Aloísio de Araújo Prince
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968) e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é Professor Assistente III da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, em Belo Horizonte - MG. Tem experiência em engenharia sanitária, com ênfase em tratamento de águas de abastecimento e residuárias, atuando principalmente nas seguintes áreas: engenharia sanitária e ambiental, sistema de abastecimento de água, corrosão por água potável, tratamento de água de abastecimento, recursos hídricos e saúde ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
1987 - 1993
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Prof Sérgio França Leão
Palavras-chave: Tratamento de água de abastecimento; Controle de corrosão interna; Estabilização de água; Saneamento básico; Abastecimento de água.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saúde Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão Ambiental.
Participação em eventos
24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2007. (Congresso).
22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2003. (Congresso).
Oficina de boas práticas de abastecimento de água - procedimentos para a mminimização de riscos à saúde.Boas práticas de abastecimento de água - procedimentos para a mminimização de riscos à saúde. 2003. (Oficina).
20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1999. (Congresso).
Seminário Nacional de Saneamento Rural.Seminário Nacional de Saneamento Rural. 1998. (Seminário).
VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.VIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1998. (Simpósio).
19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1997. (Congresso).
18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1995. (Congresso).
IV Seminário Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.IV Seminário Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1990. (Seminário).
14º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 14º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1987. (Congresso).
Participação em bancas
PRINCE, Aloísio de Araújo; NAGHETTINI, Mauro da Cunha; LANNA, Antônio Eduardo; SPERLING, Marcos Von; PALMIER, Luiz Rafael. Avaliação referencial como critério de outorga dos direitos de usos das águas na bacia do rio Paraopeba. 2000. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PRINCE, Aloísio de Araújo; ENNES, Ysnard Machado; CASTRO, Alaor de Almeida; VIANNA, Marcos Rocha; SOUZA, Mário Henrique de. Utilização do Modelo Cardellini como tecnologia apropriada de lançamento de redes de distribuição de água para comunidades de pequeno e médio portes - Estudo de casos: Canápolis e Miraí, em Minas Gerais. 1995. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Diagnóstico do município de Matozinhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Diagnóstico do município de Matozinhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. A. Bichuette et al..Diagnóstico municipal do município de Matozinhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. Diagnóstico do município de Matozinhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. Diagnóstico do município de Matozinhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Diagnóstico do município de Matozinhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Diretrizes para a escolha do tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. Dimensionamento de rede coletora de esgoto no bairro Recanto da Lagoa, no município de Lagoa Santa - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Análise de viabilidade de implantação de complexo de lazer na cidade de Betim (MG). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Projeto inicial de viaduto rodoviário sobre via férrea no município de Betim-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade FUMEC.
PRINCE, Aloísio de Araújo. .Propostas para viabilizar a ampliação da rede coletora de esgotos no município de Lagoa Santa - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC.
Orientou
; Diagnóstico ambiental do município de Sabará - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico e proposta de diretrizes de engenharia civil para o planejamento urbano do município de Sabará - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico ambiental do município de Ibirité - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico sobre o município de Ibirité - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico ambiental do município de Santa Luzia - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Análise de patologias em edificações próximas e dolinas no município de Matozinhos - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Planejamento urbano do município de Rio Acima - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico sobre o município de Rio Acima - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico do município de Matozinhos - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico ambiental do município de Rio Acima - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
Diagnóstico ambiental do município de Rio Acima - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico ambiental do município de Matozinhos - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Diagnóstico ambiental do município de Matozinhos - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Propostas de diretrizes para o planejamento urbano do município de Brumadinho - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Propostas de diretrizes para o planejamento urbano do município de Itabirito - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
; Propostas de diretrizes para o planejamento urbano do município de Itabirito - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC; Orientador: Aloísio de Araújo Prince;
Produções bibliográficas
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Captação de água de superfície. In: Léo Heller; Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Abastecimento de água para consumo humano. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2006, v. Único, p. 329-382.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Rede de distribuição. In: Léo Heller; Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Abastecimento de água para consumo humano. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2006, v. Único, p. 603-682.
-
LIBANIO, M. ; FERNANDES NETO, M. L. ; PRINCE, Aloísio de Araújo ; SPERLING, Marcos Von ; HELLER, L. . Consumo de água. In: Léo Heller; Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Abastecimento de água para consumo humano. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2006, v. Único, p. 107-152.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Corrosividade e agressividade. In: Marcelo Libânio. (Org.). Fundamentos de qualidade e tratamento de água. Campinas - SP: Átomo, 2005, v. Único, p. 411-432.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Saturação de carbonato de cálcio como medida eficaz para o controle da corrosão interna em sistemas de abastecimento de água. In: XXII Assembléia Nacional da ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, 1996, Belo Horizonte - MG. Exposição de Experiências Municipais na Área de Saneamento. Brasília - DF: ASSEMAE, 1996. v. Único. p. 19-32.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Controle da corrosão interna de sistemas de abastecimento de água pela saturação de carbonato de cálcio. In: 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995, Salvador - BA. 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995. v. Único. p. s/pág-s/pág.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Estudos para o controle da corrosão interna de tubulações de aço do sistema de abastecimento de água da RMBH. In: Seminário Internacional O Problema da Corrosão na Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Belo Horizonte - MG. Seminário Internacional O Problema da Corrosão na Engenharia Sanitária e Ambiental. Belo Horizonte - MG: Sociedada Mineira de Engenheiros, 1994. v. Único. p. 247-269.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Determinação da corrosividade de água potável em tubulações metálicas: aplicação prática de método padronizado pela ASTM. In: Seminário Internacional O Problema da Corrosão na Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Belo Horizonte - MG. Seminário Internacional O Problema da Corrosão na Engenharia Sanitária e Ambiental. Belo Horizonte - MG: Sociedade Mineira de Engenheiros. v. Único. p. 273-291.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo ; SAFFAR, Jorge Elian ; PEIXOTO, Marcílio José Madeira . Estudo da agressividade das águas potáveis da RMBH a concretos de cimento Portland. In: Seminário Internacional O Problema da Corrosão na Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Belo Horizonte - MG. Seminário Internacional O Problema da Corrosão na Engenharia Sanitária e Ambiental. Belo Horizonte - MG: Sociedade Mineira de Engenheiros, 1994. v. Único. p. 293-305.
