Izaura Santiago da Cruz

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. É especialista em Sexualidade Humana , pela UNESA-RJ, Mestre e Doutora em Ensino Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação e também atua como Coordenadora de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM/UFBA e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades - NuCuS/UFBA. Atuou também como Coordenadora de Área e é atualmente Coordenadora Institucional, na UFBA, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:ensino de ciências e biologia, formação docente, sexualidade, gênero, educação sexual, juventude, educação e diversidade, ações afirmativas.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

2012 - 2017

Universidade Federal da Bahia
Título: Educação sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX
Orientador: em Escola Superior de Educação de Coimbra ( Maria Filomena Rodrigues Teixeira)
com Heloisa Maria Bertol Domingues. Coorientador: Ângela Maria Freire de Lima e Souza.

Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

2006 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: Educação Sexual e Ensino de Ciências: Dilemas enfrentados por docentes do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2008
Ângela Maria Freire de Lima e Souza.Palavras-chave: Gênero; sexualidade; Educação sexual; ensino de ciências.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Sexualidade Humana

2001 - 2002

Universidade Estácio de Sá
Título: Sexualidade tem som? - Vivências de adolescentes surdos.
Orientador: Vera Maria de Sá Antunes Filgueiras

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

1987 - 1991

Universidade Federal do Pará
Título: Sítios de alimentação e ovoposição em drosóphilas de área urbana
Orientador: Marlúcia Bonifácio Martins

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Atêlie Didático. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Cambridge English Language Assesment CELTA Course -Upper-intermediate level. (Carga horária: 40h). , Knightsbridge Training Center, TELF, Portugal.

2002 - 2003

Curso de Curta Duração. , Criar-se, CRIAR-SE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

    Grande área: Ciências Biológicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Sexual.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CRUZ, I. S. ; CUNHA, A. S. C. . Palestra: Mulheres e carreiras científicas: como chegar lá?. 2014. (Outro).

MESSEDER, S. A. ; MARTINS, M. ; CRUZ, I. S. ; ALVES, B. ; BITTENCOURT, D. . II Seminário Enlaçando Sexualidades. 2011. (Congresso).

GURGEL, P. R. H. ; BELTRAO, L. M. ; CRUZ, I. S. . II Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Educação. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18º Congresso Latinoamericano de Sexología y Educación sexual. O uso da hostória das ciências na formação de professores de ciências no campo da educação sexual: reflexões a partir de uma experiência. 2016. (Congresso).

Formação de Professores na Universidade do Porto. 2016. (Encontro).

III Fórum de Licenciaturas da UFRB, IV Seminário do PIBID UFRB, III Seminário do PIBID Diversidade da UFRB.Ensino de Ciências: Desafios para Formação de Professores da Educação Baásica. 2016. (Seminário).

II Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade 2016: Formação de Professores e Professoras. 2016. (Seminário).

IV Seminário Nacional CRIETHOS - Infância, Juventude e Práxis pedagógica.GT de formação de Professores. 2016. (Seminário).

Sessões científicas de discussão, reflexão e práticas no domíninio da Sexualidade, Gênero e Educaçãoda.Egas Moniz e a Educação Sexual. 2016. (Encontro).

I Seminário Pibid Nordeste, V Seminário Pibid-IAT, V Seminário Baiano das Licenciaturas."A escola como cooformadora de professores: enfrentando a academicização da formação inicial no PIBID Ciências Naturais/UFBA". 2015. (Seminário).

IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Uma proposta metodológica para a abordagem da sexualidade na formação de professores de Ciências". 2015. (Seminário).

14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia."Discursos sobre gênero, sexo e sexualidade na segunda metade do século XIX: um encontro entre Darwin, Freud e a medicina da diferença sexual em textos de Educação Sexual do início do século XX". 2014. (Seminário).

2d International Congress of Science Education. Educação Sexual e Ciência na Bahia das primeiras décadas do século XX. 2014. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Educação Sexual. A abordagem da sexualidade na formação de professores de ciências: reflexões a partir de uma experiência na Universidade Federal da Bahia. 2014. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Educação Sexual. Abordagem da sexualidade na formação de professores de Ciências: reflexões de uma docente em formação sobre as experiências do PIBID de Ciências Naturais- UFBA. 2014. (Congresso).

III Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. Concepções de Educação Sexual difundidas pelo Boletim de Eugenia de 1929 a 1933. 2014. (Congresso).

III Seminário Internacional Enlaçando sexualidades.Enlace 1. 2013. (Seminário).

III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades."OFICINAS DE SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE DOCENTES EM FORMAÇÃO E EM EXERCÍCIO". 2013. (Seminário).

III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O POTENCIAL DO USO DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA, NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS SEXUAIS". 2013. (Seminário).

III Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia.Ensinando Ciências Naturais a partir do cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, Salvador-Ba. 2012. (Simpósio).

II SIMPÓSIO BAIANO DE LICENCIATURAS. 2012. (Simpósio).

IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional IV. 2012. (Encontro).

Seminário em Desenvolvimento Colaborativo de Inovações Educacionais no Ensino de Ciências e Biologia.Sexualidade e ensino de ciências. 2012. (Seminário).

Workshop: Reflexões e construção de uma agenda para o ensino de ciências.A experiência da Licenciatura em Ciências Naturais da UFBA. 2012. (Outra).

Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza. GT - FORMAÇÃO DOCENTE ESTRATEGIAS DE ENSINO E A INTERDISCIPLINARIDADE. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza. EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CONTEXTUAL. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza. EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CONTEXTUAL. 2011. (Congresso).

II Seminário Enlaçando Sexualidades.Enlace 3 - Educação. 2011. (Seminário).

II Seminário Enlaçando Sexualidades.Sexualidade, Educação e o mundo do trabalho. 2011. (Seminário).

II Seminário Enlaçando Sexualidades.EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS?. 2011. (Seminário).

I Seminário Adolescência: Sexualidade, Educação e Cidadania - Universidade do Estado da Bahia Campus - IX.Formação de Educadores Sexuais: A abordagem da sexualidade no currículo do professor. 2011. (Seminário).

