Aurora Maria Neto Coelho
Possui graduação em Enfermagem e Biomedicina. Possui MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção e especialização em Docência do Ensino Superior. Atuou nos anos de 2021 e 2022 como instrutora do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica (EAGS), ministrando aulas para técnicos em Enfermagem, Radiologia e Laboratório, lecionando as disciplinas de Fisiologia Aeroespacial, Enfermagem Operacional, Farmacologia, Paciente Crítico, Controle de Infecção, Segurança do Paciente, Processo de Enfermagem, Biossegurança, entre outras, utilizando metodologias ativas e simulação realística. Também ministrou aulas no Curso de Preparação de Instrutores para Graduados (CPI-G). Atuou como Biomédica no Núcleo de Patologia clínica do Hospital Regional do Paranoá, na área de microbiologia, com ênfase em exames de diagnóstico de Tuberculose e Hanseníase e no Laboratório da Unidade Mista de São Sebastião na área de hematologia; como Enfermeira, atuou no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HFAB. Também lecionou a disciplina de fisiologia aeroespacial do curso de aviação civil da faculdade UNICESP. Atua na área hospitalar desde 2002, nas áreas de transporte aeromédico de paciente grave (UTI-AEREA), unidade de emergência, unidade de quimioterapia e unidade de terapia intensiva (adulto e pediátrica).
Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA GESTÃO EM SAÚDE E CONTROLE DE INFECÇÃO
2016 - 2017
Faculdade INESP
Título: Dispensa de monografia
Orientador: dispensa de monografia
Especialização em MBA GESTÃO EM SAÚDE E CONTROLE DE INFECÇÃO
2016 - 2017
Faculdade INESP
Título: Dispensa de monografia
Orientador: dispensa de monografia
Especialização em Docência do Ensino Superior
2012 - 2013
Associação de Educação e Pesquisa
Título: OS IMPACTOS DA DISLEXIA PARA O DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Orientador: ULISSES CARVALHO
Graduação em Enfermagem
2013 - 2016
Faculdade Anhanguera Faciteb
Título: IMPLANTAÇÃO DE ?BUNDLE? PARA PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA (PAV
Orientador: Andréia Gonçalves Pestana Hirata
Graduação em Biomedicina
2008 - 2012
Faculdade Anhanguera de Brasília
Título: ESTRESSE OXIDATIVO E SUPLEMENTAÇÃO ANTIOXIDANTE: IMPLICAÇÕES NO TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS
Orientador: MARCIA DE OLIVEIRA
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Curso de Preparação de Instrutores para Graduados. (Carga horária: 160h). , Escola de Especialistas de Aeronáutica, EEAR/SP, Brasil.
2016 - 2016
IV CURSO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO. (Carga horária: 5h). , smith&nephew, SMITH&NEPHEW, Brasil.
2015 - 2015
8 Curso de Interação Clínica Laboratorial. (Carga horária: 14h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2008 - 2008
Quimioterapia: Atualizando o saber do Enfermeiro. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.
2008 - 2008
Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Faculdade Anhanguera de Brasilia, FAB, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Tratamento de Feridas. (Carga horária: 10h). , Estomashop, ESTOMASHOP, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Anatomia Aplicada à Instrumentação. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência do Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biomedicina.
Participação em eventos
XX Congresso Brasileiro de Infectologia. SURTO DE SÍNDROME GRIPAL OCORRIDO ENTRE MILITARES EM TREINAMENTO EM REGIME DE CONFINAMENTO. 2017. (Congresso).
XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia Celular Imunohematologia. 2016. (Simpósio).
Semana da Enfermagem do Hospital de Força Aérea de Brasília.Transporte Aeromédico de Paciente Grave. 2012. (Outra).
VII Simpósio de Biomedicina.Experência no Haito. 2010. (Simpósio).
II Atividade Comunitária em Sobradinho DF (Fercal).Saída de Campo. 2008. (Outra).
IV Simpósio de Biomedicina e Feira de Oportunidades. 2008. (Simpósio).
I CONGRESSO DA REDE NACIONAL DO SAMU 192. 2006. (Congresso).
Palestra "Administração de quimioterápicos". 2006. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
NETO, A. M. . Atuação da CCIH no HFAB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Higiene de Mãos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Interpretação de Exames Laboratoriais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Interpretação de exames Laboratoriais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Enfermeiro no Transporte Aeromédico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Transporte Aeromédico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Transporte Aeromédico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Transporte Aeromédico de Paciente Grave. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. ; QUEIROZ, J.L. . Hospital de Campanha no Haiti. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Emergências Médicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NETO, A. M. . Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
NETO, A. M. . Programa de Controle de Infecção Hospitalar-PCIH do HFAB. 2017.
