Isana Cristina dos Santos Lima
Isana Cristina dos Santos Lima tem Mestrado em Educação, com área de concentração em Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Ensino, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2013), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2010) pela UFPI com habilitação em docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional. Foi professora do quadro temporário da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, campus Clóvis Moura (2013-2016). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP (2011-2018). É coordenadora pedagógica e professora do Instituto Superior de Educação Sinapses .
Informações coletadas do Lattes em 25/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2011 - 2013
Universidade Federal do Piauí
Título: Significados e sentidos do mal-estar docente: o que pensam e sentem professores em início de carreira
, Ano de Obtenção: 2013.Maria Vilani Cosme de Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Significados e sentidos; Mal-estar docente; Identidade do professor.
Graduação em Licenciatura em Pedagogia
2006 - 2010
Universidade Federal do Piauí
Título: A Prova Brasil e suas contribuições para a melhoria do Ensino Fundamental nas escolas Municipais de Teresina
Orientador: Carmesina Ribeiro Gurgel
Formação complementar
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Instrumental II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês Instrumental I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
Libras e lingua portuguesa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Narrativa como método e técnica de pesquisa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação da aprendizagem. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação da aprendizagem: teoria e prática. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2007 - 2007
Deficiência Auditiva. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
LIMA, I. C. S. . I Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica - PARFOR/UFPI. 2015. (Outro).
LIMA, I. C. S. . VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE / AFIRSE - ASSOCIAÇÃO FRANCOFONE INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - SECÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
I Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica - PARFOR/UFPI. 2015. (Encontro).
VIII COLÓQUIO DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA.O processo de constituição do ser professor e suas múltiplas expectativas em relação a profissão docente. 2015. (Outra).
III WORKSHOP DE GESTÃO E LIDERANÇA. 2014. (Outra).
II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ATUALIDADE. 2014. (Seminário).
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. A ENTREVISTA NARRATIVA COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE SER PROFESSOR. 2014. (Congresso).
XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.OS SENTIMENTOS DO PROFESSOR SOBRE MAL-ESTAR DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE. 2014. (Encontro).
I Jornada de Extensão da UESPI - VII Seminário de extensão da UESPI, XI Seminário de Tradições Brasileiras e II Encontro Pedagógico do PIBID. 2013. (Seminário).
I VERESK - SIMPÓSIO BRASILEIRO-RUSSO-GERMÂNICO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: HISTÓRIA E ATUALIDADE. 2013. (Simpósio).
I Workshop de Gestão e Liderança. 2013. (Outra).
V ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA RA A EDUCAÇÃO SUPERIOR.PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UFPI ACERCA DA MONITORIA: CONSTRUINDO SABERES PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2013. (Encontro).
VII Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira.Os sentimentos de uma professora em início de carreira de Teresina-Pi em relação à profissão docente. 2013. (Outra).
1º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO.A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI. 2012. (Encontro).
1º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO.ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DILEMAS DO PROCESSO DE SER E TORNAR-SE PROFESSOR. 2012. (Encontro).
64ª Reunião Anual da SBPC. Mal-estar docente: um estudo sobre as condições de trabalho de professores da educação básica de Teresina. 2012. (Congresso).
II ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (II ENID-UFPI). 2012. (Encontro).
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - V CIPA. O TORNAR-SE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVA DE UMA PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA. 2012. (Congresso).
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI - PPGEd.ESTUDO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. 2012. (Encontro).
VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UESPI E I ENCONTRO PEDAGÓGICO DO PIBID: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PRÁTICA DOCENTE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. 2012. (Seminário).
Seminário de Libras. 2011. (Seminário).
VI Colóquio Nacional da AFIRSE ? Secção Brasileira: Múltiplos referenciais e suas práticas.A formação docente e as crises de identidade em uma abordagem histórica. 2011. (Outra).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Profissão docente: sentidos produzidos no processo de formação inicial de licenciandos. 2011. (Encontro).
