Bernadete Lenza
Possui graduação, bacharelado, licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Paulista (1977), mestrado em Administração pela Universidade Paulista (2000) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2008).
Aluna de piano por mais de 10 anos do Prof. Fritz Jank. Atuação de 20 anos na area clinica. Terapeuta corporal com crianças normais e excepcionais, deficientes visuais e terminais, adultos e familia, pacientes psiquiátricos e idosos.Atualmente é professora da Universidade Paulista em disciplinas de graduação dos cursos de Psicologia, Letras, Administração, Secretariado, Analise de Sistemas, Ciência da Computação, Turismo, Pedagogia, Educação Física e Nutrição, Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicologia do desenvolvimento, psicologia da educação, gestão e empreendedorismo, metodologia cientifica, planejamento e políticas públicas da educação, psicologia social, temas em psicologia social, psicologia comunitária, psicologia, ciência e profissão, ética em psicologia. Orientações de trabalhos de Conclusão de Cursos.
Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Social
2002 - 2008
Universidade de São Paulo
Título: Razão e emoção, o talento de Fritz Jank: de como sintaxe e semântica integram-se na obra do virtuose
, Ano de obtenção: 2008. Zélia Ramozzi Chiarottino. Palavras-chave: razão; emoção; Fritz Jank; virtuose.
Mestrado em Administração
1997 - 2000
Universidade Paulista
Título: Estilos cognitivos para tomada de decisão de mulheres em cargos gerenciais em bancos, Ano de Obtenção: 2000
René Henrique Licht.Palavras-chave: estilo cognitivo; mulheres.
Especialização em Administração Geral
1996 - 1997
Universidade Paulista
Título: Administração Geral - com ênfase em sucesso organizacional
Especialização em Piano
1963 - 1970
Conservatório Musical Carlos Gomes
Título: Piano
Orientador: Fritz Jank
Formação complementar
2003 - 2003
Análise das 32 sonatas de Beethoven. (Carga horária: 300h). , TH-HALL Espaço Cultural, TEC, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Grupo do Dez. , Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Comunicação e Criatividade. , Landmark Education, LE, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Segurança e Qualidade na Construção Civil. , Escola SENAI "Roberto Simonsen", senai101, Brasil.
1990 - 1991
Extensão universitária em Curso de Bioenergética. , Consultório Odila Weigand, COW, Brasil.
1988 - 1988
DO-IN e Bases da Medicina Chinesa. (Carga horária: 160h). , Estudio Juracy Campos L. Cançado, EJCLC, Brasil.
1978 - 1978
Professora Titular de Psicodança. , Asociación Latinoamericana de Biodanza, ALB, Argentina.
1978 - 1978
Curso de Análise Transacinal. , Associación Latinoamericana de Análisis Transaccional, ALAT, Brasil.
1978 - 1978
Análise Transacional. , Instituto Privado de Psicologia Médica, IPPM, Argentina.
1977 - 1978
Formação 202 em Análise Transacional, área Clínica. , Associação de Análise Transacional de Brasília, AATB, Brasil.
1977 - 1977
Formação 101 de Introdução à Análise Transacional. , Associação de Análise Transacional de Brasília, AATB, Brasil.
1976 - 1976
Curso de Técnicas Projetivas. , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
1975 - 1975
Três Abordagens em Psicoterapia. , Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional, IPEP, Brasil.
1975 - 1975
Curso de Psicanálise. , Consultório Dr. Briganti, CB, Brasil.
1968 - 1968
Curso de Francês - 1º Ciclo. , Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa, CCF, Brasil.
1966 - 1968
6º.Estágio do curso de Inglês. , União Brasil-Estados Unidos, UBEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Jornada de Psicologia. 2022. (Seminário).
Temas contemporâneos em Psicologia - UNIP.Consistência técnica e respeito aos aspectos éticos na utilização da ferramenta coaching pela/o profissional psicóloga/o. 2019. (Simpósio).
Áreas do saber e da prática ligados à psicologia.A ética do cuidado: Psicólogo cuidando de si para cuidar do outro. 2018. (Simpósio).
