Giralda Seyferth

Giralda Seyferth Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1965), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências Humanas (Ciência Política) pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Museu Nacional. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: colonização, imigração, imigração alemã, nacionalismo e racismo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Naciona, UFRJ e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Museu Nacional, UFRJ. Entre outros trabalhos é autora dos livros: A colonização alemã no Vale do Itajaí (Porto Alegre, Ed. Movimento, 2ª. ed. 1999), Nacionalismo e Identidade Étnica (Florianópolis, FCC, 1982), Imigração e cultura no Brasil (Brasília, Ed. UnB, 1990) e Seyferth, Giralda, Povoa Neto, H., Zanini, M.C.C. e Santos, M. de O. (orgs.). Mundos em Movimento. Ensaios sobre migrações. Santa Mauá (RS), Editora da UFSM, 2007, 432p.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)

1974 - 1976

Universidade de São Paulo
Título: Nacionalismo e Identidade Étnica
Orientador: Ruth Correa Leite Cardoso
Palavras-chave: identidade étnica; nacionalismo; imigração alemã.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Antropologia Social

1969 - 1973

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Colonização Alemã no Vale do Itajai-mirim,Ano de Obtenção: 1973
Orientador: Luiz de Castro Faria
Palavras-chave: colonização alemã; imigração; campesinato.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em História

1961 - 1965

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

39º Encontro Anual da ANPOCS. Os nacionais e os outros e a política imigratória no Brasil, na Mesa 17 "Políticas migratórias brasileiras: desafios e reivindicações. 2015. (Congresso).

IV Simpósio Internacional e XII Fórum de Estudos Italo-brasileiros.A política de colonização, o imigrante e o nacionalismo, apresentado na Mesa "Políticas Imigratórias no Século XIX". 2015. (Simpósio).

Researchers crossing borders: transnational scientific mobility. A influência de dois egressos dos meios acadêmicos alemães nos estudos sobre a imigração no Brasil. Participação no Painel "Knowledge circulation". 2015. (Congresso).

Seminário: Trânsitos e fronteira: gênero, tráfico de pessoas e mercados do sexo no Brasil.Trânsitos e fronteira: gênero, tráfico de pessoas e mercados do sexo no Brasil (Debatedora). 2015. (Seminário).

Seminário "Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas".Estado-nação, etnicidade e desigualdade: a questão imigratória no Brasil, conferência de abertura, no Memorial da América Latina. 2015. (Seminário).

Seminário Universidade, inclusão social e luta contra a desigualdade. Contribuições da Antropologia do PPGAS/Museu Nacionaonal.A diversidade da migração internacional e as ambiguidades da política imigratória brasileira, na mesa "Universidade, inclusão e diversidade". 2015. (Seminário).

V Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).Migrações Internacionais: algumas questões teóricas relacionadas às políticas de identidade e a ubiquidade do Estado-nação, apresentado na Mesa "Teoria em estudos migratórios". 2015. (Seminário).

2014 International Metropolis Conference - Migration. "Socialization and ethnicity: the german brazilian educational issue", apresentado no no Workshop "Reception, integration and socialization of Immigrants". 2014. (Congresso).

38º Encontro Anual da ANPOCS. "Estrangeiros / deslocados: a política imigratória brasileira e a pertinácia dos interesses nacionais", no GT 23 - Migrações Internacionais: legislações, estados e atores sociais. 2014. (Congresso).

Seminário Brasileiros na Alemanha e Alemães no Brasil.trabalho "O imigrante alemão no Brasil: de colono morigerado a alienígena irredutível", apresentado na Mesa Redonda "Alemães no Brasil", UERJ. 2014. (Seminário).

Seminário Fundação Biblioteca Nacional."Imigração alemã no Brasil", comunicação apresentada no Ciclo de debates "Biblioteca Fazendo História". 2014. (Seminário).

Seminário Internacional "Festas, comemorações e rememorações na imigração" e XXI Simpósio de História da Imigração e Colonização.Coordenadora e debatedora na Mesa Redonda: "Centenários, bi-centenários e os 190 anos da imigração alemã. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional "Festas, comemorações e rememorações na imigração" e XXI Simpósio de História da Imigração e Colonização."Comemorações e etnicidade no contexto da colonização alemã em Santa Catarina", trabalho apresentado no Simpósio Temático "Relações Interétnicas". 2014. (Seminário).

VIII Congresso Português de Sociologia. "O problema da imigração no Brasil: continuidade e mudanças", trabalho apresentado na Mesa 4: "Políticas Migratórias e Cidadania". Universidade de Évora. 2014. (Congresso).

37º Encontro Anual da ANPOCS. Campesinato: a aparente inconsistência de um conceito persistente, na Mesa Redonda "O campesinato como objeto das Ciências Sociais". 2013. (Congresso).

II Encontro de Antropólogos Mexicanos e Brasileiros (EMBRA II).Mestiçagem e identidade nacional no Brasil?, no GT "Identidades Nacionais, diversidade étnica e Estado". 2013. (Encontro).

II Seminário Internacional Diálogos Interculturais: Brasil e países de língua alemã.Imigração e Subjetividade, na Mesa Redonda "Diálogos interculturais: memória, história, identidade". 2013. (Seminário).

IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropologia do Norte e Nordeste. Nação e Raça no Brasil, na Mesa Redonda "Raça, nação e identidade em três contextos do Atlântico: Brasil, Cabo Verde e Porto Rico". 2013. (Congresso).

Seminário "Dois dedos de prosa: campesinato e migração".Campesinato e formação urbana: do campo à cidade no Vale do Itajaí (SC), PPGAS, Museu Nacional. 2013. (Seminário).

Seminário "Recortes Interdisciplinares sobre Migrações e Deslocamentos.Colonização, assimilação e políticas migratórias?, na Mesa Redonda "Questões clássicas das teorias migratórias". 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero '0. Desafios atuais dos feminismos.Família, condição feminina e imigração, no Simpósio Temático "Migrações e Feminismos: nexos e obstáculos". 2013. (Seminário).

X Reunión de Antropología del Mercosur (X RAM 2013). A etnicidade teuto-brasileira na perspectiva transnacional, no GT "Migraciones, conflictos y tensiones". 2013. (Congresso).

X Reunión de Antropología del Mercosur (X RAM 2013). Continuidades e mudanças na percepção da imigração no Brasil, na Mesa Redonda "Antropologia y Migraciones". 2013. (Congresso).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). ?A política de colonização estrangeira no Brasil?, apresentação do Trabalho no Fórum Especial ?Migrações Internacionais: direitos humanos e políticas públicas?. 2012. (Congresso).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). ?Imigração: os significados cambiantes de uma expressão ambigua diante do princípio da nacionalidade?, trabalho apresentado no Grupo de Trabalho 49: Migrações, políticas migratórias e Estado-nação?. 2012. (Congresso).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). ?Condição camponesa, migração e mobilidade social?, trabalho apresentado na Mesa Redonda 24: ?Migrações Camponesas ? passado e presente?. 2012. (Congresso).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). Coordenadora do Fórum Especial ?Migrações Internacionais: direitos humanos e políticas públicas?. 2012. (Congresso).

36º Encontro Anual da ANPOCS. ?O imigrante ?perigoso? e a univocidade do Estado-nação?, trabalho apresentado na Mesa Redonda ?Os (des)caminhos das migrações internacionais e a conjuntura brasileira?. 2012. (Congresso).

Conferência na Universidade Federal de Pelotas (RS).Conferência ?Imigrantes e estrangeiros: categorias incômodas para o nacionalismo?, ministrada na Universidade Federal de Pelotas (RS), em 04/10/12. 2012. (Outra).

Conferência PPGAS/MN/UFRJ.Conferência ?Memória, identidade e colonização?, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, em 26/03/2012. 2012. (Outra).

Conferência PPGAS-UnB.Colonização estrangeira, política imigratória e o problema da formação do Estado no Brasil, em 28/11/12. 2012. (Encontro).

Palestra PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, 26/03/12.Memória, identidade e colonização: representações da diferença cultural no sul do Brasil. 2012. (Outra).

Second Internacional Sociological Association Forum of Sociology: Social Justice and Democratization. ?Colonization, alimentary habits and the simbolic construction of teuto-brazilian ethnicity?, apresentação do trabalho na Mesa Redonda: ?Food, Family and migration?. 2012. (Congresso).

Seminário ?O direito dos migrantes: o novo Estatuto do Estrangeiro como uma lei de imigração?.Participante do Seminário ?O direito dos migrantes: o novo Estatuto do Estrangeiro como uma lei de imigração?. 2012. (Seminário).

Seminário ?Processos de Estado, violências e desigualdades? - PPGAS, Museu Nacional, UFRJ.Debatedora na Mesa Redonda ?O governo dos trânsitos: o Esado como regulador de fronteiras e limites?. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional: ?Deslocamentos, desigualdades e direitos humanos?.?Progressismo, demografia e civilização nos debates sobre a imigração no Brasil?, apresentação na Mesa Redonda: ?Desafios à cidadania: políticas desenvolvimentistas e políticas migratórias no Brasil?. 2012. (Seminário).

XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional ?A história da Imigração e suas escritas.?Etnicidade e Política no Vale do Itajaí na Primeira República?, apresentação do trabalho na Mesa Redonda ?Desafios à cidadania: política desenvolvimentistas e políticas migratórias no Brasil?. 2012. (Simpósio).

16ª International Metropolis Conference: Migration Futures: respectives on Global Changes (de 12 a 16/09/2011). Imigração alemã no Brasil: naturalização e participação política, no Workshop ?Political participation of migrants?. 2011. (Congresso).

16ª International Metropolis Conference: Migration Futures: respectives on Global Changes (de 12 a 16/09/2011). ?Associações protecionistas, empresas colonizadoras e a imigração alemã no Brasil?; na mesa-redonda: ?Brasil e Portugal: diásporas em diálogo?. 2011. (Congresso).

35º Encontro Anual da ANPOCS. Políticas de Imigração no Brasil: efeitos das teorias raciais, Trabalho apresentado na Mesa-Redonda ?Migrações Internacionais: teoria social e políticas públicas?. 2011. (Congresso).

III Seminário Municipal de Equidade em Saúde da População Negra do Rio de Janeiro (UERJ, 31/05 a 01/06/2011).O Estado brasileiro e o racismo. 2011. (Seminário).

IV Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM): Caminhos da migração: decisões e tensões.Colonização estrangeira, etnicidades e as políticas de nacionalização no Brasil, apresentado na Mesa-Redonda: ?Políticas Migratórias?. 2011. (Seminário).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM): Culturas, encontros e desigualdades (UFPR, de 10 a 13/07/2011). ?Estrangeiros e o Estado-nação: reflexão sobre políticas concernentes à imigração no Brasil?, trabalho apresentado na mesa-redonda ?Migração, políticas migratórias e Estado-nação?. 2011. (Congresso).

Palestra ministrada no PENESB, Faculdade de Educação da UFF.Etnicidade urbana: teoria e prática, (18/11/11). 2011. (Encontro).

Seminário ?Dimensões da Política II; Simpósio do Núcleo de Estudos da Política. UFRRJ, de 30/08 a 01/09/2011.?Deutschbrasilianertum: etnicidade e política no Vale do Itajaí (SC) na 1ª República?, na mesa-redonda ?Etnicidade e Política?. 2011. (Seminário).

Workshop ?Migrações e religições: europeus no Brasil, brasileiros na Europa?. Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Internacional de Portugal (ACIDI) e Center for the Study of Latin American Pentecostalism.?Imigração alemã: religião e etnicidade?. Auditório do CNAI, 22/09/11. 2011. (Encontro).

Workshop ?Migrações e Saúde?.A questão no regime de colonização estrangeira no sul do Brasil (19/09/11). 2011. (Encontro).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. ?As políticas imigratórias no Brasil: um percurso histórico?, apresentada no Simpósio Especial ?Migrações Internacionais: debates, impasses e políticas?. 2010. (Congresso).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Campesinato e o Estado no Brasil (conferência). 2010. (Congresso).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Debatedora no Grupo de Trabalho ?Imigração e poder em contextos nacionais e internacionais?. 2010. (Congresso).

34º Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, MG, de 25 a 29/10/2010. ?A dimensão cultural da migração?, trabalho apresentado no Seminário Temático 21 ? ?Migrações em trânsito: produção, circulação e consumo em questão?. 2010. (Congresso).

Ciências Sociais em Debate: Migrações Internacionais e Ciências Sociais. DCS/CCHLA/UFV(MG)."Imigração: algumas questões teóricas"(Participação como palestrante na mesa-redonda), 25/05. 2010. (Encontro).

II Encontro Internacional de Ciências Social da Univ.Federla de PeloTas (RS). "A colonização alemã" como causa: a simbólica da utopia comunitária étnica, apresentada no GT "Identidades Sociais e Etnicidade", de 8 a 11/06/2010. 2010. (Congresso).

I Seminário Itajaí, Porta do Vale. História, Colonização e Culturas (Org.: Fundação Genésio de Miranda Lins e UNIVALI. Local: Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. 24 e 25/11.Conferência de encerramento, com o tema ?O Estado-nação brasileiro e a colonização do Vale do Itajaí. 2010. (Seminário).

IX Semana de Antropologia, DA/PPGAS/CCHLA/UFRN."Identidade, colonização e diferença cultural, na mesa-redonda "Etnicidade, História, Estado e Política", de 18 a 21/05. 2010. (Encontro).

Seminário Internacional ?Fazendo Gênero 9: Diasporas, diversidades, deslocamentos?. UFSC/UDESC.?Gênero e imigração: estudo sobre representações do trabalho feminino?, trabalho apresentado na Mesa-Redonda ?Raça, racismo e racialização nos processos migratórios?. 2010. (Seminário).

VIII Congresso Latino-americano de Sociologia Rural, Porto de Galinhas, PE, de 15 a 19/11/2010. ?O colono múltiplo: transformações osciais e (re)significação da identidade camponesa?, no no Grupo de Trabalho: ?Transformações Sociais e projetos políticos em concorrência na América Latina: ?mundo rural? em questão?.. 2010. (Congresso).

7ª Semana Nacional de Museus.?Imigração alemã: cultura e identidade", palestra apresentada na Mesa Redonda: ?180 Anos de Imigração e Colonização Européia no Brasil?. Museu Nacional da Imigração e Colonização, Joinville (SC), de 17 a 23/05/2009. 2009. (Encontro).

Seminário ?Darwin: evolução, ciência e sociedade?. Rio de Janeiro, Museu Ncional, UFRJ.?Darwin e o pensamento social brasileiro?, apresentado na Mesa Redonda: ?Darwin e as Humanidades?. 2009. (Seminário).

Seminário ?Territórios Sensíveis: diferença, agência e transgressão?.Participação com apresentação de trabalho na Sessão 2: Categorias e Classificações?. Museu Nacional, UFRJ, 15 e 16/06/2009. 2009. (Seminário).

