Kaoana Sopelsa

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná(2017), Pós-graduação latu sensu da Universidade Paranaense, campus Cascavel (2017). Possui graduação em História pela Universidade Paranaense (2008). Possui diploma em Inglês pela PBF(2010). Atualmente, é Coordenadora Adjunta do GT Nacional de Estudos de Gênero da ANPUH-BR, e Diretora Executiva do Projeto de Extensão @SegundasFeministas.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2017 - 2021

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: ?O MELHOR ESTÁ NAS ENTRELINHAS?: A RELAÇÃO ENTRE A SUBJETIVIDADE DE CLARICE LISPECTOR E SUA PRODUÇÃO COMO PROFISSIONAL DE IMPRENSA NO BRASIL (1941-1977).
Losandro Antônio Tedesch. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em EDUCAÇÃO

2015 - 2017

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: A GENEALOGIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL ATRAVÉS DOS DISCURSOS DAS COLUNAS DE CLARICE LISPECTOR EM 1959 E EM 1960.,Ano de Obtenção: 2017
José Carlos dos Santos.

Especialização em História, Arqueologia e Patrimônio Cultural

2016 - 2017

Universidade Paranaense
Título: A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE E A MISOGINIA NO CONTO COMEÇOS DE UMA FORTUNA, DE CLARICE LISPECTOR (1960)
Orientador: Fausto Alencar Irschlinger

Graduação em História

2005 - 2008

Universidade Paranaense

Formação complementar

2016 - 2016

Minicurso sobre Mulheres e violência na literatura contemporânea. (Carga horária: 7h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2007 - 2010

Inglês. (Carga horária: 3h). , Pink and Blue Freedom, PBF, Brasil.

2007 - 2007

A DITADURA MILITAR NO BRASIL ATRAVÉS DA IMPRENSA ALTERNATIVA (1964-1968). (Carga horária: 60h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2006 - 2006

História da Filosofia antiga. (Carga horária: 8h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2006 - 2006

Religiões comparadas. (Carga horária: 16h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2006 - 2006

Grupo de estudos Teorias da História em Karl Marx. (Carga horária: 8h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2006 - 2006

O judaísmo sob o prisma cultural e históritoc. (Carga horária: 8h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2005 - 2005

Oficina de manutenção de acervo documental. , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Gênero.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Organização de eventos

SOPELSA, K. . I Simpósio Internacional Mulheres, Gêneros e Feminismos. 2017. (Outro).

Participação em eventos

III CONEL CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LISPECTORIANOS. Clarice Lispector: estratégias e posicionamentos na escrita midiática (1941-196). 2020. (Congresso).

I SEMANA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA e IX SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS.Coordenadora do ST "MULHERES ESCRITORAS OU HISTÓRIA DAS MULHERES". 2020. (Outra).

30 Simpósio Nacional de História.CLARICE LISPECTOR JORNALISTA: comparando, invertendo e analisando a ordem compulsória dos gêneros em colunas do jornal Correio da Manhã (1960).. 2019. (Simpósio).

II CONEL CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LISPECTORIANOS. DEVE OU NÃO A MULHER TRABALHAR? CLARICE LISPECTOR EM ENTREVISTA PARA A REVISTA A ÉPOCA (1941).. 2019. (Congresso).

IV jornadas do LEGH.DEVE OU NÃO A MULHER TRABALHAR? CLARICE LISPECTOR EM ENTREVISTA PARA A REVISTA A ÉPOCA (1941).. 2019. (Outra).

IV SIGESEX ? GÊNEROS, SEXUALIDADES E CONSERVADORISMOS: A POLÍTICA DOS CORPOS, OS SUJEITOS E A DISPUTA PELA HEGEMONIA DOS SENTIDOS CULTURAIS.Coordenadora do GT "História das mulheres e estudos de gênero: uma abordagem contemporânea". 2019. (Simpósio).

VI simpósio internacional em Educação Sexual. 2019. (Simpósio).

VI simpósio internacional em Educação Sexual.GT 11: Gêneros e sexualidades: as violências de cada dia. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional em Educação Sexual - Gênero, Sexualidades e diferenças: categorias de análise, (des)territórios de disputa.Coordenadora do GT GÊNEROS E SEXUALIDADES: AS VIOLÊNCIAS DE CADA DIA. 2019. (Simpósio).