NETO, A. M. . Programa de Segurança do Paciente. 2017.
NETO, A. M. . Ecologia Hospitalar e Perfil de Sensibilidade 2016. 2016.
NETO, A. M. . Perfil Epidemiológico das Infecções Relacionadas à Assistência do HFAB. 2016.
SANTOS, L. R. ; NETO, A. M. ; SILVA, M. R. da ; SÁ, L. P. de . Manual de Normas e Rotinas do Serviço de Quimioterapia. 2008.
NETO, A. M. . Cuidados Imediatos e Mediatos ao Recém-nascido - Uma abordagem baseada na fisiopatologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NETO, A. M. . I CURSO DE CONTROLE DE IRAS, SEGURANÇA DE PACIENTE E BIOSSEGURANÇA DO HFAB. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NETO, A. M. . Orientação sobre Hipertensão. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder de Orientação).
NETO, A. M. . Orientação aos Visitantes do HFAB. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder de Orientação).
NETO, A. M. . Orientação aos Pacientes em Quimioterapia. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder de Orientação).
Prêmios
2016
Destaque Operacional de Saúde, Diretoria de Saúde da Aeronáutica.
2013
Honra ao Mérito, Hospital de Força Aerea de Brasília.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Hospital de Aeronáutica dos AfonsosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1° Sargento, Carga horária: 30
2021 - 2023
Escola de Especialistas de AeronáuticaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1º Sargento do Serviço de Enfermagem, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou como instrutora do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica (EAGS) para técnicos em Enfermagem, Radiologia e Laboratório, ministrando as disciplinas de Fisiologia Aeroespacial, Enfermagem Operacional, Farmacologia, Controle de Infecção, Segurança do Paciente, Processo de Enfermagem, Biossegurança, entre outras. Também foi instrutora do Curso de Preparação de Instrutores para Graduados (CPI-G), onde ministrou as disciplinas de ambientação à audiência (AMBAUD) e metodologias ativas.
Atividades
-
01/2021 - 01/2023
Ensino,Disciplinas ministradas, Fisiologia Aeroespacial; Enfermagem Operacional; Atendimento de Enfermagem em Primeiros Socorros; Atendimento de Enfermagem ao Paciente Crítico; Farmacologia Aplicada à Enfermagem.
2017 - 2020
SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2018
Serviços técnicos especializados , hospital Regional do Paranoá - HRPa.Serviço realizado, Biomédica do Núcleo de Patologia Clínica. Área: Microbiologia.
-
11/2017 - 03/2018
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Patologia Clínica de São Sebastião, Núcleo de Patologia Clínica de São Sebastião.Atividade realizada, Especialista em Saúde- Biomédico- do Núcleo de Patologia Clínica de São Sebastião - área: hematologia.
2003 - 2020
Hospital de Força Aérea de BrasíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 2º Sargento - SEF, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2015
Serviços técnicos especializados , Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.Serviço realizado, Membro Executor.
-
02/2007
Serviços técnicos especializados , UTI-Aérea.Serviço realizado, Transporte Aeromédico de Pacientes Críticos.
-
09/2013 - 01/2016
Serviços técnicos especializados , Unidade de Terapia Intensiva.Serviço realizado, Atividade técnica de enfermagem.
-
01/2009 - 09/2013
Serviços técnicos especializados , Unidade de Emergência.Serviço realizado, Serviço de Enfermagem.
-
03/2010 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , Hospital de Campanha da Aeronáutica.Serviço realizado, Serviço de enfermagem no Hospital de Campanha da Aeronáutica montado por ocasião do terremoto no Haiti ocorrido em janeiro de 2010.
-
07/2007 - 01/2009
Serviços técnicos especializados , Setor de Quimioterapia.Serviço realizado, Técnico em Enfermagem.
-
06/2003 - 01/2009
Serviços técnicos especializados , Unidade de Terapia Intensiva.Serviço realizado, Técnico em Enfermagem.
2013 - 2017
Hospital Materno Infantil de BrasíliaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICA EM ENFERMAGEM, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2013 - 11/2017
Serviços técnicos especializados , UTI-PEDIÁTRICA.Serviço realizado, Serviço técnico em enfermagem.
2012 - 2020
FACULDADE PROMOVE DE BRASÍLIA - ICESPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MEDICINA AEROESPACIAL
2002 - 2003
Hospital do Coração de ManausVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Enfermagem, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2002 - 05/2003
Serviços técnicos especializados , Unidade de Clínica Médica.Serviço realizado, Tecnico em Enfermagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aurora Maria Neto Coelho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?