Nora Katia Saavedra del Aguila

Possui graduação em Biologia UNALM (1995), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2007). Pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (2009). Atualmente é professor associado da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Microbiologia Aplicada.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento

2003 - 2007

Escola de Engenharia de São Carlos-USP
Título: Avaliação de bactérias fototróficas em lagoas de estabilização: diversidade, purificação e identificação
Profa. Dra. Maria Bernadete Amâncio Varesche. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bactérias fototróficas; PCR; DGGE; Sequenciamento.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Produtos e Processos Biotecnológicos.

Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento

2000 - 2002

Escola de Engenharia de São Carlos - USP
Título: Influência da pré-oxidação com ozônio e peróxido de hidrogênio no desempenho da filtração lenta em areia e carvão ativado granular,Ano de Obtenção: 2002
Luiz Di Bernardo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Filtração lenta; Ozônio; Peróxido de hidrogênio; Camada biológica; Matéria orgânica; Algas. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Graduação em Biologia

1991 - 1995

Universidad Nacional Agraria La Molina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2007 - 2009

Pós-Doutorado. , Escola de Engenharia de São Carlos-USP, EESC-USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Engenharias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Curso de PCR: Planejamento e Otimização. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

Introdução ao programa bionumerics, plataforma de. (Carga horária: 20h). , Escola de Engenharia de São Carlos - USP, EESC, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento em seqüenciamento Básico no ABI PRISM. (Carga horária: 40h). , Escola de Engenharia de São Carlos - USP, EESC, Brasil.

1992 - 1994

Extensão universitária em Estagiária no Laboratório de Fisiologia Animal. (Carga horária: 40h). , Universidad Nacional Agraria La Molina, UNALM, Peru.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SEDIMENTO DO RESERVATÓRIO DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE - GO: TESTE DE TOXICIDADE. 2019. (Congresso).

30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BIORREMEDIAÇÃO DE NÍQUEL POR BACTÉRIAS ISOLADAS DE ÁREA DE MINERAÇÃO. 2019. (Congresso).

30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. DEFINIÇÃO DOS PONTOS DE COLETA EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA SIMULAÇÃO DE DECAIMENTO DO CLORO RESIDUAL LIVRE. 2019. (Congresso).

XVII Encontro nacional de estudantes de Engenharia Ambiental & V Fórum Latino-americano de Engenharia e Sustentabilidade.Avaliação da qualidade ambiental no município de Anicuns - GO. 2019. (Encontro).

15 Conpeex. Análise de água subterrânea captada no cemitério Vale da Paz, Goiânia-GO. 2018. (Congresso).

15 Conpeex. Floculação por pH elevado na recuperação de biomassa algal. 2018. (Congresso).

15 Conpeex. Desinfecção em redes de distribuição de água para consumo humano. 2018. (Congresso).

15 Conpeex. Decaimento de cloro nas redes de abastecimento de água, Anápolis (GO). 2018. (Congresso).

15 Conpeex. Níquel: importância, impactos e tratamento. 2018. (Congresso).

15 Conpeex. Monitoramento da água subterrânea localizados próximos da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite, Goiânia - GO. 2018. (Congresso).

15 Conpeex. Isolamento de bactéria em área de mineração. 2018. (Congresso).

XIV Sibesa.Remoção de níquel em solução aquosa pela biomassa da bactéria Mucilaginibacter sp.. 2018. (Simpósio).

XIV - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.DECAIMENTO DO CLORO NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA. 2018. (Simpósio).

XVI ENEEAmb.Análise de água subterrânea captada no cemitério Vale da Paz, Goiânia-GO. 2018. (Encontro).

14 Conpeex; Congresso de pesquisa, ensino e extensão. 2017. (Congresso).

Congresso ABES/FENASAN. Avaliação de compostos orgânicos em sistema lótico e sistema lêntico de bacia hidrográfica para usos múltiplos. 2017. (Congresso).

Curso Abastecimento de água por mananciais subterrâneos. 2017. (Outra).

Curso Práticas operacionais de ETEs. 2017. (Outra).

Espaço das profissões-UFG.Microbiologia e Engenharia Ambiental. 2017. (Outra).

XXI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Mapeamento sistemático de publicações: formação de trihalometano como subproduto da desinfecção. 2017. (Exposição).

Diferenças entre PIBITI e PIBIC. 2016. (Outra).

X Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.Diágnóstico de atividades antrópicas em área de proteção ambiental. 2016. (Simpósio).

X Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.Precipitação e aporte de nutrientes em reservatório tropical destinado ao abastecimento público de água. 2016. (Simpósio).

XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Variação de elementos traço em reservatório destinado ao abastecimento público. 2016. (Simpósio).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ESTUDO DA SIGNIFICÂNCIA ENTRE TÉCNICAS DE DETERMINAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA EM AMOSTRAS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE HORMÔNIOS EM MANANCIAL DE ABASTECIMENTO (GO Brasil). 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. DETERMINAÇÃO DA CAFEÍNA EM MANANCIAL DE SUPERFÍCIE EM TEREZÓPOLIS DE GOIÁS. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. DIVERSIDADE DE MICROALGAS E CIANOBACTÉRIAS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Perfil das condições hídricas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite, 2011-2013. 2014. (Simpósio).

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. AVALIAÇÃO SAZONAL DOS NUTRIENTES E EFICIÊNCIA DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA EM ENSAIOS COM COAGULANTE SULFATO DE ALUMÍNIO E AUXILIARES PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CLORO E O ADSORVENTE CAP. 2013. (Congresso).

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Estudo do perfil vertical na lagoa facultativa do módulo A da ETE de Trindade, GO. 2013. (Congresso).

III Congresso Paraguayo de Recursos Hidricos. RETOS PARA LA AVALIACIÓN DE LA CALIDAD DEL AGUA DISTRIBUIDA A LA POBLACIÓN EN EL ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. 2012. (Congresso).

Implantaçã​o De Controles De Qualidade Em Laboratóri​os De Microbiolo​gia De Água, Segundo Critérios De Iso/Iec 17025. 2012. (Outra).

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Estudo da remoção de carbono orgânico total nas águas do Ribeirão João Leite com aplicação do cloreto férrico. 2011. (Congresso).

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da eficiência das lagoas de estabilização no município de Trindade-GO. 2011. (Congresso).

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Comunidade fitoplanctônica da lagoa de maturação da ETE de Trindade-Goiás. 2011. (Congresso).

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Otimização da ETA Jaime Câmara para adequação à nova qualidade de água do barramento do Ribeirão João Leite Goiânia-Goiás. 2011. (Congresso).

A última fronteira em HPLC e UHPLC. 2011. (Seminário).

IV Café Ficológico, promovido pelo Laboratório de Análise e Gerenciamento Ambiental de Recursos Hídricos (LAMARH).Lagoas de Estabilização. 2009. (Simpósio).

IV Café Ficológico promovido pelo Laboratório de Análise e Gerenciamento Ambiental de Recursos Hídricos (LAMARH). 2009. (Simpósio).

Oficina "Projetos pedagógicos de cursos na UFG". 2009. (Oficina).

Planejamento Pedagógico da Escola de Engenharia Civil da UFG. 2009. (Oficina).

XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Mini-curso: Processos Biológicos para remoção de nutrientes de águas residuárias. 2009. (Simpósio).

XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Microrganismos responsáveis pela produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fixo. 2009. (Simpósio).

1 Simpósio de Pós-Doutorado da USP, siPDusp.Avaliação da diversidade microbiana de reatores aplicados na produção de hidrogênio. 2008. (Simpósio).

Curso de PCR: Planejamento e Otimização. 2008. (Outra).

III Seminário do Projeto Temático FAPESP.Identificação de microrganismos responsáveis pela produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fixo. 2008. (Seminário).

III Seminário do Projeto Temático FAPESP - Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre.Reatores anaeróbios alimentados com xilose aplicados à produção de H2.. 2008. (Seminário).

II Seminário do Projeto Temático FAPESP-Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre.Avaliação da diversidade microbiana em reatores aplicados na produção de hidrogênio. 2008. (Seminário).

I Seminário do Projeto Temático FAPESP-Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre. 2008. (Seminário).

IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia.Bactérias fototróficas anoxigênicas de lagoas de estabilização anaeróbia e facultativa utilizadas no tratamento de esgoto sanitário doméstico. 2008. (Simpósio).

Curso Introdução ao programa bionumerics, plataforma de software para análise de dados biológicos. 2007. (Outra).

II International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology. Bed porosity evaluation in anaerobic packed-bed reactor producing hydrogen. 2007. (Congresso).

II International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology. Evaluation of the microbial diversity in anaerobic reactors fed with sucrose applied to hydrogen production. 2007. (Congresso).

II International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology. Treatment of linear alkylbenzene sulfonate in mesophilic anaerobic sequencing batch reactor. 2007. (Congresso).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Caracterização de bactérias de reator UASB usado no tratamento de resíduos de suinocultura e processamento de aves. 2007. (Simpósio).

XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos. 2007. (Simpósio).

XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos.Aplicação de técnicas de biologia molecular para avaliar a influencia do oxigenio no crescimento de bactérias redutoras de sulfato e arquéias metanogenicas no reator UASB. 2007. (Simpósio).

XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos.Avaliação de bactérias fototróficas em lagoas de estabilização. 2007. (Simpósio).

XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos.Remoção de benzoato e sulfato em reator anaeróbio de leito fixo. 2007. (Simpósio).

Projeto Temático FAPESP-Desenvolvimento de Sistemas Combinados de Tratamento de Águas Residuárias visando a Remocao de Poluentes e a Recuperacao de Energia e de Produtos dos Ciclos de Carbono, Nitrogenio e Enxofre. 2006. (Seminário).

Treinamento em sequenciamento Básico no ABI PRISM 310 Genetic Analyzer. 2006. (Outra).

VII Taller y Simpósio Latinoamericano sobre Digestão Anaeróbia.Avaliação da diversidade de bactérias fototróficas em lagoas de estabilização anaeróbia. 2005. (Simpósio).

Biofilmes Microbianos.Workshop em Biofilmes Microbianos. 2004. (Simpósio).

Conferências "Organismos Vivos Modificados: Bioseguridade".Assistente às conferências: Organismos Vivos Modificados: Bioseguridade. 1999. (Simpósio).