I Seminário Baiano PIBID SEC-IAT.Contextualização didática de conteúdos de ciências: primeiras impressões sobre o impacto do PIBID de Ciências Naturais UFBA na formação docente na escola.. 2011. (Seminário).

I Simpósio Baiano das Licenciaturas.Proposta curricular da FACED para os cursos de Licenciatura da UFBA. 2011. (Simpósio).

VIII Congresso Acadêmico da UFAL. DEBATEDORA EM MESA REDONDA SOBRE TEMAS POLÊMICOS EM EDUCAÇÃO: CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. 2011. (Congresso).

34º Encontro Anual da ANPOCS.Relações de gênero e sexualidade e suas implicações na política estudantil secundarista de Salvador no anos 80. 2010. (Encontro).

I Seminário Internacional Enlaçando Sexualidade - Educação, Movimentos Sociais, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.A identidade de gênero no contexto das brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. 2009. (Seminário).

III EREBIO - NE.Ensino de Ciências e Educação Sexual : algumas articulações possíveis. 2008. (Encontro).

Seminário Temático I - Curso de Especialização em Educação e Pluralidade Sócio Cultural.Ensino de Ciências e Educação Sexual no Ensino Fundamental: Dificuldades e possibilidades. 2008. (Seminário).

Simpósio Internacional Fazendo Gênero 8.Percepções de professoras de ciências sobre gênero e sexualidade e suas implicações no ensino de ciências e nas práticas de educação sexual. 2008. (Simpósio).

Curso Teórico Prático de Biologia do Desenvolvimento. 2007. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana. Articulando Sexualidade, Gênero e Ensino de Ciências: Uma experiência com formação de professoras/es do Ensino Fundamental. 2007. (Congresso).

XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS, DE PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SALVADOR-BA. 2007. (Encontro).

XII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero.Educação sexual no Brasil: Ars Erotica ou Scientia Sexualis? Implicações de gênero dessas abordagens.. 2006. (Simpósio).

Formação em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos da Criança e do Adolescente. 2005. (Outra).

I Simpósio Paraná - São Paulo de Sexualidade e Educação Sexual.I Simpósio Paraná - São Paulo de Sexualidade e Educação Sexual. 2005. (Simpósio).

Semana da Cidadania.Oficina sobre sexualidade para adolescentes. 2004. (Oficina).

"O Prazer e o Pensar"."O Prazer e o Pensar". 2003. (Seminário).

1º Simpósio sobre a sexualidade em foco.1º Simpósio sobre a sexualidade em foco. 2003. (Simpósio).

III Seminário da Rede de Educação e Saúde para Prevenção das DST/AIDS - Redusaids - Niterói.III Seminário da Rede de Educação e Saúde para Prevenção das DST/AIDS - Redusaids - Niterói. 2003. (Seminário).

Oficina Sobre o método Billings.Oficina Sobre o método Billings. 2003. (Oficina).

Oficina sobre sexualidade para adolescentes.Oficina sobre sexualidade para adolescentes. 2003. (Oficina).

Curso de Capacitação em Saúde Reprodutiva nos Serviços.Curso de Capacitação em Saúde Reprodutiva nos Serviços. 2002. (Outra).

II Programa de formação de Multiplicadores em Contracepção de Emergência - dirigindo-se ao público adolescente..II Programa de formação de Multiplicadores em Contracepção de Emergência. 2002. (Outra).

Semana Pedagógica.Oficina de Sexualidade. 2002. (Oficina).

VII Semana de Extensão da UFF.VII Semana de Extensão da UFF. 2002. (Outra).

.Curso de Sensibilização em Sexualidade para Instrutores do Projeto Agente Jovem. 2001. (Outra).

Curso de Atualização em Educação Sexual.Curso de Atualização em Educação Sexual. 2001. (Outra).

I Seminário da Rede de Educação e Saúde para Prevenção das DST/AIDS - Redusaids - Niterói.I Seminário da Rede de Educação e Saúde para Prevenção das DST/AIDS - Redusaids - Niterói. 2001. (Seminário).

Treinamento "Saúde Mental, DST/AIDS".Treinamento "Saúde Mental, DST/AIDS". 2001. (Outra).

Curso: "As Implicações do Gênero e da sexualidade na Educação".Curso: "As Implicações do Gênero e da sexualidade na Educação". 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: VERONICA MARQUES MENDES

BARROS, Z. S.;CRUZ, I. S.; SILVA, J. B.. "Eu não vou deixar a justiça roubar os meus sonhos" Gênero e violência na prisão. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João De Araújo Ramos Neto

ALMEIDA, R. O.; MAKNAMARA, Marlécio;CRUZ, I. S.; BARZANO, M. A. L.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULOS: CONEXÕES E ANÁLISE ATRAVÉS DO DISCURSO. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Letícia Wons

CRUZ, I. S.; SARDENBERG, C. M. B.; LIMA E SOUZA, A. M. F.. " 'Introduzindo o primeiro produto menstrual que não absorve nada': Coletores menstruais e as transformações na ordem prático-simbólicas da menstruação ". 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andrea da Silveira Cordeiro Cunha

LIMA E SOUZA, A. M. F.;CRUZ, I. S.; ARAS, L. B.. APROXIMAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES AO MUNDO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patrícia Raquel de Sousa Silva

ALMEIDA, R. O.CRUZ, I. S.; RIBEIRO, A. A. N.; GURGEL, P. R. H.. "A formação para o ensino de ciências no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia". 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabelle Priscila Carneiro de Lima

PENIDO, M. C.; VERGARA, M.; FREIRE, O.;CRUZ, I. S.; SILVA, A. P. B.. A trajetória acadêmica de Lise Meitner numa perspectiva da historiografia feminista. 2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabelle Priscila Carneiro de Lima

