Luciana de Mattos Dias

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1995) e mestrado em Artes pela Universidade Federal da Bahia (2006). Psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2013, atualmente na comarca de Santos/SP. Possui experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Educacional, Institucional e na área da docência no Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação. Desde 2019 reside na baixada santista, atuando no campo da Psicologia Jurídica e da Clínica com crianças , adolescentes e adultos.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2012 em Artes Cênicas

2011 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Ivani Lucia de Oliveira Santana. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2012Palavras-chave: estudos do corpo; arte e ciência.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Estudos contemporâneos do corpo. Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Artes Cênicas

2004 - 2006

Universidade Federal da Bahia
Título: Corpo e Complexidade - o trânsito Arte-Ciência nos processos de criação de Adriana Grechi
, Ano de Obtenção: 2007.Ivani Lucia Oliveira de Santana.Palavras-chave: Corpo; complexidade; Dança; Arte-Ciência; processos de criação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: estudos do corpo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias

2018 - 2021

Faculdade de Conchas

Aperfeiçoamento em andamento em Aperfeiçoamento clínico - Plantão psicanalítico

2025 - Atual

Favela de Psicanálise

Aperfeiçoamento em (Re)Habilitação Cognitiva e Novas Tecnologias

1999 - 2000

Faculdade Rui Barbosa
Ano de finalização: 2000;

Graduação em Faculdade de Psicologia PUC/SP

1990 - 1995

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Candomblé, o sagrado e a saúde
Orientador: Sergio Ozella

Formação complementar

2013 - 2013

Diálogos com Lóczy - qualidade na interação c/cç. (Carga horária: 4h). , Avante Educação e Mobilização Social, AVANTE, Brasil.

2012 - 2012

Fortalecim/o da cultura de monitoram/o e avaliação. (Carga horária: 8h). , Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, RBMA, Brasil.

2012 - 2012

Metodologia ativa: o papel do tutor. (Carga horária: 4h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2011 - 2011

Práticas Cotodianas em Orientação Educacional. (Carga horária: 12h). , Escola Experimental - Salvador, EE, Brasil.

2010 - 2010

El Desarrollo e su gerencia. (Carga horária: 40h). , INDES / BID, INDES, Chile.

2007 - 2007

Musica digital interativa. (Carga horária: 22h). , SESC Pinheiros, SESC, Brasil.

2007 - 2007

Nova dança. , Estudio MOVE, MOVE, Brasil.

2006 - 2006

Estados corporais. (Carga horária: 12h). , Estudio MOVE, MOVE, Brasil.

2005 - 2005

Nova dança. (Carga horária: 16h). , Estudio MOVE, MOVE, Brasil.

2004 - 2004

Dançaterapia. (Carga horária: 12h). , Maria Fux- Centro Creativo de la Danzaterapia, MF, Brasil.

2004 - 2004

Composição Coreográfica. (Carga horária: 12h). , Estudio Nova Dança, ND, Brasil.

2004 - 2004

Grupo de estudos - PQI Escola de Dança. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1996 - 1998

Curso de Formação Em Psicomotricidade Relacional. (Carga horária: 600h). , Movimento Clínica Escola, MCE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Jurídica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Artes / Subárea: Estudos do corpo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Artes / Subárea: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Artes / Subárea: Arte e Educação.

Participação em eventos

28º Simpósio Mundial da OMEP.PARALAPRACÁ: Projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A. 2012. (Simpósio).

2a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Encontro).

II Ciclo de Debates - Grupo de Trabalho Psicologia e Educação - CRP 03.Políticas Educacionais: Legislação, formação profissional e participação democrática. 2012. (Encontro).

IV Seminario da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 2012. (Seminário).

LGV 2012 - Encontro de Lideranças de Grupos de Voluntários/ C&A.Por uma educação de qualidade para crianças e adolescentes. 2012. (Encontro).

VIII Fórum Pedagógico da Bahiana: metodologia ativa, avaliação e pesquisa. 2012. (Encontro).