Seminário "Repensando a Plantation: paisagens simbólicas, sociais e materiais?.Os grandes proprietários e a imigração no meio do século XIX. 2009. (Seminário).

Seminário "Repensando a Plantation: paisagens simbólicas, sociais e materiais?.Mesa Redonda 6: Agências e Culturas Materiais. Museu Nacional/PPGAS/UFRJ, 4-5/5/2009. 2009. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica da FAED, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).Mesa Redonda de abertura: ?Memória, conhecimentos e experiência?. 2009. (Seminário).

VIII Reunião de Antropologia do Mercosul: ?Diversidade e Poder na América Latina?. A imigração como risco: o caso dos alemães no Brasil. 2009. (Congresso).

VIII Reunião de Antropologia do Mercosul: ?Diversidade e Poder na América Latina?. Coordenadora da Mesa Redonda: ?Migrações Internacionais em Tempos de Crise?. 2009. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Debatedora no GT ?Sociologia da Arte. Rio de Janeiro, UFRJ (Campus da Praia Vermelha), de 28 a 31/07/2009. 2009. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia. ?Memória coletiva, identidade e colonização?. GT ?Cultura, Política e Memória?, UFRJ (Campus da Praia Vermelha), de 28 a 31/07/2009. 2009. (Congresso).

XVI Semana interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos: ?Língua, literatura e Mídias?. Faculdade de Letras, UFRJ.?A confirmação de uma identidade cultural em narrativas de colonos alemães?, no Simpósio ?Construções discursivas do Brasil em narrativas de viajantes e imigrantes?. 2009. (Encontro).

26ª Reunião Brasileira de Antropologia. debatedora do GT ?Imigração em contextos nacionais e internacionais?. 2008. (Congresso).

26ª Reunião Brasileira de Antropologia. ?Imigrantes, estrangeiros: a trajetória de uma categoria incômoda no campo político?. Mesa Redonda 12 ??Imigrantes e Emigrantes: as transformações das relações do Estado brasileiro com a migração?. 2008. (Congresso).

32º Encontro anual da ANPOCS. ?Política Imigratória, Comércio e Teuto-Brasilidade: a mobilidade social no contexto ?colonial? do Vale do Itajaí (SC). GT: Migrações Internacionais, coordenadores: Oswaldo Mário Serra Truzzi (UFSCAR) e Helion Povoa Neto (UFRJ). 2008. (Congresso).

I Fórum de Imigração do Estado do Riod e Janeiro. Escola de Comunicação, CFCH/UFRJ, de 12 a 14/11/2008.?O Brasil e a imigração?. Participação na Mesa-Redonda 6 ?Memória, Comunicação e percursos?. 2008. (Encontro).

III Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios ? NIEM."Imigração e identidade nacional?. Mesa Redonda ?Os estudos históricos sobre a imigração no Brasil: perspectivas atuais?, de 10 a 12/09/2008.. 2008. (Seminário).

Seminário Permanente do CERLUB ? Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento: estudos de casos sobre imigração no Brasil. Museu Histórico Nacional.?Relatos pessoais e a identidade de imigrante?, Mesa Redonda ?Destinos e percursos: trajetórias de imigrantes?, em 14/08/2008. 2008. (Seminário).

?Seminário sobre Refugiados?. ACNUR (ONU), NIEM, CARITAS.-?O refúgio no Brasil numa perspectiva histórica?. Palácio Episcopal, em 26/06/2007. 2007. (Seminário).

31º Encontro Anual da ANPOCS. Coordenação da Sessão: ?A construção da imigração como perigo?, no Seminário Temático: ?Imigração como perigo: antigas questões, novos desafios. 2007. (Congresso).

Aula inaugural no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN (Convênio CAPES/PROCAD), realizada em 13/03/2007.?Imigração, colonização e identidade nacional? (aula inaugural). 2007. (Outra).

III Seminário ?Memória e Espaço?, CCHS/UNIRIO.?Identidade e Memória?. Mesa-Redonda: ?Informação, Memória e Trabalho?, de de 22 a 24/08/2007. 2007. (Seminário).

II Simpósio ?Imigração e cultura alemã na Grande Florianópolis?.?O conceito de cultura teuto-catarinense?, Instituto Carl Koepcke, de 14 a 15/06/2007. 2007. (Simpósio).

- I Seminário Temático Centralidade e Fronteira das Empresas no Século XXI.?Imigração, etnicidade e negócios?. Mesa-Redonda: Empresários e Economia Étnica, de 19 a 21/11/2009. 2007. (Seminário).

Mesa-Redonda: ?Imigrações entrelaçadas: as grandes imigrações européias do século XIX em perspectiva antropológica?, UFSM, NECON.?A grande imigração para o Brasil?, em em 27/07/2007. 2007. (Encontro).

Palestra ministrada no Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar.?Imigração e raça no Brasil? (Palestra). 2007. (Outra).

Seminário ?Roberto Cardoso de Oliveira - Transformações Sociais e Culturais no Brasil Contemporâneo: Perspectivas antropológicas?.?A política imigratória brasileira e a colonização de Santa Catarina?. Sessão: Territórios, governos, populações. PPGAS/MN/UFRJ, 28 a 30/03/2007. 2007. (Seminário).

Seminário Interno: ?Tutela: de instituto jurídico à forma de poder. Direito, formação de Estado e tradições de gestão no Brasil?..Debatedora no Seminário Interno: ?Tutela: de instituto jurídico à forma de poder. Direito, formação de Estado e tradições de gestão no Brasil?.. 2007. (Seminário).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). ?Ambigüidades da idéia de raça no Brasil?. Simpósio ?A discussão sobre políticas afirmativas, o conceito de raça e etnicidade?, GT: ?Migrações, identidades e conflitos?, de 23 a 26/07/2007.. 2007. (Congresso).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). Debatedora no GT: ?Migrações, identidades e conflitos?. 2007. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. ?Imigração, cultura e identidades étnicas?, UFPE, de 29/05 a 01/06/2007. 2007. (Congresso).

XXIV Simpósio Nacional de História. ANPUH (local: UNISINOS).?Imigração: Tradição multidisciplinar e usos da teoria social?, Seminário Temático ?História e Teoria Social?, DE 15 A 20/07/2007. 2007. (Simpósio).

30º Encontro Anual da ANPOCS. Debatedora da Sessão ?Migrações Internacionais em Perspectiva Comparada?. 2006. (Congresso).

Palestra no Depto. de História, UFRGS, em 30/10/2006.Relações Interétnicas: questões conceituais?. Palestra no Depto. de História, UFRGS. 2006. (Outra).

Seminário ?Encontro com a História? - MAST.Palestrante na Mesa Redonda: ?Luiz de Castro Faria e as duas Antropologias?. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional ?Fazendo Gênero 7: Gênero e preconceitos?.?Imigração e Etnicidade: a mulher imigrante e a simbólica da identidade de Grupo?, Simpósio ?Migrações do passado e do presente?, UFSC, 27 a 30/08/2006. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional ?Imigração e Relações Interétnicas?.?Imigração e relações interétnicas no Brasil: perspectiva comparada?, UNISINOS, de 13 a 15/09/2006. 2006. (Seminário).

VIII Jornada Interna dos Alunos do PPGSA/IFCS/UFRJ.Debatedora na Mesa-Redonda ?Raça?, de 27 a 29/11/2006. 2006. (Encontro).

25ª Reunião Brasileira de Antropologia. ?Raça e política imigratória no Brasil?. Simpósio ?A idéia de raça e a Antropologia no Brasil?. 2005. (Congresso).

29° Encontro Anual da ANPOCS. Formação de identidades culturais em contextos migratórios (apresentação de trabalho), Participação no Grupo de Trabalho Migrações Internacionais, como co-coordenadora. 2005. (Congresso).

II Semana Acadêmica do CPDA - UFRRJ: "Mundo Rural: perspectivas de desenvolvimento e a crise da política".Os significados da categoria colono: território e identidade camponesa (apresentação de trabalho), Participação no Painel 2: Identidade, novas territorialidades e relações de poder. 2005. (Outra).

II Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).Um panorama dos estudos migratórios (apresentação de trabalho) e como coordenadora da sessão Barreiras e limites à mobilidade. 2005. (Seminário).

I Seminário Conjunto da Consciência Negra. O panorama da negritude no Brasil e na diáspora: desafios do século XXI..: A questão racial no Brasil (palestra), Participação na mesa: A construção estrutural de raça e de racismo. 2005. (Seminário).

VI Reunião de Antropologia do Mercosul. A experiência individual na imigração (apresentação de trabalho). Participação no Grupo de Trabalho Fronteiras e interfaces migratórias em perspectiva comparada, como coordenadora. 2005. (Congresso).

X Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL).Imigração e etnicidade no Vale do Itajaí (apresentação de trabalho), Participante das Comunicações coordenadas Imigração, cultura e identidade. 2005. (Encontro).

28° Encontro Anual da ANPOCS. Imigração e diferenciação cultural: a problemática dos conceitos de etnicidade, raça e multiculturalismo (apresentação de trabalho), Seminário Temático 17: Migrações Internacionais, Estado-Nação e Cidadania. 2004. (Congresso).

Seminário "A República e a Questão do Negro no Brasil".Colonização e a questão racial nos primórdios da República. 2004. (Seminário).

Seminário "Ensaios Brasilianos: ciência e educação na obra de Roquette-Pinto".Imigração e raça no pensamento de Roquette-Pinto (apresentação de trabalho), na mesa-redonda Roquette-Pinto e o pensamento social no Brasil. 2004. (Seminário).

VII Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA). Os nacionais e os outros: percalços da política imigratória brasileira na longa duração (apresentação de trabalho), mesa-redonda (I)migrações: Imigrações Internacionais e Identidade. 2004. (Congresso).

VI Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.Participação como debatedora na Mesa Redonda: Raça: identidade e Política. 2004. (Outra).

XXIV RBA.O problema racial no Brasil: ambigüidades e preceitos classificatórios (apresentação de trabalho). Simpósio Raça, Racismo e Políticas Públicas: um debate antropológico. Mesa-redonda: Raça e racismo: formas de manifestação. 2004. (Simpósio).

III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação.O conceito de raça: um velho problema nas Ciências Sociais. Participação na Mesa-Redonda: Epistemologia na Pesquisa e Relações Raciais. 2003. (Seminário).

Seminário Auto-declaração nas políticas de ação afirmativa.O ardiloso conceito de raça. Participação na Mesa Redonda: O viés antropológico. 2003. (Seminário).

Seminário O Brasil Mestiço.Racismo e Políticas Compensatórias. Mesa Redonda: relações raciais e interétnicas e políticas de combate à discriminação racial. 2003. (Seminário).

Seminário Quase Cidadão". Antropologias e Histórias da pós-emancipação no Brasil.Imigração, ocupação territorial e cidadania.. 2003. (Seminário).

Seminários de Antropologia e História, organizado pelo Laboratório de Antropologia e História.Co-coordenadora dos Seminários de Antropologia e História. 2003. (Outra).

Seminários NIEM.Co-coordenadora do Seminário realizado pelo NIEM da UERJ. 2003. (Outra).

XXVII Encontro Anual da ANPOCS. A imigração no Brasil (apresentação do trabalho). Coordenadora do Grupo de Trabalho Migrações Internacionais e identidades étnicas. 2003. (Congresso).

XXVII Encontro Anual da ANPOCS. O papel do financiamento e da avaliação na constituição e desenvolvimento do campo disciplinar. Fórum de Pesquisa: O campo da Antropologia no Brasil. 2003. (Congresso).

23ª Reunião Brasileira de Antropologia. Construção cultural de identidades em perspectiva. Simpósio: A construção cultural de identidade em contextos migratórios. 2002. (Congresso).

23ª Reunião Brasileira de Antropologia. Intelectuais e a imigração no Brasil. Fórum de Pesquisa Antropólogos, lideranças étnicas e as políticas de identidade. 2002. (Congresso).

29° Encontro Nacional do CERU. Cartas e narrativas biográficas no estudo da imigração. Mesa Redonda: Migrações: perspectivas metodológicas. 2002. (Congresso).

I Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Imigratórios.Imigração e (re)construção de identidades étnicas. 2002. (Seminário).

Seminário Raça e Fé. Oficina de Ciências Sociais.A idéia da raça e os estigmas da desigualdade. Mesa Redonda: Raça, Fé a Violência. 2002. (Seminário).

Seminário Racismo no Brasil.Uma digressão sobre o racismo no Brasil. 2002. (Seminário).

II Seminário Relações Raciais e Educação.Racismo e o Ideário da Formação do Povo no Pensamento Brasileiro. 2001. (Seminário).

Seminário "A Formação do Antropólogo na Pós-Graduação. Comunicação Os critérios de avaliação e seus problemas. 2001. (Congresso).

Seminário "A vulnerabilidade da população Afro-brasileira à Epidemia de HIV-AIDS.Racismo no Brasil: uma síntese. 2001. (Seminário).

VII Encontro de Antropólogos do Norte - Nordeste - ABANNE.Expositora, no Painel Antropologia: teorias, métodos e aplicação de conhecimentos. 2001. (Encontro).

XXV Reunião Anual da ANPOCS. Colonização, Imigração e a Questão Racial no Brasil. 2001. (Congresso).

22ª Reunião Brasileira de Antropologia. Comunidade, Etnia e os Dilemas do Nacionalismo Brasileiro. 2000. (Congresso).

Seminário Internacional "Migrações Internacionais: contribuição para políticas Brasil 2000.Imigração e Nacionalismo: o discurso da exclusão e a política imigratória no Brasil. 2000. (Seminário).

Seminário Internacional "Novo Mundo nos Trópicos.O Regionalismo da Tradição na Perspectiva Nacionalista: A Identidade Regional Segundo Gilberto Freyre. 2000. (Seminário).

Seminário Internacional "Políticas Migratórias.Colonização e a político Imigratória do Império. 2000. (Seminário).

Seminário Permanente "Forum Brasil". Ciclo "Quem é o Povo do Brasil?".Expositora na sessão Sobre os nomes, as formas e as cores da diferença. 2000. (Seminário).

Simpósio Internacional Brasil - Japão.A relevância das identidades étnicas no contexto da imigração e a questão do nacionalismo brasileiro. 2000. (Simpósio).

VII Jornada de Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista (UNESP).Nacionalismo e Imigração no Pensamento de Gilberto Freyre. 2000. (Outra).

XXIV Encontro Anual da ANPOCS. Expositora do trabalho: Assimilação dos imigrantes no Brasil: inconstâncias de um conceito problemático, no Grupo de Trabalho Migrações Internacionais. 2000. (Congresso).

23º Encontro Anual da ANPOCS. Coordenadora da sessão Migração e Identidade Étnica.. 1999. (Congresso).

