Cláudio de Castro Braz

Professor Universitário, tendo iniciado o magistério em 1988. Atualmente leciona na Universidade de Rio Verde, Goiás. Psicólogo Clínico graduado pela Universidade de Rio Verde, Goiás, com registro como Psicólogo no Conselho Regional de Psicologia do Estado de Goiás, atuando com a Análise do Comportamento, principalmente com a Psicoterapia Analítico Funcional, no Centro Empresarial Saúde (Inscrição no CRP-09 n 11.060). Na área de Ciências da Saúde, tem Especialização em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS (2021). Está cursando a Especialização em Psicologia Clínica pela PUC-RS (2024). Graduado em Direito pela Universidade de Rio Verde, Goiás, com especialização em Direito Constitucional pela Superintendência da Academia de Polícia do Estado de Goiás e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás (Inscrição na OAB-GO n 12.038). Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego - Mte. (Inscrição no Mte n 3592/GO). Produziu e apresentou o Programa A Hora do Rush na Rádio 96 FM, desde o seu início em março de 2015 até maio de 2023. Foi comentarista do Jornal 96 da Rádio 96 FM, nas áreas social e de política, de setembro de 2014 até 2018. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2000), criou e desenvolve o Projeto Aprendendo a Prevenir e Acolher: capacitação dos agentes da rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de risco e/ou violência sexual. Foi apresentador do Programa Roda de Entrevista na TV Rio Verde, canal 3 HD, afiliada à TV Brasil Central, retransmissora da TV CULTURA e Diretor de jornalismo da WEBTV do INPEB-Instituto de Pesquisas e Estudos do Brasil e produtor/apresentador do Programa Reflexões. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Jurídicos do curso de Direito da Universidade de Rio Verde, Goiás e Diretor Pedagógico do INPEB-Instituto de Pesquisas e Estudos do Brasil. Foi Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Objetivo de Rio Verde-Goiás (Instituto de Ensino Superior de Rio Verde) no período de 2008 a 2011 oportunidade em que também coordenou a equipe de colaboradores para o reconhecimento do curso de Direito ocorrido em 5 de agosto de 2010.Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal e Criminologia atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento humano, liberdade, aspectos sociais da violência, ética e violência familiar. Cursou no Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado da PUC-SP, disciplinas do Programa de Psicologia Experimental: 1-Tecnologia do Ensino: a proposta behaviorista radical para a educação e; 2 -Ciência e Comportamento Humano-CCH: uma leitura crítica.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2010 em Direito

2005 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Estado ausente: o cidadão à mercê de si mesmo
Dra Haydee Maria Roveratti. Ano de interrupção: 2010Palavras-chave: Cidadania; Comportamento Humano; Estado; Omissão.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Direito

1998 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Liberdade de Expressão versus Direito à Intimidade - uma colisão de direitos constitucionais, Ano de Obtenção: 2000
Dra Haydee Maria Roveratti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Liberdade; Intimidade; Expressão.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em Psicologia Clínica

2024 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialização em Neurociência e Comportamento

2020 - 2021

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Capacitação dos agentes da rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de risco e/ou violência sexual

Aperfeiçoamento em Direito Constitucional

1992 - 1992

Superintendiencia da Academia de Polícia do Estado de Goiás
Ano de finalização: 1992;

Graduação em Psicologia

2002 - 2016

Universidade de Rio Verde
Título: Homossexualidade, Religião e Sofrimento Psíquico
Orientador: Lenny Francis Campos de Alvarenga

Graduação em Direito

1985 - 1991

Universidade de Rio Verde

Curso técnico/profissionalizante

1982 - 1983

Universidade de Rio Verde

Formação complementar

2009 - 2009

Proposta Pedagógica como Ressignificação da Escola. (Carga horária: 2h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Atualização Ortográfica - a nova ortografia da Lín. (Carga horária: 2h). , Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, IESRIVER, Brasil.

2002 - 2002

As diferentes entradas da Psicologia Jurídica. (Carga horária: 10h). , Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, FENPB, Brasil.

2001 - 2001

Formação Docente. (Carga horária: 20h). , FESURV-Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.

2001 - 2001

Cours La Lutte Contre Le Crime Organisé. (Carga horária: 20h). , Societe Internationale de Criminologie, França.

2000 - 2000

Extensão em Métodos e Técnicas de Pesquisa. (Carga horária: 10h). , FESURV-Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.