Simpósio Ciência e Arte.Corpo e Complexidade - o trânsito Arte-Ciência nos processos de criação em Dança. 2006. (Simpósio).

Ciranda Acadêmica/ IV Painel Performático da Escola de dança da UFBA.Corpo e contemporaneidade:reflexões acerca de uma abordagem complexa do corpo na dança. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Angela Cristina Santana Souza

DIAS, L. M.; BARRETO, L. F.; CASTELAR, M.. Juventude e Cidadania: contribuições para avaliação do Projovem urbano de Salvador na voz de egressos e educadores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Emília Julia de araujo Queiroz

QUEIROZ, Emília. J.A.; ANDRADE, M.A.B.;DIAS, L. M.. A influência da somatização na postura: uma abordagem da Fisioterapia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Adventista de Ensino.

DIAS, L. M.. Premio Silvia Lane 6a edição. 2012. Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.

Orientou

Sarah Mascarenhas de Souza Carneiro

A dança como facilitadora da inclusão socio-educacional de jovens portadores de necessidades educacionais especiais; ; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Claudia Schmidt; Carina Vieira

O espaço psicomotor no contexto da deficiência múltipla:um estudo da relação entre a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Coativa de Jan Van Dikj; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Luciana de Mattos Dias;

Ilana Figueiredo Brandão; Viviane C

dos Santos; Um estudo sobre a emoção: articulações entre a Psicomotricidade Relacional e a psicogenética de Henry Wallon; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Luciana de Mattos Dias;

Crisna Borges Santos; Érika Andrade Souza

O jogo psicomotor no espaço educativo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Luciana de Mattos Dias;

Ana Cristina Silva Ramos

Um esudo sobre o papel da Psicomotricidade Relacional no desenvolvimento infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Luciana de Mattos Dias;

Emília Julia Araujo de Queiroz

A influência da somatização na postura: uma abordagem da Fisioterapia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Adventista da Bahia; Orientador: Luciana de Mattos Dias;

Produções bibliográficas

  • DIAS, L. M. . CORPO e COMPLEXIDADE:o trânsito arte-ciência nos processos de criação em dança. In: Simpósio Ciência e Arte 2006 - Fundação Oswaldo Cruz, 2006, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos - Ciencia e Arte 2006. Rio de Janeiro: Multimeiios(Fiocruz), 2006.

  • SAMIA, M. ; DIAS, L. M. . Paralapracá: projeto de formação continuada de educadores de educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, L. M. . Possibilidades de atuação em espaços formais e informais de Educação: relatos de práticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, L. M. . Poíticas Educacionals: legislação, formaão profissional e participação democrática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, L. M. . Corpo e Complexidade: o trânsito Arte-Ciência nos processos de criação em Dança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, L. M. . Diálogos sobre Desenvolvimento Infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, L. M. . Corpo e Contemporaneidade: reflexões sobre a abordagem complexa do corpo na dança. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, L. M. . Descobrindo caminhos - um estudo de caso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, L. M. ; SOLEDADE, T. . Dificuldades de Aprendizagem: fatores psiconeurológicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, L. M. ; SA, I. ; INGUAGIATTO, Maria Luisa . Dimensões de uma educação especial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOMENICI, E. ; DIAS, L. M. ; Wachowicz, F. . Um diálogo possível entre a dança e a ciência - Reflexões sobre ?A Nova Aliança - a metamorfose da ciência?, de Ilya Prigogine e Isabelle Stengers 2005 (artigo).

Outras produções

SAMIA, M. ; Marcílio, Maria Thereza ; DIAS, L. M. . Proposta técnica do projeto Paralápracá. 2010.

DIAS, L. M. . Projeto Arte e Ciência no Parque. 2008.

DIAS, L. M. ; BERJEAUT, M. P. ; SAMIA, M. ; BRITO, Ana Luisa . Publicação eletronica - Trilha das Artes: sistematização do projeto - documento final. 2007.

DIAS, L. M. ; KANAU, A. ; VANESSA, M. . Sistematização da proposta pedagógica do Projeto Quilombo Resistência Negra. 2002.