I Seminário Afro-carioca.O Negro no Pensamento Social Brasileiro. 1999. (Seminário).

I Seminário Afro-carioca. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ.Mesa Redonda O Negro no Pensamento Social Brasileiro. 1999. (Seminário).

Repensando o Estado Novo.Os imigrantes e a campanha de nacionalização do Estado Novo. 1999. (Seminário).

Seminário "Argentina-Brasil - anos 30: reflexos e vínculos.Debatedora na 2ª sessão Buenos Aires, São Paulo e a imigração depois da crise mundial. 1999. (Seminário).

Seminário "Significado da Terra II".A questão da terra no contexto da imigração e colonização no Sul do Brasil. 1999. (Seminário).

Seminário "Tensões Coloniais e Reconfigurações Pós-coloniais: diálogos críticos luso-brasileiros".A singularidade germânica e o nacionalismo brasileiro: ambigüidade e alotropia na idéia de nação. 1999. (Seminário).

Seminário Regional do Núcleo de Antropologia da Política (NUAP).Política, etnicidade e ascensão social: um exemplo teuto-brasileiro, 2ª sessão. 1999. (Seminário).

Simpósio Internacional - Migração: Nação, Lugar e Dinâmicas Territoriais. Etnia, Nação e Raça: considerações sobre conflitos interétnicos entre teuto e luso-brasileiros. 1999. (Congresso).

21ª Reunião Brasileira de Antropologia. ABA. Comunicação Aspectos do anti-lusitanismo no Brasil. 1998. (Congresso).

21ª Reunião Brasileira de Antropologia. ABA. Rassenfrage, Sprachenfrage: a construção da identidade teuto-brasileira na imprensa em língua alemã de Santa Catarina. 1998. (Congresso).

Cairo + 5 - Seminário II - Distribuição da População, Urbanização e Migração. Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) e Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI). Formação das etnicidades no período da grande imigração e a política imigratória brasileira. 1998. (Congresso).

Painel.Debatedora do Painel As cores da cidadania: discutindo as categorias raciais dos censos demográficos. 1998. (Outra).

Seminário "Acolhimento aos refugiados no contexto atual das migrações internacionais: ação e perspectiva no caso brasileiro.Imigração e Colonização no Brasil: o discurso da exclusão. 1998. (Seminário).

V Reunião do Grupo de Trabalho "Identidades na América Latina".Reelaboração e segmentação de identidades étnicas, na sessão: Identidades, contextos, fragmentos. 1998. (Outra).

Workshop "Nação e Diáspora: diálogos cruzados luso-brasileiros.Sessão plenária O pós-colonialismo em questão. 1998. (Outra).

XXII Reunião Anual da ANPOCS. As identidades dos imigrantes e o melting pot nacional. 1998. (Congresso).

49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os Alemães no Brasil: análise de algumas questões temáticas. 1997. (Congresso).

Seminário Estado Novo - 60 anos.Os Imigrantes e a Campanha de Nacionalização do Estado Novo. 1997. (Seminário).

Seminário Internacional "Antropologia, Arte e Diversidade.A tese arianista brasileira e o Museu Nacional. 1997. (Seminário).

VI Seminário Nacional da História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro.Eugenia, Racismo e o Problema da Imigração no Brasil. 1997. (Seminário).

XXI Encontro Anual da ANPOCS. Etnicidade e Ascensão Social: estudo de caso entre teuto-brasileiros. 1997. (Congresso).

IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A Campanha de Nacionalização e a Questão Étnica no Brasil, na sessão temática Língua e Construção da Nação. 1996. (Congresso).

Seminário "América Platina e Historiografia.Etnicidade, Pluralismo e a Imigração no Brasil. 1996. (Seminário).

XX Congresso Anual da ANPOCS. Coordenadora do Grupo de Trabalho 19: Relações Raciais e Etnicidade.. 1996. (Congresso).

XX Reunião Brasileira de Antropologia e I Conferência "Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe". A assimilação dos imigrantes como questão nacional. 1996. (Congresso).

- XX Reunião Brasileira de Antropologia e I Conferência "Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe". Identidade Étnica e Herança Cultural. 1996. (Congresso).

Seminário "Raça, Ciência e Sociedade".Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. 1995. (Seminário).

Seminário "Racismo, Sexismo e Cidadania: de Zumbi aos dias atuais.Nação, Identidade Nacional e a Questão Racial no Brasil. 1995. (Seminário).

Seminário Internacional "Imagens da África.Debatedora na sessão 4 - A Antropologia da Discussão - Debate.. 1995. (Seminário).

V Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Afro-Asiáticos. Algumas observações sobre racismo e identidades étnicas. 1995. (Congresso).

V Reunião de Antropologia do (Merco)Sul.Algumas considerações sobre a construção de identidade étnicas. 1995. (Outra).

46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordenadora da Mesa Redonda Transformações Sociais do Campesinato: reprodução e conflito. 1994. (Congresso).

debatedora, no Seminário "Etni(-) cidade: grupos étnicos na cidade de Curitiba.debatedora, no Seminário Etni(-) cidade: grupos étnicos na cidade de Curitiba. 1994. (Seminário).

III Congresso Latino Americano de Antropologia Biológica. Raça, Mestiçagem, Eugenia: a Antropologia de Lacerda e Roquette-Pinto. 1994. (Congresso).

Seminário "Antropologia e Eleições.Pluralismo e Representação Política: a questão étnica teuto-brasileira e as primeiras eleições no município de Blumenau (SC) - 1883-1902. 1994. (Seminário).

V Encontro Estadual de História (ANPUH) - "Identidades e Diversidades no Sul do Brasil.Conferência: Imigração e Colonização no Sul do Brasil. 1994. (Encontro).

XIX Reunião Brasileira de Antropologia. Identidade Étnica e Participação Política. 1994. (Congresso).

XIX Reunião Brasileira de Antropologia. A identidade teuto-brasileira numa perspectiva histórica. 1994. (Congresso).

17º Encontro Anual da ANPOCS. Identidade étnica, assimilação e cidadania: a imigração alemã e o estado brasileiro. 1993. (Congresso).

45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Invenção da Raça e o Poder Discricionário dos Estereótipos. 1993. (Congresso).

Seminário Internacional "Fazer América" - Imigração: um estudo comparativo (Brasil, Estados Unidos e América Latina).Workshop Imigração Européia: do campo à cidade no Vale do Itajaí. 1993. (Seminário).

18ª Reunião Brasileira de Antropologia. Concessão de terras, dívida colonial e mobilidade. 1992. (Congresso).

III Reunião do Grupo de Trabalho do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) sobre "Identidades na América Latina.Etnicidade e Cultura: A Constituição da Identidade Teuto-Brasileira. 1992. (Outra).

Seminário Internacional sobre Racismo e Relações Raciais nos paises da Diáspora Africana.Debatedora na sessão Politics, Ideology an Religion in Brazil.. 1992. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Folclore Alemão e II Congresso dos Centros de Cultura Alemã no Brasil.Identidade Étnica e Folclore. 1992. (Seminário).

Seminário "Campesinato: Questões e Problemas.Identidade Camponesa e Identidade Étnica - um Estudo de Caso. 1991. (Seminário).

17ª Reunião Brasileira de Antropologia. Sobre os paradóxos da miscigenação: imigração e raça no Brasil. 1990. (Congresso).

I Seminário de estudos Teuto-brasileiros.Colonização Alemã no Brasil: a conflituosa história de formação da etnicidade Teuto-brasileira. 1989. (Seminário).

16ª Reunião Brasileira de Antropologia. Colonização e conflito. 1988. (Congresso).

Seminário.As ciências sociais no Brasil e a Questão Racial. 1988. (Seminário).

11º Congresso Anual da ANPOCS. GT: Estrado e Agricultura. 1987. (Congresso).

15ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Etnicidade e imigração: o caso teuto-brasileiro. 1986. (Congresso).

II Congresso Argentino de Antropologia Social. Comissão de Trabalho Relações Interétnicas. 1986. (Congresso).

8º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS. Grupo de Trabalho Temas e Problemas das Populações Negras do Brasil. 1984. (Congresso).

Semnário.Debatedora no Seminário Conflitos no Campo no Estado do Rio de Janeiro. 1984. (Seminário).

XIV Reunião da ABA. Imigração, colonização e Identidade étnica, na mesa redonda Antropologia dos Segmentos Étnicos no Brasil: Teoria e Métodos. 1984. (Congresso).

XIV Reunião da ABA. Colonos e caboclos: a identidade camponesa numa comunidade rural multi-étnica, no grupo de trabalho Antropologia do Campesinato - Tema Identidade camponesa. 1984. (Congresso).

Encontro "Questões sobre a Cultura Operária" da ABA.Aspectos da proletarização do campesinato no Vale do Itaja! (SC): os colonos-operários. 1982. (Encontro).

XII Congresso Mundial da International Polítical Science Association (IPSA). Etnicidade e cidadania: algumas considerações sobre as bases étnicas da mobilização política. 1982. (Congresso).

XIII Reunião da ABA. Camponeses ou operários? O significado da categoria colono numa situação de mudança. 1982. (Congresso).

XII Reunião da ABA. Coordenadora da Seção de Comunicações sobre Sociedades Camponesas. 1980. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jacqueline Lobo de Mesquita

SEYFERTH, G.. Lei de Imigração no Brasil e processos de anistia. O olhar do imigrante boliviano. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita de Cassia Melo Santos

OLIVEIRA, J. P.;SEYFERTH, G.. No "coração do Brasil": Roquette-Pinto e a expedição à Serra do Norte (1912). 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lucia Peres Leal

SEYFERTH, G.. "Um Olhar sobre a cena do Graffiti no Rio de Janeiro?. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Heitor Levy Ferreira Praça

SEYFERTH, G.. ?Criação de unidades de conservação e modernização no meio rural: o caso do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, MG?. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Hugo Martins Kebbe da Silva

SEYFERTH, G.. ?Um jornal entre Brasil e Japão. A construção de uma identidade de japoneses no Brasil e brasileiros no Japão?. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Francisco Aragão Azeredo

SEYFERTH, G.. Políticas imigratórias brasileiras na Pós-Segunda Guerra Mundial: uma análise a partir dos periódicos de Geografia?. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nina Paiva Almeida

SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.. Diversidade na Universidade: O BID e as políticas educacionais de inclusão étnico-racial no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Quintela de Azevedo Bastos

SEYFERTH, G.. Gabinete Português de Leitura: construção de uma identidade portuguesa (1837-1893). 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Grings

SEYFERTH, G.. Construções identitárias em narrativas de descendentes de imigrantes: genealogia e memória. 2007. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Susana Alem Abrantes

SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.. "Narrando Angola: a trajetória de Mário Antonio e a invenção da literatura angolana". 2007. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Carlos de Lucena

SEYFERTH, G.. ?Negros misturados: um estudo de caso sobre identidades negras em Mossoró ? RN?. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcela Torres Resende

SEYFERTH, G.; FAUSTO, C.. "Roça e Arte: etnografia da comunidade nipo-brasileira de Yuba (Mirandópolis, SP)". 2006. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Gentil de Mello e Silva Botner

SEYFERTH, G.. Religião e práticas guro-discípulo: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Elaine Péria

PÉRIA, M. E.;SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.. Ação afirmativa: um estudo sobre a reserva de vagas para negros nas universidades públicas brasileiras. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Consolação Lucinda

SEYFERTH, G.. Subjetividade e fronteiras: uma antropologia da manipulação da aparência. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Alves Ribeiro

RIBEIRO, A. P. A.;SEYFERTH, G.. Samba são pés que passam fecundando o chão. Madureira: sociabilidade e conflito em um subúrbio musical. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Michahelles

MICHACCHELLES, M.;SEYFERTH, G.. A colônia alemã do Rio de Janeiro: a sociedade Germânia e a construção de uma identidade teuto-brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Caetano da Silva

SILVA, E. C.; MARIA;SEYFERTH, G.. Visões da diáspora portuguesa, dinâmicas identitárias e ddilemas políticos entre portugueses e luso-descendentes de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosa Maria Zagonel

ZAGONEL, R. M.;SEYFERTH, G.. Influência da cultura de origem de imigrantes japoneses no concurso vestibular da UFPr. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Sergio Paulo Benevides

BENEVIDES, S. P.;SEYFERTH, G.; DUARTE, L. F. D.. Nos refúgios da Memória: um estudo sobre histórias de refugiados no Rio de Janeiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Evangelina Maria Mazur

MAZUR, E. M.;SEYFERTH, G.; DUARTE, L. F.. Cura e Mediação Social: um estudo de caso no interior da Argentina. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Regina B

MOREIRA, C. R. B. S.;SEYFERTH, G.. S. Moreira. Paróquia Sul de Curitiba, sua gente, sua identidade. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Joselina da Silva

SILVA, J.;SEYFERTH, G.. Renascença, lugar de negros no plural. Construções Identitárias em um clube social de negros no Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Erika Maria Bastos de Assis

ASSIS, E. M. B.;SEYFERTH, G.. Os Arturos: casa, descendência e identidade social em uma comunidade negra de Contagem. 1999. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudio Costa Pinheiro

PINHEIRO, C. C.;SEYFERTH, G.. Quereis ser escravo? Escravidão, saberes de dominação e trajetórias de vida na cidade do Rio de Janeiro, 1808-1865. 1998. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Arthur Nunes Gomes

GOMES, A. N.;SEYFERTH, G.. Sob o Signo da Ambigüidade: configurações identitárias no espaço português do Rio de Janeiro. 1998. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lígia Maria de Souza Dabul

DABUL, L. M. S.;SEYFERTH, G.. No Curso da Pintura: a produção de identidades de artista. 1998. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nilton Silva dos Santos

SANTOS, N. S.;SEYFERTH, G.. Vivendo na Cachimba. Considerações sobre participação política num bairro de Curitiba. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana M

VILLALÓN, A. M.;SEYFERTH, G.. Villalón. Da Conformação do Tipo Argentino: políticas imigratórias na Argentina 1940-1950. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cladecir Alberto Schenkel

SCHENKEL, C. A.;SEYFERTH, G.. Estudo de um Processo Cultural na Relação entre Colonos e a Sadia: o caso da Micro-região do Alto Uruguai Catarinense. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: César Augusto Ferreira de Carvalho

CARVALHO, C. A. F.;SEYFERTH, G.. Nascimento e morte de um 'movimento social': as lutas contra as barragens do Paraíba do Sul. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Everton Nahid Jobim

JOBIM, E. N.;SEYFERTH, G.. A Antropologia Estrutural e a relação entre permanência e mudança. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sara Alonso

ALONSO, S.;SEYFERTH, G.. Os Tembé de Guamá: processo de construção da cultura e identidade Tembé. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vivian Flanzer

