Teonildes Sacramento Nunes
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992), especialização em Administração Pública (1997), Sistemática de Angiospermas (1999), Técnicas de Herbário (1999). Concluiu mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação da UEFS, em fevereiro de 2009. Professora Aposentada do Governo do Estado da Bahia, e Analista Universitária (Bióloga) da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde atua como técnica do herbário, responsável pela coleção cientifica, e desenvolve pesquisas na área de Sistemática e Florística do Semi-árido, campo rupestre e mata atlântica, principalmente com as Passifloráceas. Trabalha com os projetos de extensão: POPBot - População da Ciências e Exposição Itinerante e permanente do Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana, visando ampliar a divulgação do conhecimento acadêmico, chegando principalmente aos espaços escolares públicos e privados da região.
Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica
2004 - 2009
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Estudos Biossistemáticos em Passiflora L. subgênero Deidamioides (Harms.) Killip (Passifloraceae)
Luciano Paganucci de Queiroz. Palavras-chave: Biossistemática; Deidamioides; Passiflora; Passifloraceae.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Botânica
2000 - 2002
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: A família Passifloraceae L. no estado da Bahia, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Luciano Paganucci de Queiroz
Palavras-chave: Sistemática Passifloraceae Bahia.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Especialização em Sistemática de Angiospermas com ênfase na Flora do
1998 - 1999
Especialização em Especialização Em Administração Pública
1996 - 1997
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas
1987 - 1992
Universidade Estadual de Feira de Santana
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Curso SEI, BAHIA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2022 - 2022
Curso Gestão de Conflitos. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2018 - 2018
Treinamento SEI. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento de Correspondências do SITIENS. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2009
Informatização das Coleções no Programa Brahms. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2003 - 2003
Curso Capacitação p/ Elaboração de Guias de campo. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
II workshop do Flora da Bahia. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1999 - 1999
I Workshop da Flora da Bahia. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1999 - 1999
Darwin Initiative Bahia Repatriation Officer. , Royal Botanic Gardens, Kew, RBG-KEW, Inglaterra.
1999 - 1999
International Diploma in Herbarium Techniques. , Royal Botanic Gardens, Kew, RBG-KEW, Inglaterra.
1999 - 1999
Preliminary English Test. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1997 - 1997
Biologia e Taxonomia de Orchidaceae. , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1997 - 1997
Taxonomia de Myrtaceae. (Carga horária: 44h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Curso Básico de Identificação de Gramíneas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Treinamento em NETSCAPE, EUDORA e FTP. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Ext. Ecol. e Manejo de Plntas Aquáticas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
Etnoecologia e Etnodesenvolvimento. (Carga horária: 17h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1996 - 1996
Power Point. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1994 - 1994
Etnobiologia. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1994 - 1994
Introdução ao Conhecimento das Plantas Aquáticas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Cerimonial Público. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Elaboração de Um Manual Did. em Embriol. Vegetal. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1990 - 1990
Introdução à Observação de Aves. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.
Organização de eventos
NUNES, T. S. . Manejo de Coleções Botânicas. 2024. (Outro).
NUNES, T. S. . Workshop de Identificação das árvores do Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2024. (Outro).
NUNES, T. S. . Exposição Itinerante e permanente do Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2023. (Exposição).
NUNES, T. S. . OFICINA MANEJO DE COLEÇÕES BOTÂNICAS. 2023. (Outro).
Silva, T.R.S. ; Moura, C.W. ; NUNES, T. S. . Pop-Botânica - Popularização da Ciências. 2022. (Exposição).
NUNES, T. S. . Oficina de Montagem de Exsicatas. 2022. (Outro).
NUNES, T. S. ; Cristiane Snak ; QUEIROZ, L. P. ; Silva, C. . Oficina de Identificação Botânica. 2018. (Outro).
NUNES, T. S. ; STRADMANN, M. T. S. ; COSTA, J. A. S. . Curso de Capacitação para Elaboração de Guias de Campo de Biodiversidade. 2003. (Outro).
ZAPPI, D. C. ; NICLUGHADHA, E. ; NUNES, T. S. . Workshop "Repatriation of Data in Northeastern Brazil. 1998. (Outro).
NUNES, T. S. . I Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia. 1996. (Outro).
NUNES, T. S. . I Semana de Biologia. 1994. (Outro).
NUNES, T. S. . Curso de Palinologia na qualidade de Monitora. 1990. (Outro).
Participação em eventos
Workshop de Identificação de árvores do campus da UEFS.Workshop de Identificação das árvores do Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2024. (Oficina).
17 de Abril - Dia da Botânica. Coordenação da Oficina. 2023. (Exposição).
Oficina de Manejo de Coleções Botânicas.Manejo de Coleções Botânicas. 2023. (Oficina).
Oficina de Montagem de Exsicatas.Oficina de Montagem de Exsicatas para Herbário. 2018. (Oficina).
Reunião de Avaliação do INCT-Herbário Virtual. 2015. (Encontro).
63o Congresso Nacional de Botânica. 2012. (Congresso).
62o. Congresso Nacional de Botânica. 2011. (Congresso).
57o. Congresso Nacional de Botânica. 2006. (Congresso).
56o. Congresso Nacional de Botânica. 2005. (Congresso).
Curso de Capacitação para Elaboração de Guias de campo. 2003. (Encontro).
53o. Congresso Nacional de Botânica. 2002. (Congresso).
52o Congresso Nacional de Botânica. 2001. (Congresso).
XXIII Encontro Regional de Botânicos. 2001. (Encontro).
51o. Congresso Nacional de Botânica. 2000. (Congresso).
XXII Encontro Regional de Botânicos. 2000. (Encontro).
Seminário de Integração de Novos Funcionários da UEFS. 1998. (Seminário).
19o. Encontro Regional de Botâncos. 1997. (Encontro).
XLVIII Congresso Nacional de Botânica. 1997. (Congresso).
4a. Reunião Especial da SBPC. 1996. (Outra).
XLVII Congresso Nacional de Botânica. 1996. (Congresso).
O Papel da Secretária na Modernização Organizacional. 1995. (Encontro).
IV Encontro dos Secretários da UEFS. 1994. (Encontro).
