Maria Paula de Souza

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista (2016) campus de Assis. Atua como psicóloga clínica e acompanhante terapêutica a partir do referencial psicanalítico em clínica particular. Possui experiência nas seguintes áreas: Atenção Psicossocial e Saúde Coletiva, Políticas Públicas e Psicologia Social, Clínica Psicanalítica e Acompanhamento Terapêutico.

Informações coletadas do Lattes em 01/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2011 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

COC - Araras

Formação complementar

2017 - 2017

Lacan e Filosofia com Christian Dunker. , Espaço Cult, C, Brasil.

2016 - 2016

Integralidade em saúde: discutindo práticas de cuidado. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

As ferramentas do acompanhamento terapêutico. (Carga horária: 8h). , Acompanhamento Terapêutico Equipe Nós, EQUIPE NÓS, Brasil.

2016 - 2016

O acompanhamento terapêutico no tratamento das psicoses. (Carga horária: 8h). , Acompanhamento Terapêutico Equipe Nós, EQUIPE NÓS, Brasil.

2016 - 2016

Política Nacional de Saúde Integral LGBTT. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Laço social. (Carga horária: 8h). , Acompanhamento Terapêutico Equipe Nós, EQUIPE NÓS, Brasil.

2016 - 2016

Políticas Nacionais de Saúde Mental. , Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.

2015 - 2015

A Constituição do Sujeito na obra de S Férenczi. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Grupo de Estudos Contribuições de Gilberto Safra à Psicologia Clínica. (Carga horária: 21h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

O Psicólogo no Cras: Práticas e Possibilidades. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à leitura da Psicanálise de S.Freud. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Organização de eventos

SOUZA, M. P. ; BENELLI, S. J. . I Encontro de Psicólogos e Trabalhadores que atuam na área das Políticas Públicas de Assistência Social (SUAS). 2014. (Outro).

Davanço, D ; CRUZ, M. G. A. ; SOUZA, L. L. ; SOUZA, M. P. . I Mostra de Filmes sobre Gêneros, Sexualidades e Educação. 2013. (Outro).

SOUZA, M. P. ; Davanço, D ; SOUZA, L. L. ; CRUZ, M. G. A. . Seminário. 2013. (Outro).

SOUZA, M. P. ; CRUZ, M. G. A. ; Davanço, D ; SOUZA, L. L. . Mesa redonda. 2012. (Outro).

Participação em eventos

II Workshop Internacional de Filosofia, Política e Psicanálise. 2017. (Outra).

XVI Seminário Integralidade. 2016. (Seminário).

Centro de Pesquisa e Psicologi Aplicada Dra Betti Katzenstein: 335 anos de realizaçõesaç.A clínica no campo de Freud a Lacan: Experiências de estágio na saúde coletiva. 2015. (Outra).

Ferenczi: Antes de Freud, Depois de Lacan. 2015. (Outra).

IV Jornada sobre Adoção: adoção tardia e racismos. 2015. (Outra).

XII Encontro da Pós-Graduação em Psicologia "Diálogos com a Graduação". 2015. (Encontro).

I Encontro Regional de Psicólogos e Trabalhadores que atuam nasa Políticas Públicas de Assistência Socialolí. 2014. (Outra).

Desenvolvimento Social, Políticas públicas e Internacionalização: práticas cotidianas da extensão universitária",.O brincar como facilitador dos processos de socialização. 2013. (Outra).

Fazendo Gênero - Desafios Atuais dos Feminismos.Gêneros e sexualidades na escola: narrativas de jovens educadores. 2013. (Seminário).

I Colóquio: Arte, política e resistência. 2013. (Outra).

II Fórum de Extensão Universitária: Desenvolvimento Social, Políticas públicas e Internacionalização: práticas cotidianas da extensão universitária",. 2013. (Outra).

Lançamento do Núcleo Medicalização do Social no Contemporâneo. 2013. (Outra).

Narrativas sobre gêneros e sexualidades: infâncias e mídias na cultura contemporânea. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo gênero 10: Desafios atuais dos feminismos. 2013. (Seminário).

V Encontro de psicologias: Integrando Vertentes. 2013. (Encontro).

Ciclo de Estudos e Debates "Mobilidade, Cultura e Subjetividades. 2012. (Outra).

Evento "Quase nada mais causa estranheza". 2012. (Simpósio).

I Ciclo de Palestras "Ecos do Pensamento". 2012. (Congresso).

II Jornada de Psicanálise de Criança e Adolescente: Novas Perspectivas. 2012. (Congresso).

Mesa Redonda "Conversando sobre Jung". 2012. (Outra).

I Colóquio de Psicologia da Saúde da FCL/Unesp de Assis: 'O Psicólogo no Hospital Geral".. 2011. (Simpósio).

III Encontro de Psicologias: Integrando Vertentes. 2011. (Outra).

Jornada sobre Amadurecimento Pessoal - O sentido dos cuidados iniciais. 2011. (Congresso).

Oficina - O sono e a criança. 2011. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, M. P. ; COSTA-ROSA, A. . A clínica no campo de Freud a Lacan: experiências de estágio na saúde coletiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. P. ; CORREA, M. R. . Um olhar genealógico sobre a psicologia: um estudo foucaultiano acerca dos saberes e práticas psi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, M. P. ; EMIDIO, T. S. . O Trabalho com Famílias no CRAS: mapeando demandas, construindo possibilidades de atuação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, M. P. ; EMIDIO, T. S. . O estágio em psicologia no CRAS: mapeando demandas, construindo possibilidades de atuação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, M. P. . O brincar como facilitador dos processos de socialização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. P. ; Davanço, D . Gêneros e sexualidades na escola: narrativas de jovens educadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Um olhar genealógico sobre a psicologia: Um estudo Foucaultiano acerca dos saberes e práticas psi, Descrição: A pesquisa se propôs a investigar a construção do saber psicológico, tomando como referência a análise genealógica de Michel Foucault. Partimos do pressuposto de que a psicologia se estabilizou enquanto conhecimento a partir da ciência clássica positivista, de forma que o saber psi se assentou no discurso médico, promovendo noções dicotômicas entre o normal e o anormal e produzindo padrões de normalização. Foucault, em 1975, por meio da genealogia, engendra o saber à psicologia, estudando em suas particularidades os regimes de verdade, a fim de trazer à cena saberes não legitimados e desqualificados. Pensando em como a prática da psicologia se consolidou a partir desta relação saber-poder, o estudo da genealogia foucaultiana se faz necessário para refletir acerca das formas de verdade que se produzem na psicologia. Portanto, realizamos nossa pesquisa com o objetivo de problematizar a construção do saber psicológico a fim de compreender os mecanismos de disciplinarização e normalização dos corpos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Paula de Souza - Integrante / Mariele Rodrigues Correa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluna de graduação

Atividades

  • 03/2015 - 01/2016

    Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, .,Estágio realizado, A Clínica Crítica na Saúde Coletiva: Impasses e Outras Demandas da Subjetividade.

  • 03/2014 - 01/2016

    Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, .,Estágio realizado, Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra Betti Katzenstein CPPA.

  • 03/2014 - 12/2014

    Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, .,Estágio realizado, Políticas Públicas, Instituições e Atenção Psicossocial.