resonance , Rio de Janeiro, v. 1, n.2-3, p. 67-88, 2002.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. ; DIAS, G. H. M. . ESE Studies of Pristine Paramagnetic Species of C60 Powder Samples. Journal of Physical Chemistry. A, Molecules, Spectroscopy, Kinetics, Environment, & General Theory , v. 104, p. 1162-1164, 2000.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. ; DEMÉTRIO, F. A. T. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. . Solid-state Structural Studies on Amorphous Platinum-fullerene[60] Compounds [PtnC60] (n = 1,2). Journal of Non-Crystalline Solids , v. 272, p. 127-130, 2000.
-
LARENTIS, A. L. (Org.) ; Caldas L. A. (Org.) ; RIBEIRO, M. G. L. (Org.) ; HERBST, M. H. (Org.) ; CAZES, P. F. (Org.) ; ALMEIDA, R. V. (Org.) ; Garcia TG (Org.) ; COSTA-AMARAL, I. C. (Org.) . BACHELARD E AS CIÊNCIAS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO E NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA, QUÍMICA E CIÊNCIAS SOCIAIS. 1a. ed. Curitiba: Appris, 2023. v. 1. 231p .
-
VUGMAN, N. V. ; HERBST, M. H. . Introdução à Ressonância Paramagnética Eletrônica de onda contínua. Aplicações ao estudo de complexos de metais de transição. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação de Usuários de Ressonância Magnética - Auremn, 2007. v. 1. 93p .
-
HOTTES, E. ; GODOY, L. M. ; CASTRO, R. N. ; HERBST, M. H. . Adsorção do herbicida glifosato por hidróxidos duplos lamelares. In: Milson dos Santos Barbosa; Rafael Leal da Silva; Roger Goulart Mello. (Org.). Ciências Exatas: investigações, práticas e avanços. 1ed.Rio de Janeiro: e-publicar, 2023, v. 1, p. 85-96.
-
HOTTES, E. ; HERBST, M. H. . An overview of the adsorption of glyphosate by different materials, natural, hybrid and composite. In: Seven publicações. (Org.). A look at development. 1aed.São José dos Pinhais: Seven Publicações Ltda, 2023, v. 1, p. 1-14.
-
FELICIANO, J. S. G. ; HERBST, M. H. . EXPLICAÇÕES TELEOLÓGICAS E A REGRA DO OCTETO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. In: Marcelo Hawrylak Herbst; Ariane Leites Larentis; Lúcio Ayres Caldas; Manuel Gustavo Leitão Ribeiro; Pedro Faria Cazes; Rodrigo Volcan Almeida; Tomás Garcia Coelho; Isabele Campos Costa-Amaral. (Org.). BACHELARD E AS CIÊNCIAS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO E NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA, QUÍMICA E CIÊNCIAS SOCIAIS. 1aed.Curitiba: Appris, 2023, v. 1, p. 155-169.
-
LOPES, D. C. ; HERBST, M. H. . O PAPEL ESQUECIDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO DA ESTRUTURA ATÔMICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO. EDUCAÇÃO E PESQUISA EM QUÍMICA. 1ed.Guarujá: Editora Científica Digital, 2022, v. 1, p. 11-27.
-
HOTTES, E. ; PEREIRA, T. M. ; KUMMERLE, A. E. ; NEVES, A. P. ; SILVA, C. O. ; HERBST, M. H. . CuII Complexes with (2-benzylidenehydrazinyl)- 4-Phenylthiazole Ligands: An Experimental and Theoretical Study. Current Research and Development in Chemistry Vol. 4. 1ed.Hooghly: Book Publisher International (a part of SCIENCEDOMAIN International), 2020, v. 4, p. 21-26.
-
HERBST, M. H. . A química, a física, e o reducionismo. In: Alessandro Bandeira Duarte; Robinson Guitarrari. (Org.). Lógica & Racionalidade Científica. 1ªed.Seropédica: PPGFIL-UFRRJ, 2019, v. , p. 180-190.
-
HOTTES, E. ; SANTOS, A. M. ; CARDOSO, C. M. ; CASTRO, R. N. ; HERBST, M. H. . Slow release of glyphosate from LDH-glyphosate hybrid compounds in aqueous solutions of different anions. Glyphosate, chemistry, uses and safety concerns. 1ªed.New York: NOVA Science, 2018, v. , p. 39-68.
-
FONSECA, N. F. ; HERBST, M. H. . CONTRIBUTION TO THE STUDY OF GLYPHOSATE COMPLEXATION WITH Ni (II). Glyphosate, chemistry, uses and safety concerns. 1ªed.New York: NOVA Science, 2018, v. , p. 69-91.
-
MARTINS, F. P. ; ALMEIDA, R. V. ; HERBST, M. H. . Problematizando o ensino de funções inorgânicas: uma proposta de trabalho experimental. In: Guilherme Cordeiro da Graça Oliveira; Jussara Lopes de Miranda; Leonardo Maciel Moreira; Paula Macedo Lessa dos Santos. (Org.). Ensino de Química em Revista. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2017, v. 2, p. 165-178.
-
HERBST, M. H. . Menores que mini, menores que micro, eles são nano!. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, p. 7 - 9, 01 out. 2003.
-
Terra LL ; LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; Almeida RV ; HERBST, M. H. ; ATELLA, G. C. . Identificação de obstáculos epistemológicos em um artigo de divulgação científica - entraves na formação de professores de ciências?. In: IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências (IV EIBIEC), 2012, Porto Alegre. IV EIBIEC, 2012. p. 1-11.
-
LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; Almeida RV ; HERBST, M. H. ; Terra LL ; Garcia TG . De Gaston Bachelard a Ernst Mayr: a noção de obstáculo teleológico. In: Scientiarum Historia IV - 4º Congresso de História das Ciências das Técnicas e Epistemologia, 2011, Rio de Janeiro. Anais, 2011. p. 1-7.
-
LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; HERBST, M. H. ; Garcia TG ; Almeida RV . Vitalismo e teleologia na comunidade bioquímica brasileira: um estudo de caso. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC I CIEC, 2011. p. 1-12.
-
Santos RP ; Silva TC ; PEREIRA, MARCELO MACIEL ; Gonçalves MLA ; Pereira EB ; Marcelo Hawrylak Herbst . Estudo da localização preferencial do vanádio em aluminas modificadas com cátions dos grupos 1 e 2 e avaliação do desempenho na remoção catalítica de SOx. In: 16º Congresso Brasileiro de Catálise, 2011, Campos do Jordão. Anais do 16º CBCat, 2011.