XIII Encontro Regional de Botânicos. 1991. (Encontro).
I Seminário de Saúde Escolar de Feira de Santana. 1990. (Seminário).
XII Encontro Regional de Botânicos. 1990. (Encontro).
III EBEB Encontro Baiano de Estudantes de Biologia. 1987. (Encontro).
Participação em bancas
NUNES, T. S.; Rapini, A.; TORRES, D. S. C.. Flora da Bahia: Turneraceae. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
PEREZ, A. P. F.; Haroldo Lima; RANDO, J. G.;NUNES, T. S.; Domingos Cardoso. Filogenia molecular e revisão taxonômica de Cabari e Spirotropis (Leguminosae, Papilionoideae).. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Gonçalves, D.J.P.;NUNES, T. S.; SIMON, M. F.; Domingos Cardoso;QUEIROZ, L. P.. Estudos morfológicos, filogenéticos e taxonômicos em Chamaecrista (L.) Moench (Leguminosae: Caesalpinoideae).. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; Cristiane Snak; Rafael Almeida; Lucas Marinho; Rapini, A.. Sistematica das cocas Erythroxylum, Erythroxylaceae) do Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; Domingos Cardoso; Cristiane Snak; Haroldo Lima;QUEIROZ, L. P.. Abordagem coalescente para o entendimento da história evolutiva e biogeografica em Luetzelburgia (Leguminosae). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Cristiane Snak; Daniela Carneiro Torres;QUEIROZ, L. P.; Patricia Luz Ribeiro;NUNES, T. S.. Sistemática e Diversificação de Turnera (Turneraceae). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; AMORIM, A. M. A.; CORDEIRO, I.; TORRES, D. S. C.; ROQUE, N.. Avanços taxonômicos de Manihot Mill. (Euphorbiaceae). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; AMORIM, A. M. A.;QUEIROZ, L. P.. Sistemática, filogenia e biogeografia de Passifloraceae s.l.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Silva, T.R.S.; SACRAMENTO, M. N.;NUNES, T. S.. DOMESTICAÇÃO DO MILHO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
QUEIROZ, L. P.; Cota, M.M.T.;NUNES, T. S.. Flora da Bahia: Leguminosae ? Ancistrotropis A. Delgado (Papilionoideae). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; França, Flávio; Valente, E.B.. Análise da incidência das espécies de Santalales no Campus da UEFS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; Costa, G.M.; Aona, L.. Caracterização Taxonômica das espécies de Passiflora L. (Passifloraceae) do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura depositadas no herbário HURB.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
NUNES, T. S.; CARNEIRO-TORRES, D. S.. O HERBÁRIO COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.; ANDRADE, C. T.; OLIVEIRA, P. P.; Dórea, M.; Moniz, K.L.. II Colóquio Cultural de Botânica. 2024. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.. Emissão de parecer do projeto de tese: Estudos taxonômicos de Eugenia L. sect. Stenocalyx Nied (Myrtaceae, Myrteae). 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.. Emissão de parecer do projeto de tese: Filogenia de Turnera (Passifloraceae sensu lato): diversificação inicial do g^nero, biogeografia da série Leiocarpae e conservação do Cerrado.. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.SOUZA, E. R.; CONCEICAO, A. S.. Banca de Qualificação: Estudos filogenéticos em Papilionoideae e suas implicações na classificação tribal da subfamília.. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.. Emissão de parecer do projeto de dissertação: Tovomita Aubl. (Clusiaceae) na floresta atlântica Brasileira.. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.. Revisão Taxonômica e Filogenia do gênero Trigonia Aubl. (Trigoniaceae). 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.. Emissão de parecer do projeto de tese: Filogenia das espécies americanas de Marsdenia (Apocynaceae) e revisão taxonôica para o Brasil. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.
NUNES, T. S.. Membro da comissão cientifica Pareceristas da XXXIII Reunião Nordestânica. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Levantamento das espécies do Gênero Sida L; (Malvaceae) no município de Feira de Santana-BA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
INCT - Herbário Virtual de Flora e Fungos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
INCT - Herbário Virtual de Flora e Fungos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Flora da Bahia: Linaceae; 2014; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção e ampliação da rede de pesquisas em biodiversidade do semiárido; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Elaboração de mapas de distribuição geográfica para as monografias do Projeto Flora da Bahia; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
MANUTENÇÃO DA COLEÇÃO DO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (HUEFS); ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da coleção do Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Redes de Pesquisa e Monitoramento em Biodiversidade e Funcionamento de Ecossistemas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DO MUNÍCIPIO DE BUÍQUE-PE E MANUNTENÇÃO DO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (HUEFS); ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Levantamento das lacunas geográficas e ecológicas, em coletas botânicas nos estados do Ceará e do Piauí e Manutenção da Coleção do Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Cadastramento, montagem e inclusão dos materiais coletados pelo projeto PPBIO no herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
COLEÇÃO DE SENHOR DO BONFIM NO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (HUEFS); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manejo de Herbário; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manejo de Herbário; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manejo de Herbário; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manejo de Herbário; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manejo de Herbário; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da Coleção do Herbário HUEFS; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da Coleção do Herbário HUEFS; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da Coleção do Herbário HUEFS; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da Coleção do Herbário HUEFS; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da Coleção do Herbário HUEFS; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Manutenção da Coleção do Herbário HUEFS; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA COLEÇÃO DO HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (HUEFS); ; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Obtenção de imagens da coleção do HUEFS, para disponibilização online; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Correção do Banco de Dados do HUEFS - PPBIO; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Organização e estudo da coleção de Briófitas do HUEFS; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Cadastramento dos espécimes no banco de dados do Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Coleta, prensagem,alimentação do banco de dados,montagem e inserção de materiais botânicos; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Organização e estudo da coleção de Briófitas do HUEFS; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Levantamento da família Gentianaceae para o Projeto Flora do Morro do Chapéu; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Levantamento da família Aristolochiaceae para o Projeto Flora do Morro do Chapéu; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Teonildes Sacramento Nunes;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, RITA DE CÁSSIA MATOS DOS SANTOS ; NUNES, TEONILDES SACRAMENTO ; DE ASSIS RIBEIRO DOS SANTOS, FRANCISCO ; SABA, MARILEIDE DIAS . Taxonomic implications of pollen morphology for species of Passiflora L., subgenus Deidamioides (Harms) Killip (Passifloraceae). PALYNOLOGY , v. 45, p. 1-16, 2021.
