Juliano Brás Zanetti

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor mestre do Instituto de Ensino Superior da Região Serrana. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Vegetal, Bioenergia, Recursos hídricos, Extensão Rural e Silvicultura.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Fitotecnia

2008 - 2010

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Identificação de genótipos de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) de alta produção de biomassa com qualidade para fins energéticos.,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Segundo Urquiaga
Coorientador: Luis Henrique de Barros Soares. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: bioenergia; bactérias diazotróficas; balanço energético; biomassa.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.

Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas

2004 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante

2001 - 2003

Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - ES

Formação complementar

2015 - 2015

Introdução ao AutoCAD. (Carga horária: 20h). , Faculdade da Região Serrana, FARESE, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração do Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 16h). , Sociedade Espiritosantense de Engenheiros agrônomos, SEEA, Brasil.

2014 - 2014

Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais. (Carga horária: 16h). , Sociedade Espiritosantense de Engenheiros agrônomos, SEEA, Brasil.

2011 - 2011

Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2008 - 2008

Gestão e Custos de uma Pequena e Média Propriedade. (Carga horária: 4h). , Grupo GT5 Brasil, GT5, Brasil.

2007 - 2007

Propagação de Plantas em Casa. (Carga horária: 3h). , Prefeitura Municipal de Teresópolis, PMT, Brasil.

2007 - 2007

Jardinagem para Iniciantes. (Carga horária: 3h). , Prefeitura Municipal de Teresópolis, PMT, Brasil.

2007 - 2007

Fruticultura Orgânica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2007 - 2007

Pensamento Científ., transdiscip. e Meio Ambiente. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2007 - 2007

Agricultura Urbana e Periurbana. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2006 - 2007

1° e 2° Módulo de Inglês. (Carga horária: 120h). , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.

2006 - 2006

Produção de mudas em escala comercial. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2006 - 2006

Arte-Educação na Temática Ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2003 - 2003

Introdução ao Processamento de Dados e WindowsXP. (Carga horária: 16h). , Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - ES, EAFST, Brasil.

2003 - 2003

Zootecnia. (Carga horária: 10h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

2003 - 2003

Fertilidade do solo. (Carga horária: 30h). , Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - ES, EAFST, Brasil.

2003 - 2003

Psicultura. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - ES, EAFST, Brasil.

2001 - 2001

Word 2000. , Info Brasil Informática, IBI, Brasil.

2001 - 2001

Excel 2000. , Info Brasil Informática, IBI, Brasil.

2001 - 2001

Introdução ao Processamento de Dados. , Info Brasil Informática, IBI, Brasil.

2001 - 2001

Windows 98. , Info Brasil Informática, IBI, Brasil.

2001 - 2001

Internet. , Info Brasil Informática, IBI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Agroenergia/Silvicultura.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Engenharia Ambiental.

Organização de eventos

ZANETTI, J. B. ; TRINDADE, T.D. ; SILVA, V.V. ; Júnior, C.E.O. ; AQUINO, I. J. S. . IV Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. 2007. (Outro).

ZANETTI, J. B. ; Júnior, C.E.O. ; AQUINO, I. J. S. . III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Eucalipto. 2012. (Congresso).

4° Congresso Internacional de Bioenergia. Produção e qualidade da biomassa de genótipos de capim-elefante para uso como fonte de energia. 2009. (Congresso).

IV Fórum de Pós Graduação.Potencial de Rendimento de Biomassa de Capim-Elefante Cultivado em Solo Pobre em Nitrogênio Disponível. 2009. (Outra).

IX Semana Científica Johanna Döbereiner.Potencial de rendimento de biomassa de capim-elefante em solo pobre em N disponível. 2009. (Outra).

3° Congresso de Educação Agrícola Superior. Levantamento Profissional dos Egressos do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

3° Congresso de Educação Agrícola Superior. Capacitação de Agricultores para um Desenvolvimento Local Sustentável no Município de Carmo no Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

9° agrocafé Simpósio Nacional do Agronegócio Café. 2008. (Simpósio).

TecnoHort - Feira de Tecnologia em Horticultura. 2008. (Encontro).

9° Congresso Agribusiness - Oportunidades e Riscos do Agronegócio Brasileiro. 2007. (Congresso).

I Conferência Internacional Vozes de Nossa América. 2007. (Outra).

I Semana de Bioquímica.Fixação biológica de nitrogênio: uma visão bioquímica para uma aplicação didática. 2007. (Outra).

IV Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências Agrícolas.O estudo da fixação biológica de nitrogênio através de cartilha. 2007. (Outra).

Semana Paulo Freire. 2007. (Outra).

