Eduardo Costa Jacober

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é consultor técnico legislativo - informática da Câmara Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Computação, com ênfase em Projeto de Jogos, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos eletrônicos, game engine, realidade virtual, game development e interação humano-computador.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais

2004 - 2007

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Título: Proposta e Implementação de uma interface para motores de jogos interativa e centrada no usuário,Ano de Obtenção: 2007
Romero Tori.Palavras-chave: Interação Humano-Computador; Ambiente de Programação; motor de jogo; teste de usabilidade; Jogos Eletrônicos; Ensino e Aprendizagem. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS / Especialidade: Tecnologias Interativas. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS / Especialidade: Interface Humano-Computador. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Desenvolvimento de Programas (Software); Educação.

Graduação em Engenharia Elétrica

1992 - 1998

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1988 - 1990

Colégio São Luis

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Formação complementar

2008 -

Extensão universitária em Program for Entrepreneurship Educators ? Senac. (Carga horária: 135h). , Babson College, B.C., Estados Unidos.

2019 - 2019

AD Federation Services: Deployment Administration and Troubleshooting. (Carga horária: 24h). , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

2014 - 2014

Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) e Ouvidori. (Carga horária: 6h). , Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

2013 - 2013

Sharepoint 2010 for developers. (Carga horária: 32h). , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

2009 - 2009

Oracle SOA Suite 10g R3: Administration. (Carga horária: 12h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Advanced Content Server. (Carga horária: 18h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Advanced Site Studio Skills. (Carga horária: 18h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Oracle Identity Manager: Administration. (Carga horária: 18h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Content Server Administration. (Carga horária: 24h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Advanced Content Serer Development. (Carga horária: 18h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Oracle SOA Suite 10g: Services Orchestration. (Carga horária: 30h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Customizing Content Server. (Carga horária: 18h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Essential Content Server Skills. (Carga horária: 12h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Using Content Server. (Carga horária: 6h). , Oracle University, OU, Brasil.

2009 - 2009

Stellent: Site Studio Fundamentals. (Carga horária: 24h). , Oracle University, OU, Brasil.

2007 - 2007

Docência em AmbientesVirtuais:Conceitos e Práticas. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS/Especialidade: Projeto de Jogos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS/Especialidade: Tecnologias Interativas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS/Especialidade: Usabilidade de Sistemas Digitais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS/Especialidade: Interface Humano-Computador.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS/Especialidade: Redes de Computadores.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DIGITAIS.

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Participação em eventos

Serviço de informações ao Cidadão (SIC) e Ouvidorias. 2014. (Outra).

Just Java. 2012. (Congresso).

Regimento Interno. 2010. (Outra).

11a. Semana da Computação - SemComp11, USP-SC.Game Maker: construindo jogos em sala de aula. 2008. (Oficina).

8o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design/ P&D Design 2008. 2008. (Congresso).

Babson Program for Entrepreneurship Educators ? Certification at Senac - module 1. 2008. (Outra).

Just Java. 2008. (Congresso).

10a. Semana da Computação sem::comp(x); USP-SC.Construindo Games em Sala de Aula. 2007. (Oficina).

1o. Colóquio de Interfaces Digitais.Mesa Redonda 3: Interface na tecnologia. 2007. (Outra).

ICECE - International Conference on Engineering and Computer Education. Game Wrench: Um motor interativo centrado no usuário para criação de jogos como objeto de aprendizado. 2007. (Congresso).

II Coding4Fun.Protótipos para Jogos de Computador. 2007. (Encontro).

IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão e II Congresso de Iniciação Científica.Comportamento, Consumo e Sustentabilidade. 2007. (Encontro).

Workshop "Aspectos da Comunicação Professor/Aluno nos cursos tecnológicos visando a Educação Integral". 2007. (Oficina).

Workshop "Problem Based Learning". 2007. (Oficina).

I Coding for Fun. 2006. (Seminário).

III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Mesa Redonda: Acessibilidade, inclusão e responsabilidade social. 2006. (Encontro).

Just Java. 2006. (Congresso).

SBGames - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.Game Wrench: Design of a user-centered Interactive Game Engine. 2006. (Simpósio).

SBGames. 2005. (Simpósio).

II Encontro Design de Games Anhembi Morumbi.Fazendo o seu próprio engine. 2004. (Encontro).

Jogos na Educação: ferramenta para o professor, aprendizagem para o aluno. 2004. (Encontro).