-
ARAÚJO, RITA DE CÁSSIA MATOS DOS SANTOS ; NUNES, TEONILDES SACRAMENTO ; SABA, MARILEIDE DIAS ; ANDRADE, BRUNELLE RAMOS ; NASCIMENTO, ANACLEIDE PEREIRA DO ; SANTOS, FRANCISCO DE ASSIS RIBEIRO DOS . Palynotaxonomy of Brazilian species of Passifloraceae sensu stricto. ACTA BOTANICA BRASILICA , v. 34, p. 54-65, 2020.
-
CAZÉ, ANA LUIZA R. ; MÄDER, GERALDO ; NUNES, TEONILDES S. ; QUEIROZ, LUCIANO P. ; DE OLIVEIRA, GUILHERME ; DINIZ-FILHO, JOSÉ ALEXANDRE F. ; BONATTO, SANDRO L. ; FREITAS, LORETA B. . Could refuge theory and rivers acting as barriers explain the genetic variability distribution in the Atlantic Forest?. MOLECULAR PHYLOGENETICS AND EVOLUTION , v. 101, p. 242-251, 2016.
-
SANTOS, JÉSSICA VIEIRA DOS ; NUNES, TEONILDES SACRAMENTO ; CONCEICAO, ADILVA DE SOUZA . A família Passiloraceae na APA Serra Branca/Raso da Catarina, Jeremoabo, Bahia, Brasil. Biotemas , v. 29, p. 11-23, 2016.
-
QUEIROZ, L. P. ; NUNES, T. S. . HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA (HUEFS). Unisanta Bioscience , v. 4, p. 105-108, 2015.
-
COSTA, ELAINNE CRISTINA SILVA ; NUNES, TEONILDES SACRAMENTO ; MELO, JOSÉ IRANILDO MIRANDA DE . Flora da Paraíba, Brasil: Passifloraceae sensu stricto. Rodriguesia , v. 66, p. 271-284, 2015.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Two New Species of Passiflora Subgenus Deidamioides (Passifloraceae) from Brazil. Systematic Botany , v. 39, p. 1100-1105, 2014.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Uma nova espécie de Passiflora L. (Passifloraceae) para o Brasil. Acta Botanica Brasilica , v. 21, p. 499-502, 2007.
-
NUNES, T. S. ; COSTA, J. A. S. ; MACHADO, M. ; SOUZA, E. R. ; SATIRO, L. N. ; GIULIETTI, A. M. ; BORBA, E. L. . Evidência de hibridção e introgressão em Hybanthus arenarius Ule e H. calceolaria (L.) Oken (Violaceae) a partir de marcadores aloenzimáticos e análise multivariada morfométrica.. Sitientibus, Feira de Santana, v. 6, p. 110-118, 2006.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Flora da Bahia: Passifloraceae. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana , Bahia, v. 6, p. 194-226, 2006.
-
ZAPPI, D. C. ; LUCAS, E. ; STANNARD, B. ; NICLUGHADHA, E. ; QUEIROZ, L. P. ; ATKINS, S. ; GIULIETTI, A. M. ; CARVALHO, A. M. ; D.J.N.HIND, ; NUNES, T. S. . Lista das Plantas Vasculares de Catolés, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 21, p. 345-398, 2003.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A Família Passifloraceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Sitientibus, Feira de Santana, v. 1, n.1, p. 33-55, 2001.
-
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. ; QUEIROZ, L. P. . Lectotypification of two species of Passiflora (Passifloraceae). Kew Bulletin, Londres, v. 56, p. 245-246, 2001.
-
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. ; DE QUEIROZ, L. P. . Lectotypification of Two Species of Passiflora (Passifloraceae). Kew Bulletin , v. 56, p. 245, 2001.
-
ZAPPI, D. C. ; NUNES, T. S. . Notes on the Rubiaceae of Northeastern Brazil. I. Erithalis, Psychotria and Rudgea. Kew Bulletin , v. 55, p. 655-668, 2000.
-
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. . Notes on the Rubiaceae of Northeastern Brazil. I. Erithalis, Psychotria and Rudgea. Kew Bulletin, Londres, v. 55, p. 655-668, 2000.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. ; COSTA, M. J. S. L. . Flora Vascular da Serra da Jibóia, Santa Terezinha - Bahia I: O Campo rupestre. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana , Feira de Santana-BA, v. 15, p. 27-40, 1996.
-
NUNES, T. S. ; França, Flávio ; E Melo . Flora de Inselbergues no semiárido da Bahia: Região de Milagres e Adjacências. 1. ed. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014. v. 1. 320p .
-
LUCAS, E. ; NUNES, T. S. ; NICLUGHADHA, E. . Lista Preliminar da Família Myrtaceae na Região Nordeste do Brasil. 1. ed. Kew: Kew Publishing, 2012. v. 1. 38p .
-
NUNES, T. S. ; FERREIRA, A. P. L. ; COSTA, J. A. S. ; QUEIROZ, L. P. ; STRADMANN, M. T. S. . Leguminosas Forrageiras da Caatinga: espécies importantes para as comunidades rurais do sertão da Bahia. Salvador: , 2002. v. 1. 116p .
-
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. . Lista preliminar da Família Rubiaceae na Região Nordeste do Brasil. 1. ed. Kew: The Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew, 2002. v. 1. 50p .
-
NUNES, T. S. . Passifloraceae. In: Claudia Maria Jacobi, Flavio Fonseca do Carmo. (Org.). Diversidade Florística nas Cangas do Quadrilatéro Ferrífero. 1ed.Belo Horizonte: Código Editora, 2012, v. 01, p. 163-164.
-
NUNES, T. S. ; CERVI, A. C. . Passifloraceae. In: Ana Maria Giulietti; Alessandro Rapini; Maria José Gomes de Andrade; Luciano Paganucci de Queiroz; José Maria Cardoso da Silva. (Org.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, 2009, v. , p. 314-315.