DIAS, L. M. ; SANDES, A. B. . Diagnóstico institucional. 2002.

DIAS, L. M. . Fórum de supervisores pedagógicos do Projeto Axé. 2002.

DIAS, L. M. . Relatório Geral de monitoramento - Projeto Paralapracá - 2011.2. 2012.

DIAS, L. M. . Relatório Geral de Monitoramento - Projeto Paralapracá 2010.2. 2011.

DIAS, L. M. . Relatório Geral de monitoramento - Projeto Paralapracá - 2011.1. 2011.

DIAS, L. M. . Relatório Geral de Avaliação - Projeto Laços da Rede no ABC. 2010.

DIAS, L. M. . Relatorio Geral de Monitoramento de projetos sociais. 2009.

DIAS, L. M. . Relatorio Geral de Monitoramento de projetos sociais. 2008.

DIAS, L. M. . Relatorio Geral de Monitoramento de projetos sociais. 2007.

BERJEAUT, M. P. ; DIAS, L. M. ; SAMIA, M. . Elaboração de projeto: continuidade do Projeto Trilha das Artes 2006. 2006.

DIAS, L. M. . Proposta de curso de extensão em Psicomotricidade Clínica e Educacional. 2006.

DIAS, L. M. ; SANTANA, E. A. R. ; PITTA, E. . Relatório de atividades do Instituto Oyá. 2005.

DIAS, L. M. ; BERJEAUT, M. P. ; LOPES, L. ; VILANOVA, V. . Relatório Anual de Atividades - Projeto Axé. 2001.

DIAS, L. M. ; BERJEAUT, M. P. . Proposta de Implantação da Coordenação de Arteducação do Projeto Axé. 2001.

DIAS, L. M. ; VILANOVA, V. ; LOPES, L. . Relatório Anual de Atividades - Projeto Axé. 2000.

DIAS, L. M. ; VILANOVA, V. . Projeto de Implantação das Empresas Educativas - Projeto Axé. 2000.

DIAS, L. M. ; VILANOVA, V. ; LOPES, L. . Relatório Anual de Atividades - Projeto Axé. 1999.

DIAS, L. M. ; VILANOVA, V. ; LOPES, L. . Relatório Anual de Atividades - Projeto Axé. 1998.

CAPPI, R. ; DIAS, L. M. ; VENANCIO, M. . Mediação Escolar : introdução a seus fundamentos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. . Psicomotricidade/Psicologia do Desenvolvimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, L. M. ; INGUAGIATTO, Maria Luisa . Introdução a Psicomotricidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, L. M. . O corpo na clínica com crianças. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, L. M. . Introdução à Psicomotricidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, L. M. . Movimento como área de conhecimento - a abordagem dos RCNEI. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. . Psicomotricidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, L. M. . Desenvolvimento Infantil e o desenvolvimento psicomotor: implicações na formação do arte-educador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. ; SERRÃO, Margarida . Ciclo de Estudos sobre Abordagem Psicomototra. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. . O lugar do corpo na escola. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. ; INGUAGIATTO, Maria Luisa . Abordagens Psicomototras na Clínica e na Educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. ; INGUAGIATTO, Maria Luisa . Ciclo de Interlocução sobre a Abordagem Psicomotora na clínica e na educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. ; INGUAGIATTO, Maria Luisa . O corpo em movimento no espaço educativo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. ; NEVES, D. . Oficina de Danças Brasileiras. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. . Infância e adolescência: pessoas em desenvolvimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. . O lugar do psicomotricista - percurso de formação em psicomotricidade. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educativo).

DIAS, L. M. . Desenvolvimento Humano : infância e adolescência. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. . Educação Infantil: o desenvolvimento psicomotor. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, L. M. ; INGUAGIATTO, Maria Luisa . Dança Educativa para educadores. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTANA, I. L. O. ; AZEVEDO, M. F. ; CASTAGNO, F. ; ROCHA, Juliana ; DIAS, L. M. ; FERREIRA, E.B. ; SILVA, H. L. ; BENEVIDES, P. . O Eu, a água e o cristal. 2007. Coreográfica.

