Hugo Morais de Alcantara

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2007) e Doutorado em Recursos Naturais (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Professor Associado I, no campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Atua nos cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Superior de Tecnologia em Agroecologia, Interdisciplinar em Educação do Campo e nos Programas de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e de Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, Hidráulica e Hidrossedimentologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Erosão e Produção de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia do Semiárido, Hidráulica de Canais Aluviais, Uso e Conservação de Solos, Ciências Ambientais e em Recuperação de Áreas Degradadas.

Informações coletadas do Lattes em 12/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Recursos Naturais

2009 - 2013

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Estabelecimento de Metodologia para a Conservação e Recuperação de Pequenas Bacias Hidrográficas do Semiárido
, Ano de obtenção: 2013. Carlos de Oliveira Galvão. Coorientador: José Dantas Neto. Palavras-chave: Estratégias de conservação; Modelagem ambiental; Semiárido.Grande área: Outros

Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental

2005 - 2007

Universidade Federal de Campina Grande
Título: A Variação da Resistência Total em Canais Aluviais e sua Previsão
, Ano de Obtenção: 2007.Vajapeyam Srirangachar Srinivasan.Palavras-chave: Canais aluviais; Resistência Hidráulica; Efeito da distribuição granulométrica.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Civil

1990 - 1996

Universidade Federal da Paraíba

Formação complementar

2014 - 2014

Disciplina de Empreendedorismo. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Escoamento Superficial e Produção de Sedimentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Sedimentologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

Organização de eventos

LACERDA, A. V. DE ; DORNELAS, C. S. M. ; BARBOSA, F. M. ; ALCANTARA, H. M. . I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. 2014. (Outro).

ALCANTARA, H. M. . I Expocaatinga. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Expo Monteiro 2024. Academia gerando conhecimento e negócios no Cariri paraibano. 2024. (Exposição).

Seminário Internacional - Bacias experimentais e Representativas.Bacia Experimental e Representativa de Sumé; Bacia Escola e Experimental de São João do Cariri. 2024. (Seminário).

SUSTENTARE & WIPS 2024.ORDENAÇÃO DAS DIMENSÕES DE SANEAMENTO BÁSICO A PARTIR DO MÉTODO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO BORDA. 2024. (Outra).

VI Simpósio de Recursos Hídricos & II Congresso Internacional de Diálogo Fluvial na Amazônia. Gestão de Recursos Hídricos em Situações de Escassez Hídrica. 2024. (Congresso).

7º Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis.APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP-GAUSSIANO PARA ESCOLHA DE DRONE PARA O MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO DA COBERTURA VEGETAL EM PEQUENA ESCALA. 2023. (Simpósio).

A Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente.IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR TURISTAS NA CACHOEIRA DO RONCADOR NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS, PB. 2022. (Outra).

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia ? CONTECC. AVALIAÇÃO E MAPEAMENTO DA ESTIAGEM E SECA OCORRIDA NA DÉCADA DE2010-2020 NO ESTADO DA PARAÍBA. 2022. (Congresso).

IV Simpósio Nacional do ProfÁgua.Aplicação de Indicadores de Segurança Hídrica para Monitoramento de Secas Urbanas. 2022. (Seminário).

XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica. CONCEPÇÃO DE SISTEMA DE REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA O AEROPORTO ORLANDO BEZERRA DE MENEZES EM JUAZEIRO DO NORTE ? CE. 2022. (Congresso).

XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica. CONCEPÇÃO DE SISTEMA DE REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA O AEROPORTO ORLANDO BEZERRA DE MENEZES EM JUAZEIRO DO NORTE ? CE. 2022. (Congresso).

LIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.APPLICATION OF GMCR II FOR CONFLICT ANALYSIS ON SUCURU RIVER, BRAZIL. 2021. (Simpósio).

Transparência pública e prestação de contas do CDSA.Transparência Pública e Prestação de Contas do CDSA. 2021. (Outra).

XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.The Cariri Experimental Basins. 2021. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. APORTES DE VAZÕES MÉDIAS MENSAIS NA BACIA DO RIO SINRINHAÉM/PE. 2019. (Congresso).

III Seminário Nacional do Profágua.Avaliação do Impacto da Poluição Difusa em Sub-bacias do Rio Paraíba do Norte. 2019. (Seminário).

XXIII Simpósio Nacional de Recursos Hídricos.INFLUÊNCIA DE PRÁTICA CONSERVACIONISTA DO SOLO SOBRE O ESCOAMENTO E A PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS. 2019. (Simpósio).

ENEGEP 2018 Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Aplicação do GMCR em um conflito envolvendo uso de água no Rio Sucuru, PB. 2018. (Encontro).

II Seminário Nacional do Profágua. 2018. (Seminário).

World Water Forum 8TH.Water Public Good, Endowed With Economic Value. 2018. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas. https://www.conbeb2017.com/. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. MIGRAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA TRADICIONAL PARA AGROECOLÓGICA DEVIDO A ESCASSEZ HÍDRICA EM SUMÉ-PB. 2017. (Congresso).

III Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro.Geotecnologias no estudo do uso e cobertura da terra no Cariri paraibano. 2017. (Outra).

IV Congresso Nacional de Educação. O Estudo de Bacias Hidrográficas como Estratégia para uma Educação Contextualizada. 2017. (Congresso).

XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. Influência da regeneração da vegetação sobre a produção de sedimentos em áreas experimentais do semiárido. 2017. (Congresso).

I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Água na produção de pequenos ruminantes no Semiárido paraibano ? contexto sócioeconômico. 2016. (Congresso).

IX Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande.A bacia escola como ferramenta para inserção da educação ambiental no ensino de ciências exatas e da natureza. 2016. (Encontro).

Seminário Internacional "Água e Desenvolvimento no Contexto da Ecologia Política". 2016. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS POR MEIO DE ESTUDOS EM UMA BACIA EXPERIMENTAL. 2016. (Congresso).

V SIGESP - Simpósio de Instituições e Gestão Pública da UFCG.Dificuldades de implementação dos instrumentos de gestão da política de recursos hídricos na Paraíba. 2016. (Simpósio).

World Water Day.A importância da água no mercado de trabalho. 2016. (Outra).

XIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Influência de práticas conservacionistas na recuperação de áreas degradadas no Semiárido. 2016. (Congresso).

XIII Simpósio Regional de Recursos Hídricos do Nordeste.Influência da chuva e cobertura vegetal sobre a lâmina escoada e erosão em parcelas experimentais. 2016. (Simpósio).

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Estimativa da produção de sedimentos em pequenas bacias não instrumentadas no semiárido usando o modelo SWAT. 2015. (Congresso).

II Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido Nordestino: Escolas Sustentáveis, Formação de Professores e Saúde Ambiental.Potencialidades e Limites da Caatinga Paraibana. 2015. (Outra).

III Workshop Ciências Naturais e Biotecnologia - Patrimônio Genético, Biodiversidade e Biotecnologia.Protocolo de Avaliação Rápida como Instrumento no Monitoramento dos Recursos Hídricos. 2015. (Outra).

II Workshop Internacional sobre Água no Semiárido.Impacto da demanda de água urbana sobre a série histórica de volumes do açude Cordeiro (Congo, PB). 2015. (Outra).

XII Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Quantificação da Perda de Solo em Parcelas e Microbacias no Semiárido após a Inserção de Práticas Conservacionistas. 2015. (Congresso).

II Seminário: Impactos da Agricultura e das Mudanças Climáticas nos Recursos Hídricosos.Planejamento do uso do solo em pequena bacia sob produção familiar: contribuição de estudos em bacias experimentais e representativas. 2014. (Seminário).

VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande.A bacia hidrográfica como laboratório experimental para o ensino de ciências, geografia, matemática e educação ambiental. 2014. (Encontro).

XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Impacto das alterações de uso e ocupação do solo considerando a variabilidade climática e hidrológica na região do semiárido. 2014. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos.Avaliação da influência da cobertura vegetal sobre a produção de sedimentos em parcelas experimentais do semiárido. 2014. (Encontro).

XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Efeito da cobertura vegetal sobre a lâmina escoada e a produção de sedimentos em parcelas de erosão. 2014. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Avaliação da produção de sedimentos em parcelas de erosão tipo Wischmeier. 2013. (Congresso).

III Congresso Nacional de Educação Ambiental & V Encontro Nordestino de Biogeografia. Aspectos Sociais e Econômicos dos Produtores Rurais Associados aos Impactos Ambientais em uma Pequena Bacia Hidrográfica do Semiárido. 2013. (Congresso).

I Seminário: Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido - SEDES.GT2 - Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Seminário).

I Seminário: Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido - SEDES.Desenvolvimento no semiárido. 2013. (Seminário).

I Seminário: Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido - SEDES.Degradação da caatinga no semiárido brasileiro devido à pecuária extensiva: uma reflexão. 2013. (Seminário).

I Seminário: Educação, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Semiárido - SEDES.Membro da Comissão Científica. 2013. (Seminário).

X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Erosão e produção de sedimentos em várias escalas de uma bacia experimental do semiárido. 2013. (Congresso).

I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa.Diagnóstico social e econômico dos catadores do lixão municipal de Sumé, Paraíba. 2012. (Outra).

I Expocaatinga.A Bacia Escola como uma unidade experimental. 2012. (Encontro).

XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Uso do modelo SWAT para a estimativa da produção de sedimentos como um subsídio ao planejamento ambiental. 2012. (Simpósio).

1ª Semana Interdisciplinar do Centro de Desenvolvimento Sustentável do semiárido.A Engenharia de Biossistemas no Brasil e no Mundo. 2011. (Outra).

I Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido Nordestino. Da pedagogia dialógica para a sustentabilidade ambiental.Cariri paraibano: agricultura familiar, desertificação e problemáticas ambientais. 2011. (Outra).

III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Experiências de Mitigação e Adaptação.Bacias Experimentais e Representativas como Observatório de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido. 2011. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Análise da distribuição das espécies vegetais nos quintais agroflorestais da comunidade Cabeça Branca, região do Cariri paraibano, Brasil. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Nordestino de Ecologia. Catadores do lixão municipal de Sumé, Paraíba: aspectos sociais e econômicos. 2011. (Congresso).

Inovação, poder e desenvolvimento em áreas rurais do Brasil.Gestão Social das Àguas. 2010. (Seminário).

I Workshop de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.A Biotecnologia e o Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Outra).

V Encontro de Extensão Universitária da UFCG.Desenvolvendo a percepção da degradação de trechos de rios do sítio Boqueirão, Sumé, PB, em agentes educacionais ambientais voluntários. 2010. (Encontro).

16th. CONGRESS OF ASIA AND PACIFIC DIVISION OF INTERNATIONAL ASSOCIATION OF HYDRAULIC ENGINEERING AND RESEARCH AND 3rd. IARH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON HYDRAULIC STRUCTURES. A BED FORM BASED RESISTANCE FUNCTION FOR ALLUVIAL CHANNELS FROM EXPERIMENTAL DATA. 2008. (Congresso).

IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Análise comparativa de dados meteorológicos em estações climatológicas de superfície convencional e automática. 2008. (Simpósio).

IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Análise comparativa de dados meteorológicos em estações climatológicas de superfície convencional e automática. 2008. (Simpósio).

XXIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA. UMA FUNÇÃO DE RESISTÊNCIA PARA CANAIS ALUVIAIS ASSOCIADA À FORMA DO LEITO. 2008. (Congresso).

32nd Congress of IAHR, the International Association of Hydraulic Engineering & Research. The Influence of the Grain Size Distribution of Unimodal and Bimodal Sediments on the Resistance of Channels with an Alluvial Bed. 2007. (Congresso).

II Conferência Internacional sobre Água em Regiões Áridas e Semi-áridas.Avaliação das Interferências das Diferentes Representações Esspaciais da Bacia hidrográfica. 2007. (Outra).

XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Uma Função da Resistência para Dunas e a Influência da Distribuição Granulométrica em Canais Aluviais. 2007. (Simpósio).

15Th Congress of Asia and Pacific Division of the International Association for Hydraulic Research and International Symposium on Maritime Hydraulics. Applicability of the Model Kineros 2 for the Semiarid Basins of the North-east of Brazil. 2006. (Congresso).

58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.Análise Preliminar da Temperatura do Ar Obtida nas Estações Meteorologicas Convencional e Automática de São João do Cariri-PB. 2006. (Outra).

VII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos.Funções de Resistência Total para Canais Aluviais com Diferentes Formas do Leito. 2006. (Encontro).

VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.A Influência das Formas do Leito e da Distribuição Granulométrica sobre a Resistência em Canais Erodíveis. 2006. (Simpósio).

III Encontro Científico Franco-Brasileiro. 2005. (Encontro).

XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.A Influência da Distribuição Granulométrica Sobre a Resistência de Canais Erodíveis. 2005. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Modelização Hidrológica em Bacias Experimentais no Cariri Paraibano. 2005. (Simpósio).

VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. 2004. (Simpósio).

VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. 2002. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Wamon Salomão Dantas Torres

FARIAS, C. A. S. de;ALCANTARA, H. M.; SANTOS, L. L. dos. GOVERNANÇA E GESTÃO HÍDRICA NO CBH PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU: ANÁLISE DAS DELIBERAÇÕES (2009-2024)​. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: GEORGE GÉRSON ARAÚJO DA SILVA

MEDEIROS, P. C.ALCANTARA, H. M.; FRANCISCO, P. R. M.. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA SUB - BACIA DO RIO TIBIRI E ÁGUA POTÁVEL DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA - PB. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: JORISMAR DE OLIVEIRA SENA

ALCANTARA, H. M.; LUCENA, D. B.;MEDEIROS, P. C.; SANTOS, L. L. dos. INFLUÊNCIA DE EVENTOS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA SOBRE A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA REGIÃO DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: IGOR DE OLIVEIRA BOCARDI

OLIVEIRA, J. N. de; RUGGERI JUNIOR, H. C.;ALCANTARA, H. M.. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE MEDIDOR DE VELOCIDADE DE ESCOAMENTOS UTILIZANDO SONDA TÉRMICA NTC. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - Profágua) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Tiago da França Nunes

FONTES, A. S.; MEDEIROS, Y. D. P.;ALCANTARA, H. M.. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE DEFINIÇÃO DE AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SEGURANÇA HÍDRICA APLICAÇÃO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS CONTAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ADRIANO MARQUES DOS SANTOS

ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.; SANTOS, L. L. dos. AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO DIFUSA EM TRECHOS FLUVIAIS URBANOS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO JOÃO DO CARIRI E SUMÉ, ESTADO DA PARAÍBA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: e LÉIA LOBO DE SOUZA CARVALHO

ALCANTARA, H. M.; COSTA, M. L. M. E.; FARIAS, C. A. S. de; FONTES, A. S.. A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO ELEMENTO DE GOVERNANÇA DE RECURSOS HÍDRICOS: O ESTUDO DE CASO DA GESTÃO DO CBH E UCS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA?. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mariana da Silva de Siqueira

SILVA, M. T; BRITO, J. I. B. de;ALCANTARA, H. M.. Estimativa da evapotranspiração para uma bacia hidrográfica no semiárido brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Gisele Oliveira Mota da Silva

