Diva Valério Novaes
Pós doutora na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu o trabalho intitulado Análise da Gestão de Instituto Federal: Desafios e Oportunidades da Expansão Em Rede, concluído no segundo semestre de 2014. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Possui mestrado em Educação Matemática (2004) e graduação em Matemática (1986) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No Mestrado e Doutorado desenvolveu tema sobre Educação Estatística. Possui especialização em Gestão de Instituições de Educação Técnico Profissional, pelo Centro de Altos Estudos Universitários da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEA), concluído em 2014. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), integrante do quadro permanente nesta instituição, desde 1992, atuou como professora de Matemática na Escola Básica, Estatística no Ensino Superior da Educação Tecnológica, Estatística, Didática e orientação da prática docente nos Cursos de Formação Inicial de Professores. Exerceu ainda, várias funções na área pedagógica e de Diretora do Campus São Paulo do CEFETSP, atual IFSP. É autora dos livros: Estatística Para A Educação Profissional, Editora Atlas/GEN e Currículo, legislação e prática em políticas de ações afirmativas e sustentabilidade: uma abordagem para Educação Socioemocional/ CRV. Atualmente, aposentada na função de professor sênior é coordenadora de um Grupo de pesquisa SER, ESTAR e Integrar Competências na Educação Básica, com um projeto de Educação Socioemocional, na linha de pesquisa de formação de professores do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP e orienta dissertações de mestrado profissional, nesta linha de pesquisa.
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática
2008 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Concepções de professores da Educação Básica sobre variabilidade estatística
, Ano de obtenção: 2011. Cileda Queiroz e Silva Coutinho. Palavras-chave: Análise Exploratória de dados; Ensino-Aprenduizagem; Educação Estatística; Ecossistema Didático.
Mestrado em Educação Matemática
2002 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Mobilização de Conceitos Estatísticos: Estudo exploratório com alunos de um Curso de Tecnologia em Turismo
, Ano de Obtenção: 2004.Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.Palavras-chave: Estatística; Análise Exploratória de dados; Ensino-Aprenduizagem.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Especialización Dirección de Inst. Ed. Téc. Prof
2013 - 2014
Organización de Estados Iberoamericanos para la Ed, la Ciencia y la Cultura
Título: A Gestão do Clima Organizacional no IFSP
Orientador: Irma Briasco
Especialização em Educacao Matematica
1992 - 1992
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Calculo de áreas com arraiolo
Orientador: Prof. Dr. Geraldo Pompeu Junior
Pós-doutorado
2012 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2021 - 2022
Autoconhecimento e Espiritualidade. (Carga horária: 36h). , Círculo Escola Filosófica LTDA, CIRCULO, Brasil.
2021 - 2021
A Teoria do Fluxo, conhecendo a minha melhor versão. (Carga horária: 34h). , Escola Brasileira de Ciências Holísticas, EBCH, Brasil.
2020 - 2020
Ciência da Felicidade. (Carga horária: 24h). , Escola Brasileira de Ciências Holísticas, EBCH, Brasil.
2017 - 2017
Neurociência para não Neurocientistas. (Carga horária: 16h). , Instituto Intelectus: medicina alternativa, IIMA, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação em Educação Emocional. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2007 - 2007
Softwares Estatísticos para Pesquisa em Educação M. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
XIII ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática.Educação Estatística e Educação Socioemocional transdisciplinarmente integradas. 2019. (Encontro).
Encontro de Formação continuada dos Professores da EE Profa. Benedita de Oliveira Ale.Interações entre saúde psíquica e qualidade social na educação. 2018. (Encontro).
Encontro de Professores Ingressantes do Estado de São Paulo.Interações entre saúde psíquica e qualidade social na educação. 2018. (Encontro).
I Fórum do GT de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Ed Matemática.Trabalho do Grupo de pesquisa Políticas públicas para Educação Básica. 2018. (Seminário).
VII Seminário Internacional de pesquisa em Educação Matematica.Educação Estatística e Felicidade: reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta. 2018. (Seminário).
Congresso Iberoamenricano de Educación Matemática. Estatística E Educação Social e Emocional Integradas. 2017. (Congresso).
Educação e Tecnologia: revisitando a sala de aula. Educação Financeira como parte da formação básica para um consumidor consciente e responsável consigo e com a sustentabilidade do planenta. 2017. (Congresso).
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Matemática.Uso responsável do celular: Como a Educação Estatística pode auxiliar os jovens no processo de tomada de decisão. 2017. (Encontro).