SANTANA, I. L. O. ; SOUSA, Bel ; DIAS, L. M. ; FERREIRA, E.B. ; CASTAGNO, F. ; SILVA, H. L. ; ROCHA, Juliana ; FERREIRA, L. ; AZEVEDO, M. F. ; DULTRA, M. ; Aquino, T. . POR ONDE CRUZAM ALAMEDAS - dança telemática. 2006. Coreográfica.

SANTANA, Duto ; AQUINO, R. ; BOLIVER,J. ; DIAS, L. M. ; FERREIRA, E.B. . INTERjeição_Ai, Eye!. 2006. Coreográfica.

AZEVEDO, M. F. ; BASILIO, R. ; DIAS, L. M. . LIMIAR instalação performática I. 2005. Coreográfica.

AZEVEDO, M. F. ; DIAS, L. M. ; DINIZ, C. ; SOUZA, I. . LIMIAR II - performance telemática. 2005. Coreográfica.

DIAS, L. M. . Sejam bem-vindos os Orixás. 1996. Coreográfica.

PITANGA, Firmino ; DIAS, L. M. ; BATÁ, Carlinhos ; COSTA, Irineo . Batá Kotô - Cia de Dança Negra Contemporânea. 1995. Coreográfica.

KRUGLI, I. ; CHAVES, Marlon ; DIAS, L. M. . História de Lenços e Ventos. 1994. Teatral.

FERREIRA, E.B. ; DIAS, L. M. . O Engenheiro que virou maçã. 2009.

DIAS, L. M. ; REGO, J. C. . O pesquisador e seu objeto. 2003 (Vídeo).

DIAS, L. M. . Construindo uma prática psicomotora na escola. 2001 (monografia) .

DIAS, L. M. . Os primórdios do brincar: a construção do corpo na infância. 1999 (monografia) .

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2009

    Poética Tecnológica na Dança, Descrição: Pesquisa estética sobre a poética tecnológica na dança por meio de uma investigação teórico-prática e crítico-analítica da relação entre o corpo orgânico e o corpo digital. Trata-se de uma reflexão sobre as possibilidades de interação entre o corpo físico do bailarino e sua contrapartida digital processada em tempo real. Objeto de estudo:imagens computacionais do corpo humano processadas em tempo real a partir da captação de movimentos da dança e realizadas em ambientes virtuais. Objetivos: 1.pesquisar o uso e aplicabilidade de sistemas digitais de captação, processamento e transmissão de imagem em tempo real no campo da dança. 2.difundir os resultados encontrados por meio de documentação digital da pesquisa e oficinas para artistas/pesquisadores interessados. Metodologia: A pesquisa será desenvolvida enfatizando dois campos de investigação e um de documentação. Investigação:1a. Fase- Estabelecer a comunicação entre os três sistemas que estarão em jogo no projeto: 1) computacional (computadores, programas, interfaces); 2) orgânico (o corpo dos bailarinos) e 3) imagético (imagens dos bailarinos capturadas e processadas). Investigação: 2a. Fase - Analisar de forma crítica e estética a inter-relação desses três sistemas a partir de um trabalho prático, de modo a gerar material de reflexão sobre o uso desses procedimentos tecnológicos na dança, retro-alimentando assim as investigações do campo 1. Documentação: Elaborar uma documentação contendo as reflexões críticas e estéticas dos experimentos e a descrição de cada um dos exemplos de procedimentos criados sendo organizado em suporte DVD e Internet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luciana de Mattos Dias - Integrante / Maria Fernanda Azevedo - Integrante / Roberto Basílio - Integrante / Ivani Lúcia de Oliveira Santana - Coordenador / Marília Hughes - Integrante / Marúsia Dultra - Integrante / Flávia Castagno - Integrante / Maria Sofia Villas-Boas Guimarães - Integrante / Tainá Aquino - Integrante / Edmar B. Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Fórum de Santos. , Praça Patriarca José Bonifácio, Centro, 11013190 - Santos, SP - Brasil, Telefone: (13) 32224919

Experiência profissional

2013 - Atual

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicologa Judiciário, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de estudos psicológicos e estudos psicossociais a partir de determinações judiciais no âmbito das Varas das áreas: Infância, Juventude e Idoso; Família e Sucessões, Criminais (crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências; violência doméstica). Elaboração de relatórios, laudos e pareceres técnicos. Participação em reuniões de rede intersetorial municipal.