III Encontro de Produção Científica do Curso de Psicologia - Práticas Clínicas, Educacionais e Psicossociais Destinadas à Atenção Psicológica ea o Desafio da Inserção Institucional e P. 2018. (Encontro).
III Encontro de Produção Científica do Curso de Psicologia - Práticas Clínicas, Educacionais e Psicossociais Destinadas à Atenção Psicológivs e o Desafio da Inserção Institucional.A Rime como prática psicológica de intervenção nos cuidados paliativos e suas possibilidades de inserção institucional. 2018. (Encontro).
Pedagogia Inaciana. 1997. (Outra).
Seminário: "Pedagogia Inaciana". 1997. (Seminário).
Resoluções Criativas de Desafios Empresariais. 1995. (Outra).
III Seminário de Desdobramento do ?Total Quality Control. 1994. (Seminário).
III Seminário de Desdobramento do TQC. 1994. (Seminário).
Palestra sobre: Segurança e Qualidade na Construção Civil. 1994. (Outra).
1º Encontro Nordestino de Vivências Comunitárias em Biodança.Vivência em Biodança. 1982. (Encontro).
1º Simpósio Brasileiro de Reabilitação Psicofísica.A Biodança para Deficiêntes Visuais. 1982. (Simpósio).
Workshop sobre Biodança.Workshop sobre Biodança. 1979. (Outra).
Workshop sobre Biodança.Workshop sobre Biodança. 1979. (Outra).
Workshop sobre Biodança.Workshop sobre Biodança. 1979. (Outra).
Workshop sobre Biodança.Workshop sobre Biodança. 1979. (Outra).
Workshop sobre Biodança.Workshop sobre Biodança. 1979. (Outra).
Workshop sobre Biodança.Workshop sobre Biodança. 1979. (Outra).
Conferências de Pesquisa Básica e Aplicada no Desenvolvimento de uma Tecnologia Complementar. 1975. (Outra).
III Reunião Anual de Psicologia. 1973. (Outra).
Seminário sobre a Criança Excepcional. 1973. (Seminário).
Seminário sobre Criança Excepcional. 1973. (Seminário).
Participação em bancas
GREGORIN FILHO, J. N.; CUNHA, M. Z.; Idméa Semeghini Prospero Machado Siqueira;LENZA, B.. O querer, o sentir e o pensar de Rudolf Steiner na literatura para crianças e jovens: os atos da vontade. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
LENZA, B.; CUNHA, M. Z.. Literatura & Psicanálise: um estudo comparativo sobre a perversidade nos contos de fada, nas obras de Adília Lopes e Paula Rego.. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.
LENZA, B.; CUNHA, M. Z.; H. Garmes; POZZI, D. H. B.;GREGORIN FILHO, J. N.. Literatura & Psicanálise: um estudo sobre a perversidade nos contos de fada, nas obras de Adília Lopes e Paula Rego.. 2013. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.
LENZA, B.. A Rime como prática psicológica de intervenção nos cuidados paliativos e suas possibilidades de inserção institucional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Santo, Jéssica Rocha de O. Santos.O ensino de língua estrangeira no ensino médio de escolas públicas: perspectivas atuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. O ensino de língua estrangeira no ensino médio de escolas públicas: perspectivas atuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. O ensino de lingua estrangeira no ensino médio de escolas públicas: perspectivas atuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Penha, Fabio Santos do Prado.Shakespeare e a bíblia: a intertextualidade em O Mercador de Veneza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Shakespeare e a bíblia: a intertextualidade em O Mercador de Veneza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Leme.O bullying na cinematografia norte-americana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. O bullying na cinematografia norte-americana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Os modelos de Liderança e suas Influências nos Resultados das Organizações.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologa) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. de Carvalho.Liderança: os desafios de liderança no modelo Atual de Gestão Empresarial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologa) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Liderança na Atualidade: um estudo sobre a liderança no contexto da crise econômica de 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologa) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Santos.O desafio de redução de CO2 na atmosfera: uma análise sobre a política ambiental da indústria automobilística Volkswagen. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologa) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. As organizações do terceiro setor: uma análise do histórico e do impacto das organizações não governamentais na sociedade brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologa) - Universidade Paulista.
