Cleide Alzeman Rocha
Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1999). É especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos pela UFMS (2004).Especialista em gestão e coordenação Escolar. É professora concursada de Geografia na Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Campo Grande - MS, atualmente lotada na Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. Possui experiência em ensino de geografia no Ensino Médio e Fundamental, Práticas Pedagógicas Orientadas do Campo e orienta trabalhos de iniciação científica na educação básica.
Informações coletadas do Lattes em 15/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
2012 - 2013
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: Análise da Perspectiva Profissional do Técnico Agropecuária em Campo Grande- MS
Orientador: Perpetua Dutra
Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos
2002 - 2003
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Interferência Antrópica na Qualidade da Água do Rio Miranda na Região do Passo do Lontra - Corumbá-MS
Orientador: Geancarlo Lastória
Graduação em Geografia
1995 - 1999
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Análise Ambiental e Sócio-Econômica das Áreas Periurbanas da Cidade de Miranda - MS.
Orientador: Valdir Specian
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Participação em eventos
fecintec 2019. Frutificação do Cerrado: Uso da Bocaiúva (Acrocomia aculeata) na Alimentação Humana. 2020. (Feira).
Fecintec inteligência artificial. Frutificação do Cerrado: Uso do Baru ( Diptey alata) na Alimentação Humana. 2020. (Feira).
Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégia.Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégia. 2020. (Outra).
CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS.NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS. 2019. (Outra).
FECIT-REME. Frutificação do Cerrado: Uso da Bocaiuva ( Acrocomia aculeata) na Alimentação Humana. 2019. (Feira).
FECIT-REME. Frutificação do Cerrado: Uso do Baru na Alimentação Humana. 2019. (Feira).
FORMAÇÃO EM INICIAÇÃO CIENTIFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS.FORMAÇÃO EM INICIAÇÃO CIENTIFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. 2019. (Outra).
III Seminário Educação do Campo.Frutificação do Cerrado: baru e bocaiuva na Alimentação Humana. 2019. (Seminário).
REFLEX ÕES PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.REFLEX ÕES PEDAGÓGICAS: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTIC. 2019. (Outra).
Conferência Intermunicipal Popular de Educação.Conferência Intermunicipal Popular de Educaçã Polo Campo Grande MS. 2017. (Outra).
Conferência Intermunicipal Popular de Educação Pólo Campo Grand.O PNE na articulação do SNE. 2017. (Outra).
Dinapec 2017. Feira Agropecuária. 2017. (Feira).
Formação Continuada de Professores de Geografia.Formação Continuada de Professores de Geografia. 2017. (Outra).
Dinapec 2016. Feira Agropecuária. 2016. (Feira).
iLPF.Integração Lavoura Pecuária e Floresta. 2016. (Outra).
Ação de Formação Continuada para Professores Pesquisadores.Ação de Formação Continuada para Professores Pesquisadores. 2015. (Oficina).
A Defesa Fitossanitária em Mato Grosso do Sul.A Defesa fitossanitária em Mato Grosso do Sul. 2015. (Simpósio).
Carne Carbono Neutro. 2015. (Simpósio).
Dinapec 2015. Feira Agropecuária. 2015. (Feira).
Dinapec 2014. Dinapec. 2014. (Feira).
PROINFO INTEGRADO II.TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S. 2012. (Outra).
FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.INVESTIGANDO A BIODIVERSIDADE EM SALA DE AULA. 2011. (Oficina).
FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.INVESTIGANDO A BIODIVERSIDADE EM SALA DE AULA. 2011. (Oficina).
Libras - Nível básico II.NÍVEL BÁSICO II. 2010. (Outra).
A Educação que Transforma Possibilidades. 2009. (Outra).
CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. 2009. (Outra).
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009. (Outra).
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ? GEOGRAFIA. 2008. (Outra).
Libras Nível básico. 2008. (Outra).
PROGRAMA - FORMAÇÃO REFLEXIVA - GEOGRAFIA. 2007. (Outra).
FORMAÇÃO CONTINUADA. 2006. (Outra).
Capacitação de Conhecimentos Pedagógicos. 2005. (Exposição).
CAPACITAÇÃO EM CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. 2005. (Outra).
INGLÊS INTERMEDIÁRIO. 2005. (Outra).
Seminário de Formadores III dos Programas: Agenda 21 nas Escolas de MS/ Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas,.Agenda 21 nas Escolas de MS/ Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas. 2005. (Seminário).
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES ? INTEL EDUCAÇÃO PARA O FUTURO.INTEL EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. 2004. (Outra).
INGLÊS BÁSICO I. 2004. (Outra).
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ? GEOGRAFIA. 2003. (Outra).
PERÍCIA AMBIENTAL. 2003. (Outra).
?Dispersão de Poluentes em Rios?.. 2002. (Outra).
?Gerenciamento da Drenagem Urbana?.. 2002. (Outra).
A Geopolítica do Processo de Ocupação da Amazônia. 2002. (Oficina).
Curso de Cartografia Digital ? UFMS. 2002. (Outra).
do SIMPORH 2002 ? 2º SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO CENTRO-OESTE. 2002. (Simpósio).
treinamentos/PD,Windows 98, Word 97 e Excel 97 ? Básicos.Windows 98, Word 97 e Excel 97. 2001. (Outra).
Contribuição ao Estudo Florístico de duas áreas Piloto no Passo da Lontra ? Corumbá/MS. 1996. (Oficina).
Seminário Internacional Portugal na Guerra Civil Espanhola. 1996. (Seminário).
?Organização do Espaço Agrário no Mato Grosso do Sul,. 1995. (Outra).
3º Encontro Nacional de Ensino de Geografia ?Formação do Professor e o Ensino de Geografia?,. 1995. (Congresso).
A Técnica, As Formas de Organização do trabalho e o Espaço geográfico. 1995. (Congresso).
Orientou
Frutificação do Cerrado: Uso do baru na Alimentação Humana; 2020; Iniciação Científica - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Cleide Alzeman Rocha;
Frutificação do Cerrado: o uso da bocaiúva (Acrocomia aculeata) na alimentação humana; 2019; Iniciação Científica - Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo; Orientador: Cleide Alzeman Rocha;
Consórcio Milho/Guandu; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Cleide Alzeman Rocha;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, C. A. ; G,V Márcio ; SANTOS, G. P. ; COSTA, L. S. . Frutificação do Cerrado: Uso do baru na Alimentação Humana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, C. A. ; ARISTONE, Flavio ; SILVA, B. V. ; PEDRA, I. F. E. ; DOMINGUES, L. M. . Frutificação do Cerrado: Uso da Bocaiuva na Alimentação Humana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, C. A. ; ROCHA, C. A. ; HELENA, M. . O continente africano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de FigueiredoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2002 - Atual
Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande-MSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40
2014 - 2017
Embrapa Gado de CorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestora do Projeto AGROESCOLA no Núcleo de transferência de Tecnologia em Agropecuária.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleide Alzeman Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?