IV Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação. Gestão da Mudança e da Expansão na Rede Federal de Educação Tecnológica no Est de S.Paulo.. 2014. (Congresso).
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIII CIAEM). Estudo do Ecossistema formado pelos saberes necessários para a compreensão da varibilidade. 2011. (Congresso).
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
10ºSIMPOSIO DE EDUCAÇIÓN MATEMÁTICA.OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS NA APREENSÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS FORMAÇÃO CONTINUADA. 2009. (Simpósio).
IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Quartis: uma análise didática de alguns dos diferentes métodos para sua determinação. 2009. (Seminário).
Fórum Paulista de Formação do Professor de Matemática: Projetos e Perspectivas. 2007. (Seminário).
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Ensino de Estatística no nível superior: obstáculos e causas identifícados. 2007. (Congresso).
VII Reunião da Didática da Matemáticado do Cone Sul. 2006. (Outra).
V CIBEM Congressoibero-americano de educação matemática. A mobilização de conceitos estatísticos: Estudo exploratório com alunos de um curso superior de Turismo. 2005. (Congresso).
VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.A mobilização de conceitos estatísticos: Estudo Exploratório com alunos de Tecnologia em Turismo. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
COUTINHO, C. Q. E. S.; CAMPOS, C. R.;NOVAES, D. V.. Letramento Estocástico: uma possível articulação entre letramento estatístico e probabilístico. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
NOVAES, D. V.; MARQUES, A. C. T. L.; COUTINHO, C. Q. E. S.. dos Santos. Contribuições da Estatística para a Educação Socioemocional. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
Fonseca R. F.;NOVAES, D. V.; Leme, J.C.M.. Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de Matemática em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
COUTINHO, C. Q. E. S.; CAMPOS, C. R.;NOVAES, D. V.. Letramento Estocástico: Um estudo sobre uma possível articulação entre os letramentos estatístico e probabilístico. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
NOVAES, D. V.; COUTINHO, C. Q. E. S.; MARQUES, A. C. T. L.. Qualidade de Vida no Currículo da Formação Docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.; COUTINHO, C. Q. E. S.; CAMPOS, C. R.. Regressão Linear Simples nos livros de Estatística para cursos de Administração: um estudo didático.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Roggero, R; Giovinazzo, C. A.J.; Severino, A. J.;NOVAES, D. V.. A rede federal de Educação, Ciência e Tecnologia como política de diversificação e expansão do ensino superior brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.
COUTINHO, C. Q. E. S.;NOVAES, D. V.; Souza, A.C.; Miguel, M. I. R.; ALMOULOUD, S. A.. Estudo da Aprendizagem sobre variabilidade estatística: uma experiência de formação com futuros professores dos anos iniciais da Educação Básica. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BRYAN, N. A. P.; COLARES, A. A.; Aguilar, Luis Enrique; Jacomeli, M.R.M.;NOVAES, D. V.. A implementação da Educação Profissional no Oeste do Pará: Implicações na Formação do Técnico em Agropecuária. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
COUTINHO, C. Q. E. S.; ALMOULOUD, S. A.; Miguel, M.I.R.;NOVAES, D. V.; Souza, A.C.. Professores do Ensino Fundamental I em formação inicial: um diagnóstico de concepções sobre variabilidade estatística. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Fonseca R. F.;NOVAES, D. V.; Leme, J.C.M.. Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de Matemática em Curso Técnico Integrado ao Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.; TRALDI JR., A.; Teixeira, J. (Jaimes Teixeira). Educação Financeira como parte da formação básica para um consumidor consciente e responsável consigo e com a sustentabilidade do planenta. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.; Fonseca R. F.; MANRIQUE, A. L.. Uso responsável do celular: como a educação estatística pode ajudar os jovens no processo de decisão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.; MARQUES, A. C. T. L.; COUTINHO, C. Q. E. S.. Análise da pratica Reflexiva na Educação Estatística. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DIANTE DAS MUDANÇAS SOCIAIS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES ÊNFASE MAGISTÉRIO SUPERIOR) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.; GOMES, C. M.. Turismo de Compras no Bom Retiro: Uma análise da Oferta e Demanda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
NOVAES, D. V.; GOMES, C. M.. A importancia do Lazer para a Terceira Idade Paulistana Estudo de caso: Grupo Primavera. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.
RICOTTA, R. M.; Kassab, L.R.P; Magro, M.B.;NOVAES, D. V.. Comissão especial de avaliação para carreira de professor titular. 2018. Instituto Federal de São Paulo.
