Conceição de Maria Ribeiro Pacheco

Entrevistadora voluntária e contratada no Projeto de Pesquisa: Coortes de nascimentos precoces de saúde e doença no ciclo vital - uma contribuição das coortes brasileiras para o SUS (BRISA, São Luís - MA) Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (2010), graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Maranhão (2015) e mestrado em Mestra em Gestão de Cuidados da Saúde - MUST University (2020). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, estado sanitário, maranhão, província, inclusão escolar, educação física, lazer, saúde e qualidade de vida.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestra em Gestão de Cuidados da Saúde

2018 - 2020

MUST UNIVERSITY
Título: A efetivação das Normas Regulamentadoras (NR) no centro cirúrgico de um hospital brasileiro público federal: frente ao paciente e a equipe de colaboradores., Ano de Obtenção: 2020
Orientador: CYBELLE FAÇANHA BARRETO MEDEIROS LINARD
Coorientador: MARCIO DE OLIVEIRA MOTA. Palavras-chave: gestão hospitalar em saúde; normas regulamentadoras brasileiras; paciente; equipe multiprofissional do Centro Cirúrgico.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em andamento em Suporte Básico de Vida (BLS)

2018 - Atual

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP)

Especialização em FISIOLOGIA DO EXERCICIO, BIOMECANICA E PERSONAL TRAINING

2017 - 2018

Faculdade Laboro
Título: CORRELAÇÃO ENTRE LIMIAR DE LACTATO E ÍNDICES DE FADIGA EM PRATICANTES DO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS: Estudo de caso
Orientador: DECIO ROBERTO CALEGARI

Especialização em EDUCACAO FISICA ADAPTADA

2017 - 2018

Instituto Prominas Serviços Educacionais
Título: CORRELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE FADIGA E DESEMPENHO NEUROMOTOR EM JOGO DE PRATICANTES DO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
Orientador: DECIO ROBERTO CALEGARI

Aperfeiçoamento em CLASSIFICADOR FUNCIONAL

2016 - 2016

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA EM CADEIRA DE RODAS
Título: CURSO DE CLASSIFICADOR FUNCIONAL. Ano de finalização: 2016

Graduação em andamento em Medicina

2018 - Atual

Universidade Ceuma

Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA

2010 - 2015

Universidade Federal do Maranhão
Título: A VIVÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS DE SENSIBILIZAÇÃO POR ALUNOS SEM DEFICIÊNCIA: mudanças de atitudes sociais nas aulas de educação física
Orientador: PROfª DRª SILVANA MARIA MOURA DA SILVA

Graduação em Enfermagem

2006 - 2010

Universidade Estadual do Maranhão
Título: Intoxicação por pesticidas e medicamentos no munícpio de Caxias MA
Orientador: Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes

Curso técnico/profissionalizante em TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2019 - 2020

SENAI - Departamento Regional do Maranhão

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em LIDERANÇA, CAPACIDADE DE APRENDER E RESILIÊNCIA. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2021 - 2021

PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO RURAL. (Carga horária: 2h). , ESCOLA NACIONAL DA INSPEÇÃO DO TRABALHO, ENIT, Brasil.

2020 - 2020

MANEJO CLÍNICO DA COVID-19 NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2020

ORIENTAÇÕES GERIAS AO PACIENTE COM COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2019 - 2019

ABORDAGEM DO SOBREPESO E OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2019

Clínica da Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde - transtornos Mentais. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS UFMA, Brasil.

2017 - 2018

URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES NA ATENÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Curso de Extensão em Lazer. (Carga horária: 120h). , Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer, REDE CEDES, Brasil.

2016 - 2017

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. (Carga horária: 360h). , S B I, UCAM, Brasil.

2016 - 2016

ESPORTE E REABILITAÇÃO. (Carga horária: 8h). , Comitê Paralímpico Brasileiro, CPB, Brasil.

2016 - 2016

A INTERDISCIPLINARIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRONICA. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do SUS, UNA SUS, Brasil.

