Irlen Antônio Gonçalves

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história dos intelectuais, história da educação profissional, ensino técnico primário, práticas escolares e formação docente.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2001 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: CULTURA ESCOLAR: PRÁTICAS E PRODUÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS (1891-1918)
Prof. Dr Luciano Mendes de Faria Filho. Palavras-chave: CULTURA ESCOLAR; Práticas escolares; TÁTICAS.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Tecnologia

1997 - 1999

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: um diálogo com a produção intelectual brasileira dos últimos 20 anos, que discute informática e educação quanto a temáticas e questões, referenciais teóricos e concepção de ensino,Ano de Obtenção: 1999
Prof Dr. Dácio Guimarães Moura.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EDUCAÇÃO ENSINO COMPUTADOR INFORMÁTICA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

1991 - 1995

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Educação e Novas Tecnologias.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Profissional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Congresso Iberoamericano de História da la Educación Latinoamericana. VIII Congresso Iberoamericano de História da la Educación Latinoamericana: Políticas, espacio público y disputas en la historia de la educación en América Latina. 2018. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de História da Educação. O PENSAMENTO EDUCACIONAL NO CONGRESSO LEGISLATIVO DE MINAS GERAIS NO ALVORECER DA REPÚBLICA. 2017. (Congresso).

XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O ENGRANDECIMENTO MINEIRO E A EDUCAÇÃO: REPERTÓRIOS DE PROGRESSO. 2016. (Congresso).

XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: A ESCOLARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES. 2016. (Congresso).

XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA). EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: A ESCOLARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES. 2016. (Congresso).

II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG.Cursos técnicos e o contexto da Reforma do Ensino Médio. 2015. (Simpósio).

IV Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolarolar. O Senado mineiro e as expectativas de progresso: repertórios sobre a educação profissional. 2015. (Congresso).

VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais - COPEHE. AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CULTURA POLÍTICA REPUBLICANA: OS TRÂMITES DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1892-1930). 2015. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A RETÓRICA DISCURSIVA DOS BACHARÉIS EM DIREITO SOBRE OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. (Congresso).

X SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA. Os projetos de educação profissional dos bacharéis em direito em Minas Gerais. 2015. (Exposição).

IV Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica - SENEPT.A políticas públicas de reforma da educação profissional: da assistência aos pobres desvalidos à formação profissional do trabalhador nacional no discurso político republicano do Legislativo Mineiro (1891-2014. 2014. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE.EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da piedade para com os pobres à instrução do trabalhador nacional no discurso político republicano do Congresso Mineiro. 2014. (Simpósio).

X CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO DISCURSO POLÍTICO DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1892-1930. 2014. (Congresso).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ESCOLA COMPLEMENTAR DO COMÉRCIO DE SETE LAGOAS: UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CRIADA PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO COMÉRCIO. 2013. (Congresso).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. CULTURA POLÍTICA REPUBLICANA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LEITURAS DAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - 1891-1930. 2013. (Congresso).

VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais - COPEHE. As políticas públicas de reforma do ensino profissional no Congresso Legislativo Mineiro na primeira república (1892-1930). 2013. (Congresso).

XXXVII REDITEC. 2013. (Outra).

13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O CONCEITO DE PROGRESSO EM MINAS GERAIS (1891-1930). 2012. (Seminário).

III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Os discursos sobre educação profissional no jornal Estado de Minas no início de Belo Horizonte. 2012. (Seminário).

III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.OS DISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO: PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REPUBLICANO EM CONSTRUÇÃO. 2012. (Seminário).

III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.O ethos poliitco mineiro republicano: estratégias, imagens e imaginários sócio-discursivos presentes nos discursos políticos reformistas da educação em MG na construção de uma cultura política. 2012. (Seminário).

IV ENCONTRO DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CEFET-MG. 2012. (Encontro).

IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. OS DISCURSOS DOS BACHARÉIS MINEIROS SOBRE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REPUBLICANO EM CONSTRUÇÃO. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A FORMAÇÃO DO SUJEITO TRABALHADOR NA REPÚBLICA: O ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL E A CRIANÇA DESVALIDA DA FORTUNA. 2011. (Congresso).

VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: 10 ANOS - BALANÇOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS. A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE 1920. 2011. (Congresso).

X JORNADA DO HISTEDBR.ENTRE ENXADAS E MÁQUINAS: ENSINO AGRÍCOLA, TRABALHO, TRADIÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA. 2011. (Seminário).

2 ENCONTRO DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO.AÇÓES DAS COORDENAÇÕES DA DIRETORIA DE PESQUISA E OÓS-GRADUAÇÃO. 2010. (Encontro).

2 ENCONTRO DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CEFET-MG.ENCONTRO DE DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2010. (Encontro).

E ENCONTRO DE DOCENTRES DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO.CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2010. (Encontro).

III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Ofícios e Profissões. 2010. (Simpósio).

II Seminário Nacional de EducAção Profissionale Tecnológica.História, Escola e Trabalho. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.A representação do trabalhador nas políticas públicas educacionaismineiras. 2010. (Seminário).

VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. O legislativo e o executivo como produtores da representação dos trabalhadores. 2010. (Congresso).

IV SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEFET-MG.DA fazenda-modelo a fazenda-escola: um projeto modernizador parta Minas Gerais em Florestal (1939-1943). 2008. (Seminário).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: o ensino e a pesquisa em História da Educação. Em nome da Lei: o Congresso Legislativo como lugar de produção da "instrução que é destinada a fazer do menino um cidadão". 2008. (Congresso).

VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS OFÍCIOS EM MINAS GERAIS: A ESCOLARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES POR MEIO DO ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO (1906-1913). 2008. (Congresso).

5o SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FUMEC.Intelectuais, Educação e Estado: as contribuições do bacharel Delfim Moreira da Costa Ribeiro para o projeto de educação em MInas. 2007. (Seminário).

IV CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS. Coordenação da Mesa Redonda: Cultura, modelos e práticas educacionais. 2007. (Congresso).

Seminário Nacional Os Intelectuais e o Debate Público sobre Educação no Brasil.Os Projetos de Educação dos Republicanos Mineiros. 2007. (Seminário).

VIII Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: O ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO NA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX. 2007. (Congresso).

III Encontro de Pesquisa das IES do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais.UM BACHAREL NA SECRETARIA DO INTERIOR E JUSTIÇA: O INTELECTUAL DELFIM MOREIRA E A REFORMA DO ENSINO EM MINAS GERAIS. 2006. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de História da Educação. UM BACHAREL NA SECRETARIA DO INTERIOR E JUSTIÇA: O INTELECTUAL DELFIM MOREIRA E A REFORMA DO ENSINO EM MINAS GERAIS. 2006. (Congresso).

VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2006. (Congresso).

Seminário de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação.Seminário de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação. 2005. (Seminário).

III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2004. (Congresso).

II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2003. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica da Fumec.I Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica da Fumec. 2003. (Seminário).

25 Reunião da ANPEd. Táticas de professores e alunos da escola primária em MInas Gerais. 2002. (Congresso).

Colóquio Nacional 70 Anos do Manifesto dos Pioneiros.Colóquio Nacional 70 Anos do Manifesto dos Pioneiros. 2002. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de História da Educação. II Congresso Brasileiro de História da Educação: HIstória e memória da Educação Brasileira. 2002. (Congresso).

24 Reunião da ANPEd. 2001. (Congresso).

I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Caires Pereira

GONÇALVES, Irlen AntônioNOGUEIRA, Vera Lúcia; BARROS, L.A.. Os castigo escolares em Minas Gerais (1835-1867). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Eliane Mercês Vicente

GONÇALVES, Irlen Antônio; RAMOS, I. J.; NAGEM, Ronaldo Luiz; TIAGO, F. C. P.; BICHAL, P. S.. APROPRIAÇÕES E TÁTICAS DE ESTUDANTES EM PROCESSO DE ENSINO COM GAMIFICAÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Maria Arreguy Corrêa

GONÇALVES, Irlen Antônio; SILVA, S. M.; TONINI, A. M.. QUEM É O BOLSISTA QUE ATUA DANDO AULAS NO PRONATEC: identificação do perfil, das condições de trabalho e dos saberes desse sujeito. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Reisla Suelem de Oliveira Silva

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEDROSA, José geraldo; AMORIM, Mario Lopes. REPRESENTAÇÕES SOBRE EUROPA E A AMÉRICA E SUAS ESCOLAS: comparações entre os escritos de viagens do jovem Anísio Teixeira. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Maxwel Ferreira da Silva

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEDROSA, José geraldo; GOODWIN JUNIOR, J. W.. INDÚSTRIA, TRABALHO E ENSINO PROFISSIONAL NOS DISCURSOS (1918-42) DE ROBERTO COCHRANE SIMONSEN: OS SENTIDOS DO AMERICANISMO. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Milene Magalhães Pinto

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEDROSA, José geraldo;NOGUEIRA, Vera Lúcia. O ENSINO PROFISSIONAL NO DISCURSO POLÍTICO DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1892-1925). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Gleice Emerick de Oliveira

CUNHA, D. M.; OLIVEIRA, M.A.M;GONÇALVES, Irlen Antônio; OLIVEIRA, M. R. N. S.. A PERMANÊNCIA ESCOLAR E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTUDO DE CASO NO CEFET-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: ANA MARIA FONSÊCA GENTIL

GONÇALVES, Irlen Antônio; CECÍLIO, S; CARVALHO, L.B.. TRABALHO DOCENTE NO INSTITUTO FEDEREAL DO TRIÂNGULO MINEIRO(IFTM): CAMPUS UBERABA 2009 A 2013. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Aluno: VINICIUS CARNEIRO GONÇALVES