I Encontro de gênero, diversidade e cultura: memórias e narrativas.ST: "NÃO RECOMENDADOS À SOCIEDADE": DISCURSO, FEMINISMOS E MOVIMENTO LGBT EM PERSPECTIVA. 2018. (Encontro).

iii colóquio nacional de estudos de gênero e história. 2018. (Outra).

Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos. 2017. (Congresso).

III Simpósio de gênero e sexualidade: Religiões, Mídias e Corporalidades e I Congresso Nacional de gênero e Sexualidade de Mato Grosso do Sul. 2017. (Congresso).

I Simpósio Internacional Mulheres, Gênero e Feminismos.Arte e Escrita Feminista: Expressões, Deslocamentos e Histórias. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Internacional Mulheres, Gêneros e Feminismos.Cine LEGHI. 2017. (Simpósio).

I Simpósio Internacional Mulheres, Gêneros e Feminismos.Minicurso Uma manhã com as "outras": História, biografias e obra de Gayatri Spivak. 2017. (Simpósio).

Jornada academica dos cursos de direito e história.As relações de gênero e a misoginia no conto Começos de uma fortuna de Clarice Lispector (1960).. 2017. (Outra).

VIII Congresso Internacional de História XXII Semana de Históri. 2017. (Congresso).

VIII Congresso Internacional de História XXII Semana de História. Simpósio temático MULHERES E GÊNERO: RELAÇÕES DE PODER E HISTÓRIA NO BRASIL.. 2017. (Congresso).

História regional em foco: aula magna do curso de história. 2016. (Outra).

I Congresso Internacional de ciência, tecnologia e inovação e XV encontro anual de iniciação científica da UNIPAR. As relações de gênero e a misoginia no conto Começos de uma fortuna de Clarice Lispector (1960).. 2016. (Congresso).

III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero.As relações de gênero no discuso midiático de Clarice Lispector (1960). 2016. (Outra).

Jornada acadêmica de Direito e História: Democracia, Constituição e Direitos Humanos.Sala de apresentações científicas. 2016. (Outra).

Mulheres e violência na literatura contemporânea: a "verdade" ficcional. 2016. (Outra).

Questões sobre as políticas para o ensino médio e a educação profissional. 2016. (Outra).

Seminário de ensino de história: debate sobre a BNCC - área de história. 2016. (Seminário).

Três perspectovas na análise da imagem. 2016. (Outra).

VII Fórum das Licenciaturas: Base Nacional Comum Curricular e os desafios para a Educação Brasileira. 2016. (Outra).

VIII Mostra de Cinema da Diversidade Sexual de Cascavel e VI Mostra de Cinema da Diversidade Sexual da Unioeste. 2016. (Outra).

Gênero e Sexualidade: problematizações sobre a "ideologia de gênero". 2015. (Outra).

II Congresso Internacional de Estudos do Rock. E se perguntarem por mim, diga que estou ótima. 2015. (Congresso).

III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia. 2015. (Seminário).

Políticas educacionais: a Pátria Educadora em Foco. 2015. (Outra).

Questões sobre as políticas para o ensino médio e a educação profissional. 2015. (Outra).

VII Mostra de cinema da diversidade sexual de Cascavel e V mostra de cinema da diversidade sexual da Unioeste. 2015. (Outra).

VII MOSTRA DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL DE CASCAVEL e V MOSTRA DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL DA UNIOESTE - Informações da Inscrição. 2015. (Outra).

XIII Seminário de Pesquisa do PPE.HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL PELA IMPRENSA DE 1959, 1960: CLARICE LISPECTOR E PSEUDÔNIMOS.. 2015. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. 2015. (Congresso).

XVI Jornada acadêmica de História - História: conhecimento, fontes e possibilidades.Sala de apresentações científicas. 2015. (Outra).

XVI Jornada acadêmica de História - História: conhecimento, fontes e possibilidades..História da Educação nas relações de gênero no Brasil pela imprensa de 1959, 1960: Clarice Lispector e pseudônimos. 2015. (Outra).

O Egito Secreto: Antigos Mistérios Novas Descobertas" ministrada por Erich Von Daniken. 2013. (Outra).

XII Jornada acadêmica de História - O mundo antigo: sociedade, cultura e poder.O papel feminino no Brasil de 1950 à 1960. 2011. (Outra).