Tecnohort: Feira de Tecnologia em Horticultura. 2007. (Outra).

I Semana Integrada das Licenciaturas: Interdisciplinaridade, Globalização e Educação. 2006. (Outra).

O Licenciado em Ciências Agrícolas nas Diversass Áreas do Ensino e da Pesquisa. 2006. (Outra).

Controle de Mastite em Vacas Leiteiras. 2005. (Outra).

Palestra sobre Certificação e Comercialização de Produtos Orgânicos. 2003. (Outra).

V Encontro dos Cafeicultores de Santa Teresa. 2003. (Outra).

VI Semana de Zootecnia da Universidade Vila Velha. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maurício Sassemburg Nunes e Tiago Arquelino Sassemburg

FORMIGONI, M. H.;ZANETTI, J. B.; GRUGIK, M. A.. Diagnóstico Socioambiental de Pequenos Produtores Rurais na Comunidade de São João de Garrafão, Santa Maria de Jetibá, ES.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana.

Aluno: Eliveltom Mielke e Fernando Delai

FORMIGONI, M. H.;ZANETTI, J. B.; GRUGIK, M. A.. Caracterização de Fossas Sépticas Rurais e suas Particularidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana.

Aluno: Edivaldo Schwanz Sassemburg

FORMIGONI, M. H.; GRUGIK, M. A.;ZANETTI, J. B.. Agricultura Orgânica no Município de Santa Maria de Jetibá-ES: Caracterização e Particularidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana.

Aluno: Julio César Venturini e Leandro Westphal

SILVA, J. G. F.; GRUGIK, M. A.;ZANETTI, J. B.. Comportamento e Tendências das Chuvas em Santa Maria de Jetibá-ES, no período de 1948 a 2008. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana.

Aluno: David Tetzner de Oliveira e José Lopes da Silva

ZANETTI, J. B.; FORMIGONI, M. H.; GRUGIK, M. A.. Efeito do uso de Diferentes doses de nitrogênio dob as características morfológicas de mudas clonais de Eucalyptus urograndis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana.

Aluno: Geovane da Silva Fraga e Willian Schultz

ZANETTI, J. B.; GRUGIK, M. A.; FORMIGONI, M. H.. Avaliação do potencial de germinação de sementes de guapuruvu (Schizolobium parahyba) e Pau-ferro (Caesalpinia ferrea) sob diferentes métodos de quebra de dormência em sistema de semeadura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana.

Orientou

SIDIELEN CHIABAI

INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO NITROGENADA E POTÁSSICA NO DESENVOLVIMENTO DA ESPÉCIE EUCALYPTUS UROGRANDIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana; Orientador: Juliano Brás Zanetti;

David Tetzner de Oliveira e José Lopes da Silva

Efeito do uso do de diferentes doses de nitrogênio sob as características morfológicas de mudas de Eucalyptus urograndis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana; Orientador: Juliano Brás Zanetti;

Geovane da Silva Fraga e Willian Schultz

Avaliação do Potencial de germinação de sementes de guapuruvu e pau ferro sob diferentes métodos de quebra de dormência em sistema de semeadura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Silvicultura) - Faculdade da Região Serrana; Orientador: Juliano Brás Zanetti;

Produções bibliográficas

  • PINTO, W. P. ; LIMA, G.B. ; ZANETTI, J. B. ; PERCÍLIOS, I.B. ; BRAUM, E.S. . Estimativa das emissões de poluentes atmosféricos geradas por veículos leves em Santa Maria de Jetibá, ES. Ciência e Natura , v. 38, p. 337-341, 2016.

  • PINTO, W. P. ; LIMA, G.B. ; ZANETTI, J. B. . Análise comparativa de modelos de séries temporais para modelagem e previsão de regimes de vazões médias mensais do Rio Doce, Colatina - Espírito Santo. Ciência e Natura , v. 37, p. 1-11, 2015.

  • PINTO, W. P. ; LIMA, G. B. ; ZANETTI, J. B. . ESTUDO DE PREDIÃ?Ã?O E PREVISÃ?O DE TEMPERATURAS MÃ?DIAS DIÃ?RIAS DA CIDADE DE CARIACICA, ESPÃ?RITO SANTO, BRASIL, UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SÃ?RIES TEMPORAIS. Revista GEINTEC: gestao, inovacao e tecnologias , v. 5, p. 1881-1895, 2015.