PENIDO, M. C.;CRUZ, I. S.; VERGARA, M.; FREIRE, O.. A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE LISE MEITNER NUMA PERSPECTIVA DA CRÍTICA FEMINISTA À CIÊNCIA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João De Araújo Ramos Neto

ALMEIDA, R. O.CRUZ, I. S.; BARZANO, M. A. L.; MAKNAMARA, Marlécio. Perspectivas em Educação ambiental e currículos à Luz das Teorias Pós-críticas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Letícia Wons

LIMA E SOUZA, A. M. F.;CRUZ, I. S.; ARAS, L. B.. COLETORES MENSTRUAIS E REDE DE MULHERES: a emergência de novas ordens prático-simbólicas da menstruação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: PATRICIA RAQUEL MARINHO DA SILVA

ALMEIDA, R. O.CRUZ, I. S.; GURGEL, P. R. H.. A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Raquel Lima Silva de Almeida

CRUZ, I. S.; BASTOS, E. R. O.; PIMENTEL, S. C.. Aprendizagem do aluno surdo na escola regular: mediaçõespedagógicas e adaptações no currículo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Luciene Azevedo Dias

CRUZ, I. S.; Pacheco, L. M. B.; DIAS, A. B.. Os papéis sociais de meninos e meninas: uma análise a partir das brincadeiras, no contexto escolar da educação infantil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Pluralidade Sócio-Cul) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Andréia Cintia Dourado Portela

CRUZ, I. S.; IRIAT, M. F. S.; LARANJEIRA, D. H. P.. Desafio na relação do jovem com a escola: superando as desigualdades sociais. Estudo com jovens do programa adolescente trabalhador - PAT - no município de Feira de Santana-BA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Pluralidade Sócio-Cul) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Fabana Castelo Branco de Santana

CRUZ, I. S.; DIAS, A. B.; IRIAT, M. F. S.. Sexualidade e educação: trajetórias de jovens homossexuais na escola. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Pluralidade Sócio-Cul) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Cristiane Damasceno Melo

ALVES, R. O.;CRUZ, I. S.ALMEIDA, R. O.. Avaliação da aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental experimentos na área das Ciências Naturais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ivana Amorim dos Santos

PINHEIRO, B. C. S.;CRUZ, I. S.; JESUS, E. G.. Contribuições do movimento feminista na construção da ciência contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: John Erlinton Simão dos Santos

NOVAES, A. L.; SANTOS, R. R.;CRUZ, I. S.. "Homo "sexualidade" e educação: compreensão de escolares de uma escola pública de Feira de Santana - BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rodrigo da Silva Santos

BAPTISTA, G. C. S.; SETUVAL, F. A. R.;CRUZ, I. S.. Análises dos conteúdos sobre origem da vida nos livros didáticosde Ciencias de editoras evangélicas e implicações para o ensino de Ciencias: o caso da Casa Publicadora Brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Taísa Souza Ferreira

CRUZ, I. S.; LIMA, M. M. L.; MARQUES, E. F. L.. A Homossexualidade no meio escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Alessandra Cruz dos Santos

CRUZ, I. S.; BARZANO, M. A. L.; SEPULVEDA, C. A. S. E.. Dificuldades encontradas pelos professores na abordagem sobre evolução biológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

CRUZ, I. S.. Concurso Público para Professor Assistente da Matéria/ Área de Conhecimento Biologia. 2014. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

CRUZ, I. S.; ALMEIDA, Z. M. R.; SETUVAL, F. A. R.. Professor Assistente para disciplina Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Biologia. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

CRUZ, I. S.; ANDRADE, E. C. P.; BARZANO, M. A. L.. Professor Assitente da Matéria Metodologia e Prática do Ensino de Biologia. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

CRUZ, I. S.. Comissão Científica do II Seminário Institucional PIBID UESC e VII Seminário Baiano do PIBID. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.

CRUZ, I. S.. Membro do Comitê Científico do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII EREBIO (Regional 3- Sul). 2016. Universidade Estadual de Maringá.

CRUZ, I. S.. Membro do Comite científico do VI ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA ? VI EREBIO/NE. 2015. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

CRUZ, I. S.. Membro do Comitê Científico do IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. 2013. Revista Enseñanza de las Ciencias.

CRUZ, I. S.. Membro do Comitê Científico do V EREBIO NE. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

CRUZ, I. S.; GONZALES, I. M.;ALMEIDA, R. O.. Seleção de Docente por tempo determinado. 2012. Universidade Federal da Bahia.

CRUZ, I. S.. Membro do Comitê Científico do IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia (Regional IV). 2012. Universidade Federal de Goiás.

CRUZ, I. S.; GONÇALVES, M. R. P.. Membro do comitê científico do I Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza. 2011. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

CRUZ, I. S.. Membro de Comitê Científico do III Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2010. Universidade Federal do Ceará.

CRUZ, I. S.; BASTOS, E. R. O.. Seleção para o Curso de Especilizaçãoem Educação Especial. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Charbel Niño El-Hani

SOUZA, Ângela Maria Freire Lima eEL-HANI, C. N.; FAGUNDES, Tereza Cristina; DIAS, A. B.. Educação Sexual e Ensino de Ciências: Dilemas Enfrentados por Docentes do Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Charbel Niño El-Hani

SOUZA, Ângela Maria Freire Lima eEL-HANI, C. N.; FAGUNDES, Tereza Cristina. Ensino de Ciências, Sexualidade, Educação Sexual: Concepções de Professoras/es do Ensino Fundamental (Qualificação de Mestrado). 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Heloísa Maria Bertol Domingues

DOMINGUES, H. M. B.; SOUZA, A. M. F. L. E.; SOUZA, C. M. C.. Educação Sexual na Bahia,Brasil: Concepções Vigentes nas Primeiras Décadas do Século XX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Christiane MAria Cruz de Souza

SOUZA, C.M.C. de; LOPES, M. M.; FAGUNDES, T. C. P. C.; VANIN, I. M.; SOUZA, A. M. F. L. E.; DOMINGUES, H. M. B.. Educação Sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX.. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Christiane MAria Cruz de Souza

SOUZA, Christiane M. C. de. Educação sexual na Bahia/Brasil: concepções vigentes nas primeiras décadas do século XX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana.