II Fórum pedagógico de egressos. 2008. (Outra).

Inconfidência Mineira: Questôes Históricas. 2008. (Outra).

Viagem técnica às Cidades Históricas de Minas Gerais, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei. 2008. (Outra).

VI Aula Magna: história das subjetividades juvenis e cultura rock. 2008. (Outra).

VII Encontro de Iniciação Científica, VII Fórum de Pesquisa da UNIPAR. O Pensamento Político de Plínio Salgado: a Geração dos Anos 1920 a 1940. 2008. (Congresso).

VII Jornada academica de história.Plínio Salgado: Análise sobre a burguesia. 2008. (Outra).

Aspéctos Históricos da Argentina. 2007. (Outra).

Curso: a Ditadura Militar no Brasil através da Imprensa Alternativa (1964-1968). 2007. (Outra).

Fórum pela qualidade do jornalismo em Cascavel. 2007. (Outra).

III Fórum Pedagógico e Fórum de Egressos do Curso de História. 2007. (Outra).

Jornal na Escola. 2007. (Seminário).

O Evangelho de Judas e as Origens do Cristianismo. 2007. (Outra).

Religiões Comparadas - Islamismo: expansão e abordagens no campo histórico, ideológico e cultural; Religiôes Orientais: um olhar sobre o Budismo, Xintoísmo, Hinduísmo e outras religiões. 2007. (Outra).

Semana do Trânsito. 2007. (Outra).

VIII Jornada Acadêmica de História: Análises Contemporâneas.Pseudônimo Olympe de Gouges. 2007. (Outra).

Aula Magna do Curso de Turismo e Hotelaria - Turismo e Viagens: Uma experiência de carro pela América do Sul. 2006. (Outra).

FAHRENHEIT - 11/09. 2006. (Outra).

Grupo de estudos História da Filosofia Antiga. 2006. (Outra).

Grupo de estudos Teorias da História em Karl Marx. 2006. (Outra).

História da Filosofia Antiga / Período Pré-Socrático, Socrático e Pós-Socrático. 2006. (Outra).

II Fórum Pedagógico de Egressos. 2006. (Outra).

Mini-curso O judaísmo sob o prisma cultural e histórico. 2006. (Outra).

Teorias da História em Karl Marx. 2006. (Outra).

Viagem técnica à Aldeia Indígena Tekaha Aetete. 2006. (Outra).

Viagem técnica à São Miguel das Missões. 2006. (Outra).

VII Jornada Acadêmica de História.O Poder Reginal - Uma Análise pelo viés das representatividades simbólicas do Paraná. 2006. (Outra).

6o. Encontro de Museus do Paraná. 2005. (Encontro).

As Vivandeiras. 2005. (Outra).

Ciclo de filmes temáticos: História da América através de Vídeo. 2005. (Outra).

Oficina Conservação e Manutenção de Acervo Documental. 2005. (Oficina).

Palestra de sensibilização sobre a Doação de Sangue. 2005. (Outra).

VI Aula Magna: História das Subjetividades Juvenis e Cultura Rock: Diálogo com a Documentação. 2005. (Outra).

VI Encontro de Museus do Paraná. 2005. (Encontro).

VII Aula Magna de História: Saberes necessários para o exercício da profissao Professor. 2005. (Outra).

VI Jornada Acadêmica de História: o Ofício do Historiador.Importante Eludicação Histórica. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Daiane Cristina Globs

SOPELSA, K.. ?O ENSINO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CASCAVEL; QUAIS OS IMPACTOS QUE O ARTIGO 2 - PARÁGRAFO ÚNICO DA LEI N. 6496/2015 PODE TRAZER PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CASCAVEL?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Izana Brol

SOPELSA, K.. Abuso sexual na adolescência e suas consequências na vida adulta.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Rafaela Sasha Dias

SOPELSA, K.. A imagem da mulher violentada em comentários do Facebook. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, F. ; SOPELSA, K. . SOB O VÉU DO DISCURSO: EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELO USO DO HIJAB.. Interletras (Dourados) , v. 6, p. 1-17, 2016.

  • SOPELSA, K. ; MARTELLI, A. C. (Org.) . Gêneros e sexualidades: a violência de cada dia. 1. ed. São Paulo: Pedro & João Editores, 2020. v. 1. 207p .

