Ravilson Antônio Chemin Filho
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1997 a 2002), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2002 a 2004) na área de conformação de chapas metálicas e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2007 a 2011) também na área de conformação de chapas metálicas. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisa na área de estampagem, com ênfase nos aços avançados utilizados na indústria automotiva e projeto de ferramentas, através do Projeto de Pesquisa ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM E ESTUDO DA CONFORMABILIDADE DE CHAPAS AVANÇADAS DE ALTA RESISTÊNCIA, desde 2019. É coordenador do Laboratório de Prototipagem e Plasticidade (LP^2) da UFPR e vice-coordenador do curso de Especialização em Engenharia Automotiva na UFPR. É também coordenador do Projeto de Extensão UFPR Fórmula SAE, desde 2017 e do Programa de Extensão Núcleo de Engenharia Automotiva DEMEC - UFPR desde 2021. Membro do Comitê Setorial de Extensão desde 2017 e do Comitê Assessor de Extensão (CAEX) desde 2020. Foi suplente da chefia do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR de 2018 a 2019.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Mecânica
2007 - 2011
Universidade Federal do Paraná
Título: ESTUDO DA FRATURA DE AÇOS DE NOVA GERAÇÃO DP600 ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DE PRESSÃO NO PRENSA-CHAPAS
, Ano de obtenção: 2011. Paulo Victor Prestes Marcondes.
Mestrado em Engenharia Mecânica
2002 - 2004
Universidade Federal do Paraná
Título: Avaliação das Deformações de Chapas Finas e Curvas CLC para Diferentes Geometrias de Punções
, Ano de Obtenção: 2004.Paulo Victor Prestes Marcondes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Curvas CLC; Chapas metálicas; Geometrias de punções.Grande área: Engenharias
Graduação em Engenharia Mecânica
1997 - 2002
Universidade Federal do Paraná
Título: Projeto de Ferramenta para Fabricação de Corpos de Prova para Ensaios de Tração
Orientador: Paulo Victor Prestes Marcondes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2007 - 2007
Disseminação da Pol. Curricular e Gestão Escolar. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Robótica Industrial. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Tecnologia Ensitec, ENSITEC, Brasil.
2006 - 2007
Curso de Formação Pedagógica. (Carga horária: 542h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2006 - 2006
Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educ. Prof.. (Carga horária: 4h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Programação de Máquinas CNC. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Diretrizes Pedagógicas e Administrativas. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Conformação de Chapas Metálicas. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Soldagem de Chapas Finas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Matrizes e Ferramentas.
Organização de eventos
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. ; OLIVEIRA, A. R. S. de . VII Feira de Projetos. 2008. (Exposição).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. ; OLIVEIRA, A. R. S. de . VIII Feira de Projetos. 2008. (Exposição).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. ; OLIVEIRA, A. R. S. de . VI Feira de Projetos. 2007. (Exposição).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. . VI SENT - Seminário Ensitec de Novas Tecnologias. 2007. (Outro).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. . II SEMAE - Semana de Manutenção Ensitec. 2007. (Outro).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. ; OLIVEIRA, A. R. S. de . V Feira de Projetos. 2006. (Exposição).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. . I SEMAE - Semana de Manutenção Ensitec. 2006. (Outro).
CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. . V SENT - Seminário Ensitec de Novas Tecnologias. 2006. (Outro).
Participação em eventos
21° Fórum SAE Brasil da Mobilidade. 2024. (Congresso).
Fórmula SAE Brasil 2022.UFPR Fórmula SAE 2. 2022. (Outra).
I Ciclo de Debates: Caminhos possíveis para a creditação da extensão. 2021. (Encontro).
II Ciclo de Debates: Caminhos Possíveis para a Creditação da Extensão.II Ciclo de Debates: Caminhos Possíveis para a Creditação da Extensão. 2021. (Encontro).
Fórmula SAE Brasil.UFPR Fórmula SAE. 2018. (Outra).
Fórmula SAE Brasil.UFPR Fórmula SAE. 2017. (Outra).
21 COBEM - BRAZILIAN CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING. Forming Analyses of DP600 Steel Using Different Blankholder Pressures. 2011. (Congresso).