-
NUNES, T. S. ; CERVI, A. C. . Passifloraceae. Checlist das espécies do Nordeste. Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2006, v. 1, p. -.
-
LAWRENCE, A. ; FERREIRA, A. P. L. ; STRADMANN, M. T. S. ; VARGAS, I. ; JORDAN, C. ; LIMA, M. ; NORRISH, P. ; GILLET, S. ; NUNES, T. S. . Planning and budgeting. In: Anna Lawrence; Willian Hawthorne. (Org.). Plant Identification: Creating user-friendly field guides for biodiversity management. 1ed.London: Earthscan, 2006, v. 01, p. 23-60.
-
LAWRENCE, A. ; NORRISH, P. ; STRADMANN, M. T. S. ; VARGAS, I. ; MAGARRINOS, E. ; COSTA, J. A. S. ; JORDAN, C. ; NUNES, T. S. . Testing the field guide. In: Anna Lawrence; William Hawthorne. (Org.). Plant Identification: Creating user-friendly field guides for biodiversity management. 1ed.Londres: Earthscan, 2006, v. 1, p. 215-234.
-
ZAPPI, D. C. ; NICLUGHADHA, E. ; NUNES, T. S. ; MIRANDA, E. B. ; MACHADO, M. ; HIND, N. ; LEWIS, G. P. ; MAYO, S. ; BARBOSA, M. R. V. ; JUCHUM, F. ; CESAR, E. A. . Repatriating Data from Kew Herbarium to Northeast Brazil. In: Luciano Paganucci de Queiroz; Alessandro Rapini; Ana Maria Giulietti. (Org.). Towards Greater Knowledge of the Brazilian Semi-arid Biodiversity. 1ed.Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006, v. 1, p. 45-48.
-
NUNES, T. S. . Passifloraceae A.L.Jussieu. In: Ana Maria Giulietti, Abel Conceição, Luciano Paganucci de Queiroz. (Org.). Diversidade e Caracterização das Fanerógamas do Semi-árido Brasileiro. Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2006, v. 1, p. 284-284.
-
Sant'Ana, A.E.G. ; Carvalho, J.M. ; Silva, S.A.S. ; Uchoa, V.T. ; NUNES, T. S. ; Soares, M.B.P. ; Costa, J.F.O. ; Santos, R.R. . Passifloraceae A.L.Jussieu. In: Angelica Maria Luchese. (Org.). Plantas da Caatinga: Perfil Botânico, Fitoquímica e Atividade Biológica. Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2006, v. 4, p. 389-392.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Passifloraceae. In: Maria Lenise da Silva Guedes; Maria Dolores Rinbeiro Orge. (Org.). Checklist das espécies Vasculares do Morro do Pai Inácio (Palmeiras) e Serra da Chapadinha (Lençóis) Chapada Diamantina, Bahia - Brasil. Salvador: Insituto de Biologia da UFBA, 1998, v. 1, p. 26-47.
-
DIAS, I. S. ; ALMEIDA, G. S. S. ; NUNES, T. S. ; MACHADO, M. . Cactaceae da Flora da Bahia II: Subfamília Cactoideae: Tribo Cereeae: Arrojadoa Britton & Rose. In: LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. LXV Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2014. v. 1.
-
DIAS, I. S. ; Silva, T.T.de S. ; SILVA, M. S. ; NUNES, T. S. ; MACHADO, M. . Cactaceae da Flora da Bahia III: Subfamília Cactoideae: Tribo Cereeae: Micranthocereus Backeb. In: LXV Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. LXV Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2014.
-
DIAS, I. S. ; Silva, T.T.de S. ; NUNES, T. S. ; RIOS, J. C. R. ; MACHADO, M. . Cactaceae da Flora da Bahia I: Subfamília Cactoideae: Tribo Cereeae. Brasilicereus, Cereus, Coleocephalocereus, Melocactus e Stephanocereus.. In: 63o. Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.
-
NUNES, T. S. . HERBARIO DA UNVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA. In: 63o. Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.
-
COSTA, E. C. S. ; MELO, J. I. M. ; NUNES, T. S. . Flora da Paraíba, Brasil: Passifloraceae St. Juss. ex Roussel.. In: 63o. Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.
-
NUNES, T. S. . Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS) Feira de Santana. In: 63o. Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.
-
Silva, T.T.de S. ; Oliveira, T.B. ; NUNES, T. S. . Levantamento Florístico do município de Pilão Arcado, Bahia, Brasil. In: 62o. Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62o Congresso Nacional de Botânica, 2011.
-
NUNES, T. S. . Estudos Morfométricos no complexo Passiflora ovalis Vell. ex M.Roemer (Passifloraceae). In: 62o. Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62o Congresso Nacional de Botânica, 2011.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Duas Novas espécies de Passiflora L. subgênero Deidamioide (Harms) Killip (Passifloraceae) para a Bahia, Brasil. In: 62o. Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62o Congresso Nacional de Botânica, 2011.
-
Silva, T.T.de S. ; NUNES, T. S. . A Família Gentianaceaea no município de Morro de Chapéu, Bahia, Brasil. In: 62o. Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62o Congresso Nacional de Botânica, 2011.
-
Araújo, R.C.M.S. ; NUNES, T. S. ; SANTOS, F. A. R. . Morfologia Poliníca de Passiflora L. subgênero Deidamioides (Harms) Killip (Passifloraceae) e suas implicações taxonômicas. In: XIII SBPP - Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2010, Salvador. XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2010.
-
SABAH, M. D. ; Araújo, R.C.M.S. ; NUNES, T. S. ; SANTOS, F. A. R. . Palinologia das espécies de Passiflora L. subgênro Passiflora (Passifloraceae) ocorrentes na Bahia, Brasil. In: XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2008, Florianópolis. XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2008.
-
NUNES, T. S. . Checklist da família Passifloraceae A.L.Jussieu ex Kunth no Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana ? HUEFS.. In: 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. 57o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Botânica, 2006.