1996 - 1996

Atualização Pedagógica. (Carga horária: 8h). , FESURV-Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.

1993 - 1993

CF-DP-DPP: Tendências e Opções Político-Criminais. (Carga horária: 6h). , Associação dos Advogados de São Paulo, AASP, Brasil.

1991 - 1991

Aperfeiçoamento em Direito de Família. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Advocacia-GO, ESAD-GO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica em Análise do Comportamento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Comunicação Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Sociologia da Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Filosofia do Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Direito Penal.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Direito Processual Penal.

Participação em eventos

Semana Jurídica - FAQUI - Quirinópolis - GO.A proteção de crianças e adolescentes em situações de risco e/ou abuso sexual: uma questão de justiça social. 2014. (Outra).

X Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Sociais.Multidão Criminosa. 2014. (Simpósio).

II Bienal do Livro de Rio Verde.O livro e a era digital. 2013. (Outra).

III Fórum de Psicologia Jurídica.Processo penal midiático e sua influência no tribunal do júri. 2013. (Outra).

I Jornada Jurídica Ouro do Vale.Processo penal midiático e sua influência no Tribunal do Júri. 2013. (Outra).

Integrante de mesa redonda no XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Abuso Sexual em Crianças e o Papel dos Agentes no Fluxo do Atendimento. 2009. (Encontro).

Palestrante na 5º Jornada de Enfermagem.A pesquisa em saúde. 2009. (Outra).

Palestrante na I Semana Jurídica da Faculdade de Quirinópolis.Uma crítica ao Direito Penal do Inimigo. 2009. (Outra).

Palestrante no Ciclo de Palestras da Faculdade de Ciências Jurídicas da Fesurv.Pedofilia pela Internet. 2009. (Outra).

Integrante da mesa redonda do III Fórum Rioverdense de Psicologia Jurídica.Da vítima ao vitimizador: uma perspectiva crítica. 2008. (Outra).

Integrante da mesa redonda do III Fórum Rioverdense de Psicologia Jurídica.Consciência e ética. 2008. (Outra).

Palestrante na 4ª Semana da Comunicação.Nos Embalos dos Anos 80. 2008. (Outra).

Palestrante na Semana de Enfermagem de Quirinópolis.A humanização na área da saúde. 2008. (Seminário).

Palestrante nas Palestras Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde.Maioridade Penal. 2007. (Outra).

Palestrante no Encontro Pedagógico de Docentes da Faculdade Objetivo.Atuação do professor em sala de aula. 2007. (Encontro).

Coordenador de debate no I Fórum Rioverdense de Psicologia Jurídica.Psicologia e Instituições de Direito: a prática em questão. 2006. (Outra).

Palestrante na I Semana Jurídica da Faculdade Objetivo.Crianças e Adolescentes no Tráfico. 2006. (Seminário).

Debatedor nas Palestras Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde.Reforma do Judiciário. 2004. (Outra).

I Plenária de Extensão.Projeto Debate. 2003. (Outra).

Palestrante na 2ª oficina jurídica AIDS & DIREITO.Direitos e deveres humanos. 2003. (Oficina).

Palestrante no Batalhão Gama Cerqueira da Polícia Militar do Estado de Goiás.Auto de prisão em flagrante. 2003. (Outra).

Debatedor no Encontro de Execução Penal.Diretrizes para o Sistema Prisional no Estado de Goiás. 2002. (Encontro).

Palestrante na 1ª oficina jurídica AIDS & DIREITO e 1º Seminário AIDS & DIREITO.Direitos e deveres fundamentais. 2002. (Oficina).

Palestrante na Semana do Advogado- II Ciclo de Estudos Jurídicos.Direito Penal Empresarial: aspectos atuais. 2002. (Outra).

Palestrante nas Palestras Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde.Violência urbana: alternativas de combate. 2002. (Outra).

Presidente dos Trabalhos do 4º Projeto Debate.Drogas em debate. 2002. (Outra).

Presidente dos Trabalhos do 5º Projeto Debate.Exclusão Social. 2002. (Outra).

Palestrante na I Semana Jurídica da Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Jataí.O movimento estudantil e avaliação institucional. 2001. (Outra).

Palestrante na XIV Semana Jurídica da Escola Superior de Ciências Humanas e Exatas.As Misérias do Processo Penal. 2001. (Outra).