ângela Maria Freire de Lima e Souza

DOMINGUES, H. M. B.;LIMA E SOUZA, Â. M. F.; SOUZA, C. M. C.;FAGUNDES, T. C. P. C.; VANIN, I. M.. Educação Sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Andrea da Silveira Cordeiro Cunha

Empoderamento das meninas: potencial das atividades de ensino de ciências; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Patrícia Raquel de Sousa Silva

A formação para o ensino de ciências no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Izaura Santiago da Cruz;

Luciene Azevedo Dias

"Os papéis sociais de meninos e meninas: uma análise a partir das brincadeiras, no contexto da educação infantil"; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Pluralidade Sócio-Cul) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Izaura Santiago da Cruz;

Yngrid Souza dos Santos

PRÁTICAS DE GÊNERO EM EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR PARA A DOCÊNCIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Izaura Santiago da Cruz;

Sabrina dos Anjos de Freitas

Sexualidade na Educação: A Concepção do professor acerca da sexualidade do aluno com deficiência intelectual; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Izaura Santiago da Cruz;

Ivana Priscilla Almeida dos Santos Silva

FORMAÇÃO DE EDUCADORES SEXUAIS: A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFBA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Izaura Santiago da Cruz;

Larissa Teles Nogueira

Educação Sexual no Ensino Fundamental I; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Izaura Santiago da Cruz;

Alessandra Cruz dos Santos

Dificuldades encontradas pelos professores na abordagem sobre evolução biológica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Izaura Santiago da Cruz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Heloísa Maria Bertol Domingues

EDUCAÇÃO SEXUAL NA BAHIA NASPRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Heloisa Maria Bertol Domingues;

MARLUCIA BONIFACIO MARTINS

Sítios de alimentação e oviposição de espécies de Drosophila em ambiente urbano; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em bacharelado em Ciencias biologicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlucia Bonifacio Martins;

ângela Maria Freire de Lima e Souza

EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: dilemas enfrentados por docentes do Ensino Fundamental; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino Filosofia e História das Ciênci) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ângela Maria Freire de Lima e Souza;

ângela Maria Freire de Lima e Souza

Educação Sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Ângela Maria Freire de Lima e Souza;

Juan Manuel Sánchez Arteaga

Sexismo Científico; Início: 2013; Tese (Doutorado em Programa Pós Graduação ensino de ciências) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, R. O. ; CRUZ, I. S. . A construção da história ambiental como estratégia para a contextualização didática nas escolas da Ilha de Maré, Salvador-BA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 3, p. 2891-2900, 2010.

  • ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de ; CRUZ, I. S. . A construção da história ambiental como estratégia para a contextualização didática nas escolas da Ilha de Maré, Salvador, BA. Revista da SBEnBIO , v. 3, p. 2891-2900, 2010.

  • ARAUJO, D. B. ; CRUZ, I. S. ; DANTAS, M. C. C. . Gênero e Sexualidade na escola. 1. ed. Salvador: UFBA - Superintendência de Educação à Distância, 2018. v. 1. 69p .

  • MAGALHAES, C. ; CRUZ, I. S. . Sexualidade e Adolescência: Prazer em viver. 1. ed. Rio de Janeiro: Booklink, 2006. v. 1. 124p .

  • MAGALHAES, C. ; CRUZ, I. S. ; Vidal K. ; Oliveira, S. ; Lima T. . Anticoncepção: um universo ainda a ser explorado.... Rio de Janeiro: Booklink, 2006. v. 1. 84p .

  • MADEIRA, A. V. M. ; CRUZ, I. S. ; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de . Processos formativos no Pibid Ciências Naturais da UFBA: construindo uma cultura dialógica, reflexiva e colaborativa. Olhares sobre a docência: As contribuições do Pibid para uma formação em rede. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2018, v. , p. 83-110.

  • PINTO, Z. S. ; COELHO, M. C. S. ; TUTU, T. G. ; ARGOLO, M. J. S. ; CRUZ, I. S. . Concepções sobre ciência cientista de estudantes do 5º ano de ensino fundamental como subsídio para intervenções didática do Pibid Ciências Naturais da UFBA. In: Alessandra Santos de Assis; Soraia Freaza Lôbo; Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão; Raquel Nery Lima Bezerra. (Org.). Olhares sobre docência: As contribuições do Pibid Ufba para uma Formação em rede. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2018, v. , p. 465-480.

  • CRUZ, I. S. ; TEIXEIRA, F. ; QUADRADO, R. P. . A educação sexual na perspectiva do médico português Egas Moniz (1901): Impactos nas concepções de futuras docentes portuguesas. In: Teresa Vilhaça; Célia Rossi; Cláudia Ribeiro; Paula Ribeiro. (Org.). INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade. 1ªed.Braga - Portugal: Universidade do Minho, 2017, v. , p. 27-38.

  • CRUZ, I. S. . Mulheres marisqueiras e rendeira, homens pescadores: algumas reflexões sobre as relações de gênero na Ilha de Maré. In: ALMEIDA, Rosiléia O.; NEVES, Edinaldo L.. (Org.). Caderno Ambiental da Ilha de Maré. 1ªed.Salvador-Ba: Centro Universitário Jorge Amado, 2011, v. 1, p. 141-147.

  • CRUZ, I. S. ; ALMEIDA, R. O. ; SANTOS, L. F. S. . Contextualização didática de conteúdos de ciências envolvendo práticas de Educação Ambiental: contribuições do PIBID de ciências Naturais/UFBA. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa- PB: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 4, p. 1278-1282.

  • ALMEIDA, R. O. ; CRUZ, I. S. ; ALMEIDA NETO, P. P. . A construção da história ambiental como estratégia didática para abordagem das relações sociedade e natureza na Ilha de Maré - Salvador-BA. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa- PB: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. 1336-1349.