GONÇALVES, Irlen Antônio; ARAÚJO, J.C.S.; JESUS, O. F.. O ENSINO PRÁTICO NOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DE UBERABA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Aluno: Isaura Melo Franco

GONÇALVES, Irlen Antônio; SOUSA, Sauloébr Tarsio de; CAMPOS, Raquel Discini de. ESTUDANTES TIJUCANOS EM CENA: história de suas organizações políticas e culturais (Ituiutaba, 1952-1968).. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Henrique de Oliveira Fonseca

FONSECA, Thais Nívia de Lima;GONÇALVES, Irlen Antônio; CARVALHO, M. M. C.;FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Em defesa da ruralização do ensino: Sud Mennucci e o debate político e educacional entre 1920 e 1930. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mark André Rapôso Greathouse

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEDROSA, José geraldo; CARVALHO, S. M.. O currículo escolar de graduação do profissional médico voltado para a saúde coletiva: a experiência do curso de medicina da UFSJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Cezar de Oliveira Melo

GONÇALVES, I. A.; TONINI, A. M.; LAUDARES, J. B.; ALMEIDA, N. N.;GONÇALVES, Irlen Antônio. Estágio supervisionado em engenharia: mudança nos aspectos legais e consequências para os futuros engenheiros. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Cláudia Lommez de Oliveira

ARAUJO, J. N. G.;GONÇALVES, Irlen Antônio; MOREIRA, M. I. C.. SUBJETIVIDADES ESTUDANTIS: uma análise do sofrimento emocional na educação profissional e tecnológica. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.

Aluno: Edna Vieira da Silva

GONÇALVES, Irlen Antônio; VALENTIM, S. S.; BARROS, J. A.. A INCORPORAÇÃO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: práticas pedagógicas dos professores de história do CEFET-MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Leandro Alves de Souza

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEDROSA, José geraldo; AMORIM, Mario Lopes. ENSINO INDUSTRIAL E AMERICANISMO: estudo sobre a instituição do SENAI-MG na década de 1940. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Eliane Geralda da Silva Fonseca

NAGEM, Ronaldo Luiz; SOBRINHO, Jerônimo Coura;GONÇALVES, Irlen Antônio; PEDROSA, José geraldo. Implicações da teoria de Vygotsky em processos de construção de aprendizagem significativa: a utilização de modelos, analogias e met´´aforas a partir da mediação simbólica. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Filipe Freitas de Souza

CHAMON, CarlaFARIA FILHO, Luciano Mendes deGONÇALVES, Irlen Antônio. O desenho é a escrita da indústria: ensino de desenho e educação profissional em Rui Barbosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Daniel Antunes Ataide

GONÇALVES, Irlen Antônio; SOUZA, João Valdir Alves; NOGUEIRA, C. M.. A EDUCAÇÃO CONFESSIONAL FACE AO PRINCÍPIO DA LAICIDADE: uma analise da pedagogia Adventista em Boelo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Hércules Pimenta dos Santos

GONÇALVES, Irlen Antônio; FONSECA, Thais Nívia de Lima; VEIGA, Cynthia Greive. Experiências de inserção e afirmação de escolas confessionais estrangeiras: católicos e protestantes em Belo Horizonte na primeira metade do século XX. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rita de Cássia Oliveira Ferreira

GONÇALVES, Irlen Antônio; VEIGA, Cynthia Greive;FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A Escola Normal da Capital: instalação e organização (1906-1916). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriana Louzada Pereira

TOMASI, Antônio de Pádua Nunes; COSTA, Luciano Rodrigues;GONÇALVES, Irlen Antônio. A criação, o funcionamento e a suspensão do curso de tecnologia em normalização e qualidade industrial do CEFET-MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ilton de Oliveira Chaves Júnior

VAGO, Tarcísio Mauro;GONÇALVES, Irlen AntônioFARIA FILHO, Luciano Mendes de. Provocar, auxiliar e fiscalizar: protagonismo do governo de Minas Gerais na produção do ensino secundário em Belo Horizonte (1898-1931). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Tiago Emmanuel Nunes Braga

COSTA, J. W.; GOUV}EA JUNIOR, Maury Meirelles;GONÇALVES, Irlen Antônio. EDUCAÇÃO EM UM MUNDO DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DE TEXNOLOGIAS WEB NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Carolina Matos Menezes

OLIVEIRA, M. R. N. S.; MARTINS, Henrique Cordeiro;GONÇALVES, Irlen Antônio; COSTA, J. W.. Laboratório de informática na escola particular: justificativas que norteiam a sua existência em face da realidade da sua utilização. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Vanessa Barbosa Leite Ferreira

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da;GONÇALVES, Irlen Antônio; LEMGRUBER, Márcio Silveira. GRANBERY: um colégio americano no Brasil. A prática do modelo americano de ensino em Juiz de Fora (1889-1930). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vânia de Araújo Silva

PEDROSA, José geraldo; PEREIRA, M. J. M;GONÇALVES, Irlen Antônio. O GRUPOS ESCOLAR: a constituição do primeiro grupo escolar da cidade de Itaúna. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Itaúna.

Aluno: Enilce Santos Eufrásio

GONÇALVES, Irlen AntônioCHAMON, Carla; GOODWIN JUNIOR. A HISTÓRIA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO DA ESCOLA TÉCNICA DE BELO HORIZONTE. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Adriana Caetano Olímpio

PEREIRA, M. J. M; LOPES, J.S.M.;GONÇALVES, Irlen Antônio. INTERVENSÃO NA GESTÃO ESCOLAR: um estudo da Escola Estadual Melo Viana. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Itaúna.

Aluno: Célia Siqueira Xavier Nascimento

VEIGA, Cynthia Greive;GONÇALVES, Irlen Antônio; GOUVEA, M.C.Soares de. Formas de ver e viver a infância nas escolas públicas mineiras (fins do século XIX - início do século XX): práticas, espaços e tempos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Fernanda Cristina Campos da Rocha

MACIEL, Francisca Izabel Pereira;FARIA FILHO, Luciano Mendes deGONÇALVES, Irlen Antônio. A Reforma João Pinheiro nas práticas escolares do Grupo Escolar Paula Rocha/Sabará. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Claudia Rodrigues Fernandes

MOURA, Dácio Guimarães de;GONÇALVES, Irlen Antônio; AGUIAR JUNIOR, Orlando Gomes de. Mudanças e Inovação na Escola como Organização que Aprende. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Ferreira Alves

GONÇALVES, Irlen Antônio; TEIXEIRA, Adla B. M.; VENTURA. P. C. S.. Um estudo sobre as alternaivas de desenvolvimento profissional frente à modalidade de educação à distância, baseada em tecnoloias da Internet. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Anna Alves Vieira

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEREIRA, M. J. M; PEIXOTO, J. P.; MOREIRA. G. M. P.. As diretoras dos grupos escolares de Minas Gerais de 1940 a 1970: histórias e trajetórias de professoras. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Fundação Universidade de Itaúna.

Aluno: Jardel Costa Pereira

GONÇALVES, Irlen Antônio; VAGO, Tarcísio Mauro; SOUZA, Rosa Fátina; VEIGA, Cynthia Greive. GRUPO ESCOLAR DE LAVRAS: produzindo uma instituição modelar em Minas Gerais. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Adélia Carolina Bassi

GONÇALVES, Irlen Antônio; VEIGA, Cynthia Greive;FARIA FILHO, Luciano Mendes de; RANGEL, S. C.; GOUVEA, M.C.Soares de. " À TERRA, AO TRABALHO E À VIDA RURAL": assistência à infância desvalida na Escola Padre Sacramento.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Carolina Mostaro Neves da Silva

GONÇALVES, Irlen AntônioFARIA FILHO, Luciano Mendes de; SOUZA, Rosa Fátina; CARVALHO, M. M. C.; MENDONÇA, S. R.. ?Para os grandes males, os grandes remédios?: propostas educacionais no Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marli de Souza Saraiva Cimino

GONDRA, J. G.; SANTOS, Gabriel de Araújo; CUNHA JUNIOR, Marcos Ferando da; FARIA, L. C. M.;GONÇALVES, Irlen Antônio. Iluminar a terra pela inteligência: trajetória do aprendizado agrícola de Barbacena. 2013.

Aluno: Solyane Silveira Lima

NASCIMENTO, J. C.; VEIGA, Cynthia Greive; GOUVEA, M.C.Soares de; JINZENJI, M. Y.;GONÇALVES, Irlen Antônio. RECRUTÁ-LOS JOVENS: A FORMAÇAO DE APRENDIZES MARINHEIROS EM SERGIPE E LISBOA - 1868-1905. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Wesley Silva

VIDAL, D. G.GONÇALVES, Irlen Antônio; PORTES, Écio A.; FERREIRA, A. G.; RANGEL, S. C.. POR UMA HISTÓRIA SÓCIO-CULTURAL DO ABANDONO E DA DELINQUENCIA DE MENORES EM BELO HORIZONTE (1921-1941). 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adélia Carolina Bassi

GONÇALVES, Irlen Antônio; VEIGA, Cynthia Greive;FARIA FILHO, Luciano Mendes de. " À TERRA, AO TRABALHO E À VIDA RURAL": assistência à infância desvalida na Escola Padre Sacramento.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Marli de Souza Cimino

GONDRA, J. G.; SANTOS, Gabriel de Araújo;GONÇALVES, Irlen Antônio. CIÊNCIA, TRABALHO, PROGRESSO: um estudo da trajetória do aprendizado agrícola de barbacena, MG (1909-1946). 2011.

Aluno: Marcia da Silva Damazio

VAGO, Tarcísio Mauro;GONÇALVES, Irlen AntônioFARIA FILHO, Luciano Mendes de. A ESCOLARIZAÇÃO NO ESTADO DO ACRE E A EDUCAÇÃO DOS CORPOS (1912-1930). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFMG.

