Ricardo Fernandes Adreano do Couto
Arquiteto e Urbanista pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2004). Pós-graduado em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Municipal pela Universidade Federal do ABC UFABC (2012) e em Habitação e Cidade, pela Escola da Cidade (2010).
Recebeu menção honrosa no 8º Premio Jovens Arquitetos IAB-BR (2007) e no Concurso Nacional para a sede do Instituto da Criança e Adolescente ICA em Mogi Mirim - SP (2007).
É arquiteto concursado na Secretaria de Habitação da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, onde atualmente gerencia o Projeto de Urbanização Integrada Assentamento Batistini, e coordena a revisão e implantação do Projeto de Urbanização Integrada da Região do Alvarenga, ambos situados em área de proteção aos mananciais.
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão de Políticas Públicas - enfase Municipal
2011 - 2012
Universidade Federal do ABC
Título: OS CONJUNTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL NO JARDIM SILVINA, SÃO BERNARDO DO CAMPO, A PARTIR DA ANÁLISE DA VENDA DOS APARTAMENTOS POR FAMÍLIAS ATENDIDAS
Orientador: Francisco de Assis Comaru
Especialização em Habitação e Cidade
2010 - 2011
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Título: Estratégias Tecnológicas possíveis na Habitação de Interesse Social
Orientador: Ruben Otero
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2000 - 2004
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Título: Projeto de Arquitetura para campus universitário no "Bairro Novo", São Paulo
Orientador: Abílio Guerra
Formação complementar
2013 - 2013
Imersão Cultural - idioma Espanhol. (Carga horária: 60h). , Escuela de Idiomas Violeta Parra - TANDEM Santiago.
2013 - 2013
Desenho do Ambiente Urbano. (Carga horária: 60h). , FAU USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
2010 - 2010
Ações Integradas de Urbanização de Assentamentos P. (Carga horária: 64h). , Ministério das Cidades.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Participação em eventos
Planejamento Habitacional: Notas sobre a precariedade e terra nos Planos Locais de Habitaçãoção. 2013. (Seminário).
Arq.Futuro. 2013. (Seminário).
Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social SIHISB. 2013. (Seminário).
Desigualdade Regional e as Políticas Públicas: Programa Minha Casa Minha Vida - balanços e desafios. 2013. (Seminário).
Oficina Técnica: Desafios da Gestão de Riscos Urbanos no Grande ABC. 2013. (Oficina).
NonaBienal Oficina de Projeto: Urbanização de Favelas.Intervenção favela Jaguaré. 2011. (Oficina).
6ª Bienal Internacional de Arquitetura.Projetos de Praças no bairro de CidadeTiradentes, São Paulo. 2005. (Outra).
Participação em bancas
COUTO, R. F. A.; TAVARES, J. C.; TURCO, I. L.. Oliveira.Estádio de Futebol Americano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
COUTO, R. F. A.; TAVARES, J. C.; TURCO, I. L.. Centro Gastronômico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
COUTO, R. F. A.; TAVARES, J. C.; TURCO, I. L.. Eixo Educacional em Ermelino Matarazzo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
COUTO, R. F. A.; TAVARES, J. C.; TURCO, I. L.. Centro Cultural Guarulhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
COUTO, R. F. A.; TAVARES, J. C.; NAKANO, A. K.. Centro da Cultura e Memória do Circuito da Taipa de Pilão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
COUTO, R. F. A.; NAKANO, A. K.; TAVARES, J. C.. Complexo Esportivo e Cultural Vila Prudente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
COUTO, R. F. A.; NAKANO, A. K.; TAVARES, J. C.. Urbanização da Viela da Paz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
NAKANO, A. K.; TAVARES, J. C.;COUTO, R. F. A.. Habitação Social - HIS e HMP no Bom Retiro, zona central de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM - Centro Universitário.
Produções bibliográficas
-
COUTO, R. F. A. ; Intervenções em Assentamentos Precários - Projetos De Urbanização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COUTO, R. F. A. ; Intervenções em Assentamentos Precários - Projetos De Urbanização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. O. F. E. ; OTERO, R. ; COUTO, R. F. A. . Habitação e Cidade #2. São Paulo: Editora da Cidade, 2011 (livro).
Outras produções
COUTO, R. F. A. ; Sede da Associação Amigos do Bairro Sítio Bom Jesus. 2013.
COUTO, R. F. A. ; Casa KF. 2012.
COUTO, R. F. A. ; Centro Comercial de Interesse Social 3 Marias. 2012.