Orientou
Diferentes metodologias de ensino em educação nutricional com alunos do ensino fundamental II; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; (Orientador);
Estatística e Educação Socioemocional Integradas Para Discutir Consumo Sustentável no Ensino Fundamental; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
A Exteriorização de habilidades Socioemocionais em aulas de Geometria: contribuições de uma sequência didática para o aluno do terceiro ano do ensino médio; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
O Jogo de Xadrez como ferramenta para trabalhar habilidades socioemocionais na alfabetização Matemática; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Forças de Caráter e Virtudes: construção da dimensão pessoal do Projeto de Vida dos adolescentes; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Uma abordagem do Ensino de Estatística e Educação Socioemocional integradas no Ensino Fundamental I; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Educação Socioemocional, dobraduras e Matemática; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Educação Financeira e Educação Socioemocional integradas no Ensino Médio; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Estudo sobre uma abordagem transdisciplinar entre Educação Estatística e Educação Socioemocional: uso do celular; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Contribuições das Educação Estatística, Socioemocional e Financeira para a saúde do cidadão; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
A relação entre consumo e sustentabilidade: Uma abordagem de Ed Estatística para Educação Básica; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Ensino e Aprendizagem de Estatística em contexto de saúde emocional dos adolescentes; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Uma proposta de desenvolvimento de Competências Emocionais para consumo consciente no processo Ensino e Aprendizagem de Matemática Financeira; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Contribuições da Estatística Para a Educação Socioemocional na Educação Básica; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
Qualidade de vida no currículo da formação docente; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Instituto Federal de São Paulo, ; Orientador: Diva Valério Novaes;
A Alfabetização Emocional como parte do currículo da Educação Básica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores Êfase Ensino Básico) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Diva Valério Novaes;
A atuação do Professor Universitário diante das mudanças sociais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especializaçã) - Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP; Orientador: Diva Valério Novaes;
Uso do Geogebra no Processo de Ensino e Aprendizagem: uma abordagem de Funcão Afim no Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Diva Valério Novaes;
Produções bibliográficas
-
Novaes, Diva Valério . Ensino de Estatística e de competências pessoais integrados com o contexto de drogas lícitas e ilícitas. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 2, p. 176-188, 2022.
-
Silva Santos, S.L. ; NOVAES, D. V. . Educação financeira e educação socioemocional integradas para discutir armadilhas psicológicas em decisões financeiras. Educação Matemática Pesquisa , v. 23, p. 713-740, 2021.
-
Samá S ; Novaes, Diva Valério . Rota Percorrida no Repensar da Sala de A de Estatística:uma navegação pela insubordinação criativaula. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 10, p. 122-136, 2020.
-
Novaes, Diva Valério ; MANGELOT, VANESSA MACIEL . Educação Estatística e felicidade: reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta. REVEMAT , v. 14, p. 1-21, 2019.
-
NOVAES, D. V. ; BRYAN, N. A. P. . Políticas Nacionais Ambientais e de ação afirmativa: gestão no ambiente de uma instituição e educação profissional. ETD. Educação Temática Digital , v. 17, p. 6-21, 2015.
-
Novaes, Diva Valério . Currículo, legislação e prática em políticas de ações afirmativas e sustentabilidade. 1a.. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. 116p .
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Estatística para a Educação Profissional e Tecnológica. 2a. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2013. v. 1. 192p .
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Estatística Para a Educação Profissional. 1ª. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009. v. 1500. 186p .
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Quartis: Uma Análise Didática de Alguns dos Diferentes Métodos Para Sua Determinação. In: Celi Espasandin Lopes;Cileda de Q.S.Coutinho;Saddo Ag Almouloud. (Org.). Estudos e Reflexões Em Educação Estatística. 1ed.Campinas-SP: Mercado de Letras, 2010, v. unico, p. 261-281.
-
KIILL, Ayrton A. ; Novaes, Diva Valério . Educação Estatística e Socioemocional Integradas no Ensino Fundamental II: Reflexões sobre necessidades humanas. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2022, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática. Foz do Iguaçu: Even3, 2022. p. 01-14.
-
NOVAES, D. V. ; Samá S . Rota Percorrida no repensar da sala de aula de Estatística: uma navegação pela insubordinação criativa. In: ICOCIME2 The Second International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education, 2019, Florianópolis. ICOCIME2 The Second International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education, 2019.
-
NOVAES, D. V. ; MANGELOT, V. M. . Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta.. In: VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz de Iguaçú. VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018. v. 1.
-
NOVAES, D. V. ; TAMASHIRO, J. C. G. . Estatística e Educação Socioemocional Integradas. In: Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Madrid: Federación Espanhola de Sociedades de Professores de Matemáticas, 2017.
