Márcia Dias Chaves

Possui graduação em CIÊNCIAS LICENCIATURA COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase em QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Didática da Educação Profissional Integrada à EJA.

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA - UM CAMINHO INFINITO
Orientador: Izabelle Cristina Martins da Silva

Especialização em Gestão, Orientação Educacional e Supervisão Escolar

2015 - 2016

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: O ato da gestão supervisão e orientação escolar, na concepção dos professores.
Orientador: Teina Nascimento Lopes

Graduação em CIÊNCIAS LICENCIATURA COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA

2011 - 2014

Universidade Estadual do Maranhão

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Centro de Ensino Graça Aranha

Formação complementar

2020 - 2020

Metodologia Ativas na Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Neuropedagogia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão ? Núcleo de Tecnologia Para Educação., UEMA -NET, Brasil.

2020 - 2020

Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2019 - 2019

Implementação da Base Nacional Curricular - BNCC. (Carga horária: 52h). , Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, SEMED, Brasil.

2018 - 2018

A importância do currículo no fazer pedagógico.. (Carga horária: 48h). , Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, SEMED, Brasil.

2018 - 2018

Metodologia do Ensino da Matemática para Classes de Educação - EJA. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL.

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Química. INVESTIGAÇÃO DA CAPACIDADE DE BIOSSORÇÃO DOS METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS (Cd, Cu, e Pb) SOBRE MACRÓFITA (Pistia stratiotes) ? EFEITO DA MASSA DO BIOSSORVENTE E DO pH. 2014. (Congresso).

XXVI Seminário de Iniciação Científica da UEMA.Aplicação de biomassa da macrófita Pistia Stratiotes em processo de biossorção de íons cádmio (II), cobre (II) e chumbo (II) em solução aquosa sintética.. 2014. (Seminário).

A Mostra Regional de Ciências e Engenharia, MOSTRARCE. 2013. (Feira).

Congresso Brasileiro de Química. Utilização da Biomassa de Macrófitas Aquáticas na Biossorção de ìons Cd (II) e Cr (VI) em Solução Aquosa Sintética.. 2013. (Congresso).

II FÓRUM AMBIENTAL DA MESORREGIÃO TOCANTINA E CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. 2013. (Simpósio).

XXV Seminário de Iniciação Científica de Uema / SEMIC.Utilização de biomassa de macrófitas aquáticas secas na biossorção dos íons Cd (II) e Cr (VI) em solução aquosa. 2013. (Seminário).

Segundo Congresso Nacional de Educação:UEMA. 2012. (Congresso).

SEMANA DO CALOURO DA UEMA. 2011. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CHAVES, M. D. ; NASCIMENTO, J. M. ; OLIVEIRA, J. D. . Utilização da Biomassa de Macrófitas Aquaticas no Processo de Biossorção dos íons Cd (II) e Cr (IV) em Solução Aquosa Sintética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, J. M. ; CHAVES, M. D. ; OLIVEIRA, J. D. . Comparação do Potencial de Remoção de Íons Chumbo e Cádmio por meio de Biossorção Usando Serragem de Madeira Teca (Tectona granis) e Casca de Pequi ( Caryocar Brasiliense Camb) Tratada Com Ácido Cítrico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Tribunal Regional do Trabalho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20

2012 - 2014

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/UEMA, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora na categorial INICIAÇÃO CIENTÍFICA / Bolsista pelo programa (PIBIC) / UEMA

2014 - 2014

Centro Educacional Duque de Caxias

Vínculo: PROFESSOR DE CIÊNCIAS/QUÍMICA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS/QUÍMICA, Carga horária: 20

2015 - 2015

ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO CONGEL

Vínculo: PROFESSOR DE CIÊNCIAS/QUÍMICA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS/QUÍMICA, Carga horária: 20

2017 - 2017

Escola Municipalizada Sinopse

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

2018 - 2018

Escola Municipal Mariana Luz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

2019 - 2020

ESCOLA MUNICIPAL TIRADENTES II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

2020 - Atual

Escola Municipal Domingos Moraes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200