Lívia Barreto Sales
Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense. Possui experiência em clínica com orientação em psicanálise, saúde mental, desenvolvimento infantil, inclusão escolar e psicossociologia.
Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Psicologia clínica com crianças
2018 - 2019
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O trauma, a repetição e a fantasia em Freud e Lacan: um estudo de caso
Orientador: Maria Inês Moura Lamy
Aperfeiçoamento em Fundamentos da Experiência Psicanalítica
2016 - 2016
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Supereu: um percurso na obra freudiana. Ano de finalização: 2016
Orientador: Clarice Padilla Gatto
Graduação em Psicologia
2008 - 2013
Universidade Federal Fluminense
Título: Neurose Obsessiva: os descaminhos do sujeito ao encontro do desejo
Orientador: Paulo Eduardo Viana Vidal
Formação complementar
2021 -
Curso Fundamental. , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.
2013 - 2013
Curso Intensivo de Inglês. (Carga horária: 96h). , Kaplan International Centers, KIC, Estados Unidos.
2005 - 2007
Espanhol. (Carga horária: 271h). , CCAA, CCAA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
Trabalho em tempos Hiper modernos e construção de projetos no funcionalismo público, Descrição: O projeto visa compreender os sentidos da participação de graduados em psicologia e em direito em processos de seleção para postos públicos no Estado do Rio de Janeiro. É oriundo da pesquisa anterior, que recebeu o apoio do CNPq sob a forma de bolsa de Produtividade em Pesquisa e está inserido na linha Clínica, Política e Subjetividade, do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. A análise do trabalho, a partir de uma perspectiva psicossociológica (Barus-Michel, J, Enriquez: 2002, E. Levy, A: 2002, Gaulejac, V: 2011), tem acompanhado nossas pesquisas na última década a partir de diversos recortes temáticos junto a diferentes categorias sociais. A última pesquisa (Trabalho, Valores e história de vida transgeracional) cria subsídios para a apresentação da atual. Dentre as categorias analíticas destacadas sublinhamos a que intitulamos: subjetividades concursantes . Esta aponta para um crescente número de pessoas, na geração 20-30 anos, que se voltam ao concurso público como forma de inserção no mercado laboral. A partir desta categoria, buscamos na presente proposta identificar diferentes perfis que estão tentando trilhar a trajetória pública ou que já estão inseridos nela. Este projeto articula o contexto social do trabalho e do concurso público nos dias atuais e a incidência deste quadro na produção subjetiva dos participantes. O recorte de investigação é com profissionais oriundos de curso de psicologia e de direito. Esta escolha se deve a levantamento da literatura e de pré-enquete realizada junto a periódico especifico que demonstrou serem estes os cursos que respectivamente oferecem menos e mais ofertas de empregos públicos. A pesquisa é qualitativa, a abordagem metodológica é a da história de vida laboral (Carreteiro: 2011), colhida através de entrevistas. A proposta atende a paridade de gênero, junto a pessoas que se enquadrem nas condições do desenho da investigação, sendo respeitados os critérios éticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lívia Barreto Sales - Integrante / Teresa Cristina Othenio Cordeiro Carreteiro - Coordenador / Bruna Oliveira dos Santos Pinto - Integrante / Luciana Rodriguez - Integrante / Mylla Freitas Alves Firmo de Lima - Integrante / Inês Paixão Costa - Integrante / Carla Gomes de Carvalho - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Instituto AptaVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Supervisora
Outras informações:
Supervisão do trabalho de mediação escolar.
2014 - 2018
FonoMed Serviços MédicosVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica
2014 - Atual
Instituto de Estudos da ComplexidadeVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Terapeuta
Outras informações:
Terapeuta na clínica social de psicanálise.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lívia Barreto Sales e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?