Jornada de Investigação em Microbiologia das Universidades do Peru.Expositora na Jornada de Investigação em Microbiologia das Universidades do Peru. 1999. (Encontro).

A Investigação em Microbiologia Aplicada: A Biotecnologia Microbiana no terceiro Milênio.Assistente ao Seminário Nacional de investigação em Microbiologia Aplicada: A Biotecnologia Microbiana no Terceiro Milênio. 1998. (Seminário).

Análises Microbiológico de águas usando a técnica de filtração por membrana.Assistente ao Curso Teórico-Práctico Análises Microbiológico de águas usando a técnica de filtração por membrana. 1998. (Outra).

Conservação Ecológica.Assistente ao Seminário Conservação Ecológica. 1998. (Seminário).

Curso Técnicas Aplicadas ao Estudo da Biodiversidade.Assistente ao Curso Técnicas Aplicadas ao Estudo da Biodiversidade. 1997. (Outra).

Curso Práctico Contaminação Ambiental.Assistente ao Curso Práctico Contaminação Ambiental. 1996. (Outra).

Curso de Genética em Medicina.Assistente ao Curso de Genética em Medicina. 1995. (Outra).

III Congresso Peruano de Genética. Assistente ao III Congresso Peruano de Genética. 1995. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Zoologia de Vertebrados. Assistente e Expositora em VII Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Zoologia de Vertebrados. 1994. (Congresso).

Biologia e Conservação dos mamíferos do Peru.Curso práctico: Biologia e Conservação dos mamíferos do Peru.. 1993. (Outra).

Mini-Simpósio de Ornitologia.Assistente ao Mini-Simpósio de Ornitologia. 1992. (Simpósio).

x Congresso Nacional de Biologia. Assistente ao X Congresso Nacional de Biologia. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciano de Oliveira

Santos, F. C.; Teran, F.J.;Katia Saavedra Hoffmann. Decaimento da concentração de cloro residual livre nas redes de abastecimento de água. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Andreia Gomes dos Santos Arantes

FRAYNE, R. M.; Carrijo, I. B.;Nora Katia Saavedra. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA E DO SEDIMENTO NO RESERVATÓRIO DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE ? GO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Patrícia Pareira Ribeiro Keller

Saavedra, N.K.; Teran, F.J.; Carrijo, I. B.. Diagnóstico do estresse hídrico na bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Kátia Bittar Haddad

Saavedra, N.K.; Souza, M.A.; Carvalho, E.H.. Avaliação da codisposição de resíduos de fossa e tanque séptico em sistema de tratamento de esgoto composto por lagoas anaeróbias, facultativas e de maturação. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Aline Vieira Peixoto

Saavedra, N.K.; Aisse, M.M.; Carvalho, E.H.. Avaliação das interferências da codisposição de resíduos de fossa e tanques sépticos, com e sem a remoção prévia de gordura, no desempenho de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB). 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Emmanuel Bezerra D?Alessandro

Santos, A.C.; Carvalho, E.H.;Saavedra, N.K.. COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO (TRINDADE,GO). 2012. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: WILMA Gomes Da Silva Carmo

Ferreira, S.S.;Scalize, P.S.Saavedra, N.K.. TRATABILIDADE DA ÁGUA DA BARRAGEM DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE - REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NATURAL E FORMAÇÃO DE TRIHALOMETANOS. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Luciana de Souza Melo Machado

Granato de Araújo, J. V.;Saavedra, N.K.Scalize, P.S.. Avaliação do desempenho da filtração lenta na estação de tratamento de água Câmpus - Sistema Samambaia (exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Luciana Inácio Pauletti

Saavedra, N.K.; Formiga, K. T. M.; Siqueira, E. Q.. Acúmulo e carreamento de metais nas águas de drenagem urbana de Goiânia (exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Ruiter Lima Morais

Zang, J. W.; Siqueira, E. Q.;Saavedra, N.K.; Santiago, M. F.. Tratabilidade fúngica de hormônios sintéticos (exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Fernando Ernesto Ucker

Saavedra, N.K.; Kopp, K. A.; Almeida, R.. Eficiência do sistema vetiver (Vetiveria zizanioides) no tratamento de esgoto sanitário (exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: WILMA Gomes Da Silva Carmo

Scalize, P.S.; Kopp, K. A.;Saavedra, N.K.. Remoção de compostos orgânicos naturais em estação de tratamento de água de ciclo completo (exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Emmanuel Bezerra D´Alessandro

Carvalho, E.H.; Siqueira, E. Q.;Saavedra, N.K.. Comunidade fitoplanctônica e parâmetros físico-químicos em uma lagoa de estabilização (exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Ana Elisa Barreto Matias

Ribeiro, E. S.;SAAVEDRA, N. K.; Prado, A.G.S.; Gil, E.S.. Desenvolvimento e caracterização de sensores quimicamente modificados para análise do sulfeto. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Eurivan Alves Mendonça

Delvio Sandri;Saavedra, N.K.; Almeida, R.. Disposição de efluentes de estação de tratamento de esgoto industrial em solo vegatado com Bambu. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Valéria de Lima Jardim

Ponezi, A.N.;Saavedra, N.K.; Mariângela Fontes Santiago. Seleção de fungos de decomposição branca produtores de enzimas oxidativas na presença de acefato para redução de sua toxidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Karina Eliane Quege

Hora, Karla E. R.;Saavedra, N.K.; Almeida, R.. Utilização de bambu no tratamento de esgoto doméstico no sistema zona de raízes (exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Carolina Braz Silva

SIQUEIRA, E. Q.;Saavedra, N.K.; Mariângela Fontes Santiago. Seleção e aplicação de linhagens de Trichoderma harzianum em associação com Pycnoporus sanguineus e Trametes villosa para degradação do acefato (exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Leonora Milagre de Souza

Saavedra, N.K.; Carvalho, E.H.;Scalize, P.S.. Análise da viabilidade técnica da recirculação do resíduo de decantador de estação de tratamento de água (exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Alessandro Ribeiro de Sousa

Camargo, A. J.;SAAVEDRA, N. K.; Costa, O. S.. Determinação da produtividade primária pelo fitoplâncton em zona eufótica na represa Samambaia, Goiânia-GO. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Ana Elisa Barreto Matias

SAAVEDRA, N. K.Scalize, P.S.; Gil, E.S.. Desenvolvimento e caracterização de sensores quimicamente modificados para análise de sulfeto (exame de qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Daniela Souza Silva

SAAVEDRA, N. K.; Almeida, R.; Carvalho, E.H.. Avaliação da eficiência de leito de macrófitas para remoção de helmintos e coliformes fecais de lodo (exame de qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Wanderlei Elias Peres

Brandão, C.C.S.;SAAVEDRA, N. K.; SIQUEIRA, E. Q.. Avaliação do desempenho da filtração em múltiplas etapas (FiME) no tratamento da água do Ribeirão Sozinha em Goianápolis - Estado de Goiás. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Daniela Cristina Fonseca Camplesi

Edson Tangerino;SAAVEDRA, N. K.; Mariângela Fontes Santiago; Klebber T. Formiga. Filtração em múltiplas etapas (FiME) no tratamento de águas de abastecimento com elevada turbidez. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Guilherme peixoto

SAAVEDRA, N. K.ZAIAT, M.. Produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fixo ascendente a partir de águas residuárias de indústrias de refrigerantes (Exame de qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos-USP.

Aluno: Hugo Delleon da Silva

García-zapata, M.T.; Tada, M.S.; Fiaccadori, F.S.; Souza, G.R.;Saavedra, N.K.. Ocorrência de adenovírus humano em água tratada da cidade de Goiânia e avaliação da sua recuperação em solução com sólidos tropicais. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Carolina Moreira Araújo

Longhin, S.R.; FRAYNE, R. M.;Katia Saavedra Hoffmann. Remoção de níquel em solução aquosa pela biomassa da bactéria Mucilaginibacter sp.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Paulo Henrique Oliveira Marinho

Keller, P.; FRAYNE, R. M.;Katia Saavedra Hoffmann. Recuperação de microalgas cultivadas em lagoa de estabilização por meio da floculação induzida por pH elevado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Luciano de Oliveira

Klebber T. Formiga; RUGGERI, H.;Nora Katia Saavedra. Decaimento da concentração de cloro residual livre nas redes de abastecimento de água. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Andreia Gomes dos Santos Arantes

Nora Katia Saavedra; FRAYNE, R. M.; Carrijo, I. B.. Avaliação quali-quantitativa da presença de agrotóxicos em sedimento do reservatório do ribeirão João Leite - GO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Luciano Pires do Prado Pais

Nora Katia Saavedra; VASCO, J.; Capanema, M>. Vulnerabilidade das bacias de captação superficial de abastecimento localizadas nas proximidades de cemitérios. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Débora Cristina Aguiar Chaves Paiva

Nora Katia Saavedra; FRAYNE, R. M.; Teran, F.J.. Desempenho de um reator aeróbio de leito fixo no tratamento de água contaminada com glifosato sob diferentes concentrações de fósforo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Juliana Beatriz Souza Leite

Nora Katia Saavedra; Teixeira, D>; Kopp, K.. A governança da água e a trajetória dos comites de bacias hidrográficas do Estado de Goiás. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Fernanda Lisboa Martins

Nora Katia Saavedra; Teran, F.J.;Santiago, M. F.. Remoção de 17 alfa- etinilestradiol utilizando processo biológico e fotocatálise em leito fluidizado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Iara Nunes Cunha

Mariângela Fontes Santiago; Teran, F.J.;Saavedra, N.K.. Avaliação de hormônios no manancial de abastecimento público João Leite, em Goiânia-GO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Maria Alciony Rosa da Silva Batista

Saavedra, N.K.; Siqueira, E. Q.; Kopp, K.. Avaliação da qualidade da água e sedimento de microbacias utilizadas para abastecimento público da região metropolitana de Goiânia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Monike Fabiane Alves Ribeiro Lacerda

Saavedra, N.K.; Lopes, F. M.;Santiago, M. F.. Degradação de hormônios sintéticos por meio de lacases fúngicas imobilizadas em fibras de Luffa operculata em reator. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Laurivê Antônio dos Santos Júnior

Saavedra, N.K.; Zang, J. W.;Santiago, M. F.. Degradação do antibiótico oxitetraciclina em reator de carbonização hidrotermal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Patrícia Caldeira de Souza

Saavedra, N.K.; Carvalho, E.H.; Pfeiffer, S.C. Codisposição de resíduo de fossa séptica em trincheiras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Ludimila Aparecida Cavalcante Wosnjuk carvalho

Saavedra, N.K.; Lacerda, E. S.; Leles, C. R.; Santos, S. F. O.. Aplicação de técnica de detecção de Helicobacter pylori em águas tratadas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Patrícia Pereira Ribeiro Keller

Carrijo, I. B.; Teran, F.J.;Saavedra, N.K.. Pré-diagnóstico do estresse hídrico da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Samara Monayna Alves Vasconcelos Carrilho

SAAVEDRA, N. K.; Teran, F.J.; Carvalho, E.H.. Avaliação dos impactos da codisposição de resíduo da fossa e tanque séptico em lagoas de tratamento de lixiviados no aterro sanitário do Município de Anápolis-GO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Diogo Appel Colvero

SAAVEDRA, N. K.; Carvalho, E.H.; Pfeiffer, S.C. Avaliação da disposição compartilhada de resíduos sólidos urbanos no aterro sanitário do Município de Cidade Ocidental/GO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG.