  • FLORES, RILNER ALVES ; URQUIAGA, SEGUNDO ; ALVES, BRUNO JOSE R ; COLLIER, LEONARDO SANTOS ; ZANETTI, JULIANO BRAS ; PRADO, RENATO DE MELLO . Nitrogênio e idade de corte na qualidade da biomassa de capimelefante para fins agroenergéticos cultivado em Latossolo. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 34, p. 127-136, 2013.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; PACHECO, B. M. ; JANTALIA, C. P. ; BODDEY, R. M. ; ALVES, B. J. R. ; URQUIAGA, S. S. . Produção e qualidade da biomassa de diferentes genótipos de capim-elefante cultivados para uso energético.. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 04, p. 1103-1107, 2009.

  • JESUS, N. R. N. ; ZANETTI, J. B. ; SILVA, V.V. . Levantamento Sócio-Econômico do MAnejo de Criação de Pequenas Propriedades Familiares de Gado de Leite no Município de Santa Teresa-ES. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 4, p. 3247-3251, 2009.

  • KOELHERT, S. ; PINTO, W. P. ; LIMA, G.B. ; ZANETTI, J. B. ; FERRONI, W.J. . Estudo de qualidade de água por meio do Índice da Qualidade da Água (IQA) na bacia hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória, ES, Brasil.. In: In: XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. In: XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016.

  • PINTO, W. P. ; LIMA, G.B. ; ZANETTI, J. B. . Análise das variações das temperaturas médias diárias da cidade de Cariacica, Espírito Santo, Brasil, via metodologia de Box e Jenkins.. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015. 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. . BIOMASSA DE CAPIM-ELEFANTE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EM INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS.. In: 6 Congresso Internacional de Bioenergia, 2011, Curitiba, PR.. 6 Congresso Internacional de Bioenergia, 2011.

  • TOTOLA, H. B. ; ZIBELL, M. ; GRUGIKI, M. A. ; ZANETTI, J. B. . Avaliação dos parâmetros morfológicos de mudas de eucalipto utilizando zeolita na composição do substrato. In: II Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2013, Viçosa-MG. II Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2013.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; ALMEIDA, R. F. ; URQUIAGA, S. S. ; BODDEY, R. M. ; ALVES, B. J. R. . PERDAS DE N COM A FERTILIZAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-ELEFANTE: EFEITO DE FONTES E DA FORMA DE APLICAÇÃO DA URÉIA. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia - MG. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. ; ALVES, B. J. R. . Mitigação de Gases de Efeito Estufa na Substituição do Gás Natural pela Biomassa de Capim-Elefante nas Indústrias de Cerâmica. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Teresina, 2010.

  • LEITE, J. M. ; MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; ARAUJO, E. S. ; BODDEY, R. ; URQUIAGA, S. S. ; ALVES, B. J. R. . Volatilização de N-NH3 em um argissolo cultivado com capim-elefante.. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

  • ZANETTI, J. B. ; MORAIS, R. F. ; LEITE, J. M. ; SOARES, L. H. B. ; JANTALIA, C. P. ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY, R. ; URQUIAGA, S. S. . Produção e qualidade da biomassa de genótipos de capim-elefante para uso como fonte de energia. In: 4° Congresso Internacional de Bioenergia, 2009, Curitiba. 4° Congresso Internacional de Bioenergia, 2009.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; JANTALIA, C. P. ; BODDEY, R. M. ; ALVES, B. J. R. ; URQUIAGA, S. S. . Produção de parte aérea e raízes de genótipos de capim-elefante cutivados sob duas alturas de corte para fins energéticos. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; FLORES, R. A. ; LEITE, J. M. ; JANTALIA, C. P. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. ; ALVES, B. J. R. . Emissões de N2O e CO2 provenientes do preparo convencional de um argissolo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

  • SILVA, V.V. ; ZANETTI, J. B. ; JESUS, N. R. N. ; Souza, S.S.P. . Capacitação de agricultores para um desenvolvimento local sustentável no município de Carmo no Rio de Janeiro. In: 3° Congresso de Educação Agrícola Superior, 2008, Lavras - MG. 3° Congresso de Educação Agrícola Superior, 2008.

  • OLIVEIRA, A. P. P. ; GALZERANO, L. ; Rossiello, R.O.P. ; ZANETTI, J. B. ; MILAN, J. R. . Efeitos da adubação nitrogenada no estabelecimento do capim Tifton 85: frequência de plantas e interceptação da radiação solar. In: 44° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, São Paulo. Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007.

  • OLIVEIRA, A. P. P. ; GALZERANO, L. ; Rossiello, R.O.P. ; COSTA JUNIOR, J. B. G. ; MOULIN, G. F. ; ZANETTI, J. B. . Efeitos da adubação nitrogenada aplicada no plantio sobre o crescimneto do capim Tifton 85. In: 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal - São Paulo. 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007.