Seminário Nacional de Administração Educacional - Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e Encontro Estadual da Associação Nacional de Política a Administração da Educação - ANPAE.Prova Brasil: um estudo sobre a política de avaliação da educação básica nas escolas municipais de Teresina. 2010. (Seminário).
VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.Os efeitos da Prova Brasil nas escolas públicas do município de Teresina. 2010. (Encontro).
XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Os sentidos da docência nas vozes dos licenciandos da Ufpi: um estudo a partir da psicologia sócio-hostórica. 2010. (Seminário).
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.A dimensão subjetiva da profissão docennte apontando desafios e (im)possibilidades psicossociais de ser professor. 2009. (Encontro).
5º Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí.Uma abordagem psicossocial e contextual da profissão docente apontando (im)possibilidades de ser professor. 2009. (Encontro).
Política de formação de professores: desafios contemporâneos.. 2009. (Seminário).
XIII Seminário de Iniciação Científica e I Congresso em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação..Os processos psicossociais envolvidos na profissão docente (re)orientando modos de ser e estar professor.. 2009. (Seminário).
II Seminário do Fórum de Pedagogia. 2008. (Seminário).
I Seminário Interno de Pedagogia. 2008. (Seminário).
IV Semana Paulo Freire. 2008. (Seminário).
I Forum interinstitucional de Pedagogia. 2007. (Outra).
Seminário Pesquisa Qualitativa. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
LIMA, I. C. S.; SOUSA, C. B.; SANTOS, A. C. S.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE REDE ESTADUAL DE ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, I. C. S.; SANTOS, A. E. A.; VIANA, J. F. S.. As práticas educativas na escola e suas implicações para a formação da cidadania de discentes da Escola Municipal Delfina Borralho Boavista - Teresina /Piauí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Médio Parnaíba.
LIMA, I. C. S.; SANTOS, A. E. A.; VIANA, J. F. S.. A relação escola e família e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem com discentes da Escola Municipal Delfina Borralho Boavista em Teresina Piauí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Médio Parnaíba.
CARVALHO, M. V. C.;LIMA, I. C. S.; SANTOS, V. A.. A AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.; SOUSA, J. F.. GESTÃO EDUCACIONAL: da formação inicial e continuada dos gestores para as demandas administrativas-pedagógicas no espaço escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, I. C. S.; OLIVEIRA, M. A. L.; OLIVEIRA, M. L. V. S.. Henry Wallon: a contribuição do desenvolvimento psicognitivo para a formação de leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, I. C. S.; LAURENTINO, M. C. S. C.; OLIVEIRA, M. A. L.. A contribuição do brincar para construção do conhecimento na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, I. C. S.; CARVALHO, M. V. C.; BANDEIRA, H. M. M.. SIGNIFICADOS E SENTIDOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI SOBRE A OBRA DE PAULO FREIRE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA ESCOLA MUNICIPAL VOVÓ EMÍDIA DA CIDADE DE PALMEIRAIS-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. O USO DO LÚDICO NA UNIDADE DE ENSINO CRECHE BRANCA DE NEVE EM PALMEIRAIS-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. A INDISCIPLINA DA SALA DE AULA: O FAZER DO PROFESSOR NA UNIDADE ESCOLAR FLORIZA SILVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DAS CRIANÇAS DE 3 ANOS DE IDADE DO CMEI EMERSON DE JESUS SILVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE ESCOLAR GABRIEL FERREIRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE MARIA DO CARMO REVERDOSA DA CRUZ REFLEXÕES INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, J. F.; FARIAS, J. M. S.;LIMA, I. C. S.. A INDISCIPLINA NA SALA DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BALDEINO BARBOSA DE DEUS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, I. C. S.; PIEROTE, E. M. V. F.; OLIVEIRA, M. A. L.. Educação como prática social no contexto de relações docentes e discentes no processo ensino e aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, I. C. S.; SOUSA, C. B.. Análise da importância da leitura e seu desenvolvimento para a formação de leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, M. V. C.; BANDEIRA, H. M. M.;LIMA, I. C. S.. O pensamento dos professores a respeito de sua profissionalização em início de carreira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