  • SOPELSA, K. . Beijo Fatal: Análise do Discurso, História da Imprensa e das Mulheres, e representação na escrita de Clarice Lispector (1960). In: SOPELSA, K.; MARTELLI, A.C.. (Org.). Gêneros e sexualidades: a violência de cada dia. 1ed.São Paulo: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 171-184.

  • SOPELSA, K. . Gêneros e sexualidades: em tempos de (re)existência.. In: Alexandre Sebastião Ferrari Soares; Andréa Cristina Martelli; Dantielli Assumpção Garcia.. (Org.). Gêneros e sexualidades: em tempos de (re)existência.. 1ed.São Paulo: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 89-106.

  • SOPELSA, K. . DEVE OU NÃO A MULHER TRABALHAR? CLARICE LISPECTOR EM ENTREVISTA PARA A REVISTA A ÉPOCA (1941). In: SOPELSA, K.; MARTELLI, A.C.. (Org.). Gêneros e sexualidades: a violência de cada dia. 1ed.São Paulo: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 69-88.

  • SOPELSA, K. . Violência de gênero e sexismo cotidianos. Pé da Letra, UNIOESTE.

  • PEREIRA, F. ; SOPELSA, K. . SOB O VÉU DO DISCURSO: EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELO USO DO HIJAB.. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigauldades Sociais, 2016, Belo Horizonte. Discursos e Desigualdades Sociais, 2016.

  • SOPELSA, K. ; SANTOS, J. C. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL PELA IMPRENSA DE 1959, 1960: CLARICE LISPECTOR E PSEUDÔNIMOS.. In: XIII Seminário de Pesquisa do PPE, 2015, Maringá. I Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2015.

  • SOPELSA, K. . E se perguntarem por mim, diga que estou ótima. In: II Congresso Internacional de estudos do Rock, 2015, Cascavel. Poéticas do Rock, 2015. p. 1-17.

  • SOPELSA, K. . As relações de gênero no discurso midiático de Clarice Lispector (1960). In: III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero, 2016. Mulheres e violências: interseccionalidades, 2016.

  • SOPELSA, K. ; IRSCHLINGER, F. A. . As relações de gênero no discurso midiático de Clarice Lispector (1960). In: I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XV Encontro de Iniciação Científica da UNIPAR, 2016, Umuarama. Desenvolvimento, transparência e sustentabilidade, 2016.

  • SOPELSA, K. . A misoginia nas relações de gênero contidas no conto Começos de uma Fortuna de Clarice Lispector (1960). In: Jornada acadêmica de Direito e História, 2016, Cascavel. Democracia, constituição e direitos humanos, 2016.

  • SOPELSA, K. . O discurso midiático. In: Jornada acadêmica de Direito e História, 2016, Cascavel. Democracia, constituição e direitos humanos, 2016.

  • SOPELSA, K. ; PEREIRA, F. . Sob o véu do discurso: efeitos de sentido produzidos pelo uso do hijab. In: IV SIAD Simpósio internacional sobre análise do discurso, 2016, Belo Horizonte. Discursos e desigualdades sociais, 2016.

  • SOSSMEIER, L. ; CAMPOS, J. ; SOPELSA, K. . ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS E A POLÍTICA EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2001-2010 e 2014- 2024. In: XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015, Cascavel. XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015.

  • SOPELSA, K. ; CAMPOS, J. ; SOSSMEIER, L. . A real intenção do Documento Pátria Educadora. In: XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015, Cascavel. XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015.

  • CAMPOS, J. ; SOPELSA, K. ; SOSSMEIER, L. . O DISCURSO IDEOLÓGICO NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. In: XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015. XXV Semana Acadêmica de Pedagogia, 2015.

  • SOPELSA, K. . E se perguntarem por mim, diga que estou ótima. In: II Congresso Internacional de estudos do Rock, 2015, Cascavel. II Congresso Internacional de estudos do Rock, 2015.

  • SOPELSA, K. . O PAPEL FEMININO NO BRASIL DE 1950 A 1960. In: XII JORNADA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - O MUNDO ANTIGO: SOCIEDADE, CULTURA E PODER, 2011, Cascavel. XII JORNADA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - O MUNDO ANTIGO: SOCIEDADE, CULTURA E PODER, 2011.