MEDEIROS, Y. D. P.; FONTES, A. S.; PEREIRA, J. S.;ALCANTARA, H. M.. SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO PARA OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS. Caso de Estudo: Estado da Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jonas Gonzaga da Costa

LACERDA, A. V. DEALCANTARA, H. M.; RAMALHO, C. I.. Avaliação Estrutural do Componente Arbóreo-Arbustivo em Área de Preservação Permanente Degradada em Ecossistema Ribeirinho Intermitente no Cariri Paraibano. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: PATRICIA BENEZATH HERKENHOFF

ALCANTARA, H. M.; RABELO, D. C.; BUARQUE, D. C.; OLIVEIRA, J. N. de. CISTERNAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: RELAÇÃO ENTRE A CONSERVAÇÃO DOS SISTEMAS E O ENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DAS FAMÍLIAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Francisco Miquéias Sousa Nunes

SRINIVASAN, V. S.ARAGAO, R.SANTOS, L. L.ALCANTARA, H. M.. Avaliação hidrossedimentológica de uma bacia sem dados de vazão usando o modelo SWAT. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ALBERTO CÉSAR DO NASCIMENTO SILVA

GALVAO, C. O.; DAMASCENO, J.;ALCANTARA, H. M.. Análise multitemporal das alterações na cobertura do solo na bacia do rio Taperoá, semiárido, no período de 1986 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Jaqueline Pereira Salgado

COURA, M. A.; BARBOSA, D. L.;OLIVEIRA, R.ALCANTARA, H. M.. Influência do lançamento de esgotos na qualidade da água do aquífero aluvial do rio Sucurú no município de Sumé, PB. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Dayane de Andrade Lima

SOUSA, J. T.;CEBALLOS, B. S. O.ALCANTARA, H. M.. Tratamento de esgotos domésticos em reator anaeróbio seguido de reator com algas imobilizadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Geórgia Carênia Rodrigues Martins Marsicano de Melo

NETO, J. D.; BARBOSA, E. M.;CÂNDIDO, G. A.LIMA, V. L. A.; MEDEIROS, O. D.; FARIAS, T. Q.;ALCANTARA, H. M.. Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA) para Gestão dos Recursos Hídricos no Semiárido. 2015. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes​

ALCANTARA, H. M.; FARIAS, C. A. S. de; SILVA, V. F.; SOARES, L. A. A.; LEITE, J. C. A.;MEDEIROS, P. C.. Modelagem Hidrossedimentológica em Microbacias do Semiárido Paraibano Baseado em Diferentes Modelos de Redes Neurais. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Erivaldo da Silva

MARTINS, M. F.; ARAUJO, S. M. S.; PEREIRA, F. C.;ALCANTARA, H. M.; SILVEIRA, T. A.; BORGES, F. F.. MODELO PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO SEMIÁRIDA DA PARAÍBA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Karlla Karem da Silva

SILVA, M. T; FONTGALLAND, I. L.;ALCANTARA, H. M.; BRAGA, C. C.; MOREIRA, E. B. M.. MUDANÇAS DO CLIMA, DO USO E COBERTURA DAS TERRAS NA REGIÃO DO MATOPIBA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Léia Lobo de Souza Carvalho

ALCANTARA, H. M.; COSTA, M. L. M. E.;MEDEIROS, P. C.; CUNHA, C. C.. A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO CAMINHO PARA INTEGRAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Carina Santos Ribeiro Madeira

LIMA, V. L. A.ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.; SILVA, V. F.. ANÁLISE DOS IMPACTOS NO CONSUMO HÍDRICO DOS MUNICÍPIOS DE BAIXIO, IPAUMIRIM E UMARI- CE, APÓS IMPLEMENTAÇÃO DA BARRAGEM JENIPAPEIRO II. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Flavia Nascimento Gomes

FARIAS, C. A. S. de;ALCANTARA, H. M.; BRITO, J. R. S. de. TEORIA DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA OPERAÇÃO MENSAL DE RESERVATÓRIOS COM MÚLTIPLOS USOS: O CASO DO SISTEMA HÍDRICO CUREMA-MÃE D'ÁGUA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Edilaine Araújo de Morais

SILVA, J. I. A. O.ALCANTARA, H. M.; SOUSA, C. M. de. A OUTORGA PARA O USO DOS RECURSOS HÍDRICOS E AS IMPLICAÇÕES QUANDO DO USO NÃO AUTORIZADO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Moisés Correia Freitas

CUNHA, J. E. B. L.ALCANTARA, H. M.; FERNANDES, R. O.. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA OPERAÇÃO DE MODELOS HIDROLÓGICOS E HIDRODINÂMICOS COM DADOS GEOESPACIAIS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: André Pedro da Silva

MEDEIROS, P. C.ALCANTARA, H. M.RIBEIRO, G. N.; FRANCISCO, P. R. M.. ANÁLISE NA DEMANDA DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NA MICRORREGIÃO DE ARARIPINA-PE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Poliana Lourenço Ribeiro de Almeida

SILVA, J. I. A. O.ALCANTARA, H. M.; SOUSA, C. M. de. GESTÃO DAS ÁGUAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO PÓS-TRANSPOSIÇÃO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Juan Monteiro da Silva

SILVA, J. I. A. O.ALCANTARA, H. M.; SOUSA, C. M. de. GESTÃO DAS ÁGUAS DO SEMIÁRIDO: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO DO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: ADRIANO MARQUES DOS SANTOS

ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.; SANTOS, L. L. dos. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA POLUIÇÃO DIFUSA EM SUB-BACIAS DO RIO PARAÍBA - PB. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: NATÁLIA ANGELA PESSOA FERNANDES DA SILVA

ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.; SANTOS, L. L. dos. VALORAÇÃO DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS COMO SUBSÍDIO À COBRANÇA DE ÁGUA BRUTA NO ESTADO DA PARAÍBA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mariana da Silva de Siqueira

SILVA, M. T; BRITO, J. I. B. de;ALCANTARA, H. M.. Estimativa de Evapotranspiração para uma Bacia Hidrográfica no Semiárido Brasileiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Meteorologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: PATRICIA BENEZATH HERKENHOFF

RABELO, D. C.; BUARQUE, D. C.;ALCANTARA, H. M.. USO E CONSERVAÇÃO DE SISTEMAS FAMILIARES DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO CONTEXTO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Paula dos Santos Melo

SILVA, J. I. A. O.ALCANTARA, H. M.; SILVA, A. G. F.. A participação na integração do rio São Francisco: o caso do comitê de bacia do rio Paraíba. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão das Políticas Públicas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Aurenice Batista de Souza Dias

MIRANDA, M. C. G.; LIMA, L. M. R.;ALCANTARA, H. M.. Análise da Política Pública do Programa Água Doce na Associação das Tilápias em Amparo, PB. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: MARIA JOSICLEIDE RAMOS DE ARAÚJO

ROMAO, A. P.; CORDEIRO, J. C.;ALCANTARA, H. M.. Educação e meio ambiente: um estudo de caso sobre o manuseio da água de cisternas de placas na comunidade de Malhada da Roça, São João do Cariri, PB, e sua relação com o ambiente escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental para o Semiárido) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: FARUK MARACAJÁ NAPY CHARARA

ABILIO, F. J. P.; CORDEIRO, J. C.;ALCANTARA, H. M.. Educação ambiental na educação de jovens e adultos: os resíduos sólidos e a questão ambiental no município de Boa Vista, PB. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental para o Semiárido) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Nivaldo Maracajá Filho

ABILIO, F. J. P.PEREIRA, D. D.ALCANTARA, H. M.. Educação ambiental, o ensino de matemática e a perspectiva da sustentabilidade no cariri paraibano. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental para o Semiárido) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Larissa Fernanda Souza Santos

MEDEIROS, P. C.ALCANTARA, H. M.; SILVA, A. P. da. Demanda de água urbana no setor comercial da microrregião de Araripina-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Natan Magalhães Ferraz

PEREIRA, D. A. M.;ALCANTARA, H. M.CUNHA, J. E. B. L.. Avaliação de desempenho acústico em lajes maciças em pavimentos de pisos múltiplos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Rodopho Mendes Vale

PEREIRA, D. A. M.; VIESI, W. T;ALCANTARA, H. M.. Análise de Conforto Térmico e Acústico em uma Escola Municipal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: André Pedro da Silva

MEDEIROS, P. C.Rodrigues, R. M.ALCANTARA, H. M.RIBEIRO, G. N.. Elasticidade-preço da demanda por água: usuário comercial do município de Araripina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Marcio Guilherme da Silva

MEDEIROS, P. C.ALCANTARA, H. M.FILIPE, J. V.. Aportes do escoamento na escala mensal: estação fluviométrica Palmares, PE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Elson Gerson Lacerda da Cruz

MEDEIROS, P. C.RIBEIRO, G. N.ALCANTARA, H. M.. Estimativa da demanda de água para consumo humano e rural frente ao volume dos açudes Epitássio Pessoa, Cordeiro e Camalaú, estado da Paraíba.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Mariana da Silva de Siqueira

ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.DORNELAS, C. S. M.. Avaliação de cenários de uso e ocupação do solo em uma pequena bacia não instrumentada usando o modelo SWAT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Helder Torreão Leão

ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.; JUNIOR., E. E. D.. Influência da precipitação sobre a lâmina escoada e a produção de sedimentos em parcelas de 100m². 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Eliton Sancler Gomes Sales

ALCANTARA, H. M.MEDEIROS, P. C.; BARROS, A. J. M.. Erosão e escoamento em parcelas experimentais após inserção de práticas conservacionistas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Juliane Vasconcelos da Silva

SCHRAMM, V. B.; BARBOSA, R. B.;ALCANTARA, H. M.. Seleção de Indicadores Ambientais para a Região do Semiárido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Edivaldo Caetano do Nascimento

DINIZ, P. C. O.; MONTEIRO, J. M.;ALCANTARA, H. M.. Captação e armazenamento de água de chuva no município de Amparo: tecnologias e estratégias de acesso a água em duas comunidades rurais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Alina Silva dos Santos

DINIZ, P. C. O.; MONTEIRO, J. M.;ALCANTARA, H. M.. Transformações sociais no mundo rural: um estudo de caso no Cariri paraibano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Daniela Brito Ramos

DINIZ, P. C. O.; SILVA, M. S.;ALCANTARA, H. M.. Notas sociológicas sobre as secas no Nordeste. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Adriano Dário de Araújo

FILHO, G. D. L.; JUNIOR, A. S. C.;ALCANTARA, H. M.. Avaliação dos aditamentos do programa do leite da Paraíba no município de Coxixola, PB, enquanto política pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Aragonês Correia de Brito

FILHO, G. D. L.; JUNIOR, A. S. C.;ALCANTARA, H. M.. Terceiro setor como vetor de desenvolvimento: estudo de caso da parceria entre o governo municipal e a associação dos criadores de caprinos e ovinos de Coxixola (ACCOCOX). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Vilmar Bezerra da Silva

FILHO, G. D. L.; JUNIOR, A. S. C.;ALCANTARA, H. M.. Uma análise das ações públicas no combate a dengue no município de Sumé, PB, no período de 2009 a 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria do Socorro de Sousa

SILVA, J. I. A. O.; VITAL, A. M. F.;ALCANTARA, H. M.. Irrigação e sustentabilidade: o desenho institucional do perímetro irrigado de Sumé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: José Romário Lacerda de Barros

MEDEIROS, P. C.RIBEIRO, G. N.ALCANTARA, H. M.. Impacto econômico no custo da água potável sobre a renda familiar em zona rural da bacia hidrográfica do rio Paraíba, PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Telma Lucia Bezerra Alves Aires

ALMEIDA, H. A.; Albuquerque, M. A.;ALCANTARA, H. M.. Determinação de índices umidade da microbacia hidráulica do açude dos namorados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Augusto de Souza

Almeida, H. A.; Albuquerque, M. A.;ALCANTARA, H. M.. Estudos Comparativos de Dados Meteorológicos Coletados nas Estações Convencionais de São João do Cariri. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

ALCANTARA, H. M.; SILVA, A. M. da. Grupo de Trabalho 2 (GT2). 2013. Universidade Federal de Campina Grande.

Orientou

Everton John Camelo Alves

MANEJO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AQUÍFERO ALUVIAL EM SUMÉ - PB; Início: 2022; Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

RAPHAEL FERNANDES LESSA LINS

AVALIAÇÃO QUALIQUANTITATIVA DA ÁGUA DISPONÍVEL EM AQUÍFERO ALUVIAL COMO SUPORTE AOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

JORISMAR DE OLIVEIRA SENA

INFLUÊNCIA DE EVENTOS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA SOBRE A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA REGIÃO DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Érica Sílvia de Oliveira Silva

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE LIMOEIRO DO NORTE/CE, SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO USANDO TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

DALVANA GENAI LOPES DE OLIVEIRA SOUZA

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB, NO BIÊNIO 2023-2024​; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

AMENAÍDE SILVA CRISTO AQUINO LIMA

ESTRATÉGIAS DE USO DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO NO DISTRITO IRRIGADO DE MANIÇOBA, JUAZEIRO - BA; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Karina Bezerra de Queiroz

POTENCIAL NATURAL DE EROSÃO E LIMITE DE TOLERÂNCIA DE PERDAS DE SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE DO NAMORADO; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Coorientador: Hugo Morais de Alcântara;

Magda Dayse Ferreira Rangel

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALOCAÇÃO DE ÁGUA EM RESERVATÓRIOS NO ESTADO DA PARAÍBA ? UM ESTUDO DE CASO; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Coorientador: Hugo Morais de Alcântara;

ADRIANO MARQUES DOS SANTOS

Avaliação da poluição difusa em trechos fluviais urbanos nos municípios de São João do Cariri e Sumé, Estado da Paraíba; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Léia Lobo de Souza Carvalho

A gestão participativa como elemento de governança de recursos hídricos: o estudo de caso da gestão do CBH e UCS do Litoral Norte da Paraíba; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Layane Moura Rodrigues

AVALIAÇÃO DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2010 A 2020; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Coorientador: Hugo Morais de Alcântara;

Carina Santos Ribeiro Madeira

IMPACTOS SOBRE O CONSUMO HÍDRICO E O DESEVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DE BAIXIO, IPAUMIRIM E UMARI- CE, APÓS INTEGRAÇÃO DA BARRAGEM JENIPAPEIRO II NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission) - Universidade Federal de Campina Grande, ; Coorientador: Hugo Morais de Alcântara;

Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes

MODELAGEM HIDROSSEDIMENTOLÓGICA EM UNIDADES EXPERIMENTAIS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO UTILIZANDO REDES NEURAIS; 2024; Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

O POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVAS: UMA PROPOSTA PARA

O POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVAS: UMA PROPOSTA PARA O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Conviv) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

LEILA MARIA SIMPLICIO RODRIGUES

Avaliação da qualidade da água para uso da irrigação e dessedentação animal no perímetro irrigado de Sumé-PB; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

RONICLEITON JOSÉ DA SILVA

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS SOBRE A GERAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM PARCELAS EXPERIMENTAIS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Fábia Shirley Ribeiro Silva

ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE PERDA DE SOLO EM ÁREA EXPERIMENTAL NO SEMIÁRIDO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Mariana da Silva de Siqueira