Atividades

  • 12/2013

    Serviços técnicos especializados , Fórum de São Vicente-SP.Serviço realizado, Psicóloga Judiciário.

2013 - 2013

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assitente, Carga horária: 30

2012 - 2013

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TEPIN III Tec.e Praticas de Investigação em Psicologia III, TEPIN IV Tecnicas e Praticas de Investigação em Psicologia IV

  • 07/2012 - 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Linhas de pesquisa

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos e Aprendizagem, Tecnicas e Práticas de Investigação e Intervenção em Psicologia III (Infância), Técnicas e Práticas de Investigação e Intervenção em Psicologia IV (adolescência)

2013 - 2013

Faculdade São Bento da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor (mestre), Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas: Avaliação Psicológica Supervisão de Estágio em: Psicologia Comunitária e Atendimento psicoterapêutico a crianças e adolesntes.

2012 - 2013

Faculdade São Bento da Bahia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor (mestre), Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica, Estagio Supervisionado: Psicologia Comunitária, Estagio Supervisionado: Psicoterapia com crianças e adolescentes

  • 02/2012 - 01/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica, Plantão Psicológico, Supervisão de estágio - psicoterapia com crianças

2013 - 2013

Faculdade Social da BAhia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor assitente, Carga horária: 8

Outras informações:
Psicologia e Processos Educativos I e II

Atividades

  • 04/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Processos Educativos I, Psicologia e Processos Educativos II

2003 - 2006

Instituto Adventista de Ensino

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 12

2001 - 2002

Instituto Adventista de Ensino

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2003 - 07/2006

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicomotricidade, Vivências Corporais

  • 08/2001 - 01/2002

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicomotricidade

2006 - 2006

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: professor especialista

Outras informações:
Curso de Especialização (Lato Sensu) em Psicomotricidade Clinica e Educacional. Supervisão de estágio e Orientação de Monografias.

2005 - 2005

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor supervisor

Outras informações:
Curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica e Educacional. Supervisão de estágio em instituições na área de saúde e educação.

2005 - 2005

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor especialista

Outras informações:
Curso de Especialização (Lato Sensu) em Psicomotricidade Clínica e Educacional.

2004 - 2004

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor especialista

Outras informações:
Curso de Especialização (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

2003 - 2003

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor especialista

Outras informações:
Curso de Especialização (Lato Sensu) em Psicopedagogia. Curso oferecido por módulos intensivos.

Atividades

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Orientação - Monografias de conclusão de curso

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de estágio - Psicomotricidade Educacional

  • 09/2005 - 12/2005

    Ensino, Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de estágio em Psicomotricidade

  • 04/2005 - 05/2005

    Ensino, Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Educac, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Psicomotricidade Educacional

  • 03/2004 - 04/2004

    Ensino, Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Instituc, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Contribuições da Psicomotricidade à Psicopedagogia

  • 04/2003 - 05/2003

    Ensino, Pós-Graduação em Psicopedagogia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Contribuição da Psicomotricidade à Psicopedagogia

2004 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: integrante de grupo de pesquisa

Outras informações:
Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança. Escola de Dança, UFBA. Coordenação: Profa Dra. Ivani Santana.

2006 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: prestação serviços, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Projeto Salvador: Curso de graduação em Pedagogia, destinado a professores do ensino público, realizado pela UFBA na FACED - Faculdade de Educação.

2006 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: prestação serviços, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Graduação em Pedagogia, Projeto Salvador - FACED - Faculdade de Educação.

