Emmanuele Santos Albuquerque

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2011), possui expertise avançada adquirida por meio da prática clínica e das especializações, incluindo Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório (Universidade Castelo Branco, 2014), Avaliação em Saúde Aplicada à Vigilância (Universidade Federal de Pernambuco, 2020), Docência em Ciências da Saúde e Fisioterapia na Saúde da Mulher (UniBF). Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, destaca-se pela integração entre prática clínica, pesquisa e ensino, com foco na excelência e inovação em saúde. Atua como Fisioterapeuta pélvica na reabilitação do assoalho pélvico, com foco em disfunções urinárias, sexuais e dolorosas. Desenvolve tratamentos personalizados, priorizando educação em saúde, exercícios e abordagens terapêuticas objetivando prevenção, promoção e restabelecimento funcional, fomentando saúde íntima e qualidade de vida integral.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Médicas

2019 - 2021

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas
Título: Adesão à terapêutica medicamentosa em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico, Ano de Obtenção: 2021
Thiago Sotero Fragoso.Coorientador: Valfrido Leão de Melo Neto.

Especialização em Docência em Ciências da Saúde

2020 - 2021

União Brasileira de Faculdades
Título: A humanização na formação em saúde

Especialização em Fisioterapia na Saúde da Mulher

2020 - 2021

União Brasileira de Faculdades
Título: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NAS INCONTINÊNCIAS ANAL E FECAL

Especialização em Avaliação em Saúde Aplicada à Vigilância

2019 - 2020

Universidade Federal de Pernambuco
Título: IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE HUMANIZAÇÃO NO HOSPITAL
Orientador: Flávio Renato Barros da Guarda

Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório

2013 - 2014

Universidade Castelo Branco
Título: Comparação entre CPAP e Padrão Ventilatório Reexpansivo

Graduação em Fisioterapia

2007 - 2011

ESTÁCIO DE SÁ - FAL

Formação complementar

2024 - 2024

Terapias na endometriose e nas disfunções sexuais. , Sensomed, SENSOMED, Brasil.

2024 - 2024

Formação completa em Liberação miofascial no tratamento das dores genitais. , Gustavo Latorre, GL, Brasil.

2024 - 2024

Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico. , Gustavo Latorre, GL, Brasil.

2024 - 2024

Treinamento Muscular do Assoalho Pélvico. , Gustavo Latorre, GL, Brasil.

2024 - 2024

Avaliação e tratamento das disfunções anorretais femininas e masculinas par. , Gustavo Latorre, GL, Brasil.

2024 - 2024

Fisioterapia Pélvica nas disfunções urinárias - Avaliação e tratamento. , Gustavo Latorre, GL, Brasil.

2023 - 2023

Formação Germânica Heilkunde. , Germânica Heilkunde, HEILKUNDE, Brasil.

2020 - 2020

Abordagem domiciliar de pacientes em cuidados paliativos. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2020 - 2020

Atenção Integral à Saúde das Mulheres. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

?Como encontrar os documentos científicos objetivamente?. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2020 - 2020

PROTOCOLOS DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2020 - 2020

COVID-19: Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

Vigilância em Saúde Pública. , (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo-ProEpi, PROEPI, Brasil.

2020 - 2020

Entomologia Aplicada à Saúde Pública. , (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo-ProEpi, PROEPI, Brasil.

2020 - 2020

Redução da Mortalidade Materna I. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2019 - 2019

Cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

O cuidado de pessoas com HIV/aids na Atenção Básica. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Preceptoria no SUS. , Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, SESAU-AL, Brasil.

2019 - 2019

Prevenção ao suicídio. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa II. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Humanização da Saúde. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2018 - 2018

Educação Interprofissional em Saúde. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Bases da Pesquisa em Saúde. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Rede de Atenção Básica à Saúde. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

PROADI Doação de Òrgãos. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Atuação Fisioterapêutica no tratamento da dor. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2018 - 2018

Atualização em Avaliação de Tecnologia em Saúde. , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2018 - 2018

Abordagem Fisioterapêutica na cicatrização de feridas. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2017 - 2018

Wink College. (Carga horária: 128h). , System 2000 Centro de Idiomas LTDA, SYSTEM, Brasil.

2017 - 2017

Atualização em Reanimação Cardiorespiratória. , Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, SESAU-AL, Brasil.

2016 - 2016

Projeto de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. , Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas, APALA, Brasil.

2013 - 2016

Curso Regular de Espanhol como Língua Estrangeira. (Carga horária: 315h). , Casa de Cultura Latino-Americana - UFAL, CCLA/ FALE/PROEX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Participação em eventos

I Simpósio Brasileiro Multiprofissional em Doença Falciforme. 2020. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional Multidisciplinar em Hemofilia. 2019. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Educação em Saúde Músculoesquelética. 2019. (Simpósio).