  • CRUZ, I. S. ; SMANIA MARQUES, R. . Sem fronteira. Jornal A Tarde, Salvador-BA, p. 4 - 4, 18 out. 2014.

  • JUCA, R. N. ; CRUZ, I. S. . Ciências, da escola para vida. Mundo Jovem (PUCRS), 01 fev. 2010.

  • VILAS-BOAS NETO, F. R. ; CRUZ, I. S. ; PINTO, Z. S. . DIÁLOGOSENTRECIÊNCIAECULTURANAABORDAGEMDASEXULIDADENAFORMAÇÃODEDOCENTES: DESAFIOSDAINCLUSÃO. In: XV ENCULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2019, Salvador. Anais XV ENECULT, 2019. v. 1.

  • CRUZ, I. S. ; DOMINGUES, H. B. . Concepções de Educação Sexual difundidas pelo Boletim de Eugenia de 1929 a 1933. In: III Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, 2014, Lisboa. Anais do III Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, 2014.

  • CRUZ, I. S. . 'Discursos sobre gênero, sexo e sexualidade na segunda metade do século XIX: um encontro entre Darwin, Freud e a medicina da diferença sexual em textos de Educação Sexual do início do século XX'. In: 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2014, Belo horizonte. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - 2014, 2014.

  • ARGOLO, M. J. S. ; PALAGANI, A. S. ; GONCALVES, M. M. S. ; CRUZ, I. S. . Ensinando Ciências Naturais a partir do cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, Salvador-Ba. In: III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012. Resumos do III SINECT.

  • CRUZ, I. S. . EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CONTEXTUAL. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza, 2011, Senhor do Bonfim-BA. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Natureza. Petrolina-Pe, 2011. p. 441-449.

  • SILVA, I. P. S. ; CRUZ, I. S. . Formação de Educadores Sexuais: a abordagem da sexualidade no currículo de Pedagogia da FACED/UFBA. In: II Seminário Enlaçando Sexualidade, 2011, Salvador. Anais SES 2011, 2011.

  • SILVA, N. P. ; CRUZ, I. S. . Participação feminina na política estudantil secundarista de Salvador nos anos 80. In: I Seminário Internacional III Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2010, Florianópolis. Anais do III Seminário Nacional Movimentos Sociais, participação e democracia, 2010. p. 1911-1929.

  • CRUZ, I. S. . Percepções de professoras de ciências sobre gênero e sexualidade e suas implicações no ensino de ciências e nas práticas de educação sexual. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8, 2008, Florianópolis-SC. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, violência e poder, 2008.

  • CRUZ, I. S. ; SOUZA, A. M. F. L. E. . CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA E DE ENSINO DE CIÊNCIAS, DE PROFESSORAS/ES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SALVADOR-BA. In: XVIII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió-Al. Anais do 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

  • SANTOS, I. A. ; MADEIRA, A. V. M. ; CRUZ, I. S. ; PLANZO, R. M. . JOGO CARA-A-CARA 'CONHECENDO GRANDES CIENTISTAS BRASILEIROS': A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos países Ibero-Americanos, 2016, Crisciúma-SC. Anais do evento II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NOS PAÍSES IBEROAMERICANOS V SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID, 2016. v. I. p. 411.

  • SANTOS JUNIOR, R. ; MADEIRA, A. V. M. ; CRUZ, I. S. . A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INTERVENÇÃO DOS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. In: II Congresso Ibero-Americano de Humanidades Ciências e Educação, 2016, Crisciúma-SC. Anais do evento II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NOS PAÍSES IBEROAMERICANOS V SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID, 2016. v. I. p. 405.

  • CRUZ, I. S. ; DOMINGUES, H. B. . Educação Sexual e Ciência na Bahia das primeiras décadas do século XX. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014.

  • CRUZ, I. S. ; CUNHA, A. S. C. . A abordagem da sexualidade na formação de professores de ciências: reflexões a partir de uma experiência na Universidade Federal da Bahia I. In: III Congresso Brasileiro de Educação Sexual, 2014, Florianópolis. Livro de Resumos III Congresso Brasileiro de Educação sexual UNESP ? UEL ? UDESC; VII Colóquio Internacional Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual; V Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual "PARANÁ - SÃO PAULO - SANTA CATARIN. Florianópolis: Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC, 2014.

  • ARGOLO, M. J. S. ; CRUZ, I. S. . Abordagem da sexualidade na formação de professores de Ciências: reflexões de uma docente em formação sobre as experiências do PIBID de Ciências Naturais- UFBA. In: III Congresso Brasileiro de Educação Sexual, 2014, Florianópolis. Livro de Resumos III Congresso Brasileiro de Educação sexual UNESP ? UEL ? UDESC; VII Colóquio Internacional Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual; V Simpósio de Sexualidade e Educação Sexual "PARANÁ - SÃO PAULO - SANTA CATARIN. Florianópolis: Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC, 2014.

  • SILVA, N. P. ; CRUZ, I. S. . Relações de gênero e sexualidade e suas implicações na política estudantil de Salvador nos anos 80. In: 34º Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambú-MG. Programa e resumos do 34º encontro anual da ANPOCS, 2010. p. 202-202.

  • CRUZ, I. S. . Ensino de Ciências e Educação Sexual : algumas articulações possíveis. In: III EREBIO - NE, 2008, Recife. Resumos do III ERBIO-NE. Recife, 2008.

  • CRUZ, I. S. ; SOUZA, A. M. F. L. E. . Articulando sexualidade, Gênero e Ensino de Ciências:Uma experiência com formação de Professoras/es do Ensino Fundamental. In: XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2007, Recife-Pe. Anais do XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2007.

  • CRUZ, I. S. . Educação Sexual como uma estratégia par combater a evasão escolar: Uma experiência na Escola Estadual Severino Vieira ? Salvador/Ba. In: XIII Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação sSexual, 2006, Salvador-Ba. Anais do XIII Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual, 2006.