2 COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. Influência do Entalhe em Corpos de Prova do Ensaio Nakajima. 2003. (Congresso).
Congresso em Ciência de Materiais do MERCOSUL. Influência da Geometria e Acabamento Superficial do Corpo de Prova na Avaliação das Propriedades Mecânicas de Chapas de Aço. 2002. (Congresso).
EVINCI - Evento de Iniciação Científica.Determinação do Grau de Conformabilidade de Chapas de Aço para Aplicações Automotivas. 2002. (Encontro).
1° Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2001. (Congresso).
EVINCI - Evento de Inciação Científica.Caracterização Microestrutural e Avaliação de Propriedades Mecânicas de Produtos Metálicos. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
SCHEID, A.; ALLENSTEIN, A. N.; DROZDA, F. O.;CHEMIN FILHO, R. A.. Microestrutura e Propriedades de Ligas CoCrMoSi (Tribaloys) Processadas por Fusão Seletiva a Laser. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; COSTA, D. D.; VALLE, P. D.. SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO COM DETECÇÃO DE MUDANÇAS ABRUPTAS. 2021.
CHEMIN FILHO, R. A.; AMORIM, F. L.; GIPIELA, M. L.. Estampagem Incremental de Polímeros - PETG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.MARCONDES, P. V. P.; PAREDES, R. S. C.. Influência da Temperatura na Magnitude do Retorno Elástico e nos Limites de Conformação de Aços de Alta Resistência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
ERTHAL, J. L.;CHEMIN FILHO, R. A.; SARNECKI, C.. Projeto de um Cubo de Roda para Protótipo de Fórmula SAE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; REBEYKA, C. J.; COELHO, L. H.. Mapeamento e Aprimoramento do Teste de Funcionamento da VVT em Bancada na Linha de Produção de Motores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
ERTHAL, J. L.;CHEMIN FILHO, R. A.; VILELA JUNIOR, J. A.. Dimensionamento de Transmissão para um Protótipo de Fórmula SAE Elétrico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; ERTHAL, J. L.; BETTEGA, D.. Análise e Simulação dos Efeitos do Bump Steer em um Veículo Fórmula SAE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; ERTHAL, J. L.; CUFFA, E.. Dimensionamento de um Sistema de Transmissão Planetário para um Veículo Tipo Baja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; ERTHAL, J. L.; CRUZ, L. F.. Dimensionamento do Sistema de Freios de um Veículo Tipo Fórmula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; LAJARIN, S. F.; TENORIO, M. B.. Estudo Computacional e Prático da Influência do Material das Chapas e da Geometria da Ferramenta na União por Clinching. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
CHEMIN FILHO, R. A.; ERTHAL, J. L.; LERNER, E.. Projeto de suspensão Duplo A para Aplicação em um Veículo tipo FSAE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
ERTHAL, J. L.; MOREIRA, R. A.;CHEMIN FILHO, R. A.. Estudo do Teste de Desaceleração em Pista de Veículos Automotores Leves, Definido pela Norma NBR 10312:2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
Orientou
Análise da Influência de Parâmetros do Ferramental na Conformabilidade de Chapas Avançadas de Alta Resistência; Início: 2022; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; (Coorientador);
ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM E ESTUDO DA CONFORMABILIDADE DE CHAPAS AVANÇADAS DE ALTA RESISTÊNCIA VIA ANÁLISE DE IMAGENS; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA CONFORMAÇÃO MECÂNICA DE EIXOS DE DIREÇÃO; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação da Influência do Draw Bead na Conformabilidade de Aços AHSS Através do Ensaio Nakazima; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Influência da Microestrutura na Conformabilidade de Aços Avançados de Alta Resistência; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Efeito da Conformabilidade dos Aços AHSS no Desempenho de Carrocerias; 2021; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SEIS CRITÉRIOS DE RUPTURA NO PROCESSO DE ESTAMPAGEM DE AÇOS AVANÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação do Limite de Estricção de aços Avançados de Alta Resistência; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Influência da Força do Prensa Chapas na Conformabilidade do aço HSLA440 de Alta Resistência; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
DP600 Steel Stampability Analysis Through Microstructural Characterization by Electron Backscatter Diffraction and Nanoindentation; 2025; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação, Simulação e Otimização da Velocidade de Estampagem na Conformação de Chapas do Aço DP600; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DOS AÇOS AVANÇADOS (AHSS) NA CARROCERIA DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