I ENCONTRO NORDESTE DE HUMANIZAÇÃO E SAÚDE: AVANÇOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.Relato de experiência: ?Compartilhar conhecimento nos fortalece. 2018. (Encontro).

V SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho. 2018. (Outra).

Atuação Interdisciplinar nas Disfunções Temporomandibulares. 2009. (Outra).

Dia da Saúde - Conselho Municipal de Saúde.Grupo Saúde Solidária. 2009. (Encontro).

I Simpósio Alagoano Multidisciplinar de Nefrologia. 2009. (Simpósio).

2 Meeting sobre Empreendedorismo em Fisioterapia. 2008. (Outra).

4 Congresso Internacional de Fisioterapia. 2008. (Congresso).

4 Simpósio Brasileiro sobre o Diagnóstico Cinesiológico Funcional. 2008. (Simpósio).

I Curso de Primeiros Socorros. 2008. (Encontro).

I Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Pediatria e Psicomotricidade. 2008. (Oficina).

Ações de qualidade na Vida Prática - Uma abordagem preventiva. 2007. (Oficina).

I Ciclo de Palestras do CACIFE. 2007. (Simpósio).

I Ciclo de Palestras e Workshops da FAL. 2007. (Encontro).

II Simpósio de Fisioterapia da FAL. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Multiprofissional da Saúde e Bem-estar da Mulher. 2007. (Simpósio).

Mitos da Terceira Idade. 2007. (Encontro).

Primeiros Socorros. 2007. (Oficina).

Reabilitação no Pós- Operatório de Cirurgia Cardíaca. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Camila Maria de França

ALBUQUERQUE, E. S.. Polifarmácia no idoso e a importância da atenção farmacêutica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Anhaguera.

Aluno: Jailson Silva Braz

ALBUQUERQUE, E. S.. Importância da implantação dos medicamentos genéricos no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Anhaguera.

Aluno: Lauanny Hayssa Januário Ramos Silva: Victor Manoel Braz

ALBUQUERQUE, E. S.. Efeitos das intervenções fisioterapêuticas em pacientes sépticos no ambiente hospitalar: uma revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Maria Bruna de Moura Ataíde

DOS SANTOS, C. C. C.;ALBUQUERQUE, E. S.. Importância da Fisioterapia nas disfunções do assoalho pélvico na mulher climatérica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Ketylle Raiane Silva Santos

DOS SANTOS, C. C. C.;ALBUQUERQUE, E. S.. A importância da Fisioterapia em crianças com Microcefalia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Amanda Jennyfer Augusta da Silva

DOS SANTOS, C. C. C.;ALBUQUERQUE, E. S.; MAGALHÃES, R. C. C.. Atuação da Fisioterapia na promoção da saúde do trabalhador. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Ricardo Ferreira de Barros Filho

ALBUQUERQUE, E. S.; MAGALHÃES, R. C. C.; DOS SANTOS, J. C. S.. Fisioterapia na prevenção de quedas em idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Thalyane de Lima Hilário

ALBUQUERQUE, E. S.; MAGALHÃES, R. C. C.; DOS SANTOS, J. C. S.. As atribuições do fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva: pacientes adultos em estado paliativo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Roberta Nataniely Monteiro da Silva

DOS SANTOS, C. C. C.;ALBUQUERQUE, E. S.; MAGALHÃES, R. C. C.. Os efeitos da fisioterapia em pacientes com fibrose cística. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Matheus William de Souza

ALBUQUERQUE, E. S.. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇAO DO TÔNUS MUSCULAR EM LESÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Guarulhos.

Orientou

Jessyka Lange Meneses Silva

Atuação da Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e suas principais intervenções: Revisão de literatura; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Emmanuele Santos Albuquerque;

Isabela Pereira dos Santos

Ventilação Não Invasiva e suas principais indicações: Revisão de literatura; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório) - Faculdade Estácio de Alagoas; Orientador: Emmanuele Santos Albuquerque;

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, EMMANUELE S ; PINTO, LARISSA DS ; NETO, VALFRIDO LDM ; FRAGOSO, THIAGO S . Medication adherence in systemic lupus erythematosus during Brazilian COVID-19 pandemic. LUPUS , v. 31, p. 221-227, 2022.

  • ALBUQUERQUE, E. S. . HEMOFILIA: SOB A PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR. 1. ed. Juiz de Fora: Editora Garcia, 2020.