Avaliação de cenários de uso e ocupação do solo em pequenas bacias não instrumentadas usando o modelo SWAT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Helder Torreão Leão

INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO SOBRE A LÂMINA ESCOADA E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM PARCELAS EXPERIMENTAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Eliton Sancler Gomes Sales

Influência da cobertura vegetal sobre o escoamento e a erosão em parcelas experimentais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Jailton Garcia Ramos

LÂMINA ESCOADA E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM MICROBACIAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Rodolpho Gomes Matrins

Influência da cobertura vegetal sobre a produção de sedimentos em parcelas de erosão no semiárido; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

LEILA MARIA SIMPLICIO RODRIGUES

AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE USO DA ÁGUA EM POÇOS AMAZONAS DO PERÍMETRO IRRIGADO DE SUMÉ-PB; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

LEILA MARIA SIMPLICIO RODRIGUES

AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO DIFUSA NO ALUVIÃO DO RIO SUCURÚ EM TRECHO DO PERÍMETRO IRRIGADO DE SUMÉ-PB; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Cláudio Canigia Gomes Galvão

EFEITO DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS COMBINADAS SOBRE O ESCOAMENTO E EROSÃO EM UNIDADES EXPERIMENTAIS DE DIFERENTES ESCALAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Cláudio Canigia Gomes Galvão

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO CLIMA E DOS PROCESSOS HIDROLÓGICOS SOBRE A GERAÇÃO DO ESCOAMENTO E EROSÃO COMO SUBSÍDIO PARA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS CONSERVACIONISTAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Cláudio Canigia Gomes Galvão

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS COMBINADAS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO SEMIÁRIDO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Fábia Shirley Ribeiro Silva

INFLUÊNCIA DO COMPRIMENTO E DECLIVIDADE DE VERTENTES SOBRE A GERAÇÃO DO ESCOAMENTO E PERDA DE SOLO EM ÁREAS EXPERIMENTAIS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Júlio de Souza Meira

INFLUÊNCIA DA RECOMPOSIÇÃO DA VEGETAÇÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM ÁREAS EXPERIMENTAIS DO SEMIÁRIDO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Fábia Shirley Ribeiro Silva

ESTRATÉGIAS PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO SEMIÁRIDO CONSIDERANDO PERÍODOS PROLONGADOS DE ESTIAGEM; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Eliton Sancler Gomes Sales

Influência de práticas de conservação do solo e recomposição da vegetação para a recuperação de áreas degradadas no semiárido; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Eliton Sancler Gomes Sales

Quantificação da erosão em parcelas e micro-bacias aninhadas no semiárido após a inserção de práticas de conservação do solo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Mariana da Silva de Siqueira

Impacto das alterações de uso e ocupação do solo considerando a variabilidade climática e hidrológica na região do semiárido; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Mariana da Silva de Siqueira

Erosão e produção de sedimentos em várias escalas de uma bacia experimental do Semiárido; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

LEILA MARIA SIMPLICIO RODRIGUES

Avaliação da qualidade da água subterrânea proveniente de poços amazonas localizados no aluvião do rio Sucuru, Sumé - PB; 2025; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

RONICLEITON JOSÉ DA SILVA

Monitoramento hidrossedimentológico e de qualidade de água em unidades experimentais do semiárido; 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

THYAGO CARNEIRO DE BRITO

Climatologia, Hidrologia e Solos do Semiárido; 2022; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

THYAGO CARNEIRO DE BRITO

Hidrologia Aplicada; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

THYAGO CARNEIRO DE BRITO

Hidrologia e Climatologia do Semiárido; 2022; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Milena Farias Ribeiro

Influência de pulsos de precipitação sobre a geração do escoamento e produção de sedimentos em parcelas experimentais no semiárido paraibano; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Fabrícia Torreão Araújo de Alcântara

Hidrologia Aplicada; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Fernanda Ketylle Aires Anastácio

Monitoramento hidrossedimentológico em parcelas experimentais no semiárido paraibano; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes

Hidrologia Aplicada; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes

Hidrologia e Climatologia do Semiárido; 2021; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes

Gestão de Recursos Hídricos; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Eric de Freitas Araújo

Monitoria de Hidráulica; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Gislayne Handrinelly de Azevedo

Monitoria de Mecânica Geral; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Hugo Morais de Alcântara;

Produções bibliográficas

  • ALVES, E. J. C. ; SOUSA, J. Y. B. de ; MORAIS DE ALCÂNTARA, HUGO . ZONEAMENTO DO POTENCIAL HÍDRICO NO AQUÍFERO ALUVIAL DO RIO SUCURU, COMO SUBSÍDIO À SUSTENTABILIDADE, EM SUMÉ, PARAÍBA. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente , v. 6, p. 7-12, 2025.

  • FERNANDES, AMANDA CRISTIANE GONÇALVES ; DE ALCÂNTARA, HUGO MORAIS ; DE FARIAS, CAMILO ALLYSON SIMÕES ; OLIVEIRA FILHO, SILENO FERNANDES . Estimation of Average Annual Precipitation Considering Spatio-Temporal Variability Through the Use of Multiple Linear Regression in the State of Paraíba. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e04640-12, 2024.

  • FERNANDES, AMANDA CRISTIANE GONÇALVES ; DE ALCÂNTARA, HUGO MORAIS ; DE FARIAS, CAMILO ALLYSON SIMÕES ; OLIVEIRA FILHO, SILENO FERNANDES . Use of Statistical Tools and Artificial Intelligence for Hydrosedimentological Analysis in Experimental Units in Semiarid Brazil. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e04762-19, 2024.

  • S. SRINIVASAN, VAJAPEYAM ; M. DE ALCÂNTARA, HUGO ; DE O. GALVÃO, CARLOS ; A. BEZERRA, ULISSES ; E. DE BRITO LEITE CUNHA, JOHN . Monitoring and modelling of hydrological processes in the semiarid region of Brazil: The Cariri experimental basins. HYDROLOGICAL PROCESSES , v. 35, p. 1-7, 2021.

  • ALMEIDA, ROMÁRIO DE SOUSA ; MOURA, LUZIA BATISTA ; ARAÚJO, MARIA PEREIRA DE ; DORNELAS, CARINA SEIXAS MAIA ; MEDEIROS, JOSÉ GEORGE FERREIRA ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE ; LACERDA, ALECKSANDRA VIEIRA DE . Os impactos ambientais e sua relação com o Novo Coronavírus: Uma análise da percepção de estudantes no Município de Sumé, Cariri Paraibano. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e36310918239, 2021.

  • 2021 ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ARAÚJO, F. da S. ; DORNELAS, C. S. M. ; ALCANTARA, H. M. . Influência de práticas conservacionistas na recuperação de áreas degradadas no semiárido. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 9298-9316, 2021.

  • MORAIS, E. A. de ; CARVALHO, J. S. F. de ; ALMEIDA, P. L. R. de ; ALCANTARA, H. M. ; MEDEIROS, P. C. . Conflitos de acesso e uso da água na bacia do rio Paraíba após operação do projeto de integração do rio São Francisco. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5098-5108, 2020.

  • SOUZA, L. L. de ; SILVA, C. I. A. da ; GOMES, F. N. ; RANGEL, M. D. F. ; ALCANTARA, H. M. . Diagnóstico da interrelação entre conselhos de unidades de conservação federais e comitês de bacias no estado da Paraíba. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 32777-32784, 2019.

  • VIEIRA DE LACERDA, ALECKSANDRA ; PEREIRA DE LIMA, JOÃO PAULO ; JACINTO DE OLIVEIRA NUNES, TARCÍZIO ; GOMES, AZENATE CAMPOS ; SEIXAS MAIA DORNELAS, CARINA ; MORAIS DE ALCÂNTARA, HUGO ; MARIA BARBOSA, FRANCISCA . Population Dynamics of <i>Croton blanchetianus</i> Baill. in a Caatinga Area in the Brazilian Semi-Arid. American Journal of Plant Sciences , v. 09, p. 920-932, 2018.

  • BARROS, J. R. L. ; MEDEIROS, P. C. ; RIBEIRO, G. N. ; ALCANTARA, H. M. ; AFONSO, J. P. S. D. ; MEDEIROS, A. C. ; MARACAJÁ, P. B. . Impacto econômico no custo da água potável Sobre a renda familiar em zona rural da Bacia hidrográfica do rio paraíba/PB. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 11, p. 150-161, 2017.

  • SIQUEIRA, M. S. de ; ALCANTARA, H. M. ; RIBEIRO, G. do N. ; MEDEIROS, P. C. ; AFONSO, J. P. S. D. ; MEDEIROS, A. C. ; MARACAJÁ, P. B. . Impactos das alterações de uso e ocupação do solo considerando a variabilidade climática e hidrológica na região do semiárido. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 11, p. 139-149, 2017.

  • BARROS, M. A. ; SILVA, J. I. A. O. ; ANDRADE, V. ; ALCANTARA, H. M. ; VIEIRA, F. ; GONÇALVES, A. ; ALMEIDA JÚNIOR, F E. ; ARAÚJO, R. L. ; PINHEIRO, I. M. C. D. ; PATRÍCIO, D. S. ; COSTA, G. C. A. da . Aquagardians: um jogo sério em realidade alternativa de engajamento da população no cuidado com a água. WATERLAT-GOBACIT NETWORK WORKING PAPERS , v. 3, p. 10-33, 2016.

  • SIQUEIRA, M. S. de ; SILVA, C. E. M. da ; ALCANTARA, H. M. ; RIBEIRO, G. N. ; MEDEIROS, P. C. ; AFONSO, J. P. S. D. ; MEDEIROS, A. C. de ; MARACAJÁ, P. B. . Influência do Efeito de Escala sobre a Produção de Sedimentos em Bacias Hidrográficas não Instrumentadas no Semiárido. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 11, p. 99-105, 2016.

  • ROCHA, L. C. A. ; RIBEIRO, G. do N. ; MEDEIROS, P. C. ; ALCANTARA, H. M. ; BARROS, M. R. G. ; MEDEIROS, A. C. . Degradação ambiental no entorno da bacia hidráulica do açude de Sumé-PB. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL , v. 10, p. 113-122, 2016.

  • CUNHA, J. E. B. L. ; TAVEIRA, I. M. L. M. ; RUFINO, I. A. A. ; ALCANTARA, H. M. . Dinâmica Sazonal da Cobertura do Solo em uma Região Semiárida e seus Impactos no Ciclo Hidrológico. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS , v. 19, p. 197-207, 2014.

  • ALCANTARA, H. M. ; CUNHA, J. E. B. L. ; GALVAO, C. O. ; TAVEIRA, I. M. L. M. . Decision on land conservation practices in semi-arid region considering hydrological and social drivers. IAHS-AISH PUBLICATION , v. 359, p. 352-357, 2013.

  • RAMOS, Y. S. ; RIBEIRO, G. N. ; ALCANTARA, H. M. . Eventos Extremos Mensais da Precipitação na Cidade do Recife/PE (1961/2010). REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , v. 7, p. 59-66, 2012.

  • LACERDA, A. V. ; BARBOSA, F. M. ; GOMES, A. C. ; SILVA, D. V. ; ALCANTARA, H. M. ; ISIDRO, R . Análise da distribuição das espécies vegetais nos quintais agroflorestais da comunidade Cabeça Branca, região do Cariri paraibano, Brasil. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1, 2011.

  • SRINIVASAN, V. S. ; ALCANTARA, H. M. . A Bed form Based Resistance Function for Alluvial Channels form Experimental Data. Advances in Water Resources , v. III, p. 803-808, 2009.

  • Almeida, H. A. ; SOUZA, J. A. DE ; ALCANTARA, H. M. . Análise comparativa de dados meteorológicos obtidos por estação convencional e automática no Semiárido paraibano. Revista Brasileira de Agrometeorologia , v. 16, p. 58-66, 2008.

  • RAMOS, J. G. ; ALCANTARA, H. M. ; RIBEIRO, G. N. . Lâmina escoada e produção de sedimentos em microbacias da Paraíba: o efeito do uso de barramento com pedras na conservação do solo e da água no semiárido paraibano. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2019. v. 1. 52p .

  • LACERDA, A. V. DE (Org.) ; GOMES, A. C. (Org.) ; ALCANTARA, H. M. (Org.) . Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência.. 1. ed. Ituiutaba: Barlavento, 2016. v. 3. 123p .

  • ALVES, E. J. C. ; SOUSA, J. Y. B. de ; ALCANTARA, HUGO M. . Zoneamento do potencial hídrico no aquífero aluvial do rio Sucurú, Sumé, PB, como subsídio ao planejamento de uso dos recursos hídricos. In: José Irivaldo Alves Oliveira Silva; Ângela Maria Cavalcanti Ramalho; Cristiane Mansur de Moraes Souza. (Org.). Clima, Recursos Hídricos e Planejamento. 1ed.Campina Grande, PB: EDUEPB, 2025, v. 1, p. 310-314.

  • SILVA, A. C. L. ; ALCANTARA, H. M. ; CARVALHO, L. L. S. ; MEDEIROS, P. C. . Análise da atuação do comitê das bacias hidrográficas do litoral Norte do estado da Paraíba em períodos de escassez hídricia: o estudo de caso da bacia do rio Mamanguape (PB). In: José Irivaldo Alves Oliveira Silva; Pedro Roberto Jacobi. (Org.). Segurança Hídrica: governança e participação. 1ed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2025, v. , p. 271-293.

  • ALVES, E. J. C. ; RODRIGUES, E. L. ; ALCANTARA, H. M. . MANEJO DE IRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DE GRAMÍNEAS TIFTON 85 EM UM TRECHO DO ALUVIÃO AO LONGO DO RIO SUCURU, PB. In: SILVA, V. F.; LIMA JR., I. O.; COSME, A. M. F.. (Org.). Águas e suas múltiplas potencialidades aplicadas no Nordeste. 1ed.Republic of Moldova: Novas Edições Acadêmicas, 2022, v. 1, p. 89-100.

  • FARIAS, L. F. ; ARAÚJO, J. M. de ; ALCANTARA, H. M. ; TORRES, P. R. B. . SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS INDICADORES. In: Cidoval Morais de Sousa; Cristian José Simões Costa; Edson Hely Silva; Rozeane Albuquerque Lima. (Org.). Produção científica e alternativas para o meio ambiente - Diálogos. 2ed.Campina Grande: EDUEPB / Editora Realize, 2020, v. Ebook, p. 1-15.

  • WALTER, F. ; GEROLD, G. ; ALMEIDA, C. N. ; ATHAYDE JUNIOR, G. B. ; COUTINHO, J. V. ; BRAGA, A. ; PONTES FILHO, J. D. A. ; TSUYUGUCHI, B. B. ; REGO, J. C. ; GALVAO, C. O. ; ALCANTARA, H. M. ; MONTENEGRO, S. M. G. L. ; COELHO, V. H. R. ; PAIVA, A. L. R. ; BERTRAND, G. F. . Managed aquifer recharge. In: Anna Abels; Marcos Freitas; Johannes Pinnekamp; Bernd Rusteberg.. (Org.). BRAMAR Project - Water Scarcity Mitigation in North-East Brazil. 1ed.Aachen: Bramar, 2018, v. 1, p. 58-77.