-
PAIVA, M. C. A. ; FERREIRA, C. M. ; HERBST, M. H. . Preparation, Characterization And Evaluation of Mg, co And al Mixed Oxides as Catalysts For The Combustion of Methane. In: 16º Congresso Brasileiro de Catálise, 2011, Campos do Jordão. Anais do 16º CBCat, 2011.
-
TEIXEIRA, V. G. ; DIOGO, D. D. ; RIBEIRO, R. ; HERBST, M. H. . Avaliação da adsorção de íons cobre(II) em resinas quelantes amidoxímicas por ressonância paramagnética eletrônica. In: 10° Congresso Brasileiro de Polímeros, 2009, Foz do Iguaçú. 11º Congresso brasileiro de polímeros, 2009. p. 525.
-
PINTO, F. V. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. ; SILVA, V. L. T. . Emprego de catalisadores de níquel na reação de hidrogenólise de glicerol. In: 14o Congresso Brasileiro de Catálise, 2007, Porto de Galinhas. Anais do Congresso Brasileiro de Catálise - 2007, 2007. v. único.
-
CASTRO, F. R. ; PEREIRA, M. M. ; HERBST, M. H. . Investigação através de DXAS das transformações provocadas pela calcinação in situ de compostos contendo vanádio depositados sobre hidrotalcitas. In: 16a Reunião Anual de Usuários do LNLS, 2006, Campinas. Resumos de Trabalhos Científicos. p. 137.
-
ESCOBAR, A. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Múltiplas interações entre Ni-V-terras raras em catalisadores de craqueamento catalítico. In: 16a Reunião Anual de Usuários do LNLS, 2006, Campinas. Resumos de Trabalhos Científicos. p. 239.
-
OLIVEIRA, R. C. ; MACEDO, M. I. F. ; MOTA, C. J. A. ; HERBST, M. H. ; ROCCO, A. M. . Nanocompósito zeólita Cu2+Pt/Y nanométrica e polipirrol. In: 29a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. Livro de Resumos. p. T1498.
-
SOARES, B. G. ; SOUZA JR, F. G. ; HERBST, M. H. . Influence of cashew nut shell liquid on mechanical and electrical properties of SBS/polyaniline blends. In: Macro2006 - World Polymer Congress - 41st International Symposium on Macromolecules, 2006, Rio de Janeiro. Proceedings.
-
ESCOBAR, A. ; LAM, Y. L. ; PIMENTA, R. ; HERBST, M. H. ; CERQUEIRA, H. S. ; PEREIRA, M. M. . Efeito das interações multicomponentes em catalisadores Ni-V-elementos de terras raras-USY sobre a simetria do vanádio. In: XX Simpósio Ibero-americano de Catálise, 2006, Gramado. Livro de Resumos, 2006. p. 25-25.
-
CASTRO, F. R. ; LAM, Y. L. ; WASSERMAN, R. ; HERBST, M. H. ; SANTOS, F. M. ; PEREIRA, M. M. . Estudo do tratamento térmico de hidrotalcitas utilizando DXAS. In: XX Simpósio Ibero-americano de Catálise, 2006, Gramado. Livro de Resumos, 2006. p. 168-168.
-
MACEDO, M. I. F. ; OLIVEIRA, R. C. S. ; HERBST, M. H. ; MOTA, C. J. A. ; ROCCO, A. M. . Síntese e caracterização de nanocompósitos de PtCu/zeólita/polímero condutor eletrônico para aplicação em células a combustível do tipo PEM. In: 13o Congresso Brasileiro de Catálise - 3o MercoCat, 2005, Foz do Iguaçu. Trabalhos Técnicos, 2005. v. 1. p. 422-428.
-
MOREIRA, C. R. ; ESCOBAR, A. ; HERBST, M. H. ; LLORCA, J. ; HOMS, N. ; PISCINA, P. R. L. ; FIERRO, G. ; SCHMAL, M. ; PEREIRA, M. M. . Interação vanádio/cério em sistemas V-Ce-HUSY preparados mediante diferentes métodos de introdução de cério. In: 13o Congresso Brasileiro de Catálise - 3o MercoCat, 2005, Foz do Iguaçu. Trabalhos Técnicos, 2005. v. 3. p. 1578-1583.
-
SANTOS, L. T. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Evidências da formação de nanoclusters de níquel através da difusão na rede de uma zeólita USY. In: 12 Congresso Brasileiro de Catálise, 2003, Angra dos Reis. Trabalhos Técnicos do 12 CBCat. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro do Petróleo, 2003. v. 1. p. 358-363.
-
SILVA, A. R. ; LOUREIRO, F. A. M. ; FLEMING, F. P. ; HERBST, M. H. ; MOTA, C. J. A. ; ROCCO, A. M. . Síntese e caracterização de nanocompósitos/compósitos de zeólita e polímero a serem utilizados como suporte de catalisadores e eletrólitos em Células a Combustível. In: 12 Congresso Brasileiro de Catálise, 2003, Angra dos Reis. Trabalhos Técnicos do 12 CBCat. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro do Petróleo, 2003. v. 2. p. 1125-1129.
-
MARQUES NETO, A. ; NETTO-FERREIRA, J. ; SANTOS, T. F. ; SILVA, S. J. ; SOBRAL, W. ; HERBST, M. H. ; SALLES, C. ; SOUZA, S. . EFEITO DO GLIFOSATO E SEUS COMPLEXOS COM ÍONS DIVALENTES EM Brachiaria decumbens. In: XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cuzco. resúmenes, 2014. p. 000198.
-
SILVA, A. C. ; FERNANDEZ, T. L. ; CARVALHO, N. M. ; HERBST, M. H. ; BORDINHAO, J. ; HORN JUNIOR, A. ; WARDELL, J. L. ; ANTUNES, O. A. C. . Oxidation of cyclohexane catalyzed by copper(II) complexes containing bis-(2-pyridylmethyl)amine ligand. In: XIII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2006, Fortaleza. Abstracts, 2006. p. 35-BMIC005.
-
CARVALHO, N. M. ; ALVAREZ, H. M. ; MALTA, L. ; HERBST, M. H. ; ANTUNES, O. A. C. . Cyclohexane oxidation catalyzed by vanadium-exchanged zeolite-Y. In: XIII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2006, Fortaleza. Abstracts, 2006. p. 121-BMIC177.