Aluno: Getúliio Henrique de Oliveira

Carvalho, E.H.;Saavedra, N.K.. Impactos da codisposição de lodo séptico em lagoas do tipo anaeróbia seguida de facultativa aerada e decantação. Estudo de caso para a ETE - Anápolis. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Keyle Borges e Silva Monteiro

Mariângela Fontes Santiago;Saavedra, N.K.; Almeida, R.. Remoção do herbicida atrazina na água por meio de fungos de decomposição branca. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Kátia Bittar Haddad

Carvalho, E.H.;Saavedra, N.K.. Interferência da codisposição de lodo séptico em sistema de lagoa de estabilização. Estudo de caso ETE Trindade-GO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Diógenes Aires de Melo

Pfeiffer, S.C; Carvalho, E.H.;Saavedra, N.K.. Proposta de um modelo de gestão para os resíduos sólidos urbanos recicláveis e compostáveis da região centro-oeste do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Gabrielle Brito do Vale

RUGGERI, H.;Hoffmann, Nora Katia Saavedra del Aguila. Defesa de estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Ana Augusta Coelho da Silva

Pfeiffer, S.C;Hoffmann, Nora Katia Saavedra del Aguila. Defesa de estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Ana Luiza Alves Cavalcanti

Pfeiffer, S.C;Hoffmann, Nora Katia Saavedra del Aguila. Defesa de estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Lucas Iversen Pedrosa Barcelos

Katia Saavedra Hoffmann. Defesa de estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Tales Emanuel Silva Bernardino

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Caio Silveira

Baracho, R.O.;Katia Saavedra Hoffmann. Estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Camila Silva de Almeida

Katia Saavedra Hoffmann; CARVALHO, R. A.; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Giovanna Lima Borges

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Camila Silva de Almeida e Daniela Pareira da Silveira

OLIVEIRA, A.;Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Trabalho de Conclusão de Curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: João Victor Costa Barros

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Gabriel de Faria Feris

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Carolina Silva Barros

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Douglas Pires Alcântara

Katia Saavedra Hoffmann; CRUVINEL, K. A.. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: THAÍS BORGES DE MELO

Katia Saavedra Hoffmann; Teran, F.J.; FRAYNE, R. M.. Defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Lays Silva Lobo

OLIVEIRA, A.;Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Vanessa de Paula Rodrigues

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: João Paulo Soares Pereira

Katia Saavedra Hoffmann; Pfeiffer, S.C. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Talita Cintra Braga

Katia Saavedra Hoffmann; Teixeira, D>. Defesa de estágio obrigatório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Luis Carlos Pereira Prado

SILVA, D. M. E.;Nora Katia Saavedra; NOGUEIRA, I. S.. Alterações fisiológicas em Piaractus bachypomus após exposição aguda à células de cepa tóxica de Microcystis aeruginosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia geral) - Instituto de Ciências Biológicas.

Aluno: Marcela Hirose Miyabara

Nora Katia Saavedra; Teran, F.J.; FRAYNE, R. M.. Avaliação de processo desnitrificante no tratamento de águas contaminadas com glifosato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Erika Vilela valente, Gabriela Tayrini Netto, Mariana Almeid

Nora Katia Saavedra; Pfeiffer, S.C; Carvalho, E.H.. Avaliação técnica e econômica de produtos químicos para coagulação do esgoto na ETE - Goiãnia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Cássia Braga Ribeiro balaeeiro

Nora Katia Saavedra; Pfeiffer, S.C. Módulo de engenharia e consultoria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Vitor Hatanaka Lemos

CRUVINEL, K. A.;Nora Katia Saavedra. Licenciamento e monitoramento ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Henrique Carvalho de Oliveira

SAAVEDRA, N. K.; Pfeiffer, S.C. Geração de energia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Mateus Lima dos Santos

SAAVEDRA, N. K.; Pfeiffer, S.C. Licenciamento ambiental e conservação e reuso de água. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Jimmy Motta Tipple

SAAVEDRA, N. K.; Pfeiffer, S.C. Consultoria ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Matheus Eliatan da Silva Ribeiro

SAAVEDRA, N. K.; Pfeiffer, S.C. Gerenciamento de resíduos sólidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Adriano Alves de Castro

Teran, F.J.;SAAVEDRA, N. K.. Saneamento e gestão ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Thaynara Azevedo Marques

FRAYNE, R. M.;SAAVEDRA, N. K.. Fiscalização ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Lays Lobo

Pfeiffer, S.C;Katia Saavedra Hoffmann. Monitoramento e licenciamento ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Thaynara Azevedo Marques

FRAYNE, R. M.;SAAVEDRA, N. K.. Fiscalização, monitoramento e auditoria ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Isis Nunes

Nora Katia Saavedra; SIQUEIRA, E. Q.. Monitoramento ambiental realizado pelo SECIMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Ramon Brito da Silva

Nora Katia Saavedra; Teixeira, D>. Inventário das emissões gasosas de efeito estufa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Aluno: Tulio Salatiel Cintra

Saavedra, N.K.; Teran, F.J.; FRAYNE, R. M.. Remoção de nutrientes via processo biológico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Adryelly Moreira Tavares e Jales Gomes Siqueira

Saavedra, N.K.; Teran, F.J.; RUGGERI, H.. Aplicação de processo biológico em reator de leito fluidificado visando o tratamento de águas residuárias de origem industrial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil - UFG.

Aluno: Isabella Ines Rodrigues Rosa

Saavedra, N.K.; Anunciação, C.E.. Detecção molecular de Helicobacter pylori em águas tratadas no Município de Goiânia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas.

FRAYNE, R. M.; RUGGERI, H.;SAAVEDRA, N. K.. Concurso para professor substituto. 2017. Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

SAAVEDRA, N. K.; Shuvartrz, M.; Moretto, E.M.. Concurso público para cargo de Docente na área de Ciências Ambientais da Escola de Engenharia Civil da UFG. 2010. Escola de Engenharia Civil da UFG.

J. Batista Lima; P. Modesto Filho;Nora Katia Saavedra. Concurso público para cargo de Docente na área de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso.

Saavedra, N.K.. Avaliador de trabalhos técnicos do 28 Congreso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2015. Escala de Engenharia Civil e Ambiental - UFG.

Saavedra, N.K.. Consultora Ad-hoc do edital: Seleção pública de projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação - Demanda espontânea. 2015. Escala de Engenharia Civil e Ambiental - UFG.

Saavedra, N.K.. Assessoria ad hoc referente a revisão de trabalhos de Revista Conexões- Ciência e Tecnologia. 2015. Escala de Engenharia Civil e Ambiental - UFG.

Saavedra, N.K.. Membro da Comissão de Avaliação dos trabalhos técnicos apresentados na XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Minas Gerais. 2015. Escala de Engenharia Civil e Ambiental - UFG.

Saavedra, N.K.. Membro avaliador dos trabalhos técnicos apresentados na XV Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, da 41 Assembléia Nacional da Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneament: O Desafio da Cooperação Interfederativa. 2011. Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.

SAAVEDRA, N. K.. Membro da Comissão Científica do VI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação/VI Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFFET-CE. 2006. CEFETCE. 2006. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JOSÉ EUCLIDES STIPP PATERNIANI

PATERNIANI, J. E. S. Paterniani, Jose Euclides S.BERNARDO, Luiz Di; CALIJURI, Maria Do Carmo. Influência da pré-oxidação com ozônio e peróxido de hidrogênio no desempenho da filtração lenta em areia e carvão ativado granular. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Maria Bernadete Amâncio Varesche

TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini; SANTOS, A. C.; Siu Mui Tsai;Carlos Dias MacielVARESCHE, M. B. A.. Avaliação de bactérias fototróficas em lagoas de estabilização: diversidade, purificação e identificação. 2007. Tese (Doutorado em Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Maria do Carmo Calijuri

CALIJURI, M. C.; BERNARDO, Luiz Di; PATERNIANI, José Euclides Stipp. Influência da pré-oxidação com ozônio e peróxido de hidrogênio no desempenho da filtração lenta em areia e carvão ativado granular. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Carlos Dias Maciel

VARESCHE, M. B. A.; SANTOS, A. C. A.; TALAMONI. J. B.; TSAI, S. M.;MACIEL, C. D.. Avaliação de Bactéria Fototróficas em Lagoas de Estabilização: Diversidade, Purificação e Identificação. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Valéria Menezes de Souza

Monitoramento dos postos de gasolina em Goiás e a problemática ambiental; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Paulo Henrique Oliveira Marinho

Algas e produção de bioconbustível; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Carolina Moreira Araújo

Isolamento de microrganismos de áreas contaminadas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária-PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Júlia Gomes Carmo

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO RIO MEIA PONTE EM GOIÂNIA-GO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; (Orientador);

Lucas Goulart Cândido

COMPARAÇÃO DE DOIS MÉTODOS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DOMÉSTICOS: VERMICOMPOSTAGEM E COMPOSTAGEM ACELERADA; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; (Orientador);