COUTO, R. F. A. ; Casa 7. 2012.
COUTO, R. F. A. ; CRAS Alvarenga - Centro de Referência da Assistencia Social. 2011.
COUTO, R. F. A. ; Centro Comercial de Interesse Social Sítio Bom Jesus. 2011.
COUTO, R. F. A. ; HERNANDES, A. C. G. . reforma residencia ON. 2009.
COUTO, R. F. A. ; Casa 2C. 2008.
COUTO, R. F. A. ; casa MM. 2008.
COUTO, R. F. A. ; HERNANDES, A. C. G. ; SANTOS, E. G. . Casa AX. 2007.
COUTO, R. F. A. ; Concurso Nacional de Arquitetura para o Mercado Público de Blumenau / SC. 2007.
COUTO, R. F. A. ; Concurso Nacional Sede Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte - MG. 2005.
COUTO, R. F. A. ; HERNANDES, A. C. G. ; SANTOS, E. G. . concurso nacional para estudantes Inovação em Alumínio Alcoa. 2003.
COUTO, R. F. A. ; SANTOS, E. G. ; HERNANDES, A. C. G. . Concurso Nacional para estudantes Arquitetando Docol. 2002.
COUTO, R. F. A. ; Mural 191. 2011. Intervenção Urbana.
Prêmios
2007
8º Prêmio Jovens Arquitetos - Menção Honrosa, Instituto dos Arquitetos do Brasil.
2007
Concurso Nacional de arquitetura para a nova sede da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim, Instituito dos Arquitetos do Brasil.
2004
Prêmio Nacional Ópera Prima (finalista), Instituto dos Arquitetos do Brasil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, Secretaria de Habitação. , Rua Jacquey, 61, Rudge Ramos, 09634000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 43676401
Experiência profissional
2014 - 2015
Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto coordenador
Outras informações:
Coordenação e elaboração e de projetos básicos e executivos de arquitetura de edifícos públicos como creches, escolas, hospitais, passarelas e terminais de ônibus. Elaboração de projetos básicos de urbanização e qualificação urbana para centros de bairro no município de Diadema/SP e corredores de ônibus no munícipio de Santo André/SP
2010 - 2014
Prefeitura do Município de São Bernardo do CampoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração e gerenciamento de projetos de urbanização e requalificação de assentamentos precários; Elaboração de projetos de edifícios para habitação de interesse social e desenvolvimento de novas tipologias para unidades habitacionais; Elaboração de projetos de equipamentos públicos, com destaque para o CRAS Centro de Referencia da Assitencia Social;
2008 - 2009
Felippe Crescenti ArquiteturaVínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura (incluindo projeto executivo e detalhamentos construtivos e de mobiliário) especialmente para lojas; com destaque para as unidades da rede TOK&STOK e para o stand da empresa Lumini no Salão Internacional do Móvel em Milão - 2009
2005 - 2008
Subprefeitura Cidade TiradentesVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Obras, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como Supervisor de Obra na Subprefeitura de Cidade Tiradentes, distrito periférico da zona leste da capital, responsável pelas obras de infra-estrutura (basicamente pavimentação e drenagem de vias) e de urbanização de favelas (drenagem, construção de escadarias, pavimentação de vielas, execução de passarelas metálicas). Neste trabalho cabe destacar o projeto e execução de 15 pequenas praças, com soluções econômicas e rápidas (em até 20 dias) e que buscam trazer qualidade para espaços abandonados e/ou deteriorados. Algumas destas praças foram exibidas no stand da Prefeitura do Município de São Paulo, na VI BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO, em 2005
2005 - 2005
Sintagma ArquiteturaVínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura, incluindo projeto executivo e detalhamentos, para duas residências de veraneio
2003 - 2004
Ita Construtora eng. Hélio OlgaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Edificações, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como "residente" em obra de condomínio horizontal VILA BUTANTÃ projeto do arq. Marcos Acayaba e do eng. Hélio Olga de Souza Jr., que apresenta sistema construtivo inovador ao associar vigas de madeira à fôrmas metálicas e paredes portantes de alvenaria estrutural; Responsável pelos assuntos pertinentes ao cotidiano do canteiro de obras, incluindo gerenciamento de empreiteiros, controle de qualidade, rendimento/produção, controle de materiais e medições. Publicado na REVISTA PROJETO DESIGN 313, ED. ARCO MARÇO 2006
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Fernandes Adreano do Couto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?