  • CRUZ, I. S. . Educação sexual no Brasil: Ars Erótica ou Scientia sexualis? Implicações de gênero dessas abordagens.. In: XII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero, 2006, Salvador. Livroe de Resumos do XII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero, 2006.

  • CRUZ, I. S. ; Oliveira, S. . Projeto Jovens Multiplicadores: uma experiencia com surdos e ouvintes. In: I Simpósio Paraná-São Paulo de sexualidade e Educação Sexual, 2005, Araraquara-SP. Anais do I Simpósio Paraná-São Paulo de sexualidade e Educação Sexual. Araraquara-SP: UNESP, 2005. p. 30-31.

  • CRUZ, I. S. . Sexualidade tem som? - Vivências de adolescentes surdos. In: I Jornada CEPCoS de Sexualidade: "Sexualidade, Diversidade e Cidadania", 2004, São Paulo. Resumo dos Trabalhos Apresentados na I Jornada CEPCoS de Sexualidade, 2004.

  • Latgé, P. K. ; Soares, L. S. ; CRUZ, I. S. ; Nunes, M. C. P. ; Alecrim, T. S. ; Almeida, F. M. . Projeto capacitação Jovem: Uma experiência de 1º emprego dentro da Coordenadoria de Juventude de Niterói. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2004, Rio de Janeiro. Anais / Resumos do Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2004.

  • CRUZ, I. S. ; Oliveira, S. . The Project young multiplying: an experience with deaf people and listeners.. In: XVI Congresso Mundial de Sexología, 2003, Havana. Anais do XVI Congresso Mundial de Sexología, 2003.

  • CRUZ, I. S. ; Oliveira, S. . Projeto Jovens Multiplicadores: Uma experiência con surdos e ouvintes. In: IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2003, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2003.

  • VILAS-BOAS NETO, F. R. ; CRUZ, I. S. ; PLANZO, R. M. ; MADEIRA, A. V. M. . Percepções de adolescentes sobre a primeira relação sexual: implicações no planejamento sobre educação sexual na escola,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. . ?Ensino de Ciências: Desafios para a Formação de Professores da Educação Básica?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, I. S. ; MADEIRA, A. V. M. ; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de . O uso da hostória das ciências na formação de professores de ciências no campo da educação sexual: reflexões a partir de uma experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. A. ; MADEIRA, A. V. M. ; CRUZ, I. S. ; PLANZO, R. M. . JOGO CARA-A-CARA 'CONHECENDO GRANDES CIENTISTAS BRASILEIROS': A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO COLETIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. ; MADEIRA, A. V. M. ; PINTO, Z. S. . A escola como coformadora de professores: enfrentando a academicização da formação inicial no PIBID de Ciências Naturais/UFBA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. . Uma proposta metodológica para a abordagem da sexualidade na formação de professores de Ciências'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. ; DOMINGUES, H. B. . Concepções de Educação Sexual difundidas pelo Boletim de Eugenia de 1929 a 1933. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. . 'Discursos sobre gênero, sexo e sexualidade na segunda metade do século XIX: um encontro entre Darwin, Freud e a medicina da diferença sexual em textos de Educação Sexual do início do século XX'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. ; DOMINGUES, H. B. . Educação Sexual e Ciência na Bahia das primeiras décadas do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, I. S. ; CUNHA, A. S. C. . A abordagem da sexualidade na formação de professores de ciências: reflexões a partir de uma experiência na Universidade Federal da Bahia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARGOLO, M. J. S. ; CRUZ, I. S. . Abordagem da sexualidade na formação de professores de Ciências: reflexões de uma docente em formação sobre as experiências do PIBID de Ciências Naturais- UFBA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARGOLO, M. J. S. ; PALAGANI, A. S. ; GONCALVES, M. M. S. ; CRUZ, I. S. . Ensinando Ciências Naturais a partir do cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, Salvador-Ba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. . Roda de Conversa 'Homofobia nas instituições escolares de educação básica e superior'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRUZ, I. S. . EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. ; SANTOS, L. F. S. ; GONDIM, D. A. . Contextualização didática de conteúdos de ciências: primeiras impressões sobre o impacto do PIBID de Ciências Naturais UFBA na formação docente na escola.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. P. S. ; CRUZ, I. S. . FORMAÇÃO DE EDUCADORES SEXUAIS: A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, L. A. ; CRUZ, I. S. . A identidade de gênero no contexto das brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. . A integração de jovens com atitudes de identidade de gênero feminino ou masculino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, I. S. . Percepções de professoras de ciências sobre gênero e sexualidade e suas implicações no ensino de ciências e nas práticas de educação sexual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CRUZ, I. S. . Parecerista ad hoc da Revista entreideias: educação, cultura e sociedade. 2016.

CRUZ, I. S. . Parecerista ad hoc da Revista entreideias: educação, cultura e sociedade. 2014.

CRUZ, I. S. . GT Ciências da Natureza - MEC. 2012.

CRUZ, I. S. . Parecer de avaliação do artigo "Análise do assunto Miriápodos em livros didáticos de Ciências" para a Revista Sitientibus série Ciências Biológicas. 2007.

CRUZ, I. S. . Muito Prazer. 2011.

CRUZ, I. S. ; SANTOS, C. O. . Programa Dois dedos de prosa. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CRUZ, I. S. . Oficina de formação 'A produção do médico Português Egas-Moniz sobre Sexualidade e Educação Sexual'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CRUZ, I. S. . Curso de Formação em Sexualidade e Ensino de Ciências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, I. S. . Curso de Formação em Sexualidade e Ensino de Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, I. S. . Curso de Formação Docente para o Ensino de Gênero e Diversidade no Semi-Árido Baiano. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, I. S. . Metodologia do Trabalho e Estudo das Ciências Naturais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CRUZ, I. S. . Formação Inicial de alfabetizadores do Programa TOPA - Todos pela Alfabetização, 2ª etapa 2009. 2010. (Formação de Professores).

CRUZ, I. S. . Formação Inicial de alfabetizadores do Programa TOPA - Todos pela Alfabetização, 2a Etapa 2008. 2009. (Formação de Professores).