Palestrante nas Palestras no Batalhão Gama Cerqueira da Polícia Militar do Estado de Goiás.Invasão de domicílio, mandado judicial e a legitimidade das abordagens policiais. 2000. (Outra).

Palestrante na Semana das Profissões da COOPEN.Direito. 1999. (Outra).

Palestrante na XII Semana Jurídica da Escola Superior de Ciências Humanas e Exatas.Da aplicação da pena. 1999. (Outra).

Palestrante na XI Semana Jurídica de Rio Verde.Sentimento de injustiça na sociedade perante o novo Código Penal. 1998. (Outra).

Pesquisador no XXIII Congresso Mundial dos Jornalistas e Seminário Internacional da Informação, Comunicação e Tecnologia. Conceito de Intimidade e de Liberdade de Expressão. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Rolismeyre de Souza Rezende

BRAZ, C. C.; SILVA, Elisa Alves da. Do cotidiano do atendimento psiquiátrico em uma unidade de atenção psicossocial (CAPS). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Tatiane Surrine Barbosa

BRAZ, C. C.; MELLO, E. L.. Caracterização de crianças e adolescentes pedintes de Rio Verde e uma análise comportamental do pedir. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Gleiziane Damasceno de Souza

BRAZ, C. C.; MELLO, E. L.. Aspectos psicológicos em relação ao crime de infanticídio: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Angélica Mouzinho Medeiros

BRAZ, C. C.; MELLO, E. L.. Contingências que controlam o comportamento de amar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Lívia Araújo Paula

BRAZ, C. C.; SILVÉRIO JÚNIO, J. P.; MENDES, W. L. F.. O abuso sexual contra crianças e adolescente - Pedofilia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Keyla Rosa de Oliveira

BRAZ, C. C.. As penas restritivas de direito nas legislações vigentes e jurisprudências. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Rio Verde.

Orientou

Luciana de Paula Almeida, Sávio N

Bergmann, Taís C; Terossi; A lei do desarmamento e o seu real objetivo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Fernanda Cristina J

Silveira; Fernando da Silva Corrêa; Princípio da insignificância versus coisa de pequeno valor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Elvane B

Andrade, Fernando F; Barrinha, Geraldo B; Miranda; Aborto: consequências da liberação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto de Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Christine Lisita

Direito do preso ao respeito a sua integridade física e moral: o que é concreto no sistema prisional de Rio Verde-GO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Franciele Mendes Gonçalves

Incesto: violência doméstica com abuso sexual ou comportamento sexual permitido?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Rolismeyre de Souza Rezende

Do cotidiano do atendimento psiquiátrico em uma unidade de centro de atenção psicossocial-CAPS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Tatiane Surrine Barbosa

Caracterização de crianças e adolescentes pedintes de Rio Verde e uma análise comportamental do pedir; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Gleiziane Damasceno de Souza

Aspectos psicológicos em relação ao crime de infanticídio: um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Angélica Mouzinho Medeiros

Contingências que controlam o comportamento de amar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Lívia Araújo Paula

O agente ativo na pedofilia e a aplicação da medida de segurança; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

VANDERLAN DOS SANTOS DE LIMA JÚNIOR

Do início do contraditório e da ampla defesa no Processo Penal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Keyla Rosa de Oliveira

as penas restritivas de direito nas legislações vigentes e jurisprudências; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Tatiane Vieira de Brito

O excesso punível nas excludentes de ilicitude; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Léa Carvalho Dias

Do livramento condicional e da proibição da progressão de regime aos condenados à pena por crime hediondo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Cléria Silveira Costa

Questões controvertidas na suspensão condicional do processo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Adriano Ricardo de Paiva Santos

Inquérito Policial: aplicação concreta e propostas de mudanças; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Christiano Bittar

Direitos políticos do preso; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Fabiana Cintra Sielskis

A aplicação do princípio da insignificância no direito penal; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Luciana Paula Soares

A omissão do Estado no tocante a assistência à saúde do presidiário no âmbito do sudoeste goiano; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Paula Regina de Vargas Hahn

As penas restritivas de direitos face à reeducação do condenado; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Maxlei Miranda Euqueres

A menoridade de 14 anos como meio de presunção da violência; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Vânia Márcia Foscheira

O aborto permitido e sua regulamentação em instituições hospitalares públicas; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Diadimar Gomes

As consequências para o menor infrator pelos seus atos praticados contra a lei; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Olívia Guimarães Ribeiro