Aluno: Wesley Silva

GONÇALVES, Irlen Antônio; SCHIDT, Diana Gonçalves; BICAS, Maurilane de Souza. Por uma história sócio-cultural do abandono e da delinquência infantil em Belo Horizonte: representações sociais sobre a criança e a infância delinquente e desvalida-1924-1941. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação) - Faculdade de Educação da Univsersidade de São Paulo.

Aluno: Deusdet Carlos Reis

GONÇALVES, Irlen Antônio; PAULA, Simone Grace. Formação docente: desafios a serem vencidos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docências no Ensino Superior) - UNIVERSIDADE FUMEC.

Aluno: Geraldo Fernando D

NOGUEIRA, Vera LúciaGONÇALVES, Irlen Antônio. Coelho Filho. Do senso comum à ciêcia no design de produto. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Docências no Ensino Superior) - UNIVERSIDADE FUMEC.

Aluno: Rita de Cassia O

GONÇALVES, Irlen AntônioNOGUEIRA, Vera Lúcia; BAHIA, R. J. B.. Cafeu; Valquíria C. T. da Silva Marinho.A representação sobre o professor da escola primária mineira na primeira década do século XX. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FUMEC.

Aluno: Michelle Luana Freitas e Roberto Corrêa Toquarta

GONÇALVES, Irlen Antônio; ARRUDA, Eucidio; SCHFFER, Carmem Cristina Rodrigues. Estudos sobre a relação professor e tecnologia de informação e comunicação no ambiente escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC.

Aluno: Ana Paula de Souza;Cristiane de Oliveira;Ma da Penha Werneck

GONÇALVES, Irlen Antônio; SILVA, Isabel de Oliveira; PAULA, Simone Grace. Professoras da Educação Infantil: trajetórias pessoais, formação profissional e prática pedagógica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedeagogia) - Centro Universitário Fumec.

Aluno: Janaina S

GONÇALVES, Irlen AntônioNOGUEIRA, Vera Lúcia; SILVA, Isabel de Oliveira. Vieira, Mariana B. Caetano, Nathália D. Machado.O SIGNIFICADO DO JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FUMEC.

GONÇALVES, Irlen Antônio; SILVA, I. P. P.; OSTHUES, R. M.; HENCHIAN, G.. Comissão Especial de Avaliação da Carreira de Professor Titular. 2015. Instituto Federal de São Paulo.

GONÇALVES, Irlen Antônio; VITOR, J. F.; COSTA JUNIOR, E.S.; FISCHER, C. R.. Comissão Especial de Avaliação para Carreira de Professor Titular. 2015. Instituto Federal de São Paulo.

GONÇALVES, Irlen Antônio; PEIXOTO, J. P.; MENDES, Cláudio Lúcio. Concurso público de provas e títulos para provimento do cargo da carreira de professor da educação superior. 2010. Universidade do Estado de Minas Gerais.

GONÇALVES, Irlen Antônio; RIBEIRO, M.G.M.; ANTÔNIO, A.C.; FERREIRA, P.F.M.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente I. 2009. Universidade Federal de Viçosa.

GONÇALVES, Irlen Antônio. Concurso público para exame de provas e títulos para o Curso de Pedagogia. 2005. UNIVERSIDADE FUMEC.

GONÇALVES, Irlen Antônio. Concurso Público para professor efetivo do Curso de Psicologia. 2003. UNIVERSIDADE FUMEC.

GONÇALVES, Irlen Antônio. Concurso de Provas e Títulos para professor efetivo do Curso de Comunicação Social. 2002. UNIVERSIDADE FUMEC.

GONÇALVES, Irlen Antônio. Concurso Público Magistério Superior. 2002. Universidade Estadual de Montes Claros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tarcísio Mauro Vago

FARIA FILHO, L. M.; CARVALHO, M. M. C.; SOUZA, R. F.; VEIGA, C. G.;VAGO, T. M.; PEIXOTO, A. M. C.; MACIEL, F. I. P.. Cultura Escolar, práticas e produção dos Grupos Escolares em Minas Gerais (1891-1918). 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Rita Neto Sales Oliveira

OLIVEIRA, M. R. N. S.; MOURA, D. G.; LIMA, M. L. R.. Informática e Educação: Um diálogo com a produção intelectual brasileira dos últimos vinte anos, que discute informática e educação quanto a temáticas e questões, referenciais teóricos e concepções de ensino. 1999. Dissertação (Mestrado em Tecnologia - Área de Concent. Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Cynthia Greive Veiga

VEIGA, Cynthia Greive. Cultura escolar, práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918). 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal De Minas Gerais.

Cynthia Greive Veiga

VEIGA, Cynthia Greive. As práticas escolares em Minas Gerais nas primeiras décadas do século XX. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal De Minas Gerais.

Francisca Izabel Pereira Maciel

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G.; VAGO, T. M.. Cultura Escolar, Práticas e Produção dos Grupos Escolares em Minas Gerais. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciano Mendes de Faria Filho

FARIA FILHO, L. M.; VAGO, Tarcíco M.;VEIGA, C. G.; SOUZA, R. F.; CARVALHO, M. M. C.. Cultura escolar, práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918). 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jaqueline Maria da Silveira e Silva

História da instituição que educa para o comércio: de Lyceu Mineiro (1927) a Colégio Padre Curvelo (1957); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Fernanda Michelle Nicácio Silva Gouveia

As representações sobre o trabalhador e o trabalho no Congresso Comercial, Industrial e Agrícola de Belo Horizonte, realizado em 1928; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Helbert Félix Vieira

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO POLÍTICO E INTELECTUAL FIDÉLIS REIS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Marcela Pereira Freitas Lemos

História da Escola Agrícola de Lavras: o protestantismo e a educação do trabalhador do campo (1908 -1938); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE SURDOS: O Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856 - 1930); 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Débora Castro Alves

CULTURA JURÍDICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Leitura da retórica discursiva dos legisladores mineiros (1891-1906); 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Eduardo de Araújo Luiz

Institucionalização das escolas ferroviárias mineiras:1900-1950; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Raquel Augusta Melilo Carrieri

CENSO DEMOGRÁFICO DE 1920 E ESCOLARIZAÇÃO DO OFÍCIO: o ?poder sobre a vida? da República sob a regulação e a disciplina; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Suely Martins Marques

A FACULDADE LIVRE DE DIREITO DE MINAS GERAIS E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL BACHAREL EM DIREITO NO ESTADO (1892 ? 1927); 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Bárbara Braga Penido Lima

O POLÍTICO AFFONSO PENNA: REPERTÓRIOS DO ENGRANDENCIMENTO MINEIRO (1874-1906); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Maria Cristina Garcia Lima

Nos trilhos da história das instituições educativas: Escola Profissional Fernando Guimarães (1941-1970); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Milene Magalhães

O ENSINO PROFISSIONAL NO DISCURSO POLÍTICO DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1891-1930); 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

HOZANA PENHA DE SOUZA

A representação sobre o sujeito trabalhador no léxico das políticas públicas em Minas Gerais (1920-1930); 2014; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Raphael Ribeiro Machado

O processo de construção de uma cultura política republicana em Minas Gerais a partir da leitura dos discursos das reformas da educação pública nas primeiras décadas da República (1891-1920); 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Ana Clara Oliveira Santos

O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS JORNAIS DE BELO HORIZONTE-1896 A 1911; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Fábio Vasconcelos Lima

A ESCOLA COMPLEMENTAR DO COMÉRCIO DE SETE LAGOAS: a invenção de uma cultura escolar para a formação do trabalhador do comércio (1920 a 1939); 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Pedro Geraldo de Pádua

O conceito de progresso nas mensagens dos presidentes do Estado de Minas Gerais (1891-1930); 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Vânia de Araújo Silva

O GRUPO ESCOLAR DE ITÁUNA: a constiuição do primeiro grupos escolar da cidade de Itaúna; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Itaúna,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Laura Campos Menezes

O ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO MINEIRO E A ESCOLARIZAÇÃO DOS OFÍCIOS (1896-1920); 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Shirley Cristine Ricoy Soares

AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A CRIANÇA COMO SUJEITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MINEIRAS (1892-1914); 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Vinícius Azevedo Machado

Intelectual, político e advogado: João pinheiro da silva e a educação do trabalhador do campo; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Daniela Pereira Versieux

Modernização e escolarização do trabaljo agrícola: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915); 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Júnia de Souza Lima

De meninas fiandeiras a mulheres operárias: a inserção da mão-de-obra feminina na Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira (1872-1930); 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Jorge Florentino Botelho

A formação do trabalhador do campo em Minas Gerais: o caso do Instituto Agronômico de Itabira (1880- 1903); 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Daniela Tavares Mendes

A institucionalização do ensino profissional em Minas Gerais: o Liceu de Artes e Ofícios do Serro; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Eduardo de Araújo Luiz

A ESCOLA FERROVIÁRIO DE ENSINO INDUSTRIAL: HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DA CIDADE DE ALÉM PARAÍBA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Antonio Carlos da Silva

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma histórica recente dos projetos, programas e ações de ensino propostas pelo Governo do Estado de Minas Gerais no período de 2003 a 2010; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

HOZANA PENHA DE SOUZA

A representação do sujeito trabalhador no léxico das políticas públicas em MG 1920-1930: subsídio para pensar o PROEJA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Fernanda Rebouças, Joyce de Albuquerque Mourão, Maria do Car

A Educação de Jovens e Adultos como uma dívida social não reparada: O caso da Escola Municipal Caio Líbano Soares; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Andréia Silva; Jeane Santana; Joana Ribeiro; Nelma Costa

O ensino de história na educação de Jovens e adultos: importância, tendências e práticas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Cláudia Aparecida dos Santos

