Roseli Luz Correia

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Professora aposentada na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir de 1o de setembro de 2018. Lecionou nos cursos de Direito, Pedagogia e Recursos Humanos do Centro Universitário Max Planck de 2012 a 2020 e no cursinho Pré-vestibular Mundo ENEM de 2018 a 2020.Faz parte do seu currículo as seguintes especializações: 1- Formação do Leitor - Unimep Conclusão 2010 2- Redefor- Língua Portuguesa - Unicamp- Conclusão 2013 3- Mestra- PROFLETRAS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Trabalha na Emef Padre Emílio Miotti desde fevereiro de 2020 atuando como professora de língua Portuguesa do 6o ao 9o anos e com projetos Ateliês Multidisciplinares e Tutoria. Coordena o EPA, Estudo e Planejamento dos Ateliês, que são reuniões entre pares cujo objetivo é possibilitar discussões e definições coletivas a respeito da organização geral, dos recursos, material e logística necessários, dos temas de trabalho com os alunos, estudo entre os professores e elaboração das propostas de Ateliês.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em PROFLETRAS

2013 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: José Nicolau Gregorin Filho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Língua Portuguesa

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: ESTUDO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO PARA NOVAS PRÁTICAS ESCOLARES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: Profa Dra Roxane Helena Rodrigues Rojo
Bolsista do(a): Secretaria da Educaçao do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Especialização em Língua Portuguesa e a formação do leitor

2009 - 2010

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Estudos dos itens lexicais na avaliação de resenhas não acadêmicas
Orientador: Sonia Cristina Pavanelli Dados

Graduação em Letras

1987 - 1990

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Não houve

Formação complementar

2009 - 2009

A Rede aprende com a Rede. (Carga horária: 30h). , Diretoria de Ensino de Capivari, DE CAP, Brasil.

2008 - 2008

Grandes temas da Atualidade. (Carga horária: 44h). , Diretoria de Ensino de Capivari, DE CAP, Brasil.

2006 - 2006

Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 90h). , Diretoria de Ensino de Capivari, DE CAP, Brasil.

2005 - 2005

Metodologias de Ensino da Área de Linguagens. (Carga horária: 80h). , Faculdade Cenecista de Capivari, FACECAP, Brasil.

2004 - 2004

Treinamento para Corretores de Redação. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2004 - 2004

Oficina de Redação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Participação em eventos

O que é e para que serve a gramática?. 2014. (Outra).

Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso.A literatura infantil como instrumento pedagógico na construção moral da criança do Ensino Fundamental. 2013. (Outra).

II Jornada de Estudos do Curso de Especialização em Língua Porrtuesa. 2010. (Outra).

I Jornada de Estudos: A Formação do Leitor. 2009. (Outra).

Encontro de Professores e autores da Editora Moderna. 1995. (Encontro).

Encontro de Professores e autores da Editora Moderna. 1994. (Encontro).

Semana de Estudo. 1989. (Outra).

Semana de Estudo João da Cruz e Sousa. 1988. (Outra).

Semana de Estudo "Carlos Drmmond de Andrade". 1987. (Outra).

Orientou

Aline Fernandes, Debora Fernanda Socolan, Evelyn de Oliveira

Indisciplina no âmbito Social e Escolar; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Maxplanck; (Orientador);

Magnes Mary Bianchi da Silva, Tamires dos Santos, Vanessa de

A importância da oralidade na alfabetização da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental I; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Maxplanck; (Orientador);

Roseli Luz Correia

Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roseli Luz Correia;

Arlene Freire, Luciana Luz Lima, Vania Souza Gomes Thiago

A contação de História na educação infantil e o desenvolvimento de futuros leitores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Maxplanck; Orientador: Roseli Luz Correia;

Ana Carolina V

dos Santos,Josipa l; Lunardi, Jucilene Paula; A importância do letramento para a educação infantil: o desenvolvimento cognitivo da criança por meio dos contos de fadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Maxplanck; Orientador: Roseli Luz Correia;

Geni Souza, Joice Rodrigues Alcino

Os contos clássicos na Literatura Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Maxplanck; Orientador: Roseli Luz Correia;

Aline Calsoni

A importância da contação de história na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Maxplanck; Orientador: Roseli Luz Correia;

Produções bibliográficas

  • CORREIA, R. L. . UMA PRÁTICA ESCOLAR SOBRE A LEITURA E COMPREENSÃO DE TIRAS. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA , 2019.

  • CORREIA, R. L. . Níveis de Linguagem na oralidade e na escrita e dicas de uma boa comunicação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, R. L. . ?Ortografia como uma ferramenta que pode colaborar com a sistematização do pensamento?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREIA, R. L. . Novas práticas de avaliação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREIA, R. L. . Protagonismo: o uso de tecnologias e o ensino de crônicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREIA, R. L. . ESTUDO DOS GÊNEROS EM FAVOR DO PROTAGONISMO JUVENIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CORREIA, R. L. . Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREIA, R. L. . Um projeto de Letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

CORREIA, R. L. . Avaliação Prática. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Max Planck. , Av. 9 de dezembro, 460, Jd. Leonor, 13333090 - Indaiatuba, SP - Brasil, Telefone: (19) 38859900, URL da Homepage:

Experiência profissional

1991 - 2017

Secretaria da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 30

Outras informações:
Aposentada

2012 - Atual

Faculdade Max Planck

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Linguagem, Carga horária: 12

1999 - 2001

Colégio Visconde de Indaiatuba

Vínculo: Professor Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2006 - 2010

COLÉGIO DIVINO SALVADOR DE ITU

Vínculo: Professor Ensino Fund. e Médio, Enquadramento Funcional: Professor de Gramática e Redação, Carga horária: 26

1995 - 1999

Colégio ESCALA

Vínculo: Professor Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2011 - 2011

Curso Menna Barreto

Vínculo: Professor Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor de Gramática e Redação, Carga horária: 12

2006 - 2006

Colégio Objetivo de Indaiatuba

Vínculo: Professor Ensino Fundamental, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 11

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Vínculo: Professor Educação Infantil, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 25

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2018 - Atual

Mundo Enem Cursinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 6