LENZA, B.. Áras do saber e da Prática ligados à psicologia. 2018. Universidade Paulista.
LENZA, B.. Projetos Integrados Multidisciplinares da turma de Gestão de Recursos Humanos. 2010. Universidade Paulista.
LENZA, B.. Projetos Integrados Multidisciplinares da turma de Gestão de Recursos Humanos. 2010. Universidade Paulista.
LENZA, B.. Projetos Integrados Multidisciplinares da turma de Gestão de Recursos Humanos. 2009. Universidade Paulista.
Orientou
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Reserva cultural de cinema Ltda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Reserva cultural de cinema Ltda; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Reserva cultural de cinema Ltda; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Reserva cultural de cinema Ltda; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Reserva cultural de cinema Ltda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Reserva cultural de cinema Ltda; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Trabalho de conclusão de curso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Trabalho de conclusão de curso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Trabalho de conclusão de curso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Trabalho de conclusão de curso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Trabalho de conclusão de curso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Trabalho de conclusão de curso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
As funções do administrador e as grandes áreas organizacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Rodrigues, Bernadet4 Lenza; Tradição culinária judaica e Kosher; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Paulista; Orientador: Bernadete Lenza;
Produções bibliográficas
-
LENZA, B. . Prazeres e beleza da vida. Shopping News / City News ? Jornal da Semana, p. 10C - 10C, 07 jun. 1991.
-
LENZA, B. . A psicoterapia corporal. Cidade Norte (Porto Alegre), Porto Alegre, p. 9 - 9, 14 maio 1987.
-
LENZA, B. . Bernadete Lenza reinicia maratona. Diário do Sul, p. 18 - 18, 06 abr. 1987.
-
LENZA, B. . Na Biodança, redescoberta do corpo. Correio do Povo, p. 25 - 25, 02 abr. 1987.
-
LENZA, B. . Biodança, para a integração humana. Diário do Sul, p. 20 - 20, 30 mar. 1987.
-
LENZA, B. . Biodança volta ao Sul com Bernadete Lenza. Cidade Norte (Porto Alegre), Porto Alegre, p. 15 - 15, 26 mar. 1987.
-
LENZA, B. . Descubra suas emoções através da Biodança. Jornal Metrô (Porto Alegre), p. 11 - 11, 23 abr. 1986.
-
LENZA, B. . Biodança: rompa sua ?couraça interior?. Shopping News / City News, p. 17 - 17, 05 jan. 1986.
-
LENZA, B. . Movimentos e sons induzindo (com)vivência. Zero Hora, p. 14 - 14, 07 nov. 1985.
-
LENZA, B. . É tempo de ousar e renascer. Shopping News / City News, p. 17 - 17, 22 set. 1985.
-
LENZA, B. . Biodança beneficente. Zero Hora, p. 21 - 21, 24 ago. 1983.
-
LENZA, B. . Biodança. Folha da Tarde, p. 12 - 12, 04 ago. 1983.
-
LENZA, B. . Biodança: uma alternativa para combater o stress. Jornal de Brasília, p. 18 - 18, 12 maio 1983.
-
LENZA, B. . Biodança no combate ao homem máquina. Correio do Povo (Porto Alegre), p. 11 - 11, 06 abr. 1983.
-
LENZA, B. . Biodança ensina a conhecer o corpo, amar a si e ser amado. Jornal do Comércio (Porto Alegre), p. 31 - 31, 18 mar. 1983.
-
LENZA, B. . Biodança: cursos para a família e executivos. Correio Brasiliense, p. 24 - 24, 15 jan. 1982.
-
LENZA, B. . Biodança até domingo. Voz da Terra (Assis), Assis, p. 5 - 5, 10 out. 1981.
-
LENZA, B. . Biodança. O Diário (Barretos), p. 7 - 7, 25 set. 1981.