FLANZER, V.;SEYFERTH, G.. Muros Invisíveis em Copacabana. Uma etnografia dos Rodeslis na cidade do Rio de Janeiro. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosana Lopes Corrêa

CORRÊA, R. L.;SEYFERTH, G.. A Questão da Cor no Feminino. Pretas, Pardas e Brancas em Inquéritos Policiais nas Freguesias de São Cristóvão e Espírito Santo (1890-1911). 1994. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henyo Trindade Barreto Filho

BARRETO FILHO, H. T.;SEYFERTH, G.. Tapebas, Tapebanos e Pernas-de-Pau: Etnogênese como Processo Social e Luta Simbólica. 1993. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Fabiana Guebel

GUEBEL, C. F.;SEYFERTH, G.. Los Estatutos Dicen Pero Otra Cosa es la realidad: estudio de una cooperativa de pescadores del Litoral argentino. 1993. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mercia Rejane Rangel Batista

BATISTA, M. R. R.;SEYFERTH, G.. De Caboclos de Assunção a Indios Truka. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosali Michelli

MICHELLI, R.;SEYFERTH, G.. Aliança, Conflitos e Feminismo: Exercícios sobre a construção Social da Feminilidade. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Irene Cristina de Mexia Heitor de Medeiros Portela

PORTELA, I. C. M. H. M.;SEYFERTH, G.. Dos Brasileiros, da Civilização e de África. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Anita Sprandel

SPRANDEL, M. A.;SEYFERTH, G.. Brasiguaios: Conflito e Identidade em Fronteiras Internacionais. 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: SANDRA TOSTA FAILLACE

FAILLACE, S. T.;SEYFERTH, G.. Comunidade Étnica e Religião um Estudo de Caso na Barragem de Ita. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Scheibe Wolf

WOLF, C. S.;SEYFERTH, G.. As mulheres da Colônia Blumenau: cotidiano e trabalho. 1991. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aurelio Vianna da Cunha Lima Junior

LIMA JUNIOR, A. V. C.;SEYFERTH, G.. Dos Pressupostos da Ação Política do Campesinato: o caso da invasão da Fazenda Anoni. 1988. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti

CAVALCANTI, L. A. P.;SEYFERTH, G.. Casas para o Povo. Arquitetura moderna e habitações econômicas. 1987. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cecilia de Souza Minayo

MINAYO, M. C. S.;SEYFERTH, G.. Os Homens de Ferro. Estudo sobre os trabalhadores da indústria extrativa de minério de ferro da Cia. Vale do Rio Doce em Itabira, Minas Gerais. 1985. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: DORA PIRES DO PRADO

PRADO, D. P.;SEYFERTH, G.. Da Colônia à Vila. 1983. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Maria Gramkow

GRAMKOW, M. M.;SEYFERTH, G.. O Colono da Cana: Estudo sobre as unidades de produção familiares no vale do Rio Tijucas. 1983. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Neusa Regina Ramires Soares

SOARES, N. R. R.;SEYFERTH, G.. A Dinâmica da Integração Alemã em São Lourenço do Sul. A partir de registros paroquiais - 1861/1930. 1982. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lígia Terezinha Lopes Simonian

SIMONIAN, L. T. L.;SEYFERTH, G.. Terra de Posseiros - Um estudo das políticas sobre terras indígenas. 1981. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Roberto Cardoso de Oliveira

OLIVEIRA, L. R. C.;SEYFERTH, G.. Colonização e Diferenciação: os colonos de Canarana. 1981. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ovídio de Abreu Filho

ABREU FILHO, O.;SEYFERTH, G.. Raça, Sangue e Luta. Identidade e parentesco em uma cidade do interior. 1980. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Zelia Milanez de Lossio e Seiblitz

SEIBLITZ, Z. M. L. E.;SEYFERTH, G.. Dentro de um Ponto Riscado - Estudo de um Centro Espírita na Zona Norte do Rio de Janeiro. 1979. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Filippina Chinelli

CHINELLI, F.;SEYFERTH, G.. Folha no Chão - Etnografia de uma Sociedade de Jornaleiros. 1977. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Zilda Kacelnik

KACELNIK, Z.;SEYFERTH, G.. A Ideologia dos Publicitários. 1976. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José Carneiro Silva

SILVA, M. J. C.;SEYFERTH, G.. Terra da Pobreza: Um Estudo Antropológico com uma Comunidade Rural Piauiense. 1976. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita de Cassia Melo Santos

SEYFERTH, G.. Um naturalista e seus múltiplos: colecionismo, projeto austríaco na América e as viagens de Johan Natterer. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marine Lila Corde

SEYFERTH, G.. A participação dos oximoros. Patrimônio Nacional da imigração, direito de voto dos estrangeiros e ordem nacional no Brasil e na França. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joseph Handerson

Neiburg, F.;SEYFERTH, G.. Diáspora. As dinâmicas da mobilidade haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Freire Dalmaso

Neiburg, F.;SEYFERTH, G.. Kijan moun yo ye? As pessoas, as casas e as dinâmicas da familiaridade em Jacmel, Haiti. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela Facundo Navia

Vianna, Adriana;SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.; SPRANDEL, M. A.; Lugones, M. G.. . Exodos e refúgios: colombianos refugiados no sul e sudeste do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Susana Alem Abrantes

LIMA, A. C. S.;SEYFERTH, G.. ?Problemas e soluções para a gestão Angola: um estudo a partir do ensino superior da administração colonial em Lisboa, 1950 ? 1960?. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Consolação Lucinda

SEYFERTH, G.; Goldman, M.. ?Umbanda e religiões de matriz afro-brasileira em Valença, RJ?. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Pereira do Sacramento

SEYFERTH, G.; Carrano, P. R.. ?Itinerários de Etnicidade: jovens negros e jovens negras em contexto de militância autirracista?. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Hugo Kedde da Silva

Machaco, I. J. R.;SEYFERTH, G.. Na vida única vez: fabricando famílias e relação aralidades entre Decasseguis no Japão. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Adriana Maria Villalon

Neiburg, F.;SEYFERTH, G.. Alimentando o fogo: mecanismos de construção de espaços e limites da basquidade. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Zoy Anastassakis

DUARTE, L. F. D.;SEYFERTH, G.. Triunfos e impasses: Lina Bo Bardi, Aloísio Magalhães e a institucionalização do design no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Cristina Hamid

SEYFERTH, G.. (Des)integrando refugiados: os processos de reassentamento de palestinos no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ricardo Luiz Cruz

Neiburg, F.;SEYFERTH, G.. Sagas do Comércio justo e percepções da modernidade na selva central. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Claudia Marcela Roca

OLIVEIRA, J. P.;SEYFERTH, G.. Os Sertões e o deserto: imagens da ?nacionalização? dos índios no Brasil e na Argentina na obra do artista-viajante J. M. Rugendas. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Felipe Rocha Benites

Goldman, M.;SEYFERTH, G.. Olhando da Ribanceira? Perspectivas da influência e vulnerabilidade no Vale do Alto-médio São Francisco. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Massae Sasaki Pinheiro

SEYFERTH, G.. ?Ser ou não ser japonês? A construção da identidade dos brasileiros descendentes de japoneses no contexto das migrações internacionais do Japão contemporâneo?. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcio Antonio Both da Silva

SEYFERTH, G.. ?Babel do Novo Mundo: povoamento e vida rural na região de matas do Rio Grande do Sul (1189 ? 1925)?. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Artur Monteiro Bento

SEYFERTH, G.. ?Memória, espaço e identidade: a experiência de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro (1950-1973)?. 2009. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Valéria Leão Ferenzini

SEYFERTH, G.. ?A questão alemã: o conflito entre os católicos alemães e a igreja católica (Juiz de Fora: 1900 ? 1919)?. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Clara Mocellin

SEYFERTH, G.. ?Trajetórias em rede: representações da italianidade entre empresários e intelectuais da região de Caxias do Sul?. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Barroso Hoffmann

SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.; LIMA JUNIOR, A. V. C.; OLIVEIRA, J. P.; HEREDIA, Beatriz Maria Alasia de. ?Fronteiras Étnicas, Fronteiras de Estado e Imaginação da Nação: um estudo sobre a cooperação internacional norueguesa junto aos povos indígenas?. 2008. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandra Barbosa da Silva

SEYFERTH, G.; OLIVEIRA, J. P.. Mais além da aldeia: território e redes sociais entre os Guarani de Mato Grosso do Sul. 2007. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Endrica Geraldo

SEYFERTH, G.. O perigo alienígena?: política imigratória e pensamento racial no governo Vargas (1930-1945). 2007. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joselina da Silva

SEYFERTH, G.. União dos Homens de Cor (UHC): uma rede do movimento social negro, após o Estado Novo. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ramiro Rafael Rojas Pierola

SEYFERTH, G.. Estado, territorialidades e etnias andinas: luta e pacto na construção da nação boliviana. 2006. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Alvim Leite Lopes

SEYFERTH, G.. Heavy Metal no Rio de Janeiro e dessacralização de símbolos religiosos?. 2006. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Gruman

SEYFERTH, G.. ?Individualismo, família e projeto: negociando identidades em casais formados por judeus e não judeus?. 2006. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roswithia Weber

SEYFERTH, G.. ?Mosaico Identitário: história, identidade e turismo nos municípios da rota romântica ? RS?. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudio Costa Pinheiro

SEYFERTH, G.. Traduzindo Mundos, inventando um Império: língua, escravidão e contextos coloniais portugueses dos alvores da modernidade. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mércia Rejane Rangel Baptista

SEYFERTH, G.. Descobrindo e recebendo heranças: as lideranças Truka. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nora Júlia Arias

SEYFERTH, G.. Voltas e revoltas dos Toba rosarinos - de Resistência à Rosário. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ELISA GUARANÁ DE CASTRO

SEYFERTH, G.. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rolando Jesús Silla

SEYFERTH, G.. Inovação da tradição católica no Alto Neuquém: nação e religião na fronteira austral argentino-chilena. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ismael Tressmann

SEYFERTH, G.. Da sala de estar à sala de baile: estudo etnolinguístico de comunidades camponesas pomeranas do Estado do Espírito Santo. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joselina da Silva

SEYFERTH, G.. União dos Homens de Cor (UHC): uma rede do movimento social negro, após o Estado Novo. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Claudia Cruz da Silva

SEYFERTH, G.. Agenciamentos coletivos, territórios existenciais e capturas: uma etnografia de movimentos negros em Ilhéus. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sara Arroyo Alonso

SEYFERTH, G.. Fazendo a unidade: uma perspectiva comparativa na construção de Itamoari e Jamary como quilombos. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gláucia de Oliveira Assis

SEYFERTH, G.. De Criciúma para o mundo: rearranjos familiares e de gênero nas vivências dos novos migrantes brasileiros. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heloísa Pereira Hübbe de Miranda

MIRANDA, H. P. H.;SEYFERTH, G.. Quadrilátero - Livro Um: Matheu. Desvendando o Labirinto. 2003. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Renato de Campos Araújo

ARAÚJO, J. R. C.;SEYFERTH, G.. Migna Terra. Migrantes italianos e facismo na cidade de São Paulo (1922 - 1935). 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Angela Figueiredo

FIGUEIREDO, A.;SEYFERTH, G.. A classe média negra não vai ao paraíso: trajetórias, perfis e negritude entre os emprestários ne. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariléia Franco Marinho Inoue

INONE, M. F. M.;SEYFERTH, G.. Do outro lado nasce o sol: o trabalho dos japoneses e seus descendentes no Estado do Rio de Janeiro. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Catarina Chitolina Zanini

ZANINI, M. C. C.;SEYFERTH, G.. Italianidade no Brasil Meridional: a construção da identidade étnica na região de Santa Maria - RS. 2002. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jair de Souza Ramos

RAMOS, J. S.;SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.. O poder de domar do fraco: construção de autoridade e poder tutelar na política de povoamento do solo nacional. 2002. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Maurício de Paiva Andion Arruti

ARRUTI, J. M. P. A.;SEYFERTH, G.; OLIVEIRA, J. P.. Etnias Federais: o processo de identificação de remanescentes indígenas e quilombos no Baixo São Francisco. 2002. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Inoue M

SEYFERTH, G.. F. M.. Do outro lado nasce o sol: o trabalho dos japoneses e seus descendentes no Estado do Rio de Janeiro. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Helio Vianna

VIANNA, H.;SEYFERTH, G.; LIMA, A. C. S.. Somos uma montanha: Oralidade, sociedade letrada e invenção das tradições no candomblé carioca do século XX. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabíola Rohden

ROHDEN, F.;SEYFERTH, G.; DUARTE, L. F.. Uma Ciência da Diferença:Sexo, Contracepção e Natalidade na Medicina da Mulher. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Miriam Furtado Hartung

HARTUNG, M. F.;SEYFERTH, G.; CASTRO, E. V.. A Comunidade do Sutil: história e etnografia de um grupo negro na área rural do Paraná. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Celia Sakurai

SAKURAI, C.;SEYFERTH, G.. Imigração Tutelada. Os Japoneses no Brasil. 2000. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ANA MARIA LIMA DAOU

DAOU, A. M. L.;SEYFERTH, G.. A cidade, o teatro e o País das Seringueiras: práticas e representações da sociedade amazonense na virada do século XIX. 1998. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmen Dora Guimaraens

GUIMARAENS, C. D.;SEYFERTH, G.; DUARTE, L. F.. Descobrindo as mulheres: uma Antropologia da AIDS nas camadas populares. 1998. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aurelio Vianna da Cunha Lima Junior

LIMA JÚNIOR, A. V. C.;SEYFERTH, G.. Prisão em Lajeado Pepino: gênese e efeitos sociais de uma ação exemplar. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caetana Maria Damasceno

DAMASCENO, C. M.;SEYFERTH, G.. Segredos da Boa Aparência. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Claudia Coutinho Viegas

VIEGAS, A. C. C.;SEYFERTH, G.. Trocas, facções e partidos: um estudo da vida política em Araruama, RJ. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Louis Herns Marcelin

MARCELIN, L. H.;SEYFERTH, G.. A Invenção da Família Afro-Americana: Família, Parentesco e Domesticidade entre os Negros do Recôncavo da Bahia. 1996. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Rodolfo da Paixão Vilhena

VILHENA, L. R. P.;SEYFERTH, G.. Projeto e Missão: o Folclórico Brasileiro (1947-1964). 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Fatima Lopes

LOPES, M. F.;SEYFERTH, G.; GARCIA JR, A.. O Sorriso da Paineira: construção de gênero em universidade rural. 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hermano Paes Vianna Jr

VIANNA JR, H. P.;SEYFERTH, G.. . A Descoberta do Samba. Música Popular e Identidade Nacional. 1994. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti

CAVALCANTI, L. A. P.;SEYFERTH, G.. As Preocupações do Belo. Monumentos do Futuro e do Passado na Implantação da Arquitetura Moderna Brasileira. 1993. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antônio Carlos de Souza Lima