PROJETO E FABRICAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALINHAMENTO A LASER PARA KART; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA ANÁLISE DE DADOS DE DESEMPENHO DE KARTS DE COMPETIÇÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DESEMPENHO DE KART DE COMPETIÇÃO VIA SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DE ALINHAMENTO ESTÁTICO, CASTER E DE INTEGRIDADE DE ALINHAMENTO DO CHASSI PARA KART; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DE ALINHAMENTO ESTÁTICO, CASTER E DE INTEGRIDADE DE ALINHAMENTO DO CHASSI PARA KART; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
METODOLOGIA DE PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO NO KART; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
METODOLOGIA DE PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO NO KART; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Design and Application of a Laser Module Housing into a Progressive Die Tool; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Modelagem do Power Train e Suspensão Traseira para um Veículo Fórmula SAE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Análise da Influência do Sistema Hidráulico da Prensa na Conformabilidade de Aços Avançados de Alta Resistência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação da Conformabilidade de Aços AHSS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação Microestrutural da Estampabilidade de Chapas de Aço AHSS Através de Ensaios EBSD; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Desenvolvimento de Equipamento para Dobra de Chapas de Alta Resistência Através de Laser; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Análise Experimental do Limite de Estricção do Aço DP600 Através do Ensaio de Estampagem Nakazima; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Projeto de uma Dobradora de Chapas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Projeto de Ferramenta de Estampagem para Utilização na Indústria Metalúrgica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Desenvolvimento de uma Ferramenta de Corte para Modificação de um Produto na Indústria Automobilística; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Análise das Deformações em Aços Avançados de Alta Resistência no Processo de Estampagem via Simulação Numérica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Análise, Proposta e Projeto de Instalação de Rede de Tubulação de Gás Combustível em Edifício Residencial da Cidade de Curitiba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Estudo Comparativo das Deformações na Estampagem Incremental do Aço HSLA 440 com a Curva Limite de Conformação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Estudo da Influência do Raio da Matriz e Força do Prensa Chapas na Curva CLC de Aços Dual Phase; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM E ESTUDO DA CONFORMABILIDADE DE CHAPAS AVANÇADAS DE ALTA RESISTÊNCIA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM E ESTUDO DA CONFORMABILIDADE DE CHAPAS AVANÇADAS DE ALTA RESISTÊNCIA VIA ANÁLISE DE IMAGENS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Influência de Parâmetros do Ferramental na Conformabilidade de Aços AHSS via Análise Microestrutural; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Influência de Parâmetros do Ferramental na Conformabilidade de Aços AHSS via Análise Microestrutural e Simulação Numérica; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Influência de Parâmetros do Ferramental na Conformabilidade de Aços AHSS via Análise Microestrutural e Simulação Numérica; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação da influência do Draw Bead na conformabilidade de chapas de aço AHSS; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Avaliação da influência do Draw Bead na conformabilidade de chapas de aço AHSS; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Estudo Técnico Econômico de Componentes Automotivos da Concorrência; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ravilson Antonio Chemin Filho;
Produções bibliográficas
-
NIKHARE, C. ; MARCONDES, P. V. P. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; CRUZ, M. N. . Sheet metal formability analysis by accessible and reliable digital image correlation system. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 137, p. 1-11, 2025.
-
BOHATCH, R. G. ; OLIVEIRA, A. R. ; NIKHARE, C. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . DP600 Steel Stampability Analysis Through Microstructural Characterization by Electron Backscatter Diffraction and Nanoindentation. Journal Of Manufacturing And Materials Processing , v. 9, p. 234-254, 2025.
-
ARCENO, M. ; PONTAROLO, G. M. S. ; REBEYKA, C. J. ; LAJARIN, S. F. ; CHEMIN FILHO, R. A. . Design for Manufacturing and Assembly of a Baja Steering Knuckle. International Research Journal of Engineering and Technology , v. 11, p. 1, 2024.