  • SCHIMMELPFENNING, S. ; MEON, G. ; SCHONIGER, M. ; TSUYUGUCHI, B. B. ; BRAGA, A. C. R. ; PONTES FILHO, J. D. A. ; NUNES, F. M. S. ; REGO, J. C. ; GALVAO, C. O. ; ALCANTARA, H. M. ; SRINIVASAN, V. S. ; ARAGAO, R. ; ALMEIDA, C. N. ; CAICEDO, N. L. ; BARBOSA, L. R. ; FERNANDES, L. A. ; RAMOS FILHO, G. M. ; GADELHA, A. N. ; GONCALVES, E. N. ; CRUZ, M. S. ; et.al . Hydro(geo)logical Modelling (Results from P2). In: Anna Abels; Marcos Freitas; Johannes Pinnekamp; Bernd Rusteberg. (Org.). BRAMAR Project - Water Scarcity Mitigation in North-East Brazil. 1ed.Aachen: Bramar, 2018, v. 1, p. 38-57.

  • BARROS, M. A. ; ANDRADE, V. ; MOURA, J. A. B. de ; SILVA, J. I. A. O. ; ALCANTARA, H. M. ; VIEIRA, F. ; BARBOSA, S. C. P. ; GONÇALVES, A. ; COSTA, G. C. A. da ; JUNIOR, F. E. A. ; ARAÚJO, R. L. ; PINHEIRO, I. M. C. D. ; PATRÍCIO, D. S. ; AIRES, Y. R. F. ; NAVINER, S. . AquaGuardians A Tutorial-based Education Game for Population Engagement in Water Management. In: Paula Escudeiro; Gennaro Costagliola; Susan Zvacek; James Uhomoibhi; Bruce M. McLaren. (Org.). CDEDU 2017. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education.. 1eded.Porto, Portugal: SCITEPRESS ? Science and Technology Publications, Lda., 2017, v. 2, p. 146-153.

  • BARROS, M. A. ; MOURA, J. A. B. de ; SILVA, J. I. A. O. ; ANDRADE, V. ; ALCANTARA, H. M. ; VIEIRA, F. ; GONÇALVES, A. ; COSTA, G. C. A. da ; JUNIOR, F. E. A. ; ARAÚJO, R. L. ; PINHEIRO, I. M. C. D. ; PATRÍCIO, D. S. . AQUAGUARDIANS: um jogo sério em realidade alternada para educar no cuidado com a água. In: Dornelas, C. S. M.; Lacerda, A. V.; SILVA, A. G. F. da. (Org.). Praticando a Extensão Universitária no Cariri Paraibano. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande - EDUFCG, 2017, v. , p. 115-145.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; GALVAO, C. O. ; ALCANTARA, H. M. . Bacias experimentais do Cariri paraibano. In: Rodrigues, L. N. & Schuler, A. E.. (Org.). Água: desafios para sustentabilidade da agricultura. 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2016, v. 1, p. 213-232.

  • ALCANTARA, H. M. . Estratégias para a conservação e recuperação de pequenas bacias hidrográficas do semiárido. In: José Irivaldo Alves Oliveira Silva. (Org.). Metodologias e práticas: experiências no semiárido brasileiro. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2015, v. 1, p. 177-200.

  • ABILIO, F. J. P. ; FILHO, N. M. ; RUFFO, T. L. M. ; PEQUENO, O. H. C. ; GRANJEIRO, Z. T. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. ; RAMOS, M. S. M. P. ; RAMOS, M. S. C. ; ARAÚJO, J. F. de ; CHARARA, F. M. N. ; ARAÚJO, P. J. de . Cariri paraibano: história, arqueologia e cultura. In: ABÍLIO, F. J. P.. (Org.). Educação ambiental: formação continuada de professores no bioma caatinga. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, v. 1, p. 43-78.

  • ABILIO, F. J. P. ; Filho, N. M. ; PEQUENO, O. H. C. ; GRANJEIRO, Z. T. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. ; RAMOS, M. S. M. P. ; RAMOS, M. S. C. ; SAMPAIO, M. R. ; ARAÚJO, J. F. de ; CHARARA, F. M. N. ; ARAÚJO, P. J. de ; RUFFO, T. L. M. ; CAMAROTTI, M. F. ; SILVA, R. L. da . Vivências integradoras de educação ambiental no contexto da educação básica. In: Abílio, Francisco José Pegado. (Org.). Educação Ambiental: formação continuada de professores no bioma Caatinga. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 2010, v. 1, p. 111-144.

  • MENDES, RODOLPHO ; SANTOS, JAMILY FERREIRA DOS ; DINIZ, BRUNO PEREIRA ; PEREIRA, DANIEL AUGUSTO DE MOURA ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE ; MOURA, GIOVANNA LYRA ; ARAÚJO, GUILHERME NASCIMENTO ; CAVALCANTI NETO, JOÃO . DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD SOBRE ESTUDOS DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS COM APLICAÇÕES DE MÉTODOS DE TOMADA DE DECISÃO MULTICRITÉRIO A PARTIR DO SOFTWARE POWER BI. In: SUSTENTARE & WIPIS 2024, 2025, PUC-Campinas e USP. Livro de Memórias do Sustentare & WIPIS. Campinas, SP: Even3, 2024.

  • DINIZ, BRUNO PEREIRA ; PEREIRA, DANIEL AUGUSTO DE MOURA ; MOURA, GIOVANNA LYRA ; ARAÚJO, GUILHERME NASCIMENTO ; CAVALCANTI NETO, JOÃO ; SANTOS, JAMILY FERREIRA DOS ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE ; MENDES, RODOLPHO . ORDENAÇÃO DAS DIMENSÕES DE SANEAMENTO BÁSICO A PARTIR DO MÉTODO DE DECISÃO MULTICRITÉRIO BORDA. In: SUSTENTARE & WIPIS 2024, 2025, PUC-Campinas e USP. Livro de Memórias do Sustentare & WIPIS. Campinas, SP: Even3, 2024.

  • CAVALCANTI NETO, JOÃO ; DINIZ, BRUNO PEREIRA ; PEREIRA, DANIEL AUGUSTO DE MOURA ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE ; MOURA, GIOVANNA LYRA ; ARAÚJO, GUILHERME NASCIMENTO ; SILVA, RHUAN DO ESPÍRITO SANTO E ; ARAÚJO, DIOGO SEBASTIÃO PEREIRA . GERENCIAMENTO DE DADOS DO AR AMBIENTE DOS MATERIAIS PARTICULADOS PM10, PM2.5 E NO2 NOS ANOS DE 2018 À 2023 NO SOFTWARE POWER BI. In: SUSTENTARE & WIPIS 2024, 2025, PUC-Campinas e USP. Livro de Memórias do Sustentare & WIPIS. Campinas, SP: Even3, 2024.

  • ARAÚJO, GUILHERME NASCIMENTO ; DINIZ, BRUNO PEREIRA ; PEREIRA, DANIEL AUGUSTO DE MOURA ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE ; MOURA, GIOVANNA LYRA ; CAVALCANTI NETO, JOÃO ; SILVA, RHUAN DO ESPÍRITO SANTO E ; ARAÚJO, DIOGO SEBASTIÃO PEREIRA . IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS CRÍTICOS DA CAPRINOCULTURA LEITEIRA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIAL. In: SUSTENTARE & WIPIS 2024, 2025, PUC-Campinas e USP. Livro de Memórias do Sustentare & WIPIS. Campinas, SP: Even3, 2024.

  • DINIZ, BRUNO PEREIRA ; PEREIRA, DANIEL AUGUSTO DE MOURA ; MOURA, GIOVANNA LYRA ; SANTOS, JAMILY FERREIRA DOS ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE ; (IME), PROF. DR. MARCOS SANTOS ; GOMES, CARLOS FRANCISCO SIMÕES . ESTUDO DE CASO NA BASE SCOPUS: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA SOBRE MULTICRITÉRIO EM GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. In: SUSTENTARE & WIPIS 2024, 2025, PUC-Campinas e USP. Livro de Memórias do Sustentare & WIPIS. Campinas, SP: Even3, 2024.

  • FILHO, P. C. ; CEZAR FILHO, L. S. G. ; OLIVEIRA FILHO, S. F. ; VALE, R. M. ; BRITO, W. B. P. ; BRITO, V. N. A. ; SILVA, A. C. L. ; ALCANTARA, H. M. . ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUPERFICIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ. In: 7º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2023, Porto Alegre - RS. Anais do 7º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. Madri, Espanha: IAHR Publishing, 2023. v. 01. p. 232-239.

  • SOUZA, D. G. L. O. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SENA, J. O. de ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS BÁSICAS DO MUNICÍPIO DE SUMÉ, PB. In: 7º Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis, 2023, Porto Alegre - RS. Anais do 7º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. MADRI, España: IAHR Publishing, 2023. v. 01. p. 301-307.

  • SENA, J. O. de ; ALCANTARA, H. M. ; LUCENA, D. B. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; LIMA, A. A. de ; SILVA, E. S. O. ; SOUZA, D. G. L. O. ; SILVA, G. G. A. da . A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDUÇÃO DO CONSUMO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA A SUSTENTABILIDADE. In: 7º Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis, 2023, Porto Alegre - RS. Anais do 7º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. MADRI, España: IAHR Publishing, 2023. v. 01. p. 308-313.

  • VALE, R. M. ; PEREIRA, D. A. M. ; BRITO, W. B. P. ; DINIZ, B. P. ; BRITO, V. N. A. ; ALCANTARA, H. M. ; FILHO, P. C. ; ARAÚJO, J. M. B. . APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP-GAUSSIANO PARA ESCOLHA DE DRONE PARA O MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO DA COBERTURA VEGETAL EM PEQUENA ESCALA. In: 7º Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis, 2023, Porto Alegre - RS. Anais do 7º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. MADRI, España: IAHR Publishing, 2023. v. 02. p. 101-108.

  • ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SOUZA, D. G. L. O. ; RODRIGUES, L. M. S. ; LINS, R. F. L. ; SILVA, M. C. ; Rodrigues, R. M. ; LIMA, V. L. A. ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA E DOS IMPACTOS GERADOS SOB ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NO PERÍMETRO IRRIGADO DE SUMÉ-PB. In: 7º Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis, 2023, Porto Alegre - RS. Anais do 7º Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. MADRI, España: IAHR Publishing, 2023. v. 03. p. 482-491.

  • PINHEIRO, A. R. S. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SILVA, W. O. ; MAIA, J. G. S. ; ALCANTARA, H. M. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DA PARAÍBA. In: VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2022, Campina Grande. Anais do VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2022. v. 1. p. 1.

  • PINHEIRO, A. R. S. ; TORRES, W. S. D. ; ALCANTARA, H. M. . O PAPEL DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS NA GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DA PARAÍBA. In: VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2022, Campina Grande-PB. Anais do VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2022. v. 1. p. 1.

  • SOUZA, D. G. L. O. ; DANTAS, G. B. L. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DOS USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA NO PERÍMETRO IRRIGADO DO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 2. p. 169-175.

  • ARAUJO, A. L. ; ALCANTARA, H. M. . CONDUTOS HIDRÁULICOS ADOTADOS EM OBRA DE SEGURANÇA HÍDRICA DO INTERIOR DO CEARÁ. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 5. p. 183-187.

  • ARAUJO, A. L. ; ALCANTARA, H. M. ; DANTAS, G. B. L. . IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CINTURÃO DAS ÁGUAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 5. p. 216-221.

  • ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SANTOS, A. M. ; BRASILEIRO, I. M. N do ; ALCANTARA, H. M. . POLUIÇÃO DIFUSA NO RIO SUCURÚ: AVALIAÇÕES E DIRETRIZES. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6A. p. 198-205.

  • SANTOS, A. M. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO DIFUSA EM TRECHOS FLUVIAIS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO JOÃO DO CARIRI E SUMÉ́, ESTADO DA PARAÍBA. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6A. p. 416-423.

  • FERNANDES, A. C. G. ; ALCANTARA, H. M. ; FARIAS, C. A. S. de ; OLIVEIRA FILHO, S. F. . ESTIMATIVA DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ANUAL CONSIDERANDO A VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL ATRAVÉS DO USO DA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA NO ESTADO DA PARAÍBA. In: XXX Congresso Latino Americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6A. p. 815-824.

  • FERNANDES, A. C. G. ; ALCANTARA, H. M. ; FARIAS, C. A. S. de ; OLIVEIRA FILHO, S. F. . ESTIMATIVA DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ANUAL CONSIDERANDO A VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL ATRAVÉS DO USO DA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA NO ESTADO DA PARAÍBA. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6A. p. 815-824.

  • DANTAS, G. B. L. ; SOUZA, D. G. L. O. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. L. ; ALCANTARA, H. M. . CONCEPÇÃO DE SISTEMA DE REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA O AEROPORTO ORLANDO BEZERRA DE MENEZES EM JUAZEIRO DO NORTE ? CE. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6B. p. 139-149.

  • SOUZA, L. L. de ; ALCÂNTARA, HUGO M. ; COSTA, M. L. M. E. . A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS AMBIENTAL E DE RECURSOS HÍDRICOS. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6B. p. 205-211.

  • ALVES, E. J. C. ; RODRIGUES, E. L. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . MANEJO DE IRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DE GRAMÍNEAS EMTRECHO DO ALUVIÃO DO RIO SUCURÚ, MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB. In: XXX Congresso Latino-americano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu, PR. ANALES del XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. MADRI, España: IAHR Publishing, 2022. v. 6B. p. 424-430.

  • PIRES, J. J. B. ; SILVA, A. P. da ; LIMA, J. V. F. ; ALCANTARA, H. M. ; MEDEIROS, P. C. . APORTES DE VAZÕES MÉDIAS MENSAIS NA BACIA DO RIO SINRINHAÉM/PE. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande. Anais do I CONIMAS e III CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1.

  • ALMEIDA, P. L. R. de ; MORAIS, E. A. de ; CARVALHO, J. S. F. de ; ALCANTARA, H. M. . CONFLITOS DE ACESSO E USO DA ÁGUA NA BACIA DO RIO PARAÍBA - EIXO LESTE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. In: I Congresso Internacional do Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande, PB. Anais do I CONIMAS e III CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1. p. 1-12.

  • PESSOA, M. E. B. T ; SCHRAMM, V. B. ; ALCANTARA, H. M. ; SCHRAMM, F. . METODOLOGIA PARA CARACTERIZAÇÃO DE CONFLITOS AMBIENTAIS. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019, Santos, SP. ANAIS do XXXIX ENEGEP. Santos: ABEPRO, 2019. v. 1. p. 1-10.

  • SILVA, F. S. R. ; Rodrigues, R. M. ; SANTOS, A. M. ; SILVA, N. A. P. F. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; MORAIS DE ALCÂNTARA, HUGO . INFLUÊNCIA DE PRÁTICA CONSERVACIONISTA DO SOLO SOBRE O ESCOAMENTO E A PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS. In: XXIII Simpósio Nacional de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu, PR. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Recursos Hídricos. Foz do Iguaçu, PR: ABRHidro, 2019. v. 1. p. 1-10.