-
VUGMAN, N. V. ; HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; COSTA FILHO, J. ; MAGON, C. . Probing C60 Lattice Dynamics with Pulsed EPR: A Spin Relaxation Study. In: X Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 1st Ibero-american NMR Meeting and 3rd Portuguese-Brazilian NMR Meeting, 2005, Angra dos Reis. Anais do X Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 1st Ibero-american NMR Meeting and 3rd Portuguese-Brazilian NMR Meeting. Rio de Janeiro: Auremn, 2005. v. P-148. p. 159-160.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; MAGON, C. ; C. FILHO, A. J. ; VUGMAN, N. V. . Tunneling States in Pt2C60 Assigned by Magnetic Relaxation Measurements. In: IX Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 2003, Angra dos Reis. Abstracts. Rio de Janeiro: AUREMN, 2003. p. 57.
-
SANTOS, L. T. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Nickel Activity in the USY Environment. In: XI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / Joint Brazilian-Italian Inorganic Chemistry Meeting, 2002, Ouro Preto. Book of Abstracts. Sao Paulo: Sociedade Brasileira de Quimica, 2002. p. 141-141.
-
HORN JUNIOR, A. ; FILGUEIRAS, C. A. L. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. . Solid State Reactions Between Vanadium(IV) Compounds [VO(acac)2, VO(salen)] and SnCl2.2H2O. In: XI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / Joint Brazilian-Italian Inorganic Chemistry Meeting, 2002, Ouro Preto. Book of Abstracts. Sao Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2002. p. 189-189.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Synthesis of Platinum-fullerene-60 Compounds Bearing a 1,1'-bis-(diphenylphosphine)ferrocene (dppf) moiety. In: XI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / Joint Brazilian-Italian Inorganic Chemistry Meeting, 2002, Ouro Preto. Book of Abstracts. Sao Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2002. p. 204-204.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. . Pulsed EPR and 13C NMR: Complementary Tools on the Study of Solid C60 Fullerene. In: VIII Encontro de Usuários de RMN / I Encontro Luso-Brasileiro de RMN, 2001, Mangaratiba. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: AUREMN, 2001. v. unico. p. 79-80.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . The Local Structure of Amorphous [PtC60] Compounds Probed by EXAFS. In: X Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2000, Florianópolis. livro de resumos, 2000. v. único. p. 25-26.
-
HERBST, M. H. ; ALVES, M. C. M. ; DIAS, G. H. M. . Pt-L3 XANES Study of Fullerene[60] and Olefin Platinum Compounds. In: IX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 1998, Angra dos Reis. livro de resumos, 1998. v. único. p. 149-150.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. ; DIAS, G. H. M. . Phase Memory Time Measurements on Fullerene[60] and [Fe(CO)4C60]: a Comparative Study. In: IX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 1998, Angra dos Reis. livro de resumos, 1998. v. único. p. 183-184.
-
HERBST, M. H. ; HOTTES, E. ; TOMASO, L. P. S. . SÍNTESE DE BASES DE SCHIFF E TESTES DE COMPLEXAÇÃO COM ÍONS DE METAIS DE TRANSIÇÃO. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017, Seropédica. Resumos, 2017. v. unico.
-
HERBST, M. H. ; LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; Almeida RV . The 'Arrhenius acid-base definition' and the substantialism in the development of the chemical concept of acidity. In: International Society for the Philosophy of Chemistry 2015 Annual Meeting, 2015, Rio de Janeiro. Book of Proceedings. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2015. p. 22-24.
-
CORDEIRO, G. M. ; DIAS, L. S. P. ; SILVA, R. S. ; ESTEVES-SOUZA, A. ; GUEDES, G. P. ; HERBST, M. H. . Síntese e estrutura cristalina de complexo de Zn(II) com a base de Schiff monodentada (4-metoxifenil)[(1E, 2E)-3-fenilprop-2-en-1-ilideno]. In: 37ª Reunião Anual da SBQ, 2014, Natal. resumos, 2014. p. P01661.
-
CORDEIRO, G. M. ; Jacone, W J H ; ESTEVES-SOUZA, A. ; Herbst, Marcelo Hawrylak . Evidência de complexação de Ag(I) a uma base de Schiff monodentada derivada no cinamaldeído e da 4-metoxianilina. In: 36ª RA da SBQ, 2013, Águas de Lindoia. Resumos, 2013. v. único.
-
CORDEIRO, G. M. ; ESTEVES-SOUZA, A. ; SANTANNA, C. M. ; Herbst, Marcelo Hawrylak . Métodos de modelagem molecular para planejamento de compostos de coordenação contendo bases de Schiff derivadas do cinamaldeído. In: I RAIC / XXIII JIC da UFRRJ, 2013, Seropédica. Resumos, 2013.
-
CORDEIRO, G. M. ; ESTEVES-SOUZA, A. ; Herbst, Marcelo Hawrylak . Evidência de complexação de Zn(II) a uma base de Schiff monodentada derivada do cinamaldeído e da 4-metoxianilina. In: I RAIC / XXIII JIC da UFRRJ, 2013, Seropédica. Resumos, 2013.
-
FERREIRA, M. G. ; HERBST, M. H. . Preparação de hidróxidos duplos lamelares intercalados com glifosato em diferentes. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Resumos, 2011. p. T00401.
-
FONSECA, N. F. ; FERREIRA, M. G. ; HERBST, M. H. . COORDINATION MODES OF N-PHOSPHONOMETHYLGLYCINE (GLYPHOSATE) IN DIVALENT NICKEL COMPLEXES. In: XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2010, Angra dos Reis. Abstracts, 2010. v. unico. p. 46 - PO72.
-
Freitas, R.C. ; Souza RP ; NOGUEIRA, A. J. M. ; RUMJANEK, V. M. ; DACOSTA, J. B. N. ; HERBST, M. H. . AN INVESTIGATION ON THE POTENCIALITIES OF PHOSPHORYLHYDRAZONES AS LIGANDS. In: XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2010, Angra dos Reis. Abstracts, 2010. v. único. p. 46 - PO73.
-
PAIVA, M. C. A. ; FERREIRA, C. M. ; HERBST, M. H. ; OLIVEIRA, P. ; PEREIRA, M. . METHANE CATALYTIC COMBUSTION: SEARCHING FOR LOW TEMPERATURE COBALT/MAGNESIUM OXIDE CATALYSTS. In: XV Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2010, Angra dos Reis. Abstracts, 2010. v. único. p. 47 - PO74.
-
LOPES, J. F. C. ; COSTA, J. B. N. ; HERBST, M . Síntese de bis(dialquilfosforilidrazonas)n-etileno com potencial ação complexante. In: 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009, Fortaleza. Resumos, 2009. p. T0478.
-
SILVA, A. R. ; FERREIRA, A. B. B. ; HERBST, M. H. ; BERNARDES, B. O. ; VISENTIN, L. C. . Estereoquímica da oxima da alfa-lapachona, em solução e cristal. In: 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009, Fortaleza. Resumos, 2009. p. T0807.