Mário Batista da Silva

EUTROFIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS EM MANANCIAL DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA ? GOIÂNIA (GO); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; (Orientador);

Larissa Da Silva

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL E MICROBIOLÓGICA DO CÓRREGO SANTO ANTÔNIO ? GO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; (Orientador);

Thainá Lima de Souza

VARIABILIDADE SAZONAL DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA E QUALIDADE AMBIENTAL DO RIO MEIA PONTE NO PERÍMETRO URBANO DE GOIÂNIA; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; (Orientador);

Luciano de Oliveira

Uso e ocupação do solo na bacia do Ribeirão Piancó, Município de Anápolis-GO; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária - PPGEAS) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG,; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Andreia Gomes dos Santos Arantes

Biodisponibilidade sazonal de íons metálicos no sedimento de um reservatório utilizado para abastecimento público de água ? caso do reservatório do ribeirão João Leite em Goiânia ? GO; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Patrícia Pereira Ribeiro Keller

PRÉ-DIAGNÓSTICO DO ESTRESSE HÍDRICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

WILMA Gomes Da Silva Carmo

Estudo da eficiência e de custos de tecnologias na remoção de compostos orgânicos naturais em estação de tratamento de água convencional ? ETA Goiânia-GO; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia do Meio AmbientePPGEMA) - Escola de Engenharia Civil da UFG,; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Emmanuel Bezerra D'Alessandro

COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO (TRINDADE,GO); 2012; Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Egenharia do Meio Ambiente-PPGEMA) - Escola de Engenharia Civil - UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Júlia Gomes Carmo

Monitoramento da presença de trihalometanos em água tratada; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Mário Batista da Silva

Avaliação da qualidade microbiológica da água para consumo humano; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Vitória Cristina Da Silva Vieira

Qualidade físico-química em sistema de tratamento de água de ciclo completo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Matheus Costa

Avaliação do efluente de uma indústria de produtos de limpeza segundo padrão de lançamento de efluentes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Maria Gabriela de Souza Damaceno

Condições sanitárias dos cemitérios localizados na região metropolitana de Goíânia-GO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Gabriel de Faria Feris

Avaliação da qualidade ambiental do sedimento do reservatório do manancial de abastecimento ribeirão João Leite -GO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Jessica Silva Vieira

Potencial poluidor dos cemitérios localizados próximos da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite, Goiânia-GO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Jessica Silva Vieira

Isolamento de bactérias de área de mineração - GO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Darley de Araújo Caldeira Filho

Monitoramento da água subterrânea localizados próximos da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite, Goiânia-GO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Carolina Alexandre Leite Villa Real

Decaimento de cloro nas redes deabastecimento de água, Anápolis (GO); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Talita Cintra Braga

Desinfecção em redes de distribuição de água para consumo humano; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Thiago Fachin Pelá

Potencial poluidor dos cemitérios localizados próximos da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite, Goiânia-GO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Gabriel Gade Martins Mesquita

AVALIAÇÃO DAS CARGAS POLUIDORAS NO MANANCIAL DE ABASTECIMENTO JOÃO LEITE - GO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Débora Raíssa Marçal

AVALIAÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES NO MANANCIAL DE ABASTECIMENTO JOÃO LEITE - GO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Camila de Castro Estrela

Comunidade fitoplantônica da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite Goiânia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia Civil - UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

DENISE LELES

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TIOSSULFATO DE SÓDIO NA INIBIÇÃO DO CLORO RESIDUAL LIVRE EM AMOSTRAS DE ÁGUA TRATADA DO ESTADO DE GOIÁS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia Civil - UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Alcides Junio Lemes Marques

AVALIAÇÃO SAZONAL DOS NUTRIENTES NA BARRAGEM DO JOÃO LEITE (GOIÁS); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Brenner Misofante Silva Gomides

Avaliação dos parâmetros físico-químicos no ribeirão João Leite (Goiás); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Jessica Silva Vieira

Monitora da Biologia; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Gabrielle Brito do Vale

Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, AQUALIT; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Caio Silveira

Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Milvo Gabriel Prevedello Di Domenico

Monitor da disciplina Biologia Geral; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Izadora Silva de Oliveira

Controle da poluição e monitoramento; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Gabriela Tayrini Netto

Parâmetros de qualidade na agência goiana de regulação; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Vitor Hatanaka Lemos

Monitoramento e auditoria ambiental; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

ADRIANO OLIVEIRA ALVES DE CASTRO

Saneamento básico e melhoramento ambiental; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Thaynara Azevedo Marques

Monitoramento e auditoria ambiental; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Lays Lobo

Monitoramento e licenciamento ambiental; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Vanessa de Paula Gonçalves Rodrigues

Monitor da disciplina Microbiologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Ramon Brito da Silva

Inventário das emissões gasosas de efeito estufa; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Mariana de Paula Marques

Avaliação da qualidade da água do João Leite; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Patrícia Fernandes Gomes

Monitoria na disciplina Ecologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Universidade Federal de Goiás; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Leonardo Dorninger Feitosa

Monitor na disciplina Biologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Universidade Federal de Goiás; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Gabriela Tayrini Netto

Avaliação de parâmetros de qualidade na agência goiana de regulação; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Izadora Silva de Oliveira

Controle de poluição; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária - EECA-UFG) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Marcela Hirose Miyabara

Monitoria; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental-EEC) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Iana Martins Moraes

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DOS BEBEDOUROS DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (EECA); 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental-EEC) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Patrícia Fernandes Gomes

Monitora; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, Universidade Federal de Goiás; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Alexandra Lapot Carneiro

Avaliação de contaminantes emergentes no ribeirão João Leite - GO; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Karlla Cristina Vasco

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS NO ESTADO DE GOIÁS; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil da UFG; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Vanessa de Paula Gonçalves Rodrigues

Monitoria na Biologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Rayane Vaz de Sousa

Monitoria na Microbiologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Escola de Engenharia Civil da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Avaliação de bactérias fototróficas em lagoas de estabilização: diversidade, purificação e identificação; 2007; Tese (Doutorado em Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Maria Bernadete Amâncio Varesche

2009; Escola de Engenharia de São Carlos - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Estágio PAE - Disciplina Microbiologia e Bioquímica Aplicadas(SHS0312); 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Estágio PAE - Disciplina Biologia Geral e Aplicada (SHS0301); 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Estágio PAE - Disciplina Microbiologia e Bioquímica Aplicadas (SHS0312); 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Reitoria; Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Desenvolvimento de práticas de Biologia Geral e Aplicada; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Reitoria; Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Estágio PAE - Disciplina Biologia Geral e Aplicada (SHS0301); 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Maria Bernadete Amâncio Varesche;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • D'Alessandro, E. B. ; Nora Katia Saavedra . DESEMPENHO DE UMA LAGOA DE MATURAÇÃO NA ETE DE TRINDADE (GO) : ESTUDO DE CASO. GEOAMBIENTE ON-LINE , v. 32, p. 15-37, 2018.

  • D'Alessandro, E. B. ; NOGUEIRA, I. S. ; Hoffmann, Nora Katia Saavedra del Aguila . Phagotrophic algae in a wastewater stabilization pond. INTERNATIONAL JOURNAL OF AQUATIC BIOLOGY , v. 6, p. 303-306, 2018.

  • D'ALESSANDRO, E. B. ; SAAVEDRA, N. K. ; SANTIAGO, M. F. ; D'ALESSANDRO, N.C.O. . Influência da sazonalidade em lagoas de estabilização. INGENIERÍA DEL AGUA , v. 19, p. 193-209, 2015.

  • DALESSANDRO, E. ; Saavedra, N.K. ; Santiago, M. F. ; SILVA, M. . DINÂMICA E SAZONALIDADE DAS VARIÁVEIS FÍSICO-QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DE UMA LAGOA FACULTATIVA. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil , v. 9, p. 34-47, 2014.

  • D'Alessandro, E. B. ; SAAVEDRA, N. K. ; SANTIAGO, M. F. ; SILVA, M. F. . Dinâmica e sazonalidade das variáveis físico-químicas e biológicas de uma lagoa facultativa. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil , v. 9, p. 10-23, 2014.

  • Cammarota, M.C. ; Rosa, D.R. ; Duarte, I. C. ; Nora K. Saavedra ; Varesche, M. Bernadete A. ; Zaiat, Marcelo ; Freire, D.M.G. . The effect of enzymatic pre-hydrolysis of dairy wastewater on the granular and immobilized microbial community in anaerobic bioreactors. Environmental Technology , v. 01, p. 01-12, 2013.

  • FERNANDES, B. S. ; SAAVEDRA, N. K. ; MAINTINGUER, S. I. ; SETTE, L. D. ; OLIVEIRA, V. M. ; VARESCHE, M. B. A. ; ZAIAT, M. . The Effect of Biomass Immobilization Support Material and Bed Porosity on Hydrogen Production in an Upflow Anaerobic Packed-Bed Bioreactor. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 170, p. 1348-1366, 2013.

  • Géssia Momoe Shida ; Leandro Takano Sader ; Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim ; Sakamoto, I.K. ; Sandra I. Maintinguer ; Nora Katia Saavedra ; Varesche, M.B.A. ; Edson Luiz Silva . Performance and composition of bacterial communities in anaerobic fluidized bed reactors for hydrogen production: Effects of organic loading rate and alkalinity. International Journal of Hydrogen Energy , v. 37, p. 16925-16934, 2012.

  • Cuba, RMF. ; Duarte, I.C.S. ; Saavedra, N.K. ; Varesche, M.B.A. ; Foresti, E. . Denitrification coupled with methane anoxic oxidation and microbial community involved identification. Brazilian Archives of Biology and Technology. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , v. 54, p. 173-182, 2011.

  • Peixoto, Guilherme ; Nora Katia Saavedra ; Varesche, M.B.A. ; ZAIAT, M. . Hydrogen production from soft-drink wastewater in an up flow anaerobic packed-bed reactor. International Journal of Hydrogen Energy , v. 36, p. 8953-8966, 2011.

  • Maintinguer, Sandra I. ; Fernandes, Bruna S. ; Duarte, Iolanda C.S. ; Saavedra, N.K. ; ADORNO, M. A. ; Varesche, M. Bernadete A. . Fermentative hydrogen production with xylose by Clostridium and Klebsiella species in anaerobic batch reactors. International Journal of Hydrogen Energy , v. 36, p. 13508-13517, 2011.