-
DE LIMA, EDIMAR ; DO NASCIMENTO CRUZ, MURILO ; FILHO, RAVILSON ANTONIO CHEMIN ; NIKHARE, CHETAN P. ; MARCONDES, PAULO VICTOR PRESTES . Influence of the hydraulic press system on advanced high-strength steel formability. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 126, p. 4722, 2023.
-
RIBAS, LUCAS MARCONDES ; GIPIELA, MANOLO LUTERO ; LAJARIN, SÉRGIO FERNANDO ; FILHO, RAVILSON ANTONIO CHEMIN ; MARCONDES, PAULO VICTOR PRESTES . Comparative study of six failure criteria via numerical simulation of stamped DP600 steel. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 121, p. 2427-2435, 2022.
-
DE OLIVEIRA, ALEX RAIMUNDO ; LAJARIN, SÉRGIO FERNANDO ; REBEYCA, CLAUDIMIR JOSÉ ; FILHO, RAVILSON ANTONIO CHEMIN ; NIKHARE, CHETAN P. ; MARCONDES, PAULO VICTOR PRESTES . Influence of drawbead geometry and blank holder force on the dual phase steel formability. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY (INTERNET) , v. 121, p. 4255, 2022.
-
LAJARIN, SÉRGIO FERNANDO ; FILHO, RAVILSON ANTONIO CHEMIN ; REBEYKA, CLAUDIMIR JOSÉ ; NIKHARE, CHETAN P. ; MARCONDES, PAULO VICTOR PRESTES . Numerical study on variation of chord modulus on the springback of high-strength steels. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 106, p. 1, 2020.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; LAJARIN, S. F. ; REBEYKA, C. J. ; LIMA, E. ; SILVA, T. G. . CORRELATION OF DP600 RUPTURE AND NECKING LIMITS FOR DIFFERENT SHEET DIMENSIONS VIA MODIFIED NAKAZIMA TEST AND USE OF FORMING LIMIT CURVE AT ONSET OF NECKING AS A NATURAL SAFETY FACTOR. Journal of Manufacturing Technology Research , v. 12, p. 163-173, 2020.
-
MADI, MÁRCIO ; JÚNIOR, MIGUEL VAZ ; FILHO, RAVILSON ANTÔNIO CHEMIM ; MARCONDES, PAULO VICTOR PRESTES . An analysis of the forming speed variation with relation to deep drawing depth of steel DP 600 sheets. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 170, p. 018, 2018.
-
VALENTE TIGRINHO, LUIZ MAURICIO ; CHEMIN FILHO, RAVILSON ANTONIO ; PRESTES MARCONDES, PAULO VICTOR . Fracture analysis approach of DP600 steel when subjected to different stress/strain states during deformation. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 30, p. 1-8, 2013.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; VALENTE TIGRINHO, L. M. ; BARRETO NETO, R. C. ; MARCONDES, P. V. P. . An experimental approach for blankholder force determination for DP600 with different material flow strain rates in the flange during stamping. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART B-JOURNAL OF ENGINEERING MANUFACTURE , v. 227, p. 417-422, 2013.
-
CHEMIN FILHO, RAVILSON ANTONIO ; SILVA, HEBER CASTRO ; MARCONDES, PAULO VICTOR PRESTES . Experimental and numerical true strain assessment on sheet forming for different tool design. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 48, p. 473-479, 2010.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . True Strain Distribution Profile on Sheet Metal Using Different Punch Geometries. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering , v. 30, p. 1-6, 2008.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; SANTOS, R. A. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Experimental Investigation on the Influence of the Lubricant Type in the Punch Stretching of Extra Deep-Drawing Steel. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering , v. XXX, p. 286-290, 2008.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; LAJARIN, S. F. ; GIPIELA, M. L. ; BARRETO NETO, R. C. . Avaliação numérica do processo de puncionamento de Chapa Grossa com diferentes formatos de punção. In: Julianno Pizzano Ayoub; Marcel Ricardo Nogueira de Oliveira. (Org.). ENGENHARIAS MECÂNICA E INDUSTRIAL: TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS EM PESQUISA. 1ed.Guaruja: Cientifica Digital, 2022, v. 1, p. 48-59.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; OLIVEIRA, A. R. ; MARQUES, C. ; BENDLIN, V. Y. ; GELBCKE, H. A. B. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO LUBRIFICANTE VASCOFORM FB 125 EM OPERAÇÕES DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA. In: 43° SENAFOR, 2024, Porto Alegre - RS. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO LUBRIFICANTE VASCOFORM FB 125 EM OPERAÇÕES DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA, 2024.