SVR2004 VII Symposium on Virtual Reality.SVR2004. 2004. (Simpósio).

WJogos.WJogos. 2003. (Simpósio).

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Participação em bancas

Aluno: André Carvalho de Andrade

Guaraldo, F.; Freitas, S. A.;JACOBER, E. C.. Proposta de critérios para avaliação e construção de interfaces digitais para crianças entre oito e dez anos de idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Design de Interface Digital) - Centro Universitário Senac.

Aluno: André Pereira Carvalho

TORI, R.; Hanns, D. K.;JACOBER, E. C.. Interfaces afetivas como extensão do potencial interativo, mecânico e narrativo do universo jogar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Design de Interface Digital) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Mauruto, LHM; Dias Filho, NC; Schneider, WS

Miranda, F.R.;JACOBER, E. C.; Rodrigues, O.. IRTaktiks - Jogo de RPG Tático para Interfaces Multi-toque. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Fernando Monteiro; Daniel Morais

Miranda, F.R.;JACOBER, E. C.; ZANUTTO, J.. ScanTraf - Sistema Colaborativo de Análise de Tráfego. 2007.

Aluno: Anderson Nogueira dos Santos

Gabos, D.; Rodrigues, O.;JACOBER, E. C.. Streaming de Vídeo Utilizando Dispositivos Móveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Ádamo Eurico Loiola

TORI, R.; Miranda, F.R.;JACOBER, E. C.. Aplicação de RFIG em controle de estoque. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Beatriz Nogueira Siqueira Vieira

Vieira, B.N.S.V.; Theodoro, C.; Trias, L.P.;TORI, R.; Miranda, F.R.;JACOBER, E. C.. ARHockey Um Jogo em Realidade Aumentada Baseada em Projetores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Nelson Sawaya Altimari

JACOBER, E. C.. Realidade Aumentada Utilizando Múltiplos Projetores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac.

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Comissão julgadora das bancas

Romero Tori

TORI, R.; Silva, Flavio S C; LOPES, Roseli de Deus. Proposta e Implementacao de uma Interface para Motores de Jogos Interativa e Centrada no Usuario. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computacao e Sistemas Digitais) - Escola Politénica da Universidade de São Paulo.

Flavio Soares Correa da Silva

CORREA DA SILVA, F. S.. Proposta e implementação de uma interface para motores de jogos interativa e centrada no usuário. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

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Orientou

Rafael Yamamoto

Eros; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Programação de Games) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Damian, G

; Cabral, M; ; Ramos, R; ; High Tension Race; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Programação de Games) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Mariano, ALR; Santos, BS; Roque CCPM

VION: Navegação Interativa para Empreendimentos Imobiliários; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado de Design de Interface Digital) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

JOSÉ FRANCISCO BRAND THOMAZINI

Editor de Jogos Multiplataforma usando XML: Game Kreator; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Leandro Cassa; Paulo Leonardo Silva Mangueira

Gráficos Vetoriais Escaláveis para Jogos em Dispositivos Móveis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

David Kwast

Centro de Multimídia GNU/Linux; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Pedro Henrique de Lira

SVGFlash - IDE de Gráficos Vetoriais Escaláveis; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Alessandro Melo de Andrade

Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Thais Cristina dos Santos Camilo

Jogos multiplayer em redes bluetooth; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

Gabriel Ormanji dos Reis

Interface 3D para sistema de geração de rotas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário Senac; Orientador: Eduardo Costa Jacober;

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Foi orientado por

Romero Tori

Proposta e Implementação de uam Interface para Motores de Jogos Interativa e Centrada no Usuário; 2007; Dissertação (Mestrado em P'os-graduacao em Engenharia Eletrica) - Escola Politénica da Universidade de São Paulo,; Orientador: Romero Tori;

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Produções bibliográficas

  • NAKAMURA, R. ; TORI, R. ; BERNARDES JR., J. L. ; BIANCHINI, R. ; JACOBER, E. C. . A practical study on the usage of a commercial game engine for the development of educational games. II games and digital entertainment workshop, Salvador, 2003.

  • BIANCHINI, R. ; BERNARDES JR., J. L. ; CUZZIOL, M. ; JACOBER, E. C. ; NAKAMURA, R. ; TORI, R. . Cap.12 - Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Romero Tori; Claudio Kirner; Robson Siscoutto. (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. 1ed.Porto Alegre - RS: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2006, v. 1, p. 199-219.