2016 - 2016

CLASSIFICADOR FUNCIONAL. (Carga horária: 30h). , CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA EM CADEIRA DE RODAS, CBBC, Brasil.

2012 - 2012

Oficina de Gerenciamento em Biblioteca - BIBLIVRE. (Carga horária: 4h). , Hospital Universitário Presidente Dutra, HUUFMA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Olimpíada e Cidadania. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Medicina Intensiva. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

PACHECO, C. M. R. . 3ª COPA NORTE NORDESTE DE BADMINTON. 2017. .

PACHECO, C. M. R. . X CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. 2015. (Congresso).

PACHECO, C. M. R. . VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2012. (Congresso).

PACHECO, C. M. R. . VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2012. (Congresso).

PACHECO, C. M. R. . VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2012. (Congresso).

PACHECO, C. M. R. . VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2012. (Congresso).

PACHECO, C. M. R. . 3ª COPA NORTE NORDESTE DE BADMINTON. 2017. .

Participação em eventos

2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO E PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2021. (Congresso).

1º CONGRESSO DE CIÊNCIA DO TREINAMENTO FÍSICO. http://materiais.citiusconsultoria.com.br/congresso-online. 2020. (Congresso).

I Jornada Digital Médico-Acadêmica da UFMA/Imperatriz. 2020. (Congresso).

III JORNADA MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - ESPORTE, TRAUMA E REABILITAÇÃO. 2017. (Simpósio).

FORMAÇÃO: Discente Pesquisador.O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A PESQUISA. 2016. (Outra).

V Congresso Paradesportivo Internacional. PERFIL DOS PARATLETAS DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS DO CENTRO DE EXCELÊNCIA DE PARADESPORTO DA UFMA. 2016. (Congresso).

V Congresso Paradesportivo Internacional. VIVENCIANDO OS ESPORTES PARALÍMPICOS: mudança de concepções dos alunos sem deficiência em relação à inclusão de seus pares com deficiência visual. 2016. (Congresso).

V Congresso Paradesportivo Internacional. CURSO ESPORTE E REABILITAÇÃO. 2016. (Congresso).

II Congresso Maranhense de Medicina. 2013. (Congresso).

II Congresso Maranhense de Medicina De 26 a 29 de junho de. 2013. (Congresso).

II Seminário de Iniciação a Docência SEMID 11 a 13 de setembro.?Motivação e a prática esportiva nas aulas de educação física?. 2013. (Seminário).

IX Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde."Atividades Lúdica de Sensibilização: Mudanças de atitudes sociais de crianças sem deficiência em contato com deficientes". 2013. (Seminário).

IX Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde. 2013. (Seminário).

IX Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde ?Desafios e oportunidades num mundo em mudança? De 3 a 6 de julho de.?Atividades Lúdicas de Sensibilização: mudanças de concepções, sentimentos e atitudes sociais de crianças sem deficiência". 2013. (Seminário).

IX Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde ?Desafios e oportunidades num mundo em mudança? De 3 a 6 de julho de 2013 Participação. 2013. (Seminário).

XIII Encontro Científico de Estudantes de Educação Física 19 a 22/11/13 Comunicação Oral ?Atividades Lúdicas de Sensibilização: mudanças de concepções, sentimentos e atitudes sociais de crianças sem deficiência em contato com deficientes?.?Atividades Lúdicas de Sensibilização: mudanças de concepções, sentimentos e atitudes sociais de crianças sem deficiência em contato com deficientes?. 2013. (Encontro).

XIII Encontro Científico de Estudantes de Educação Física 19 a 22/1140h.Mini-curso: Exercícios Aeróbicos 40h. 2013. (Encontro).

Curso de Formação de Professores ?Cultura e Identidade.?Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade ética-racial?. 2012. (Seminário).

III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2012. (Seminário).

II Seminário de Iniciação a Docência SEMID. 2012. (Seminário).

II Seminário de Iniciação a Docência SEMID 11 a 13 de setembro de 2012. 2012. (Seminário).

Oficina de Gerenciamento em Biblioteca.Oficina de Gerenciamento em Biblioteca - Programa BIBLIVRE. 2012. (Oficina).