-
OLIVEIRA, A. R. ; BOHATCH, R. G. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . ANALYSIS OF BAUSCHINGER EFFECT ON THE FORMABILITY OF ADVANCED HIGH STRENGTH STEELS THROUGH MECHANICAL PROPERTIES AND MICROSCOPY. In: 43° SENAFOR, 2024, Porto Alegre - RS. ANALYSIS OF BAUSCHINGER EFFECT ON THE FORMABILITY OF ADVANCED HIGH STRENGTH STEELS THROUGH MECHANICAL PROPERTIES AND MICROSCOPY, 2024.
-
BONATTO, G. ; TEIXEIRA, L. S. ; GRAF, K. ; MARCONDES, P. V. P. ; CHEMIN FILHO, R. A. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO DRAWBEAD NA CONFORMABILIDADE DE AÇOS AVANÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA. In: 12° Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação 2023, 2023, Brasilia. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO DRAWBEAD NA CONFORMABILIDADE DE AÇOS AVANÇADOS DE ALTA RESISTÊNCIA, 2023.
-
TEIXEIRA, L. S. ; MARCONDES, P. V. P. ; LAJARIN, S. F. ; CHEMIN FILHO, R. A. . ESTUDO DO PROCESSO DE EMBUTIMENTO EM CHAPAS DE AÇO DP 350/600 E HSLA 350/440 VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA E ANÁLISE MICROESTRUTURAL. In: 11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação Curitiba -PR - COBEF 2021, 2021, Curitiba. ESTUDO DO PROCESSO DE EMBUTIMENTO EM CHAPAS DE AÇO DP 350/600 E HSLA 350/440 VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA E ANÁLISE MICROESTRUTURAL, 2021.
-
OLIVEIRA, A. R. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; LAJARIN, S. F. ; REBEYKA, C. J. ; BATISTA, R. F. ; SILVEIRA JUNIOR, R. S. . Estudo da Influência da Geometria do Draw Bead na Conformabilidade do Aço DP780. In: 40th SENAFOR - 23ª Conferência Nacional de Conformação de Chapas /10ª Conferência Internacional de Conformação de Chapas / 7º Congresso do BrDDRG, 2021, Porto Alegre. Estudo da Influência da Geometria do Draw Bead na Conformabilidade do Aço DP780, 2021.
-
LIMA, E. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Avaliação do Limite de Estricção do Aço Dual Phase DP600 Através das Curva Limite de Conformação. In: 37 SENAFOR - 7 Conferência Internacional de Conformação de Chapas, 2017, Porto Alegre. 37 SENAFOR - 20 Conferência Nacional de Conformação de Chapas - 7 Conferência Internacional de Conformação de Chapas, 2017.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; GIPIELA, M. L. ; WOELLNER, N. ; FABRIS, A. . Avaliação da Influência da Taxa de Deformação na Flange Durante a Estampabilidade de Aços de Alta Resistência. In: 4 Conferência Internacional de Conformação de Chapas, 2014, Porto Alegre. 34 SENAFOR, 2014.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; MARCONDES, P. V. P. ; CHEMIN FILHO, R. A. . Análise da Fratura do Aço Avançado de Alta Resistência Variando os Estados de Tensão e Deformação Através do Ensaio de Estampagem. In: 7 COBEF, CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 2013, Itatiaia-RJ. Análise da Fratura do Aço Avançado de Alta Resistência Variando os Estados de Tensão e Deformação Através do Ensaio de Estampagem, 2013.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; MARCONDES, P. V. P. ; CHEMIN FILHO, R. A. . Estudo da fratura do aço DP600 submetido a diferentes estados de tensão/deformação. In: 32 SENAFOR - CONFERÊNCIA NACIONAL DE CONFORMAÇÃO DE CHAPAS, 2012, Porto Alegre_RS. Estudo da fratura do aço DP600 submetido a diferentes estados de tensão/deformação, 2012.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; MARCONDES, P. V. P. ; CHEMIN FILHO, R. A. . Influência do Estado de Tensão e Deformação na Fratura do Aço Avançado de Alta Resistência. In: 7 CONEM, CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA, 2012, São Luis-MA. Influência do Estado de Tensão e Deformação na Fratura do Aço Avançado de Alta Resistência, 2012.