-
LENZA, B. . Biodança. O Diário (Barretos), p. 7 - 7, 25 set. 1981.
-
LENZA, B. . Bio-dance. Revista Cláudia, p. 182 - 182, 21 ago. 1981.
-
LENZA, B. . A Biodança está de volta. Voz da Terra, p. 5 - 5, 01 ago. 1981.
-
LENZA, B. . Na Biodança, a cura da tensão e doenças. Shopping News / Citu News, p. 18 - 18, 14 jul. 1981.
-
LENZA, B. . A fusão do corpo e das emoções contra a tensão e as doenças. Shopping News / City News, p. 18 - 18, 12 jul. 1981.
-
LENZA, B. . Biodança: novo curso em Assis. Voz da Terra, Assis, p. 09 - 09, 21 maio 1981.
-
LENZA, B. . Biodança: um jogo de corpo e mente. Correio Brasiliense, p. 10 - 10, 14 mar. 1981.
-
LENZA, B. . Pesquisas para acabar com o tabu do sexo e do corpo. O Povo (Fortaleza), Fortaleza, p. 19 - 19, 06 fev. 1981.
-
LENZA, B. . Biodança: terapia com muito amor. Jornal do Comércio, p. 26 - 26, 29 jan. 1981.
-
LENZA, B. . A Biodança contra o stress. Zero Hora, p. 11 - 11, 17 dez. 1980.
-
LENZA, B. . Biodança: uma pausa na nossa vida agitada. Correio Brasiliense, p. 22 - 22, 02 dez. 1980.
-
LENZA, B. . Contra as tensões, a Biodança no DAC. Tribuna de Alagoas, Alagoas, p. 11 - 11, 23 out. 1980.
-
LENZA, B. . Assis entra na dança. Voz da Terra, p. 09 - 09, 24 set. 1980.
-
LENZA, B. . Biodança. Revista Status, p. 17 - 17, 14 maio 1980.
-
LENZA, B. . Despertando a harmonia interior. Correio Brasiliense, p. 16 - 16, 29 dez. 1979.
-
LENZA, B. . Baixe as defesas. Jornal José, p. 9 - 9, 13 dez. 1979.
-
LENZA, B. . Entre, mas deixe a máscara fora. Jornal José (Brasília), Brasília, p. 12 - 12, 12 dez. 1979.
-
LENZA, B. . O prazer cinestésico. Jornal José (Brasília), p. 15 - 15, 07 dez. 1979.
-
LENZA, B. . Curso de Biodança em dezembro. Zero Hora, p. 13 - 13, 30 nov. 1979.
-
LENZA, B. . Pessoas vivem o futuro e não o momento presente. Zero Hora, p. 48 - 48, 26 jul. 1979.
-
LENZA, B. . Um método em que a dança reforça da harmonia interior. Porto Alegre, Porto Alegre, 06 jul. 1979.
-
LENZA, B. . Um moderno método de análise: a Biodança. Jornal de Brasília, p. 27 - 27, 29 abr. 1979.
-
LENZA, B. . Psicodança: terapia grupal de canto que desperta para os gozos da vida. Diário de Pernambuco, Pernambuco, p. 11 - 11, 11 dez. 1978.
-
LENZA, B. . A Psicodança estimula a vivência e os sentimentos. Jornal de Brasília, Brasília, p. 25 - 25, 08 dez. 1978.
-
LENZA, B. . Uma dança que cura. Isso está em discussão a partir de hoje. Gazeta de Alagoas, Alagoas, p. 5 - 5, 14 nov. 1978.
-
LENZA, B. . Uma novidade: a Psicodança. Folha da semana, São Paulo, p. 3 - 3, 12 nov. 1978.
-
LENZA, B. . Psicodança: uma nova sensibilidade frente a vida. Correio Brasiliense, p. 16 - 16, 05 nov. 1978.
-
LENZA, B. . Professora de Brasília dá aulas de Psicodança para alagoanos. Gazeta de Alagoas, Alagoas, p. 6 - 6, 13 out. 1978.