ALBANO, R. M.; PAIXAO, M. S. S. L.;LIMA, I. C. S.. Aquisição da linguagem oral em crianças: prática pedagógica de professoras da educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
ALBANO, R. M.; PAIXAO, M. S. S. L.;LIMA, I. C. S.. A contagem de histórias no contexto da hospitalização infantil: os desdobramentos no desenvolvimento da criança e no seu processo de tratamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
ALBANO, R. M.; COSTA, R. C.;LIMA, I. C. S.. Síndrome de Burnout em professores da Educação Infantil: reflexos na identidade e prática profissional docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
FARIAS, J. M. S.; SOUSA, J. F.;LIMA, I. C. S.. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas da professora de sala multiseriada da Escola Municipal de São Pedro do Piauí. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, M. A. L.; ALMEIDA, A. P.;LIMA, I. C. S.. O desenvolvimento cognitivo na infância: abordagem pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
OLIVEIRA, M. A. L.; ALMEIDA, A. P.;LIMA, I. C. S.. Interação família e escola: a participação da família no processo de ensino e aprendizagem da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
OLIVEIRA, M. A. L.; ALMEIDA, A. P.;LIMA, I. C. S.. A importância do desenho infantil no processo de letramento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
OLIVEIRA, M. A. L.;LIMA, I. C. S.; ALMEIDA, A. P.. O papel social da Educação Infantil em uma CMEI de Teresina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, I. C. S.. Processo seletivo para professor de graduação em Ciências Contábeis. 2015. Faculdade do Médio Parnaíba.
LIMA, I. C. S.. Processo seletivo para professor de graduação em Pedagogia. 2015. Faculdade do Médio Parnaíba.
Orientou
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
REFLEXOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A APRENDIZAGEM PODE SER UMA BRINCADEIRA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O lúdico no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre o processo de construção, efetivação e avaliação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
RELAÇÃO EDUCADOR-EDUCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA SUDESTE DE TERESINA/PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O BRINCAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA REDE ESTADUAL DE TERESINA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS E BRINCADEIRA PARA A INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO DE UM CENTRO MUNICIPAL DA ZONA SUDESTE DE TERESINA-PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O APRENDIZ BRINCANDO E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O PROFESSOR COMO AGENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ PELA EDUCAÇÃO DO CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL RECANTO DOS PÁSSAROS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NA SALA DE AULA DA ALFABETIZAÇÃO: UNIDADE ESCOLAR NAIR GOLÇALVES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO EIXO SOCOPO NA ZONA RURAL DE TERESINA-PI DO PROJETO PEDAGÓGICO REDE DE CULTURA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
O APRENDIZ BRINCANDO E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
Montoria da disciplina História Social da Criança; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
Monitoria na disciplina Corpo e Educação; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
Monitoria da disciplina Psicologia da Educação; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
Monitoria da disciplina Didática; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Isana Cristina dos Santos Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS DO MAL-ESTAR DOCENTE NA VOZ DE UMA PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA. Olhar de Professor (UEPG. Impresso) , v. 16, p. 277-312, 2013.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . A entrevista narrativa como possibilidade na produção de dados na pesquisa em educação. In: Eliana de Sousa Alencar Marques; Francisco Antonio Machado Araújo; Maria Vilani Cosme de Carvalho. (Org.). Produzindo dados sobre subjetividades na educação: aspectos teórico-metodológicos da pesquisa. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2015, v. 1, p. 1-72.
-
LIMA, I. C. S. . A ENTREVISTA NARRATIVA COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE SER PROFESSOR. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2014, RIO DE JANEIRO. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. RIO DE JANEIRO: BIOGRAPH, 2014.