  • SCHRAMM, VANESSA B. ; PESSOA, MARIA ELVIRA B. T. ; ALCANTARA, HUGO M. ; SCHRAMM, FERNANDO . Aplicação do GMCR em um conflito envolvendo uso de água no Rio Sucuru, PB. In: ENEGEP 2018 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018, MACEIO/AL - BRASIL. Maceió: ABEPRO, 2018. v. 1.

  • BARROS, M. A. ; ANDRADE, V. ; MOURA, J. A. B. de ; SILVA, J. I. A. O. ; ALCANTARA, H. M. ; VIEIRA, F. ; BARBOSA, S. C. P. ; GONÇALVES, A. ; COSTA, G. C. A. da ; JUNIOR, F. E. A. ; ARAÚJO, R. L. ; PINHEIRO, I. M. C. D. ; PATRÍCIO, D. S. . AquaGuardians - A Tutorial-based Education Game for Population Engagement in Water Management. In: 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017, Porto, Portugal. CSEDU 2017 Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education. Porto, Portugal: SCITEPRESS-Science and Technology Publications, Lda, 2017. v. 2. p. 146-153.

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. ; LACERDA, A. V. DE ; DORNELAS, C. S. M. . EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA SOBRE CONDIÇÕES NATURAIS DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. Anais do II Congresso Internacional do Semiárido. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . REGENERAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL COMO ESTRATÉGICA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO SEMIÁRIDO. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. Anais do II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Campina Grande, PB: Editora Realize, 2017.

  • ALCANTARA, H. M. ; OLIVEIRA, P. C. S. de ; FLORÊNCIO, A. M. ; SALES, E. S. G. ; ROCHA, L. C. A. . INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS POR MEIO DE ESTUDOS EM UMA BACIA EXPERIMENTAL. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016, Campina Grande. Anais do VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Bauru, SP.: Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, 2016. v. 7.

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. ; FLORÊNCIO, A. M. ; LACERDA, A. V. ; DORNELAS, C. S. M. . AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL E EROSÃO EM PARCELAS COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016, Campina Grande. Anais do VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Bauru, SP: Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, 2016. v. 7.

  • SIQUEIRA, M. S. de ; SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . A MODELAGEM AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM ESCALA DE MICROBACIA HIDROGRÁFICA. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016, Campina Grande. Anais do VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Bauru, SP: Instituto Brasileiro de Estudso Ambientais e de Saneamento, 2016. v. 7.

  • ALCANTARA, H. M. ; SALES, E. S. G. ; ROCHA, L. C. A. . USO DE PRÁTICA MECÂNICA DE CONSERVAÇÃO DO SOLO PARA REDUÇÃO DA EROSÃO EM MICROBACIAS DO SEMIÁRIDO. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016, Campina Grande. Anais do VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Bauru, SP: Intituro Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, 2016. v. 7.

  • BARROS, J. R. L. ; MEDEIROS, P. C. ; ALCANTARA, H. M. . Água na produção de pequenos ruminantes no Semiárido paraibano ? contexto sócioeconômico. In: I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2016, Campina Grande. Anais I CONIDIS. Campina Grande: Editora REALIZE, 2016. v. 1.

  • SALES, E. S. G. ; ROCHA, L. C. A. ; SILVA, C. E. M. da ; BARROS, M. R. G. ; ALCANTARA, H. M. . Influência da Chuva e Cobertura Vegetal sobre a Lâmina Escoada e Erosão em Parcelas Experimentais. In: XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2016, Aracajú, SE. Anais do XIII SRHNE. Rio Grande do Sul: Editora da ABRH, 2016. v. 1.

  • ALCANTARA, H. M. ; MEDEIROS, P. C. ; ROCHA, L. C. A. ; SALES, E. S. G. ; BARROS, M. R. G. . Dificuldades de implementação dos instrumentos de gestão da Política de Recursos Hídricos na Paraíba. In: V SIGESP - Simpósio de Instituições de Gestão da Política da UFCG, 2016, Sumé. Anais do V SIGESP, 2016. v. 5.

  • ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; SRINIVASAN, V. S. ; RAMOS, J. G. ; MARTINS, R. G. ; LEÃO, H. T. . Avaliação da influência da cobertura vegetal sobre a produção de sedimentos em parcelas experimentais do semiárido. In: XI Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2014, João Pessoa. Anais - XI ENES 2014. Rio Grande do Sul: Editora da ABRH, 2014. v. 1.

  • ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; SRINIVASAN, V. S. ; LEÃO, H. T. ; RAMOS, J. G. . Efeito da cobertura da cobertura vegetal sobre a lâmina escoada e a produção de sedimentos em parcelas de erosão. In: XII Simpósio Regional de Recursos Hídricos do Nordeste, 2014, Natal. ANAIS - XII SRHNE 2014, 2014.

  • SANTOS, J. C. N. ; ALCANTARA, H. M. ; SANTOS, A. F. dos ; LIMA, C. A. . Geração de escoamento em microbacia no semiarido paraibano - Brasil. In: XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2014, Natal, RN. Anais do XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Rio Grande do Sul: ABRH, 2014. v. 1.

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. ; LACERDA, A. V. DE ; DORNELAS, C. S. M. . EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA SOBRE CONDIÇÕES NATURAIS DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2014, Campina Grande. Anais do II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Campina Grande, PB: Editora Realize, 2017. v. 1.

  • SOUSA, W. G. de ; LIMA, S. L. de ; FARIAS, P. C. B. de ; ALCANTARA, H. M. . Aspectos Sociais e Econômicos dos Produtores Rurais Associados aos Impactos Ambientais em uma Pequena Bacia Hidrográfica do Semiárido. In: III Congresso Nacional de Educação Ambiental & V Encontro Nordestino de Biogeografia, 2013, João Pessoa. Anais do III Congresso Nacional de Educação Ambiental e V Encontro Nordestino de Biogeografia. João Pessoa, PB: Editora da UFPB, 2013. v. 3. p. 282-291.

  • ALCANTARA, H. M. ; CUNHA, J. E. B. L. ; GALVAO, C. O. ; TAVEIRA, I. M. L. M. . Decisions on land conservation practices in a semi-arid region considering hydrological and social drivers. In: Climate and land surface changes in hydrology - Symposium, 2013, Gothenburg. Proceedings of Symposium H01 - Climate and land surface changes in hydrology. Wallingford: International Association of Hydrological Sciences (IAHS), 2013. v. H01. p. 352-357.

  • ALCANTARA, H. M. ; CUNHA, J. E. B. L. ; GALVAO, C. O. ; TAVEIRA, I. M. L. M. ; SRINIVASAN, V. S. . Uso do modelo SWAT para a estimativa da produção de sedimentos como um subsídio ao planejamento ambiental. In: XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2012, João Pessoa. Anais do XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre: ABRH, 2012.

  • ALCANTARA, H. M. ; SIQUEIRA, M. S. de ; SILVA, C. E. M. da . Erosão e produção de sedimentos em várias escalas de uma bacia experimental do semiárido. In: I Expocaatinga, 2012, Sumé. I Expocaatinga, 2012.

  • LACERDA, A. V. DE ; BARBOSA, F. M. ; GOMES, A. C. ; SILVA, D. V. da ; ALCANTARA, H. M. ; ISIDRO, R. . Análise da distribuição das espécies vegetais nos quintais agroflorestais da comunidade de Cabeça Branca, região do Cariri paraibano, Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011, Fortaleza, CE. Cadernos de Agroecologia. Fortaleza, CE, 2011. v. 6.

  • SANTOS, N. M. ; LACERDA, A. V. DE ; SILVA, A. D. B. ; BARBOSA, F. M. ; ALCANTARA, H. M. . Catadores do lixão municipal de Sumé, Paraíba: aspectos sociais e econômicos. In: XIII Congresso Nordestino de Ecologia, 2011, Recife, PE. Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais. Recife, PE: FAFIRE, 2011. v. 1.

  • GALVAO, C. O. ; SRINIVASAN, V. S. ; CEBALLOS, B. S. O. ; RUFINO, I. A. A. ; ALCANTARA, H. M. . Bacias Experimentais e Representativas como observatório de mudanças climáticas e desertificação no Semiárido. In: III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro. Experiências de Mitigação e Adaptação., 2011, Petroline, PE. III Simpósio de Mudanças Climáticas no Semiárido Brasileiro. Experiências de Mitigação e Adaptação. Petrolina, PE: Empraba Semiárido, 2011.

  • ALCANTARA, H. M. ; SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar . UMA FUNÇÃO DE RESISTÊNCIA PARA CANAIS ALUVIAIS ASSOCIADA À FORMA DO LEITO. In: XXIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA, 2008, CARTAGENA DE INDIAS, COLOMBIA.. ANAIS DO XXIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE HIDRÁULICA. Cartagena de Indias, Colombia, 2008.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. . A BED FORM BASED RESISTANCE FUNCTION FOR ALLUVIAL CHANNELS FROM EXPERIMENTAL DATA. In: 16th. CONGRESS OF ASIA AND PACIFIC DIVISION OF INTERNATIONAL ASSOCIATION OF HYDRAULIC ENGINEERING AND RESEARCH AND 3rd. IARH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON HYDRAULIC STRUCTURES, 2008, Nanjing, China. In: 16th IAHR-APD & 3rd IAHR-ISHS. Nanjing, China, 2008.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ARAGAO, R. ; ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; FIGUEIREDO, E. E. de ; REGO, J. C. . THE USE OF EXPERIMENTAL BASINS FOR SUPPORTING HYDROLOGICAL PREDICTIONS IN UNGAUGED BASINS. In: II Conferência Internacional sobre Água em Regiões Áridas e Semi-áridas, 2007, Gravatá. II Conferência Internacional sobre Água em Regiões Áridas e Semi-Áridas, 2007.

  • Santos, L. L ; SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ARAGAO, R. ; Paiva, F. M. L. ; Ribeiro, P. J. M. ; ALCANTARA, H. M. . Avaliação das Interferências das Diferentes Representações Espaciais da Bacia Hidrográfica. In: II Conferência Internacional Sobre Água em Regiões Áridas e Semi-Áridas, 2007, Gravatá. II Conferência Internacional Sobre Água em Regiões Áridas e Semi-Áridas, 2007.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. . Uma Função da Resistência para Dunas e a Influência da Dsitribuição Granulométrica em Canais Aluviais. In: XVII Simpósio Nacional de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. . Uma Função de Resistência para Rios com Dunas no Leito. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. ; Medeiros. V. R. G. . The Influence of the Grain Size Distribution of Unimodal and Bimodal Sediments on the Resistance of Channels with an Alluvial Bed. In: 32nd Congress of IAHR, the International Association of Hydraulic Engineering & Research, 2007, Venice. Abstracts (Harmonizing the Demands of Art and Nature in Hydraulics). VENEZIA: CORILA, 2007. v. 1. p. 407-407.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. . Funções de Resistência Total para Canais Aluviais com Diferentes Formas do Leito. In: VII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, 2006, Porto Alegre. VII Encontro Nacional de Engenraria de Sedimentos, 2006.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. ; Siqueira, M. T. . A Influência das Formas do Leito e da Distribuição Granulométrica sobre a Resistência em Canais Erodíveis. In: VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2006, Gravatá. ANAIS (VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste), 2006.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ARAGAO, R. ; ALCANTARA, H. M. ; Santos, L. L . Applicability of the Model Kineros 2 for the Semiarid Basins of the North-east of Brazil. In: 15Th Congress of Asia and Pacific Division of the International Association for Hydraulic Research and International Symposium on Maritime Hydraulics, 2006, Chennai. Proceedings on the 15Th Congress of Asia and Pacific Division of the International Association for hydraulic Research and International Symposium on Maritime Hydraulics, 2006. v. 1.

  • ARAGAO, R. ; SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; FIGUEIREDO, E. E. de ; ALCANTARA, H. M. ; SANTOS, L. L. . Efeito de Escala nos Parâmetros do Modelo Kineros 2 Aplicado a Bacias de Diferentes Dimensões no Semí-Árido Nordestino. In: VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2006, Gravatá. Anais do VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2006. v. 1.

  • ALCANTARA, H. M. ; SOUZA, J. A. DE ; Almeida, H. A. . Análise Preliminar da Temperatura do Ar Obtida nas Estações Meteorologicas Convencional e Automática de São João do Cariri-PB.. In: 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2006., 2006, Florianópolis. Anais da 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2006.. Florianópolis, 2006. v. 01.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ARAGAO, R. ; FIGUEIREDO, E. E. de ; GALVAO, C. O. ; REGO, J. C. ; ALCANTARA, H. M. ; SANTOS, L. L. . Modelização Hidrológica em Bacias Experimentais no Cariri Paraibano. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005. v. 1.

  • SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; ALCANTARA, H. M. ; Medeiros. V. R. G. ; Siqueira, M. T. . A Influência da Distribuição Granulométrica Sobre a Resistência de Canais Erodíveis. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre, RS.: ABRH, 2005. v. 1.

  • FIGUEIREDO, E. E. de ; ALCANTARA, H. M. ; PEDREIRA, G. C. ; BEZERRA, S. T. ; CABRAL, M. V. . Estimativa da Evapotranspiração em Cinco Bacias Representativas do Semi-Árido Nordestino. In: VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2004, São Luís. Estimativa da Evapotranspiração em Cinco Bacias Representativas do Semi-Árido Nordestino, 2004.

  • FIGUEIREDO, E. E. de ; DAVI, H. H. R. C. ; ALCANTARA, H. M. ; SANTOS, A. F. dos . Processamento e Análise de Dados da Bacia Escola da UFPB como Suporte aos Estudos de Modelagem e ao Gereciamento. In: VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2002, Maceió. Processamento e Análise de Dados da Bacia Escola da UFPB como Suporte aos Estudos de Modelagem e ao Gereciamento, 2002.

  • ALVES, E. J. C. ; SOUSA, J. Y. B. de ; ALCANTARA, HUGO M. . Zoneamento do Potencial Hídrico no Aquífero Aluvial do Rio Sucurú, como Subsídio à Sustentabilidade, em Sumé, Paraíba.. In: III Congresso Nacional de Sustentabilidade, 2025, Nova Olinda, CE. Anais do III Congresso Nacional de Sustentabilidade. Nova Olinda, CE: Editora Integrar, 2025. v. 1. p. 1-4.

  • ALVES, EVERTON JOHN CAMELO ; SOUSA, JANA YRES BARBOSA DE ; ALCÂNTARA, HUGO MORAIS DE . ZONEAMENTO DO POTENCIAL HÍDRICO NO AQUÍFERO ALUVIAL DO RIO SUCURU, COMO SUBSÍDIO À SUSTENTABILIDADE, EM SUMÉ, PARAÍBA. In: III Congresso Nacional de Sustentabilidade, 2025, Nova Olinda - CE. Anais do III Congresso Nacional de Sustentabilidade. Nova Olinda - CE: Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2025. v. 5.

  • RODRIGUES, L. M. ; FRANCISCO, P. R. M. ; RIBEIRO, G. do N. ; ALCANTARA, HUGO M. ; MEDEIROS, P. C. . AVALIAÇÃO E MAPEAMENTO DA ESTIAGEM E SECA OCORRIDA NA DÉCADA DE2010-2020 NO ESTADO DA PARAÍBA. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia ? CONTECC, 2022, Goiania. Anais do Contecc 2022. Goiânia, GO: CREA-GO, 2022. v. 1. p. 1-5.