  • Duarte, I.C.S. ; Oliveira, L.L. ; Saavedra, N.K. ; Fantinatti-Garboggini, F. ; Menezes, C.B.A. ; Oliveira, V.M. ; Varesche, M.B.A. . Treatment of linear alkylbenzene sulfonate in a horizontal anaerobic immobilized biomass reactor. Bioresource Technology , v. 101, p. 606-612, 2010.

  • Fernandes, Bruna Soares ; Peixoto, Guilherme ; Albrecht, Fernanda Rui ; Nora Katia Saavedra ; Zaiat, Marcelo . Potential to produce biohydrogen from various wastewaters. Energy Sustainable Development , v. 14, p. 143-148, 2010.

  • Rosa, D.R. ; Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. ; ZAIAT, M. ; Cammarota, M.C. ; Freire, D.M.G. . Performance and molecular evaluation of an anaerobic system with suspended biomass for treating wastewater with higt fat content after enzymatic hydrolysis. Bioresource Technology , v. 100, p. 6170-6176, 2009.

  • Duarte, I. C. ; Oliveira , L. L ; SAAVEDRA, N. K. ; F. Fantinatti-Garboggini ; V.M. Oliveira ; Varesche, M.B.A. . Evaluation of the microbial diversity in a horizontal-flow anaerobic immobilized biomass reactor treating linear alkybenzene sulfonate. Biodegradation (Dordrecht) , v. 19, p. 375-385, 2008.

  • Hirasawa, J.S. ; Sarti, A. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Application of the molecular techniques to evaluate the methanogenic archaea and anaerobic bacteria in the presence of oxygen with different COD:Sulfate Ratios in an UASB Reactor.. Anaerobe (London) , v. 14, p. 209-218, 2008.

  • Sandra I. Maintinguer ; Bruna S. Fernandes ; Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; ADORNO, M. A. ; Varesche, M.B.A. . Fermentative hydrogen production by microbial consortium. International Journal of Hydrogen Energy , v. 33, p. 4309-4317, 2008.

  • Sandra I. Maintinguer ; Bruna S. Fernandes ; Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Evaluation of the microbial diversity in anaerobic reactors fed with sucrose applied to hydrogen production. In: Antonio Mendez-Vilas. (Org.). Current Research Topics in Applied Microbiology and Microbial Biotechnology. Sevilla: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd., 2009, v. , p. 240-244.

  • Varesche, M.B.A. ; Nora Katia Saavedra . Avaliação da diversidade bacteriana em lagoas de estabilização utilizando eletroforese em gel de gradiente desnaturante. In: In: Calijuri, M. C.; Miwa, A. C. P.; Falco, P. B.. (Org.). Subsídios para a sustentabilidade dos recursos hídricos: um estudo de caso em sub-bacias do Baixo Ribeira de Iguape - SP. São Carlos: EESC/USP, 2009, 2009, v. 1, p. 261-282.

  • Varesche, M.B.A. ; Nora Katia Saavedra . Avaliação da diversidade de bactérias fototróficas anoxigênicas nas lagoas de estabilização de Cajati. In: In: Calijuri, M. C.; Miwa, A. C. P.; Falco, P. B.. (Org.). Subsídios para a sustentabilidade dos recursos hídricos: um estudo de caso em sub-bacias do Baixo Ribeira de Iguape - SP. São Carlos: EESC/USP, 2009, v. 1, p. 283-291.

  • Duarte, I. C. ; Okada, D. ; Nora Katia Saavedra ; Fernanda Birges Sentoma ; Varesche, M.B.A. . Treatment of linear alkylbenzene sulfonate in mesophilic anaerobic sequencing batch reactor. Current Research Topics in Applied Microbiology and Microbial Biotechnology. Sevilha: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd, 2009, v. 1, p. 352-355.

  • Claudia Etchebehere Arenas ; Bruna S. Fernandes ; Elena Victoria Castelló Antonaz ; Foresti, E. ; Guilherme Peixoto ; Liliana Margarita Borzacconi ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. ; ZAIAT, M. . Producción de biohidrógeno a partir de aguas residuales para ser utilizado como fuente alternativa de energia. In: Petrobras, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo Federal. (Org.). Biocombustível para o Mercosul. 3ed.Brasília: UNESCO, 2008, v. 1, p. 1-203.

  • Oliveira, L. ; Katia Saavedra Hoffmann . DEFINIÇÃO DOS PONTOS DE COLETA EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA SIMULAÇÃO DE DECAIMENTO DO CLORO RESIDUAL LIVRE. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. RJ: ABES, 2019. p. 1-5.

  • Araújo, A.C. ; Marinho, P.H.O. ; Katia Saavedra Hoffmann . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BIORREMEDIAÇÃO DE NÍQUEL POR BACTÉRIAS ISOLADAS DE ÁREA DE MINERAÇÃO. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. RJ: ABES, 2019. p. 1-6.

  • Marinho, P.H.O. ; Arantes, A. ; Araújo, A.C. ; Katia Saavedra Hoffmann . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SEDIMENTO DO RESERVATÓRIO DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE - GO: TESTE DE TOXICIDADE. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. RJ: ABES, 2019. p. 1-8.

  • Saavedra, N.K. ; Villa Real, C. ; Oliveira, L. ; Braga, T. . DECAIMENTO DO CLORO NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA. In: XIV - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Foz do Iguaçu. XIV - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de janeiro: Abes, 2018. v. 1. p. 1-5.

  • Araújo, A.C. ; Marinho, P.H.O. ; Saavedra, N.K. . Remoção de níquel em solução aquosa pela biomassa da bactéria Mucilaginibacter sp.. In: XIV - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Foz do Iguaçu. XIV - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de janeiro: ABES, 2018. p. 1-5.

  • Damaceno, M.G. ; Saavedra, N.K. . Análise das condições ambientais em cemitérios municipais de Goiânia, GO. In: 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, 2018, Fortaleza. 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. São Paulo: Assemae, 2018. p. 1-9.

  • Damaceno, M.G. ; Saavedra, N.K. . ANÁLISE DE ÁGUA SUBTERRÂNEA DO CEMITÉRIO VALE DA PAZ, GOIÂNIA - GO. In: XVI Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental & IV Fórum Latino-americano de Engenharia e Sustentabilidade, 2018, Palmas - TO. XVI Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental & IV Fórum Latino-americano de Engenharia e Sustentabilidade, 2018. p. 1-5.

  • Oliveira, L. ; RODRIGUES, M. ; SAAVEDRA, N. K. ; Scalize, P.S. . Mapeamento sistemático de publicações: formação de trihalometano como subproduto da desinfecção. In: 47 Congresso Nacional da ASSEMAE - XXI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, 2017, Campinas, SP.. Trabalhos Assemae, 2017. v. 1. p. 1-5.

  • Keller, P. ; SAAVEDRA, N. K. . Avaliação de compostos orgânicos em sistema lótico e sistema lêntico de bacia hidrográfica para usos múltiplos. In: Congresso ABES/Fenasan, 2017, São Paulo. Anais de trabalhos. São Paulo: ABES, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • Keller, P. ; Nora Katia Saavedra . Variação de elementos traço em reservatório destinado ao abastecimento público. In: XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. XVII Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2016. p. 1-7.

  • Keller, P. ; Nora Katia Saavedra . Diágnóstico de atividades antrópicas em área de proteção ambiental. In: X Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação Ambiental, Desenvolvimento e Inovação. Porto Alegre: PUCRS, 2016. p. 1-10.

  • Arantes, A. ; Nora Katia Saavedra . Precipitação e aporto de nutrientes em reservatório tropical destinado ao abastecimento público de água. In: X Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2016, Porto Alegre. Regulamentação Ambiental, Desenvolvimento, Inovação. Porto Alegre: PUCRS, 2016. p. 1-11.

  • Pais, L. ; Nora Katia Saavedra ; Lobón, G. ; Pinheiro, R. ; Albuquerque, A. ; Scalize, P.S. . Cemitérios em bacias de captação: a realidade do Estado de Goiás. In: 17 Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Guimarâes. A Engenharia Sanitária nas Cidades do Futuro. Lisboa: APESB, 2016. p. 863-870.

  • Arantes, A. ; SAAVEDRA, N. K. . Análise granulométrica dos sedimentos de fundo do reservatório João Leite em Goiânia - GO. In: CONPEEX, 2016, Goiânia. Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2016.

  • Keller, P. ; Saavedra, N.K. ; Santos, C.R. ; Silva, K.B. . ESTUDO DA SIGNIFICÂNCIA ENTRE TÉCNICAS DE DETERMINAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA EM AMOSTRAS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS. In: 28º CBESA, 2015, Rio de Janeiro. 28º CBESA. RJ: Abes, 2015. v. 1. p. 1-8.

  • Keller, P. ; Saavedra, N.K. ; Santos, C.F. ; Silva, K.B. . Determinação da cafeína em manancial de superfície em Terezópolis de Goiás. In: 28º CBESA, 2015, Rio de janeiro. 28º CBESA. Rio de Janeiro: Abes, 2015. v. 1. p. 1-5.

  • Cunha, I. ; Saavedra, N.K. . AVALIAÇÃO DA PRESENÇA HORMÔNIOS NO MANANCIAL DE ABASTECIMENTO JOÃO LEITE EM GOIÂNIA-GO. In: 28º CBESA, 2015, Rio de Janeiro. 28º CBESA. Rio de Janeiro: Abes, 2015. v. 1. p. 1-7.

  • DALESSANDRO, E. ; Saavedra, N.K. ; DALESSANDRO, N.O . DIVERSIDADE DE MICROALGAS E CIANOBACTÉRIAS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO. In: 28º CBESA, 2015, Rio de Janeiro. 28º CBESA. Rio de Janeiro: Abes, 2015. v. 1. p. 1-5.

  • Marques, A.J. ; CARMO, W. G. ; SAAVEDRA, N. K. . AVALIAÇÃO SAZONAL DOS NUTRIENTES E EFICIÊNCIA DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA EM ENSAIOS COM COAGULANTE SULFATO DE ALUMÍNIO E AUXILIARES PERMANGANATO DE POTÁSSIO, CLORO E O ADSORVENTE CAP. In: 27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. Anais do Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.

