Alex Luiz Silva Barbosa
Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional de Passos (2003) e Pós graduado em Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde pela Universidade São Camilo (2004). Atuou como professor SAI-I, SAI-II e Supervisor de Estágios em Saúde Pública do Centro Universitário de Lavras no período de 2005 à 2010, onde integrou o Comitê de Ética e Pesquisa da mesma instituição como membro suplente. Atualmente atua como Professor no MBA em Auditoria do UNIS (Centro Universitário do Sul de Minas) e como Diretor Municipal de Convênios, Projetos e Prestação de Contas na Prefeitura Municipal de Guapé/MG-2013 e atualmente atua como Secretário Municipal de Administração no município de Guapé/MG.
Informações coletadas do Lattes em 06/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Auditoria em Sistemas de Saúde
2004 - Atual
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Participação em eventos
IV Congresso de Educação do Unilavras. 2006. (Congresso).
Enaf.Enaf. 2006. (Simpósio).
1ª Expogest "Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS. 2006. (Encontro).
III Congresso de Esucação do Unilavras. III Congresso de Educação do Unilavras. 2005. (Congresso).
II Congresso de Enfermagem do Unilavras. 2005. (Congresso).
Iº Seminário Sul Mineiro de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde.Iº Seminário Sul Mineiro de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde. 2005. (Seminário).
Curso de Formação de Agentes Comunitários Indígenas.Curso de Formação de Agentes Comunitários Indígenas. 2005. (Outra).
Adh' 2004. A Saúde que Queremos: Inclusão Social e Gestão Profissional.Adh' 2004. A Saúde que Queremos: Inclusão Social e Gestão Profissional. 2004. (Encontro).
XXVIº Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem-ENEEn."Gestão Pública". 2003. (Oficina).
XXVIº Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem-ENEEn.XXVIº Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem-ENEEn, " Enfermagem a Prática Vigente, sua Representação Social e Seus Novos Rumos". 2003. (Encontro).
VIIº Encontro Mineiro de Estudantes de Enfermagem-EMEEn,.VIIº Encontro Mineiro de Estudantes de Enfermagem-EMEEn, " Fazer, Saber e Ser Enfermagem Frente a Novos Paradigmas". 2003. (Encontro).
."Atualização em Tratamento do Portador de Ferida Crônica". 2003. (Outra).
XXVº Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem-ENEEn.XXVº Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem-ENEEn, "O Ser, Saber da Enfermagem e a Sua Influência no Contexto Social". 2002. (Encontro).
Encontro Regional do Forum Técnico.Encontro Regional do Forum Técnico " A Biotecnologia e Você: Mitos e Verdades e Fatos". 2002. (Encontro).
VIº Encontro Mineiro de Estudantes de Enfermagem-EMEEn.VIº Encontro Mineiro de Estudantes de Enfermagem-EMEEn, "Educação, Política e Ciência: a Enfermagem no Século XXI". 2002. (Encontro).
Participação em bancas
MACHADO, H. P.; COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.. A Expectativa de Vida na Visão do Idoso que Participa de Grupo de Terceira Idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
MARTINS, C. A. C.; Elisiany Mello Costa;BARBOSA, A. L. S.. O Conhecimento dos Docentes do Colégio Universitário Professor Canísio Inácio Lunkes Sobre Medidas de Primeiros Socorros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
MACHADO, H. P.; COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.. A Visão do Enfermeiro Frente à Assistência de Enfermagem Prestada ao Idoso Hospitalizado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
COSTA, E. M.; RIBEIRO, A. O.;BARBOSA, A. L. S.. Complicações Funcionais da Fístula Arteriovenosa: Uma Contribuição para a Equipe de Enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
VIANA, M. F.; COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.. Oliveira.Assistência de Enfermagem na Prevenção de Complicações Renais em Pacientes Diabéticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
BARBOSA, A. L. S.; COSTA, E. M.; CASTRO, V. L. L.. Percepção das Puérperas de Lavras em Relação aos Cuidados com o Coto Umbilical. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.; VIANA, M. F.. A Importância da Assistência de Enfermagem na Prevenção do "Pé Diabético". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
SPINELI, V. M. C. D.; COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.. A Vivência do Enfermeiro no Cuidado ao Paciente Idoso em Terapia Intensiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
COSTA, E. M.; AMORIM, M. A. C.;BARBOSA, A. L. S.. Perfil das Mulheres Portadoras de DHEG em Tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Lavras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
COSTA, E. M.; MACHADO, H. P.;BARBOSA, A. L. S.. Qualidade de Vida de Crianças com Sobre-peso e Obesidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
COSTA, E. M.; MACHADO, H. P.;BARBOSA, A. L. S.. A Atividade Física como Promoção de Saúde na Terceira Idade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
MACHADO, H. P.;BARBOSA, A. L. S.. A Percepção do Idoso Frente a Aposentadoria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
MARTINS, C. A. C.;BARBOSA, A. L. S.. Gestantes que Apresentaram Hipertensão Arterial Sistêmica no período Gravídico nos PSFs do Município de Lavras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
MARTINS, C. A. C.; COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.. Contribuição do Programa Saúde da Família para a Saúde e Inclusão Social das Famílias Carentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
SPINELI, V. M. C. D.;BARBOSA, A. L. S.. Compreendendo o Papel do Familiar Cuidador Frente ao Paciente com Alzheimer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
COSTA, E. M.;BARBOSA, A. L. S.. Copreendendo como os Pacientes com Insufieciência Renal Crônica Lidam com as Limitações de Vida Decorrentes da Hemodiálise. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras.