2004 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: mestranda, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia - Projeto Salvador, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos do Corpo na educação I (30h.)

  • 02/2004 - 08/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.Linhas de pesquisa

  • 03/2006 - 04/2006

    Ensino, Pedagogia - Projeto Salvador, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos do corpo na educação I (30 h.)

2007 - 2007

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professor (horista)

Outras informações:
Participação como professora do Curso de Pós-graduação (lato sensu) Clínica Psicanalítica Infantil.

2006 - 2006

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor (horista)

Outras informações:
Curso de Especialização (Lato Sensu) em Clínica Psicanalítica Infantil.

2005 - 2005

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: professor (horista)

Outras informações:
Curso de especialização(Lato Sensu) Deficiência mental e suas diversas abordagens.

Atividades

  • 08/2007 - 08/2007

    Ensino, Especialização em Clínica Psicanalítica Infantil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento - Contribuições da Clínica Psicomotora

  • 04/2006 - 04/2006

    Ensino, Especialização em Clínica Psicanalítica Infantil, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Contribuições da Clínica Psicomotora à clínica com crianças

  • 05/2005 - 05/2005

    Ensino, Deficiência mental e suas diversas abordagens, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Psicomotricidade

2003 - 2003

Faculdades Integradas da Bahia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 12

2002 - 2003

Faculdades Integradas da Bahia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor especialista, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 07/2002 - 01/2003

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Saúde

2011 - 2011

Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professor(mestre), Carga horária: 24

Outras informações:
Curso de Especialização em Psicomotricidade (Lato Sensu)

Atividades

  • 09/2011 - 10/2011

    Ensino, Especialização em Psicomotricidade (lato sensu), Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, O Jogo Psicomotor e o Corpo na Escola de Educação Infantil

2011 - 2014

Avante - Educação e Mobilização Social

Vínculo: Consultora associada, Enquadramento Funcional: consultora associada, Carga horária: 8

Outras informações:
Responsável pelo processo de monitoramento do Projeto Paralapracá, voltado à promoção da qualidade de atendimento na educação infantil, realizado a partir da seleção de cinco municípios de cinco estados brasileiros, sendo a Avante a instituição formadora e o Instituto C&A a instituição responsável e financiadora. Integrante de equipe de pesquisa na elaboração do Almanaque do Paralapracá, coordenado por José Carlos Rego (Pinduka).

2011 - 2011

Avante - Educação e Mobilização Social

Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: formadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Foramação da equipe de asssessoras técnicas do projeto Paralapracá - Eixo: Brincar

2010 - 2011

Avante - Educação e Mobilização Social

Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 8

Outras informações:
Responsável pelo processo de monitoramento do Projeto Paralapracá, voltado à promoção da qualidade de atendimento na educação infantil, desenvolvido em cinco municípios de cinco estados da região nordeste, sendo a Avante a instituição formadora e o Instituto C&A a instituição responsável e financiadora.

2010 - 2010

Avante - Educação e Mobilização Social

Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 8

Outras informações:
Consultoria na area de monitoramento de projetos visando elaboraçao da proposta técnica do projeto Paralápracá

2006 - 2007

Avante - Educação e Mobilização Social

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 12

Outras informações:
Coordenadora de sistematização do projeto Trilha das Artes, voltado à formação de educadores-multiplicadores no campo das Artes Visuais na Educação Infantil.

2005 - 2005

Avante - Educação e Mobilização Social

Vínculo: prestação serviços, Enquadramento Funcional: professor/ formador, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Formação em Arte-educação, do Projeto Trilha das Artes.

Atividades

  • 06/2011 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Linha Formação de Educadores e tecnologias Educacionais.Cargo ou função, consultora associada; elaboração de projetos; continuidade da consultoria no Projeto Paralapracá.

  • 04/2012 - 09/2013

    Serviços técnicos especializados , Projeto Valores e Convivência - Escola Aberta do Calabar.Serviço realizado, Coordenação do projeto.