-
LIMA, I. C. S. . OS SENTIMENTOS DO PROFESSOR SOBRE MAL-ESTAR DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE. In: XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2014, NATAL. XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE: PÓS-GRADUAÇÃO DO NORTE E NORDESTE: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, ASSIMETRIAS E DESAFIOS REGIONAIS, 2014.
-
MOURA, A. P. M. ; MONTEIRO, A. L. ; LIMA, I. C. S. . PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UFPI ACERCA DA MONITORIA: CONSTRUINDO SABERES PARA A PRÁTICA DOCENTE. In: V ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA RA A EDUCAÇÃO SUPERIOR - V ENFORSUP, 2013, TERESINA. V ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA RA A EDUCAÇÃO SUPERIOR - V ENFORSUP: O CENÁRIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, 2013.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONDIÇÕES DE TRABALHO: IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DOCENTE. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, 2012.
-
LIMA, I. C. S. . O TORNAR-SE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVA DE UMA PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - V CIPA, 2012, PORTO ALEGRE. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA - V CIPA, 2012.
-
LIMA, I. C. S. . A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI. In: 1º ENAPPE, 2012, NATAL. DIVERSIDADE E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, 2012.
-
MOURA, A. P. M. ; MONTEIRO, A. L. ; LIMA, I. C. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DILEMAS DO PROCESSO DE SER E TORNAR-SE PROFESSOR. In: 1º ENAPPE, 2012, NATAL. DIVERSIDADE E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, 2012.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Profissão docente: sentidos produzidos no processo de formação inicial de licenciandos. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Educação, cultura e diversidades, 2011.
-
LIMA, I. C. S. ; DAMASCENO, I. C. ; NUNES, R. B. . A Educação Infantil: das caravelas ao Imprério. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira: Múltiplos referenciais e suas práticas, 2011, Teresina. VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira: Múltiplos referenciais e suas práticas, 2011. p. 1-10.
-
LIMA, I. C. S. . A formação docente e as crise de identidade em uma abordagem histórica. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE ? Secção Brasileira: Múltiplos referenciais e suas práticas, 2011, Teresina. VI Colóquio Nacional da AFIRSE ? Secção Brasileira: Múltiplos referenciais e suas práticas, 2011. p. 1-9.
-
LIMA, I. C. S. . Prova Brasil: um estudo sobre a política de avaliação da educação básica nas escolas municipais de Teresina. In: Seminário Nacional de Administração Educacional - Reforma do Estado e Políticas Educacionais do Brasil: o público e o privado em questão e Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, 2010, Teresina. Seminário Nacional de Administração Educacional - Reforma do Estado e Políticas Educacionais do Brasil: o público e o privado em questão e Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, 2010. p. 1-11.
-
LIMA, I. C. S. . Os efeitos da Prova Brasil nas escolas públicas do município de Teresina. In: Vi Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2010, Teresina. O pensamento pedagógico na contemporaneidade, 2010.
-
CARVALHO, M. V. C. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; LIMA, I. C. S. . Uma abordagem psicossocial e contextual da profissão docente apontando limites e (im)possibilidades de ser professor. In: 5° Encontro de Pesquisa da Ufpi, 2009, Teresina. Encontro de Pesquisa em Educação da Ufpi (5): escrita da pesquisa em educação e suas diversas linguagens.. Teresina: EDUFPI, 2009. v. 1.
-
CARVALHO, M. V. C. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; LIMA, I. C. S. . A dimensão subjetiva da profissão docente apontando (im)possibilidades e desafios psicossociais.. In: 19° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: educação, direitos humanos e inclusão social.. João Pessoa: UFPB, 2009. v. 1.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Mal-estar docente: um estudo sobre as condições de trabalho de professores da educação básica de Teresina. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2012.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os sentidos do trabalho docente para os licencinandos da Ufpi: um estudo na perspectiva da psicologia sócio-histórica. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2010, Teresina. O pensamento pedagógico na contemporaneidade, 2010.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os sentidos da docência nas vozes de licenciandos da ufpi: um estudo a partir da psicologia sócio-histórica. In: XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2010, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi, 2010.