BARBOSA, A. L. S.. de Sá e Shirley Mácia R. de Paiva.A Importância dos Cuidados de Enfermagem para Pacientes em Diálise Perioneal Domiciliar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Lavras.
Elisiany Mello Costa; FARIA, A. L.;BARBOSA, A. L. S.. O Conhecimento das Discentes Sobre o Câncer e o Auto-Exame. 2006. Centro Universitário de Lavras.
MARTINS, C. A. C.; Cíntia REsende Almeida;BARBOSA, A. L. S.. Levantamento Epidemiológico de Saúde Pública na Vila Nilton Teixeira, Lavras-MG. 2006. Centro Universitário de Lavras.
BARBOSA, A. L. S.; REIS, A. F. A; SILVA, F. P.. Implantação da SAE Junto ao Cliente Submetido a um Transplante Renal. 2006. Centro Universitário de Lavras.
Orientou
As Dificuldades Vivenciadas por Pacientes Cadastrados em uma Equipe de Saúde da Família após o Diagnóstico de Diabetes Melitus Tipo I; Início: 2007; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Coletiva) - Centro Universitário de Lavras; (Orientador);
Mendes e Simone Ribeiro Mendes; A Percepção dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a sua Função na ESF; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
O Conhecimento dos Enfermeiros dos PSF's de um Município do Sul de Minas Frente à Assistência de Enfermagem aos Portadores de Úlcera por Pressão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Incidência de Gardinerella em Exames de Papanicolaou nos PSF's de Lavras-MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A prevalência do exame preventivo do câncer do colo do útero em discentes do curso de graduação em enfermagem em uma instituiçaõ do Sul de Minas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A Visão das Gestantes Inseridas no PSF de um Município do Sul de Minas Frente as Ações do Enfermeiro no Pré-Natal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A Importância do Cuidado de Enfermagem ao Prematuro na UTI Neonatal; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Compreendendo os Sentimentos e a Vivência: A Experiência de ser Mãe de uma Criança com Síndrome de Down; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A Vivência dos Acompanhantes durante a Assistência Pediátrica do Pronto Atendimento de um Município do Sul de Minas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Humanização: A Experiência do Enfermeiro na AssistÊncia aos Clientes Após ter Vivenciado o Cuidado à um Ente; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
dos Santos; Abordagem do Enfermeiro durante a consulta Ginecológica de Enfermagem Quanto a Orientação e Prevenção do Câncer de Mama; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE COM OSTEOARTRITE NO PRÉ-OPERATÓRIO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO(A) INCENTIVAR E ORIENTAR A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES PARA O PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO 2; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
A VOZ DO PROFESSOR, INSTRUMENTO ESSENCIAL PARA O PROSSEGUIMENTO DO MAGISTÉRIO:; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
O Impacto da Doença de Alzheimer nos Familiares Cuidadores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA: A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FRENTE AO PACIENTE COM HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Abordagem do Enfermeiro Durante a Consulta Ginecológica de Enfermagem Quanto a Orientação e Prevenção do Câncer de Mama; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
da Silva; A Importância do Trabalho como Atividade Ocupacional para o Paciente em Hemodiálise; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Carvalho e Giovana Andrade Rodrigues; A Vivência da Enfermeira no Cuidado de Crianças com Câncer; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Lavras, Universidade de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Santos e Rafaela C; Rocha; O auto cuidado vivenciado por idosos com fratura de fêmur; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Projeto Atendimento e Educação Nutricional com Gestantes do PSF Paulo Henrique Celani do Município de Lavras - MG; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em outros) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Alex Luiz Silva Barbosa;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Guapé, Departamento Municipal de Convênios e Projetos. , Praça, Drº Passos Maia, Centro, 37177000 - Guapé, MG - Brasil, Telefone: (35) 38561250, Ramal: 36
Experiência profissional
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de GuapéVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Municipal de Convênios e Projetos, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2008
Universidade Vale do Rio Verde de Três CoraçõesVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Titular de SAI-I e SAI-II, Carga horária: 14
2005 - Atual
Centro Universitário de LavrasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor SAI-I e SAI-II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2007
Ensino, Especialização em Saúde Coletiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Controle de Avaliação e Auditoria, Administração Pública
-
02/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAÚDE DO ADULTO E IDOSO I e II
-
02/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Adulto e Idoso I e II, Enfermagem em CTI
2004 - 2006
Colégio Cenecista de LavrasVínculo: Professor curso técnico de Enf, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina Enfermagem Cirúrgica, Carga horária: 8
2004 - 2005
Prefeitura Municipal de LavrasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do PSF, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alex Luiz Silva Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?