A duração do estado puerperal no crime de infanticídio; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Marcela Martins Leão Moraes

Admissibilidade do concurso de agentes no crime de infanticídio; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Cláudia Maria Ataídes dos reis

Aborto legal: o aborto que não é crime; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Fabiana Ferreira Garcia Pavan

Suspensão condicional do processo para os crimes de ação penal privada no juizado especial; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - FESURV-Universidade de Rio Verde; Orientador: Cláudio de Castro Braz;

Produções bibliográficas

  • BRAZ, C. C. ; Mazzilli-Pereira, M . A presença de J. J. Rousseau em Tecnologia do ensino, de B. F. Skinner. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva , v. X, p. 239-251, 2008.

  • BRAZ, C. C. . A proteção da intimidade e a liberdade de expressão. Revista Objetiva , v. 2, p. 16-20, 2006.

  • BRAZ, C. C. . Sobre liberdade e ética jornalística. Revista Objetiva , Rio Verde-GO, v. 1, n.1, p. 43-61, 2005.

  • BRAZ, C. C. . Alienação fiduciária de coisa imóvel e seus reflexos sociais. Revista da OAB-Goiás, Goiânia-GO, v. 41, p. 16-20, 1999.

  • BRAZ, C. C. . Violência familiar e dano psíquico. Folha jurídica, Rio Verde-GO, v. 3, p. 11-12, 1999.

  • BRAZ, C. C. . A intimidade no direito positivo brasileiro. Revista do Curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia-MG, v. 27, n.2, p. 131-160, 1998.

  • MELLO, E. L. ; BRAZ, C. C. ; FERRARI, H. A. S. . Abuso sexual em crianças e o papel dos agentes no fluxo do atendimento. In: Maria Nartha Costa Hübner; Marcos Roberto Garcia; Paulo Roberto Abreu; Eduardo Neves Pedrosa de Cillo; Pedro Bordini Faleiros. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: análise experimental do comportamento, cultura, questões conceituais e filosóficas. 1ed.Santo André: ESETec, 2010, v. 25, p. 158-168.

  • BRAZ, C. C. . Música. Revista Elite Brasil, Sudoeste Goiano, p. 44 - 44, 02 abr. 2014.

  • BRAZ, C. C. . Você se lembra da MPB?. Revista Elite Brasil, Sudoeste Goiano, p. 40 - 41, 01 dez. 2013.

  • BRAZ, C. C. . Música. Revista Elite Brasil, Sudoeste Goiano, p. 44 - 44, 01 jul. 2013.

  • BRAZ, C. C. . Violência e criminalidade urbanas. Comunidade ativa, Rio Verde-GO, p. 11 - 11, 01 mar. 2002.

  • BRAZ, C. C. . O papel dos agentes na rede de proteção das crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. In: 4ª Jornada Científica, 2010, Rio Verde - GO. 4ª Jornada Científica. Rio Verde - GO, 2010. v. 2010.

  • MELLO, E. L. ; BRAZ, C. C. ; FERRARI, H. A. S. . Abuso sexual em crianças e o papel dos agentes no fluxo do atendimento. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas-SP. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. 1. p. 260-262.

  • BRAZ, C. C. . Direitos Humanos e Segurança Comunitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRAZ, C. C. . Riscos da superexposição na internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. C. . Lei do abuso de autoridade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. C. . A interface da Psiquiatria com o Direito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. C. . A influência social/cultural no comportamento da pedofilia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAZ, C. C. . A influência da família no comportamento dos psicopatas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

BRAZ, C. C. . Balanço Geral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Programa Reflexões. 2013.

BRAZ, C. C. . Locução e Apresentação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . Curso Básico de Oratória. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . Estado eficiente: direito do cidadão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . Multidão criminosa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . Criminologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . Ética publicitária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . As Misérias do Processo Penal. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAZ, C. C. . Estágio de Atualização Operacional-EAO para Sub-tenentes e Sargentos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Rio Verde, Curso de Direito. , Campus Universitário, Fazenda Fontes do Saber, 75900000 - Rio Verde, GO - Brasil - Caixa-postal: 104, Telefone: (64) 36112274, URL da Homepage:

Experiência profissional

1989 - Atual

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor dos cursos de DIREITO e PSICOLOGIA. Professor orientador de monografia de final de curso. Professor das disciplinas: 1- Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Ética, Psicologia Jurídica (Direito). 2- Ética e Cidadania, Psicologia Jurídica (Psicologia).