  • SOPELSA, K. . Plínio Salgado: análise sobre a burguesia. In: IX Jornada Acadêmica de História, 2008, Cascavel. IX Jornada Acadêmica de História, 2008.

  • SOPELSA, K. ; DONIN, R. ; PACHECO, C. E. N. ; IRSCHLINGER, F. A. . O Pensamento Político de Plínio Salgado: a Geração dos anos 1920 a 1940. In: VII Encontro de Iniciação Científica e VII Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense, 2008, Umuarama. VII Encontro de Iniciação Científica e VII Fórum de Pesquisa da Universidade Paranaense, 2008.

  • SOPELSA, K. . Liberdade, Igualdade e Fraternidade - A vida da mulher inserida neste lema burguês (Frnaça, 1789 - 1799). In: VIII Jornada Acadêmica de História: Análises Contemporâneas, 2007, Cascavel. VIII Jornada Acadêmica de História: Análises Contemporâneas, 2007.

  • SOPELSA, K. ; BIASOTTO, K. . Pseudônimo Olympe de Gouges. In: VIII Jornada Acadêmica de História: Análises Contemporâneas, 2007, Cascavel. VIII Jornada Acadêmica de História: Análises Contemporâneas, 2007.

  • SOPELSA, K. . A HISTÓRIA NAS ENTRELINHAS DA LITERATURA. In: VIII Jornada acadêmica de história, 2007, cascavel. Análises Contemporâneas, 2007.

  • SOPELSA, K. . IMIGRAÇÃO POLONESA AO PARANÁ. In: VIII Jornada acadêmica de história, 2007, cascavel. Análises Contemporâneas, 2007.

  • SOPELSA, K. . O TROPICALISMO NA MÚSICA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 60.. In: VIII Jornada acadêmica de história, 2007, cascavel. Análises Contemporâneas, 2007.

  • SOPELSA, K. ; DONIN, R. ; IRSCHLINGER, F. A. ; LIRA, S. ; SILVA, C. E. . Monumentos e Representação de Poder. In: V Encontro de Iniciação Cientfica, U Fórum de Pesquisa da Unipar, I Encontro Científico do Mestrado em Ciência Animal e I Encontro Universidade e Comunidade: compartilhando a construção do conhecimento, 2006, Umuarama. V Encontro de Iniciação Cientfica, U Fórum de Pesquisa da Unipar, I Encontro Científico do Mestrado em Ciência Animal e I Encontro Universidade e Comunidade: compartilhando a construção do conhecimento, 2006.

  • SOPELSA, K. . O Poder Regional - Uma Análise pelo viés das representatividades simbólicas no Oeste do Paraná. In: VII Jornada Acadêmica de História, 2006, Cascavel. VII Jornada Acadêmica de História, 2006.

  • SOPELSA, K. . O PODER REGIONAL - UMA ANÁLISE PELO VIÉS DAS REPRESENTATIVIDADES SIMBÓLICAS NO OESTE DO PARANÁ. In: VII Jornada acadêmica de história, 2006, cascavel. História: reflexões e perspectivas, 2006.

  • SOPELSA, K. ; DONIN, R. ; IRSCHLINGER, F. A. . Monumentos, Lugares e Fontes de Pesquisa. In: VII Jornada Acadêmica de HIstória, 2006, Cascavel. VII Jornada Acadêmica de HIstória, 2006.

  • SOPELSA, K. . Importante Elucidação Histórica. In: VI Jornada Acadêmica de História - Oficio do historiador, 2005, Cascavel. Importante elucidação historica, 2005. v. VI.