A presença do conhecimento religioso nas práticas educativas nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental na Escola Estadual ?Maria Floripes Nascimento Alves? -EEMFNA; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Abner Reis Rodrigues

O DISCURSO LEGISLATIVO SOBRE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA VIDA SOCIAL SOB O OLHAR DA IMPRENSA MINEIRA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Carolina de Souza Quetz

REPÚBLICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (1891-1930); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Flávio Martins Ferreira

OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS BACHARÉIS EM DIREITO QUE OCUPARAM OS ESPAÇOS DA PRESIDÊNCIA E DO CONGRESSO LEGISLATIVO EM MINAS GERAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Gabriele da Silva Muniz Ambrósio

A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1891-1930); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Samara Mírian Coutinho

OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS BACHARÉIS EM DIREITO QUE OCUPARAM OS ESPAÇOS DA PRESIDÊNCIA E DO CONGRESSO LEGISLATIVO EM MINAS GERAIS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Bruna Castelo Branco Santos

A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1891-1930); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

ADYLIO VITARELLI FILHO

ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR EM MINAS GERAIS: analise das reformas educacionais sob o ponto de vista dos discursos do executivo e do legislativo (1892-1930); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Gabriel Peres Nobre

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1891-1930); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Danielle Malaquias Gomes

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1891-1930); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Guilherme Malta Rodrigues de Souza

ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO EM MINAS GERAIS: analise das reformas educacionais sob o ponto de vista dos discursos do executivo e do legislativo (1892-1920); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Luís Fernando Moura Fernandes Braga

ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR EM MINAS GERAIS: analise das reformas educacionais sob o ponto de vista dos discursos do executivo e do legislativo (1892-1930); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

William Sebbe Rodrigues

A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1892-1930); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Guilherme Ramos Righi

A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1892-1924); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Paulo Henrique dos Santos Souza

A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1892-1924); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Stefan Resende Hackner

ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO EM MINAS GERAIS: analise das reformas educacionais sob o ponto de vista dos discursos do executivo e do legislativo (1892-1920); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Dayanne Ramos de Oliveira

A ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO: as políticas públicas para a educação profissional (1889-1930); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Tecnologia em Radiologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Aloísio de Lima Duarte

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: por uma sociohistória da escolarização do trabalhador mineiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Saulo Germano Weber Fernandes

ESCOLARIZAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Flávia Luiza Soares Borges

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: por uma sociohistória da escolarização do trabalhador mineiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Tecnologia em Radiologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Guilherme Leopoldo Gomes

A ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO: As políticas públicas para a educação profissional (1889-1930); ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Jader Silvério Santana

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO: as políticas públicas e as práticas escolares em Minas Gerais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Maria Raquel Peixoto Nigro

INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E ESTADO: as contribuições do bacharel Delfim Moreira da Costa Ribeiro para o projeto de educação em Minas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC, FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Rita de Cassia Cafeu

INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E ESTADO: as contribuições do bacharel Delfim Moreira da Costa Ribeiro para o projeto de educação em Minas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Angela Nancy Martini Barbosa

A constituição da cultura escolar em Minas Gerais: apropriação dos objetos escolares por professores e alunos da escola primária; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS - FUMEC; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Pedro Vinícius Pereira

A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1891-1930); 2016; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Irlen Antônio Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dácio Guimarães de Moura

Informática e Educação: um diálogo com a produção intelectual brasileira dos últimos vinte anos; 1999; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: Dacio Guimarães de Moura;

Luciano Mendes de Faria Filho

Cultura escolar: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918); 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Discursos dos presidentes de Minas Gerais sobre o trabalho e o trabalhador. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO , v. 6, p. 99-113, 2019.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR EM MINAS GERAIS NO ALVORECER DA REPÚBLICA. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 18, p. 1-22, 2018.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; Daniela Pereira Versieux . ESCREVENDO POR SOBRE A TERRA: AS FAZENDAS-MODELO EM MINAS GERAIS (1906-1915). História da Educação , v. 19, p. 201-222, 2015.

  • NOGUEIRA, Vera Lúcia ; GONÇALVES, Irlen Antônio . AS REFORMAS DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO COMO CONSTITUINTES DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (1891-1906). Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996) , v. 18, p. 201-225, 2015.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; Daniela Pereira Versieux . A CRIAÇÃO DAS FAZENDAS-MODELO EM MINAS GERAIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1906-1914). Revista de História Regional , v. 18, p. 125-151, 2013.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; CHAMON, Carla . O congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 28, p. 153-174, 2012.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A República e os seus projetos de educação profissional: escolarização do trabalhador do campo e da cidade. Educacao em Perspectiva (Impresso) , v. 3, p. 205-225, 2012.

  • Daniela Pereira Versieux ; GONÇALVES, Irlen Antônio . ENTRE ENXADAS E MÁQUINAS: ENSINO AGRÍCOLA, TRABALHO,TRADIÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA. Revista HISTEDBR On-line , v. 45, p. 223-240, 2012.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; LIMA, J. S. . FORMAR, MORALIZAR E DISCIPLINAR: AS RELAÇÕES ENTRE PATRÕES E OPERÁRIAS NO COTIDIANO DE FÁBRICAS TÊXTEIS DE MINAS GERAIS. História Unisinos , v. 16, p. 232-243, 2012.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . OS INSPETORES ESCOLARES E A PRODUÇÃO DA CULTURA ESCOLAR: de fiscal da escola orientador do ensino primário. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 11, p. 180-205, 2012.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . EM NOME DA LEI: O CONGRESSO LEGISLATIVO COMO LUGAR DE PRODUÇÃO DA ?INSTRUÇÃO QUE É DESTINADA A FAZER DO MENINO UM CIDADÃO?. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 15, p. 153-173, 2011.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . Educação e escolarização em Minas Gerais: o legislativo e o executivo como produtores da representação dos trabalhadores. Saeculum (UFPB) , v. 22, p. 85-101, 2010.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de . Acesso, permanência e avaliação escolar na constituição da escola primária em Minas Gerais. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. Espec, p. 35-82, 2009.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . UM BACHAREL NA SECRETARIA DO INTERIOR E JUSTIÇA: O INTELECTUAL DELFIM MOREIRA E A REFORMA DO ENSINO EM MINAS GERAIS. Revista Brasileira de História da Educação , v. 16, p. 125-146, 2008.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de ; VIDAL, D. G. ; PAULILO, A. L. . A CULTURA ESCOLAR COMO CATEGORIA DE ANÁLISE E COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , SÃO PAULO, v. 30, n.01, p. 139-159, 2004.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A PRODUÇÃO DA CULTURA ESCOLAR EM MINAS GERAIS: práticas de professoras/es e alunas/os da escola primária. Educação em Foco (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 8, n.1, p. 143-156, 2004.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Alfabetização científica, tecnológica ou científico-tecnológica. Paidéia (Belo Horizonte) , BELO HORIZONTE, v. 01, p. 38-49, 2002.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: panorâmica da produção intelectual brasileira. Educação & Tecnologia , BELO HORIZONTE, v. 5, n.N. 1, p. 43-54, 2001.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; GONÇALVES, I. A. . 500 ANOS DE HISTÓRIA: EM BUSCA DE UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA. Aula magna (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, p. 120-123, 2000.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . AS DIFERENTES FORMAS DE USO DO COMPUTADOR NO ENSINO. CADERNOS DE DEBATE PLURAL, BELO HORIZONTE, v. 13, p. 87-104, 2000.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; GONÇALVES, I. A. . COMPUTADOR NA SALA DE AULA: lugar e implicações. Trabalho & Educação (UFMG) , Belo Horizonte, v. 2, p. 69-82, 1997.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . PROGRESSO, TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. 226p .

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . CULTURA ESCOLAR: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 248p .

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.) ; XAVIER, M. C. (Org.) ; LOPES, A. A. B. M. (Org.) ; PEIXOTO, A. M. C. (Org.) . MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 364p .

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: FCH/FUMEC, 2002. v. 1. 655p .

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A escolarização do trabalhador na República mineira. In: Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho. (Org.). História da Educação em Minas Gerais: da colônia à República - Vol 3. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2019, v. 3, p. 223-249.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . CONGRESSO LEGISLATIVO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: leitura partilhada para construção da República mineira. In: Irlen Antônio Gonçalves. (Org.). PROGRESSO, TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS. 01ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. , p. 12-31.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A FORMAÇÃO DO SUJEITO TRABALHADOR NA REPÚBLICA: o ensino técnico profissional e a criança desvalida da fortuna. In: Irlen Antônio Gonçalves. (Org.). PROGRESSO, TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS. 01ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. , p. 53-77.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . EDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO EM MINAS GERAIS: o legislativo e o executivo como produtores da representação sobre os trabalhadores. In: Irlen Antônio Gonçalves. (Org.). PROGRESSO, TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS. 01ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. , p. 35-66.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Educação, Trabalho e República: o processo de escolarização das atividades manuais nos anos iniciais da República brasileira. In: Hormindo Pereira de Souza Júnior; João Bosco Laudares. (Org.). DIÁLOGOS CONCEITUAIS SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2011, v. , p. 166-182.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; CHAMON, Carla ; OLIVEIRA, B. J. . Pensar com acerto e trabalhar com método": o ensino profissional no Boletim Vida Escolar. In: Ana Maria de Oliveira Galvão; Eliane Marta Teixeira Lopes. (Org.). Boletim Vida Escolar - Uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação no início do século XX. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011, v. , p. 73-94.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO DOS REPUBLICANOS MINEIROS. In: Tarcísio Maruro Vago; Marcilaine Soares Inácio; Juliana Cesário Hamdan; Hércules Pimenta dos Santos. (Org.). Intelectuais e Escola Pública no Brasil: séculos XIX e XX. 0ed.Belo Horizonte: Editora Mazza, 2009, v. 0, p. 105-120.

