Amanda Carvalho de Oliveira

Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado profissional pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (2016). Tendo a educação como foco, trabalhou principalmente como professora de educação formal na rede particular e pública. Atualmente é professora de Artes pelo município de São Paulo e trabalha como editora de material didático digital de Artes. Tem interesse em EaD, gamificação e design instrucional e é pós-graduanda do curso de Educação e Tecnologias - Hab. em Design Instrucional pela UFSCar.

Informações coletadas do Lattes em 07/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em mestrado profissional em artes prof-artes

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A proposta circular: um caminho em busca de aulas de artes além das muralhas, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Rita Luciana Berti Bredariolli
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arte-educação.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em andamento em Educação e tecnologia: Design Instrucional (desenho pedagógico)

2021 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Faculdade de Ciências da Arte

2006 - 2009

Universidade Federal do Pará
Título: Núcleos Embreantes de Produção Artística Independente: Coletivos
Orientador: Valzeli Figueira Sampaio
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2017

Educação libertária. (Carga horária: 30h). , Faculdade de educação da USP, FEUSP, Brasil.

2017 - 2017

Mediação de conflitos. (Carga horária: 12h). , Sindicato dos Professores e Funcionário Municipais de São Paulo, APROFEM, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Matéria do curso de mestrado em artes visuais. (Carga horária: 64h). , Escola de comunicação e artes (USP), ECA USP, Brasil.

2012 - 2012

Atualização para professores - Ensino Fundamental II e Médio. (Carga horária: 4h). , Sistema ETAPA, ETAPA, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de animação básica. (Carga horária: 20h). , SESC Pará, SESC PA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. C. ; SILVA, A. . Organização de ônibus da Delegação Pará-Manaus para ENEARTE. 2006. (Outro).

OLIVEIRA, A. C. ; SILVA, A. . Festa Beber para esquecer. 2006. (Outro).

OLIVEIRA, A. C. ; Camila Caldas ; COSTA, A. . Festival Malocada de Novas Bandas. 2003. (Festival).

Participação em eventos

I jornada de educação libertária de São Paulo. 2018. (Outra).

Semana da educação FEUSP. 2018. (Outra).

I colóquio em arte e educação ECA-USP e IA-UNESP.A proposta circular: um caminho na busca de aulas de arte além das muralhas. 2016. (Outra).

II CONANE - Conferência nacional de alternativas para uma nova educação. 2015. (Outra).

Jorge Larrosa no espaço Mais Diferenças. 2015. (Outra).

Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP.NOTAS SOBRE O TERRITÓRIO HÍBRIDO DA ARTE NO CONTEMPORÂNEO. 2009. (Encontro).

Encontro Nacional de Estudantes de Arte. 2009. (Encontro).

IV Seminário de Educação Estética.Seg à Sex. 2009. (Seminário).

XX Seminário de Iniciação Científica da UFPa.Estudo e Levantamento da Produção Brasileira de Projetos Independentes em Arte. 2009. (Seminário).

Museus, Arte-Educação e Contemporaneidade. 2008. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFPa.Levantamento da Produção de Artistas Brasileiros que Desenvolvem Projetos com Coletivos de Arte. 2008. (Seminário).

Ciclo das Quartas.Desisto [Insisto]. 2007. (Outra).

Semana dos Povos Indígenas.Pintura Corporal Xikrin. 2007. (Outra).

Encontro Nacional de Estudantes de Arte.Delegação Pará-Manaus. 2006. (Encontro).

Fórum de Pesquisa em Arte. 2006. (Outra).

Workshop de Teatro Bufon.Hippie gata quer uma mão. 2002. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, A. C. ; SAMPAIO, Valzeli ; SILVA, A. . Notas sobre o território híbrido da arte no contemporâneo. In: 18 Encontro da ANPAP, 2009, Bahia. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PAMPLONA, Ediene ; SAMPAIO, Valzeli . Notas sobre agenciamentos coletivos de enunciação. In: 17 Encontro da ANPAP, 2008, Florianópolis. Anais do 17 Encontro da ANPAP Panorama da Pesquisa em Artes Visuais, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. . A Estética é a Ética do Futuro. In: 1 Seminário de Pesquisa do ICA, 2009, Belém. 1 Seminário de Pesquisa e 3 Seminário de Extensão do ICA, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. . Estudo e Levantamento de Relações de Independentes na Produção Artística Contemporanea Brasileira. In: XX Seminário de Iniciação Científica - UFPa, 2009, Belém. Livro de Resumos, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. . Estudo e Levantamento da Produção Brasileira de Projetos Independentes em Arte. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFPa, 2009, Belém. Livro de Resumos, 2009.