-
PRINCE, Aloísio de Araújo . Participação do CETEC na análise e no acompanhamento dos projetos do Ribeirão Arrudas. In: SemSeminário sobre enchentes urbanas, 1984, Belo Horizonte - MG. Seminário sobre enchentes urbanas. Belo Horizonte - MG: CETEC - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, 1984. v. Único. p. 69-75.
Projetos de desenvolvimento
-
1994 - 1995
verificação e controle da corrosão interna de tubulações de aço e de estruturas de concreto de sistemas de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aloísio de Araújo Prince - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Centro Universitário Una - Campus RajaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2002 - 2004
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor contratado para lecionar a disciplina uma vez por ano, com carga horária de 30 horas.
Atividades
-
08/2002 - 12/2004
Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Impactos Ambientais
1998 - 1999
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 10
Atividades
-
08/1998 - 01/1999
Ensino, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Engenharia II - Meio Ambiente
2004 - Atual
Universidade FUMECVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2007
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia
-
07/2004
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ecologia e Saúde Ambiental
-
07/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ecologia e Saúde Ambiental
-
02/2004
Ensino, Engenharia de Produção Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental
2002 - 2004
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor contratado para lecionar disciplina lecionada uma vez por ano, com carga horária de 36 horas.
Atividades
-
10/2002
Ensino, Saneamento Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema da abastecimento de água
1999 - 2000
Instituto Mineiro de Gestão das ÁguasVínculo: Cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 0
Outras informações:
Diretor de Controle das Águas e Diretor Geral Substituto
Atividades
-
03/1999 - 11/2000
Direção e administração, Diretoria de Controle das Águas, Diretoria de Controle das Águas.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
1980 - 1986
Fundação Centro Tecnológico de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Setor de Saneamento Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1987 - 06/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Tecnologia Ambiental, Setor de Tecnologia de Poluição Ambiental.,Linhas de pesquisa
-
03/1986 - 01/1987
Pesquisa e desenvolvimento , Superintendência de Ecologia e Engenharia Ambiental, Superintendência.,Linhas de pesquisa
-
12/1980 - 03/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Superintendência de Ecologia e Engenharia Ambiental, Setor de Saneamento Ambiental.,Linhas de pesquisa
1975 - 1980
Companhia de Tecnologia de Saneamento AmbientalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade Regional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente da Unidade Regional de Belo Horizonte - MG
Atividades
-
02/1975 - 11/1980
Serviços técnicos especializados , Regional, Unidade Regional de Minas Gerais.,Serviço realizado, Análise de estudos e projetos de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
1973 - 1975
Companhia Regional de Água e Esgoto do Vale do RibeiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1973 - 01/1975
Serviços técnicos especializados , Sede, Estudos e Projetos.,Serviço realizado, Elaboração e análise de estudos e projetos de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
1969 - 1973
Fomento Estadual de Saneamento BásicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1969 - 02/1973
Serviços técnicos especializados , Sede, Estudos Projetos e Obras.,Serviço realizado, Análise e elaboração de estudos e projetos, e acompanhamento técnico e financeiro de obras de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
1995 - 1996
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Outras informações:
Professor convidado para introduzir a disciplina Sistema de Abastecimento de Água no currículo novo do curso de graduação em Engenharia Civil da UFMG, tendo sido escolhido como professor homenageado pelos formandos das quatro turmas para as quais lecionou a disciplina em três semestres sucessivos, numa das quais foi escolhido também como paraninfo.
Atividades
-
03/2001 - 10/2002
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema de Abastecimento de Água
-
03/1995 - 06/1997
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tratamento de água de abastecimento
-
08/1995 - 07/1996
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento Ambiental e Instalações Hidráulicas Prediais
1999 - 2003
Faculdade de Engenharia de Minas GeraisVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações:
A disciplina é dada em um semestre por ano (60 horas-aula)
Atividades
-
02/2004 - 07/2005
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Impactos Ambientais I e II
-
08/1999 - 12/2003
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tratamento de água de abastecimento
2002 - 2003
Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo JanssenVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador do curso de Administração com habilitação em Gestão Ambiental
Atividades
-
10/2002 - 12/2003
Ensino, Administração Com Habilitação Em Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação do curso
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aloísio de Araújo Prince e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?