LIMA, A. C. S.;SEYFERTH, G.. Um Grande Cerco de Paz: Poder Tutelar e Indianidade no Brasil. 1992. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Paes Machado

MACHADO, E. P.;SEYFERTH, G.. Trajetória da Migração Rural da Bahia. 1992. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Odaci Luiz Coradini

CORADINI, O. L.;SEYFERTH, G.. Representações Sociais e Conflitos nas Políticas Públicas de Saúde e Previdência Social Rural. 1989. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ELLEN F

WOORTMANN, E. F.;SEYFERTH, G.. Woortmann. Colonos e Sitiantes: um estudo comparativo do parentesco e da reprodução social camponesa. 1988. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Ignez Silveira Paulilo

PAULILO, M. I. S.;SEYFERTH, G.. A Integração no Sul do Estado de Santa Catarina. 1987. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: RAYMUNDO HERALDO MAUES

MAUÉS, R. H.;SEYFERTH, G.. A Tensão Constitutiva do Catolicismo Popular e Controle Eclesiástico. 1987. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Rosilene Barbosa Alvim

ALVIM, M. R. B.;SEYFERTH, G.. Construção da Família e Trabalho Industrial: um estudo sobre trabalhadores têxteis numa fábrica com vila operária. 1985. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Waldemir Rosa

SEYFERTH, G.. Várias vozes da nação: o RAP brasileiro e a nação enquanto campo de batalha. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Antunha Barbosa

OLIVEIRA, J. P.;SEYFERTH, G.. Etnografia das demarcações das áreas Guarani no Estado de São Paulo: Reflexões sobre Antropologia, Indigenismo e História. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Pereira do Sacramento

SEYFERTH, G.. Projeto de tese defendido na área de Educação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Zoy Anastassakis

SEYFERTH, G.. Triunfos e impasses: institucionalização do design no Brasil.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Antonio Both da Silva

SEYFERTH, G.. A conquista do norte: grupos sociais e povoamento de uma região do Rio Grande do Sul durante a Primeira República. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Artur Monteiro Bento

SEYFERTH, G.. Memória, espaço e identidade: a experiência de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro (1950-1973). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Reinheimer

SEYFERTH, G.. A representação do nacionalismo no discurso artístico brasileiro: o nacional, o internacional e o universal. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme José da Silva e Sá

SEYFERTH, G.. No Mesmo Galho: Ciência, Natureza e Cultura nas Relações entre Primatólogos e Primatas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Douglas Mansur da Silva

SEYFERTH, G.. Intelectuais Portugueses Exilados no Brasil. Formação e transferência cultural, século XX. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hippolyte Brice Sogbossi

SEYFERTH, G.. Contribuição ao estudo da cosmologia e do ritual entre os Jêjê no Brasil: Bahia e Maranhão. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Miriam de Oliveira Santos

SEYFERTH, G.. Bendito é o Fruto: Festa da Uva e Identidade entre os Descendentes de Imigrantes Italianos de Caxias do Sul-RS. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Claudia Cruz da Silva

SEYFERTH, G.; Goldman, M.. Agenciamentos Coletivos, Territórios Existenciais e Capturas ? uma etnografia de movimentos negros em Ilhéus. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ELISA GUARANÁ DE CASTRO

SEYFERTH, G.; Palmeira, M.. Entre Ficar e Sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mercia Rejane Rangel Batista

SEYFERTH, G.; OLIVEIRA, J. P.. Descobrindo e Recebendo Heranças: as lideranças Truká. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nora Júlia Arias

SEYFERTH, G.; OLIVEIRA, J. P.. Voltas e Re-voltas Estratégicas dos Toba Rosarinos ? de Resistência a Rosário. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rolando Jesús Silla

SEYFERTH, G.; VELHO, O.. Santos e Nação: crianceros católicos na fronteira austral argentino-chilena (Neuquén). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sara Alonso Arroyo

SEYFERTH, G.; OLIVEIRA, J. P.. Fazendo a unidade uma perspectiva comparativa na construção de Itamoari e de Jamary como quilombos. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso de Provas e Títulos para provimento de vaga de Professor Adjunto, do Depto de Antropologia (Arqueologia), do Museu Nacional, UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso de Provas e Títulos para provimento de vaga de Professor Doutor, nível MS 3.1, na área de Teoria Antropológica, IFCH/UNICAMP. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

SEYFERTH, G.; DUARTE, L. F. D.; ECKERT, C.; GREGORI, M. F.; TRAJANO FILHO, W.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso para Professor Adjunto ? disciplina: Antropologia Social, do Depto.de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Presidente na Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor-Adjunto do Depto. de Antropologia, Disciplina Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro Titular da Comissão Julgadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, área de Antropologia Biológica, Museu Nacional, UFRJ, fevereiro de 2010. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Prof.Adjunto, área de ?Fundamentos da Educação/Antropologia e Educação?. vagas para o Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de uma vaga de Professor Adjunto, disciplina de Arqueologia, Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro da banca examinadora do concurso para professor assistente, disciplina de Antropologia Biológica, Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso para Professor Assistente, disciplina de Antropologia Biológica. Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ. 1994. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEYFERTH, G.. Membro da Comissão de Avaliação de Cursos Novos. CAPES ? MEC, período: 2005-2007. 2005. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

SEYFERTH, G.. Consultora da CAPES na avaliação da Proposta de Curso de Mestrado em Antropologia Social da UFPR. 1991. Universidade Federal do Paraná.

SEYFERTH, G.. Participação na comissão nomeada pela CAPES (MEC) para examinar o pedido de recredenciamento dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. 1984. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Regina Petrus Tannuri Tilmann Heil

Início: 2015; Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Guilherme José da Silva e Sá

Uma história de nós mesmos: considerações sobre o discurso determinista no Projeto Genoma Humano; 2002; 130 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Thaddeus Gregory Blanchette

Gringos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSIL

Mina-Jêje em São Luis do Maranhão , Brasil: contribuição ao estudo de uma tradição Dahomeana; ; 1999; 141 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Hilton Moreira de Souza

Amigado com fé, casado é: formação de redes parentais entre escravos da Freguesia de Jacarepaguá, 1790-1850; ; 1999; 199 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

ROXANA BOIXADÓS

Terra de homens com quatro abolengos: parentesco e família em La Rioja; 1996; 236 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Luiz Edmundo de Souza Moraes

Ein Volk; Ein Reich; Ein Fuhrer: a seção brasileira do Partido Nazista e a questão nacional; 1996; 221 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Jair de Souza Ramos

Do ponto da mistura: raça, imigração e nação num debate da década de 20; 1994; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Lucia Arrais Morales

Feira de São Cristovão: um estudo da identidade regional; 1993; 193 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Dinah Tereza Papi de Guimaraens

Arquitetura de Castelos Tropicais : Nobreza, Monarquia e Arianismo numa Fortaleza Neogotica da década de 20 (Castelo de Itaipava); 1992; 352 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Arlene Anélia Renk

A Luta da Erva: um ofício étnico da nação brasileira no Oeste Catarinense; 1990; 415 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

AnaLucia Thompson

A Fábrica de Heróis: Uma análise dos Heróis Nacionais nos livros didáticos de História do Brasil; 1989; 119 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Moema de Poli Teixeira

Família e identidade racial: os limites da cor nas relações e representações de um grupo de baixa renda; 1986; 144 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Alberto Coelho Gomes da Costa

Cantoras de Rádio: estudo sobre a imagem pública da estrela e sua autenticidade; 1984; 278 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Marine Lila Corde

A participação dos oximoros; Patrimônio Nacional da imigração, direito de voto dos estrangeiros e ordem nacional no Brasil e na França; 2015; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Waldemir Rosa

O hip hop goianiense e o antropólogo: experiência etnográfica e as margens da nação brasileira; 2014; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, International Fellowship Program/Brasil; Orientador: Giralda Seyferth;

Mônica da Silva Araujo

?O corpo atlético da pessoa com deficiência: uma etnografia sobre corporalidade, emoção e sociabilidade entre nadadores paraolímpicos?; 2011; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Laura Marcela González Zapata

Além das Fronteiras: formação de missionários leigos ad gentes na Argentina e práticas de evangelização dos missionários argentinos na diocese de Xai-Xai, Moçambique; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Patrícia Reinheimer

?A singularidade como regime de grandeza: nação e indivíduo como valores no discurso artístico brasileiro?; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Douglas Mansur da Silva

Intelectuais Portugueses Exilados no Brasil; Formação e transferência cultural, século XX; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Guilherme José da Silva e Sá

No Mesmo Galho: Ciência, Natureza e Cultura nas Relações entre Primatólogos e Primata; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Thaddeus Gregory Blanchette

Cidadãos e Selvagens: Antropologia Aplicada e a Administração Indígena nos Estados Unidos, 1880-1940; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSIL

Contribuição ao estudo da cosmologia e do ritual entre os Jejê no Brasil: Bahia e Maranhão; 2004; 330 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Miriam de Oliveira Santos

Bendito é o fruto: festa da uva e identidade entre os descendentes de imigrantes italianos de Caxias do Sul - RS; 2004; 344 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Liliana Jara Gutierrez

Escravidão e Religiões Afro-Brasileiras; 2004; 339 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Joana D'Arc do Vale Bahia

O tiro da bruxa: identidade, magia e religião entre os camponeses pomeranos do Espírito Santo; 2000; 328 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Lucia Arrais Morales

Vai e Vem, Vira e Volta: as rotas dos soldados da borracha; 1999; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Olívia Maria Gomes da Cunha

Intenção e Gesto: política de identificação e repressão à vadiagem no Rio de Janeiro dos anos 30; 1998; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Moema de Poli Teixeira

Negros em Ascensão Social: Trajetórias de alunos e professores universitários no Rio de Janeiro; 1998; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Dinah Tereza Papi de Guimaraens

A Reinvenção da Tradição: ícones nacionais de duas Américas; 1998; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Arlene Anélia Renk

A reproducao social camponesa e suas representações: o caso de Palmitos, SC; 1997; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Regina Weber

Os operários e a colméia; 1996; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Daisy Macedo de Barcellos

Família e ascensão social dos negros em Porto Alegre; 1996; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Vera Lucia Calheiros Mata

A Semente da Terra: Identidade e Conquista Territorial por um Grupo Indígena Integrado; 1989; 361 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Eliane Cantarino O'Dwyer

Da Proletarização Renovada à Reinvenção do Campesinato; 1988; 369 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Maria Amália Pereira Barretto

A casa de Fanti-Ashanti em São Luiz do Maranhão; 1987; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Giralda Seyferth;

Arthur Monteiro Bento

2013; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Giralda Seyferth;

Vânia B

Heredia; 2013; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Giralda Seyferth;

Maria Alice Rezende Gonçalves

2010; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Giralda Seyferth;

AHYAS SISS

2010; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Giralda Seyferth;

Maria Catarina Chitolina Zanini

2009; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Giralda Seyferth;

Karl Martin Monsma

Imigração, Conflito Cotidano e Violência Inter-Racial no Oeste Paulista, 1888-1914 (projeto de pós-doutorado; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giralda Seyferth;

Jens Schneider

Antropologia e Identidade Nacional; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Giralda Seyferth;

Jens Schneider

Identidade Nacional no Brasil (projeto de pós-doutorado); 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Giralda Seyferth;

Sabine Kiefer

Colonização Alemã e Industrialização em Blumenau; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giralda Seyferth;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SEYFERTH, G. . The slave plantation and foreing colonization in Imperial Brazil. Review - Fernand Braudel Center for the Study of Economies, Historical Systems, and Civilizations , v. XXXIV, p. 339-387, 2014.

  • SEYFERTH, GIRALDA . The diverse understandings of foreign migration to the South of Brazil (1818-1950). Vibrant (Florianópolis) , v. 10, p. 118-162, 2013.

  • SEYFERTH, G. . Campesinato e o Estado no Brasil. Mana (UFRJ. Impresso) , v. 17, p. 395-417, 2011.

  • SEYFERTH, G. . A dimensão cultural da imigração. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 26, p. 47-62, 2011.

  • SEYFERTH, G. . O futuro era branco. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 62-67, 2011.

  • SEYFERTH, G. . O Vale do Itajaí e a política imigratória do Império. Blumenau em Cadernos , v. 48, p. 57-82, 2007.

  • SEYFERTH, G. . Os teutos-brasileiros e a integração cívica: observações sobre a problemática convivencia do Deutschtum com o nacionalismo brasileiro. Jahrbuch. Institut Martius-Staden , v. 53, p. 117-156, 2006.

  • SEYFERTH, G. . Imigração, preconceitos e os enunciados subjetivos dos etnocentrismos. Travessia (São Paulo) , São Paulo, v. 51, p. 5-15, 2005.

  • SEYFERTH, G. . A imigração no Brasil: comentários sobre a contribuição das Ciências Sociais. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais , v. 57, p. 7-47, 2004.

  • SEYFERTH, G. . A idéia de cultura teuto-brasileira: literatura, identidade e os significados da etnicidade. Horizontes Antropológicos , v. 22, p. 149-197, 2004.

  • SEYFERTH, G. . Estudo sobre a reelaboração e segmentação da identidade étnica.. Cadernos CERU (FFLCH/USP), São Paulo, v. 2, n.13, p. 9-37, 2002.

  • SEYFERTH, G. . Colonização, imigração e a questão racial no Brasil. Revista USP , São Paulo, v. 53, p. 117-149, 2002.

  • SEYFERTH, G. . Racismo e o ideário da formação do povo no pensamento brasileiro. Cadernos Penesb, Niterói - RJ, v. 4, p. 13-32, 2002.

  • SEYFERTH, G. . Resenha Crítica: Feldman-Bianco, B. E Capinha, G. (orgs.) Identidades. Estudos de Cultura e Poder. (São Paulo, Hucite).. Mana - Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 174-177, 2001.

  • SEYFERTH, G. . Assimilação dos Imigrantes no Brasil: Inconstâncias de um Conceito Problemático. Travessia, São Paulo, v. 36, p. 44-50, 2000.

  • SEYFERTH, G. . As identidades dos imigrantes e o melting pot nacional. Horizontes Antropológicos , Rio de Janeiro, v. 14, p. 143-176, 2000.

  • SEYFERTH, G. . As associações recreativas nas regiões de colonização alemã no sul do Brasil. Travessia, São Paulo, v. 34, p. 24-30, 1999.

  • SEYFERTH, G. . Resenha do livro de Oracy Nogueira - Preconceito de Marca. As relações raciais em Itapetininga.. Mana Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 5, n.1, 1999.

  • SEYFERTH, G. . Etnografia de um sistema lógico: a lavoura camponesa dos sitiantes de Sergipe.. Anuário Antropológico , Rio de Janeiro, v. 97, 1999.