-
FONSECA, N. F. ; DUARTE, M. P. ; HERBST, M. H. . Investigação do glifosato como ligante na formação de compostos de coordenação com Fe (II), Co(II) e Ni(II).. In: 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009, Fortaleza. Resumos, 2009. p. T1073.
-
RAMOS, M. B. ; ALVES, B. J. R. ; HERBST, M. H. . Quantificação de nitrogênio mineral na forma de nitrato e amônio em solos brasileiros. In: 32ª Reunião da SBQ, 2009, Fortaleza. Resumos, 2009. p. T1073.
-
LOPES, C. C. ; HERBST, M. H. . Comparação entre técnicas de fracionamento de depósitos oriundos das atividades da Indústria de Petróleo. In: 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009, Fortaleza. Resumos, 2009. p. T1274.
-
DIOGO, D. D. ; TEIXEIRA, V. G. ; RIBEIRO, R. ; HERBST, M. H. . Caracterização por Ressonância Paramagnética Eletrônica de resinas amidoxímicas carregadas com Cu(II). In: 32ª Reunião Anual da SBQ, 2009, Fortaleza. Resumos, 2009. p. T2073.
-
FONSECA, N. F. ; LOPES, J. F. C. ; HERBST, M. H. . Investigação da capacidade complexante do glifosato (N-Fosfonometilglicina) frente ao níquel(II) em solução e no estado sólido. In: 49º Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. CD - Trabalhos, 2009. p. QI-602.
-
LIMA, S. M. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. ; HERBST, M. H. . Interação no estado sólido entre o C60 e Ni(eta5-C5H5). In: 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2005. p. QI102.
-
FIGUEIRA NETO, M. ; CAMARA, C. ; ESTEVES-SOUZA, A. ; VARGAS, M. ; PINTO, A. ; HERBST, M. H. ; ECHEVARRIA, A. . Complexos de cobre(II) com N-glicinatonaftoquinonas. In: 28a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2005. p. QI039.
-
LUNA, A. S. ; HENRIQUES, C. A. ; COSTA, A. C. A. ; HERBST, M. H. . INVESTIGAÇÃO DO MECANISMO DA BIOSORÇÃO DE Cu(II) POR Sargassum sp. POR RESSONÂNCIA PARAMAGNÉTICA ELETRÔNICA. In: 13o Encontro Nacional de Química Analítica - 1o Congresso Ibero Americano de Química Analítica, 2005, Niterói. Livro de Resumos, 2005. p. 36-36.
-
LARENTIS, A. L. ; CARVALHO, R. B. ; PINTO, J. C. ; RESENDE, N. S. ; SALIM, V. M. M. ; HERBST, M. H. . Nanoestruturas de Carbono Observadas em Catalisadores Platina/gama-alumina Desativados. In: II Congresso Brasileiro de Carbono, 2004, Vitória. Livro de Resumos. Vitória: Comissão Organizadora - Carbono'2004, 2004. p. 63.
-
HERBST, M. H. ; SANTOS, L. T. ; SILVA, M. A. . Estudo de Nanotubos de Carbono por Oxidação em Temperatura Programada (TPO-MS). In: II Congresso Brasileiro de Carbono, 2004, Vitória. Livro de Resumos. Vitória: Comissão Organizadora - Carbono'2004, 2004. p. 64.
-
OLIVEIRA, H. M. ; PEREIRA, M. M. ; HERBST, M. H. ; CERQUEIRA, H. S. . Influência do coque no estado de oxidação do vanádio em zeólita USY. In: XXVI Congresso Latino Americano de Química / 27a Reunião Anual da SBQ, 2004, Salvador. livro de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2004. p. CT046.
-
SALOMAO, G. C. ; ANTUNES, O. A. C. ; OLSEN, M. H. ; FERNANDES, C. ; VUGMAN, N. V. ; HERBST, M. H. . An EPR investigation of zeolite-encapsulated copper salen complexes. In: 13th International Congress on Catalysis, 2004, Paris. Book of Abstracts, 2004. v. 1. p. P1077-pp125.
-
MIRANDA, J. L. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. . Acoplamento Magnético a longa distância em complexos de Cu(II) com ácido guanidoacético detectado por RPE. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004, Poços de Caldas. Resumos, 2004. p. 288-288.
-
MIRANDA, J. L. ; COELHO, J. ; ALBUQUERQUE, M. ; HERBST, M. H. . Deamination Process in the Formation of Copper(II) Complex with Guanidinoacetic Acid and Glutamic Acid: Synthesis, Characterization, and Molecular Modeling. In: XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / II Joint Brazilian-Italian Meeting on Inorganic Chemistry, 2004, Sao Carlos. Abstracts. Sao Carlos: IQSC-USP, 2004. p. 83.
-
MIRANDA, J. L. ; FELCMAN, J. ; VERSIANE, O. ; HERBST, M. H. . A Desamidination Process Forming a Novel Guanidine Derivative During the Complexation Between Copper(II) and Granidinoacetic Acid. In: XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / II Joint Brazilian-Italian Meeting on Inorganic Chemistry, 2004, Sao Carlos. Abstracts. Sao Carlos: IQSC-USP, 2004. p. 91.
-
BITZER, R. S. ; HERBST, M. H. ; FILGUEIRAS, C. A. L. . Spectroscopy and Thermogravimetric Analysis of Mono- and Bimetallic Chromium(III) Complexes Containing the Ligand 2,3,5,6-tetrakis(alfa-pyridyl)pyrazine. In: XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / II Joint Brazilian-Italian Meeting on Inorganic Chemistry, 2004, Sao Carlos. Abstracts. Sao Carlos: IQSC-USP, 2004. p. 156.
-
ALVAREZ, H. M. ; MALTA, L. ; SENRA, J. D. ; HERBST, M. H. ; ANTUNES, O. A. C. . Amorphisation of VO-Y Zeolite Induced by SnCl2. In: XII Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry / II Joint Brazilian-Italian Meeting on Inorganic Chemistry, 2004, Sao Carlos. Abstracts. Sao Carlos: IQSC-USP, 2004. p. 356.
-
MIRANDA, J. L. ; FELCMAN, J. ; WARDELL, J. L. ; SKAKLE, J. M. ; HOWIE, R. A. ; HERBST, M. H. . O ácido guanidoacético e sua diversidade de coordenação: síntese, análise de raios-X e caracterização espectroscópica de dois de seus diferentes complexos de cobre(II). In: 26a Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2003. p. QI011.
-
SILVA, A. R. ; FLEMING, F. P. ; MOTA, C. J. A. ; HERBST, M. H. ; ROCCO, A. M. . Obtenção e estudo de nanocompósitos de polímeros condutores em zeólita Y por ressonância paramagnética eletrônica. In: 26a Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2003. p. QM121.