-
LENZA, B. . Amor e harmonia nas vivências. Folha da Tarde, São Paulo, p. 13 - 13, 23 set. 1978.
-
LENZA, B. . A Psicodança: a terapia pela dança chega a Maceió. Gazeta de Alagoas, Alagoas, p. 14 - 14, 22 set. 1978.
-
LENZA, B. . Psicodança, uma terapia feita com amor. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 38 - 38, 19 set. 1978.
-
LENZA, B. . Terapia através da dança. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 24 - 24, 18 set. 1978.
-
LENZA, B. . A Psicodança como metodologia inserida na linha do gozo da vida. Correio da Paraíba, Paraíba, 01 set. 1978.
-
LENZA, B. . Reforçando a harmonia interior pelos movimentos corporais. Correio da Paraíba, Paraíba, 31 ago. 1978.
-
LENZA, B. . Além do ?Mexa-se?. É preciso dançar. Jornal José (Brasília), Brasília, p. 15 - 15.
-
LENZA, B. . Biodança: aviso para velhos e crianças: o corpo é a casa onde moramos. Jornal, p. 9 - 9.
-
LENZA, B. . Biodança: contra o desânimo físico e mental. O Estado (Florianópolis), Florianópolis, p. 22 - 22.
-
LENZA, B. . Expressão Corporal - Biodança. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Expressão Corporal: Biodança. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Desenvolvimento do grupo através de expressão corporal. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Laboratório para Integração dos Professores. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Laboratório de Desenvolvimento Emocional. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Vivência em Biodança. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Vivência em Biodança. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Nome da vivência: Expressão Corporal em Biodança. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Psicoterapia corporal. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Biodança: preparação física e mental para enfrentar o dia-a-dia. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Comunicação e Criatividade para Crianças Deficientes Visuais. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Laboratório de Biodança para os pacientes psiquiátricos. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Psicoterapias Corporais. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . A atuação da Biodança no desenvolvimento e na harmonia emocional. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Encontro com a Biodança: primavera no corpo. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Workshop em Biodança. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Laboratório de Biodança. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Dinâmica corporal. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Laboratório de Biodança. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Biodança para Deficientes Visuais. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Biodança. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . A biodança e seus aspectos na reabilitação dos deficientes. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Biodança e Stress. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Desenvolvimento Sexual na Biodança. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Terapia pelo movimento corporal. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Introdução Geral na Biodança. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Biodança: um novo estilo de vida. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Integração Sexual-Afetiva. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Vivências corporais: benefícios e bem-estar. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Atuações e benefícios na saúde corporal e mental pela Psicodança. 1978. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LENZA, B. . Pesquisa Sócio-Antropológica. 1974. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LENZA, B. . Debate: Ansiedade e Angústia. 1979. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LENZA, B. . Curso: Psicologia voltada para o Crescimento e Criatividade. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LENZA, B. . Curso de Biodança. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LENZA, B. . Curso: Desenvolvimento da Harmonia Interior. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LENZA, B. . Curso sobre Criatividade e Desenvolvimento para Deficientes Visuais. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LENZA, B. . Curso de Biodança. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LENZA, B. . Curso de Biodança - Semana de Psicologia: "Psicologia e Realidade Brasileira". 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LENZA, B. . Curso de Terapia Corporal. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de desenvolvimento
-
1992 - 1994
A Psicologia da Solidariedade para a Qualidade, Descrição: Dinamica para Interação entre os funcionários da empresa, enfatizando a solidariedade e a qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Solidariedade para Qualidade, Descrição: Dinamica entre os funcionários visando a solidariedade e qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Imersão em Segurança, Descrição: Consultoria e elaboração do projeto para as seções de fiação, dessulfurização, manutenção, preparação de viscose e banho e conicaleiras, atingindo 1.200 funcionários. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Integração para todos os funcionários da empresa, Descrição: Dinamica e integração para novos funcionários da empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose, Descrição: Dinamica comportamental para os supervisores e instrutores da unidade de viscose. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Integração para todos os funcionários da empresa, Descrição: Dinamica e integração para novos funcionários da empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose, Descrição: Dinamica comportamental para os supervisores e instrutores da unidade de viscose. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Imersão em Segurança, Descrição: Consultoria e elaboração do projeto para as seções de fiação, dessulfurização, manutenção, preparação de viscose e banho e conicaleiras, atingindo 1.200 funcionários. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