  • SILVA, I. P. da ; ALCANTARA, H. M. . Aplicação de Indicadores de Segurança Hídrica para Monitoramento de Secas Urbanas. In: IV Simpósio Nacional do ProfÁgua, 2022, Brasília - DF. Anais do IV Seminário Nacional do ProfÁgua. São Carlos, SP: RIMA, 2022. v. 1. p. 482-484.

  • SRINIVASAN, V. S. ; ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; BEZERRA, U. A. ; CUNHA, J. E. B. L. . The Cariri Experimental Basins. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2021, Belo Horizonte. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Belo Hodrizonte: ABRHidro, 2021. p. 1-2.

  • SANTOS, L. F. S. ; SILVA, A. P. da ; LIMA, J. V. F. ; ALCANTARA, H. M. ; MEDEIROS, P. C. . CONSUMO DE ÁGUA URBANO NO SETOR COMERCIAL DOS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS DO POLO GESSEIRO DE PERNAMBUCO. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade, 2019, Campina Grande, PB. Anais do I CONIMAS e III CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1. p. 1-5.

  • SOUZA, L. L. de ; SILVA, C. I. A. da ; GOMES, F. N. ; RANGEL, M. D. F. ; ALCANTARA, H. M. . DIAGNÓSTICO DA INTER-RELAÇÃO ENTRE CONSELHOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E COMITÊS DE BACIAS. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande, PB. Anais do I CONIMAS e III CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1. p. 1-5.

  • MELO, A. W. N. ; SILVA, A. P. da ; SANTOS, L. F. S. ; ALCANTARA, H. M. ; MEDEIROS, P. C. . IMPACTO DA TARIFA SOBRE CONSUMO RESIDENCIAL URBANO NOS ESTADOS RECEPTORES DO PISF. In: I Congresso Internacional do Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande, PB. Anais do I CONIMAS e III CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1. p. 1-6.

  • SILVA, A. D. da ; ALCANTARA, H. M. . PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA ARMAZENADA EM CISTERNAS NA AGROVILA LAJINHA MUNICÍPIO DE PRATA, PB. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2019, Campina Grande, PB. Anais do I CONIMAS e III CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1. p. 1-5.

  • ROCHA, L. C. A. ; MEDEIROS, P. C. ; RIBEIRO, G. N. ; ALCANTARA, H. M. . DOMÍNIO DOS ESCOAMENTOS: ESTAÇÃO FLUVIOMÉTRICA ENGENHO MATO GROSSO/PE. In: III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro, 2017, Campina Grande. Anais III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro. Campina Grande, PB: Editora Realize, 2017. v. 1.

  • ABREU, K. G. ; PAIVA, I. A. M. ; ALCANTARA, H. M. . ESCASSEZ HÍDRICA NA AGRICULTURA: ESTRATÉGIAS PARA A MANUTENÇÃO DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA EM PERÍODOS PROLONGADOS DE ESTIAGEM NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB. In: III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro, 2017, Campina Grande. Anais III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

  • ROCHA, L. C. A. ; BARROS, M. R. G. ; MEDEIROS, P. C. ; ALCANTARA, H. M. ; RIBEIRO, G. N. . Geotecnologias no estudo do uso e cobertura da terra no Cariri paraibano. In: III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro, 2017, Campina Grande. Anais III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro. Campina Grande, PB: Editora Realize, 2017. v. 1.

  • PAIVA, I. A. M. ; ABREU, K. G. ; ALCANTARA, H. M. . MÉTODOS E MEDIDAS UTILIZADAS POR PRODUTORES AGROECOLÓGICOS PARA A CAPTAÇÃO E USO DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL. In: III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro, 2017, Campina Grande. Anais III Workshop Internacional sobre água no Semiárido Brasileiro. Campina Grande: Realize Editora, 2017. v. 1.

  • PAIVA, I. A. M. ; ABREU, K. G. ; LOPEZ, I. A. P. ; GOMES, N. V. ; ALCANTARA, H. M. . MIGRAÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA TRADICIONAL PARA AGROECOLÓGICA DEVIDO A ESCASSEZ HÍDRICA EM SUMÉ-PB. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande. Anais do II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Campina Grande, PB: Realize Eventos Científicos e Editora, 2017. v. 1. p. 7-12.

  • ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . Iserção de Práticas Pedagógicas Contextualizadas no Ensino de Química como Ferramenta de Alfabetização Científica. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa, PB. ANAIS do IV CONEDU. Campina Grande, PB: Realize Eventos Científicos e Editora, 2017. v. 1. p. 1-6.

  • ALCANTARA, H. M. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de . O Estudo de Bacias Hidrográficas como Estratégia para uma Educação Contextualizada. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa, PB. ANAIS do IV CONEDU. Campina Grande, PB: Realize Eventos Científicos e Editora, 2017. v. 1. p. 7-12.

  • SIQUEIRA, M. S. de ; ALCANTARA, H. M. . Estimativa da produção de sedimentos em pequenas bacias não instrumentadas no semiárido usando o modelo SWAT. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2015, Fortaleza. CONTECC' 2015. Fortaleza,CE, 2015. v. 1.

  • CRUZ, E. G. L. ; MEDEIROS, P. C. ; ALCANTARA, H. M. ; SOUZA, J. A. DE . Impacto da demanda de água urbana sobre a série histórica de volumes do açude Cordeiro (Congo, PB). In: II Workshop Internacional sobre água no Semiárido, 2015, Campina Grande. Anais II Workshop Internacional sobre água no Semiárido. Campina Grande: Editora Realize, 2015. v. 1.

  • GALVAO, C. O. ; ALCANTARA, H. M. ; CUNHA, J. E. B. L. ; TAVEIRA, I. M. L. M. . Planejamento do uso do solo em pequena bacia sob produção familiar: contribuição de estudos em bacias experimentais e representativas. In: II Seminário: impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos, 2014, Campinas. Anais do II Seminário: impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recusos hídricos. Campinas: EMBRAPA, 2014. v. 1. p. 160-164.

  • LIMA, I. B. de ; DORNELAS, C. S. M. ; LACERDA, A. V. DE ; ALCANTARA, H. M. ; LIMA, P. R. . Implantação de práticas educativas em agroecologia na região do Cariri paraibano. In: VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande, 2014, Patos. VIII Encrontro de Extensão Universitária da UFCG, 2014.

  • ALCANTARA, H. M. ; ANDRADE, E. B. L. ; BARBOSA, R. R. ; LIMA, S. L. de ; SOUSA, W. G. de . Degradação da caatinga no semiárido brasileiro devido à pecuária extensiva: uma reflexão. In: I Seminário de educação, desenvolvimento e sustentabilidade no semiárido - SEDES, 2013, Sumé. I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO - SEDES, 2013.

  • ALCANTARA, H. M. ; SILVA, C. E. M. da ; LEÃO, H. T. ; LIMA, I. B. de ; RAMOS, J. G. . Efeito da cobertura vegetal sobre a produção de sedimentos em parcelas de erosão tipo Wischmeier no semiárido. In: I Seminário de educação, desenvolvimento e sustentabilidade no semiárido - SEDES, 2013, Sumé. I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO - SEDES, 2013.

  • ALCANTARA, H. M. ; SIQUEIRA, M. S. de ; SILVA, C. E. M. da ; FARIAS, P. C. B. de . Escoamento e produção de sedimentos em uma bacia hidrográfica do semiárido paraibano. In: I Seminário de educação, desenvolvimento e sustentabilidade no semiárido - SEDES, 2013, Sumé. I SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO - SEDES, 2013.

  • LIMA, I. B. de ; RAMOS, J. G. ; ARAÚJO, E. F. ; LEÃO, H. T. ; ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; LACERDA, A. V. DE . Avaliação da produção de sedimentos em parcelas de erosão tipo Wischmeier. In: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2013, João Pessoa. ANAIS do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - CONGESTAS 2013. João Pessoa, PB: Ecogestão Brasil, 2013. v. 1. p. 390-393.

  • SANTOS, N. M. ; LACERDA, A. V. DE ; SILVA, A. D. B. ; BARBOSA, F. M. ; ALCANTARA, H. M. . Diagnóstico Social e Econômico dos Catadores do Lixão Municipal de Sumé, Paraíba. In: I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa - CIGAC, 2012, Sousa, PB. I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa - CIGAC. Sousa, PB: UFCG, 2012.

  • PESSOA, M. E. B. T. ; SCHRAMM, V. B. ; ALCANTARA, H. M. ; SCHRAMM, F. . APPLICATION OF GMCR II FOR CONFLICT ANALYSIS ON SUCURU RIVER, BRAZIL. In: LII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2021, João Pessoa. Anais eletrônicos do LII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Campinas: Galoá, 2021.

  • SANTOS, A. M. ; ALCANTARA, H. M. . Avaliação do Impacto da Poluição Difusa em Sub-bacias do Rio Paraíba do Norte. In: III Seminário Nacional do Profágua, 2019, Brasilia - DF. Anais do III Seminário Nacional do Profágua. São Carlos, SP: Rima, 2019. v. 1. p. 119-119.

  • SILVA, N. A. P. F. ; ALCANTARA, H. M. . Valoração de Práticas Conservacionistas como Subsídio à Cobrança de Água Bruta no Estado da Paraíba. In: III Seminário Nacional do Profágua, 2019, Brasília. Anais do III Seminário Nacional do Profágua. São Carlos, SP: Rima Editora, 2019. v. 1. p. 135-135.

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . QUANTIFICAÇÃO DA PERDA DE SOLO EM PARCELAS E MICROBACIAS EXPERIMENTAIS NO SEMIÁRIDO APÓS A INSERÇÃO DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2015, Campina Grande. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2015. v. I.

  • TAVEIRA, I. M. L. M. ; SRINIVASAN, V. S. ; GALVAO, C. O. ; ALCANTARA, H. M. ; MORAIS, S. ; SILVA, M. . SWAT's hydro-sedimentological simulations for the Brazilian semi-arid. In: 2014 SWAT Conference, 2014, Porto de Galinhas. SWAT 2014 Conference, 2014.

  • SIQUEIRA, M. S. de ; ALCANTARA, H. M. . IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO CONSIDERANDO A VARIABILIDADE CLIMÁTICA E HIDROLÓGICA NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2014, Campina Grande. O Papel da Universidade na Socialização da Ciência e Tecnologia, 2014. v. I.

  • LIMA, I. B. de ; OLIVEIRA, P. C. S. de ; SOUSA, W. G. de ; ALCANTARA, H. M. ; LACERDA, A. V. DE . A bacia hidrográfica como laboratório experimental para o ensino de ciências, geografia, matemática e educação ambiental. In: VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande, 2014, Patos. VIII Encrontro de Extensão Universitária da UFCG, 2014.

  • SIQUEIRA, M. S. de ; ALCANTARA, H. M. . EROSÃO E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM VÁRIAS ESCALAS EM UMA BACIA EXPERIMENTAL DO SEMIÁRIDO. In: X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande., 2013, Campina Grande. X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Ciência, Tecnologia e Inovação: caminhos do conhecimento., 2013. v. I.