  • SOPELSA, K. . Clarice Lispector: estratégias e posicionamentos na escrita midiática (1941-196). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Direitos das Mulheres. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Violência de gênero e educação: auxílio aos docentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Violência de gênero e educação: auxílio aos docentes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Violência de gênero e educação: auxílio aos docentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Violência contra idosos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . LGBTfobia: por que existem pré-conceitos?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Diversidade de Gênero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Vamos falar de gênero? Respeito, reconhecimento e valorização no ambiente escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Gênero na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Direitos nossos: Maria da Penha e Violência de gênero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Clarice Lispector: transgressões, resistências e estratégias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . Dos excessos ao corpo: genealogia do saber nos textos jornalísticos de Clarice Lispector de 1959, 1960. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . As relações de gênero no discurso midiático de Clarice Lispector (1960). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . O discurso midiático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . A misoginia nas relações de gênero contidas no conto Começos de uma fortuna, de Clarice Lispector (1960). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . As relações de gênero e a misoginia no conto Começos de uma fortuna de Clarice Lispector. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOPELSA, K. ; PEREIRA, F. . Sob o véu do discurso: Efeitos de sentido produzidos pelo uso do Hijab. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . Pedofilia e violência de Gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . Violência de Gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . A violência nossa de cada dia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, K. . E se perguntarem por mim, diga que estou ótima. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . História da educação nas relações de gênero no Brasil pela imprensa de 1959, 1960: Clarice Lispector e Pseudônimos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. ; CAMPOS, J. ; SOSSMEIER, L. . A real intenção do Documento Pátria Educadora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, J. ; SOPELSA, K. ; SOSSMEIER, L. . ESTADO, POLÍTICAS SOCIAIS E A POLÍTICA EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2001-2010 e 2014- 2024. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOSSMEIER, L. ; CAMPOS, J. ; SOPELSA, K. . O DISCURSO IDEOLÓGICO NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. ; SANTOS, J. C. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO BRASIL PELA IMPRENSA DE 1959, 1960: CLARICE LISPECTOR E PSEUDÔNIMOS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOPELSA, K. ; SOPELSA, K. . O papel feminino no Brasil de 1950 à 1960. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. ; DONIN, R. ; PACHECO, C. E. N. ; IRSCHLINGER, F. A. . O Pensamento Político de Plínio Salgado: a Geração dos Anos 1920 a 1940. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . Plínio Salgado: Análise sobre a Burguesia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . Pseudônimo Olympe de Gouges. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. . Liberdade, Igualdade e Fraternidade - A vida da mulher inserida neste lema burguês (França, 1789 - 1799). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. ; DONIN, R. ; IRSCHLINGER, F. A. . Monumentos, Lugares e Fontes de Pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, K. ; DONIN, R. ; IRSCHLINGER, F. A. . O Poder Regional - Uma Análise pelo viés das representatividades simbólicas no Oeste do Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DONIN, R. ; PACHECO, C. E. N. ; SOPELSA, K. ; IRSCHLINGER, F. A. . MONUMENTOS E REPRESENTAÇÃO DE PODER. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOPELSA, K. . Importante Elucidação Histórica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SOPELSA, K. ; SAMPAIO, P. ; BANDEIRA, A. . História das Mulheres, História indígena e educação. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, K. ; MAIA, C. ; BANDEIRA, A. . De 'viúvas da seca' a 'solteironas': desconstruindo gêneros e estereótipos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, K. ; BANDEIRA, A. ; JÚLIO, S. S. . Damiana da Cunha: liderança indígena no sertão do Caiapó. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; COSTA, C. ; COELHO, E. ; SOPELSA, K. . Mulheres no Podcast. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, K. ; BANDEIRA, A. ; COSME, L. B. . Mulheres muçulmanas do Irã e do Afeganistão contemporâneos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; SOPELSA, K. ; DALA ZEN, D. ; DE SOUZA, I. DE A. . Mulheres e docência no Brasil. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; SOPELSA, K. ; LINHARES, A. M. A. . Feminismo, história e a docência nas margens. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; SOPELSA, K. ; CARDOSO, V. C. . Mulheres, cientistas e maternidade compulsória. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; SOPELSA, K. ; LOPES, D. A. ; BARBOSA, K. M. DOS S. . Beleza Negra. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; FALCÃO, L. ; SOPELSA, K. . Descolonizando subjetividades de mulheres negras. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BANDEIRA, A. ; SOPELSA, K. ; DE MOURA, C. . As Marias da Conceição: por um ensino de história situado, decolonial e interseccional. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, K. ; BANDEIRA, A. ; OLIIVEIRA, T. G. . Mulheres, trabalho e Terra: políticas indigenistas no Brasil imperial. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, K. ; BANDEIRA, A. ; LEMOS, A. C. DA S. ; PESSAH, m. . Lesbianismo e Lesbianidade. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, K. ; BANDEIRA, A. ; MAIA, C. . Clarice Lispector: subjetividade, imprensa e feminismo. 2020.