-
NIKHARE, C. ; MARCONDES, P. V. P. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. . Influence of blank holding force on the prediction of forming limits for DP590 steel. In: INTERNATIONAL DEEP DRAWING RESEARCH GROUP CONFERENCE, 2012, Mumbai. Influence of blank holding force on the prediction of forming limits for DP590 steel, 2012.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; BARRETO NETO, R. C. ; LAJARIN, S. F. . Forming Analyses of DP600 Steel Using Different Blankholder Pressures. In: BRAZILIAN CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING (COBEM), 2011, Natal-RN. Forming Analyses of DP600 Steel Using Different Blankholder Pressures, 2011.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; SANTOS, R. A. ; SOUZA, G. S. . Análise da Fratura e Determinação das Propriedades Mecânicas do Aço DP600. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO (6 COBEF), 2011, Caxias do Sul-RS. Análise da Fratura e Determinação das Propriedades Mecânicas do Aço DP600, 2011.
-
SANTOS, R. A. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; TIGRINHO, L. M. V. ; MARCONDES, P. V. P. . Avaliação da Curva Limite de Conformação Usando o Teste de Marciniak para Avaliação de Chapa de Aço de Alta Estampabilidade. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2007, São Paulo. 4 COBEF, 2007.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; SANTOS, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Perfil de Redução na Espessura de Chapas de Aço de Alta Estampabilidade para Diferentes Lubrificantes. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2007, São Paulo. 4 COBEF, 2007.
-
TIGRINHO, L. M. V. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; SANTOS, R. A. . Influência da Lubrificação na Estampagem para Obtenção da Curva CLC. In: 3 COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2005, Joinville - SC. 3 COBEF, 2005.
-
MARCONDES, P. V. P. ; SROUR JUNIOR, E. H. ; CHEMIN FILHO, R. A. . Determination of Forming Strain Ratio of Sheet Metals to Automobile Aplications.. In: CONEM 2004 - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém. CONEM 2004, 2004.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; SROUR JUNIOR, E. H. ; CAMARGO, E. J. . Influência do Entalhe em Corpos de Prova do Ensaio Nakajima.. In: 2 COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2003, Uberlândia - MG. 2 COBEF, 2003.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . A Influência da Rugosidade Superficial e Espessura da Chapa na Determinação do Grau de Conformabilidade por Meio de Ensaios Mecânicos. In: CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2002, João Pessoa - PB. CONEM 2002, 2002.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; CAMARGO, E. J. . Influência da Geometria e Acabamento Superficial do Corpo de Prova na Avaliação das. In: SULMAT, 2002, Joinville - SC. Congresso em Ciência de Materiais do Mercosul - SULMAT 2002, 2002.
-
CHEMIN FILHO, R. A. . Determinação do Grau de Conformabilidade de Chapas de Aço para Aplicação Automotiva. In: EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UPR, 2002, Curitiba. Anais 10 EVINCI, 2002.
-
CHEMIN FILHO, R. A. . Caracterização Microestrutural e Avaliação de Propriedades Mecânicas de Produtos Metálicos. In: EVINCI - Evento de Inciação Científica, 2001. Anais do 9° Evento de Iniciação Científica - EVINCI, 2001.
-
CHEMIN FILHO, R. A. ; SILVA, T. G. ; ROSARIO, F. ; BATISTA, R. F. ; SAMPAIO, M. ; ENDO, B. ; LAGOEIRO, L. ; PALUDO, R. . Análise Microestrutural de Aços Avançados de Alta Resistência AHSS-DP Conformados ao Limite de Estricção por Meio de EBSD e Difração de Raios X. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
CHEMIN FILHO, R. A. . Alinhador a laser para kart de competição. 2022.