Oficina de Gerenciamento em Biblioteca ? Programa BIBLIVRE Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. 2012. (Oficina).

Pesquisa na Educação Física e Esportes: Articulação entre os métodos de pesquisa e de exposição. 2012. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012/ III Mostra Científica do Maranhão Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ? FAPEMA.?Cárie de estabelecimento precoce: Estudo dos determinantes biológicos e sociais de crianças cadastradas na estratégia saúde da família em São Luís ? MA? 2h. 2012. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012/ III Mostra Científica do Maranhão Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão ? FAPEMA.?Atividades Lúdicas de Sensibilização: mudanças de concepções, sentimentos e atitudes sociais de crianças sem deficiência em contato com deficientes?. 2012. (Simpósio).

V Encontro de Educadores do Maranhão e I Seminário sobre Políticas de Educação Superior. 2012. (Seminário).

V Encontro de Educadores do Maranhão e I Seminário sobre Políticas de Educação Superior m. 2012. (Encontro).

VIII Seminário Internacional de Educação, Lazer e Saúde.Mini-curso ?Personal training: Trabalhando as especificidades 1 e 2. 2012. (Outra).

Olimpíada e Cidadania. 2011. (Seminário).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem.As Ações do Instrumentador Cirúrgico. 2008. (Oficina).

69ª Semana Brasileira de Enfermagem.Gravidez na Adolescência e o uso indiscriminado do Misoprostol (Citotec). 2008. (Oficina).

Capacitação e Campanha de Multivacinação contra Rubéola.Capacitação e Campanha de Multivacinação contra Rubéola. 2008. (Encontro).

II Dia da Saúde: Secretaria de Transportes e Limpeza Pública promovendo ações na Saúde da Mulher.II Dia da Saúde: Secretaria de Transportes e Limpeza Pública promovendo ações na Saúde da Mulher. 2008. (Outra).

68ª Semana Brasileira de Enfermagem.Atualização em Tratamento de Feridas. 2007. (Oficina).

III Congresso do Mundo da Saúde. 2006. (Congresso).

Atividade Física na Prevenção e/ou Controle das Doenças Crônico Degenerativas. 2005. (Seminário).

Seminário de Enfermagem. 2005. (Seminário).

A importância do Enfermeiro para a Sociedade.A importância do Enfermeiro para a Sociedade. 2004. (Seminário).

Orientou

Omar Nascimento de Morais

Intoxicação por Medicamentos e Pesticidas no Município de Caxias/MA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Conceição de Maria Ribeiro Pacheco;

ELEIL DOS SANTOS PEREIRA

I SEMANA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE CAXIAS-MA; 2017; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Conceição de Maria Ribeiro Pacheco;

Produções bibliográficas

  • PACHECO, C. M. R. . VIVENCIANDO OS ESPORTES PARALÍMPICOS: MUDANÇA DE CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SEM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE SEUS PARES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: V Congresso Paradesportivo Internacional, 2016, Belo Horizonte / MG. V Congresso Paradesportivo Internacional. UFMG: UFMG, 2016.

  • PACHECO, C. M. R. ; ALVES, J. L. ; Silva, P.T.N. . ESTADO SANITÁRIO NA PROVÍNCIA DO MARANHAO (1850/60). In: II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA, 2011, SÃO LUIS. ANAIS II Simpósio de História do maranhão Oitocentista, 2011. p. 01-17.

  • PACHECO, C. M. R. ; SILVA, S. M. M. ; MARQUES, F. H. ; COSTA, M. P. R. ; CHAHINI, T. H. C. . INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: mudanças de atitudes sociais dos alunos sem deficiência em relação à inclusão de seus pares com deficiência física. In: X Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2015, São Luís. Programas de Intervenção em atividade física. Pelotas RS: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2015. v. 1 Supl. p. 1-288.

  • Silva, P.T.N. ; PACHECO, C. M. R. ; MARQUES, F. H. ; COSTA, M. P. R. ; SILVA, S. M. M. ; CHAHINI, T. H. C. . SENSIBILIZANDO POR MEIO DO BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ludicidade e promoção da qualidade de vida de crianças deficientes físicas inseridas em classe comum. In: X Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2015, São Luís. Programas de Intervenção em atividade física. Pelotas RS: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2015. v. 1 Supl. p. 1-288.