  • DALESSANDRO, E. ; Mariângela Fontes Santiago ; SILVA, M. ; SAAVEDRA, N. K. . Estudo do perfil vertical na lagoa facultativa do módulo A da ETE de Trindade, GO. In: 27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. Anais do Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.

  • CARMO, W. G. ; MACHADO, L. ; Scalize, P.S. ; SAAVEDRA, N. K. . Otimização da ETA Jaime Câmara para adequação à nova qualidade de água do barramento do Ribeirão João Leite Goiânia-Goiás. In: 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011. p. 10-16.

  • CARMO, W. G. ; MACHADO, L. ; Scalize, P.S. ; SAAVEDRA, N. K. . ESTUDO DA REMOÇÃO DE CARBONO ORGÂNICO TOTAL NAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE COM APLICAÇÃO DO CLORETO FÉRRICO. In: 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011. p. 20-26.

  • DALESSANDRO, E. ; SILVA, M. ; Mariângela Fontes Santiago ; SAAVEDRA, N. K. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TRINDADE-GO. In: 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011. p. 1-6.

  • DALESSANDRO, E. ; SILVA, R. ; NOGUEIRA, I. S. ; Saavedra, N.K. . COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DA LAGOA DE MATURAÇÃO DA ETE DE TRINDADE-GOIÁS. In: 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011. p. 30-36.

  • Nora Katia Saavedra ; Bruna S. Fernandes ; ZAIAT, M. ; Varesche, M.B.A. . Microrganismos responsáveis pela produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fixo. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009, Natal. XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2009. v. I. p. 1-6.

  • SAAVEDRA, N. K. ; Bruna S. Fernandes ; Varesche, M.B.A. ; ZAIAT, M. . Avaliação da diversidade microbiana em reatores aplicados na produção de hidrogênio. In: II Seminário do Projeto Temático FAPESP-Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre, 2008, São Carlos. I Seminário do Projeto Temático FAPESP-Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre. São Carlos, 2008. v. 4. p. 325-329.

  • SAAVEDRA, N. K. ; Duarte, I. C. ; Varesche, M.B.A. . Bactérias fototróficas anoxigênicas de lagoas de estabilização anaeróbia e facultativa utilizadas no tratamento de esgoto sanitário doméstico. In: IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, 2008, Isla de Pascua - Chile. IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia. Isla de Pascua - Chile: UCH, 2008. p. 703-707.

  • Rosa, D.R. ; Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. ; ZAIAT, M. ; Cammarota, M.C. ; Freire, D.M.G. . Effect of enzymatic pre-hydrolysis of dairy wastewater on the microbial community in an anaerobic bioreactor. In: IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, 2008, Isla de Pascua - Chile. IX Taller y Simposio de Digestión Anaerobia Latinoamericano. Isla de Pascua - Chile: UCH, 2008. p. 153-159.

  • Duarte, I. C. ; Oliveira , L. L ; SAAVEDRA, N. K. ; Mayor, M.S. ; Fernanda Birges Sentoma ; Varesche, M.B.A. . Avaliação da degradação anaeróbia de detergente em reator operado em bateladas sequências. In: IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, 2008, Isla de Pascua - Chile. IX Taller y Simposio de Digestión Anaerobia Latinoamericano. Isla de Pascua - Chile: UCH, 2008. p. 1089-1092.

  • Sandra I. Maintinguer ; Bruna S. Fernandes ; SAAVEDRA, N. K. ; Duarte, I. C. ; ADORNO, M. A. ; Varesche, M.B.A. . Reatores anaeróbios alimentados com xilose aplicados à produção de h2. In: IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, 2008, Isla de Pascua - Chile. IX Taller y Simposio de Digestión Anaerobia Latinoamericano. Isla de Pascua - Chile: UCH, 2008. p. 1199-1202.

  • Ono, A.F. ; Pozzi, E. ; Sarti, A. ; SAAVEDRA, N. K. ; Foresti, E. . Caracterização microbiana de reatores operados em batelada sequênciais aeróbio/anóxico tratando àgua residuária industrial. In: IX Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, 2008, Isla de Pascua - Chile. IX Taller y Simposio de Digestión Anaerobia Latinoamericano. Isla de Pascua - Chile: UCH, 2008. p. 708-712.

  • Sarti, A. ; Pozzi, E. ; Ono, A.F. ; Nora Katia Saavedra ; Foresti, E. . Reator aeróbio/anóxico operado em batelada para remoção de nitrogênio de efluente após biodessulfatação. In: III Seminário do Projeto Temático FAPESP - Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre, 2008, São Carlos. III Seminário do Projeto Temático FAPESP - Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre, 2008. p. 48-53.

  • Hirasawa, J.S. ; Sarti, A. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Aplicação de Técnicas de Biologia Molecular para Avaliar a Influência do Oxigênio no Crescimento de Bactérias Redutoras de Sulfato e Arquéias Metanogênicas no Reator UASB. In: XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos - Sinaferm, 2007, Curitiba. XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2007. p. 1-12.

  • Saavedra, N.K. ; Duarte, I.C.S. ; Maciel, C.D. ; Varesche, M.B.A. . Avaliação de Bactérias Fototróficas Púrpuras em Lagoas de Estabilização. In: XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos - Sinaferm, 2007, Curitiba. XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2007. p. 20-32.

  • Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Tratamento de linear Alquilbenzene Sulfonato em Reator Anaeróbio Horizontal de Leito Fixo. In: IV Seminário do Projeto Temático, 2005, São Carlos-SP. IV Seminário do Projeto Temático Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, 2005. p. 30-39.

  • Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Tratamento de linear alquilbenzeno sulfonato em reator anaeróbio horizontal de leito fixo inoculado com lodo de suinocultura. In: XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005, Pernambuco. Sinaferm, 2005. p. 1-6.

  • Duarte, I. C. ; Oliveira , L. L ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Anaerobic Degradation of Anionic Surfactant in Fixed Bed Reactor. In: VII Taller e Simposio Latinoamericano sobre Digestión Anaerobia, 2005, Punta del Este. VII Taller e Simposio Latinoamericano sobre Digestión Anaerobia. Uruguai, 2005. p. 209-214.

  • Aline de Sousa Bomfim ; Fernanda Birges Sentoma ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Caracterização de bactérias de reator UASB usado no tratamento de resíduos de suinocultura e processamento de aves. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2007, Ribeirão Preto. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2007. v. 15.

  • Villa Real, C. ; Katia Saavedra Hoffmann . Decaimento de cloro nas redes de abastecimento de água, Anápolis (GO). In: 15 Conpeex, 2018, Goiânia. 15 Conpeex. Goiânia: UFG, 2018. p. 1-1.

  • Braga, T. ; Katia Saavedra Hoffmann ; Oliveira, L. . Desinfecção em redes de distribuição de água para consumo humano. In: 15 Conpeex, 2018, Goiânia. 15 Conpeex. Goiânia: UFG, 2018. p. 1-1.

  • Marinho, P.H.O. ; Araújo, A.C. ; Katia Saavedra Hoffmann . Floculação por pH elevado na recuperação de biomassa algal. In: 15 Conpeex, 2018, Goiânia. 15 Conpeex. Goiânia: UFG, 2018. p. 1-1.

  • Vieira, J.S. ; Katia Saavedra Hoffmann . Isolamento de bactéria em área de mineração. In: 15 Conpeex, 2018, Goiânia. 15 Conpeex. Goiânia: UFG, 2018. p. 1-1.

  • CALDEIRA FILHO, D. ; Katia Saavedra Hoffmann . Monitoramento da água subterrânea localizados próximos da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite, Goiânia - GO. In: 15 Conpeex, 2018, Goiânia. 15 Conpeex. Goiânia: UFG, 2018. p. 1-1.

  • Araújo, A.C. ; Marinho, P.H.O. ; Katia Saavedra Hoffmann . Níquel: importância, impactos e tratamento. In: 15 Conpeex, 2018, Goiânia. 15 Conpeex. Goiânia: UFG, 2018. p. 1-1.

  • Oliveira, L. ; SAAVEDRA, N. K. . Constante Cinética de decaimento da concentração de cloro residual livre no volume de escoamento em redes de abastecimento de água. In: 14 Conpeex, 2017, Goiânia. Conpeex-2017. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • FERIS, G. ; SAAVEDRA, N. K. . Caracterização do sedimento do reservatório do manancial de abastecimento público ribeirão João Leite. In: 14 Conpeex, 2017, Goiânia. Conpeex-2017, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • Vieira, J.S. ; SAAVEDRA, N. K. . Potencial poluidor dos cemitérios localizados próximos da bacia hidrográfica do ribeirão João Leite, Goiânia-GO. In: 14 Conpeex, 2017, Goiânia. Conpeex-2017. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • Damaceno, M.G. ; SAAVEDRA, N. K. . Condições sanitárias dos cemitérios localizados na região metropolitana de Goíânia-GO. In: 14 Conpeex, 2017, Goiânia. Conpeex-2017. Goiãnia: UFG, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • Keller, P. ; Saavedra, N.K. . AVALIAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMETRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, GO. In: CONPEEX, 2015, Goiânia. Congresso de pesquisa, ensino e extensão-UFG. Goiânia: UFG, 2015. v. 1. p. 1-3.

  • MEZQUITA, G. G. ; Cunha, I. ; SILVA, M. E. ; Saavedra, N.K. . AVALIAÇÃO DAS CARGAS POLUIDORAS NO MANANCIAL DE ABASTECIMENTO JOÃO LEITE ? GO. In: Conpeex, 2015, Goiânia. Anais do XII Conpeex. Goiânia: UFG, 2015. p. 1-2.

  • MARCAL, D. R. ; Saavedra, N.K. ; Cunha, I. ; SILVA, M. E. . AVALIAÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES NO MANANCIAL DE ABASTACIMENTO JOÃO LEITE (GO). In: Conpeex, 2015, Goiânia. Anais do XII Conpeex. Goiânia: UFG, 2015. p. 1-3.

  • Cunha, I. ; Saavedra, N.K. . Avaliação de parâmetros físico químicos e medição de vazão no Ribeirão João Leite (GO) em períodos de chuva e estiagem. In: CONPEEX, 2014, Goiânia. Congresso de pesquisa, ensino e extensão-UFG. Goiânia: UFG, 2014. p. 1-3.