CRUZ, I. S. . Consultoria para o curso de Diretos Humanos e Diversidade Afetivo-sexual. 2008. (Consultoria ´Técnica).

CRUZ, I. S. . EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, I. S. . Transversalidade de Gênero: abordagens em educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, I. S. . Transversalidade de gênero: abordagens em educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. M. F. L. E. ; CRUZ, I. S. . Temas Selecionados em Educação e Gênero. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. M. F. L. E. ; CRUZ, I. S. . Sexualidade e Gênero no Ensino de Ciências. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CRUZ, I. S. ; MAGALHAES, C. . Sexualidade e Adolescência: Prazer em Viver.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2017

    Educação sexual na Bahia/Brasil: concepções vigentes nas primeiras décadas do século XX, Descrição: O projeto se constitui em uma pesquisa histórica que investiga as concepções sobre educação sexual que vigoravam na Bahia/Brasil, nas primeiras décadas do século XX, através da análise de documentos produzidos e divulgados naquele período. Nesse estudo são utilizadas como fontes primárias duas teses apresentadas na Faculdade de Medicina da Bahia, no período estudado, cuja temática é a educação sexual. Além disso, também foram investigados os acervos: da Biblioteca do Estadual da Bahia (popularmente conhecida como Biblioteca Central dos Barris); do Arquivo Público do Estado da Bahia, da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro); no Arquivo Público Nacional (Rio de Janeiro) e do arquivo digital da Biblioteca da Universidade de Coimbra (Portugal); foram selecionados 4 livros e uma tese (do médico português Egas-Moniz) que abordavam a temática da educação sexual. Neste estudo, as fontes foram analisadas por intermédio da perspectiva da análise dos discursos foucaultiana para captar os regimes de verdade produzidos nestes discursos e expressos em enunciados, nas séries históricas (formadas pelo conjunto de documentos previamente selecionados ? teses, livros e periódicos). A análise da primeira série histórica (as teses ?Breves considerações sobre a ?Educação sexual? do médico Raul Brandão (1910) e ?Da sexualidade e da Educação Sexual? da médica Ítala Silva Oliveira (1927), apresentadas na Faculdade de Medicina da Bahia), apontou que os pressupostos da anatomia e da fisiologia humanas, se constituíram em premissas para a ?vigilância, controle e o disciplinamento dos corpos? (FOUCAULT, 2014; FOUCAULT, 1987). E por outro lado, promoveu interditos para determinadas práticas sexuais. Os alvos principais dessas políticas foram as mulheres e as crianças. Desta forma, havia uma ênfase nas propostas de educação sexual desses grupos. A partir da seleção das fontes, foi demarcado o período de 1900 a 1940. O período escolhido reflete uma proeminência de discursos sobre a sexualidade/educação sexual, na perspectiva da produção de um novo modelo de sociedade pensada a partir dos princípios do positivismo. Segundo Foucault (2006; 2012; 2014) a proliferação de discursos sobre a sexualidade, neste período, marcadamente, na medicina, na educação, e na psiquiatria, cumpriam a função sociopolítica de regular as práticas sexuais, instituindo parâmetros do aceitável, da normalidade e da patologia (CANGUILHEM, 2009). Neste sentido, afluíram muitas publicações sobre educação sexual dentre estas as obras que foram selecionadas para a análise no presente trabalho. A historiografia produzida neste trabalho situa-se na perspectiva da história cultural (BURKE, 2008), com aportes da abordagem foucaultiana, buscando captar as principais enunciações (FOUCAULT, 2012) sobre o tema, no período estudado, estabelecendo assim relações entre os documentos analisados de forma a reconstituir no contexto da época as proposições circulantes sobre educação sexual. Contemporaneamente, a necessidade de inserir a educação sexual na formação de professores é uma demanda de formação dos sujeitos de modo a contribuir para uma sociedade aberta, democrática e plural, rapaz de conviver com a diversidade humana. Contudo, a inserção dessa temática na formação de professores, tanto em termos de formação inicial quanto continuada, ainda apresenta muitos desafios aos professores formadores. Neste sentido, nossa pesquisa, desde o mestrado, caminhando no sentido de refletir sobre as possibilidades de inserção da educação sexual na formação de professores, marcadamente no caso dos professores de ciências, visto que os mesmos são frequentemente convocados a abordar essa temática nas escolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Izaura Santiago da Cruz - Coordenador / Heloísa Berthol Domingues - Integrante / Ângela Maria Freire de Lima e Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 3