  • SEYFERTH, G. . Etnicidade, Política e Ascensão Social: um exemplo teuto-brasileiro.. Mana - Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 5, n.2, 1999.

  • SEYFERTH, G. . Alguñas consideraciones sobre identidades étnicas y racismo en Brasil. Revista de Cultura Brasileña, Espanha, v. 1, p. 69-84, 1998.

  • SEYFERTH, G. . German immigration and the formation of German-Brazilian Ethnicity. Anthropological Journal On European Cultures, Londres, v. 7, n.2, p. 131-154, 1998.

  • SEYFERTH, G. . A assimilação dos imigrantes como questão nacional. Mana: estudos de antropologia social, Rio de Janeiro, v. 3, n.1, p. 95-131, 1997.

  • SEYFERTH, G. . Concessão de terras, dívida colonial e mobilidade. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 7, p. 29-58, 1996.

  • SEYFERTH, G. . La Inmigración alemana y la política brasileña de colonización. Estudios Migratórios Latinoamericanos, Buenos Aires, Argentina, v. 10, n.29, p. 53-75, 1995.

  • SEYFERTH, G. . Racismo e Identidade Nacional: paradoxos e utopias. Ciência Hoje , Rio de Janeiro, v. 19, n.109, p. 41-44, 1995.

  • SEYFERTH, G. . Identidade, Território, Pertencimento. Psicologia e Práticas Sociais, Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 57-72, 1995.

  • SEYFERTH, G. . A invenção da raça e o poder discricionário dos estereótipos. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, v. 93, p. 175-203, 1995.

  • SEYFERTH, G. . O incidente do Panther (Itajaí/SC, 1905). Comunicações do PPGAS, Rio de Janeiro, v. 4, p. 15-80, 1994.

  • SEYFERTH, G. . Identidade étnica, assimilação e cidadania: a imigração alemã e o Estado Brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 9, n.26, p. 103-122, 1994.

  • SEYFERTH, G. . Identidade camponesa e identidade étnica (um estudo de caso). Anuário Antropológico , Brasília, v. 91, p. 31-63, 1993.

  • SEYFERTH, G. . As contradições da liberdade: Análise de Representações sobre a Identidade Camponesa. Revista Brasileira de Ciências Sociais , Rio de Janeiro, v. 18, p. 78-95, 1992.

  • SEYFERTH, G. . A Liga pangermânica e o Perigo Alemão no Brasil: Análise sobre dois Discursos Étnicos Irredutíveis. História. Questões e Debates , Curitiba, v. 5, n.18/19, p. 113-156, 1992.

  • SEYFERTH, G. . Trabalho assalariado, trabalho artesanal e campesinato. Antropologia Social Comunicações do Ppgas, Rio de Janeiro, v. 1, p. 127-145, 1992.

  • SEYFERTH, G. . Os Paradoxos da Miscigenação: Observações sobre o Tema Imigração e Raça no Brasil. Estudos Afro-Asiáticos , Rio de Janeiro, v. 20, p. 165-185, 1991.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e Colonização Alemã no Brasil: uma revisão da bibliografia. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais , Rio de Janeiro, v. 25, p. 3-55, 1988.

  • SEYFERTH, G. . Imigração, Colonização e Identidade Étnica (notas sobre a emergência da etnicidade em grupos de origem européia no sul do Brasil). Revista de Antropologia (São Paulo) , São Paulo, v. 29, p. 57-71, 1987.

  • SEYFERTH, G. . A Estratégia do Branqueamento. Ciência Hoje , Rio de Janeiro, v. 5, n.25, p. 54-57, 1986.

  • SEYFERTH, G. . Herança e Estrutura Familiar Camponesa. Boletim do Museu Nacional. Zoologia , Rio de Janeiro, v. 52, p. 1-27, 1985.

  • SEYFERTH, G. . A Antropologia e a Teoria do Branqueamento da Raça no Brasil: a tese de João Batista de Lacerda. Revista do Museu Paulista, São Paulo, v. 30, p. 81-98, 1985.

  • SEYFERTH, G. . Camponeses ou Operários? O significado da categoria colono numa situação de mudança. Revista do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 73-96, 1984.

  • SEYFERTH, G. . Etnicidade e Cidadania: algumas considerações sobre bases étnicas de mobilização política. Boletim do Museu Nacional. Zoologia , Rio de Janeiro, v. 42, p. 1-16, 1983.

  • SEYFERTH, G. . A Representação do `Trabalho Alemão'na ideologia étnica teuto-brasileira. Boletim do Museu Nacional. Zoologia , Rio de Janeiro, v. 37, p. 1-33, 1982.

  • SEYFERTH, G. ; KNEIP, L. M. ; MONTEIRO, A. M. F. . A Aldeia Pré-histórica de Três Vendas, Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Revista do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 283-338, 1980.

  • SEYFERTH, G. . O Nazismo e a Imprensa Teuto-brasileira no Vale do Itajaí. Revista do Museu Paulista, São Paulo, v. 26, p. 267-284, 1979.

  • SEYFERTH, G. . Identidade étnica numa comunidade teuto-brasileira do Vale do Itajaí. Revista do Museu Paulista, São Paulo, v. 14, n.82, p. 59-82, 1977.

  • SEYFERTH, G. ; ALVIM, M. C. M. E. . O fêmur na população do Sambaqui de Cabeçuda (Laguna, Estado de Santa Catarina) - estudo morfológico e comparativo. Boletim do Museu Nacional. Zoologia , Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-14, 1971.

  • SEYFERTH, G. ; ALVIM, M. C. M. . Estudo morfológico do úmero na população do Sambaqui de Cabeçuda. Revista do Museu Paulista, São Paulo, v. 18, p. 119-126, 1971.

  • SEYFERTH, G. . Contribuição de alguns pesquisadores alemães para a etnografia do Alto Xingu. Delfos, Rio de Janeiro, v. 7/8, p. 57-60, 1968.

  • SEYFERTH, G. . Pensamento Social no Brasil: notas de aula. 1. ed. Porto Alegre: Letra e Vida, 2015. v. 1. 253p .

  • SEYFERTH, G. ; Povoa Neto, H. ; ZANINI, M. C. C. . Mundos em Movimento. Ensaios sobre migrações.. 1. ed. Santa Maria - RS: Ed. da UFSM, 2007. v. 1. 432p .

  • SEYFERTH, G. . A colonização alemã no Vale do Itajaí-mirim: um estudo de desenvolvimento econômico. 2ª. ed. Porto Alegre: Movimento, 1999. 160p .

  • SEYFERTH, G. . Imigração e Cultura no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1990. 105p .

  • SEYFERTH, G. . Nacionalismo e Identidade Étnica: a ideologia germanista e o grupo étnico teuto-brasileiro numa cimunidade do Vale do Itajaí. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1982. 223p .

  • SEYFERTH, G. . A Colonização Alemã no Vale do Itajaí-mirim: um estudo de desenvolvimento econômico. Porto Alegre: Movimento, 1974. 160p .

  • SEYFERTH, G. . Saúde, memória e identidade no âmbito da colonização estrangeira no Brasil. In: Bahia, J. e Santos, M.. (Org.). Corpos em Trânsito.. 1ed.Porto Alegre: Letra e Vida, 2015, v. , p. 13-45.

  • SEYFERTH, G. . Trabalho familiar, comércio e reprodução social camponesa.. In: Zanini, M. C. C.. (Org.). Mercados, campesinato e cidades: abordagens possíveis. 1ed.São Leopoldo (RS): Ed. Oikos / CAPES / CNPq, 2015, v. , p. 9-31.

  • SEYFERTH, G. . Colonos morigerados e estrangeiros irredutíveis. Representações contraditórias sobre os imigrantes alemães no Brasil. In: Bahia, J. e Santos, M.. (Org.). Migrações, redes e trajetórias entre a Alemanha e o Brasil. 1ed.Porto Alegre: Letra e Vida, 2015, v. , p. 9-31.

  • SEYFERTH, G. . A política de colonização, os imigrantes e o nacionalismo. In: Radünz, R. e Heredia, Vania B. M.. (Org.). A política de colonização, os imigrantes e o nacionalismo. 1ed.Caxias do Sul (RS): Ed. da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), 2015, v. , p. 34-76.

  • SEYFERTH, G. . A colonização alemã em Santa Catarina: hábitos alimentares e etnicidade. In: Menasche, R.. (Org.). Saberes e sabores da colônia. Alimentação e cultura como abordagem para o estudo do rural. 1ed.Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2015, v. , p. 133-160.

  • SEYFERTH, G. . Formação de identidades culturais em contextos migratórios (Capítulo 1). In: Carlos Guilheme O, do Valle (VALLE, C. G.O). (Org.). Etnicidade e Mediação. 1ed.São Paulo: Annablume Editora, 2015, v. 1, p. 61-86.

  • SEYFERTH, G. . Povoamento, alienígenas, eugenia e a política imigratória no Brasil (1808 - 1950). Recortes interdisciplinares sobre migrações e deslocamentos. 1ed.Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2014, v. , p. 1-25.

  • SEYFERTH, G. . O Estado brasileiro e a imigração. In: SANTOS, M. de O.; PETRUS, R.; POVOA NETO, M. e GOMES, C. (Orgs.). (Org.). Caminhos da migração: memória, integração e conflitos. 1ed.Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial / FAPERJ, 2014, v. , p. 1-25.

  • SEYFERTH, G. . Imigrantes, estrangeiros: a trajetória de uma categoria incômoda no campo político. In: SOUZA LIMA, Antonio Carlos de (Org.). (Org.). Tutela: formação de Estado e tradições de gestão no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais / LACED, 2014, v. , p. 254-273.

  • SEYFERTH, G. . El Estado brasileño y la inmigración. Poder, Políticas e inmigración en América Latina. Barcelona:. 1ed.Barcelona: Edicions Bellaterra, 2014, v. , p. 19-50.

  • SEYFERTH, G. . Política imigratória, comércio e teuto-brasilidade: a mobilidade social no contexto colonial do Vale do Itajaí (SC). In: ZANINI, M.C.; POVOA NETO, H.; SANTOS, M. de O. (Orgs.). (Org.). Migrações Internacionais. Valores, Captais - práticas de deslocamento. 1ed.Santa Maria - RS: Editora UFSM, 2013, v. , p. 17-52.

  • SEYFERTH, G. . "Minoria". In: Antonio Carlos de Souza Lima (Coord.). (Org.). Antropologia e Direito. 1ed.Rio de Janeiro - Brasília: Contra Capa, LACED, Associação Brasileira de Antropologia, 2012, v. 1, p. 234-239.

  • SEYFERTH, G. . Etnicidade e Política no Vale do Itajaí (SC) na Primeira República. In: RAMOS, H. H. C. da LUZ; ARENDT, I. C.; WITT, M. A. (orgs.). (Org.). A história da imigração e suas escritas (E-book, divulgação em 2013). 1ed.São Leopoldo - RS: Editora Oikos, FAPERGS, CAPES, 2012, v. , p. 1408-1429.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e diferenção cultural: algumas questões conceituais. In: TEDESCO, J. C. E ZANINI, M. C. C (Orgs.). (Org.). Migrantes ao sul do Brasil. 1ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2010, v. , p. 19-62.

  • SEYFERTH, G. . Comemoração, identidade e a memória da imigração. In: Ferreira, A. P., et alii (Orgs.). (Org.). A experiência migrante. Entre deslocamentos e reconstruções. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Garamond/FAPERJ, 2010, v. , p. 103-122.

  • SEYFERTH, G. . Deutsche Einwanderung nach Brasilien. In: Costa, S.; Kohlehepp, G.; Nitschack, H. e Hartmut, S. (HRSG.). (Org.). Brasilien Heute: Geographischer Raum, Politik, Wirtschaft, Kultur. 1ed.Frankfurt AM Main: Vervuert Verlag, 2010, v. , p. 739-756.

  • SEYFERTH, G. . Comemoração, identidade e a memória da imigração. In: Ferreira, A. P. et alli (orgs.). (Org.). A experiência migrante. Rio de Janeiro: Garamond/FAPERJ, 2010, v. , p. 1-15.

  • SEYFERTH, G. . Imigrantes colonos: ocupação territorial e formação camponesa no sul do Brasil. In: NEVES, Delma Pessanha (org.). (Org.). Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil. V.II: Formas Dirigidas de Constituição do Campesinato. 1ed.São Paulo: Editora UNESP, 2009, v. 2, p. 39-63.

  • SEYFERTH, G. . Colonização européia, campesinato e diferenciação cultural no Vale do Itajaí (SC). In: GODOI, Emília Piedrafesa de; MENEZES, M. A. De; e MARIN, R. A.. (Org.). Diversidade do Campesinato: expressões e categorias. Vol. I, Construções identitárias e Sociabilidades. 1ed.São Paulo / Brasília: Editora UNESP / NEAD, 2009, v. 1, p. 275-295.

  • SEYFERTH, G. . Estudos sobre a colonização alemã no Brasil: a contribuição de Jean Roche. In: TEDESCO, João C.; e HEINSFELD, Adelar. (Org.). Colonos, colônias e colonizadores. Aspectos da Territorialização agrária no sul do Brasil. 1ed.Erechim, RS: Habilis, 2009, v. , p. 127-162.

  • SEYFERTH, G. . Roquette-Pinto e o debate sobre raça e imigração no Brasil. In: Lima, N. T. e Miranda de Sá, D.. (Org.). Antropologia Brasiliana. Ciência e Educação na obra de Edgard Roquette-Pinto. 1ed.Belo Horizonte/ Rio de Janeiro: Editora da UFMG; Ed. FIOCRUZ,, 2008, v. , p. 147-177.

  • SEYFERTH, G. . A imigração no sul do Brasil: identidade e alteridade. In: Dreher, M. N.; Kunz, J. A. e Mugge, M. H.. (Org.). Imigração e Relações Interétnicas. São Leopoldo (RS). São Leopoldo (RS): Editora Oikos, 2008, v. , p. -.

  • SEYFERTH, G. . ?Imigração, ocupação territorial e cidadania: o Vale do Itajaí e a política de colonização na Primeira República?.. In: Cunha, O.G. e Gomes, F. S. (orgs.). (Org.). Quase cidadão. Histórias e Antropologias da pós-emancipação no Brasi. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 2007, v. , p. 79-118.

  • SEYFERTH, G. . ?A singularidade germânica e o nacionalismo brasileiro: ambigüidade e alotropia na idéia de nação?. In: Bastos, C., Vale de Almeida, M., Feldman-Bianco, B. (orgs.). (Org.). Trânsitos Coloniais. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007, v. , p. 269-331.

  • SEYFERTH, G. . "Os estudos da imigração no Brasil: notas sobre uma produção multidisciplinar". In: Seyferth, Giralda et alii (orgs.). (Org.). Mundos em Movimento. Ensaios sobre migrações. Santa Maria - RS: Ed. da UFSM, 2007, v. , p. 15-44.

