Lorena de Melo Saavedra
Paraense, nascida em Belém, terra do batuque do carimbo de Pinduca e da guitarrada de Mestre Vieira, cresceu ouvindo muito merengue, zouke e lambada. Fez escola de música (piano e teclado) e dança (balé e dança moderna) dos 06 aos 14 anos de idade. No entanto, seus desempenhos profissionais foram para trás dos palcos. Formada em Comunicação Social, hab. Relações Públicas pela Universidade da Amazônia UNAMA partiu para Salvador assim que se graduou, em 2006. O motivo que a trouxe para a Bahia foi a convicção de que tinha que conhecer mais de perto a cultura brasileira. Concluiu a especialização em Produção Cultural e Mídia na Universidade Jorge Amado. Cursou o mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia, estando com o status incompleto . Suas pesquisas acadêmicas sempre foram voltadas a arte e cultura principalmente aos movimentos musicais. Foi produtora cultural da Via Press Comunicação Integrada, responsável na elaboração e captação de recursos para projetos culturais da empresa. Atuou na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia de 2010 a 2012, e recentemente foi produtora da JUSTV - TV do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, responsável pela execução do programa "Justiça em Foco", que tinha como objetivo ampliar debates com linguagens simplificadas sobre temas substanciados na cultura e cidadania da população baiana. Dentre muitos projetos já realizados, vale a pena destacar: O Universo dos DJs Arte Marginalizada Contemporânea em parceria com a produtora Maianga (2006); A Guitarrada Paraense Aporta em Salvador (2007); Baile Muderno Nordeste Eletrônico Projeto Selecionado em edital público de seleção da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2009).
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2012 em Cultura e Sociedade
2011 - interrompida
Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2012
Especialização em Produção Cultural e Mídia
2006 - 2007
Centro Universitário Jorge Amado
Orientador: Fernando Oliveira
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Outras produções
SAAVEDRA, L. M. . Analista Técnica de projetos dos Pontos de Cultura da Bahia. 2010.
SAAVEDRA, L. M. . Parecerista do Ministério da Cultura do Governo Federal. 2010.
DJ Bandido ; Chico Corrêa ; SAAVEDRA, L. M. . Baile Muderno - Nordeste Eletrônico. 2009. Interpretação.
SAAVEDRA, L. M. ; Pio Lobato ; Mestre Vieira . A Guitarrada Parense Aporta em Salvador. 2007 (Produtora Cultural).
SAAVEDRA, L. M. . Banda A Volante do Sargento Bezerra. 2007 (Produtora Cultural).
SAAVEDRA, L. M. ; Duarte, Suzana . Bate papo com DJ's. 2007 (Produtora Cultural).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Tribunal de Justiça do Estado da BahiaVínculo: Terceirizada, Enquadramento Funcional: Produtora Executiva, Carga horária: 40
Outras informações:
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO JUS TV TV DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA (fev./ set. 2013): - Pesquisa de temas sobre o Poder Judiciário para informação ao cidadão através de um programa de debates, o Justiça em Foco . Coordenação e produção de pautas/ Assistente de Direção. Produção de notícias do TJBA para o jornal Revista Eletrônica do Judiciário e para a TV Justiça (nacional).
2012 - 2012
Via Press Comunicação IntegradaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Produtora Cultural, Carga horária: 40
Outras informações:
-Produtora Cultural responsável na elaboração e captação de recursos de projetos para a empresa; -Show de Lançamento do cantor BNegão e Setores de Frequência; - Atendimento ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para o projeto O Poder do Sorrir produzindo no mês de outubro os espetáculos teatrais: A Bofetada, 1,99 de Ricardo Castro, Stand-Up de Renato Feckine e, Los Catedrásticos, realizados no Teatro Jorge Amado em comemoração ao mês do servidor público; - Elaboração dos projetos: Seminário Nacional de Economia Criativa Redes Colaborando com a música / Rede Caymmi de Música / Caravana Caymmi ; - Coordenação de atendimento à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no fornecimento de equipe e equipamentos para suporte na análise de projetos do Edital 2012 via Fundo de Cultura; - Orçamentos para licitações - Petrobrás e Secretaria de Cultura.
2010 - 2012
Secretaria de Cultura do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria em Projetos Culturais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - Atual
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtora Cultural, Carga horária: 30
Outras informações:
Membro do Comitê Gestor do Pólo de Música da Bahia - POMBA, onde já realizou diversas ações em produção cultural, como a Feira Música do Ceará (2007) e a Feira Música Brasil (2007-2009). Atualmente está inserida nas articulações voltadas ao desenvolvimento da música através deste projeto, juntamente com a Fundação Cultural do Estado da Bahia.
2004 - 2005
Rede Nazaré de ComnicaçãoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Jornalista/ redatora, Carga horária: 30
Outras informações:
Fez parte da equipe de redatores e jornalistas do jornal impresso, Nazaré, ondeeram feitas matérias externas direcionadas à Igreja católica e problemas sociais do cidadão.
2003 - 2004
ClickNet Assistência TécnicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atedimento e Marketing de Relacionamento, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento ao público, e planejamento de marketing de relacionamento, onde eram analisadas as melhores formas de atendimento e de obter novos clientes. A empresa era direcionada a assistência técnica de computadores.
2002 - 2003
DoubleMVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação na área de pesquisa mercadológica para clientes da Agência de Publicidade DoubleM, onde, foram realizadas pesquisas para empresas como Big Ben, Leal Moreira, Avon Cosméticos, e Farmácia Homeopática Artesanal. Pesquisas quantitativas e qualitativas, entre clientes e não clientes destas empresas, com foco na satisfação e na melhoria do trabalho das organizações. Pesquisas externas aplicando questionários e internas, fazendo reuniões com clientes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lorena de Melo Saavedra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?