-
VOLPE, P. L. O. ; DIAS, G. H. M. ; HERBST, M. H. ; TORRES, R. ; MAGALHAES, J. G. . Enthalpy of Solution of Fullerene [60] in Some Aromatic Solvents. In: 28th International Conference on Solution Chemistry, 2003, Debrecen. Book of Abstracts. Debrecen: István Lázár and Imre Tóth, 2003. p. 175.
-
HERBST, M. H. ; SANTOS, L. T. ; SILVA, M. A. . OXIDAÇÃO EM TEMPERATURA PROGRAMADA ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DE NANOTUBOS DE CARBONO DE PAREDES SIMPLES. In: IX Encontro Regional da SBQ-Rio, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. p. 106-106.
-
BARROS, E. B. ; LEMOS, V. ; HERBST, M. H. ; LUENGO, C. A. ; HUBER, J. G. . VIBRATIONAL PROPERTIES OF OXIDATED SINGLE-WALL CARBON NANOTUBE BUNDLES. In: II Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2003, Rio de Janeiro. Symposium A: Current trends in Nanostructured Materials and Systems II, 2003. p. A-P06-A-P06.
-
SANTOS, L. T. ; PEREIRA, M. M. ; HERBST, M. H. . Estado do Níquel no Componente Zeólita do Catalisador de Craqueamento. In: XII Reunião Anual de Usuários do LNLS, 2002, Campinas. Livro de Resumos da XII Reunião Anual de Usuários do LNLS, 2002. p. 118-118.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. . Monitoramento por RPE do Processo de Dopagem do Fulereno[60] por Vapores de Estanho. In: VII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, 2002, Maringá. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: AUREMN, 2002. p. 93-94.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. . EPR in the Study of Fullerenes and Fullerene-based Materials. In: I Congresso Brasileiro de Carbono - Carbono'2002, 2002, Piracicaba-SP. Livro de Resumos. Piracicaba: Unimep, 2002. p. 134-135.
-
HERBST, M. H. ; LUENGO, C. A. . Produção de Fulerenos para Estudos de Sistemas Metal:Fulerenos por RPE. In: I Congresso Brasileiro de Carbono - Carbono'2002, 2002, Piracicaba. Livro de Resumos. Piracicaba: Unimep, 2002. p. 46-46.
-
MOURA, L. C. ; HERBST, M. H. ; LEITE, M. A. B. ; NASCIMENTO, F. R. F. . Investigação de Ferroceno como Precursor para Formação de Filmes Finos por MOCVD em Reator de Paredes Aquecidas. In: 24 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2001. p. QM039.
-
SEVERINO, D. ; HERBST, M. H. . Formação de Oxigênio Singlete por [C60Pt(PPh3)2] em clorobenzeno. In: 24 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2001. p. FT006.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Estudo EXAFS dos Compostos [PtnC60], n = 1 - 2. In: X Reunião Anual de Usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, 2000, Campinas. livro de resumos, 2000. v. único. p. 100.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Estudo Estrutural dos Compostos [PtnC60] (n = 1 - 2) por Espectroscopia Raman e no Infravermelho. In: 23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. livro de resumos, 2000. v. 1. p. QI105.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. ; DIAS, G. H. M. . Spin Lattice Relaxation and Amorphousness in Platinum-fullerene Compounds. In: Carbono 2000, 2000, Ouro Preto. livro de resumos, 2000. v. único. p. 41.
-
HERBST, M. H. ; DEMÉTRIO, F. A. T. ; DIAS, G. H. M. . Papel do Precursor na Estequiometria e Morfologia de Compostos Metalofulerênicos [MnC60]. In: 22a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. livro de resumos, 1999. v. 1. p. QI02.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Estudos XAS de Organometálicos da Platina. In: IX Reunião Anual de Usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, 1999, Campinas. livro de resumos, 1999. v. único. p. 73.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. ; DIAS, G. H. M. . A Pulsed EPR Study in Pristine Paramagnetic Species of C60 and C60O Samples. In: VII Encontro de Usuários da AUREMN, 1999, Angra dos Reis. livro de resumos, 1999. v. único. p. 65.
-
HERBST, M. H. ; VOLPE, P. L. O. ; DIAS, G. H. M. . Enthalpy of Solution of [60]Fullerene in Some Aromatic Solvents. In: International Symposium on Calorimetry and Chemical Thermodynamics, 1998, Campinas. livro de resumos, 1998. v. único. p. 56.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Estudo dos Efeitos da Variação da Temperatura de Síntese sobre a Morfologia e Dimensões Particulares do Material Polimérico [PtC60]n. In: 21a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas. livro de resumos, 1998. v. 1. p. QI050.
-
HERBST, M. H. ; DEMÉTRIO, F. A. T. ; DIAS, G. H. M. . Química Organoplatina do Fulereno[60]. In: 50a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998, Natal. livro de resumos, 1998. v. único. p. 1066.
-
HERBST, M. H. ; PINHAL, N. M. ; VUGMAN, N. V. ; DIAS, G. H. M. . Tempos de Memória de Fase em Fulerenos Complexados com Metais de Transição. In: V Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, 1998, Campinas. livro de resumos, 1998. v. único. p. CO13.
-
HERBST, M. H. ; DIAS, G. H. M. . Estudo da Força de Ligação M-C nos Complexos Metalofulerênicos [MnC60] por Termogravimetria. In: 38 Congresso Brasileiro de Química, 1998, São Luís. livro de resumos, 1998. v. único. p. QI12.
-
HERBST, M. H. ; URSINI, C. V. ; DIAS, G. H. M. . Funcionalização Organoplatina do Fulereno-60. In: 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997, Poços de Caldas. livro de resumos, 1997. v. unico. p. QI-57.
-
HERBST, M. H. ; GUTIERREZ, A. C. ; SANTANA, H. ; SCARMINIO, I. S. ; SILVA, J. C. ; TAKASHIMA, K. ; SEOUD, O. E. . Oxidação de Alguns Corantes Trifenilmetânicos pelo Íon Peroxodissulfato em Meio Aquoso: Estudo Cinético e Caracterização. In: 19 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1996. v. único. p. FQ019.
-
SANTOS, L. T. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Evidence for diffusion of nickel through the framework of a USY zeolite. LNLS Activity Report 2002 , Campinas - SP, p. 173-174, 2003.
-
SANTOS, L. T. ; HERBST, M. H. ; PEREIRA, M. M. . Nickel Activity in the USY Environment. LNLS Activity Report 01 , Campinas, v. 2001, p. 135-136, 2002.