  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de ; VIDAL, D. G. ; GONÇALVES, Irlen Antônio ; PAULILO, A. L. . A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação ba história da educação brasileira. In: Cyntia Simioni França. (Org.). Seminário V: o ensino de história: história. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, v. 00, p. 4-27.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Práticas escolares, conflitos e implicações para a organização dos grupos escolares em Minas Gerais: maneiras de fazer, burlas, astúcias e questões cotidianas do Grupo Escolar de Ituiutaba. In: Sauloéber Társio de Souza; Betânia de Oliveira Laterza RIbeiro. (Org.). Do público ao privado, do confessional ao laico: a história das instituições escolares na Ituiutaba do sécuko XX. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009, v. , p. 115-150.

  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de ; GONÇALVES, Irlen Antônio . ACESSO, PERMANÊNCIA E AVALIAÇÃO ESCOLAR NA CONSTITUIÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA EM MINAS GERAIS. In: Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben. (Org.). AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: memórias, trajetórias e propostas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. , p. 27-83.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Maneiras diferenciadas de produção da escola primária: estratégias e táticas na constituição da cultura escolar e MInas Gerais. In: VAGO, Tarcísio Mauro; OLIVEIRAS, Bernardo Jeferson de. (Org.). Hidtórias de Práticas Educativas. Belo Horizonte: Editora ufmg, 2008, v. , p. 193-214.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de ; CALDEIRA, Sandra . A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS. In: GATTI JR, Décio; FILHO, Geraldo Inácio. (Org.). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: ensino, pesquisa, produção e novas abordagens. CAMPINAS; UBERLÂNDIA: AUTORES ASSOCIADOS; EDUFU, 2005, v. , p. 135-152.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; CALDEIRA, Sandra ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de . História da educação em Minas Gerais: pequeno balanço e algumas perspectivas de pesquisa (1985-2001). In: José Gonçalves Gondra. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. , p. 221-242.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Da pintura de macacos, cavalos e pássaros ao fabrico de cubos, pirâmides e carabinas: o fazer e a competência docente nos Grupos Escolares em Minas Gerais nas décadas iniciais do século XX. In: Ana Maria Casasanta Peixoto; Mauro Passos. (Org.). A escola e seus atores: educação e profissão docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. , p. 115-136.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de . História das culturas e das práticas escolares: perspectivas e desafios teórico-metodológicos. In: Rosa Fátima de Souza; Vera Teresa Valdemarin. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005, v. , p. 31-57.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FARIA FILHO, Luciano Mendes de . Processo de escolarização e obrigatoriedade escolar: o caso mineiro (1835-1911). In: Luciano Mendes de Faria Filho. (Org.). A INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO: materias, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, v. , p. 159-187.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; Luiz, E. A . A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL FERROVIÁRIA DE DIVINÓPOLIS (1939-1941). In: 6 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, I Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2018, Belo Horizonte. 6 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, I Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2018. v. único. p. 1-16.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; SILVA, Jaqueline Maria da S. . PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS: RELATO ICONOGRÁFICO HISTÓRICO DE CURVELO. In: 6 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente; ?I Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2018, Belo Horizonte. 6 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente; ?I Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2018. v. unico. p. 14-27.

  • ALVES, D. C. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . CULTURA JURÍDICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE DISCURSOS. In: 6 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente;I Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2018, Belo Horizonte. 6 Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente;I Simpósio Educação, Formação e Trabalho, 2018. v. único. p. 30-44.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . O PENSAMENTO EDUCACIONAL NO CONGRESSO LEGISLATIVO DE MINAS GERAIS NO ALVORECER DA REPÚBLICA. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. IX CBHE História da Educação: global, nacional e regional. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017. v. unico. p. 2596-2609.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; GOUVEIA, F. M. N. S. . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL NOS CONGRESSOS DAS CLASSES PRODUTORAS EM 1903 E 1928. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. IX CBHE História da Educação: global, nacional e regional. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017. v. unico. p. 6739-6752.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; BRAGA, A. L. S. . A EDUCAÇÃO DO SURDO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS PARA A PESQUISA. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. IXCBHE História da Educação: global, nacional e regional. João Pessoa: Universidade Federal de João Pessoa, 2017. v. unico. p. 6657-6672.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; LIMA, B.B.P. . O ENGRANDECIMENTO MINEIRO E A EDUCAÇÃO: REPERTÓRIOS DE PROGRESSO. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: investigar, e presernvar. Porto: Universidade do Porto, 2016. v. unico. p. 12-25.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: A ESCOLARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: investigar, intervir e preservar. Porto: Universidade de Lisboa, 2016. v. unico. p. 26-40.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: A ESCOLARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES. In: XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA), 2016, Medellin. XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA). Medellin: Universidad Antioquia, 2016. v. 00. p. 10-22.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A retórica discursiva dos bacharéis em direito sobre os projetos de educação profissional. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização. Maringá: Universidade Federal de Maringá, 2015. v. 1. p. 03-17.

  • Lima, M.C.G. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . FERROVIA E EDUCAÇÃO: LACUNAS E RESGATE HISTÓRICO. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização. Maringá: Universidade Estadual de Mringá, 2015. v. 1. p. 18-29.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MAGALHAES, M. . AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CULTURA POLÍTICA REPUBLICANA: OS TRÂMITES DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1892-1930). In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015, Maringá. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: matrizes interpretativas e internacionalização. Maringá: Universidade Federal de Maringá, 2015. v. 01. p. 29-41.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MAGALHAES, M. . AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL NO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1892- 1930). In: 8o Congresso de Pesquisa e ensino de história da educação em Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. Diálogos da História da Educação. Belo Horizonte: Only Mídia, 2015. v. único. p. 10-22.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . O CONCEITO DE TRABALHO NAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS (BRASIL) ? 1891-1930. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014, TOLUCA - MEXICO. XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. TOLUCA: CINVESTAV, 2014. v. UNICO. p. 655-664.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; SOUZA, Hozana Penha . BACHARÉIS EM DIREITO NA PRESIDÊNCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS: O DISCURSO POLÍTICO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO (1891-1930). In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, CURITIBA. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: percursos e desafios da educação luso-brasileira. CURITIBA: PUC-PR, 2014. v. unico. p. 1-15.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MAGALHAES, M. . O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO DISCURSO POLÍTICO DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1891-1930). In: X CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2014, CURITIBA. X CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: percursos e desafios da História da Educação luso-brasileira. CURITIBA: PUC-PR, 2014. v. unico. p. 16-30.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; SOUZA, Hozana Penha . CULTURA POLÍTICA REPUBLICANA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LEITURAS DAS MENSAGENS DOS PRESIDENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS (1891-1930). In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2013, CUIABÁ. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil. CUIABÁ: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO, 2013. v. único. p. 1-15.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; VASCONCELOS, Fábio . A CRIAÇÃO DA ESCOLA COMPLEMENTAR DO COMÉRCIO DE SETE LAGOAS: UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CRIADA PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO COMÉRCIO. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2013, CUIABÁ. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil. CUIABÁ: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO, 2013. v. único. p. 16-28.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; FERREIRA, E. B. M. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: TENDÊNCIAS DO DEBATE SOBRE ANALOGIAS. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓNEN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, Girona. IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Valencia: Universitat de Valencia, 2013. v. único. p. 1240-1245.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . O IDEÁRIO EDUCATIVO MODERNIZADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO E TRABALHADOR (1892-1920). In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais - COPEHE, 2013, Mariana. VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais - COPEHE. OURO PRETO: UFOP, 2013. v. Unico. p. 1-15.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . OS DISCURSOS DOS BACHARÉIS MINEIROS SOBRE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REPUBLICANO EM CONSTRUÇÃO. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de Hisória da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012. p. 10-12.

  • PÁDUA, Pedro Geraldo de ; GONÇALVES, Irlen Antônio . O CONCEITO DE PROGRESSO EM MINAS GERAIS (1891-1930). In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, SÃO PAULO. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012.

  • PÁDUA, Pedro Geraldo de ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A ideia de progresso na cultura política mineira nas décadas iniciais da República e suas implicações na educação profissional. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: Universidade Federal do Espírito Snto, 2011. p. 20-32.

  • Daniela Pereira Versieux ; GONÇALVES, Irlen Antônio . ENTRE ENXADAS E MÁQUINAS: ENSINO AGRÍCOLA, TRABALHO, TRADIÇÃO E MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA. In: X JORNADA DO HISTEDBR, 2011, Vitória da Conquista. Jornada HISTEDBR. Campinas, SP: :HISTEDBR-FE/ UNICAMP,, 2011. v. 2. p. 24-46.

  • GUIMARÃES, Douglas de castro ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE 1920. In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, 2011, VIÇOSA. VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: 10 ANOS - BALANÇOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS. VIÇOSA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, 2011. v. UNICO. p. 12-24.

  • MENEZES, L.C. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A ADAPTAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE OFÍCIOS DESTINADO ÀS CRIANÇAS EM MINAS GERAIS (1906-1920). In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, 2011, VIÇOSA. VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: 10 ANOS - BALANÇOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS. VIÇOSA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, 2011. v. UNICO. p. 25-39.

  • MACHADO, V. A. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . PRODUTOR, POLÍTICO E BACHAREL: A ADESÃO DE JOÃO PINHEIRO DA SILVA AO REPUBLICANISMO E A SUA INSERÇÃO NA ESFERA DAS ELITES POLÍTICAS MINEIRAS. In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, 2011, VIÇOSA. VI CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS: 10 ANOS - BALANÇOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINS GERAIS. VIÇOSA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, 2011. v. UNICO. p. 26-42.

