Maurício Manoel Santos da Silva
Graduado em Letras (Português e Literatura) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Ateneu (UniAteneu) e Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, título oficialmente conferido pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Miami (MUST University), em composição institucional com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui também formação em Música pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN), com especialização em Canto Coral e Violão.Atua como Professor Efetivo de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), onde tem exercido, ao longo de sua trajetória, funções de natureza técnico-pedagógica e de gestão, destacando-se como Coordenador Geral e Coordenador da Área de Linguagens e Códigos em unidades da rede estadual de ensino. No âmbito da formação docente, foi formador do Projeto Professor Aprendente e coordenador de ações estratégicas como os projetos "ENEM Não Tira Férias" e "FDS do ENEM", voltados à ampliação do acesso e da permanência de estudantes no ensino superior.Sua atuação pedagógica concentra-se, principalmente, no Ensino Médio, com ênfase no ensino de Gramática, Literatura e Redação para o ENEM, bem como em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Reconhecido por integrar abordagens interdisciplinares ao processo de ensino-aprendizagem, incorpora a música como recurso didático-pedagógico inovador, promovendo maior engajamento e aprendizagem significativa.É autor de materiais didáticos voltados à educação básica e à preparação para exames nacionais, com destaque para a obra Redação Suprema, além dos livros infantis Notícias Extraordinárias e O Menino Belchior, que aliam literatura, cultura e pedagogia. Ocupa a cadeira n 29 da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE) e é membro da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF), consolidando sua contribuição ao cenário cultural cearense.No campo da representação institucional, exerce a função de Diretor de Assuntos Jurídicos e Legislativos do Sindicato dos Profissionais de Educação e Cultura do Estado do Ceará (APEOC), com atuação destacada na formulação de políticas públicas educacionais e na defesa dos direitos da categoria. Integra ainda instâncias estratégicas de participação e controle social, como a Frente Norte e Nordeste pela Educação (FNNE), o Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Comissão Setorial de Assédio Moral da SEDUC-CE (CSAM) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no Ceará (CACS Fundeb).Sua trajetória consolida-se como referência no âmbito da educação pública brasileira, aliando excelência docente, produção intelectual, compromisso social e militância ativa em defesa de uma educação pública de qualidade, democrática e inclusiva.
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em MASTER OF SCIENCE IN EMERGENT TECHNOLOGIES IN EDUCATION
2022 - 2024
MUST UNIVERSITY
Título: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES EM CONFORMIDADE COM A BNCC EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Prof. Dr. FLÁVIO SANTIAGO
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa
2011 - 2014
UNIVERSIDADE ATENEU
Título: O projeto "Primeiro Aprender!" alinhado à Língua Portuguesa como ferramenta de interdisciplinaridade.
Orientador: Fábio Fernandes Torres
Formação complementar
2014 - 2014
Ética e Gestão Pública. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.
2013 - 2013
Encontro pedagógico Latino Americano. (Carga horária: 20h). , Internacional da Educação para América Latina, IE, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Capacitação Profissional em Educação. (Carga horária: 180h). , Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Universidade de Brasília, CESPE-UNB, Brasil.
2007 - 2007
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Homini - Educação, HOMINI, Brasil.
2005 - 2007
Formação Musical. (Carga horária: 380h). , Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, CMAN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: COORDENAÇÃO EDUCACIONAL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Mercado de Trabalho; Política do Governo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
Participação em eventos
Aulão Enem UFC.A leitura na construção do conhecimento.. 2011. (Seminário).
Projeto Aulões GClio.Literatura e Gramática - questões específicas para ENEM. 2010. (Outra).
Curso de Verão na Terra do Sol.Músicas - Equipe de Animação. 2007. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SILVA, M. M. S. . REDAÇÃO SUPREMA. 1. ed. FORTALEZA: INESP, 2023. v. 1000.
-
SILVA, M. M. S. . O MENINO BELCHIOR. 1. ed. FORTALEZA: INESP, 2022.
-
SILVA, M. M. S. . Notícias Extraordinárias. 1. ed. Fortaleza: Premius, 2014. v. 1.000. 27p .
-
SILVA, M. M. S. . Descomplique Português. 1. ed. MarcoGraf, 2011. v. 1.000. 16p .
-
SILVA, M. M. S. . O histórico da Educação no Brasil e a importância do PNE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. M. S. . A história da Educação no Brasil e a importância do PNE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. M. S. . Descomplique Português. Fortaleza: MarcoGraf, 2009 (Ensino).
-
SILVA, M. M. S. . Vem o Tempo. Fortaleza: Independente, 2007. (Partitura Musical/Outro).
Outras produções
SILVA, M. M. S. . Coordenação de Projetos e Formação de Professores. 2013.
SILVA, M. M. S. . A Escola Pública e o ENEM. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, M. M. S. . Educação em Debate. 2013.
SILVA, M. M. S. . Formação para o Mercado de Trabalho. 2015. .
SILVA, M. M. S. . Fichas de Leitura do Livro Notícias Extraordinárias - 1, 2 e 3.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
SILVA, M. M. S. . Leitura, Análise e Interpretação de Gráficos. 2014. .
SILVA, M. M. S. . Comunicação Empresarial e Administrativa - Textos oficiais para comunicação interna e externa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. M. S. . Dicas para uma redação Nota 1.000 no ENEM - SEDUC/CE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
SILVA, M. M. S. . Técnicas de Produção de Textos para Concursos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. M. S. . Aprenda Gramática Partindo do Zero. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. M. S. . Entendendo a Nova Ortografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Grupo de Animação CVTS ; SILVA, M. M. S. . Motiró - Onde toca o tambor. 2010. Arranjo.
SILVA, M. M. S. . Máscaras. 2007. Audiovisual.
SILVA, M. M. S. . Semana Cultural CSI - Rede Católica de Ensino. 2009 (Educacional).
SILVA, M. M. S. . Vem o Tempo. 2007.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Sindicato ApeocVínculo: Coordenador de Projetos, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 12
2010 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 200
Outras informações:
Ministra aulas de Língua Portuguesa, Artes e desenvolve Projetos Educacionais.
Coordena o Projeto "Pré-Vestibular" nas escolas o públicas em que trabalha.
Criador e coordenador do projeto "Laboratório de Redação" para o Ensino Médio das escolas públicas.
2004 - Atual
Rede Particular de EnsinoVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua em escolas particulares ministrando aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio e em Pré-Vestibulares. Organiza projetos artísticos e educacionais em todos os níveis de ensino.
2009 - 2010
Rede Católica de EnsinoVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou como Professor da Rede Católica de Ensino, onde ministrou aulas no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Coordenou vários projetos educacionais e artísticos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maurício Manoel Santos da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?