-
LIMA, I. C. S. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os processos psicossociais envolvidos na profissão docente (re)orientando modos de ser e de estar professor.. In: XIII Seminário de Iniciação Científica e I Congresso em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação., 2009, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi, 2009.
-
MOURA, A. P. M. ; MONTEIRO, A. L. ; LIMA, I. C. S. . PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UFPI ACERCA DA MONITORIA: CONSTRUINDO SABERES PARA A PRÁTICA DOCENTE. In: V ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA RA A EDUCAÇÃO SUPERIOR - V ENFORSUP, 2013, TERESINA. O CENÁRIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: PERSPECTIVAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, 2013.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os sentimentos de uma professora em início de carreira de Teresina-Pi em relação à profissão docente. In: VII Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2013, Mossoró. Educação, Investigação e Diversidade, 2013.
-
LIMA, I. C. S. . ESTUDO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2012, TERESINA. FORMAÇÃO, PESQUISA E CONTEXTOS SINGULARES. TERESINA: EDUFPI, 2012.
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . PROFISSÃO DOCENTE: SENTIDOS PRODUZIDOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS. In: XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2011, MANAUS. EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES. MANAUS: VALER, 2011. v. 2.
-
LIMA, I. C. S. ; DAMASCENO, I. C. ; NUNES, R. B. . A EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS CARAVElAS AO IMPÉRIO. In: VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA, 2011, TERESINA. MÚLTIPLOS REFERENCIAIS E SUAS PRÁTICAS. TERESINA: EDUFPI, 2011.
-
LIMA, I. C. S. . A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRISES DE IDENTIDADE EM UMA ABORDAGEM HIStÓRICA. In: VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - SECÇÃO BRASILEIRA, 2011, TERESINA. MÚLTIPLOS REFERENCIAIS E SUAS PRÁTICAS. TERESINA: EDUFPI, 2011.
-
LIMA, I. C. S. . Prova Brasil: um estudo sobre a política de avaliação da educação básica nas Escolas Municipais de Teresina. In: Seminário Nacional de Administração Educacional: Reforma do Estado e Políticas Educacionais: o público e privado em questão e Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, 2010, Teresina. Seminário Nacional de Administração Educacional: Reforma do Estado e Políticas Educacionais: o público e privado em questão e Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Teresina: EDUFPI, 2010. v. 1.
-
CARVALHO, M. V. C. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; LIMA, I. C. S. . A dimensão subjetiva da profissão docente apontando desafios e (im)possibilidades psicossociais de ser professor. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Noerdeste, 2009, João pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: EDUFPB, 2009.