-
Dutra, C.G. ; ZAMBERLLAN, P. ; Lorenz-Lemke, A. ; NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. ; CERVI, A. C. ; Bonatto, S.L. ; SALZANO, F. M. ; B.FREITAS, L. . Estrutura populacional em Passiflora ovalis Vell: ex Roemer (Passifloraceae) determinada através do estudo de marcadores plastidiais. In: 57o Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado/RS. 57o Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Botânica, 2006. v. 1.
-
NUNES, T. S. ; COSTA, M. J. S. L. ; LEITE, K. R. B. ; QUEIROZ, L. P. ; MIRANDA, E. B. ; SOUZA, R. D. . A coleção do herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana. In: 56 Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Anais do 56 Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2005.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Uma Nova Espécie de Passifloraceae para o Estado da Bahia: Passiflora mucugeana T.S.Nunes & L.P.Queiroz. In: 56o. Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56o Congresso Nacional de Botânica. Curitiba: Sociedade Botânica do Brasil, 2005.
-
NUNES, T. S. ; COSTA, M. J. S. L. ; LEITE, K. R. B. ; MIRANDA, E. B. ; SOUZA, R. D. ; QUEIROZ, L. P. . A Coleção do herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana. In: 56o. Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. 56o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2005. v. 1.
-
NUNES, T. S. ; GOMES, R. V. B. ; QUEIROZ, L. P. . O banco de dados de amostras do Instituto do Milênio do Semi-Árido. In: 55o. Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. 55o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2004. v. 1.
-
NUNES, T. S. ; NASCIMENTO, J. G. A. ; QUEIROZ, L. P. . Levantamento e distribuição geográfica das espéices de Leguminosae do Semi-árido Nordestino. In: 55o. Congresso Nacional de Botânica, 2004, Viçosa. 55o. Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2004. v. 1.
-
GOMES, R. V. B. ; NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Organização do banco de Dados de amostras do Instituto do Milênio do Semi-árido. In: XXVII Reunião Nordestina de Botânica, 2004, Petrolina. XXVII Reunião Nordestina de Botânica. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2004.
-
NASCIMENTO, J. G. A. ; GOMES, R. V. B. ; NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Banco de Dados das Espécies de Leguminosas do Semi-árido. In: XXVII Reunião Nordestina de Botânica, 2004, Petrolina. XXVII Reunião Nordestina de Botânica, 2004.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A família Passifloraceae A.L.Juss. no estado da Bahia. In: I Feira do Semi-árido: Trocas de Idéias e dos Produtos, 2003, Feira de Santana. Anais da I Feira do Semi-árido: Troca de Idéias e de Produtos. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2003. v. 1.
-
NUNES, T. S. ; FERRARO, A. S. ; ANDRADE, C. T. ; ZAPPI, D. C. ; JARDIM, J. G. . Checklist das espécies de Cactaceae do Morro do Agenor - Milagres, Bahia. In: I Feira do Semi-árido: Troca de Idéias e dos Produtos, 2003, Feira de Santana. Resumo da I Feira do Semi-árido: Troca de Idéias e dos Produtos. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2003. v. 1.
-
NUNES, T. S. . A família Anacardiaceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: I Feira do Semi-árido: Troca de Idéias e dos Produtos, 2003, Feira de Santana. Resumo da I Feira do Semi-árido: Troca de Idéias e dos Produtos, 2003. v. 1.
-
NUNES, T. S. . A família Aristolochiaceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: I Feira do Semi-Árido: Troca de Ideias e de Produtos, 2003, Feira de Santana. I Feira do Semi-arido, 2003.
-
NUNES, T. S. . Coleção de Tipos do Herbário da Universidade de Feira de Santana. In: I Feira do Semi-Árido: Troca de Ideias e de Produtos, 2003, Feira de Santana. I Feira do Semi-arido, 2003.
-
NUNES, T. S. . Informatização do HUEFS - Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia. In: I Feira do Semi-Árido: Troca de Ideias e de Produtos, 2003, Feira de Santana. I Feira do Semi-arido. Feira de Santana, 2003.
-
NUNES, T. S. . A família Passifloraceae nas caatingas da Bahia. In: I Feira do Semi-Árido: Troca de Ideias e de Produtos, 2003, Feira de Santana. I Feira do Semi-arido, 2003.
-
NUNES, T. S. . Metodologia para elaboração de guias de biodiversidade de Leguminosas da caatinga na Bahia. In: I Feira do Semi-Árido: Troca de Ideias e de Produtos, 2003, Feira de Santana. I Feira do Semi-arido, 2003.
-
NUNES, T. S. ; ANDRADE, C. T. ; FERRARO, A. S. ; ZAPPI, D. C. ; SMIDT, E. C. ; JARDIM, J. G. ; PEREIRA, V. S. . Checklist e relações ecológicas das espécies de Cactaceae do Morro do Agenor, Milagres, Bahia.. In: 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002, Recife. 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002.
-
NUNES, T. S. ; STRADMANN, M. T. S. ; COSTA, J. A. S. ; QUEIROZ, L. P. ; ALKIN, R. ; LAWRENCE, A. ; FERREIRA, A. P. L. ; LIMA, M. ; CARNEIRO, A. S. . Metodologia para elaboração de guias de campo de biodiversidade de Leguminosas da caatinga na Bahia. In: 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002, Recife. 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002.
-
NUNES, T. S. ; COSTA, M. J. S. L. ; LEITE, K. R. B. ; OLIVEIRA, R. P. ; MIRANDA, E. B. ; SANTOS, C. C. ; QUEIROZ, L. P. . Informatização do herbário HUEFS - Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. In: 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002, Recife. 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. Recife: Sociedade Botânica do Brasil, 2002.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A família Passifloraceae A.L.Juss. no Estado da Bahia, Brasil. In: 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002, Recife. 53o. CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2002.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . Análise Cladística do subgênero Passiflora L. (Passifloraceae). In: LII Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do LII Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa, PB: Sociedade Botânica do Brasil, 2001. v. 01. p. 299-299.
-
Araújo, R.C.M.S. ; CARNEIRO, C. E. ; NUNES, T. S. . Superfície Foliar de três variedades de Passiflora foetida L. (Passifloraceae). In: LII Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumo do LII Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa: Sociedade Botânica do Brasil, 2001. v. 1. p. 108-108.