  • 06/2010 - 05/2011

    Serviços técnicos especializados , Projeto Paralápracá.Serviço realizado, Consultoria na area de monitoramento; formação de assessores técnicos.

  • 01/2010 - 02/2010

    Serviços técnicos especializados , Projeto Paralápracá.Serviço realizado, Elaboração da proposta tecnica.

  • 06/2006 - 03/2007

    Serviços técnicos especializados , Projeto Trilha das Artes.Serviço realizado, Coordenação de equipe técnica. Ações voltadas à sistematização do projeto e produção de material a ser publicado.

  • 09/2005 - 10/2005

    Serviços técnicos especializados , Projeto Trilha das Artes.Serviço realizado, Formação de educadores: Módulos: Desenvolvimento Infantil (24h); Movimento (24h).

2009 - 2010

Instituto WCF-Childhood Brasil

Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 10

Outras informações:
Consultoria na área de Avaliação de Projetos e Programas - Projeto Laços do ABC (formação de agentes dos sistemas de proteção da infância e adolescência). Sistematização dos processos de avaliação das formações realizadas.

Atividades

  • 07/2009 - 03/2010

    Serviços técnicos especializados , Projeto Laços do ABC.Serviço realizado, Processo de Avaliação do Projeto Laços do ABC.

2008 - 2010

Comunitas - parcerias para o desenvolvimento solidário

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenação executiva, Carga horária: 16

Outras informações:
Coordenação dos processos de monitoramento de projetos diversos, apoiados pela Energias do Brasil (investimento social privado), geridos pela Comunitas (ong).

2007 - 2008

Comunitas - parcerias para o desenvolvimento solidário

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Técnica monitoramento projetos, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2008 - 04/2010

    Serviços técnicos especializados , Monitoramento de projetos sociais.Serviço realizado, Coordenação Executiva do monitoramento dos projetos sociais apoiados pelo grupo Energias do Brasil nos estados de SP, ES, MS e TO; elaboração de instrumentos de acompanhamento e relatórios técnicos.

  • 03/2008 - 07/2008

    Serviços técnicos especializados , Monitoramento de projetos - Grupo Bandeirante.Serviço realizado, Monitoramento de projetos apoiados pela política de investimentos sociais do Grupo Bandeirante / Energias do Brasil.

  • 05/2007 - 02/2008

    Serviços técnicos especializados , Projeto Nova Visão de Desenvolvimento Social.Serviço realizado, Monitoramento e sistematização do Projeto Nova Visão de Desenvolv/o, junto a empresas e OSCs de SP e Recife/PE.

2001 - 2004

Lugar Centro de Estudos Interdisciplinares e Atendimento Clínico

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Psicóloga-Psicomotricista, Carga horária: 16

Atividades

  • 07/2001 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Atendimento clínico.Serviço realizado, Clínica de Abordagem Psicomotora.

  • 06/2001 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Área de Projetos.Serviço realizado, Coordenação de grupos de estudos em Abordagem Psicomototra.

2011 - 2011

Centro Educacional Gira Girou

Vínculo: prestador serviços, Enquadramento Funcional: Psicomotricista, Carga horária: 10

2007 - 2007

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária

Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: avaliador

Outras informações:
Participaçao como avaliadora da segunda fase do Prêmio Cultura Viva (Ministério da Cultura)

Atividades

  • 07/2007 - 08/2007

    Serviços técnicos especializados , Prêmio Cultura Viva.Serviço realizado, Avaliaçao de projetos inscritos na segunda edição do Prêmio Cultura Viva.

2007 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: livre

Outras informações:
Projeto Arte e Ciência no Parque - Instituto de Física / USP

Atividades

  • 05/2007 - 10/2007

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Física.Serviço realizado, Projeto ARTE e CIÊNCIA NO PARQUE - Coordenação de equipe de artistas-educadores; planejamento e execução de oficinas de arte em parques municipais da cidade de SP, com crianças, jovens e adultos.