-
LIMA, I. C. S. . O processo de constituição do ser professor e suas múltiplas expectativas em relação a profissão docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, I. C. S. . A entrevista narrativa: a construção de dados na pesquisa em educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA, A. P. M. ; MONTEIRO, A. L. ; LIMA, I. C. S. . PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA DA UFPI ACERCA DA MONITORIA: CONSTRUINDO SABERES PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os sentimentos de uma professora em início de carreira de Teresina-Pi em relação à profissão docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Mal-estar docente: um estudo sobre as condições de trabalho de prefessores da educação básica de Teresina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONDIÇÕES DE TRABALHO: IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, I. C. S. . ESTUDO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, A. P. M. ; MONTEIRO, A. L. ; LIMA, I. C. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBERTAS E DILEMAS DO PROCESSO DE SER E TORNAR-SE PROFESSOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. . A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. . Princípios básicos para elaboração de monografias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, I. C. S. . Avaliação Institucional na Educação Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Profissão docente: sentidos produzidos no processo de formação inicial de licenciandos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. . A formação docente e as crises de identidade em uma abordagem histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. ; DAMASCENO, I. C. ; NUNES, R. B. . A Educação Infantil: sa caravelas ao Império. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. . Prova Brasil: um estudo sobre a política de avaliação da educação básica nas Escolas Municipais de Teresina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. . Os efeitos da Prova Brasil nas escolas públicas do município de Teresina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os sentidos do trabalho docente para os licenciandos da Ufpi: um estudo na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA NAS VOZES DE LICENCIANDOS DA UFPI: UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, M. V. C. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; LIMA, I. C. S. . Uma abordagem psicossocial e contextual da profissão docente apontando (im)possibilidades de ser professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, M. V. C. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; LIMA, I. C. S. . A dimensão subjetiva da profissão docente apontando desafios e (im)possibilidades psicossociais de ser professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, I. C. S. ; MACEDO, R. M. A. ; ALENCAR, E. S. ; CARVALHO, M. V. C. . Os processos psicossociais envolvidos na profissão docente (re)orientando modos de ser e de estar professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, I. C. S. . Significados e sentidos do mal-estar docente: o que pensam e sentem professores em início de carreira. Teresina: EDUFPI, 2013 (Resumo na Revista Linguagens, Educação e Sociedade (ano 18, n. 28, 2013)).
Outras produções
LIMA, I. C. S. . COLABORADOR NA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO TRIENAL CAPES 2010-2012. 2013.
LIMA, I. C. S. . Revista Clóvis Moura de Humanidades. 2015.
LIMA, I. C. S. . Revista Educação e Linguagens. 2014.
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . As subjetividades em construção no contexto escolar: uma análise na perspectiva sócio-histórica e psicoeducacional. 2010. (Relatório de pesquisa).
LIMA, I. C. S. ; CARVALHO, M. V. C. . PROFESSOR... UMA PESSOA, UMA PROFISSÃO, VÁRIAS REALIDADES: um estudo que aponta limites e possibilidades psicossociais de ser e de estar professor. 2009. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Os aspectos psicossociais que orientam esta relação, Descrição: Compreendermos o Estágio Supervisionado como importante espaço de construção do ser docente, pois, volta-se para a articulação das experiências acadêmicas com as condições reais de trabalho. Esse entendimento suscitou no interesse em refletir sobre os processos subjetivos que emergem na relação entre os licenciandos e a disciplina que se constituem como impulsionadores no cumprimento das atividades. Como ponto de partida para o estudo estabelecemos o seguinte questionamento: Quais as contribuições dos aspectos psicossociais emergente na relação dos estudantes de Pedagogia com o Estágio Supervisionado na constituição do ser pedagogo? A partir desta pergunta definimos como objetivo geral investigar os processos psicossociais emergentes na relação dos estudantes de Pedagogia com o Estágio Supervisionado que se mostram constitutivos de sua formação. E como objetivos específicos decidimos analisar o processo de construção do significado social do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de formação de professores no Brasil; estudar os processos psicossociais produzidos na articulação entre a subjetividade dos licenciandos e sua vivência objetiva na disciplina Estágio Supervisionado; e compreender a contribuição dos processos psicossociais na constituição do ser pedagogo. A natureza da nossa pesquisa é qualitativa. Para atingir os objetivos e metas, organizamos nossa investigação em duas fases: serão desenvolvidos estudos teóricos e pesquisa empírica. Os estudos teóricos versarão, por um lado, sobre os aspectos históricos do estágio curricular nos cursos de formação de professores segundo a legislação e autores como Piconez (1991), Caimi (2002), Pimenta (2002), Barreiro e Gerbran (2006), Pimenta e Lima (2011), dentre outros e, por outro lado, sobre a dimensão subjetiva do ser humano (LEOVTIEV,1978, 1993; VYGOTSKI, 1993,1994), o processo de socialização do indivíduo (BERGER E LUCKMANN, 1976) sobretudo, os aspectos psicossociais envolvidos na constituição do ser profess. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isana Cristina dos Santos Lima - Integrante / Maria Escolática de Moura Santos - Coordenador / Pedro Pereira dos Santos - Integrante / Izabel Rodrigues da Silva - Integrante.