  • ALVES, E. J. C. ; SOUSA, J. Y. B. de ; ALCANTARA, HUGO M. . Zoneamento do Potencial Hídrico no Aquífero Aluvial do Rio Sucurú, como Subsídio à Sustentabilidade, em Sumé, Paraíba.. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCANTARA, H. M. . Bacia Experimental e Representativa de Sumé; Bacia Escola e Experimental de São João do Cariri. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALCANTARA, H. M. . Academia gerando conhecimento e negócios no Cariri paraibano. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALE, R. M. ; PEREIRA, D. A. M. ; BRITO, W. B. P. ; DINIZ, B. P. ; BRITO, V. N. A. ; ALCANTARA, H. M. ; ARAÚJO, J. M. B. . APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP-GAUSSIANO PARA ESCOLHA DE DRONE PARA O MAPEAMENTO GEORREFERENCIADO DA COBERTURA VEGETAL EM PEQUENA ESCALA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SOUZA, D. G. L. O. ; RODRIGUES, L. M. S. ; LINS, R. F. L. ; SILVA, M. C. ; Rodrigues, R. M. ; LIMA, V. L. A. ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA E DOS IMPACTOS GERADOS SOB ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NO PERÍMETRO IRRIGADO DE SUMÉ-PB. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FILHO, P. C. ; CEZAR FILHO, L. S. G. ; OLIVEIRA FILHO, S. F. ; VALE, R. M. ; BRITO, W. B. P. ; BRITO, V. N. A. ; SILVA, A. C. L. ; ALCANTARA, H. M. . ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUPERFICIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, D. G. L. O. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SENA, J. O. de ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS BÁSICAS DO MUNICÍPIO DE SUMÉ, PB. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SENA, J. O. de ; ALCANTARA, H. M. ; LUCENA, D. B. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; LIMA, A. A. de ; SILVA, E. S. O. ; SOUZA, D. G. L. O. ; SILVA, G. G. A. da . A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDUÇÃO DO CONSUMO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA A SUSTENTABILIDADE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SENA, J. O. de ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SILVA, G. G. A. da ; ALCANTARA, H. M. . IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR TURISTAS NA CACHOEIRA DO RONCADOR NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS, PB. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, D. G. L. O. ; DANTAS, G. B. L. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCÂNTARA, HUGO M. . AVALIAÇÃO DOS USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA NO PERÍMETRO IRRIGADO DO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, A. L. ; ALCANTARA, H. M. . CONDUTOS HIDRÁULICOS ADOTADOS EM OBRA DE SEGURANÇA HÍDRICA DO INTERIOR DO CEARÁ. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, A. L. ; ALCANTARA, HUGO M. ; DANTAS, G. B. L. . IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CINTURÃO DAS ÁGUAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCÂNTARA, F. T. A. de ; SANTOS, A. M. ; BRASILEIRO, I. M. N do ; ALCANTARA, H. M. . POLUIÇÃO DIFUSA NO RIO SUCURÚ: AVALIAÇÕES E DIRETRIZES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. M. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO DIFUSA EM TRECHOS FLUVIAIS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO JOÃO DO CARIRI E SUMÉ́, ESTADO DA PARAÍBA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, A. C. G. ; ALCANTARA, H. M. ; FARIAS, C. A. S. de ; OLIVEIRA FILHO, S. F. . ESTIMATIVA DA PRECIPITAÇÃO MÉDIA ANUAL CONSIDERANDO A VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL ATRAVÉS DO USO DA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA NO ESTADO DA PARAÍBA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. L. de ; ALCANTARA, H. M. ; COSTA, M. L. M. E. . A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS AMBIENTAL E DE RECURSOS HÍDRICOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, G. B. L. ; SOUZA, D. G. L. O. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. L. ; ALCANTARA, H. M. . CONCEPÇÃO DE SISTEMA DE REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA O AEROPORTO ORLANDO BEZERRA DE MENEZES EM JUAZEIRO DO NORTE ? CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, E. J. C. ; RODRIGUES, E. L. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . MANEJO DE IRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DE GRAMÍNEAS EMTRECHO DO ALUVIÃO DO RIO SUCURÚ, MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCANTARA, H. M. ; NÓBREGA, F. F. de F. . Transparência Pública e Prestação de Contas do CDSA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PESSOA, M. E. B. T ; SCHRAMM, V. B. ; ALCANTARA, H. M. ; SCHRAMM, F. . APPLICATION OF GMCR II FOR CONFLICT ANALYSIS ON SUCURU RIVER, BRAZIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SRINIVASAN, V. S. ; ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; BEZERRA, U. A. ; CUNHA, J. E. B. L. . The Cariri Experimental Basins. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, F. S. R. ; Rodrigues, R. M. ; SANTOS, A. M. ; SILVA, N. A. P. F. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . INFLUÊNCIA DE PRÁTICA CONSERVACIONISTA DO SOLO SOBRE O ESCOAMENTO E A PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, N. A. P. F. ; ALCANTARA, H. M. . Valoração de Práticas Conservacionistas como Subsídio à Cobrança de Água Bruta no Estado da Paraíba. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. M. ; ALCANTARA, H. M. . Avaliação do Impacto da Poluição Difusa em Sub-bacias do Rio Paraíba do Norte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, L. C. A. ; BARROS, M. R. G. ; MEDEIROS, P. C. ; RIBEIRO, G. N. ; BRASILEIRO, I. M. N do ; ALCANTARA, H. M. . WORLD WATER FORUM 8TH. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SALES, E. S. G. ; FLORÊNCIO, A. M. ; ALCANTARA, H. M. ; LACERDA, A. V. DE ; DORNELAS, C. S. M. . Influência da vegetação sobre o escoamento e a produção de sedimentos em parcelas experimentais no semiárido paraibano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, M. S. de ; SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . Estimativa da produção de sedimentos considerando cenários de uso e ocupação do solo em uma pequena bacia no semiárido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, L. C. A. ; BARROS, M. R. G. ; ALCANTARA, H. M. . Geotecnologias no estudo do uso e cobertura da terra no Cariri paraibano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, L. C. A. ; ALCANTARA, H. M. . Domínio dos escoamentos: estação fluviométrica Engenho Mato Grosso, PE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABREU, K. G. ; PAIVA, I. A. M. ; ALCANTARA, H. M. . Escassez hídrica na agricultura: estratégias para a manutenção da produção agroecológica em períodos prolongados de estiagem no município de Sumé, PB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAIVA, I. A. M. ; ABREU, K. G. ; ALCANTARA, H. M. . Métodos e Medidas utilizadas por produtores agroecológicos para a captação e uso da água no município de Sumé, PB: uma abordagem sustentável. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, J. S. ; ALCANTARA, H. M. . Influência da regeneração da vegetação sobre a produção de sedimentos em áreas experimentais do semiárido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCANTARA, H. M. ; ALCÂNTARA, F. T. A. de . O Estudo de Bacias Hidrográficas como Estratégia para uma Educação Contextualizada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCÂNTARA, F. T. A. de ; ALCANTARA, H. M. . Iserção de Práticas Pedagógicas Contextualizadas no Ensino de Química como Ferramenta de Alfabetização Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCANTARA, H. M. ; BARROS, A. J. M. ; ARAÚJO, T. P. ; FARIAS, C. B. A. . A importância da água no mercado de trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES, E. S. G. ; Rocha, L. C. A ; SILVA, C. E. M. da ; BARROS, M. R. G. ; ALCANTARA, H. M. . Influência da chuva e cobertura vegetal sobre a lâmina escoada e erosão em parcelas experimentais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, J. R. L. ; MEDEIROS, P. C. ; ALCANTARA, H. M. . Água na produção de pequenos ruminantes no semiárido paraibano ? contexto sócioeconômico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCANTARA, H. M. ; MEDEIROS, P. C. ; ROCHA, L. C. A. ; SALES, E. S. G. ; BARROS, M. R. G. . Dificuldades de implementação dos instrumentos de gestão da política de recursos hídricos na Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALCANTARA, H. M. ; COSTA, A. L. A. . A matemática em toda a parte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . Influência de práticas conservacionistas na recuperação de áreas degradadas no Semiárido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. ; FLORÊNCIO, A. M. ; LACERDA, A. V. DE ; DORNELAS, C. S. M. . Avaliação do escoamento superficial e erosão em parcelas com diferentes estratégias de conservação do solo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, M. S. de ; SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . A modelagem ambiental como instrumento da gestão dos recursos naturais em escala de microbacia hidrográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, L. C. A. ; ALCANTARA, H. M. ; SALES, E. S. G. ; OLIVEIRA, P. C. S. de ; FLORÊNCIO, A. M. . Inserção da educação ambiental em escolas públicas por meio de estudos em uma bacia experimental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, L. C. A. ; ALCANTARA, H. M. ; SALES, E. S. G. . Uso de prática mecânica de conservação do solo para redução da erosão em microbacias do Semiárido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, M. S. de ; ALCANTARA, H. M. . Estimativa da produção de sedimentos em pequenas bacias não instrumentadas no semiárido usando o modelo SWAT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES, E. S. G. ; ALCANTARA, H. M. . Quantificação da perda de solo em parcelas e microbacias no semiárido após a inserção de práticas conservacioniastas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVEIRA, I. M. L. M. ; SRINIVASAN, V. S. ; GALVAO, C. O. ; ALCANTARA, H. M. ; MORAIS, S. ; SILVA, M. . SWAT's hydro-sedimentological simulations for the Brazilian semi-arid. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; SRINIVASAN, V. S. ; LEÃO, H. T. ; RAMOS, J. G. . Efeito da cobertura vegetal sobre a lâmina escoada e a produção de sedimentos em parcelas de erosão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, J. C. N. ; ALCANTARA, H. M. ; SANTOS, A. F. dos ; LIMA, C. A. . Geração de escoamento em microbacia no semiárido paraibano - Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALCANTARA, H. M. ; SIQUEIRA, M. S. de . Impacto das alterações de uso e ocupação do solo considerando a variabilidade climática e hidrológica na região do semiárido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCANTARA, H. M. ; LIMA, I. B. de ; OLIVEIRA, P. C. S. de ; SOUSA, W. G. de ; LACERDA, A. V. DE . A bacia hidrográfica como laboratório experimental para o ensino de ciências, geografia, matemática e educação ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. B. de ; DORNELAS, C. S. M. ; LACERDA, A. V. DE ; ALCANTARA, H. M. ; LIMA, P. R. . Implantação de práticas educativas em agroecologia na região do Cariri paraibano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALCANTARA, H. M. . Desenvolvimento no semiárido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIQUEIRA, M. S. de ; ALCANTARA, H. M. ; FARIAS, P. C. B. de . Escoamento e produção de sedimentos em uma bacia hidrográfica do semiárido paraibano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALCANTARA, H. M. ; SILVA, C. E. M. da ; ARAÚJO, E. F. ; LEÃO, H. T. ; LIMA, I. B. de . Produção de sedimentos em parcelas de erosão tipo Wischmeier no Semiárido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALCANTARA, H. M. ; ANDRADE, E. B. L. ; BARBOSA, R. R. ; SOUSA, W. G. de ; LIMA, S. L. de . Degradação da caatinga no semiárido brasileiro devido à pecuária extensiva: uma reflexão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, I. B. de ; RAMOS, J. G. ; ARAÚJO, E. F. ; LEÃO, H. T. ; ALCANTARA, H. M. ; GALVAO, C. O. ; LACERDA, A. V. DE . Avaliação da produção de sedimentos em parcelas de erosão tipo Wischmeier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, N. M. ; LACERDA, A. V. DE ; SILVA, A. D. B. ; BARBOSA, F. M. ; ALCANTARA, H. M. . Diagnóstico social e econômico dos catadores do lixão municipal de Sumé, Paraíba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALCANTARA, H. M. ; CUNHA, J. E. B. L. ; GALVAO, C. O. ; TAVEIRA, I. M. L. M. ; SRINIVASAN, V. S. . Uso do Modelo SWAT para estimativa da produção de sedimentos como um subsídio ao planejamento ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALCANTARA, H. M. ; SIQUEIRA, M. S. de ; SILVA, C. E. M. da . Erosão e produção de sedimentos em várias escalas de uma bacia experimental do semiárido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LACERDA, A. V. DE ; BARBOSA, F. M. ; GOMES, A. C. ; SILVA, D. V. da ; ALCANTARA, H. M. ; ISIDRO, R. . Análise da distribuição das espécies vegetais nos quintais agroflorestais da comunidade Cabeça Branca, região do Cariri paraibano, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, N. M. ; LACERDA, A. V. DE ; SILVA, A. D. B. ; BARBOSA, F. M. ; ALCANTARA, H. M. . Catadores do lixão municipal de Sumé, Paraíba: aspectos sociais e econômicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVAO, C. O. ; SRINIVASAN, V. S. ; CEBALLOS, B. S. O. ; RUFINO, I. A. A. ; ALCANTARA, H. M. . Bacias Experimentais e Representativas como Observatório de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NASCIMENTO, P. C. F. do ; SILVA, R. B. da ; ALCANTARA, H. M. ; CAMPOS, M. A. . Desenvolvendo a percepção da degradação de trechos de rios do sítio Boqueirão, Sumé-PB, em agentes educacionais ambientais voluntários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, J. A. DE ; ALCANTARA, H. M. ; Almeida, H. A. . Análise comparativa de dados meteorológicos obtidos em estações climatológicas de superfície convencional e automática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALCANTARA, H. M. ; CEBALLOS, B. S. O. ; GALVAO, C. O. . Aspectos Limnológicos de dois reservatórios em cascata no semi-árido paraibano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, J. A. DE ; ALCANTARA, H. M. ; Fonseca, Hermes Almeida ; ALBUQUERQUE, J. P. T. . Análise comparativa de dados meteorológicos obtidos em estações climatológicas de superfície convencional e automática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

GALVAO, C. O. ; SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; FIGUEIREDO, E. E. de ; REGO, J. C. ; ALCANTARA, H. M. . Bacias Experimentais e Representativas. 2007.

SRINIVASAN, Vajapeyam Srirangachar ; REGO, J. C. ; GALVAO, C. O. ; FIGUEIREDO, E. E. de ; SANTOS, C. A. G. ; ALBUQUERQUE, J. P. T. ; ARAGAO, R. ; ALCANTARA, H. M. . Projeto IBESA - Implantação de Bacias Experimentais no Semi-Árido. 2004.

ALCANTARA, H. M. . Relatório Técnico Parcial. 2022. (Relatório de pesquisa).

ALCANTARA, H. M. . Relatório Técnico. 2017. (Relatório de pesquisa).

ALCANTARA, H. M. . Protocolo de avaliação rápida como instrumento auxiliar no monitoramento dos recursos hídricos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALCANTARA, H. M. ; VENTURA, R. A. ; MEDEIROS, D. . Operador de computador. 2015. .

ALCANTARA, H. M. . Análise estatística de dados: conceitos e recursos. 2014. .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Gestão de mananciais de interesse local para abastecimento público, Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar sistemas de abastecimento locais em bacias hidrográficas situadas em regiões Florestas Tropicais Sazonais Secas (FTSS) por meio de maior acurácia na evapotranspiração e recarga de aquíferos para minimizar a incerteza na estimativa da disponibilidade hídrica dos mananciais de interesse local além de aumentar a efetividade dos processos de gestão dos aquíferos e/ou reservatórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Integrante / Janiro Costa Rego - Integrante / John Elton de Brito Leite Cunha - Integrante / Márcia Maria Rios Ribeiro - Integrante / Carlos de O. Galvão - Coordenador / Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega - Integrante / Rodrigo Lilla Manzione - Integrante / Fernanda Valente - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.

  • 2023 - Atual

    Gestão adaptativa de recursos hídricos frente a cenários futuros de mudanças climáticas e atividades antrópicas para a zona costeira do nordeste brasileiro, Descrição: Este projeto propõe uma metodologia voltada para melhorar o gerenciamento dos recursos hídricos para ser utilizada por agências estatais responsáveis pelo monitoramento e gestão dos recursos hídricos. A área de estudo desta pesquisa será o nordeste brasileiro, a princípio, com foco no baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e seu estuário. O principal problema que este projeto se propõe a estudar é a influência das alterações climáticas e das ações antrópicas futuras na gestão dos recursos hídricos costeiros (operação de reservatórios e severidade de secas) e nos ecossistemas marinhos da costa do Nordeste do Brasil. Assim, propor alternativas de adaptação às mudanças do clima considerando o nexo segurança hídrica e degradação de ecossistemas de parte da zona costeira do Nordeste, especificamente do Estuário do Rio Paraíba, que é de extrema relevância para a gestão adaptativas dos recursos hídricos e a conservação ambiental. Nas últimas décadas, a exploração dos recursos hídricos na zona costeira da Paraíba tem sido intensificada, principalmente pelo aumento da população. A análise dos recursos hídricos é realizada com base em aspectos isolados do ciclo hidrológico. Aqui propomos uma metodologia de gestão que atua desde previsibilidade meteorológica, passando pela modelagem da água sub-superficial, pela simulação/operação de reservatórios até a governança hídrica. Ademais, este projeto analisará cenários otimistas e pessimistas para a previsão hidrológica, para serem considerados na gestão ambiental da região da zona costeira do Nordeste. Portanto, um produto de extrema valia para o desenvolvimento econômico e de interesse para toda a população da região Nordeste.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Integrante / Celso Augusto Guimarães Santos - Coordenador / Camilo Allyson Simões de Farias - Integrante / Carlos de O. Galvão - Integrante / John E. de Brito Leite Cunha - Integrante / RICHARDE MARQUES DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Modernização da infraestrutura de Pesquisa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Descrição: O projeto tem como objetivo modernizar a infraestrutura de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), o Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande, para apoiar as atividades de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua-UFCG), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (ProfSócio-UFCG) e os cursos de especialização e graduação ofertados no CDSA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Ianna Alves alexandre Rufino - Integrante / Ana Cristina Chacon Lisboa - Integrante / Glauciane Danusa Coelho - Integrante / John Elton de Brito Leite Cunha - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Rômulo Augusto Ventura - Integrante / George do Nascimento Ribeiro - Integrante / Adriano Marques dos Santos - Integrante / Tiago Gonçalves Pereira Araújo - Integrante / José George Ferreira Medeiros - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2021 - 2024

    Práticas de conservação e recuperação de áreas degradadas através do uso de tecnologias alternativas, Descrição: Apoio financeiro concedido pela FAPESQPB, EDITAL N 21/2020 SEECT/FAPESQ/PBO, para desenvolvimento de projeto vinculado ao CDR-PB, com objetivo de implementar práticas de conservação e recuperação de áreas degradadas por meio do uso e transferência de tecnologias alternativas e inovadoras, utilizadas na Bacia Experimental de São João do Cariri, localizada em município de mesmo nome e, em dois municípios da 3 Região Geoadministrativa do Estado da Paraíba, Boa Vista e Cabaceiras. A implantação de práticas conservacionistas combinadas, metodologias e processos que possam favorecer respostas rápidas de recomposição e regeneração do ecossistema local, degradado devido ao uso de práticas produtivas sem o devido planejamento, poderá reduzir a vulnerabilidade econômica, social e ambiental, nessa região. Espera-se que a inserção de práticas conservacionistas, sob condição climática natural, auxiliada por métodos de dessalinização e irrigação localizada, produzidos com materiais de baixo custo, com reduzido consumo de água, favoreça a disseminação de estratégias para a recuperação ambiental de áreas degradadas, em sub-bacias localizadas na região do alto curso do rio Paraíba, com o devido suporte forrageiro para caprinos e ovinos, além da possibilidade de desenvolvimento de novos produtos culinários derivados de lavouras xerófilas como alternativa de renda, embasada na sustentabilidade ambiental, favorecendo assim, o desenvolvimento local e regional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / George do Nascimento Ribeiro - Integrante / Ilza Maria do Nascimento Brasileiro - Integrante / Rômulo Augusto Ventura - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Rummenigge de Macêdo Rodrigues - Integrante / Adriano Marques dos Santos - Integrante / Claudio Ganigia Gomes Galvão - Integrante / Tiago Gonçalves Pereira Araújo - Integrante / Danilson Correira da Silva - Integrante / Lazaro Ramon dos Santos Andrade - Integrante / Melquisedeque Shaloon Bento da Silva Gomes - Integrante / Lázaro Avelino de Sousa - Integrante / Cristiano Luiz de Oliveira - Integrante / Priscila Thais de Sousa Brito - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2021 - Atual

    Sistema Integrado de Tecnologias Sociais para o Semiárido (SINTESE) e Sistema de Avaliação da Governança das Águas Subterrâneas (SAGAS): sistemas complementares em prol da gestão dos recursos hídricos da Paraíba, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Integrante / George do Nascimento Ribeiro - Integrante / José Irivaldo Alves Oliveira Silva - Coordenador / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Vera Lúcia Antunes de Lima - Integrante / Allan Gustavo Freire da Silva - Integrante / Paulo Roberto Megna Francisco - Integrante / Francisco Fehcine Borges - Integrante / ANTONIO RONDINELLY DA SILVA PINHEIRO - Integrante / Enolla Kay Cirilo Dantas - Integrante / Francisco Fechine Borges - Integrante / Salomão de Sousa Medeiros - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2020

    ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS COMBINADAS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO SEMIÁRIDO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Rummenigge de Macêdo Rodrigues - Integrante / Claudio Ganigia Gomes Galvão - Integrante.