JAKOPITSCH, C. G. L. ; BONATTO, G. ; CASTRO, G. M. ; REBEYCA, CLAUDIMIR JOSÉ ; CHEMIN FILHO, R. A. . Veículo de competição Fórmula SAE 2022.. 2022.
CARVALHO, H. H. G. ; JAKOPITSCH, C. G. L. ; REBEYKA, C. J. ; OCH, S. H. ; RIBEIRO, L. S. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; ANTUNES, G. . Veículo de competição Fórmula SAE 2021.. 2021.
CHEMIN FILHO, R. A. ; OCH, S. H. ; OLIVEIRA, L. A. ; PSCHERA, L. ; STAPASSOLI, M. G. ; MACHADO, E. A. ; FRANCA, L. A. ; CARDOSO, A. L. W. ; ALVES, G. ; MORGADO, I. R. ; MENDES, R. ; GONCALVES, J. ; SANTOS, L. F. ; GOMES, J. P. ; BECKER, G. S. ; ALESSI, V. G. M. ; CASTRO, G. M. ; COSTACURTA, A. ; HIROSHI, R. ; FEITOSA, J. M. B. ; et.al . Veículo de competição Fórmula SAE 2020.. 2019.
CHEMIN FILHO, R. A. ; REBEYKA, C. J. ; MESSIAS, D. S. ; GELBCKE, H. A. B. ; MARTINS, E. M. ; CORDEIRO, L. ; BONATTO, G. ; RAMOS, K. W. S. ; MUNHOZ, L. G. ; HAIDUCKI, L. R. ; KARLOH, G. R. ; JAKOPITSCH, C. G. L. ; FARIAS, F. D. . Conceitos de Dinâmica Veicular Aplicados aos Veículos Fórmula e Baja. 2021.
CHEMIN FILHO, R. A. ; FEITOSA, J. M. B. ; CARVALHO, H. H. G. ; CUNHA, M. M. ; CISNE, V. R. ; DECONTO, G. M. ; OLIVEIRA, L. A. ; GOMES, J. P. . Livrinho técnico - Motor. 2020.
CHEMIN FILHO, R. A. ; JAKOPITSCH, C. G. L. ; CORSINI, G. ; CARVALHO, V. L. M. ; OLIVEIRA, M. T. ; SPRADA, B. S. ; BOTTEGA, M. N. ; HINNING, V. ; GOMES, J. P. . Livrinho técnico - Chassi e Cockpit. 2020.
RIBEIRO, L. S. ; ALMEIDA, U. S. ; ABE, L. I. ; TRIAQUIM, J. R. S. ; SCHUVES, L. F. ; CHEMIN FILHO, R. A. ; OLIVEIRA, L. A. ; GOMES, J. P. . Livrinho técnico - Freios. 2020.
CHEMIN FILHO, R. A. ; BECKER, G. S. ; ALESSI, V. G. M. ; CASTRO, G. M. ; COSTACURTA, A. ; HIROSHI, R. ; OLIVEIRA, L. A. ; GOMES, J. P. . Livrinho técnico - Elétrica. 2020.
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Projeto de Ferramental de Estampo para Fabricação de Arruelas.. 2006.
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Projeto de matrizes e punções para estampagem de luva do chumbador parabolt.. 2005.
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Projeto de matriz para estampagem de porca para chave 13mm.. 2004.
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. ; CAMARGO, E. J. . Avaliação da deformação da lateral do Clio (Renault) via curva limite de conformação.. 2002.
CHEMIN FILHO, R. A. ; MARCONDES, P. V. P. . Desenvolvimento de um Sistema Especialista para Auxiliar na Nacionalização de Componentes Automotivos. 2001.