  • COSTA JUNIOR, J. B. G. ; OLIVEIRA, A. P. P. ; Rossiello, R.O.P. ; GALZERANO, L. ; ZANETTI, J. B. ; MILAN, J. R. ; MOULIN, G. F. . Respostas do capim tifton 85 à aplicação de nitrogênio: frequência de plantas e interceptação de radiação solar. In: XVll Congresso Nacional de Zootecnia, 2007, Londrina. Anais do XVll Congresso Nacional de Zootecnia - Zootec, 2007. v. CD rom..

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. . The Benefit of Biological Nitrogen Fixation to Facilitate the Use Elephant Grass (Pennisetum purpureum Schum.) as an Alternative Energy Source. In: Simpósio Internacional em Fixação Biológica de Nitrogênio em Não Leguminosas, 2010, Búzios. Simpósio Internacional em Fixação Biológica de Nitrogênio em Não Leguminosas. Búzios, 2010.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. ; ALVES, B. J. R. . Impacto do uso ddo nitrogênio fertilizante no manejo do capim-elefante para fins energéticos. In: X Semana Científica Johanna Döbereiner, 2010, Seropédica. X Semana Científica Johanna Döbereiner, 2010.

  • SILVA, V.V. ; ZANETTI, J. B. ; Souza, S.S.P. . Capacitação de agricultores: Educar para Desenvolver. In: VIII Fórum de Extensão Universitária, 2009, Alfenas - MG. VIII Fórum de Extensão Universitária, 2009.

  • ZANETTI, J. B. ; MORAIS, R. F. ; SOARES, L. H. B. ; ALVES, B. J. R. ; JANTALIA, C. P. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. . . Potencial de rendimento de Biomassa de capim-elefante em solo pobre em N-disponível.. In: IXSemana Científica Johanna Döbereiner (SCJD), 2009, Seropédica. IXSemana Científica Johanna Döbereiner (SCJD), 2009.

  • MORAIS, R. F. ; ZANETTI, J. B. ; FLORES, R. A. ; JANTALIA, C. P. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. ; ALVES, B. J. R. . Balanço de gases de efeito estufa na produção de capim-elefante para geração de calor em olarias, em substituição ao gás natural. In: IX Semana Científica Johanna Döbereiner (SCJD), 2009, Seropédica. IX Semana Científica Johanna Döbereiner (SCJD), 2009.

  • JESUS, N. R. N. ; ZANETTI, J. B. ; SILVA, V.V. ; DIAS, J. O. . Levantamento Profissional dos Egressos do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: 3° Congresso de Educação Agrícola Superior, 2008, Lavras - MG. 3° Congresso de Educação Agrícola Superior, 2008.

  • ZANETTI, J. B. ; SILVA, V.V. ; Júnior, C.E.O. ; JESUS, N. R. N. ; PEREIRA, G. A. . A Viabilidade Técnica e Economica do cultivo de plantas medicinais na comunidade do INCRA, no município de Seropédica/RJ. In: 1° Congresso cearense de Agroecologia- Agricultura Familiar e Sustentabilidade, 2008, Fortaleza. 1° Congresso cearense de Agroecologia- Agricultura Familiar e Sustentabilidade, 2008.

  • TOTOLA, H. B. ; ZIBELL, M. ; GRUGIK, M. A. ; ZANETTI, J. B. . Avaliação dos parâmetros morfológicos de mudas de eucalipto utilizando zeolita na composição de substrato. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZANETTI, J. B. . Agricultura Orgânica e Agricultura Convencional: os paradigmas de uma produção sustentável.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANETTI, J. B. ; MORAIS, R. F. ; LEITE, J. M. ; SOARES, L. H. B. ; JANTALIA, C. P. ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY, R. ; URQUIAGA, S. S. . Produção e qualidade da biomassa de genótipos capim-elefante para uso como fonte de energia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZANETTI, J. B. ; MORAIS, R. F. ; SOARES, L. H. B. ; ALVES, B. J. R. ; JANTALIA, C. P. ; BODDEY, R. ; URQUIAGA, S. S. . IX Semana Científica Johanna Döbereiner. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANETTI, J. B. ; URQUIAGA, S. S. ; SOARES, L. H. B. . Potencial de rendimento de biomassa de capim-elefante cultivado em solo pobre em nitrogênio disponível. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AQUINO, I. J. S. ; ZANETTI, J. B. ; Júnior, C.E.O. . Fixação Biológica de Nitrogênio: uma visão bioquímica para uma aplicação didática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANETTI, J. B. ; AQUINO, I. J. S. ; Júnior, C.E.O. . O Estudo da Fixação Biológica de Nitrogênio através de Cartilha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANETTI, J. B. ; AQUINO, I. J. S. ; Júnior, C.E.O. . O estudo da fixação biológica de nitrogênio através de cartilha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANETTI, J. B. ; AQUINO, I. J. S. ; Júnior, C.E.O. . Fixação biológica de nitrogênio: uma visão bioquímica para uma aplicação didática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AQUINO, I. J. S. ; ZANETTI, J. B. ; Júnior, C.E.O. . Fixação Biológica de Nitrogênio: uma visão bioquímica para uma aplicação didática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANETTI, J. B. ; MORAIS, R. F. ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY, R. M. ; URQUIAGA, S. S. ; SOARES, L. H. B. . Balanço de energia na produção de capim-elefante em condições experimentais. Seropédica, RJ: Embrapa Agrobiologia, 2010 (Boletim de pesquisa e desenvolvimento n 71).