  • JACOBER, E. C. ; TORI, R. ; CUZZIOL, M. ; BERNARDES JR., J. L. ; BIANCHINI, R. ; NAKAMURA, R. . Capitulo 10 - Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Romero Tori; Claudio Kirner. (Org.). Realidade Virtual - Conceitos e Tendências. 1ed.São Paulo: Editora Mania de Livro, 2004, v. 1, p. 159-176.

  • JACOBER, E. C. ; TORI, R. . Game Wrench: um motor interativo centrado no usuário para criação de jogos como objeto de aprendizado. In: ICECE - International Conference on Engineering and Computer Education, 2007, Santos. Book of abstracts of ICECE 2007 The always noble mission of the education: to work for the future, 2007. p. 86.

  • JACOBER, E. C. ; TORI, R. . Game Wrench: um motor interativo centrado no usuário para criação de jogos como objeto de aprendizado. In: ICECE - International Conference on Engineering and Computer Education, 2007, Santos. CDROM of ICECE 2007 The always noble mission of the education: to work for the future, 2007.

  • JACOBER, E. C. ; TORI, R. . Game Wrench: Design of a user-centered Interactive Game Engine. In: SBGames - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife. DIGITAL PROCEEDINGS of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre - RS: SBC, 2006.

  • BERNARDES JR., J. L. ; TORI, R. ; JACOBER, E. C. ; NAKAMURA, R. ; BIANCHINI, R. . A survey on networking for massively multiplayer online games. In: WJogos, 2003, Salvador - BA. II games and digital entertainment workshop. Salvador, 2003.

  • NAKAMURA, R. ; TORI, R. ; JACOBER, E. C. ; BIANCHINI, R. ; BERNARDES JR., J. L. . Development of a game engine using Java. In: WJogos2003: II games and digital entertainment workshop, 2003. II games and digital entertainment workshop. Salvador.

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Outras produções

TORI, R. ; DOMINGUES, D. G. ; JACOBER, E. C. ; BERNARDES JR., J. L. ; NAKAMURA, R. ; BIANCHINI, R. ; ALMEIDA, D. ; TANAKA, D. A. ; CARREIRO, T. B. . enJine. 2004.

JACOBER, E. C. . Boolean. 2011.

JACOBER, E. C. . Indicação Eletrônica e Assinatura Digital. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JACOBER, E. C. . Protocolo Digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JACOBER, E. C. . Arroz Feijão. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistema de Jogo de Tabuleiro).

JACOBER, E. C. ; TORI, R. ; KIRNER, C. . Realidade Virtual Conceitos e Tendências. 2004. (Editoração/Livro).

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Câmara Municipal de São Paulo. , Viaduto Jacareí, 100, Centro, 01319-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33964956, Ramal: 4956, URL da Homepage:

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Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Câmara Municipal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico Legislativo - Informática, Carga horária: 40

  • 2009 - 2015

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

  • 2008 - 2008

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 30

  • 2008 - 2008

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 40

  • 2004 - 2008

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/2015

      Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador V

    • 02/2010

      Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Game Interfaces

    • 08/2006

      Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Multimídia e Hipermídia, Usabilidade e Interação Humano-Computador

    • 08/2011 - 07/2014

      Ensino, Tecnologia em Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador 2

    • 02/2006 - 12/2011

      Ensino, Produção e Programação de Games, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Game Engines, Interface de Games, Produção de Jogos

    • 08/2009 - 12/2010

      Ensino, Tecnologia em Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento I - Lógica de Programação

    • 08/2007 - 11/2008

      Ensino, Bacharelado de Design de Interface Digital, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia e Interfaces II, Programação Interativa, Projeto Modelar Hierarquizar Jogar

    • 02/2008 - 10/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2008 - 10/2008

      Extensão universitária , Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .,Atividade de extensão realizada, Tutoria de Empresa Junior.

    • 03/2005 - 10/2008

      Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interação Usuário-Computador, Laboratório de Programação I, Sistemas Multimídia e Hipermídia

  • 1999 - 2003

    Prolan Soluções Integradas SA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 43, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio a partir de Dez/97

  • 1997 - 1998

    Prolan Soluções Integradas SA

    Vínculo: estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos (estágio)

  • 2003 - 2004

    Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Colaborador do grupo de interesse Interlab Games, do laboratório de tecnologias interativas (Interlab) da EPUSP