-
NOVAES, D. V. ; BRYAN, N. A. P. . Gestão da Mudança e da Expansão na Rede Federal de Educação Tecnológica no Est de S.Paulo.. In: IV Congresso Ibero-Americano de Políticas e Adminstração da Educação, 2014, Porto. Políticas e Práticas de Adm e Avaliação na Educ. Ibero-Americana, 2014.
-
NOVAES, D. V. . Integração da Educação Estatística com outras áreas considerando os objetivos sociais da educação. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. VII CIBEM, 2013.
-
NOVAES, D. V. . Interface da Educação Estatística com a Geografia: Busca por formação em múltiplos âmbitos da vida do cidadão. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Ensino de Estatística no nível superior: obstáculos e causas identificados. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. IVCongresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007. v. I. p. 1-14.
-
NOVAES, D. V. . Amobilização de conceitos estatísticos:Estudo exploratório com alunos de um curso superior. In: V Congressoibero-americano de educação matemática, 2005, Porto - Portugal. V congresso Ibero-americano de educaçãoMatemática, 2005.
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Concepções de Professores de Matemática da Educação Básica sobre variabilidade estatística. In: Enseñanza de las matemáticas VI Coloquio Internacional, 2012, Lima. Didática de las matemáticas:avances y desafios actuales. Lima: Pontícia Universid Católica del Peru, 2012. v. unico. p. 50-52.
-
Januário, C. R. ; NOVAES, D. V. . Educação Socioemocional: Felicidade, Dobraduras e Matemática. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Silva Santos, S.L. ; NOVAES, D. V. . Integração da Educação Financeira e Educação Socioemocional no Ensino Médio. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. . Matemática e Educação Social e Emocional Integradas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Samá S ; Novaes, Diva Valério . Rota Percorrida no Repensar da Sala de A de Estatística:uma navegação pela insubordinação criativaula. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. ; Samá S . Aprendizagem Integrada na Formação de Professores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. ; MANGELOT, V. M. . Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOVAES, D. V. . Interações entre saúde psíquica e qualidade social na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOVAES, D. V. ; TAMASHIRO, J. C. G. . Estatística e Educação Social e Emocional Integradas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOVAES, D. V. . PROJETOS EDUCACIONAIS INTEGRADOS A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRISTIANI JGS ; NOVAES, D. V. . ANÁLISE DA PRÁTICA REFLEXIVA NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIANFALDANI, I. ; NOVAES, D. V. . A QUALIDADE DE VIDA NO EXERCÍCIO DOCENTE INCLUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. . Educação Para a Qualidade de Vida: contribuições da Educação Estatística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. . Gestão da Mudança e da Expansão na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOVAES, D. V. . Análise da Gestão do Instituto Federal de Educação. Desafios e Oportunidades da Expansão em Rede. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOVAES, D. V. . INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM A GEOGRAFIA: BUSCA POR FORMAÇÃO EM MÚLTIPLOS ÂMBITOS DA VIDA DO CIDADÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOVAES, D. V. . Integração da Educação Estatística com outras áreas considerando os objetivos sociais da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Concepções de Professores de Matemática da Educação Básica sobre variabiulidade estatística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Obstáculos Identificados no Processo de Ensino e Aprendizagem da Estátistica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Estudo do ecossistema formado pelos saberes necessários a compreensão da variabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOVAES, D. V. . OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS NA APREENSÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS FORMAÇÃO CONTINUADA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . Quartis: uma análose didática de alguns dos diferentes métodos para suua determinação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOVAES, D. V. . A Mobilização de Conceitos Estatísticos: Estudo Exploratório com alunos de um Curso Superior de Turismo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MAIA, E. X. ; Novaes, Diva Valério . O Jogo de Xadrez como ferramenta didático pedagógica para trabalhar habilidades socioemocionais na alfabetização matemática. 2024.
GIANANI, R. E. F. ; Novaes, Diva Valério . Desafios e possibilidades na formação de professores com foco na educação antirracista e habilidades socioemocionais. 2024.
KIILL, Ayrton A. ; Novaes, Diva Valério . Uma proposta de sequência didática para do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas aulas de estatística no 6ºano do Ensino Fundamental. 2023.
BARRETO, L. B. ; Novaes, Diva Valério . Forças de Caráter e Virtudes: construção da dimensão pessoal do projeto de vida dos adolescentes. 2023.
VICENTE, A. D. ; Novaes, Diva Valério . O Desenvolvimento de Competências Socioemocionais nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Financeira. 2023.