  • 2011 - 2015

    Relação entre o uso sustentável de recursos ambientais e aquecimento global: possibilidades de abordagem investigativa por estudantes da Ilha de Maré (FAPESB - Termo de Outorga PES 0004/2011), Descrição: Investigação colaborativa, envolvendo professores do Colégio Estadual Marcílio Dias e professores e licenciandos do curso de Ciências Naturais da UFBA e instituições parceiras da área ambiental. Visa compreender em que medida a aproximação da abordagem didática nas aulas de Ciências ao contexto sociocultural dos alunos, numa perspectiva investigativa, favorece o ensino e aprendizagem de conceitos científicos ligados ao tema recursos ambientais e aquecimento global e a aquisição de habilidades e atitudes necessárias à compreensão da cultura científica. Pretende-se gerar a disposição entre os professores, a partir dos resultados positivos alcançados com a abordagem metodológica adotada, para a prática de uma modalidade de currículo que supere a abordagem cientificista convencional, que é excludente e elitista, em favor de uma abordagem que ressalte as relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), tendo como referência o contexto local e uma perspectiva de Educação para Todos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Izaura Santiago da Cruz - Integrante / ROSILÉIA OLIVEIRA DE ALMEIDA - Coordenador / Daiana Andrade Gondim - Integrante / EDNALDO LUZ DAS NEVES - Integrante / CHARBEL NIÑO EL-HANI - Integrante / IARA BRANDÃO DE OLIVEIRA - Integrante / MARIA DANIELA MARTINS GUIMARÃES - Integrante / MARCOS ANTONIO DE JESUS LIMA - Integrante / JOSIANE CRISTINA CLIMACO - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Comunidade virtual de prática (ComPratica) e pesquisa-ação em salas de aula de Biologia, Descrição: Este projeto investiga comunidades de prática como ferramentas de desenvolvimento profissional e para a diminuição da lacuna pesquisa-prática no ensino de ciências. Trata-se de buscar meios para que a pesquisa realizada em grupos de pesquisa em ensino de ciências tenha impacto mais rápido e efetivo sobre as escolas. Partiu da constituição de uma comunidade virtual de prática, usando a plataforma Moodle, a ComPratica, na qual professores em formação e em serviço e pesquisadores seniores e em formação formam um grupo colaborativo de pares, não hierarquizado, que deve funcionar como contexto de desenvolvimento profissional para professores e pesquisadores. A comunidade está focada também no desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação em sala de aula, construídos a partir dos interesses dos professores. Em particular, têm sido construídos e testados materiais instrucionais e sequências didáticas, a partir das interações na ComPratica. O projeto combina, assim, extensão e pesquisa, na medida em que envolve tanto desenvolvimento profissional, quanto pesquisa sobre comunidades de prática e pesquisa-ação em sala de aula. O projeto, financiado pela FAPESB e pela SEC/IAT (Edital Inovações Educacionais, 2009), envolve também a implantação de núcleos de pesquisa em ensino de ciências em escolas do Estado da Bahia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izaura Santiago da Cruz - Coordenador / Cláudia de Alencar Serra e Sepúlveda - Integrante / ROSILÉIA OLIVEIRA DE ALMEIDA - Integrante / CHARBEL NIÑO EL-HANI - Integrante / MARIA DANIELA MARTINS GUIMARÃES - Integrante / JORGE BUGARY TELES JUNIOR - Integrante / VANESSA PERPETUA GARCIA SANTANA REIS - Integrante / ANA CÁSSIA SARMENTO - Integrante / NATÁLIA RODRIGUES DA SILVA - Integrante / CÁSSIA MUNIZ - Integrante / MARIA DA CONCEIÇÃO LAGO - Integrante / ANA LÚCIA AMARANTE - Integrante / MARIA APRECIDA GONÇALVES DE SANTANA - Integrante / VANIA JACIARA BISPO COSTA - Integrante / TÂNIA COSTA CALDAS - Integrante / VALTER ALVES PEREIRA - Integrante / MARIANGELA CERQUEIRA ALMEIDA - Integrante / THIAGO SERRAVALLE DE SÁ - Integrante / ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Professora Homenageada da Turma de Licenciatura em Ciências Naturais 2010.2, Universidade Federal da Bahia.

2011

Professora homenageada da Turma de Ciências Biológicas 2010.2, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2009

Professora Homenageada pela turma de Pedagogia 2008.1, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Facudade de Educação. , Av.Reitor miguel Calmon S/N - Campus Canela, Canela, 40110-100 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32837272, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2019

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, .,Cargo ou função, Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade.

    • 12/2018

      Ensino, Gênero e Sexualidade na Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero e Sexualidade na escola

    • 12/2018

      Ensino, Gênero e Sexualidade na Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero, sexualidade e educação, Sexualidade e Gênero na Educação Infantil, Interseccionalidades

    • 08/2018

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFBA.

    • 02/2018

      Ensino, Gênero e Diversidade na Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos Gênero, Feminismo e Educação: sexualidade

    • 02/2010

      Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências para o 1º Grau III, Estágio e Seminário de Ciências, Projetos de Ensino de Ciências

    • 02/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais

    • 08/2017 - 02/2018

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora de Gestão de Processos Pedagógicos do PIBID-UFBA.

    • 07/2011 - 02/2014

      Direção e administração, Facudade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenação da Área do PIBID Ciências Naturais.

    • 08/2010 - 08/2012

      Direção e administração, Colegiado de Curso de Ciências Naturais, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 2009 - 2009

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2009 - 12/2009

      Ensino, Licenciatura em Ciencias Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática II, Prática Pedgógica e Estágio Supervisionado II, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado I

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/2007 - 05/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Ensino de ciências para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental

    • 06/2007 - 04/2009

      Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Docência em Ciências: Saber escolar/cotidiano, Estagio Supervisionado em Ensino de Ciências I, Estágio Supervisionado I - Biologia, Fundamentos e Ensino de Ciências para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologia da Pesquisa em EducaçãoI, Metodologia da pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia I, Pluralidade Cultural e Inclusão Escolar

  • 1998 - 2009

    SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Nível 4 Classe B, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1998 - 12/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Química

    • 02/2005 - 12/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, ciências

  • 2001 - 2004

    Secretaria Municipal de Assistência Social/Niterói

    Vínculo: Contrato através de Projeto, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuando inicialmente como Instrutora do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, posteriormente como Supervisora Pedagógica e nos últimos 2 anos como Coordenadora do Projeto. No ano de 2004, além da coordenaçãodo Agente Jovem, assumi também a coordenação do Projeto Arte Ação Jovem, em parceria com A Fundação Gol de Letra e o MAC - Museu de arte contemporânea de Niterói.

    Atividades

    • 01/2003 - 12/2004

      Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Juventude de Niterói, .,Serviço realizado, Coordenadora do Programa Jovem Cidadão.

    • 01/2002 - 12/2002

      Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Juventude de Niterói, .,Serviço realizado, Supervisora Pedagógica da área de Sexualidade.

    • 08/2001 - 04/2002

      Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Juventude de Niterói, .,Serviço realizado, Instrutora do módulo de sexualidade.

  • 1993 - 1996

    Associação Educacional Anísio Teixeira

    Vínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Professora de ciências, Carga horária: 20

  • 1997 - 1997

    ESCOLA POLLYANA

    Vínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 20

  • 1990 - 1993

    Centro Educacional Arapitanga

    Vínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 20