  • ALBUQUERQUE, E. S. . ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SAÚDE MATERNA NO BRASIL. Lia Maristela da Silva Jacob. 1.ªed.Mato Grosso de Sul: Editora INOVAR, 2020, v. , p. 170-180.

  • SOUZA, E. L. ; ALBUQUERQUE, E. S. ; CAVALCANTI, R. T. . A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SEUS AVANÇOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. In: Anais de Evento da Feira Acadêmica by Acervo+ Eixo Saúde, 2021. Anais de Evento da Feira Acadêmica by Acervo+ Eixo Saúde, 2021. v. 14. p. 130-131.

  • SOUZA, E. L. ; ALBUQUERQUE, E. S. ; CAVALCANTI, R. T. . POLÍTICA NACIONAL DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE E AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO BRASIL. In: Anais de Evento da Feira Acadêmica by Acervo+ Eixo Saúde, 2021. Anais de Evento da Feira Acadêmica by Acervo+ Eixo Saúde, 2021. v. 14. p. 128-129.

  • SOUZA, E. L. ; ALBUQUERQUE, E. S. ; CAVALCANTI, R. T. . GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE: CONCEITOS E HISTÓRICO DA ACREDITAÇÃO NO BRASIL. In: Anais de Evento da Feira Acadêmica by Acervo+ Eixo Saúde, 2021. Anais de Evento da Feira Acadêmica by Acervo+ Eixo Saúde, 2021. v. 14. p. 132-133.

  • ALBUQUERQUE, E. S. ; VASCONCELOS, I. P. ; ARAUJO, J. B. ; COSTA, M. T. . ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA ANEMIA FALCIFORME. In: I Simpósio Brasileiro Multiprofissional em Doença Falciforme, 2020, SÃO JOÃO DEL-REI. EDUCAR FALCIFORME, 2020. v. 1. p. 84-84.

  • COSTA, M. T. ; ALBUQUERQUE, E. S. ; VASCONCELOS, I. P. ; ARAUJO, J. B. ; JANUÁRIO, M. M. . ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA ANEMIA FALCIFORME. In: I Simpósio Brasileiro Multiprofissional em Doença Falciforme, 2020, SÃO JOÃO DEL-REI. EDUCAR FALCIFORME, 2020. v. 1. p. 40-41.

  • ALBUQUERQUE, E. S. ; SOUZA, E. L. ; VASCONCELOS, I. P. S. ; ARAUJO, J. B. ; COSTA, M. T. . A Política Nacional de Humanização e a formação dos profissionais de saúde. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , 2020.

  • ALBUQUERQUE, E. S. . Relato de experiência: Compartilhar conhecimento nos fortalece.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBUQUERQUE, E. S. . Valorização do trabalho e do trabalhador da saúde: percepção em dois serviços públicos da cidade de Maceió. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBUQUERQUE, E. S. . Comparação entre CPAP e Padrão Ventilatório Reexpansivo 2014 (Projeto de Pesquisa).

  • ALBUQUERQUE, E. S. . Perfil epidemiológico de natimortos no período de novembro de 2010 a abril de 2011 em uma maternidade da cidade de Maceió- AL 2011 (Projeto de Pesquisa).

Outras produções

ALBUQUERQUE, E. S. ; ARAGAKI, S. S. ; AZEVEDO, C. C. . 'Compartilhar conhecimento nos fortalece!'. 2018.

ALBUQUERQUE, E. S. ; NEVES, Aryana Isabelle de Almeida ; AZEVEDO, C. C. ; ARAGAKI, S. S. . Seminário Humanização na Saúde: Valorização do trabalho e do trabalhador. 2018.

NEVES, Aryana Isabelle de Almeida ; ALBUQUERQUE, E. S. ; AZEVEDO, C. C. ; ARAGAKI, S. S. . Compartilhamento de saberes: direitos e deveres dos usuários da Saúde.. 2018.

ALBUQUERQUE, E. S. ; FRAGOSO, THIAGO S . Pesquisa avalia impacto da pandemia no tratamento de pessoas com lúpus. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBUQUERQUE, E. S. . RODA DE CONVERSA: FALANDO SOBRE JANEIRO BRANCO. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2018

APAE Maceió

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2014 - 2016

Núcleo de Apoio a Saúde da Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

2017 - 2017

Hospital Geral do Estado de Alagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

2017 - 2021

Hemocentro de Alagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2020 - 2022

Hospital Metropolitano de Alagoas

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2021 - 2022

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

2023 - 2023

UNIMA CENTRO UNIVERSITARIO DE MACEIO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar

2022 - 2023

UNIMA CENTRO UNIVERSITARIO DE MACEIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Preceptor

2023 - Atual

Consultório Particular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável técnica