  • Keller, P. ; Saavedra, N.K. . APLICAÇÃO E ANÁLISE DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO ? IET. ESTUDO DE CASO DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, TEREZÓPOLIS ? GO. In: Congresso de pesquisa, ensino e extensão-UFG, 2014, Goiânia. Anais do XII Conpeex. Goiânia: UFG, 2014. p. 1-3.

  • Cunha, I. ; Saavedra, N.K. . Avaliação de parâmetros físico-químicos e medição de vazão no Ribeirão João Leite (GO) em períodos de chuva e estiagem. In: Congresso de pesquisa, ensino e extensão-UFG, 2014, Goiânia. Anais do XII Conpeex. Goiânia: UFG, 2014. p. 1-4.

  • Duarte, I. C. ; Oliveira , L. L ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Treatment of linear alkylbenzene sulfonate in mesophilic anaerobic sequencing batch reactor. In: II International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology, 2007, Sevilha. Book of Abstracts. Sevilha, 2007. v. 2. p. 292-292.

  • Bruna S. Fernandes ; SAAVEDRA, N. K. ; Sandra I. Maintinguer ; TAVARES, A. C. ; ADORNO, M. A. ; Varesche, M.B.A. ; ZAIAT, M. . Bed porosity evaluation in anaerobic packed-bed reactor producing hydrogen. In: II International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology, 2007, Sevilha. Book of Abstracts. Sevilha, 2007. v. 2. p. 119-119.

  • Sandra I. Maintinguer ; Bruna S. Fernandes ; Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Evaluation of the microbial diversity in anaerobic reactors fed with sucrose applied to hydrogen production. In: II International Conference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology, 2007, Sevilha. Book of Abstracts, 2007. v. 2. p. 182-182.

  • SAAVEDRA, N. K. ; Sakamoto, I.K. ; Varesche, M.B.A. . Isolamento e Avaliação de Bactérias Fototróficas Anoxigênicas em Lagoas de Estabilização. In: II Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira- IBAMA-Iguape, 2005, Iguape. I Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira- IBAMA-Iguape, 2005.

  • G, B. ; M.H., D. ; F.T., S. ; SAAVEDRA, N. K. ; R.F., V. . Avaliação da diversidade microbiana em reator anaeróbio horizontal de leito fixo (RAHLF) inoculado com sedimento estuarino da baixada santista submetido a água residuária sintética contendo PCP. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

  • SAAVEDRA, N. K. ; Sakamoto, I.K. ; Varesche, M.B.A. . AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE DE BACTÉRIAS FOTOTRÓFICAS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ANAERÓBIA. In: VII Taller y Simpósio Latinoamericano sobre Digestão Anaeróbia, 2005, Punta del Este. VII Taller y Simpósio Latinoamericano sobre Digestão Anaeróbia, 2005. p. 548-548.

  • SAAVEDRA, N. K. ; Di Bernardo . Organismos responsáveis pelo amadurecimento do filtro lento de areia precedida da pré-oxidação com ozônio ou peróxido de hidrogênio. In: 22 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária (ABES), 2003, Joinville-Santa Catarina. Resumo dos trabalhos técnicos, 2003. p. 300-301.

  • SAAVEDRA, N. K. ; CARREÑO, C. L. . Significado de la presencia de bacterias heterotróficas en las unidades de tratamiento de la planta de La Atarjea. In: Jornada de Investigação em Microbiologia das Universidades do Peru, 1999, Lima-Peru. Resumenes, 1999.

  • SAAVEDRA, N. K. ; CHAVEZ, M. ; COSSIO, D. ; FRANCISCO ; VALLE, D. . Hábitos alimenticios de animales pequeños capturados en la localidad de Tambocanta durante un año de muestreo. In: VII Congresso Iberoamericano de Biodiversidade e Zoologia de Vertebrados, 1994, Piura-Peru. Resumo del VII Congreso Iberoamericano de Biodiversidad y Zoologia de Vertebrados. Piura: UNP, 1994. v. 1. p. 55-55.

  • Oliveira, L. ; GOMIDE, D. R. R. ; Katia Saavedra Hoffmann . Influência da temperatura e concentração inicial no decaimento do cloro. REVISTA DAE , 2020.

  • Marinho, P.H.O. ; Arantes, A. ; Katia Saavedra Hoffmann . AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO QUÍMICA DA ÁGUA E DO SEDIMENTO NO RESERVATÓRIO DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE - GO. REVISTA DAE , 2020.

  • Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann ; Duarte, I. C. ; Varesche, M.B.A. . Diversity of anoxygenic phototrophic bacteria in anaerobic lagoons and facultative stabilization pond used in a treatment of sewage. INTERNATIONAL JOURNAL OF AQUATIC BIOLOGY , 2020.

  • Keller, P. ; Nora Katia Saavedra . Diagnóstico de atividades antrópicas em área de proteção ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Arantes, A. ; Nora Katia Saavedra . Precipitação e aporte de nutrientes em reservatório tropical destinado ao abastecimento público de água. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SAAVEDRA, N. K. ; Bruna S. Fernandes ; ZAIAT, M. ; Varesche, M.B.A. . Identificação de microrganismos responsáveis pela produção de hidrogênio em reator anaeróbio de leito fixo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Sandra I. Maintinguer ; Bruna S. Fernandes ; Duarte, I. C. ; SAAVEDRA, N. K. ; Varesche, M.B.A. . Reatores anaeróbios alimentados com xilose aplicados à produção de H2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Sarti, A. ; Pozzi, E. ; Ono, A.F. ; SAAVEDRA, N. K. ; Foresti, E. . Reator aeróbio/anóxico operado em batelada para remoção de nitrogênio de efluente após biodessulfatação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SAAVEDRA, N. K. ; Sakamoto, I.K. . Biologia Molecular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SAAVEDRA, N. K. . MICROBIOLOGIA MOLECULAR AMBIENTAL (Curso de curta duração ministrado). 2006. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Monitoramento do decaimento de cloro em redes de distribuição, Descrição: A modelagem matemática da qualidade da água representa uma alternativa viável para que se possa conhecer e assegurar um desempenho satisfatório do desinfetante, através da geração de dados que indiquem as melhorias necessárias na infraestrutura e nos procedimentos de manutenção e operação e, consequentemente, da qualidade da água para consumo humano. O EPANET é um modelo automatizado de simulação que ajuda a atingir este objetivo. Permite simular o comportamento hidráulico e de qualidade da água de um sistema de distribuição sujeito a diversas condições operacionais, durante um determinado período de funcionamento. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é de determinar o decaimento da concentração de cloro residual livre nas redes de abastecimento de água, utilizando o EPANET, de acordo com a sazonalidade e características da água bruta, e desse modo, subsidiar a elaboração de estratégias que possam melhorar a qualidade da água distribuída à população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Coordenador / Luciano de Oliveira - Integrante / Talita Cintra Braga - Integrante / Carolina Alexandre Leite Villa Real - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Microbiologia e Saneamento Ambiental, Descrição: Objetiva-se neste projeto de pesquisa isolar microrganismos de ambientes contaminados, e avaliar a capacidade metabólica de consórcios microbianos, visando soluções práticas e vantajosas para a problemática da biorremediação de compostos tóxicos/recalcitrantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Coordenador / Ana Carolina Moreira Araújo - Integrante / Jessica Silva Vieira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    AÇÃO ANTRÓPICA E MONITORAMENTO NO RESERVATÓRIO E TRIBUTÁRIOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE, Descrição: O objetivo geral da presente pesquisa é avaliar a acão antrópica e monitorar o reservatório e tributários do João Leite, realizando análises físico-químico e biológicos. Será realizada avaliação quantitativa de Eschericha coli e sua sorotipagem, assim como, cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. nos Tributários do Ribeirão João Leite e na coluna vertical da massa d'água no paredão do Reservatório João Leite para aplicabilidade em futuros processos de tratamento de águas de abastecimento. Também será realizada a determinação qualitativa e quantitativa dos contaminantes emergentes nas amostras coletadas nesses pontos de coleta acima mencionados. A determinação destas substâncias será feita com base em protocolos de coleta de amostras, pré-tratamento, extração/pré-concentração e identificação/quantificação por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas. A avaliação das amostras será realizada por meio de ensaios YES para identificação dos contaminantes. Os resultados gerados neste projeto fornecerão informações sobre os níveis de contaminantes presentes no manancial de forma a subsidiar ações normativas e/ou corretivas na gestão dos serviços de água da ETA de Goiânia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Coordenador / Patrícia Pereira Ribeiro Keller - Integrante / Jessica Silva Vieira - Integrante / Gabriel Feris - Integrante / Maria Gabriela Damaceno - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Remoção de compostos orgânicos naturais em estação de tratamento de água de ciclo completo, Descrição: Atualmente na cidade de Goiânia, existem dois grandes sistemas de tratamento de água: Meia Ponte e João Leite, insuficientes para atender a demanda de Goiânia e região metropolitana. O mês de dezembro de 2009 é um marco histórico para os goianienses, pois deu-se início ao enchimento do Reservatório da Barragem do ribeirão João Leite, localizado no município de Goiânia, o que garante a expansão do abastecimento para a região até 2025. O fato de mudança do regime hídrico (de lótico para lêntico) no caso de represamentos, já justifica grandes alterações nos processos físicos, químicos e biológicos da água. Não diferente, com o barramento do ribeirão João Leite, observa-se essas modificações e suas consequências quando do tratamento dessa água, o que requer um monitoramento sistemático e minucioso. Na formação de reservatórios, a composição química da água pode ser influenciada pela liberação de compostos solúveis originados da degradação de vegetais e dos detritos presentes nos solos previamente inundados. Geralmente, os mananciais de superfície apresentam grande quantidade de compostos orgânicos naturais (CON) dissolvidos ou particulados, normalmente na forma de substâncias húmicas (SH) como ácidos húmicos (AH) e ácidos fúlvicos (AF), formados pela degradação biológica e química de restos vegetais e animais e da atividade de síntese dos microrganismos. As SH são as principais responsáveis pela turbidez e cor na água, características que demandam um maior consumo de coagulantes e desinfetantes, às vezes o tratamento dessas águas requer o uso de pré-oxidantes, o que potencializa a formação de subprodutos como os trialometanos. Mudanças nesse novo ecossistema devem ser bem avaliadas, primeiro, porque este reservatório é de uso exclusivo para abastecimento público; segundo, porque parte da água represada verte para o curso normal do referido ribeirão e a atual captação de água está localizada à jusante da barragem. Neste sentido, é importante verificar as condições da Est. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    AVALIAÇÃO SAZONAL DA COMUNIDADE MICROBIANA E DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS NAS LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO DA ETE DE TRINDADE (GOIÁS), Descrição: A crescente urbanização e aglomeração da população nas cidades e núcleos urbanos têm levado ao agravamento das condições ambientais, tornando cada vez mais inadequadas as condições de vida, devido à poluição dos mananciais e corpos receptores das proximidades. Para evitar a poluição dos mananciais superficiais e das águas subterrâneas é necessário submeter às águas residuárias a tratamento antes de seu lançamento nos mesmos, o que poderá reduzir ou mesmo eliminar a disseminação de doenças de veiculação hídricas. Para diminuir este impacto, muitos municípios aderiram a sistemas de tratamento de esgoto do tipo lagoas de estabilização, para que o efluente final destas apresente padrões assimiláveis pelos corpos de água, de acordo com a Resolução CONAMA 375/05, e não degradem o meio ambiente por completo. No Município de Trindade (Estado de Goiás), o tratamento é feito por sistemas de lagoas de estabilização. Esses sistemas lênticos construídos são controlados e utilizados pelo homem para remoção de cargas poluidoras e organismos patogênicos. Os efluentes das lagoas são lançados no córrego Barro Preto e, quando não ocorre monitoramento, além da demanda excessiva de cargas recebidas, podem ocorrer problemas indesejáveis no corpo receptor. A análise do comportamento das lagoas por meio da caracterização física, química e biológica poderá levar ao melhor entendimento do sistema de tratamento, além de permitir maior conhecimento sobre a diversidade e dinâmica da comunidade microbiana e, conseqüentemente, possibilitar a identificação dos fatores responsáveis pela sua eficiência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Coordenador / Paulo Sérgio Scalize - Integrante / Eraldo Henriques de Carvalho - Integrante / Simone Costa Pfeiffer - Integrante / Klebber Teodomiro Martins Formiga - Integrante.