CHEMIN FILHO, R. A. ; PELEGRINI, L. P. . Manual Básico Solid Works. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE ESTAMPAGEM E ESTUDO DA CONFORMABILIDADE DE CHAPAS AVANÇADAS DE ALTA RESISTÊNCIA, Descrição: O projeto de pesquisa em questão tem como objetivo principal a avaliação da influência dos componentes da ferramenta de estampagem, como prensa-chapas, punções e matrizes, na conformação dos aços avançados de alta resistência. Desta forma, buscar-se-á promover o desenvolvimento de métodos mais eficazes para a solução de problemas ligados ao ferramental, a criação e utilização de uma melhor concepção de projeto das ferramentas, além de um conhecimento mais aprofundado quanto a estampabilidade dos aços avançados de alta resistência, implicando num ganho bastante significativo de tempo e qualidade dos produtos estampados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ravilson Antonio Chemin Filho - Coordenador / PAULO VICTOR PRESTES MARCONDES - Integrante / Edimar de Lima - Integrante / Thiago Gomes da Silva - Integrante / Raul Farias Batista - Integrante / Alex Raimundo de Oliveira - Integrante / Ronaldo de Souza Silveira Junior - Integrante / Gabriela Bonatto - Integrante / Alex Antonio - Integrante / Julio Cesar Droszczak - Integrante / Vinicius de Moraes - Integrante., Número de produções C, T & A: 29
-
2000 - Atual
NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM PROJETO E FABRICAÇÃO DE MATRIZES PARA CONFORMAÇÃO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Victor Prestes Marcondes em 04/07/2013., Descrição: Descrição: A análise realizada até o momento, sobre o perfil competitivo do setor de ferramentarias, nos permitiu identificar diversos problemas, os quais catalisaram a elaboração deste projeto. Dentre eles, destacam-se os seguintes: Estado do Paraná passa por um período de mudanças radicais no seu parque industrial, outrora tímido, e isso tem reflexos diretos na sua economia: de, basicamente, agrícola para industrial com destaque para os pólos automotivo e madeireiro-moveleiro; Apesar de grandes incentivos ofertados pelo governo estadual, dado às empresas de capital estrangeiro para se instalarem no Paraná, pouco foi realizado para preparar tecnologicamente a indústria local; As empresas que compõem o setor de usinagem (97% da amostra) não conseguem fornecer diretamente para as montadoras já instaladas, e são na sua grande maioria fornecedores de terceira ou quarta camada; Dentro deste setor o grupamento que mais encontra dificuldades é o que reúne pequenas ferramentarias (30% do total amostrado). Tais problemas são decorrentes, principalmente, do baixo nível de tecnologia ainda empregado, da ausência de profissionais especializados; e altíssima tecnologia empregada pelo seus concorrentes, no plano nacional como também internacional. O objetivo principal do núcleo é contribuir para o aumento da competitividade do setor metal mecânico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ravilson Antonio Chemin Filho - Integrante / PAULO VICTOR PRESTES MARCONDES - Coordenador / Luiz Mauricio Valente Tigrinho - Integrante / Ricardo Adriano dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - Atual
ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA UFPR - USIMINAS, Descrição: O presente ACORDO tem por objeto estabelecer um regime de mútua cooperação técnica ecientífica entre USIMINAS e UFPR, visando ao Desenvolvimento de pesquisa e análise deconformabilidade de chapas metálicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ravilson Antonio Chemin Filho - Coordenador / PAULO VICTOR PRESTES MARCONDES - Integrante / Alex Raimundo de Oliveira - Integrante / RAFAEL GUETTER BOHATCH - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia. , Centro Politécnico, Jardim das Américas, 81531-990 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19011, Telefone: (041) 3613431, Fax: (041) 3613129
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor efetivo do curso de Engenharia Mecânica, na área de Processos de Fabricação e Desenho.
2008 - 2016
LLC MANUTENÇÃO E REPARO DE EQUIPAMENTOS LTDAVínculo: Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 4
2005 - 2016
Centro Estadual de Educação Profissional de CuritibaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2006 - 2016
Faculdade de Tecnologia EnsitecVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor dedicação parcial, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuando como professor do curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial nas disciplinas de Desenho e Conformação Mecânica. e Superior de Fabricação Mecânica. Professor com dedicação parcial, com atividades de desenvolvimento de materiais para os laboratórios da instituição e projeto de extensão.
2006 - 2016
Faculdade de Tecnologia EnsitecVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro Titular, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro Titular do NDE - Núcleo Docente Estruturante.
2004 - 2016
Faculdade de Tecnologia EnsitecVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2003 - 2013
Colégio Técnico IndustrialVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ravilson Antônio Chemin Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?