-
DIAS, G. H. M. ; HERBST, M. H. . XAS Studies of Organometallic Platinum Compounds. LNLS Activity Report 99 , Campinas, v. 1999, p. 4-42-4-43, 2000.
-
HOTTES, E. ; BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA ; CASTRO, ROSANE NORA ; DA SILVA, CLARISSA OLIVEIRA ; HERBST, M. H. . Insights into Glyphosate Adsorption in Aqueous Solutions Using Zn-Al Layered Double Oxide. Clays And Clay Minerals , 2023.
-
HERBST, M. H. . QUESTIONANDO CONCEITOS EM SALA DE AULA: O PAPEL DA FILOSOFIA E DA HISTÓRIA DA QUÍMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRASAO, P. A. B. ; ALMEIDA, R. V. ; HERBST, M. H. . Como professores de Química entendem as interações intermoleculares prólogo de uma pesquisa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. C. P. ; LOPES, D. C. ; SANTOS, A. M. ; RIGER, C. J. ; HERBST, M. H. . EXPERIÊNCIAS DO NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA DA UFRRJ COM ENSINO REMOTO: DESAFIOS E ÊXITOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINTO, R. L. ; HERBST, M. H. . PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA-RJ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HOTTES, E. ; CASTRO, R. N. ; SANGIL, R. ; HERBST, M. H. . Estudo da formação de HDL-glifosato por RMN de sólidos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HOTTES, E. ; CASTRO, R. N. ; HERBST, M. H. . Hidróxidos duplos lamelares contendo glifosato: avaliação da composição de fases usando espectroscopia no infravermelho e DRX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HERBST, M. H. . Os 149 anos da Tabela Periódica dos elementos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HERBST, M. H. . Contra o reducionismo da química à física: a filosofia da química pede passagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HERBST, M. H. . 50 anos do PPGQ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Herbst, Marcelo Hawrylak . Ensino de Química, Ensino de Ciências: Desafios e Oportunidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HERBST, M. H. ; LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; Almeida RV . The 'Arrhenius acid-base definition' and the substatialism in the development of the chemical concept of acidity. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FARIA, R. B. ; HERBST, M. H. ; PARAENSE, N. ; NASCIMENTO, M. A. C. . Os 100 anos da estrutura de Lewis. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LARENTIS, A. L. ; Caldas LA ; Ribeiro MGL ; Almeida RV ; Terra LL ; Garcia TG ; HERBST, M. H. . Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos em Epistemologia. 2009; Tema: epistemologia, filosofia das ciências, ensino de ciências. (Site).
Almeida RV ; HERBST, M. H. . Epistemologia de Gaston Bachelard e Ensino de Química: diagnósticos e experiências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, RODRIGO VOLCAN ; Herbst, Marcelo H. . Epistemologia de Gaston Bachelard e ensino de química: diagnósticos e experiências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HERBST, M. H. . Obstáculos epistemológicos no ensino-aprendizagem de química geral e inorgânica: resgate da definição ácido-base de Arrhenius e crítica ao ensino das ?funções inorgânicas?.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
HERBST, M. H. . Obstáculos epistemológicos no ensino de química e de outras ciências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Materiais para liberação lenta de agroquímicos: Desenvolvimento e validação de metodologia de quantificação de glifosato por CLAE-DAD e comparação com método colorimétrico para uso em condições laboratoriais, Descrição: A proposta prevê o desenvolvimento e a validação de metodologias analíticas de detecção e quantificação do herbicida glifosato em amostras produzidas em laboratório, com o objetivo de desenvolver materiais para liberação lenta deste agroquímico. Pretende-se desenvolver metodologia por CLAE-DAD e adaptar metodologia colorimétrica, visando dispor, ao final deste projeto, de métodos analíticos rápidos, robustos e confiáveis para detecção de glifosato oriundo de sistemas à base de hidróxidos duplos lamelares (HDL) e glifosato.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Rosane Nora Castro - Integrante / Emanoel Hottes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2014
Síntese de compostos de coordenação homo e heterometálicos contendo ligantes organofosforados multifuncionais, Descrição: Serão preparados e caracterizados compostos de coordenação homo e heterometálicos contendo ligantes organofosforados multifuncionais, usando diferentes condições experimentais e estratégias de síntese, em particular a estratégia dos tectons, e serão estudadas as propriedades magnéticas desses compostos. Ao contrário dos compostos de coordenação homo e heterometálicos contendo ligantes nitrogenados, carboxilatos e N-carboxilatos, há ainda relativamente poucos estudos sobre ligantes fosfonatos ou fosfonatos funcionalizados como os aminofosfonatos ou carboxiaminofosfonatos.Desta forma, neste projeto propomos a junção da química de coordenação usando a estratégia dos tectons com a química dos compostos de coordenação contendo ligantes organofosforados multifuncionais, através da implementação das metodologias de síntese hidrotérmica assistida ou não por micro-ondas para melhor controlar a composição dos produtos e permitir a obtenção de inéditos compostos homo e heterometálicos contendo glifosato, glifosina e outros ligantes organofosforados multifuncionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Celia Machado Ronconi - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - 2014
Fortalecimento da Área de Química Inorgânica e Criação da Área de Química Analítica do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRRJ, Descrição: Este projeto é composto por três subprojetos que serão desenvolvidos por grupos de docentes, pesquisadores nas áreas de Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química, atuantes no Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química da UFRRJ. São eles: (a) Catalisadores de óxido de cobalto para a combustão catalítica de gás natural em baixa temperatura, que propõe a preparação, caracterização, investigação teórico-experimental, e utilização de Co3O4 nanoparticulado suportado em óxidos mistos derivados da hidrotalcita na combustão catalítica do metano; (b) Incorporação de derivados de quinoxalinas- N,N?