  • PÁDUA, Pedro Geraldo de ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A IDEIA DE PROGRESSO NA CULTURA POLÍTICA NAS DÉCADAS INICIAIS DA REPÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2011, VITÓRIA. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. VITÓRIA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2011. v. ÚNICO. p. 20-21.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A FORMAÇÃO DO SUJEITO TRABALHADOR NA REPÚBLICA: O ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL E A CRIANÇA DESVALIDA DA FORTUNA. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2011, VITÓRIA. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. VITÓRIA: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2011. v. ÚNICO. p. 45-60.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . EDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO EM MINAS GERAIS: O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO COMO PRODUTORES DA REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, juventude e relação de gênero na História da educação, 2010, São Luis. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, juventude e relação de gêneero na História da educação. São Luis: DVD ROM, 2010. v. unico. p. 1-17.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; NOGUEIRA, Vera Lúcia . O legislativo e o executivo como produtores da representação dos trabalhadores. In: VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2010, São Luiz. VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Infância.Juventude e relaçoes de gênero na História da Educação. São Luiz: DVR ROM, 2010. v. unico. p. 32-44.

  • SOARES, Shirley Cristine ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A representação do trabalhador nas políticas públicas educacionais mineiras (1896-1910). In: II Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica - SENEPT, 2010, Belo Horizonte. II Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica. belo Horizonte: CEFET-MG, 2010. v. unico. p. 22-34.

  • MENEZES, L.C. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . O ensino técnico primário mineiro e a escolarização dos ofícios (1896-1910. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT, 2010, Belo Horizonte. II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2010. v. único. p. 33-48.

  • MENEZES, L.C. ; GONÇALVES, Irlen Antônio ; SOARES, Shirley Cristine . ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO MINEIRO: A ESCOLARIZAÇÃO DOS OFÍCIOS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO TRABALHADOR (1896-1910). In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, SÃO LUIZ. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: infãncia, juventude e relações de gênero na História da Educação. SÃO LUIZ: DVD ROM, 2010. v. único. p. 55-69.

  • LIMA, J. S. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . DA AUSÊNCIA DA ESCRITA FEMININA À PRESENÇA DA MULHER NA ESCRITA MASCULINA: as relações de genêro na correspondência dos primeiros industriais mineiros -1872-1930. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais: revisitando as minas e desvelando os gerais, 2009, MONTES CLAROS. Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais: revisitando as minas e desvelando os gerais. Montes Claros: Unimontes, 2009. v. 00. p. 92-103.

  • Daniela Pereira Versieux ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A FAZENDA-ESCOLA DE FLORESTAL: APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A INSERÇÃO DE MINAS NA MODERNIDADE CAPITALISTA. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais - (Re) Visitando as MInas e Desvelando as Gerais, 2009, MONTES CLAROS. V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais - (Re) Visitando as MInas e Desvelando as Gerais. Montes Claros: Unimontes, 2009. v. 00. p. 01-16.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; Daniela Pereira Versieux . A CRIAÇÃO DAS FAZENDAS-MODELO EM MINAS GERAIS: A POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REPUBLICANA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA, 2009, RIO DE JANEIRO. IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA: educação, autonomia e identidade na América Latina. Ro de Janeiro: Quartet Editora & Comunicação Ltda, 2009. p. 4-15.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MACHADO, V. A. . ENSINO AGRÍCOLA E MODERNIZAÇÃO EM MINAS GERAIS: JOÃO PINHEIRO DA SILVA E A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO. In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA, 2009, RIO DE JANEIRO. X CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA: educação, autonomia e identidades na América Latina. RIO DE JENEIRO: Quartet Editora & Comunicações, 2009. p. 16-27.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MACHADO, V. A. . INTELECTUAL, POLÍTICO E ADVOGADO: João Pinheiro da Silva e a educação do trabalhador do campo. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2009, MOntes Claros. V Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais: revisitando as minas e desvelando os gerais, 2009, MONTES CLAROS.. MONTES CLAROS: UNIMONTES, 2009. p. 104-117.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS OFÍCIOS EM MINAS GERAIS: A ESCOLARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES POR MEIO DO ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO (1906-1913). In: VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2008, PORTO. VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CULTURA ESCOLAR, MIGRAÇÕES E CIDADANIA. Porto - Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008. v. unico. p. 31-43.

  • LIMA, J. S. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . DE MENINAS FIANDEIRAS A MULHERES OPERÁRIAS: A INSERÇÃO DA MÃO-DE-OBRA FEMININA NA COMPANHIA DE FIAÇÃO E TECIDOS CEDRO E CACHOEIRA, NOS PRIMEIROS QUARENTA ANOS DA REPÚBLICA. In: VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2008, PORTO. VII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CULTURA ESCOLAR, MIGRAÇÕES E CIDADANIA, 2008.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . EM NOME DA LEI: o Congresso Legislativo como lugar de produção da "instrução que é destinada a fazer do menino um cidadão". In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: o ensino e a pesquisa em História da Educação, 2008, ARACAJÚ. O ensino e a Pesquisa em História da Educação. Aracajú: Universidade Federal de Sergipe, 2008. p. 87-98.

  • LIMA, J. S. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . Entre fios e teares: o cotidiano das mulheres operárias nas fábricas de tecidos no início da República. In: V Congresso Brasileiro de História nda Educação, 2008, ARACAJÚ. V Congresso Brasileiro de História nda Educação: o ensino e a pesquisa em História da Educação. ARACAJÚ: Universidade Federal de Sergipe, 2008. p. 1-18.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; CHAMON, Carla . AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: O ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO NA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX. In: VIII Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congresso Iberoamericano de História da la Educación Latinoamericana: Contactos, cruces y luchas en la história de la eucacion latinoamericana, 2007. p. 25-47.

  • CHAMON, Carla ; VENTURA, P. C. S. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . MEMÓRIA, HISTÓRIA E ESPAÇO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA. In: VIII Congresso Iberoamericano de História da la Educación Latinoamericana, 2007. VIII Congresso Iberoamericano de História da la Educación Latinoamericana: Contactos, cruces y luchas en la história de la eucacion latinoamericana. p. 52-76.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . CULTURA ESCOLAR: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918). In: VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, Uberlândia. VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006. p. 303-303.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . UM BACHAREL NA SECRETARIA DO INTERIOR E JUSTIÇA: O INTELECTUAL DELFIM MOREIRA E A REFORMA DO ENSINO EM MINAS GERAIS. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, GOIANIA. A educação e seus sujeitos na História, 2006.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . O INSPETOR ESCOLAR: fiscal da escola e orientador do ensino. In: III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2005, São João del-Rei. III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais: prgramação e caderno de resumo. São João del-Rei: São João del-Rei: UFSJ, 2005. p. 75-76.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Táticas de professores e alunos da escola primária em Minas Gerais. In: 25 REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2002, CAXAMBU. EDUCAÇÃO: MANIFESTOS, LUTAS E UTOPIAS, 2002.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . A PRODUÇÃO DA CULTURA ESCOLAR EM MINAS GERAIS: práticas de professoras e alunos da escola primária. In: II Congresso Brasileiro de História da educação, 2002, Natal -RN. História e memória da educação brasileira, 2002.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; GONÇALVES, I. A. . INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: o uso do microcomputador no ensino. In: VI ENCONTRO DE PESQUISA DA FAE-UFMG, 1999, Belo Horizonte. ANAIS: mesas redondas e apresentação de pesquisas, 1999.

  • Daniela Pereira Versieux ; GONÇALVES, Irlen Antônio . DA FAZEND- MODELO A FAZENDA-ESCOLA: um projeto modernizador para MInas Gerais em Floretal (1939-1943). In: IV SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA, 2008, BELO HORIZONTE. IV SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA: EVOLUÇÃO & DIVERSIDADE. BELO HORIZONTE: CEFET-MG, 2008.

  • BOTELHO, J. F. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO EM MINAS GERAIS: o caso do Instituto Agronômico de Itabira (1800-1903). In: IV SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA, 2008, BELO HORIZONTE. IV SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA: EVOLUÇÃO & DIVERSIDADE. BELO HORIZONTE: CEFET-MG, 2008. p. 194-194.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Intelectuais, Educação e Estado: as contribuições do bacharel Delfim Moreira da Costa Ribeiro para o projeto de educação em MInas. In: 5o SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FUMEC, 2007, Belo Horizonte. 5o SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: com conhecimento você vai mais longe. BELO HORIZONTE: FUMEC, 2007. v. único. p. 50-51.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Táticas de professores e alunos da escola primária em Minas Gerais. In: 25 Reunião da ANPEd, 2002, Caxambu. Educação: manifestos, lutas e utopias. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. p. 150-150.

  • ALVES, D. C. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . CULTURA JURÍDICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DOS DISCURSOS PROFERIDOS PELO DEPUTADO FRANCISCO MENDES PIMENTEL NO TRÂMITE DA LEI ESTADUAL 203/1896. REVES - Revista Relações Sociais , 2019.

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . O PENSAMENTO EDUCACIONAL NO CONGRESSO LEGISLATIVO DE MINAS GERAIS NO ALVORECER DA REPÚBLICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; GOUVEIA, F. M. N. S. . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL NOS CONGRESSOS DAS CLASSES PRODUTORAS EM 1903 E 1928. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MAGALHAES, M. . AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CULTURA POLÍTICA REPUBLICANA: OS TRÂMITES DO CONGRESSO LEGISLATIVO MINEIRO (1892-1930). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; MENEZES, L.C. . O ensino técnico primário mineiro e a escolarização dosofícios (1896-1910). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio ; SOARES, Shirley Cristine . A representação do trabalhador nas políticas públicas educacionais mineiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO DOS REPUBLICANOS MINEIROS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . UM BACHAREL NA SECRETARIA DO INTERIOR E JUSTIÇA: O INTELECTUAL DELFIM MOREIRA E A REFORMA DO ENSINO EM MINAS GERAIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . TRABALHO, PROFISSÃO E CONDIÇÃO DOCENTE 2010 (dicionário).