2006 - 2007

Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social

Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 12

2004 - 2004

Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

2004 - 2004

Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor - f ormador, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Formação em Arte-educação

Atividades

  • 03/2006 - 02/2007

    Serviços técnicos especializados , Projeto Trilha das Artes.Serviço realizado, Coordenação do processo de sistematização do Projeto Trilha das Artes e elaboração do documento final.

  • 04/2004 - 08/2004

    Direção e administração, Coordenação Geral.Cargo ou função, Coordenadora pedagógica - Projeto Integrarte.

  • 04/2004 - 08/2004

    Serviços técnicos especializados , Projeto Integrarte.Serviço realizado, Acompanhamento e avaliação de projetos artístico-educativos.

  • 04/2004 - 05/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Projeto Integrarte, Projeto Integrarte.Atividade realizada, Curso de Formaçao de Educadores. Módulos: Movimento como área de conhecimento (24h) ; Desenvolvimento infantil (24h)..

2007 - 2007

Associação Educacional Unyahna

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Professor (extensão)

Outras informações:
Curso de extensão em Psicomotricidade, realizado em Feira de Santana, em parceria com o IDEP - Instituto de Desenvolvimento Pessoal.

Atividades

  • 10/2007 - 10/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Conceitos fundamentais em Psicomotricidade

2001 - 2002

Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente

Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora da área de Formação - Arteducação, Carga horária: 5

2001 - 2001

Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente

Vínculo: equipe técnica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2000

Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente

Vínculo: equipe técnica, Enquadramento Funcional: Técnica da Coordenação de Arte - Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2001 - 12/2002

    Treinamentos ministrados , Centro de Formação do Projeto Axé e Setras.Treinamentos ministrados, Formação continuada dos supervisores pedagógicos

  • 10/1998 - 04/2001

    Serviços técnicos especializados , Coordenação de Arteducação.Serviço realizado, Elaboração ,acompanhamento e avaliação de projetos artísticos-pedagógicos.

  • 10/1998 - 01/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Arteducação, Coordenação de Arteducação.Atividade realizada, Elaboração de relatórios anuais das atividades desenvolvidas.

2005 - 2005

Instituto Oyá

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultoria educacional, Carga horária: 4

Outras informações:
Consultoria na área de planejamento, acompanhamento e avaliação de projetos de arte-educação (dança e música) desenvolvidos na comunidade comunidade de Pirajá, Salvador, Ba.

Atividades

  • 07/2005 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Pedagógica.Serviço realizado, Consultoria na área de elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos artístico-educativos.

  • 07/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação Pedagógica, Coordenação Pedagógica.Atividade realizada, Elaboração de relatórios técnicos.

1996 - 1998

Escola Sempre Viva

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Arte - educadora (Dança), Carga horária: 16

Atividades

  • 04/1996 - 11/1998

    Serviços técnicos especializados , Escola Sempre Viva.Serviço realizado, Projeto Corpo e Movimento (educação infantil).

1996 - 1998

Espaço Construir

Vínculo: Equipe técnica, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/1997 - 11/1998

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Pedagógica.Serviço realizado, Assessoria em Psicologia Educacional.

  • 08/1996 - 07/1998

    Ensino,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

1996 - 1997

ESPAÇO VIA PONTE

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Arte - educadora e Técnica educacional

Atividades

  • 02/1997 - 12/1997

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Pedagógica.Serviço realizado, Assessoria educacional - implantação e acompanhamento de projetos educativos.

  • 06/1996 - 12/1996

    Ensino,Disciplinas ministradas, Dança educativa

1994 - 1995

Escola Carlitos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora de artes - Linguagens corporais

Atividades

  • 02/1994 - 12/1995

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes corporais

1992 - 1992

Secretaria do Bem Estar Social do Est de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Educadora de Rua

Atividades

  • 02/1992 - 12/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Convênio PUC-SP / SEBES, Convênio PUC-SP / SEBES.Atividade realizada, educação de jovens em situação de rua.

1994 - 1995

Secretaria do Menor do Est de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Arte - educadora (Dança)

Atividades

  • 03/1994 - 12/1995

    Ensino,Disciplinas ministradas, dança