MANGELOT, V. M. ; Novaes, Diva Valério . Deaulas de Estatística: contribuições de uma sequência didática para estudantes do 9ºano do ensino fundamental. senvolvimento de Habilidades Socioemocionais em. 2022.
PINHO, E. A. ; Novaes, Diva Valério . A relação entre consumo e sustentabilidade: uma abordagem da Educação Estatística para a Educação Básica. 2022.
Januário, C. R. ; Novaes, Diva Valério . Empatia e Matemática: Técnicas de origame como ponte para aprendizagem socioemocional e de matemática. 2022.
Silva Santos, S.L. ; Novaes, Diva Valério . Educação Financeira e Educação Socioemocional Interligadas no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino médio. 2020.
SILVA, E. D. ; NOVAES, D. V. . Produto Educacional - Estudo sobre uma abordagem transdisciplinar entre a Educação Estática e a Educação Sócio Emocional. 2018.
Frederic, D. A. ; NOVAES, D. V. . Contribuições das Educação Estatística, Socioemocional e Financeira para a saúde do cidadão. 2018.
CRISTIANI JGS ; NOVAES, D. V. . Contribuições da Estatística Para a Educação Socioemocional na Educação Básica. 2017.
GIANFALDANI, I. ; NOVAES, D. V. . Qualidade de vida no currículo da formação docente - Proposta de um plano interdisciplinar. 2016.
NOVAES, D. V. ; MANGELOT, V. M. . Educação Estatística e Educação Socioemocional transdisciplinarmente integradas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CRISTIANI JGS ; NOVAES, D. V. . Contribuições da Estatística Para a Educação Socioemocional na Educação Básica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).
GIANFALDANI, I. ; NOVAES, D. V. . Plano para uma disciplina denominada Qualidade de Vida no Currículo da Formação Docente. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livrodidático).
NOVAES, D. V. . Análise da Gestão de Instituto Federal: Desafios e Oportunidades da Expansão Em Rede. 2014. (Relatório de pesquisa).
NOVAES, D. V. ; COUTINHO, C. Q. E. S. . ESTATÍSTICA - Para Educação Profissional. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
NOVAES, D. V. ; TRALDI JR., A. ; VIERA, C. A. ; Curvelo, E. . Comissão de elaboração e implementação do projeto do Curso de Licenciatura em Matemática. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Institucional).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Integração de Estatística ou Matemática com aprendizagem social e emocional na Educação Básica, Descrição: Esse projeto se ocupa do estudo de contribuições da psicologia, Neurociência entre outras áreas para elaborar propostas educacionais para a Educação Básica. Tem o objetivo de elaborar atividades envolvendo o conteúdo específico de Estatística ou Matemática e simultaneamente por meio de contextos instigantes para os alunos, contribuir para a formação pessoal dos mesmos em um ou mais aspectos da Educação Social e Emocional (CASEL, 2013; 2015): tomada de decisões responsáveis, autoconhecimento, consciência social, autogestão e habilidades de relacionamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Diva Valério Novaes - Coordenador / Rogério Ferreira da Fonseca - Integrante / Amari Goulart - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2016 - Atual
Educação Estatística e Aprendizagem Socioemocional, Descrição: Elaborar atividades, que permitam trabalhar o conteúdo específico de Estatística e simultaneamente aspectos da formação pessoal: tomada de decisões responsáveis e habilidades de relacionamentos. Aplicar as atividades e observar seus resultados. Participam destas atividades alunos da Licencitaura em Matemática em desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. A aplicação ocorrerá na escola pública, onde estão estagiando com o auxílio do professor responsável pela turma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diva Valério Novaes - Coordenador / Thiago de Lirio Lima - Integrante / Camila Akie Okamura - Integrante.
-
2014 - Atual
Educar para a qualidade de vida, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diva Valério Novaes - Coordenador.
-
2010 - 2013
Políticas públicas e formação de professores: possibilidades e desafios, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diva Valério Novaes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de São Paulo. , Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, 01109-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
Experiência profissional
2002 - 2011
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: aluna
Atividades
-
03/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática.Linhas de pesquisa
1998 - 2001
Instituto Federal de São PauloVínculo: Quadro permanente, Enquadramento Funcional: Gerente Educacional de Apoio ao Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa I
-
12/2014
Pesquisa e desenvolvimento, IFSP - Campus São Paulo.Linhas de pesquisa
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias de ensino e aprendizagem para o ensino de ciências e matemática
1989 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Funções exercídas na Instituição:
Gerente de Formação Geral e Serviços;
Gerente de Apoio ao Ensino;
Diretora da Unidade Sede.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diva Valério Novaes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?