-dióxido em complexos de Pt2+ como uma possível estratégia na obtenção de agentes antitumorais híbridos, que propõe o uso de ligantes derivados do tipo quinoxalina-N-dióxido e de seus complexos de Pt2+, como possíveis agentes de clivagem do DNA, originando uma nova classe de agentes antitumorais; e (c) Determinação de disruptores endócrinos em amostras ambientais utilizando biossensores e métodos cromatográficos, que propõe utilizar nanopartículas de poliuretano e derivados de celulose como suporte para imobilização de enzimas da classe das oxiredutases para serem empregadas na construção de biossensores, que serão testados na determinação de disruptores endócrinos fenólicos; O projeto possui abrangência científica, acadêmica e social e se espera obter para a instituição melhores condições de trabalho, incluindo novas oportunidades de cooperação e intercâmbio entre áreas distintas que resultem na melhor formação acadêmica dos alunos (tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação) e na melhoria da produção científica na UFRRJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / BAUERFELDT, GLAUCO FAVILLA - Integrante / Amanda Porto Neves - Integrante / Carlos Eduardo Rodrigues de Paula - Integrante / Danielle Marranquiel Henriques - Integrante / Inês Rosane Welter Zwirtes de Oliveira - Integrante / Yara Peluso Cid - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2012
Interação de compostos de coordenação contendo glifosato e hidróxidos duplos lamelares e misturas de óxidos: uma contribuição ao estudo dos mecanismos de degradação de herbicidas organofosforados no solo, Descrição: Serão preparados e caracterizados estruturalmente compostos de intercalação/adsorção de hidróxidos duplos lamelares (HDL), e de misturas de óxidos obtidos a partir da calcinação desses materiais, com compostos de coordenação do glifosato (PMG). Em 2008, O Brasil assumiu a liderança no consumo mundial de agrotóxicos, superando a marca dos Estados Unidos, maior produtor de alimentos do mundo, cujo mercado de produtos químicos para defesa agrícola movimentou em 2008 US$6 bilhões. Desta forma, entendemos que é de fundamental relevância compreender em nível molecular como o glifosato, um dos herbicidas mais utilizados mundialmente, interage com íons metálicos em solução e adsorve em superfícies minerais. Nesse sentido, a abordagem do problema é composta de dois níveis, estudos em solução e no estado sólido, buscando caracterizações estruturais e resultados quantitativos a partir do emprego de métodos espectroscópicos, como FTIR, Raman, RMN em solução e no estado sólido, EPR, espectroscopia eletrônica no UV-Vis e XAS, bem como medidas de DRX e texturais. O uso de técnicas complementares pode proporcionar um quadro mais abrangente das interações do glifosato com íons metálicos e com superfícies minerais. Neste último caso, a escolha dos HDL tem um duplo aspecto: trata-se de materiais cuja preparação e propriedades de adsorção e intercalação são bem estabelecidas e, ao mesmo tempo, trata-se de modelos simplificados de argilas presentes nos solos. Desta forma, acreditamos poder contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos impactos do glifosato no ambiente, contribuindo para a compreensão dos mecanismos de adsorção do glifosato no solo, através de modelos de adsorção/intercalação de PMG em HDL. Os compostos inorgânicos obtidos podem ainda apresentar propriedades físico-químicas diferentes de seus constituintes isolados, o que justifica esta investigação em nível fundamental/acadêmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Victor Marcos Rumjanek - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - Atual
Catalisadores à base de hidróxidos duplos lamelares, Descrição: A combustão catalítica do gás natural, aplicável às turbinas a gás, é uma estratégia utilizada para oxidação completa, permitindo uma redução nas emissões de NOx, um poluente intensificador do fenômeno da chuva ácida, além de outros poluentes como CO e hidrocarbonetos leves não queimados, sendo portanto uma alternativa ambientalmente correta para a produção de energia. No entanto, a elevada temperatura das turbinas a gás requer o uso de catalisadores termicamente estáveis mantendo uma alta atividade por longos períodos. Uma boa opção para substituir os metais nobres na combustão catalítica é a utilização de óxidos de metais de transição, sendo o Co3O4 considerado o mais ativo para a oxidação do metano. No entanto, o espinélio de cobalto é termicamente instável e tende a desativar durante a reação de combustão do metano, mesmo em temperaturas tão baixas quanto 500°C. Este processo de sinterização pode ser evitado ou pelo menos retardado pela estabilização das espécies de cobalto em um suporte adequado. Este projeto, em parceira com o Instituto Nacional de Tecnologia - INT, propõe a utilização de hidróxidos duplos lamelares, como precursores de óxidos mistos de Al e Mg, uma vez que já é conhecido que estes são excelentes suportes em catalisadores usados em diversas reações, tais como síntese de Fischer-Tropsch, eliminação catalítica de SOx, NOx e N2O, e na própria combustão catalítica de metano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Maria Clara Adum de Paiva - Integrante / Claudio Maris Ferreira - Integrante.
-
2010 - Atual
Compostos de coordenação contendo de bases de Schiff, Descrição: Os fungos estão amplamente distribuídos no solo, plantas, matéria orgânica em decomposição, água, ar e poeira. Consequentemente, produtos não processados de origem animal e vegetal podem tornar-se contaminados com uma ampla variedade de espécies fúngicas. Vários fungos patogênicos são responsáveis pela redução da produção de alimentos em cultivos comerciais. As bases de Schiff são bastante investigadas no cenário científico por proporcionarem uma multiplicidade de aplicações. É sabido que as bases de Schiff são importantes intermediários nas sínteses de compostos bioativos. Sabe-se também que esses compostos têm apresentado significativos resultados em testes de atividade biológica, tais como atividade antifúngica, antibacteriana e antitumoral. Como fungicidas, estudos prévios realizados pelo Núcleo de Síntese e Química Medicinal do PPGQ-UFRRJ mostraram uma excelente atividade contra o fungo filamentoso que coloniza as camadas superficiais da epiderme, o Epidermophyton floccosum. As bases de Schiff apresentam grande flexibilidade sintética, onde a combinação de aminas com aldeídos facilita a criação do desenho estrutural desejado, podendo-se obter diversas estruturas, de modo que as bases de Schiff podem ser usadas como ligantes mono, bi, tri ou polidentados. Uma característica importante destes ligantes é a formação de complexos estáveis com diversos metais de transição em vários estados de oxidação. Este projeto propõe a síntese, caracterização, estudos reacionais e de atividade anti-fúngica de bases de Schiff e de compostos de coordenação contendo bases de Schiff.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / A. Esteves-Souza - Integrante / Claudio Eduardo Rodrigues dos Santos - Integrante / Renata Sobral Silva - Integrante / Giuliano Mesquita Cordeiro - Integrante.