Outras produções

Souza, S.S.P. ; ZANETTI, J. B. ; Júnior, C.E.O. ; SILVA, V.V. . Projeto de Extensão - Universidade Mambebe: o ensino onde o povo está.. 2010.

Júnior, C.E.O. ; ZANETTI, J. B. ; TRINDADE, T.D. ; SILVA, V.V. ; Souza, S.S.P. . Cultivo orgânico de olerícolas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Júnior, C.E.O. ; ZANETTI, J. B. ; TRINDADE, T.D. ; SILVA, V.V. ; Souza, S.S.P. . Implantação e Manejo de Viveiros. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Júnior, C.E.O. ; ZANETTI, J. B. ; TRINDADE, T.D. ; SILVA, V.V. ; Souza, S.S.P. . Cultivo de plantas medicinais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Júnior, C.E.O. ; ZANETTI, J. B. ; TRINDADE, T.D. ; SILVA, V.V. . Cultivo Orgânico de Olerícolas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Júnior, C.E.O. ; ZANETTI, J. B. ; TRINDADE, T.D. ; SILVA, V.V. . Cultivo de Plantas Medicinais. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Prêmios

2003

Monitor de Química, Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Escola Fazenda Emílio Schroeder

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 25

Outras informações:
Trabalhando nos componentes curriculares de Agricultura Geral, responsável pela produção de hortaliças para fins didático/pedagógico da instituição.

2011 - 2012

Escola Fazenda Emílio Schroeder

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

2011 - Atual

Instituto de Ensino Superior da Região Serrana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Biologia Geral e Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas

2008 - 2010

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário/bolsista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projetos de Pesquisa Seleção de genótipos de capim elefante para produção de biomassa com fins energéticos

2007 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário/Bolsista Instituto de Agronomia, Carga horária: 20

2007 - 2007

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário/Bolsista Inst. Jardim Botânico, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário/Bolsista Inst. Jardim Botânico, Carga horária: 20

2006 - 2006

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Instituto de Biologia, Carga horária: 12

2006 - 2006

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Instituto de Agronomia, Carga horária: 20

2005 - 2005

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Instituto de Agronomia, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2007 - 02/2008

    Estágios , Instituto de Agronomia, Departamento de Solos.,Estágio realizado, Estágio na área de Agroecologia, Apoiando o Projetos Solos, Alimentos, Saúde e Vida promovendo integração da comunidade Agrovila em Chaperó às atividades de campo de produção de alimentos orgânicos.

  • 08/2006 - 08/2007

    Estágios , Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia.,Estágio realizado, Pesquisa com identificação, beneficiamento e avaliação de desenvolvimento de mudas de plantas medicinais.

  • 01/2006 - 05/2006

    Estágios , Instituto de Agronomia, .,Estágio realizado, no Departamento de Solos, na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas..

  • 05/2005 - 05/2006

    Direção e administração, Diretório Acadêmico Raimundo Ferreira, .,Cargo ou função, Diretor de Eventos e Relações Públicas.

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitor da disciplina de Química para turmas de ensino médio.

  • 03/2003 - 11/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria de Química, tendo desenvolvido suas atividades no Laboratório de Química da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa

2008 - 2010

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante/Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudos com seleção de genótipos de capim-elefante, com eficiência na fixação biológica de nitrogênio, para fins energéticos. Produção de biomassa vegetal para fins energéticos Ciclagem de nutrientes em sistemas agrícolas

2008 - 2008

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SANTA TERESA

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades pedagógicas na área de produção vegetal. Acompanhamento e ministração de aulas teóricas e práticas nos Componentes curriculares de Agricultura orgânica, Olericultura, Plasticultura e Hidroponia, Culturas anuais e Fertilidade do solo.