2002 - 2002

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação

Outras informações:
Professor da disciplina: Teoria Geral do Direito Curso: Pós-graduação lato sensu em Direito Privado

2002 - 2002

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Monografias-NM

Outras informações:
COORDENADOR DO NÚCLEO DE MONOGRAFIAS - NM

2001 - 2002

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto Debate

1992 - 1996

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Escritório Modelo (NPJ)

Outras informações:
PROFESSOR ORIENTADOR NA ÁREA PENAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (Escritório Modelo) em 07 de abril de 1994 Nomeado conforme Portaria nº12/94-ESUCHE, em 07 de abril de 1994.

1989 - 1992

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico

Outras informações:
COORDENADOR PEDAGÓGICO do Colégio Integrado "Albert Einstein"

Atividades

  • 09/2018

    Ensino, Direito do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Jurídica e Profissional

  • 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Direito.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.

  • 02/2002 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Direito.,Cargo ou função, CONSULTOR DO JORNAL COMUNIDADE ATIVA - órgão oficial de comunicação dos estudantes do Curso de Direito da FESURV.

  • 04/2002 - 06/2002

    Ensino, Pós-graduação Leto sensu em Direito Privado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito

  • 04/1994 - 12/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Direito.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PARA ELABORAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DO ESCRITÓRIO MODELO DE DIREITO nomeado conforme Portaria nº12/94-ESUCHE, em 07 de abril de 1994.

2017 - Atual

Centro Empresarial & Saúde

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Psicólogo

2017 - Atual

Conselho Regional de Psicologia - 9ª Região (GO)

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo

2014 - 2023

Rádio 96 FM

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Analista político e social do Jornalismo, Carga horária: 10

Outras informações:
Jornalista, produtor, âncora e comentarista do Programa A Hora do Rush (2015-2023).Comentarista do Programa Jornal 96 (2014-2018).

2018 - 2018

TV Rio Verde - Canal 3 HD

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 2

Outras informações:
Apresentador e entrevistador do Programa Roda de Entrevista

1992 - Atual

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás

Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Autônomo

Atividades

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, OAB.,Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ENSINO JURÍDICO.

2017 - 2022

Jolinna

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicólogo responsável pela Gestão de Pessoas

2013 - 2015

Instituto de Pesquisas e Estudos do Brasil

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Diretor Pedagógico dos curso presenciais e EAD. Diretor da WEBTV do INPEB. Apresentador do Programa Reflexões na WEBTV.

2004 - 2013

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

Outras informações:
Coordenador do Curso de Direito. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso. Professor das disciplinas nos cursos de Comunicação: Social-Publicidade e Propaganda e Jornalismo 1- Regulamentação Publicitária; 2- Ética Publicitária; 3- Sociologia da Comunicação. 4- Cultura Brasileira Contemporânea. 5- História da Arte.

Atividades

  • 03/2009 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comunicação Social: Cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo.,Cargo ou função, Membro do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE - dos Cursos de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

  • 08/2007 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comunicação Social: Cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo.,Cargo ou função, Membro do COLEGIADO dos Cursos de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

  • 10/2008 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Direito.,Cargo ou função, PRESIDENTE do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE - do Curso de Direito.

  • 08/2008 - 04/2011

    Direção e administração, Curso de Direito.,Cargo ou função, COORDENADOR DO CURSO DE DIREITO.

  • 08/2008 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Direito.,Cargo ou função, PRESIDENTE do COLEGIADO do Curso de Direito.

  • 08/2008 - 08/2010

    Direção e administração, Curso de Direito.,Cargo ou função, COORDENADOR das Atividades Complementares - AC.

  • 08/2008 - 12/2009

    Direção e administração, Curso de Direito.,Cargo ou função, COORDENADOR dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC.

2006 - 2008

Escritório de estudos Professores Particulares

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2001 - 2002

Curso Talentos Educacionais, Pró-Jurídicos e Concursos

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor das Disciplinas: Direito Penal e Direito Processual Penal

1988 - 1988

Prefeitura Municipal de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

1992 - 1994

Colégio Municipal Profª Selva Campos Monteiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor das Disciplinas: Psicologia da Educação e Filosofia da Educação

1994 - 1996

Jornal Rio Verde News

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor e Redator Chefe