  • OLIVEIRA, A. C. . Estudo e Mapeamento da Produção de Coletivos de Belém. In: XIX Seminário de Iniciação Científica - UFPa, 2008, Belém. Livro de Resumos, 2008.

  • OLIVEIRA, A. C. . ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE COLETIVOS BRASILEIROS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, A. C. . Sobre a Pintura 2009 (Texto).

Outras produções

OLIVEIRA, A. C. . Estudo e Levantamento de Relações Independentes na Produção Artística Contemporanea Brasileira. 2009. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, A. C. . Estudo e Mapeamento da Produção de Coletivos de Belém. 2008. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, A. C. . Eu acredito nas pessoas. 2012. Vídeo.

OLIVEIRA, A. C. . Seg à Sex. 2009. Outra.

OLIVEIRA, A. C. . Light Fitness Fashion Business. 2008. Vídeo.

OLIVEIRA, A. C. ; PAMPLONA, Ediene ; TÁSKIA, Ingrid . Marca-Texto Urbano. 2008. Outra.

OLIVEIRA, A. C. . Tu Comes Eu Como Eles. 2008. Outra.

OLIVEIRA, A. C. . Tu Comes Eu Como Eles. 2008. Outra.

OLIVEIRA, A. C. . Cama de Mulher - Protótipo. 2008. Outra.

OLIVEIRA, A. C. . Oferta do dia. 2007. Instalação.

OLIVEIRA, A. C. . Seg à Sex. 2007. Outra.

OLIVEIRA, A. C. . Anuncie Aqui. 2006. Fotografia.

Prêmios

2008

Prêmio SIM de Artes Visuais, Sistema Integrado de Museus.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal da Educação, emef ary gomes cel.. , Rua Benedito Alessio, Jardim Andaraí, 02166100 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 23232322

Experiência profissional

2013 - Atual

CEU EMEF Mario Fittipaldi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Artes, Carga horária: 30

2011 - 2012

Carlos Drummond de Andrade

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 12

2009 - 2010

PRO-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFPA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista responsável por pesquisa, Carga horária: 20

2009 - 2010

Alcoolicos Anônimos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Ministrante de oficina de arte

2009 - 2009

Escola Estadual Paulino de Brito

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária das Aulas de Arte, Carga horária: 20

2009 - 2009

Museu da UFPa

Vínculo: Monitora de Exposição, Enquadramento Funcional: Monitoria de Exposição, Carga horária: 16

2008 - 2009

Museu de Arte de Belém

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Educadora do projeto Ponte Arte, Carga horária: 20

2008 - 2009

Escola Municipal Nossa Senhora Do Guadalupe

Vínculo: Ministrante de Oficina, Enquadramento Funcional: Responsável por oficina de Teatro, Carga horária: 5

2008 - 2009

PIBIC/CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista responsável por pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

PIBIC/CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Instituto de Ciências da Arte

Vínculo: Bolsista de Trabalho, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2007

    Estágios , Instituto de Ciências da Arte.,Estágio realizado, Bolsa de Trabalho.

2007 - 2007

SESC ANANINDEUA

Vínculo: Monitora de Exposição, Enquadramento Funcional: Monitoria de Exposição, Carga horária: 20

2006 - 2009

Fundação Romulo Maiorana

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitoria de Exposição, Carga horária: 20

2013 - 2013

Associação Horizontes

Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: ministrante de oficinas na Fundação CASA, Carga horária: 8

2011 - 2012

Colégio Heitor Garcia

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professora de artes ens. fund. I, II e médio, Carga horária: 20

2012 - 2012

Escola Estadual MMDC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora temporária de artes, Carga horária: 10

2019 - 2020

CEU EMEF Pres. Campos Salles

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação fund II e médio - artes, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio pedagógico, responsável pela criação e desenvolvimento do jornal estudantil.

2018 - Atual

Editora FTD

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Editora de artes

Outras informações:
Responsável pela criação e acompanhamento da produção de objetos digitais educativos para o material didático de 1 ao 5 ano de artes.

2020 - Atual

emef ary gomes cel.

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de artes, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalh diretamente com a coordenação da escola no apoio pedagógico, contato com a comunidade e auxílio no material didático.