-
CRUZ, N. R. S. ; QUEIROZ, L. P. ; NUNES, T. S. ; LAWRENCE, A. ; ALKIN, R. ; FERREIRA, A. P. L. . Metodologia para Elaboração de Guias de Biodiversidade de Leguminosas da Caatinga Bahia. In: LII Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumo do LII Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa: Sociedade Botânica do Brasil, 2001. v. 1. p. 77-77.
-
ZAPPI, D. C. ; NUNES, T. S. . Lista preliminar da família Rubiaceae na região Nordeste do Brasil. In: LII Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do LII Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa, PB: Sociedade Botânica do Brasil, 2001. v. 1. p. 308-308.
-
NUNES, T. S. ; COSTA, M. J. S. L. ; QUEIROZ, L. P. ; MIRANDA, E. B. ; LEITE, K. R. B. ; SILVA, M. M. ; OLIVEIRA, R. P. . Coleção de Tipos do Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana. In: LII Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do LII Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa, PB: Sociedade Botânica do Brasil, 2001. v. 1.
-
COSTA, M. J. S. L. ; NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A Família Aristolochiaceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: LII Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do LII Congresso Nacional de Botânica. João Pessoa: Sociedade Botânica do Brasil, 2001. v. 1. p. 234-234.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A família Passifloraceae nas caatingas da Bahia. In: XXIII Encontro Regional de Botânicos, 2001, Viçosa. XXIII Encontro Regional de Botânicos, 2001.
-
SANTOS, C. C. ; NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A família Anacardiaceae na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: XXIII Encontro Regional de Botânicos, 2001, Viçosa. XXIII Encontro Regional de Botânicos, 2001.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . A família Passifloraceae L. na região da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. In: LI Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília, DF. Resumo do LI Congresso Nacional de Botânica. Brasília: Sociedade Botânica do Brasil, 2000. v. 1. p. 271-271.
-
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. ; STANNARD, B. ; LUCAS, E. ; ATKINS, S. ; RENVOIZE, S. ; NICLUGHADHA, E. . Repatriamento de Dados do Herbário do Royal Botanic Gardens-Kew para a Flora da Bahia: Cactaceae, Gramineae, Loranthaceae, Myrtaceae, Passifloraceae, Rubiaceae, Verbenaceae e Viscaceae. In: LI Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília, DF. Resumo do LI Congresso Nacional de Botânica. Brasília, DF: Sociedade Botânica do Brasil, 2000. v. 1. p. 290-290.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . O gênero Passiflora L. (Passifloraceae) - Flora de Catolés, Abaíra-Bahia. In: XLVIII Congresso Nacional de Botânica, 1997, Crato. Anais do XLVIII Congresso Nacional de Botânica. Crato-CE, 1997. v. 1.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. ; França, Flávio . Flora dos Inselbergs na Região de Milagres - Bahia: Passifloraceae. In: 19o. Encontro Regional de Botânica, 1997, Belo Horizonte. Anais do XIX Encontro Regional de BoTânica. Belo Horizonte - MG, 1997. v. 1.
-
NUNES, T. S. . O gênero Passiflora L. Passifloraceae) Flora de Catolés, Abaíra, Bahia, Brasil. In: I Congresso de Pesquisas das Universidades Estaduais da Bahia, 1997, Salvador. I Congresso de Pesquisas das Universidades Estaduais da Bahia, 1997.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. ; COSTA, M. J. S. L. . A Flora da Serra da Jibóia, Santa Terezinha - Bahia I: O campo rupestre. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996, Nova Friburgo. Anais do XLVII Congresso Nacional de Botânica. Nova Friburgo-RJ, 1996. v. 1.
-
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. . O gênero Passiflora L. (Passifloraceae) do estado da Bahia. In: 4a. Reunião Especial da SBPC, 1996, Feira de Santana. 4a. Reunião Especial da SBPC, 1996.
-
NUNES, T. S. . A flora da serra da Jibóia: o campo rupestre - Castro Alves, Ba.. In: X Jornada Universitária, 1995, Feira de Santana. X Jornada Universitária, 1995.
-
NUNES, T. S. . O gênero Passiflora L. na Bahia: Levantamento preliminar. In: XVI Encontro Regional de Botânicos, 1994, Viçosa. XVI Encontro Regional de Botânicos, 1994.
-
GROUP, B. -. T. B. F. ; NUNES, T. S. . Growing knowledge: an overview of Seed Plant diversity in Brazil. Rodriguésia (Online) , 2015.
-
NUNES, T. S. . Mesa Redonda: Manejo de Coleções Botânicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NUNES, T. S. . Palestra: Filogenia e Sistemática de Malpighiales. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. ; NICLUGHADHA, E. . Repatriation of Data in Northeastern Brazil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NUNES, T. S. . A Importãnica da Reciclagem dos Resíduos Orgânicos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
STRADMANN, M. T. S. ; NUNES, T. S. ; COSTA, J. A. S. . Projeto Guias de Campo de Biodiversidade. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2003 (Panfleto).
Outras produções
NUNES, T. S. ; ZAPPI, D. C. ; MIRANDA, E. B. ; NICLUGHADHA, E. ; MACHADO, M. ; CESAR, E. A. ; JUCHUM, F. ; LEWIS, G. P. ; HIND, N. ; MAYO, S. . Repatriamento de Dados do Herbário de Kew para o Nordeste do Brasil. 2006.
NUNES, T. S. . Princípios de Sistemática Filogenética. 2007. .
NUNES, T. S. . Mini-curso Manejo de Herbário. 2006. .
NUNES, T. S. . Manejo de Herbário e prática de coleta de material botânico. 2006. .
NUNES, T. S. ; QUEIROZ, L. P. ; B.FREITAS, L. . Relatório Final do Projeto Processo no. APR056/2006. 2006. (Relatório de pesquisa).
GIULIETTI, A. M. ; QUEIROZ, L. P. ; NUNES, T. S. . Relatório Final do Projeto Flora da Bahia. 2004. (Relatório de pesquisa).