  • SEYFERTH, G. . "Etnia, nação e raça: considerações sobre as relações conflituosas entre teutos e luso-brasileiros?. In: Heidemann, H. D. e Silva, S.A. da (orgs.). (Org.). Simpósio Internacional. Migração: nação lugar e dinâmicas territoriais. Coletânea de textos. São Paulos: Associação Editorial Humanistas/USP, 2007, v. , p. 103-114.

  • SEYFERTH, G. . ?A noção de raça no Brasil: ambigüidade e preceitos classificatórios?. Porque ?raça?? Breves reflexões sobre a ?questão racial? no cinema e na antropologia. Santa Maria - RS: Ed. da UFMS, 2007, v. , p. 101-129.

  • SEYFERTH, G. . Cartas e narrativas biográficas no estudo da imigração. In: Zeila de B.F. Demartini; O. Truzzi. (Org.). Estudos migratórios. Perspectivas metodológicas. 1ed.São Carlos - SP: Ed. UFSCar, 2005, v. , p. 13-52.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e (re)construção de identidades étnicas. In: H. Povoa Neto; A. P. Ferreira. (Org.). Cruzando fronteiras disciplinares. Um panorama dos estudos migratórios. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. Revan / FAPERJ, 2005, v. , p. 17-34.

  • SEYFERTH, G. . A colonização e a questão racial nos primórdios da República. In: SALGUEIRO, M. A. A.. (Org.). A República e a questão do negro no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Museu da República, 2005, v. , p. 27-46.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e (re)construção de identidades étnicas.. In: POVOA NETO, H.; FERREIRA, A. P.. (Org.). Cruzando fronteiras disciplinares. Um panorama dos estudos migratórios. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. Revan/FAPERJ, 2005, v. , p. 17-34.

  • SEYFERTH, G. . O papel do financiamento e da avaliação na constituição do campo disciplinar. In: Wilson Trajano Filho; G. L. Ribeiro. (Org.). O campo da Antropologia no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. Contracapa - ABA, 2004, v. , p. 93-116.

  • SEYFERTH, G. . Imigração, colonização e estrutura agrária. In: Ellen F. Woortmann. (Org.). Significados da Terra. 1ed.Brasília: Ed. UnB, 2004, v. , p. 69-150.

  • SEYFERTH, G. . Imigração, colonização e estrutura agrária. In: WOORTMANN, E. F.. (Org.). Significados da terra. 1ed.Brasília: Ed. UnB, 2004, v. , p. 69-150.

  • SEYFERTH, G. . O papel do financiamento, da avaliação na constituição do campo disciplinar. In: TRAJANO FILHO, W.; RIBEIRO, G. L.. (Org.). O campo da Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contracapa - Associação Brasileira de Antropologia, 2004, v. , p. 93-116.

  • SEYFERTH, G. . A conflituosa história da formação da etnicidade teuto-brasileira. In: Neide Fiori. (Org.). Etnia e Educação. 1ed.Florianópolis: Ed. da UFSC/Ed.UNISUL, 2003, v. , p. 21-61.

  • SEYFERTH, G. . Nacionalismo e imigração no pensamento de Gilberto Freyre. In: E.V. Kosminsky; C. Lépine; F.A. Peixoto. (Org.). Gilberto Freyre em Quatro Tempos. 1ed.Bauru - SP: EDUSC/Ed. UNESP/FAPESP, 2003, v. , p. 155-180.

  • SEYFERTH, G. . Estudo sobre reelaboração da identidade étnica. In: Parry Scott; George Zarur. (Org.). Identidade, fragmentação e diversidade na América Latina. Recife: Ed. Universitáda da UFPe, 2003, v. , p. 147-183.

  • SEYFERTH, G. . O beneplácito da desigualdade: breve digressão sobre o racismo. In: vários autores. (Org.). Racismo no Brasil. 1ed.Peirópolis - SP: ABONG - ANPED, 2002, v. , p. 17-43.

  • SEYFERTH, G. . A singularidade germânica e o nacionalismo brasileiro: ambiguidade e alotropia na idéia de nação. In: Bastos, C.; Almeida, M. do Valle; Feldman-Bianco, B. (Org.). Trânsitos Coloniais: diálogos críticos luso-brasileiros. 1ed.Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2002, v. , p. 251-289.

  • SEYFERTH, G. . Colonização e Política Imigratória no Brasil Imperial. In: Sales, T.; Salles, M. do R.R.. (Org.). Políticas Migratórias. 1ed.São Paulo: Ed. Sumaré; EDUFSCAR; FAPESP, 2002, v. , p. 79-110.

  • SEYFERTH, G. . Ethnic Identities in Brazil. In: S. Sterling; B. Sichel; F.E. Pedroso (eds.). (Org.). Virgin Territory: women, gender and history in contemporary Brasizilian art. 1ed.Washington: National Museum of Women in the Arts, 2001, v. , p. 130-139.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e Nacionalismo: o discurso da exclusão e a política imigratória no Brasil. In: Castro, M.G.. (Org.). Migrações Internacionais. Contribuições para Políticas. 1ed.Brasília: CNPD, 2001, v. , p. 137-150.

  • SEYFERTH, G. . Imigração alemã no Rio de Janeiro. In: Gomes, A. de Castro. (Org.). Histórias de Imigrantes e de Imigração no Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2000, v. , p. 11-43.

  • SEYFERTH, G. . Identidade Nacional, diferenças regionais, integração étnica e a questão imigratória no Brasil. In: Zarur, G. de C. Leite. (Org.). Região e Tradição na América Latina. 1ed.Brasília: Ed. UnB, 2000, v. , p. 81-109.

  • SEYFERTH, G. . A colonização alemã no Brasil: etnicidade e conflito. In: FAUSTO, Boris. (Org.). Fazer América. A imigração em massa para a América Latina.. São Paulo: EDUSP, 1999, v. , p. 273-313.

  • SEYFERTH, G. . Os imigrantes e a campanha de nacionalização do Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1999, v. , p. 199-228.

  • SEYFERTH, G. . Colonização e Conflito. In: SANTOS, José V. Tavares dos. (Org.). Violência em tempo de globalização. São Paulo: Hucitec, 1999, v. , p. 285-330.

  • SEYFERTH, G. . Etnicidade e cultura: a constituição da identidade teuto-brasileira. In: Zarur, George de Cerqueira Leite. (Org.). Etnia e Nação na América Latina. Washington: Secretaria Geral da OEA - Organização dos Estados Americanos, 1996, v. II, p. 17-36.

  • SEYFERTH, G. . Pluralismo, etnia e representação política. In: Palmeira, Moacir e Marcio Goldman (orgs.). (Org.). Antropologia, voto e representação política. Rio de Janeiro: Contracapa Livraria, 1996, v. , p. 103-125.

  • SEYFERTH, G. . Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In: Maio, Marcos Chor e Ricardo Ventura Santos (orgs.). (Org.). Raça, Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz/Centro Cultural Banco do Brasil, 1996, v. , p. 41-58.

  • SEYFERTH, G. . Etnicidade, pluralismo e a imigração no Brasil. In: Reichel, Heloisa e Ieda Gutfreind (orgs.). (Org.). America Platina e Historiografia. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 1996, v. , p. 99-127.

  • SEYFERTH, G. . A identidade teuto-brasileira numa perspectiva história. In: Mauch, C e N. Vasconcellos (orgs.). (Org.). Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade, história. Canoas (RS): Ed. ULBRA, 1994, v. , p. 11-28.

  • SEYFERTH, G. . A representação do trabalho alemão na ideologia étnica teuto-brasiliera. In: Carvalho, M.R.G. de. (Org.). Identidade étnica, mobilização política e cidadania. 1ed.Salvador: OEA-UFBA, EGBA, 1989, v. , p. 93-123.

  • SEYFERTH, G. . Ethnisch Kulturelle Pragungen. In: Brakemeier, G.. (Org.). Glaube in Teilen Bewahrt. 1ed.Erlangen: Verlag der Ev. Luth Mission, 1989, v. , p. 30-47.

  • SEYFERTH, G. . Peculiaridades étnico-culturais da população brasileira. In: Brakemeier. G.. (Org.). Presença Luterana. 1ed.São Leopoldo: Ed. Sinodal, 1989, v. , p. 21-32.

  • SEYFERTH, G. . As Ciências Sociais no Brasil e a Questão Racial. In: Silva, J. da; Birman, P.; Wanderley, R. (Org.). Cativeiro e Liberdade. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1989, v. , p. 11-31.

  • SEYFERTH, G. . Aspectos da proletarização do campesinato no Vale do Itajaí. In: Leite Lopes, J.S.. (Org.). Cultura e Identidade Operária. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1987, v. , p. 103-120.

  • SEYFERTH, G. . Pioneiro pouco convencional: trajetória de engenheiro alemão revela particularidades da colonização no sul do Brasil. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro, , v. 433, p. 1 - 1, 14 jan. 1995.

  • SEYFERTH, G. . A imigração alemã: alguns aspectos históricos. Educação em Linha, Rio de Janeiro, p. 37 - 39.

  • SEYFERTH, G. . 'Família, condição feminina e imigração'. In: Fazendo Gênero 10. Desafios dos feminismos, 2013, Florianópolis. Fazendo Gênero 10. Desafios dos feminismos. Florianópolis, 2014. v. 1. p. 1-15.

  • SEYFERTH, G. . "A colonização alemã" como causa: a simbólica da utopia comunitária étnica. In: II Encontro Internacional de Ciências Social da Univ.Federla de PeloTas (RS), 2010, Pelotas - RS. II Encontro Internacional de Ciencias Sociais - As ciencias Sociais e os Desafios do sec XXi. Pelotas - RS, 2010. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . O colono múltiplo: transformações sociais e (re)significação da identidade camponesa. In: VIII Congresso Latino-americano de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas - PE. Anais do VIII Congresso Latino-americano de Sociologia Rural. Porto de Galinhas: ALASRU, 2010. v. 1. p. 1-25.

  • SEYFERTH, G. . Problemas de classe e gênero em narrativas de imigrantes. In: Seminário Internacional ?Fazando Gênero 8. Corpo, Violência e poder?, 2008, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional ?Fazando Gênero 8. Corpo, Violência e poder?. Florianópolis, 2008. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . Imigrantes, estrangeiros: a trajetória de uma categoria incômoda no campo político. In: Anais da 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro - BA. Anais da 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília - DF: Associação Brasileira de Antropologia, 2008. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . Imigração: tradição multidisciplinar e usos da teoria social. In: Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo, RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2007. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . Comemoração, identidade e a memória da imigração. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, RAM, 2007, Porto Alegre - RS. Anais da VII Reunião de Antropologia do Mercosul, RAM. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . ?Imigração e etnicidade: a mulher imigrante e a simbólica da identidade de grupo?. In: do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. Florianópolis: UFSC/UDESC, 2006. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . Formação das identidades culturais em contextos migratórios. In: 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu - MG. Anais do 29º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2005. v. 6.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e etnicidade no Vale do Itajaí (SC). In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: USP/Depto. de Geografia, 2005. v. CDRoom.

  • SEYFERTH, G. . Imigração e diferenciação cultural: o problema dos conceitos de etnicidade, raça e multiculturalismo. In: 28º Encontro Anual da ANPOCS, 2004, Caxambu - MG. Anais do 28º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2004. v. CDRoom.

  • SEYFERTH, G. . O regionalismo da tradição na perspectiva nacionalista: a identidade regional segundo Gilberto Freyre. In: Fátima Quintas (org.). In: Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos, 2002, Recife. Anais do Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos. Recife: Fundação Gilberto Freyre. v. 1. p. 180-186.

  • SEYFERTH, G. . Os alemães no Brasil: análise de algumas questões temáticas. In: 49a. Reunião Anual do SBPC, 1997, Sao Paulo. Anais da 49a. Reunião Anual da SBPC. São Paulo, 1997. v. 1.

  • SEYFERTH, G. . Eugenia, Racismo e o Problema da Imigração do Brasil. In: VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 1997, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia: ALVES, I. A GARCIA, H.M. (eds.). Rio de Janeiro, 1997.

  • SEYFERTH, G. . Identidade étnica e folclore. In: I Seminário Nacional sobre Folclore Alemão, 1994, Blumenau. Anais do I seminário nacional sobre folclore alemão. Blumenau, 1994.

  • SEYFERTH, G. ; ALVIM, M. C. M. E. . Estudo morfológico do fêmur na população de Cabeçuda.. In: Congresso Brasileiro da Academia Brasileira de Ciências, 1967, Rio de Janeiro. Anais da Academia Brasileira de Ciências. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 1967. v. 39. p. 10-20.

  • SEYFERTH, G. . O colono múltiplo: transformações sociais e resignificação da identidade camponesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEYFERTH, G. . Prefácio a Bendito é o fruto. Festa da uva e identidade entre os descendentes de imigrantes italianos. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEYFERTH, G. . Prefácio: Colonização e a escola teuto brasileira. Florianópolis, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEYFERTH, G. . ?Prefácio?. In: Bahia, Joana. 2011. O tiro da bruxa. Identidade, magia e religião na imigração alemã. Rio de Janeiro, Garamond / FAPERJ, 2011, pp.: 7-14 (ISBN 978-85-7617-220-8). Rio de Janeiro: Garamondd / FAPERJ, 2011 (prefácio).

  • SEYFERTH, G. . A imigração alemã em Santa Catarina. In: 180 Anos da Imigração Alemã no Brasil - 1824-2004 (trabalho completo). Porto Alegre, Nova Petrópolis: Consulado Geral da Repúblicla Federal da Alemanha, Ed. Amstadt, 2004 (comunicação).

  • SEYFERTH, G. . Prefácio. In: Teixeira, Moema de Poli. Negros na Universidade. Identidade e Trajetória de Ascensão Social no Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: PALLAS, 2003 (prefácio).

  • SEYFERTH, G. . Ethnic Identities in Brazil. In: Sterçomg.S; Sichel, B. e Pdroso, F.E. (eds.) Virgin Territory women, gender and history in Contemporary Brazilian Art. Washington: National Museum of Women in the Arts, 2001 (comunicação).

  • SEYFERTH, G. . Os alemães no Brasil: uma síntese. Campinas: LABJOR - UNICAMP - SBPC, 2000 (revista).

  • SEYFERTH, G. . Imigração no Brasil: os preceitos de exclusão. Campinas: LABJOR - UNICAMP - SBPC, 2000 (revista).

  • SEYFERTH, G. . Colonização e Conflito: estudo sobre `motins e desordens'numa região colonial de Santa Catarina no século XIX. Rio de Janeiro: PPGAS - Museu Nacional - UFRJ, 1988 (comunicação).

  • SEYFERTH, G. . O Sistema de Colonização e a Idealização da Propriedade da Terra. Brusque: Brusque, Ontem Hoje, 1986 (revista).