  • PACHECO, C. M. R. ; MORAES. O.D.N.K ; NEIVA, M. J. L. M. . INTOXICAÇÕES HUMANAS POR MEDICAMENTOS E PESTICIDAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MA. In: 10º CBCENF, 2007, Curituba - PR. INTOXICAÇÕES HUMANAS POR MEDICAMENTOS E PESTICIDAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MA, 2007.

  • PACHECO, C. M. R. ; SILVA, S. M. M. ; COSTA, M. P. R. ; CHAHINI, T. H. C. ; SANTOS, T. B. . INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: mudanças de atitudes sociais dos alunos sem deficiência em relação à inclusão de seus pares com deficiência física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, P.T.N ; SILVA, S. M. M. ; COSTA, M. P. R. ; CHAHINI, T. H. C. ; MARQUES, F. H. ; PACHECO, C. M. R. . SENSIBILIZANDO POR MEIO DO BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ludicidade e promoção da qualidade de vida de crianças deficientes físicas inseridas em classe comum. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PACHECO, C. M. R. ; SILVA, S. M. M. . SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? SNCT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, C. M. R. ; ALVES, J. L. ; Silva, P.T.N. . ESTADO SANITÁRIO NA PROVÍNCIA DO MARANHAO (1850/60). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PACHECO, C. M. R. . X CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. 2015.

PACHECO, C. M. R. . Teste de aptidão física ? TAF do Concurso da Secretaria de Gestão e Previdência ? SEGEP/MA. 2013.

PACHECO, C. M. R. . Teste de aptidão física ? TAF do concurso da Secretaria de Gestão e Previdência ? SEGEP/MA ? Agente Penitenciário Função: Fiscal Avaliadora 16h. 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    ATIVIDADES LÚDICAS DE SENSIBILIZAÇÃO: mudanças de concepções, sentimentos e atitudes sociais de crianças sem deficiência em relação às com deficiência, Descrição: Analisar as mudanças de concepções, sentimentos e de atitudes sociais de crianças de 7 a 10 anos sem deficiência em relação à inclusão de alunos de 7 a 12 anos com deficiência física ou visual nas aulas de Educação Física ou de recreação das escolas públicas da rede municipal de São Luís-MA, após intervenção com atividades lúdicas de sensibilização nessas aulas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Conceição de Maria Ribeiro Pacheco - Coordenador / Sarah Ferreira Bandeira - Integrante / Tassiane Galvão Carvalho - Integrante / Maria da Piedade Resende da Costa - Integrante / Thelma Helena Costa Chahini - Integrante / Joseana Araújo Bezerra Brasil Pinheiro - Integrante / Silvana Maria Moura da Silva - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Intoxicação por pesticidas e medicamentos no munícpio de Caxias MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Conceição de Maria Ribeiro Pacheco - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

PIBID/ CAPES/ UFMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20

Outras informações:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID faz parte das iniciativas do MEC, através da CAPES, cujo objetivo é a valorização dos Cursos de Licenciatura, dentro da estrutura universitária e ao mesmo tempo propiciar uma convivência maior dos graduandos com o cotidiano da função docente, em condições estimulantes, inovadoras e diversificadas, com vista a estimular suas permanências na docência como carreira profissional. Em algumas Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Maranhão, no município de São Luís.

2012 - 2012

UNICEF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Agente mobilizadora no curso de formação de professores, por tema "Cultura e Identidade: Comunicação para a igualdade ético-racial" no município de Presidente Vargas - MA.

2011 - 2013

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário-bolsista, Carga horária: 20

2008 - 2010

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário-bolsista

2016 - 2016

Centro Desportivo Maranhense de Cegos

Vínculo: Auxiliar técnica, Enquadramento Funcional: Contratação, Carga horária: 10

2022 - Atual

Departamento de Saúde Pública

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40