A Psicologia da Solidariedade para a Qualidade, Descrição: Dinamica para Interação entre os funcionários da empresa, enfatizando a solidariedade e a qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Solidariedade para Qualidade, Descrição: Dinamica entre os funcionários visando a solidariedade e qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Integração para todos os funcionários da empresa, Descrição: Dinamica e integração para novos funcionários da empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose, Descrição: Dinamica comportamental para os supervisores e instrutores da unidade de viscose. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Imersão em Segurança, Descrição: Consultoria e elaboração do projeto para as seções de fiação, dessulfurização, manutenção, preparação de viscose e banho e conicaleiras, atingindo 1.200 funcionários. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Solidariedade para Qualidade, Descrição: Dinamica entre os funcionários visando a solidariedade e qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
A Psicologia da Solidariedade para a Qualidade, Descrição: Dinamica para Interação entre os funcionários da empresa, enfatizando a solidariedade e a qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Integração para todos os funcionários da empresa, Descrição: Dinamica e integração para novos funcionários da empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose, Descrição: Dinamica comportamental para os supervisores e instrutores da unidade de viscose. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Imersão em Segurança, Descrição: Consultoria e elaboração do projeto para as seções de fiação, dessulfurização, manutenção, preparação de viscose e banho e conicaleiras, atingindo 1.200 funcionários. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Solidariedade para Qualidade, Descrição: Dinamica entre os funcionários visando a solidariedade e qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
A Psicologia da Solidariedade para a Qualidade, Descrição: Dinamica para Interação entre os funcionários da empresa, enfatizando a solidariedade e a qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Integração para todos os funcionários da empresa, Descrição: Dinamica e integração para novos funcionários da empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose, Descrição: Dinamica comportamental para os supervisores e instrutores da unidade de viscose. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Solidariedade para Qualidade, Descrição: Dinamica entre os funcionários visando a solidariedade e qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Imersão em Segurança, Descrição: Consultoria e elaboração do projeto para as seções de fiação, dessulfurização, manutenção, preparação de viscose e banho e conicaleiras, atingindo 1.200 funcionários. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
A Psicologia da Solidariedade para a Qualidade, Descrição: Dinamica para Interação entre os funcionários da empresa, enfatizando a solidariedade e a qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Integração para todos os funcionários da empresa, Descrição: Dinamica e integração para novos funcionários da empresa. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose, Descrição: Dinamica comportamental para os supervisores e instrutores da unidade de viscose. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Solidariedade para Qualidade, Descrição: Dinamica entre os funcionários visando a solidariedade e qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
A Psicologia da Solidariedade para a Qualidade, Descrição: Dinamica para Interação entre os funcionários da empresa, enfatizando a solidariedade e a qualidade. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
-
1992 - 1994
Imersão em Segurança, Descrição: Consultoria e elaboração do projeto para as seções de fiação, dessulfurização, manutenção, preparação de viscose e banho e conicaleiras, atingindo 1.200 funcionários. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bernadete Lenza - Coordenador.
Prêmios
2008
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Administração, Universidade Paulista - UNIP.
2008
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Administração (ago/2008), Universidade Paulista UNIP.
2006
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Letras, Universidade Paulista - UNIP.
2005
Professora homenageada na Colação de Grau do Curso de Ciências da Computação, Universidade Paulista.
2000
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Análise de Sistemas, Universidade Paulista - UNIP.
2000
Professora Paraninfa do Curso de Administração, Universidade Paulista - UNIP.
1999
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Análise de Sistemas, Universidade Paulista - UNIP.
1998
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Análise de Sistemas, Universidade Paulista - UNIP.
1998
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Ciências da Computação, Universidade Paulista - UNIP.