SOPELSA, K. . Podcast Segundas Feministas. 2021; Tema: Pesquisas sobre mulheres e feminismos. (Rede social).

SOPELSA, K. . GT Gênero Nacional. 2021; Tema: Pesquisas sobre Mulheres, gêneros e feminismos. (Rede social).

SOPELSA, K. . Segundas Feministas. 2020; Tema: Página do Facebook informativa e de divulgação do projeto Segundas Feministas. (Rede social).

SOPELSA, K. . Eu leio Clarice - de verdade. 2015; Tema: Clarice Lispector. (Rede social).

SOPELSA, K. ; BISPO, L. . Teatro na Universidade. 2006. Teatral.

SOPELSA, K. ; BISPO, L. ; PACHECO, C. E. N. . Produção de Figurinos. 2005. Outra.

BISPO, L. ; SOPELSA, K. . Teatro na Univerisade. 2005. Teatral.

SOPELSA, K. . Visibilidade Drag Queen - Cascavel, PR. 2021. Fotografia.

SOPELSA, K. . Podcast Segundas Feministas. 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . GT Gênero Nacional. 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Descolonizando subjetividades de mulheres negras (3). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Descolonizando subjetividades de mulheres negras (2). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Descolonizando subjetividades de mulheres negras (1). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Dia Internacional Para a eliminação da Violência contra as mulheres. 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Decolonialidade (3). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Decolonialidade (2). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Decolonialidade (1). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Beleza Negra (3). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Beleza Negra (2). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Beleza Negra (1). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Mulheres, cientistas e maternidade compulsória (2). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Mulheres, cientistas e maternidade compulsória (1). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Feminismo, história e a docência nas margens (3). 2021. Ilustração.

SOPELSA, K. . Mulheres no plural. 2020. Fotografia.

SOPELSA, K. . sem título. 2005 (Produção de figurinos e roteiros para apresentação de peça teatral) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Grupo de pesquisa sobre educação e sexualidade- GEPEX, Descrição: A sexualidade e suas manifestações são inerentes à constituição humana, uma vez que constroem nossas subjetividades, nossas identidades e nossas vivências. Em meio a conceitos, preconceitos e mitos, expressamos nossa sexualidade em todos os espaços sociais, dentre eles, a escola. Temos presenciado muitas mudanças significativas em relação à abordagem da sexualidade na sociedade de uma forma geral, mas também temos vivenciado discursos de intolerância diante das sexualidades que fogem aos padrões heteronormativos, os quais produzem discriminação, violências e, até crimes de ódio. Diante dessas proposições sucintas propormos esse grupo de estudos. O objetivo é problematizar questões relacionadas à sexualidade e educação, a partir da análise de discurso e da noção de imaginário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kaoana Sopelsa - Coordenador / MARTELLI, Andréa - Integrante / Alexandre Sebastião Ferrari - Integrante.

  • 2016 - 2016

    "O BRASIL NO SECULO XX HISTORIA CULTURA SOCIEDADE E OLHARES REGIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kaoana Sopelsa - Integrante / Fausto Alencar Irschlinger - Coordenador.

  • 2006 - 2006

    MONUMENTOS E REPRESENTAÇÃO DE PODER, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kaoana Sopelsa - Integrante / Rodrigo Donin - Integrante / Fausto Alencar Irschlinger - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2015

Curso e Colégio Alfa

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2012 - 2015

Colégio Marista Pio XII

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

2011 - 2012

Faculdades Itecne de Cascavel

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8

2010 - 2011

Colégio Anglo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2016 - Atual

Universidade Paranaense

Vínculo: Dicente e Pesquisa, Enquadramento Funcional: Dicente e pesquisa, Carga horária: 10

2008 - 2008

Universidade Paranaense

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: pesquisa

2005 - 2008

Universidade Paranaense

Vínculo: acadêmica, Enquadramento Funcional: dicente, Carga horária: 20

Outras informações:
Graduação em História

2006 - 2006

Universidade Paranaense

Vínculo: estudantil, Enquadramento Funcional: pesquisa

2015 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: discente, Enquadramento Funcional: discente, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa

2014 - 2016

Colegio Sapiens

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

2016 - 2016

Colégio Ideal Cascavel

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2016 - Atual

Lumni

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

2016 - Atual

Meta curso preparatório

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6