-
2008 - 2010
SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO, ISOLAMENTO, ESTUDOS REACIONAIS E ESPECTROSCÓPICOS DE NOVOS COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO CONTENDO LIGANTES ORGANOFOSFORADOS, Descrição: À semelhança do observado para os bisfosfonatos, a substituição das ligações P-O por P-C na estrutura pode tornar outros compostos organofosforados resistentes à ação de enzimas que degradam o fosfato natural. Os compostos organofosforados atuam na reabsorção óssea, têm grande afinidade pelo cálcio, formando interações com a hidroxiapatita dos ossos, acarretando modificações na estrutura cristalina óssea e inibindo assim a dissolução dos cristais. Dessa forma, o presente projeto de pesquisas busca se inserir no campo de investigações sobre as potencialidades de diferentes compostos organofosforados ? e seus compostos de coordenação, visando a construção de modelos ? no tratamento de males como a osteoporose e a hipercalcemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Carlos Maurício Santanna - Integrante / Marco Edílson Freire de Lima - Integrante / João Batista Neves DaCosta - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2008 - Atual
Compostos de intercalação à base de hidróxidos duplos lamelares, Descrição: Os hidróxidos duplos lamelares (HDL), cujo protótipo é o mineral hidrotalcita (HT), são formados de camadas positivamente carregadas, que podem acomodar cátions de metais M(II) e M(III) entre grupos OH, formando folhas similares as da brucita e dispostas em três camadas por cela unitária em simetria romboédrica [GOH, 2008]. Quando aquecidos a temperaturas de aproximadamente 300°C 500°C, esses materiais se decompõem e formam óxidos mistos dos metais M(II) e M(III). Em soluções aquosas, ocorre a reidratação dos óxidos mistos, acompanhada da restauração da estrutura lamelar do HDL e incorporação nas intercamadas dos ânions presentes na solução, o que é conhecido como efeito memória. Essa propriedade única permite a preparação de compostos com vários ânions intercalados ou a remoção de ânions da solução. Se aquecida acima de 600°C, perde essa propriedade e forma irreversivelmente óxidos mistos de M(II) e M(III). A composição química dos HDL pode ser expressa pela fórmula geral M(II)1-xM(III)x(OH)2(An )x/n.yH2O, na qual M(II) e M(III) representam cátions bivalentes e trivalentes e A representa um ânion n-valente. O sistema HDL-glifosato foi investigado por técnicas macroscópicas, por difração de raios-X e espectroscopia de FTIR, mostrando que o glifosato não é adsorvido por intercalação nos HDL, mas forma interações eletrostáticas na superfície externa do sólido. Por outro lado, a intercalação de glifosato em HDL, usando o método da co-precipitação, tem sido utilizada para preparar compostos-modelos de liberação controlada de glifosato no solo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Matheus Gomes Ferreira - Integrante.
-
2008 - Atual
Síntese, caracterização, isolamento, estudos reacionais e espectroscópicos de novos compostos de coordenação contendo ligantes organofosforados, Descrição: Serão sintetizados e caracterizados novos compostos de coordenação contendo ligantes organofosforados de interesse. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / João Batista Neves da Costa - Integrante / Carlos Maurício Santanna - Integrante / Vinícius Tomaz Gonçalves - Integrante / Andréa Janaina Macedo Nogueira - Integrante / Nazareth Ferreira da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2005 - 2007
Desenvolvimento de nucleases sinteticas. Sintese, caracterizacao e atividade de compostos de coordenacao frente ao DNA e microorganismos - Colaboração com o Laboratório de Ciências Químicas da UENF - Coordenação: prof. Dra. Christiane Fernandes, Descrição: Projeto em colaboração com o Laboratório de Ciências Químicas da UENF.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Adolfo Horn Junior - Integrante / Christiane Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2005
Amibente do vanádio em catalisadores REUSY - LNLS XAFS - 4278/05, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador.
-
2004 - Atual
Regeneração do Catalisador de FCC: Aplicação na Química do C1, projeto de pesquisas financiado pela FINEP/Petrobrás, Descrição: Projeto financiado pela FINEP, aprovado em novembro de 2004. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Ney Vernon Vugman - Integrante / Marcelo Maciel Pereira - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Produção de fulerenos para estudos de sistemas metal:fulereno por RPE - Colaboração científica com o Grupo de Combustíveis Alternativos do IFGW-UNICAMP, Descrição: Projeto financiado pelo FAEP-UNICAMP sob numero 422/02. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Carlos Alberto Luengo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3
-
2002 - 2003
Estado do Níquel e Vanádio no Ambiente do Catalisador de Craqueamento Fluidizado - Realizado parcialmente no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, colaboração científica, Descrição: Projeto financiado (parcialmente) pelo LNLS, e que compreendeu duas sessoes de medidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Marcelo Maciel Pereira - Coordenador / Luciana T. dos Santos - Integrante., Financiador(es): Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2001 - 2004
Síntese, Caracterização e Estudos das Propriedades Eletrônicas e Magnéticas de Novos Compostos Fulerênicos de Metais de Transição, Descrição: Projeto de recém-doutor aprovado pelo CNPq, e desenvolvido no Departamento de Física dos Sólidos do IF-UFRJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Coordenador / Nelson Moreira Pinhal - Integrante / Ney Vernon Vugman - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 7
Projetos de desenvolvimento
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
-
2004 - 2005
Desenvolvimento de Nanotubos de Carbono e Membranas Nanoestruturadas Condutoras Protônicas para Aplicação em Células a Combustível do tipo PEM para conversão de Hidrogênio e Metanol, Descrição: Projeto financiado pelo CT-Energ. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Hawrylak Herbst - Integrante / Cláudio José de Araújo Mota - Integrante / Ana Maria Rocco - Coordenador / Maria Iaponeide Fernandes Macêdo - Integrante.
Prêmios
2013
Prêmio Inventor Petrobras 2013, Petrobras.
2009
Melhor painel de Química Inorgânica na 32a RA da SBQ - Fortaleza - 2009, Sociedade Brasileira de Química.
1997
Melhor Painel na Seção de Química Inorgânica da 20a Reunião Anual da SBQ, Sociedade Brasileira de Química.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química. , BR 465, km47, Campus Universitário, 23070200 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26822807, Ramal: 235, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Linhas de pesquisa
2004 - 2005
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: pesquisador associado, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa concedida pela FAPERJ
2001 - 2004
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador bolsista recém-doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Química, Departamento de Química Inorgânica.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Física Experimental I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fis 111 - Física Experimental I
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Física Experimental I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fis 111 - Física Experimental I
-
09/2003 - 01/2004
Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IQG - 236 - Química Inorgânica Experimental I
-
09/2003 - 01/2004
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IQG 245 - Química Inorgânica Experimental
-
09/2003 - 01/2004
Ensino, Física Experimental I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fis 111 - Física Experimental I
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Física Experimental I, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fis 111 - Física Experimental I, Fis 111 - Física Experimental I
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IQG - 128 - Química Geral Experimental II
2006 - 2006
Centro Universitário da Zona OesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2006 - 09/2006
Ensino, Química Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
2004 - 2004
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das disciplinas de graduação Química Geral Experimental IV (estudantes de Engenharia Química) e Química Inorgânica Experimental II (curso teórico demonstrativo para alunos de diversas engenharias)
Atividades
-
09/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental IV
-
09/2004 - 12/2004
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica Experimental II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Hawrylak Herbst e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?