NUNES, T. S. ; STRADMANN, M. T. S. ; COSTA, J. A. S. . Curso de Capacitação pra Elaboração de Guias de Campo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUNES, T. S. ; L A Matos ; França, Flávio . Métodos de Coleta de Material Botânico e Manejo de Herbário. 2002. .
NUNES, T. S. ; COSTA, M. J. S. L. . Memória da Reunião projeto Flora da Bahia. 2001. (Relatório de pesquisa).
NUNES, T. S. . Manejo de Herbário. 2000. .
NUNES, T. S. . Introdução ao Access 7.0. 1998. .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
PopBot - Popularização da Ciência, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / TANIA REGINA DOS SANTOS SILVA - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2013 - Atual
INCT - Herbário Virtual de Flora e Fungos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Leonor Costa Maia - Integrante.
-
2010 - 2012
Diversidade de Bignoniaceae do Semiárido Brasileiro com Ênfase nas espécies da Bahia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Milene Maria da Silva - Coordenador.
-
2010 - Atual
PRONEX - Núcleo e Excelência em Sistemática e Variabilidade Molecular de Plantas e Fungos, Descrição: O presente projeto visa apoiar um núcleo de excelência em torno da aplicação de métodos moleculares para filogenia e variabilidade populacional a partir da utilização de dados moleculares de DNA em plantas e fungos, centrado no Laboratório de Sistemática Molecular de Plantas da UEFS e três programas de pós-graduaçao (UEFS e UESC) e colaboradores da UFBA e UFRB. A utilização primária visa a resolução de aspectos taxonômicos tanto em níveis hierárquicos de gênero e acima, quanto na delimitação de espécies, com ênfase em grupos taxonômicos brasileiros de ocorrência no nordeste e na Bahia. São descritos subprojetos interligados em 5 linhas básicas, quem vêm sendo trabalhadas por integrantes do núcleo: a) Filogenia molecular de plantas e algas com base em dados de sequências de DNA, b) Filogenia Molecular de Fungos com base em dados de sequências de DNA, c) Variabilidade Genética de Plantas com base em marcadores dominantes d) Variabilidade Genética de Plantas com base em marcadores de microssatélites e) Códigos-de-barra de DNA em plantas. A metodologia utilizada para estes subprojetos é bem padronizada, e sofrerá pequenas adaptações devido às peculiaridades de cada subprojeto. Os dados obtidos vao representar avanço significativo na área de botânica, sendo utilizados para revisar a taxonomia, para identificar grupos proximamente relacionados em espécies para bioprospecção, para delimitar espécies estudar o grau de ameaça e propor estratégias para o manejo de espécies ameaçadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Ana Maria Giulietti - Integrante / Cassio van den Berg - Coordenador / Alessandro Rapini - Integrante / André Márcio Araújo Amorim - Integrante.
-
2010 - Atual
Flora da Bahia: Formação de Recursos Humanos em Taxonomia, Descrição: Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/PROTAX nº 52/2010 - Programa de Capacitação em Taxonomia,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Elaine Barbosa Miranda - Integrante / Ana Maria Giulietti - Integrante / Eduardo Leite Borba - Integrante / Raymond Marvin Harley - Integrante / Cassio van den Berg - Integrante / Flávio França - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
REVISÃO TAXONÔMICA E ESTUDOS FILOGENÉTICOS DE PASSIFLORA L. SUBGÊNERO DEIDAMIOIDES (HARMS) KILLIP (PASSIFLORACEAE), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante.
-
2005 - Atual
PPBIO: Programa de Biodiversidade do Semiárido, Descrição: O projeto dará continuidade aos estudos iniciados pelo Instituto do Milênio do Semi-árido (IMSEAR). Ele articulará as atividades de diversas instituições, principalmente da Região do Nordeste, em torno de um objetivo comum: prepara um levantamento completo das espécies de plantas, animais e fungos do semi-árido através de uma rede de inventários, e caracterizar a biodiversidade regional através de estudos filogenéticos, populacionais e bioquímicos em grupos importantes da Caatinga. Além de ampliar as coleções e o conhecimento sobre a biodiversidade do semi-árido, ele contribuirá para a manutenção e a modernização dos acervos biológicos do Nordeste e para a formação e fixação de pessoal qualificado, estimulando a pesquisa em biodiversidade e promovendo o desenvolvimento cietífico e tecnológico na Região.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Ana Maria Giulietti - Coordenador / Cassio van den Berg - Integrante / Flávio França - Integrante / Alessandro Rapini - Integrante / Aristóteles Góes Neto - Integrante / Angélica Luchese - Integrante., Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Sequestro de Carbono no Semi-árido, Descrição: O projeto tem por objetivo estudar, com emprego de técnicas de sensoriamento remoto e trabalhso de campo, a dinâmica de uso e cobertura de áreas de semi-árido e estimar a biomassa de florestas de altitudes (perenifólias), flores semideciduais (subcaducifólias) e florestas deciduais (caatingas). Cada uma das classes possui estoques de carbono diferentes e podem contribuir de maneira diferenciada para a emissão ou sequestro de carbono para a atmosfera. A primeira fase de estudos pretende avaliar qual o potencial da vegetação para o sequestro de carbono e definir quais as plantas podem ser utilizadas em culturas consorciadas que se destinem à produção de biomassa para obtenção de biodiesel, à produção de alimentos e à utlização para fins medicinais. A segunda fase será de definição das regiões onde tais culutras poderão ser implantadas, tendo como um dos critérios de escolha as cidades selecionadas para o desenvolvimento do programa do Governo Federal "Foem Zero". A melhoria no conhecimento do balanço de carbono da região, além de proporcional subsídios para estudo dos ciclos hidrológico e bio-geoquímico, podem gerar propostas importantes para o desenvolvimento sustentável no semi-árido do Nordeste. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Kelly Regina Batista Leite - Integrante / Elaine Barbosa Miranda - Integrante / Ana Maria Giulietti - Integrante / Eduardo Leite Borba - Integrante / Cassio van den Berg - Coordenador / Flávio França - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2005
Guias de Campo de Biodiversidade, Descrição: Desenvolvimento de metodologia para elaboração de guias de campo da biodiversidade.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Nadja Rossine Santos Cruz - Integrante / Anna Lawrence - Integrante / Robert Alkin - Integrante / Ana Paula Lopes Ferreira - Integrante / Maria Tereza Sopenna Stradmann - Integrante / Jorge Antonio Silva Costa - Integrante / Anderson dos Santos Carneiro - Integrante., Financiador(es): Department for International Development - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2014