  • 2018 - 2019

    INFLUÊNCIA DA DECLIVIDADE E COMPRIMENTO DE VERTENTES SOBRE O ESCOAMENTO E A PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM PARCELAS EXPERIMENTAIS, Descrição: Este projeto tem como objetivo a avaliação do comprimento de rampa em vertentes de parcelas experimentais de 100m² sobre o escoamento e a perda de solo em áreas degradadas e com práticas conservacionistas de recomposição e regeneração da vegetação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Rummenigge de Macêdo Rodrigues - Integrante.

  • 2018 - 2019

    INFLUÊNCIA DO COMPRIMENTO E DECLIVIDADE DE VERTENTES SOBRE A GERAÇÃO DO ESCOAMENTO E PERDA DE SOLO EM ÁREAS EXPERIMENTAIS, Descrição: O projeto tem como objetivo a determinação da influência do comprimento e declividade de vertentes sobre a geração do escoamento e a produção de sedimentos em unidades experimentais com área variando de 100 m² a 1,23 ha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Rummenigge de Macêdo Rodrigues - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Práticas de conservação e recuperação de áreas degradadas através do uso de tecnologias alternativas, Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver metodologias de recuperação de áreas degradadas na região do semiárido brasileiro por meio de tecnologias alternativas, com reuso de recursos naturais, redução do consumo de água (irrigação localizada - irrigapet), uso de práticas conservacionistas de solo com recomposição e regeneração da cobertura vegetal, uso de forrageiras nativas da caatinga e da recomposição do banco de sementes do solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / Rummenigge de Macêdo Rodrigues - Integrante.

  • 2017 - 2019

    ESTRATÉGIAS PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO SEMIÁRIDO CONSIDERANDO PERÍODOS PROLONGADOS DE ESTIAGEM, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a eficácia do uso de práticas combinadas de conservação do solo, edáficas e mecânicas, como estratégia para a recuperação de áreas degradadas, considerando pulsos de precipitação e as relações do homem com o meio ambiente em longos períodos de estiagem, como o vivenciado no Nordeste do Brasil desde o ano de 2012.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / SRINIVASAN, V. S. - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / FÁBIA SHIRLEY RIBEIRO SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Elasticidade - Preço da Demanda por Água em Zonas Urbanas no Estado de Pernambuco, Descrição: Este projeto tem como objetivo o estabelecimento de redução do consumo de água em função do estabelecimento do preço da tarifa ou taxa de água, de acordo com a demanda urbana em sistemas de abastecimento do estado de Pernambuco como forma de contribuir para concepções de modelos de cobrança pelo uso da água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Coordenador / João Virgílio Felipe Lima - Integrante.

  • 2017 - 2018

    INFLUÊNCIA DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO SEMIÁRIDO CONSIDERANDO PERÍODOS PROLONGADOS DE ESTIAGEM, Descrição: Proporcionar o envolvimento de alunos do ensino médio de escolas públicas localizadas no semiárido em ações de pesquisa com objetivo de identificação de estratégias conservacionistas que possam auxiliar na recuperação de áreas degradadas em unidades experimentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / SRINIVASAN, V. S. - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / FÁBIA SHIRLEY RIBEIRO SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Influência da recomposição da vegetação sobre a produção de sedimentos em áreas experimentais do semiárido, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia da recomposição da vegetação sobre a produção de sedimentos em áreas experimentais considerando a influência dos pulsos de precipitação na recomposição natural da vegetação como estratégia para a recuperação de áreas degradadas e as relações do homem com o meio ambiente quando são usadas práticas conservacionistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / Paulo da Costa Medeiros - Integrante / Julio de Souza Meira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Influência de práticas de conservação do solo e da recomposição da vegetação para a recuperação de áreas degradadas no semiárido., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Francisca Maria Barbosa - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / John Elton de Brito Leite Cunha - Integrante / Joelma Sales Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2014 - 2019

    BRAMAR. Desenvolvimento de estratégias e tecnologias inovadoras para mitigação dos efeitos da escassez de água no Nordeste do Brasil: reúso de água, gerenciamento integrado de recursos hídricos e de recarga de aquíferos., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos de Oliveira Galvão em 07/06/2015., Descrição: O projeto pretende contribuir para o aprimoramento das estratégias de planejamento e gestão de recursos hídricos no Nordeste brasileiro, através do combate à escassez de água e garantia do uso sustentável destes recursos nessa região, fortemente afetada pela influência do clima semiárido, predominante em parcela considerável do seu território. Serão investigados mais especificamente os aspectos de recuperação e reutilização de águas servidas e de recarga gerenciada de aquíferos, considerando a influência de mudanças climáticas e dos impactos socioeconômicos das estratégias desenvolvidas e recomendadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Integrante / Janiro Costa Rego - Integrante / Carlos de Oliveira Galvão - Coordenador / IANA ALEXANDRA ALVES RUFINO - Integrante / Márcia Maria Rios Ribeiro - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Influência de práticas de conservação do solo e da recomposição da vegetação para a recuperação de áreas degradadas no semiárido., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo principal avaliar a eficácia de tecnologias combinadas na recuperação de áreas degradadas considerando a influência dos pulsos de precipitação na recomposição natural da vegetação e das intervenções mecânicas sobre o solo. Para este fim, serão realizadas quatro ações de pesquisa que visam identificar o potencial das práticas mecânicas destinadas a redução dos processos erosivos quando associadas a recomposição da vegetação e/ou reflorestamento, sendo: (1) acompanhamento e identificação das espécies com maior potencial de recomposição da vegetação sob condição climática natural; (2) identificação dos pulsos de precipitação que influenciam na cobertura vegetal de uma área destinada a recuperação ambiental; (3) reflorestamento e/ou recomposição da vegetação na área de uma parcela de erosão para avaliação da lâmina escoada e produção de sedimentos e (4) acompanhamento, medição e monitoramento dos processos hidrossedimentológicos que influenciam na produção de água e sedimentos em duas áreas experimentais. Espera-se, com os resultados deste projeto, fornecer subsídios técnicos sobre a dinâmica da vegetação típica da caatinga, a identificação de parâmetros físicos que representem adequadamente os sistemas naturais e são utilizados em modelos matemáticos de simulação ambiental e no estabelecimento de estratégias de recuperação ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Francisca Maria Barbosa - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / John Elton de Brito Leite Cunha - Integrante / Joelma Sales Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 18

  • 2014 - 2015

    Quantificação da erosão em parcelas e micro-bacias aninhadas no semiárido após a inserção de práticas de conservação do solo, Descrição: Propõe-se avaliar práticas de conservação do solo mecânicas e vegetativas em parcelas e micro-bacias aninhadas que possam contribuir com a conservação dos recursos naturais, fomentar a utilização de pastagens nativas para a alimentação animal e a melhoria das condições econômica e social das famílias residentes no semiárido paraibano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Alecksandra Vieira de Lacerda - Integrante / Carina Seixas Maia Dornelas - Integrante / John Elton de Brito Leite Cunha - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Rede de Hidrologia do Semiárido, Descrição: Estudo em rede dos processos hidrológicos em bacias experimentais e representativas do Semiárido e seus corpos hídricos superficiais e subterrâneos, focando: a modelagem matemática, a disponibilidade hídrica e suas incertezas, as mudanças climáticas e suas consequências na bacia hidrográfica, assim como a compreensão das interações entre as fases do ciclo hidrológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2011

    Cooperação Internacional do Semiárido, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Morais de Alcântara - Integrante / Eduardo Eneas de Figueiredo - Integrante / Vajapeyam Srirangachar Srinivasan - Integrante / Carlos de Oliveira Galvão - Coordenador / Beatriz Suzana Ovruski de Ceballos - Integrante / Ianna Alves alexandre Rufino - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. , Rua Luiz Grande, s/nº, Frei Damião, 58540000 - Sumé, PB - Brasil, Telefone: (083) 33531850, Fax: (083) 33531850

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2023

    Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.,Cargo ou função, Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, o Campus de Sumé da UFCG.

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.,Cargo ou função, Representante (suplente) dos Coordenadores de Pós-Graduação do CDSA na Câmara Superior de Pós-Graduação da UFCG.

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso de Engenharia de Biossistemas.

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.,Cargo ou função, Membro Suplente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Biossistemas.

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.,Cargo ou função, Membro Suplente do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

  • 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Agricultura Familiar do Estado da Paraíba.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural do Estado da Paraíba.

  • 01/2019

    Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.,Cargo ou função, Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

  • 08/2018

    Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - Instituição Afiliada - UFCG/CDSA.

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.,Linhas de pesquisa

  • 09/2022 - 02/2023

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (4 CR), Topografia (4 CR)

  • 09/2022 - 02/2023

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido (2 CR)

  • 09/2022 - 02/2023

    Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Climatologia, Hidrologia e Solos do Semiárido (4 CR)

  • 10/2022 - 12/2022

    Ensino, Recursos Naturais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação Ambiental (3 CR)

  • 07/2022 - 12/2022

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário II - Nacional (1 CR)

  • 01/2019 - 12/2022

    Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.,Cargo ou função, Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus de Sumé da UFCG.

  • 05/2022 - 09/2022

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia e Geoprocessamento (4CR)

  • 05/2022 - 09/2022

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Recursos Hídricos (4 CR)

  • 03/2022 - 08/2022

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Qualidade de Água (4 CR), Seminário I - Local (1 CR)

  • 11/2021 - 04/2022

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (4 CR)

  • 11/2021 - 04/2022

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido (2 CR)

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Hidrométricas e de Qualidade de Água (3 CR), Seminário II - Nacional (1 CR)

  • 07/2021 - 11/2021

    Ensino, Recursos Naturais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação Ambiental (3 CR)

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Recursos Hídricos

  • 03/2021 - 08/2021

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Qualidade de Água (4 CR)

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (4 CR - 60h)

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido (2 CR - 30h)

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 05/2020 - 10/2020

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Hidrométricas e de Qualidade de Água, Seminário II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (04 Créditos - 60 horas), Laboratório de Hidráulica (02 Créditos - 30 horas)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Qualidade de Água (04 Créditos - 60 horas)

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (04 Créditos - 60 horas), Laboratório de Hidráulica (02 Créditos - 30 horas)

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido (02 Créditos - 30 horas)

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário II - Nacional (1 Crédito - 15 horas)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos na Categoria Profission, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Qualidade de Água

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (04 Créditos - 60 horas), Desenho Técnico (04 Créditos - 60 horas)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico (04 Créditos - 60 horas)

  • 12/2017 - 12/2018

    Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.,Cargo ou função, Vice-Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

  • 04/2018 - 08/2018

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada (04 Créditos - 60 horas), Laboratório de Hidráulica (02 Créditos - 30 horas)

  • 04/2018 - 08/2018

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido (02 Créditos - 30 horas)

  • 05/2016 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante dos Coordenadores Administrativos do CDSA na Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira da UFCG.

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada, Desenho Técnico

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada, Laboratório de Hidráulica

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 06/2017 - 08/2017

    Ensino, Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Conviv, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O Estudo de Bacias Hidrográficas como Estratégia para uma Educação Contextualizada

  • 11/2016 - 05/2017

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Manejo de Bacias Hidrográficas, Topografia e Geoprocessamento

  • 11/2016 - 05/2017

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 06/2016 - 10/2016

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido, Hidráulica

  • 06/2016 - 10/2016

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topografia, Introdução a Engenharia de Biossistemas

  • 01/2016 - 05/2016

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 01/2016 - 05/2016

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 01/2016 - 05/2016

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 04/2015 - 11/2015

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agrometeorologia, Hidrologia Aplicada, Mecânica Geral

  • 04/2015 - 11/2015

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 04/2015 - 11/2015

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecânica Geral

  • 10/2014 - 03/2015

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada, Desenho Técnico

  • 10/2014 - 03/2015

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia, Climatologia e Solos do Semiárido

  • 10/2014 - 03/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 05/2014 - 09/2014

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Ambiental, Hidrologia Aplicada, Resistência dos Materiais, Estágio Supervisionado

  • 05/2014 - 09/2014

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 10/2013 - 04/2014

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais

  • 10/2013 - 04/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia de Biossistemas, Hidrologia Aplicada

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Ciência dos Materiais

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia, Climatologia e Solos

  • 11/2012 - 05/2013

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 11/2012 - 05/2013

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Hidrologia Aplicada

  • 02/2012 - 10/2012

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agrometeorologia, Introdução à Engenharia de Biossistemas

  • 02/2012 - 10/2012

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia de Biossistemas

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Agroecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia e Climatologia do Semiárido

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 09/2009 - 02/2010

    Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Ciência da Computação, Introdução a Engenharia de Biossistemas

  • 09/2009 - 02/2010

    Ensino, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Ciência da Computação

  • 02/2009 - 02/2010

    Direção e administração, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.,Cargo ou função, Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento.

1995 - 2009

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TEC. DE LABORATORIO / HIDROLOGIA, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1995 - 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II.,Linhas de pesquisa