Eliana Brito Nascimento
Possui graduação em serviço social pela Universidade Católica do Salvador (1990), Especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado e Douturado em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador. Foi Sócia - gestora da AGRUPARH Consultoria e Treinamento, atuando com treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos. Entre Agosto de 2011 e agosto de 2022, atuou como docente da Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador - ESSUCSAL. Atualmente é assistente social - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Secretaria Municipal de Saúde - Salvador.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Políticas Sociais e Cidadania
2015 - 2019
Universidade Católica do Salvador
Título: A dimensão ético política da Reforma Psiquiátrica
Inaiá Maria Moreira de Carvalho. Coorientador: Josimara Aparecida Delgado. Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental; Dimensão Ético Política.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania
2012 - 2014
Universidade Católica do Salvador
Título: Construção do Projeto Ético Político do Serviço Social a partir do estudo de caso de um hospital psiquiátrico da Bahia
Orientador: Michel Perreault
, Ano de Obtenção: 2014.Coorientador: Josimara Aparecida Delgado. Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica; Projeto Ético Político - Serviço Social; Hospital Psiquiátrico - Bahia - Estudo de Caso.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas; Saúde humana e serviços sociais; Administração pública, defesa e seguridade social.
Especialização em Pós-Graduação em Saúde Mental
2005 - 2007
Universidade Federal da Bahia
Título: Hospital-Dia: Cuidando para a Inclusão
Orientador: Vitória Eugênia Otoni Carvalho
Formação complementar
2004 -
Saúde Mental em DST / AIDS. (Carga horária: 32h). , Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
2010 - 2010
Curso de leitura e compreensão de textos em inglês. (Carga horária: 65h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Ética em Movimento. (Carga horária: 36h). , Conselho Regional de Serviço Social 5 Região, CRESS, Brasil.
2007 - 2007
Aprimoramento de Gestão do SUAS. (Carga horária: 16h). , Conselho Estadual de Assistência Social - BA, CEAS, Brasil.
2007 - 2007
Implantação e implementação do CRAS. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Combate a Pobreza e as Desigualdades Sociais, SECOMP, Brasil.
2002 - 2003
Desenvolvendo Pessoas na Instituição. (Carga horária: 180h). , Escola Estadual de Saúde Pública, EESP, Brasil.
1995 - 1995
Atendimento Adolescente - PROSAD. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Extensão em Administração de Recursos Humanos. (Carga horária: 135h). , Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, FEA/BA, Brasil.
Organização de eventos
NASCIMENTO, E. B. . Conferência Municipal de Saúde Mental de Salvador "Saúde Mental: Direito e Compromisso de Todos". 2010. (Outro).
Gomes, V. M. ; NASCIMENTO, E. B. . IV Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial da Bahia. 2010. (Outro).
Participação em eventos
III Seminário Políticas Sociais e Cidadania. 2010. (Seminário).
V Colóquio da Residência em Psicologia Clínica e Saúde Mental do Hospital Juliano Moreira.Dimensões do Trabalho Interdisciplinar em Saúde Mental. 2010. (Outra).
Encontro Internacional 30 Anos da Lei Franco Basaglia: Reforma Psiquiátrica e Transformação Cultural no Brasil e no Mundo. 2009. (Encontro).
Encontro Norte Nordeste de Saúde Mental e Atenção Básica: produção de cuidados e saberes.Quem tem direito ao Benefícios Sociais. 2009. (Encontro).
Seminário de Serviço Social do Complexo HUPES.Contribu~ções do Assistente Social Supervisor de Campo no processo de Formação do Profissional de Serviço Social. 2009. (Seminário).
37 Encontro Nacional CFESS / CRESS. 2008. (Encontro).
Ciclo de Debates da Escola de Serviço Social / UCSAL.A Política de Saúde no Estado da Bahia: Desafios e Perspectivas. 2008. (Outra).
II Seminário Políticas Sociais e Cidadania. 2008. (Seminário).
I Oficina sobre a Atuação do(a) Assistente Social na Área de Saúde - CRESS - BA. 2008. (Oficina).
Seminário "A Prática da Intensificaçãp de Cuidados na Reforma Psiquiátrica: Atenção Domiciliar, Vínculo e Redes Sociais". 2008. (Seminário).
Seminário Nacional de Avaliação Qualitativa de Serviços Substitutivos em Saúde Mental. 2008. (Seminário).
Encontro Nacional "20 anos de luta por uma sociedade sem manicômios". 2007. (Encontro).
II Conferência Municipal de Assistência Social - "Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo Sistema`Único da Assistência Social (SUAS)".Implantação do CRAS em Cabaceiras do Paraguaçu. 2007. (Outra).
I Seminário Interinstitucional de Educação Permanente em Saúde Mental. 2007. (Seminário).