1997
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Análise de Sistemas, Universidade Paulista - UNIP.
1996
Professora Homenageada na Colação de Grau do Curso de Análise de Sistemas, Universidade Paulista - UNIP - Campus Paulista.
1978
Membro Regular da Associação de Análise Transacional de Brasília, União Nacional de Análise Transacional - UNAAT Associaión Latinoamericana de Análises Transaccional.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Paulista, Administração. , Avenida Yojiro Takaoka, 3500, Santana de Parnaíba, 06500-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 41528888, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - 2006
Associación Latinoamericana de BiodanzaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Geral e Profa brasileira de biodanç, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretora geral da formação de docentes em Biodança no Brasil e Coordenadora Geral da Associación Latinoamericana de Biodanza.
Primeira professora brasileira de biodança, pioneira na sua implementação e desenvolvimento em várias capitais brasileiras
1973 - 1977
Faculdades ObjetivoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações:
Monitora de Psicologia Geral, Psicologia Geral e Experimental e Psicologia do Desenvolvimento II. Sob orientação dos prof. Drs Maria Amélia Mattos, Sérgio Luna Maria Elena Bresser .
1972 - 1974
Escola Paulista de Ballet Enrico Cechetti SC. LTDAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista
1965 - 1965
Conservatório Heitor Villa LobosVínculo: Co-fundadora, Enquadramento Funcional: Co-fundadora do Conservatório
Atividades
-
01/1966 - 12/1966
Ensino,,Disciplinas ministradas, Piano
1995 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Professora Universitária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
2013 - 2013
Universidade PaulistaVínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital
Atividades
-
08/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Específica
-
02/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa, Interpretação e produção de textos
-
02/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral
-
02/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais
-
02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração.,Cargo ou função, Tutora presencial do Curso EaD - (Estudos a Distância) da Unip Interativa - Campus Cidade Universitária.
-
02/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão
-
02/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de pessoas
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital
-
02/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral, Estrutura e funcionamento da educação básica, Planejamento e politicas públicas da educação
-
02/2010 - 12/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Juridica
-
02/2009 - 12/2010
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e cidadania
-
02/2006 - 12/2009
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Pessoas, Administração Integrada Aplicada, Administração Integrada III, IV, V e VI, Competências de Liderança, Comportamento Humano nas Organizações, Comunicação Empresarial I e II, Metodologia Científica, Responsabilidade Social das Organizações
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Empreendedorismo
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial I e II, Metodologia Científica
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Humano nas Organizações
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Comportamento do Consumidor
-
03/1995 - 12/2006
Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa
-
08/1973 - 12/1973
Estágios , Departamento de Psicologia Geral.,Estágio realizado, Monitora da disciplina Psicologia Geral - 2º semestre.
-
03/1973 - 06/1973
Estágios , Departamento de Psicologia Geral.,Estágio realizado, Monitoria na disciplina Psicologia Geral - 1º semestre.
1996 - 1998
Escola Superior de Administração de NegóciosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1996 - 12/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
01/1996 - 12/1998
Ensino, Terceira Idade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
1994 - 1997
J.C. Lopes Arquitetura e Engenharia LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Empresa de construção civil, voltada para manutenção industrial. Consultora responsável pelo desenvolvimento comportamental do corpo gerencial, administrativo e dos funcionários de obra
Atividades
-
01/1994 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Diretoria.,Serviço realizado, Psicóloga de apoio ao quadro de funcionários da empresa.
-
01/1994 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Diretoria.,Serviço realizado, Assessoria e elaboração do projeto para implementação do Total Quality Control - TQC.
1992 - 1994
Companhia Nitro Quimica Brasileira S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1992 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Companhia Nitro Quimica Brasileira S/A.,Serviço realizado, Consultoria para elaboração de projetos.
-
01/1992 - 12/1994
Treinamentos ministrados , Companhia Nitro Quimica Brasileira S/A.,Treinamentos ministrados, Projeto e execução do programa de Desenvolvimento Comportamental dos Supervisores e Instrutores da Unidade de Viscose
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bernadete Lenza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?