  • GONÇALVES, Irlen Antônio . Dicionário da Educação Profissional. Belo Horizonte: Fidalgo & Machado, 2000 (dicionário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONÇALVES, Irlen Antônio ; DUARTE, S. R. . EDUCACAR COM AS MÃOS PARA CONHECER O MUNDO?: a proposta do professor Manoel Penna para o ensino de trabalhos manuais (1915-1934). 2013.

GONÇALVES, Irlen Antônio . III Simpósio Internacional trabalho, relações de trabalho, educação e identidade. 2010.

GONÇALVES, Irlen Antônio ; MOREIRA, Adelson Fernandes . A produção científica brasileira em analogias: contribuições para um debate entre o estranho e o familiar. 2010.

GONÇALVES, Irlen Antônio . Inserção das mulheres operária na construção civil na região metropolitana de Belo Horizonte. 2010.

GONÇALVES, Irlen Antônio ; PEDROSA, José geraldo . As políticas públicas educacionais do governo Lula. 2010.

GONÇALVES, Irlen Antônio ; PEDROSA, José geraldo . O ENCINO DE DESENHO NO PENSAMENTO DE RUI BARBOSA: educação profissional e traducação cultural. 2010.

SCHMIDT, E.B. ; GONÇALVES, Irlen Antônio . A avaliação para fins de autorização da Faculdade Alternativa de Ensino Superior do Agreste. 2007.

GONÇALVES, Irlen Antônio . Demanda Universal, processo no SHA APQ-3145-5.06/07. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O DISCURSO LEGISLATIVO SOBRE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA VIDA SOCIAL SOB O OLHAR DA IMPRENSA MINEIRA, Descrição: A proposta que se apresenta encontra-se no âmbito das questões relacionadas as discussões que entrelaçam a República, a educação e a formação do trabalhador, no Estado de Minas Gerais. De maneira abrangente, o interesse está centrado na compreensão das proposições de políticas públicas para a Educação Profissional. Especificamente, a atenção se volta para compreender como foram absorvidas pela imprensa periódica as propostas de intervenção das políticas de instrução e educação do trabalhador mineiro. Temos que nessas políticas são produzidas as representações de trabalhador, de trabalho, de cidadania, de sociedade, etc., nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo; ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, a realidade social foi determinada, pensada e construída para intervir na vida das pessoas. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu o primeiro trâmite de reforma do ensino no período republicano, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza no ano de 1913, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, tomando a forma de ensino complementar ao primário. As fontes que serão contempladas são os anais do Congresso Legislativo, os jornais e as revistas de circulação em Minas Gerais. O referencial que será utilizado encontra-se no entrecruzamento da História Política com a História dos Conceitos, notadamente a partir de Serge Berstein e de Reinhart Koselleck.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / ABNER RODRIGUES DOS REIS - Integrante / EDMAR DE OLIVEIRA SOUZA - Integrante / HELBERT FELIX VIEIRA - Integrante / JAQUELINE MARIA DA SILVEIRA - Integrante / MARCELA PEREIRA FREITAS LEMOS - Integrante / VICTORIA RAMOS - Integrante., Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    REPÚBLICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (1891-1930), Descrição: Esta proposta refere-se a uma pesquisa cujo foco abrangente é o entendimento das transformações sociais ocorridas nos 40 anos iniciais da República, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira a partir da instauração do novo regime político. São mudanças acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos vários setores da vida social e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora. Elas ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o político e o educacional. De maneira específica, visa a tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização das atividades manuais e da formação do trabalhador, na esfera das políticas públicas da realidade mineira, procurando compreender como ocorreu a passagem do ensinar e aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar. Também, compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocupavam os espaços do executivo e legislativo no período proposto; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu a primeira reforma do ensino, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza no ano de 1930, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, na mudança da ênfase na formação profissional primária para a secundária e na proposição de uma formação de crianças para a de jovens e adultos. As fontes contempladas serão as mensagens dos presidentes, os anais do Congresso Legislativo, os relatórios dos Secretários da Instrução Pública e as dissertações e teses defendidas pelos bacharéis em direito que estudaram na Faculdade de Direito de São Paulo e que ocuparam, posteriormente, cargos de Presidentes, Secretários, Deputados e Senadores em Minas Gerais. As referências teóricas que serão utilizadas para o diálogo com as fontes contarão com o aporte da História Política e com a análise dos discursos políticos, notadamente a partir dos teóricos Berstein e Charaudeau.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / James Willian Goodwin Junior - Integrante / ABNER RODRIGUES DOS REIS - Integrante / EDMAR DE OLIVEIRA SOUZA - Integrante / HELBERT FELIX VIEIRA - Integrante / JAQUELINE MARIA DA SILVEIRA - Integrante / MARCELA PEREIRA FREITAS LEMOS - Integrante / VICTORIA RAMOS - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 7

  • 2013 - 2017

    A escolarização das atividades manuais e a formação do trabalhador mineiro sob o ponto de vista do léxico republicano (1891-1930), Descrição: Esta proposta refere-se a uma pesquisa cujo foco abrangente é o entendimento das transformações sociais ocorridas nos 40 anos iniciais da República, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira a partir da instauração do novo regime político. São mudanças acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos vários setores da vida social e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora. Elas ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o político e o educacional. De maneira específica, visa a tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização das atividades manuais e da formação do trabalhador, na esfera das políticas públicas da realidade mineira, procurando compreender como ocorreu a passagem do ensinar e aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar. Também, compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu a primeira reforma do ensino, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza no ano de 1930, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, na mudança da ênfase na formação profissional primária para a secundária e na proposição de uma formação de crianças para a de jovens e adultos. As fontes contempladas são as mensagens dos presidentes e os Anais do Congresso Legislativo. As referências teóricas que serão utilizadas para o diálogo com as fontes contarão com o aporte da História Política e com a análise dos discursos políticos, notadamente a partir dos teóricos Berstein e Charaudeau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante / Ilka Miglio de Mesquita - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2012 - 2013

    ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR EM MINAS GERAIS, Descrição: Esta é uma pesquisa que tem como foco abrangente o entendimento das transformações sociais ocorridas no período republicano, compreendido entre os anos de 1889 a 1930, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira a partir da instauração do novo regime político. São mudanças acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos setores de produção, de transmissão e de conservação dos conhecimentos e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora e das que ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o político e o educacional. De maneira específica, visa tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização das atividades manuais e da formação do trabalhador mineiro, na esfera das políticas públicas e no interior das práticas, ocorridas nas experiências escolares da realidade mineira, procurando compreender como ocorreu a passagem do ensinar e aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar. Também, compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. O recorte temporal deste projeto refere-se ao tempo inicial de 1891, quando iniciou o trâmite da primeira reforma do ensino, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e ao tempo final, o ano de 1930, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, na mudança da ênfase na formação profissional primária para a secundária. Trata-se de uma pesquisa guarda-chuva que articula vários subprojetos de investigação conforme abaixo descrito: 1. A RETÓRICA DOS DISCURSOS DOS BACHARÉIS EM DIREITO E A PRODUÇÃO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DE REPÚBLICA Apoio financeiro a) CNPq - 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) ? R$22.000,00 2. A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1891-1930) ? Apoio Financeiro: a) CNPq ? Bolsa de Produtividade em Pesquisa - PQ ? 2012 (Modalidade: PQ - Categoria/Nível: 2) b) CNPq - UNIVERSAL ? MCTI/CNPq Nº 14/2013 ? R$42.500,00 + uma bolsa de apoio técnico e uma bolsa de iniciação científica c) FAPEMIG ? Programa Pesquisador Mineiro ? PPM V (Edital 03/2011 d) FAPEMIG ? UNIVERSAL - 01/2013) ? R$22.939,25 3. OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DOS BACHARÉIS EM DIREITO QUE OCUPARAM OS ESPAÇOS DA PRESIDÊNCIA E DO CONGRESSO LEGISLATIVO EM MINAS GERAIS ? (PIBIC ? Edital CNPq CEFET-MG 56/13). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante / Hozana Penha de Souza - Integrante / Fábio Vasconcelos - Integrante / Ilka Miglio de Mesquita - Integrante / MILENE MAGALHÃES - Integrante / PEDRO VINICIUS PEREIRA - Integrante / Bárbara Braga Penido Lima - Integrante / Flávio Martins Ferreira - Integrante / Bruna Castelo Branco Santos - Integrante / Samara Mírian Coutinho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 6

  • 2010 - 2012

    A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1892-1920), Descrição: Esta proposta refere-se a um projeto de pesquisa cujo foco abrangente é o entendimento das transformações sociais ocorridas no período republicano, compreendido entre os anos de 1889 a 1930, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira a partir da instauração do novo regime político. São mudanças acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos setores de produção, de transmissão e de conservação dos conhecimentos e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora e das que ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o político e o educacional. De maneira específica, a proposta visa a tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização das atividades manuais e da formação do trabalhador mineiro, na esfera das políticas públicas e no interior das práticas, ocorridas nas experiências escolares da realidade mineira, procurando compreender como ocorreu a passagem do ensinar e aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar. Também, compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. O recorte temporal deste projeto refere-se ao tempo inicial de 1892, quando ocorreu a primeira reforma do ensino, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e ao tempo final, o ano de 1920, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, na mudança da ênfase na formação profissional primária para a secundária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / Júnia de Souza Lima - Integrante / James Williem Goodwin Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2011

    EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: POR UMA SOCIOHISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO, Descrição: Esta proposta refere-se a um programa de pesquisa cujo foco abrangente é o entendimento das transformações sociais ocorridas no período republicano, compreendido entre os anos de 1889 a 1930, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira. São mudanças, acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos setores de produção, de transmissão e de conservação dos conhecimentos e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora e que ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o educacional. Nesse sentido, o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da mecanização do trabalho e o processo pelo qual o trabalhador foi produzido e se produziu apresentam novas e expressivas questões para serem investigadas. De maneira específica, a proposta é tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização do trabalhador mineiro e de implementação da formação profissional, no âmbito das políticas públicas e no interior das práticas ocorridas nas experiências escolares da realidade mineira, procurando compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. Este programa de pesquisa abarca os projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq, além de bolsas de iniciação científica PIBIC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / Carla Chamon - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4

  • 2008 - 2010

    EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: por uma sociohistória da escolarização do trabalhador mineiro, Descrição: O foco abrangente desta pesquisa é o entendimento das transformações sociais ocorridas no período republicano, compreendido entre os anos de 1889 a 1930, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira. Essas mudanças, acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos setores de produção, de transmissão e de conservação dos conhecimentos e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora, ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o educacional. Nesse sentido, o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da mecanização do trabalho e o processo pelo qual o trabalhador foi produzido e se produziu apresentam novas e expressivas questões para serem investigadas. De maneira específica, a proposta é tornar possível o levantamento das questões relacionadas às iniciativas de implementação da formação profissional no âmbito das políticas públicas e no interior das práticas ocorridas nas experiências escolares da realidade mineira, procurando compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2007 - 2009

    EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: por uma sociohistória da escolarização do trabalhador mineiro, Descrição: O foco abrangente desta pesquisa é o entendimento das transformações sociais ocorridas no período republicano, compreendido entre os anos de 1889 a 1930, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira. Essas mudanças, acompanhadas de novas situações que estavam ocorrendo nos setores de produção, de transmissão e de conservação dos conhecimentos e nos modos de pensar e de viver das pessoas pelo mundo afora, ocuparam, no transcurso histórico da sociedade moderna, os vários espaços da vida social, inclusive o educacional. Nesse sentido, o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da mecanização do trabalho e o processo pelo qual o trabalhador foi produzido e se produziu apresentam novas e expressivas questões para serem investigadas. De maneira específica, a proposta é tornar possível o levantamento das questões relacionadas às iniciativas de implementação da formação profissional no âmbito das políticas públicas e no interior das práticas ocorridas nas experiências escolares da realidade mineira, procurando compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. Esta pesquisa abarca dois subprojetos de iniciação científica PIBIC, a saber: SUBPROJETO I - A ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO: as políticas públicas para a educação profissional (1889-1930) SUBPROJETO II - A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ENSINO TÉCNICO PRIMÁRIO: as políticas públicas e as práticas escolares em Minas Gerais na virada do século XIX para o século XX. Este projeto envolve 3 bolsistas de iniciação científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Júnia de Souza Lima - Integrante / Jorge Florentino Botelho - Integrante / Vinícius Azevedo Machado - Integrante / Sônia Soares Amorim - Integrante / VERSIUEX, Daniela Pereira - Integrante / LAURA CAMPOS MENEZES - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5

  • 2005 - 2006

    REFORMA DO ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: as contribuições de Delfim Moreira da Costa Ribeiro para o projeto de educação em Minas Gerais, Descrição: A investigação sobre o percurso de Delfim Moreira - como Secretário de Estado dos Negócios do Interior, por dois mandatos (1902-1906 e 1911-1914), e logo em seguida como Presidente do Estado de Minas Gerais no período entre 1915 a 1918 - vai permitir a ampliação da produção do conhecimento sobre a afirmação da cultura escolar em Minas Gerais, tendo o enfoque na relação entre a Reforma do Ensino e a formação docente. À frente de uma Secretaria responsável pelas políticas públicas para educação, durante dois longos períodos e como Presidente do Estado, esse intelectual teve importante influência no modelo escolar que foi se delineando nas duas primeiras décadas do século XX. Participou efetivamente das decisões sobre as reformas efetuadas no ensino no período, especialmente a que criou os Grupos Escolares em 1906, pouco tempo após deixar a Secretaria do Interior, em julho daquele mesmo ano. Também sob a sua gestão como Secretário e Presidente do Estado empreendeu as Reformas do Ensino em 1911 e 1915, além da ampla Reforma do Ensino Normal, em 1916.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador.

  • 2004 - 2008

    Processos de Escolarização e Culturas Escolares em MInas Gerais: 1820-1950, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar a constituição de culturas escolares no processo de escolarização em Minas Gerais no período que vai da independência do país às reformas educacionais educacionais do Estado Novo. Articula investigações desenvolvidas por pesquisadores de várias instituições (UFMG, CEFET-MG, FUMEC).. Subprojeto:Organização de um portal mineiro de históriada educação, desenvolvido em conjunto com equipes da Universidade Federal de Juiz de Fora e UNIMONTES... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador / Tarcísio Mauro vago - Integrante / Carla Chamon - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2002 - 2007

    INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E ESTADO: as constribuições do bacharel Delfim Moreira da Costa Ribeiro para o projeto de educação em Minas, Descrição: A investigação sobre o percurso de Delfim Moreira - como Secretário de Estado dos Negócios do Interior, por dois mandatos (1902-1906 e 1911-1914), e logo em seguida como Presidente do Estado de Minas Gerais no período entre 1915 a 1918 - vai permitir a ampliação da produção do conhecimento sobre a afirmação da cultura escolar em Minas Gerais, tendo o enfoque na relação entre intelectuais, educação e Estado. À frente de uma Secretaria responsável pelas políticas públicas para educação, durante dois longos períodos, esse intelectual teve importante influência no modelo escolar que foi se delineando nas duas primeiras décadas do século XX. Participou efetivamente das decisões sobre as reformas efetuadas no ensino no período, especialmente a realizada em 1906, pouco tempo após deixar a Secretaria do Interior, em julho daquele mesmo ano. Também como Presidente do Estado promoveu uma ampla reforma do ensino, em 1916, reforma essa que chama a atenção para a construção de um projeto de educação para as escolas mineiras, cujo caráter participativo de sua consecução evidenciou a sintonia do poder público com as práticas escolares dos vários atores que atuavam nos diversos grupos do Estado. Interessa investigar não só quem foi esse intelectual e o que ele pensava e propunha para a educação em Minas Gerais, mas também investigar como se constituía o intelectual da educação nesse período, o que permitia a esse ator a sua inserção, na qualidade de intelectual, no campo educacional e político e como ele se articulava, em seu pensamento e atuação nas culturas escolares e urbanas. O estudo desse intelectual vai nos possibilitar pensar o entrelaçamento da cultura político-jurídica e da cultura escolar. Ao transitar por diferentes tempos e espaços sociais, se inscrevendo em determinadas redes de relações, esse intelectual estava imbuído de diversas competências a partir das quais ele procurava intervir no corpo social, e, nesse papel, articulava diferentes saberes e culturas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2003

    A constituição da cultura escolar em Minas Gerais: apropriações dos objetos escalores por professores e alunos da escola primária, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido na faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Educação - DEd. , Av Amazonas 5.855, Gameleira, 30510000 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33196806

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2006

    Centro Universitário de Belo Horizonte

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 8

    Atividades

    • 01/2006 - 08/2006

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 2006 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Magistério do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2015

      Direção e administração, Centro Federal de Educação Tenológica de Minas Gerais - CEFET-MG, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica.

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Federal de Educação Tenológica de Minas Gerais - CEFET-MG, .,Cargo ou função, Presidente.

    • 04/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Mestrado em Educação Tecnológica, .,Cargo ou função, Presidente.

    • 03/2007

      Ensino, Educação Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa em Educação Tecnológica I, História da Educação Profissional no Brasil

    • 03/2007

      Ensino, Programa Especial de Formação de Docentes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação

    • 10/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pós-graduação/Mestrado em Educação Tecnológica, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2011 - 09/2015

      Direção e administração, Centro Federal de Educação Tenológica de Minas Gerais - CEFET-MG, .,Cargo ou função

    • 01/2010 - 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Membro titular.

    • 03/2007 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, .,Cargo ou função, MEMBRO TITULAR.

    • 02/2010 - 11/2011

      Direção e administração, Centro Federal de Educação Tenológica de Minas Gerais - CEFET-MG, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 11/2006 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado.

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Mestrado em Educação Tecnológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    • 03/2010 - 11/2010

      Ensino, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, BÁSICA E DE JOVENS E ADULTOS

    • 03/2007 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Departamental, .,Cargo ou função, Membro efetivo do Conselho Departamental.

  • 2005 - 2006

    Fundação Universidade de Itaúna

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 30

    Atividades

    • 10/2005 - 09/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Apoio Fomento e Acompanhamento a Pesquisa, Mestrado Em Educação.,Linhas de pesquisa

    • 10/2005 - 09/2006

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Sociedade

  • 1999 - 2001

    Centro Universitário de Belo Horizonte

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1999 - 08/2001

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Fundamentos da História da Educação

  • 1998 - 2006

    Universidade FUMEC

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 6

    Atividades

    • 03/2006 - 02/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Pedagogia.,Linhas de pesquisa

    • 08/1998 - 09/2006

      Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação em MInas Gerais

    • 08/2001 - 02/2006

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Fundamentos.

  • 1999 - 1999

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Outro (Professor substituto), Carga horária: 20

  • 1996 - 1997

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Outro (Professor substituto), Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/1999 - 12/1999

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática de Educação de Adultos, Didática

    • 03/1996 - 03/1997

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino de I e II graus I, Política Educacional, Estrutura e Funcionamento do Ensino de I e II graus II