Oficina de Saúde Mental / CRESS - 5 Região BA.Atuação do Assistente Social nos Serviços Substitutivos. 2007. (Oficina).
Seminário Políticas Sociais e Cidadania. 2007. (Seminário).
VI Seminário do Serviço Social do Complexo HUPES.O Serviço Social e o Fazer Interdisciplinar na Reforma Psiquiátrica. 2007. (Seminário).
V Seminário de Serviço Social e II Seminário de Psicologia e Segurança Pública.CAPS: Uma Política Social em Ação. 2007. (Seminário).
Encontro Nacional em Saúde Mental " A Reforma Psiquiátrica que queremos: Por uma Clínica Antimanicomial". 2006. (Encontro).
III Jornada de CAPS.A Clínica que se faz no CAPS. 2004. (Outra).
Seminário de Capacitação Medida de Segurança e Manicômio Judiciário: situação atual e transformações possíveis. 2003. (Seminário).
V Encontro Brasileiro de Reabilitação Psicossocial. 2003. (Encontro).
II Oficina dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde SUPECS / SESAB. 2002. (Oficina).
IV Seminário de Serviço Social do Hospital Ana Nery.A inserção do Serviço Social na luta do Movimento Antimanicomial. 2002. (Seminário).
I Conferência de Saúde Mental de Salvador.Política de Saúde Mental: perspectiva dos Trabalhadores de Saúde Mental. 2001. (Outra).
III Conferência Nacional de Saúde Mental. 2001. (Outra).
II Encontro Nacional do Movimento Antimanicomial. 1995. (Encontro).
Orientou
A Inclusão Escolar da Criança / Adolescente com Síndrome de Down e seus Obstáculos do Ordem Cultural; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Universidade Católica do Salvador; (Orientador);
O Impacto do Trabalho Sócio-Educativo do Assistente Social com Pacientes Oncológicos em Tratamento Fora do Domicílio; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Universidade Católica do Salvador; (Orientador);
O Papel do Movimento Negro no Empoderamento das Mulheres Negras em Salvador; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Universidade Católica do Salvador; (Orientador);
O Estagiário de Serviço Social na Condição de Mão de Obra Barata e suas Implicações na Formação Profissional; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Universidade Católica do Salvador; (Orientador);
O Significado da filantropia no Século XXI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Reincidência de internamento de pessoas com transtornos mentais em hospital psiquiátrico da Bahia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Internação Domiciliar: uma alternativa à longa permanência hospitalar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Abordagem Grupal como um instrumento técnico operativo do Assistente Social em Centro de Convivência para Idosos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Gravidez na Adolescência; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Fortalecimento dos vínculos familiares entre acompanhantes e paciente hospitalizado em tratamento do câncer; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
O papel do Serviço Social na ampliação e garantia dos direitos sociais da pessoa idosa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Serviço Social e Saúde; contextualizando a inserção do Assistente Social junto a uma equipe interdisciplinar de um hospital de grande porte de Salvador; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Eliana Brito Nascimento;
Produções bibliográficas
-
COSTA, M. E. L. ; SILVA, D. M. O. ; ALENCAR, E. A. ; NASCIMENTO, E. B. ; PURIFICACAO, A. C. ; OLIVEIRA, M. V. B. ; NASCIMENTO, E. B. . Ação de monitoramento da COVID-19 no sistema prisional do Estado da Bahia no ano de 2020. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 45, p. 80-97, 2021.
-
NASCIMENTO, E. B. . Movimento Antimanicomial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, E. B. . A Reforma Psiquiátrica Brasileira e o Projeto Ético Político do Serviço Social: uma relação que se impõe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, E. B. . Saúde Mental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, E. B. . O trabalho do Assistente Social no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, E. B. . A Reforma Psiquiátrica Brasileira: uma conquista do movimento social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
NASCIMENTO, E. B. ; Gomes, V. M. . Curso de Desenvolvimento de Pessoas na Instituição - HCLR. 2004. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Católica do Salvador, Escola de Serviço Social. , Av. Cardeal da Silva, 205, Federação, 40231-902 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32038925, URL da Homepage:
Experiência profissional
1992 - Atual
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
2011 - Atual
Universidade Católica do SalvadorVínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
2009 - Atual
Faculdade Ruy BarbosaVínculo: Professor eventual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações:
Contratada para ministrar a disciplina: As especificidades na Assistência I - Adultos, no Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva.
2002 - 2004
Universidade Federal da BahiaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Consultora / Supervisora específica, Carga horária: 8
Outras informações:
Desempenhou a função de Supervisora específica de Serviço Social e Consultora da Clínica da Família no Curso de Especialização em Medicina Social sob a forma de Residência - Formação Multiprofissional em Saúde da Família.
2007 - 2007
Prefeitura Municipal de Cabaceiras do ParaguaçoVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 20
1991 - 1992
Instituto Bahiano de ReabilitaçãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliana Brito Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?