Juliana Andrade Cunha

Graduada em Psicologia (2002) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Mestre em Cultura e Sociedade (2007) pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Tem experiência docente como professora substituta do Instituto de Psicologia da UFBA e da Universidade Salvador (UNIFACS). É diretora da SaferNet Brasil, primeira ONG do Brasil a estabelecer uma abordagem multissetorial para proteger Direitos Humanos no ambiente digital. É responsável pelo HelpLine, serviço nacional que oferece orientação online sobre o uso seguro da Internet, escutando o que adolescentes e jovens pensam sobre privacidade, nudes, ciberbullying e outras questões relacionadas aos direitos humanos. Desenvolve materiais pedagógicos, palestras e campanhas de conscientização sobre uso cidadão da Internet no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 18/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Cultura e Sociedade

2005 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Sujeito e cultura na virada dos anos 60: contribuições para o debate a partir de PanAmérica epopéia de José Agrippino de Paula
, Ano de Obtenção: 2007.Paulo César Borges Alves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cultura; década de 60; identidade; sujeito; PanAmérica.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia

1997 - 2002

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em PSICOLOGIA E INFORMATICA - UM PANORAMA SOBRE OS RE. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Fronteiras Braskem do Pensamento. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2000 - 2003

Coordenador de Grupo Operativo. (Carga horária: 420h). , Núcleo de Psicologia Social da Bahia, Núcleo, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Multidisciplinar.

Participação em eventos

VII Congresso de Psicologia Norte-Nordeste. 2011. (Congresso).

II Curso de Gestão de Investigação de Pornografia Infantil pela Internet.Efeitos psicológicos da repressão ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil online no policial e em sua família. 2010. (Outra).

X Jornada do Campo Psicanalítico VII Jornada da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Brasil - Fórum Salvador. 2010. (Encontro).

IX Jornada do Campo Psicanalítico VI Jornada da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.Corpo e Feminilidade. 2009. (Encontro).

Fronteiras Braskem do Pensamento: circuito internacional de conferências. 2008. (Outra).

Seminário com Charles Melman - A psicanálise ainda é subversiva?. 2008. (Seminário).

VIII Jornada do Campo Psicanalítico.O objeto a no discurso do analista. 2008. (Encontro).

VII Jornada do Campo Psicanalitico e IV Jornada da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.coordenação de mesa. 2007. (Encontro).

II ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Sujeito e Cultuira: O que pode nos ensinar o texto literário PanAmérica de José Agrippino de Paula?. 2006. (Encontro).

VII SEMPPG - Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA.Sujeito e Cultura: Criação e Massificação no Contexto da Déc. 60 em PanAmérica de José Agrippino de Paula. 2006. (Seminário).

VI Jornada do Campo Psicanalítico e III Jornada da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. 2006. (Encontro).

Ciclo de Conferências Cultura e Pensamento - O Silêncio dos Intelectuais. 2005. (Outra).

I ENECULT - I Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2005. (Encontro).

I Conferência de Saúde Mental de Salvador. 2001. (Outra).

II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Fabiane Veimrober de Cerqueira

CUNHA, J. A.LAGO, Clarissa. A dor de amar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador.

Orientou

Anaci Carneiro de Sant'ana

Psicologia e Internet: Um estudo dos serviços psicológicos mediados por computador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

João Veríssimo da Costa Neto

Afetividade no ciberespaço: vínculos afetivos mediados pelos ambientes virtuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Clarissa Oliveira do Amaral

Famílias reconstituídas após o divórcio: Uma análise das mudanças no ambiente familiar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Joana Bina Figueiredo Ferreira

Um estudo psicanalítico da felicidade na contemporaneidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Iã Maíra F

de São Bernardo; Quando o sutil penetra o denso: uma reflexão acerca de uma experiência de fortalecimento da cultura afrodescendente de alunos negros; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Miguel Archangelo Grisi Neto

A construção da identidade do jovem atleta de futebol: significados, valores e fatores socioculturais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Mariana Muniz Cardoso

Para uma artificação da formação em Psicologia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Paulo Sérgio Santana nobre Filho

Reinventando a Psicologia: da crise epistemológica à emergência de novas práticas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Daniele Santos Gonçalves

O uso de substâncias psicoativas na contemporaneidade: duas perspectivas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Juliana Andrade Cunha;

Produções bibliográficas

  • CUNHA, J. A. . Toxicomania: uma revisão conceitual. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 18, p. 45-58, 2009.

  • CUNHA, J. A. . Corpo e feminilidade. In: Carvalho, Soraya. (Org.). O inconsciente e o corpo do ser falante. Salvador: Campo Psicanalítico, 2010, v. 1, p. 199-208.