Instituto do Milênio do Semi-árido, Descrição: Estruturação de um Instituto Virtual com as instituições que trabalham no Semi-árido Brasileiro. Produção de um diagnóstico da composição e estado de conservação da biodiversidade no semi-árido e de seus usos potenciais. resgate do conhecimento etnobiológico e etnofarmacológico de comunidades tradicionais do semi-árido, especialmente o relacionado com o uso de plantas e animais nativos para fins terapêuticos. Traçar o perfil fitoquímico de espécies nativas do semi-árido. Avaliação da atividade farmacológica de produtos naturais obtidos de espécies nativas. Contribuição para o conhecimento e conservação dos recursos genéticos através do estabelecimento de bancos de germoplasma e de estratégias de propagação de espécies nativas do semi-árido. Monitoramento e desenvolvimento de modelos de planejamento e recuperação dos recursos hídricos. Organização e disseminação da informação produzida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Ana Maria Giulietti - Integrante / Eduardo Leite Borba - Integrante / Cassio van den Berg - Integrante / Flávio França - Integrante / Milena Botelho P. Soares - Integrante / Jorge Maurício David - Integrante / Maria Regina Vasconcelos Barbosa - Integrante / Maria de Fátima Agra - Integrante / Juceni Pereira David - Integrante / Ricardo Ribeiro dos Santos - Integrante., Financiador(es): Associação Plantas do Nordeste - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Faculdades Oswaldo Cruz - Cooperação / Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Cooperação / Instituto Agronômico de Pernambuco - Cooperação / Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas - Cooperação / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Cooperação / Universidade Federal da Paraíba - Cooperação / Universidade Federal de Alagoas - Cooperação / Universidade Federal do Ceará - Cooperação / Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação / Universidade Estadual de Feira de Santana - Cooperação.
-
1997 - 2000
Estudos da Flora e Fauna da Cadeia do Espinhaço da Bahia e Definições de Estratégias de Preservação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Maria Giulietti Harley em 16/09/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Maria José Sampaio Lemos Costa - Integrante / Ana Maria Giulietti - Coordenador.
-
1997 - 2000
Flora dos Inselbergs - Milagres, Bahia, Descrição: Realização do levantamento das espécies da Família Passifloraceae, encontradas na região dos Inselbergs, no município de Milagres na Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Flávio França - Coordenador / Efigênia Melo - Integrante.
-
1997 - 2000
Leguminosas do Caatinga: espécies com potencial forrageiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Coordenador / Maria José Sampaio Lemos Costa - Integrante / Ana Maria Giulietti - Integrante.
-
1997 - Atual
Flora de Morro do Chapéu, Bahia, Descrição: Participo como pesquisadora do Projeto Flora do Morro do Chapéu, com o levantamento das famílias: Passifloraceae, Gentianaceae, Aristolochiaceae e Cactaceae.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Integrante / Ana Maria Giulietti - Integrante / Flávio França - Coordenador / Alessandro Rapini - Integrante / Efigênia Melo - Integrante.
-
1992 - Atual
Estudos em filogenia e taxonomia da família Leguminosae com ênfase na Biodiversidade da família na Caatinga., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Integrante / Luciano Paganucci de Queiroz - Coordenador / Maria José Sampaio Lemos Costa - Integrante / Robert Alkin - Integrante / Milene Maria da Silva - Integrante / Jorge Antonio Silva Costa - Integrante / Gwilym P. Lewis - Integrante / Élvia R. de Souza - Integrante / Cassio van den Berg - Integrante., Financiador(es): Royal Botanic Gardens, Kew - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
1991 - 1991
Elaboração de um Manual Didático em Embriologia Vegetal, Descrição: Projeto desenvolvido na UEFS, sob orientação da Profa. Iara Cândido Crepaldi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teonildes Sacramento Nunes - Coordenador / Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo - Integrante / Iara Candido Crepaldi - Integrante / Marileide Dias Sabah - Integrante.
Prêmios
2004
Prêmio Bahia Ambiental pelo livro 'Leguminosas forrageiras da caatinga: espécies importantes para as comunidades rurais do sertão da Bahia', Centro de Recursos Ambientais / Secretaria de Meio Amb, Bahia Ambiental.
1998
Funcionária Homenageada pela turma de Licenciatura em Ciências Biológicas 1998.1, Universidade Estadual de Feira de Santana.
1998
Funcionária Homenageada pela turma de Licenciatura em Ciências Biológicas 1998.2, Universidade Estadual de Feira de Santana.
1997
Funcionária Homenageada pela turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Ciências Biológica. , Universidade Estadual de Feira de Santana, Novo Horizonte, 44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 31618780, Fax: (75) 31618132, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2005
Associação Plantas do NordesteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 8
Outras informações:
Contrato de prestação de serviços para execução do projeto petrobrás, cujo objetivo era prestação de serviço dentro do projeto "Sequestro de Carbono no Semi-árido", junto a APNE/Petróbras, na Universidade Estadual de Feira de Santana.
1998 - 1999
Royal Botanic Gardens, KewVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista no projeto de Repatriamento de Dados do Kew para as plantas do Nordeste.
1991 - 1992
Escola Lourenço FilhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Nível Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas da área de Ciências Físicas e Biológicas .
1997 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Universitário, Carga horária: 40
1992 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: , Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 70
1997 - 1999
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: , Enquadramento Funcional: Curadora do Herbário, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1991
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Biológica, Herbário.Linhas de pesquisa
-
11/1991
Serviços técnicos especializados , Departamento de Ciências Biológicas.Serviço realizado, Bióloga responsável pela coleção científica.
-
08/1998 - 08/1998
Direção e administração, Departamento de Ciências Biológicas.Cargo ou função, Secretária de Departamento, DAI-5.
1992 - 2020
ESTADO DA BAHIAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Teonildes Sacramento Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?