  • 2007 - 2009

    AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE MICROBIANA E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS ANAERÓBIAS DE REATORES APLICADOS NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO, Descrição: Hidrogênio é considerado uma fonte ideal de energia devido a que pode ser eficientemente convertido em eletricidade via tecnologia da célula combustível e também por ser combustível limpo sem formação de CO2. Maioria dos paises desenvolvidos no mundo reconhecem o rol pivô do H2 no futuro e seus peritos defendem o conceito da economia do hidrogênio. Na luz desse desenvolvimento, e necessário fontes sustentáveis e suficientes de H2 para posterior demanda elevada inevitável. Em contraste aos métodos convencionais de produção de H2, que convertem combustível fóssil em H2 por meios térmicos/químicos, os processos biológicos de produção de H2 parecem ser alternativa econômica viável devido ao custo-benefício, livre de poluição e ser fonte de energia. Rotas da via metabólica da produção biológica de H2 tem sido extensivamente estudada nas últimas décadas, onde pesquisas nos últimos anos estão sendo focalizadas na biofotólise da água por algas e cianobactérias, assim como na foto-fermentação de substratos orgânicos por bactérias fotossintéticas. Embora, fermentação no escuro em que H2 é produzido a partir de compostos orgânicos (especialmente carboidratos) por bactérias anaeróbias (bactérias acidogênicas) tem sido considerada mais economicamente favorável para produção biológica de hidrogênio, devido as elevadas velocidades de produção de H2 que obtidas por outros meios biológicos. A finalidade de estudos da produção biológica de hidrogênio é para desenvolver comercialmente processos de produção de hidrogênio, e explorar a habilidade dos diferentes microrganismos produtores de hidrogênio através da moderna biotecnologia. Projeto Temático (Processo Fapesp 05/51702-9): ?Desenvolvimento de sistemas combinados de Tratamento de Águas Residuárias visando a remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre?,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Integrante / Maria Bernadete Amâncio Varesche Silva - Integrante / Bruna S. Fernandes - Integrante / Marcelo Zaiat - Integrante / Eugenio Foresti - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2003 - 2007

    AVALIAÇÃO DE BACTÉRIAS FOTOTRÓFICAS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO: DIVERSIDADE, PURIFICAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO, Descrição: As bactérias fototróficas freqüentemente apresentam florescimentos em lagoas de estabilização utilizadas no tratamento de esgoto sanitário, formando uma camada de cor púrpura na sua superfície. Portanto, o estudo das condições que propiciam tais florescimentos, a diversidade microbiana, o potencial de remoção da matéria orgânica e o estabelecimento das relações entre tais conhecimentos, permitem compreender o metabolismo do sistema. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade de bactérias (Domínio Bacteria), bactérias fototróficas púrpuras e bactérias redutoras de sulfato (BRS) em lagoas de estabilização do Vale do Ribeira (Cajati, SP). Projeto Temático: "Estudo dos sistemas redutores de cargas naturais e artificiais para a sustentabilidade dos Recursos Hídricos do Baixo Ribeira de Iguape ? SP" ? Escola de Engenharia de São Carlos, USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Integrante / Maria Bernadete Amâncio Varesche Silva - Integrante / Maria do Carmo Calijuri - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2002

    INFLUÊNCIA DA PRÉ-OXIDAÇÃO COM OZÔNIO E PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NO DESEMPENHO DA FILTRAÇÃO LENTA EM AREIA E CARVÃO ATIVADO GRANULAR, Descrição: Devido à degradação dos corpos de água, na atualidade, faz-se necessário o uso de pré-tratamentos para amortecer os picos de turbidez e de sólidos suspensos para o emprego da filtração lenta. Assim, são empregados pré-filtros de pedregulho em várias combinações. O sistema constituído da pré-filtração dinâmica, pré-filtração vertical ascendente e filtração lenta em série é denominado Filtração em Múltiplas Etapas (FiME), que também é de fácil construção, operação e manutenção. Visando melhorar a qualidade da água distribuída à população, vem sendo empregados oxidantes alternativos, tais como o ozônio e peróxido de hidrogênio, que oxidam a matéria orgânica, tornando-as mais facilmente biodegradadas. A filtração lenta precedida por pré-filtros de pedregulho e do uso de oxidantes, como ozônio e/ou peróxido de hidrogênio, é muito mais eficiente no tratamento de águas que superam os limites estabelecidos apenas para a filtração lenta. Desta forma, o presente trabalho avaliou a influência da pré-oxidação com ozônio, peróxido de hidrogênio e com ozônio associado ao peróxido de hidrogênio, no desempenho da filtração lenta com meio filtrante de areia e carvão ativado granular. A filtração lenta foi precedida por duas unidades de pré-tratamento, a pré-filtração dinâmica e a pré-filtração vertical ascendente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann - Integrante / Luiz Di Bernardo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Quinta edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Integração, que teve como tema, Patrocinada pela Petrobras e parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação. (UNESCO).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil. , Av Universitária 1488, Qd. 86, Setor Universitário, 74605220 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (00) 00, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 08/2019 - 11/2019

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 08/2017 - 11/2017

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, EECA-UFG, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 04/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 04/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 04/2016 - 06/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 10/2015 - 03/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 10/2015 - 02/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 04/2015 - 06/2015

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia geral

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 07/2014 - 07/2014

      Ensino, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limnologia

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 04/2013 - 06/2013

      Ensino, Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 05/2013 - 05/2013

      Ensino, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limnologia

    • 10/2012 - 02/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 10/2012 - 02/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 09/2012 - 11/2012

      Ensino, Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 02/2012 - 08/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 02/2012 - 08/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 10/2011 - 10/2011

      Ensino, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limnologia

    • 08/2011 - 10/2011

      Ensino, Pós-graduação em Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 02/2011 - 06/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 02/2011 - 06/2011

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia

    • 06/2010 - 09/2010

      Ensino, Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 06/2010 - 09/2010

      Ensino, Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análises e exames de águas e águas residuárias

    • 02/2010 - 06/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

    • 02/2010 - 06/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 04/2010 - 04/2010

      Ensino, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limnologia

    • 09/2009 - 12/2009

      Ensino, Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análises e Exames de Águas e Águas Residuárias

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Geral

    • 06/2009 - 09/2009

      Ensino, Engenharia do Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Ambiental

    • 03/2009 - 07/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental-EEC, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral

  • 2007 - 2009

    Escola de Engenharia de São Carlos-Departamento de Hidráulica e Saneamento

    Vínculo: Bolsista de Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2007

    Escola de Engenharia de São Carlos-USP

    Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2002

    Escola de Engenharia de São Carlos-USP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40

  • 2004 - 2006

    Programa de Aperfeiçoamento ao ensino

    Vínculo: Monitora-EESC-USP, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6

    Atividades

    • 03/2006 - 06/2006

      Extensão universitária , PAE, .,Atividade de extensão realizada, Monitora na Disciplina Microbiologia e Bioquímica Aplicadas (SHS-0312) do Departamento de Hidráulica e Saneamento - EESC.

    • 07/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , PAE, .,Atividade de extensão realizada, Monitora na Disciplina Biologia Geral e Ecologia do Departamento de Hidráulica e Saneamento - EESC.

    • 03/2005 - 06/2005

      Extensão universitária , PAE, .,Atividade de extensão realizada, Monitora na Disciplina Biologia Geral e Aplicadas do Departamento de Hidráulica e Saneamento - EESC.

    • 06/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , PAE, .,Atividade de extensão realizada, Monitora na disciplina Biologia Geral e Aplicada do Dept. de Hidráulica e Saneamento.

    • 06/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , EESC, .,Atividade de extensão realizada, Monitora na Disciplina Microbiologia de Processos Biológicos de Tratamento de Resíduos Organicos (SHS_5721) oferecida no programa de pós-graduação do Departamento de Hidráulica e Saneamento - EESC.

    • 03/2004 - 06/2004

      Extensão universitária , PAE, .,Atividade de extensão realizada, Monitora na Disciplina Biologia Geral e Ecologia do Departamento de Hidráulica e Saneamento - EESC.