  • CUNHA, J. A. . O objeto a no discurso do analista. In: Amélia Almeida. (Org.). Objeto a: invenção lacaniana. 1ed.Salvador: Associação Científica Campo Psicanalítico, 2009, v. , p. 53-58.

  • CUNHA, J. A. . Cinema: enquadramento do desejo. Especial Mente e Cerébro - Sexos: A trama da vida, São Paulo, p. 80 - 82, 10 dez. 2008.

  • CUNHA, J. A. . Sujeito e Cultura: O que pode nos ensinar o texto literário PanAmérica de José Agrippino de Paula?. In: II ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2006, Salvador. Anais do II ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2006.

  • ALVES, Paulo César Borges ; CUNHA, J. A. . Sujeito e Cultura: Criação e Massificação no Contexto da Déc. de 60 em PanAmérica de José Agrippino de Paula. In: VII SEMPPG - Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA, 2006, Salvador. Livro de resumos do VII SEMPPG. Salvador: Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação UFBA, 2006.

  • CUNHA, J. A. . Complexo de Édipo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . A arte interpretativa em Psicanálise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . Depressão: mal-estar na contemporaneidade?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . Corpo e feminilidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . O objeto a no discurso do analista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . A psicanálise e a formação do analista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . O cultural e o psíquico, o subjetivo e o social: Dois campos irredutíveis? IV Jornada da Analise - Clínica Social de Orientação Psicanalítica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . Sujeito e Cultura: O que pode nos ensinar o texto literário PanAmérica de José Agrippino de Paula?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . Realidade Psíquica e Realidade Social: Uma Articulação - Ciclo de debates promovido pela Associação Científica Campo Psicanalítico e CESSAM - Centro Social Sementes do Amanhã. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, J. A. . O Desejo do Analista: Uma Leitura Preliminar do Seminário 11 de Jacques Lacan - II Jornada da Analise - Clínica Social de Orientação Psicanalítica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, J. A. . Que é isto - Clínica Social? I Jornada da Analise - Clínica Social de Orientação Psicanalítica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CUNHA, J. A. . Curso de Formação em Agentes Multiplicadores em Saúde. 2007.

CUNHA, J. A. . Programa Salto Alto. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, J. A. . CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM SAÚDE - O estresse policial, o abuso e a dependência de substâncias psicoativas na sua atividade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2014

Conteúdo de Interesse Público, ARede.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SaferNet Brasil. , Rua Agnelo Brito, Federação, 41820460 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32355910

Experiência profissional

2012 - Atual

SaferNet Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Psicossocial, Carga horária: 30

2010 - 2015

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas em Psicologia - Psicanálise, Estágio Básico em Psicologia e Novas Teconologias, Ética Profissional

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico em Psicologia e Novas Tecnologias, Ética Profissional, Teorias e Sistemas Psicológicos - Psicanálise, Psicofarmacologia

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico em Psicologia e Novas Tecnologias, Ética Profissional, Teorias e Sistemas Psicológicos - Psicanálise, Psicologia Social

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico Psicologia e Novas Tecnologias, Ética Profissional, Teorias e Sistemas Psicológicos - Psicanálise

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional, Estágio Básico em Psicologia e Novas Tecnologias, Seminários Interdisciplinares

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciclo de Vida Humana II, Estágio Básico Fenômenos Psicológicos, Ética Profissional

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional, Seminários Interdisciplinares, Ciclo de Vida Humana II

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciclo de Vida Humana II, Estágio básico I Psicologia e Novas Tecnologias, Seminários Interdisciplinares

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciclo de Vida humana II, Estágio básico II em Psicologia e Novas Tecnologias, Ética e Psicologia: Ciência e Profissão II

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia a antropologia contemporâneas

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciclo de Vida Humana II

  • 04/2010 - 06/2010

    Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de trabalho de conclusão de curso

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas, Psicologia da Personalidade

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos III, Psicologia das Relações Humanas

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas, Processos Psicológicos Básicos III

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos III, Psicologia das Relações Humanas, Psicologia Social I

2007 - 2011

Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico nível superior, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2007 - 02/2011

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia.,Serviço realizado, Atendimento clínico.

2003 - 2003

Centro Social Sementes do Amanhã

Vínculo: profissional contratado, Enquadramento Funcional: auxiliar de serviços psicológicos, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2003 - 10/2003

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Psicologia.,Serviço realizado, Acompanhamento psicopedagógico de crianças e adolescentes.

2002 - 2003

Instituto de Convivência, Estudo e pesquisa Nise da Silveira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de oficina, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , ICEP.,Serviço realizado, coordenação de oficina terapêutica.

2003 - 2004

Analise - Clínica Social de Orientação Psicanalítica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 5

Atividades

  • 02/2003 - 02/2004

    Serviços técnicos especializados , Analise.,Serviço realizado, Atendimento clínico.