  • SEYFERTH, G. . Etnia. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1986 (dicionário).

  • SEYFERTH, G. . Etnicidade. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1986 (dicionário).

  • SEYFERTH, G. . Grupo Étnico. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1986 (dicionário).

  • SEYFERTH, G. . Minoria (também Grupo Minoritário). Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1986 (dicionário).

  • SEYFERTH, G. . Nazismo no Brasil. Rio de Janeiro: Forebse Universitária/FINEP, 1984 (dicionário).

  • SEYFERTH, G. . Aspectos de proletarização do campesinato no Vale do Itajaí, (SC): os colonos operários. Rio de Janeiro: PPGAS - Museu Nacional - UFRJ, 1983 (comunicação).

  • SEYFERTH, G. . A história de vida e sua importância para o estudo da colonização do Vale do Itajaí. Brusque: Brusque - Ontem e Hoje, 1981 (revista).

  • SEYFERTH, G. . De Bauer a colono: adaptação dos imigrantes alemães ao meio brasileiro. Brusque - SC: Brusque - Ontem e Hoje - Ano II, n.6, 1978 (revista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SEYFERTH, G. . Pareceres 'ad hoc' ao CNPq, 2013. 2013.

SEYFERTH, G. . Pareceres 'ad hoc' ao CNPq, 2012. 2012.

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Consultivo da revista Tempo e Argumento, publicada pelo PPGH da UDESC. 2011.

SEYFERTH, G. . Pareceres para a revista História Ciências Saúde ? Manguinhos, publicada pela FIOCRUZ. 2011.

SEYFERTH, G. . Pareceres para a revista Vibrant (Virtual Brazilian Anthropology). 2011.

SEYFERTH, G. . Consultoria com emissão de pareceres CNPq. 2011.

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Editorial da revista Século XXI ? Revista de Ciências Sociais, desde 2011. 2011.

SEYFERTH, G. . Consultoria com emissão de pareceres ao CNPq. 2010.

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Científico da Revista Travessia. 2009.

SEYFERTH, G. . Consultoria com emissão de pareceres ao CNPq. 2009.

SEYFERTH, G. . Consultoria com emissão de pareceres ao CNPq. 2008.

SEYFERTH, G. . Consultoria com emissão de pareceres ao CNPq. 2007.

SEYFERTH, G. . Consultoria com emissão de pareceres ao CNPq. 2006.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial para a Revista Enfoques, IFCS/UFRJ, 2005 - 2009. 2005.

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Editorial da Revista Grifos - UNOESC, desde 2001. 2001.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial à Revista Dados - IUPERJ, desde 2001. 2001.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial à Revista Mana: Estudos de Antropologia Social, PPGAS/MN/UFRJ, desde 2001. 2001.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial à Revista História (Questões e Debates), UFPR, 2001 - 2009. 2001.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial para a Revista Enfoques, IFCS/UFRJ, desde 2001. 2001.

SEYFERTH, G. . Membro da Comissão de Avaliação Continuada dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia da CAPES, na qualidade de coordenadora: Avaliação Anual 2000, período de 17 a 19.05.2000 e 24 a 28.07.2000. Avaliação Trienal: 1998-2000, no período de 07 a 09/5/2001 e 25 a 29/07.2001. 2000.

SEYFERTH, G. . Consultora ad hoc FAPESP, desde 2000. 2000.

SEYFERTH, G. . Membro da Comissão de Avaliação Continuada dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Antropologia/Arqueologia da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Junho/julho. 1999.

SEYFERTH, G. . Representante da Área de Antropologia na CAPES - Mec. Mandato de2 anos a partir de 01.10.99 a 15.10.2001. 1999.

SEYFERTH, G. . Consultora do Comitê de Acompanhamento e Avaliação do PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) - CNPq - 1998-2002. 1998.

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Editorial de Mana: Estudos de Antropologia Social, desde 1995. 1995.

SEYFERTH, G. . Membro da Comissão designada pela CAPES (MEC) para avaliar os candidatos a bolsas no exterior (Mestrado e Doutorado). 1994.

SEYFERTH, G. . Consultora ad hoc da FAPERGS, desde 1994. 1994.

SEYFERTH, G. . Consultora ad hoc da FAPERJ, desde 1994. 1994.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial à Revista Ciência Hoje (SBPC), 1994-1995. 1994.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial para Revista de Antropologia (USP), 1991 - 2009. 1991.

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Afro-Asiáticos 1990- 2007. 1990.

SEYFERTH, G. . Consultor ad hoc do CNPq, desde 1989. 1989.

SEYFERTH, G. . Membro do Comitê Assessor de Arqueologia, Antropologia, Sociologia e Ciência Política do CNPq. 1989.

SEYFERTH, G. . Consultora ad hoc da CAPES, desde 1989. 1989.

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial para a Revista Dados (IUPERJ), 1989 - 2009. 1989.

SEYFERTH, G. . Consultora da CAPES. 1984.

SEYFERTH, G. . Membro do Comitê de ?Migrações e Deslocamentos? da ABA, de agosto de 2012 a dezembro de 2014. 2012.

SEYFERTH, G. . Sociedades Camponesas, Estado e Mercado. Curso de Extensão ministrado no âmbito do III Ciclo de Estudos em Antropologia Rural, no NECOM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEYFERTH, G. . Pensamento Social no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEYFERTH, G. . Mini-curso ?Pensamento Social Brasileiro (20 horas-aula), ministrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM/RS, de 3 a 6/10/11. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEYFERTH, G. . Pesquisador I-A do CNPq, período: março/2010 a fevereiro/2015. 2010. (bolsa de pesquisa).

Palmeira, M. ; SEYFERTH, G. ; DUARTE, L. F. . Membro da Comissão de Ensino do PPGAS/Museu Nacional /UFRJ, julho/2009-julho/2011. 2009. (comissão de acompanhamento acadêmico).

SEYFERTH, G. . Membro do Comitê de ?Migrações Internacionais? da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), desde 2009. 2009. (associação científica).

SEYFERTH, G. . co-coordenadora do Grupo de Trabalho ?Migrações Internacionais?, e debatedora da Sessão ?Migrações Internacionais em Perspectiva Comparada?. 2006. (participação em evento científico).

SEYFERTH, G. . Coordenadora do Grupo de Trabalho ?Imigração, identidades culturais e conflitos?, 25ª RBA. 2005. (participação em evento científico).

DUARTE, L. F. ; SEYFERTH, G. ; Palmeira, M. . Membro da Comissão de Ensino do PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, julho/2004-julho/2007. 2004. (comissão de acompanhamento acadêmico).

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Antropologia - mandato 2004 ? 2008. 2004. (associação científica).

SEYFERTH, G. . Relações Interétnicas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEYFERTH, G. . Membro do Comitê de Relações Étnicas e Raciais da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), 2002 ? 2007. 2002. (associação científica).

SEYFERTH, G. . Teoria Antropológica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEYFERTH, G. . Relações Interétnicas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEYFERTH, G. . Principais Tendências em Estudos Étnicos e Raciais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Científico da ABA, gestões: 1998-2002; 2004-2006.. 1998. (associação científica).

SEYFERTH, G. . Relações Interétnicas. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho editorial da Revista Estudos Afro-Asiáticos. 1995. (atividades editoriais).

SEYFERTH, G. . Membro da Comissão Editorial da Revista Mana: Estudos de Antropologia Social. 1995. (atividades editoriais).

SEYFERTH, G. . Teoria e Pesquisa em Antropologia do Campesinato. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEYFERTH, G. . Antropologia das Sociedades Rurais. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEYFERTH, G. . Organização Social da Sociedade Campesina. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEYFERTH, G. . Desenvolvimento Econômico e Mudança Social. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEYFERTH, G. . Membro da Comissão de Ensino do PPGAS, julho/2004 a julho/2009. 2004 (atividade administrativa) .

SEYFERTH, G. . Membro Suplente da Comissão de Ensino do PPGAS. 2002 (atividade administrativa) .

SEYFERTH, G. . Membro de Seleção à Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) do PPGAS. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Antropologia. 1998 (associação científica) .

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Afro-Asiáticos. 1995 (atividade editorial) .

SEYFERTH, G. . Membro da Comissão Editorial da Revista Mana: Estudos de Antropologia Social. 1995 (atividade editorial) .

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial à Revista Ciência Hoje (SBPC). 1994 (atividade editorial) .

SEYFERTH, G. . Consultoria Editorial à Revista de Antropologia (USP. 1993 (atividade editorial) .

SEYFERTH, G. . Consultora Editorial às Revistas Ciência e Cultura (SBPC) e Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS). 1991 (atividade editorial) .

SEYFERTH, G. . Membro da Congregação do Museu Nacional (UFRJ). 1991 (participação em colegiado) .

SEYFERTH, G. . Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Afro-Asiáticos. 1990 (atividade editorial) .

SEYFERTH, G. . Representante do Museu Nacional no Conselho de Ensino para graduados (CEPG), da UFRJ. 1988 (participação em colegiado) .

SEYFERTH, G. . Suplente do Representante do Museu Nacional no Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ. 1986 (participação em colegiado) .

SEYFERTH, G. . Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ. 1984 (atividade administrativa) .

SEYFERTH, G. . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ. 1982 (atividade administrativa) .

SEYFERTH, G. . Membro da Congregação do Museu Nacional (UFRJ). 1982 (participação em colegiado) .

SEYFERTH, G. . Sub-Coordenadora de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ. 1981 (atividade administrativa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2017

    Colonização, imigração e as transformações sócio-culturais do campesinato no sul do Brasil, Descrição: Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo sobre a imigração e colonização ?estrangeira? no Brasil, intitulado: Imigração, etnicidade e identidade nacional. Foi iniciada em 2007 e sua continuidade tem relação com a abrangência e propósitos comparativos de um estudo centrado na migração como elemento constitutivo de um campesinato parcelar (apoiado na pequena propriedade familiar) e uma metodologia que combina perspectivas etnográficas e históricas. Tem como ponto de partida a formação do campesinato no Vale do Itajaí (SC) e adjacências e sua relação com a política de ocupação de terras devolutas por imigrantes no Império e na Primeira República, e seu foco principal são os processos de transformação social e cultural no meio rural privilegiando, além da natureza e dinâmica da agricultura familiar, e da construção de identidades culturais, as causas e padrões fundamentais das continuidades e mudanças estruturais resultantes da colonização. A base histórica e etnográfica refere-se a uma região que tornou-se exemplo paradigmático da ocupação territorial com colonos europeus em Santa Catarina, mas o principal objetivo é um estudo comparativo sobre tais processos sócio-culturais dialogando com a literatura pertinente à imigração e colonização, e com a produção mais recente sobre pluriatividade, agricultura familiar e industrialização nas antigas regiões coloniais do sul do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giralda Seyferth - Coordenador.

  • 2003 - 2017

    Imigração, Etnicidade e Identidade Nacional, Descrição: O projeto trata da imigração européia para o Brasil subordinada aos interesses de povoamento e colonização de uma parte do território nacional (a região sul). Dá continuidade a pesquisas anteriores e inclui quatro subprojetos que enfocam, respectivamente, os usos políticos de ideologias étnicas e nacionais, a formação do campesinato no regime de colonização, a política imigratória e sua interface com a questão racial, a campanha de nacionalização do Estado Novo; está prevista também uma avaliação crítica da literatura sobre a imigração no Brasil, na área de Ciências Sociais. A partir de 2007 a bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq pasou a dar subsídios de realização de uma vertente deste projeto, que aqui passamos a tratar como, Continuando a pesquisa " Colonização, imigração e as transformações sócio-culturais do campesinato no sul do Brasil", que faz parte de um projeto mais amplo sobre a imigração no Brasil (Imigração, etnicidade e identidade nacional - que vem sendo desenvolvido com apoio do CNPq desde 2001), a pesquisa tem como ponto de partida a formação do campesinato no Vale do Itajaí (SC) e sua relação com a política de ocupação de terras devolutas no século XIX, mas amplia esse subprojeto ao abranger a temática da transformação social e cultural no meio rural privilegiando, além da natureza e dinâmica da agricultura familiar e dos processos de construção de identidades culturais, as causas e padrões fundamentais das continuidades e mudanças estruturais resultantes da colonização. A base histórica e etnográfica refere-se a uma região que tornou-se exemplo paradigmático da ocupação territorial com colonos europeus em Santa Catarina, mas o principal objetivo é um estudo comparativo sobre tais processos sócio-culturais dialogando com a literatura pertinente à imigração e colonização, e com a produção mais recente sobre pluriatividade, agricultura familiar e industrialização nas antigas regiões coloniais do sul do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Giralda Seyferth - Coordenador / Miriam de Oliveira Santos - Integrante / Douglas Mansur da Silva - Integrante / Patricia Reinheimer - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 9

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Departamento de Antropologia. , Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão, 20940-040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25689642, Fax: (21) 22546695, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional - UFRJ, a partir de abril de 2013. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia), Museu Nacional, UFRJ, desde agosto de 2006. Ministração da disciplina MNA-846 Relações Interétnicas, 1º semestre de 2015.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Associada IV, Depto. de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, a partir de maio de 2012. Professora aposentada a partir de março de 2013.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Associada II, Depto. de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, maio de 2008 a abril de 2010.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Associada III, Depto. de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, maio de 2010 a abril de 2012.

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Associada I, Depto. de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ, abril de 2006 a março de 2008

  • 1977 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto LT.M - 401.5 (Adjunto I a Adjunto IV)- lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1977 a abril de 2006.

  • 1974 - 1976

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974-1976.

  • 1970 - 1973

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Auxiliar de Ensino, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1970-1973.

    Atividades

    • 08/2006

      Ensino, Arqueologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica, 2º semestre/2007, Teoria Antropológica, 2º semestre/2006

    • 01/1977

      Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Social Brasileiro (1º semestres: 1983; 2003. 2º semestres: 1985; 1997; 99; 2003; 2005, Minorias Nacionais (1º semestres: 1980; 81; 84; 91; 93; 2001. 2º semestres: 1977; 79; 87; 95, Relações Interétnicas (com vinculação à migração), Sociedades Camponesas, Teoria Antropológica

    • 01/1970

      Pesquisa e desenvolvimento , Museu Nacional, Departamento de Antropologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MNA-701 Teoria Antrpológica I, juntamente com a Dra. Renata de Castro Menezes, 45 horas

  • 1967 - 1970

    Universidade do Estado da Guanabara

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof.Conferencista 1967/68; Auxiliar d Ensino, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Professor Conferencista - Cadeira de Antropologia e Etnografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara, 1967/1968. - Auxiliar de Ensino - Cadeira de Antropologia e Etnografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Guanabara, 1969/1970

    Atividades

    • 01/1969 - 01/1970

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Etnografia

    • 01/1967 - 12/1968

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Etnografia