-
2009 - 2010
AS SUBJETIVIDADES EM CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: uma análise na perspectiva sócio-histórica e psicoeducacional, Descrição: A crise da profissão docente e, em especial, da identidade desse profissional e dos demais educadores, e, ainda, a situação de profundo mal-estar que se encontra o professorado nos coloca o desafio de desenvolver estudos que nos permitam conhecer a pessoa do professor/educador e, com isso, podermos vislumbrar saídas para ser educador e está nessa profissão. Uma das direções que esses estudos podem tomar é buscar compreender a dimensão subjetiva da educação, mas tendo consciência de que esta se constitui e se expressa em suas inter-relações com a dimensão objetiva social, cultural, histórica e política. Desse modo, os estudos que pretendemos desenvolver com esse projeto visam analisar uma temática que vem se tornando cada vez mais necessária no contexto educacional brasileiro: a subjetividade dos atores envolvidos na educação, especialmente no processo ensino-aprendizagem que acontece na escola. Nesse sentido, definimos como objetivo geral investigar as subjetividades em construção no atual contexto escolar, analisando, sobretudo, os processos psicossociais que se constroem nas relações e ações educacionais, os processos de construção da identidade profissional do educador e de produção de sentidos das experiências vivendo e construindo a profissão. Mais especificamente definimos: a) delinear o perfil dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem; b) analisar os processos de construção da identidade do educador; c) compreender como os processos formativos podem re-significar a identidade dos profissionais da educação escolar; d) Verificar se a consciência desenvolvida pelos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em relação ao ser professor se caracteriza pela articulação entre seu significado social e o sentido que está sendo produzido nos processos formativos; e) analisar os processos de produção dos novos significados e sentidos que o educador está atribuindo à sua profissão e como estes (re)orientam sua atuação profissional e/ou prátic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isana Cristina dos Santos Lima - Integrante / Maria Vilani Cosme de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2009
Professor... uma pessoa, uma profissão, várias realidades: um estudo que aponta limites e possibilidades psicossociais de ser e de estar professor., Descrição: Hoje mais do que em outros momentos históricos pensar em Educação de qualidade é pensar no ensino e, por extensão, pensar no professor e nas possibilidades e limites de estar na profissão docente (UNESCO, 2004). Situação que nos leva a refletir as condições objetivas e subjetivas de ser professor hoje no Brasil. O objetivo geral da pesquisa é investigar como os aspectos psicossociais que estão envolvidos no exercício da profissão docente têm (re)orientado os modos de ser professor hoje. Para isso buscamos: a) Sistematizar os significados já partilhados ao longo do tempo sobre ser professor; b) Entender o que motiva os alunos a fazerem um curso de licenciatura; c) Analisar os sentidos que os licenciandos estão produzindo sobre ser professor no seu processo de formação inicial. O aporte teórico, metodológico e analítico está fundamentado nos pressupostos da abordagem sócio-histórica de Vygotski (1994, 1996), nos estudos sobre a profissão docente (Esteve, 1999, Unesco, 2004), na técnica de grupo focal (2005) e de análise do conteúdo (Bardin, 1977).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isana Cristina dos Santos Lima - Integrante / Maria Vilani Cosme de Carvalho - Coordenador / Rosa Maria de Almeida Macedo - Integrante / Eliana de Sousa Alencar - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade do Médio Parnaíba. , Rua Simplício Mendes, 865, Centro/Sul, 64018510 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32210537
Experiência profissional
2013 - 2016
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Política Educacional e Organização da Educação Básica
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Social da Criança
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Corpo e Educação
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática e Pesquisa Educativa II
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, LETRAS - PORTUGUÊS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional e Organização da Educação Básica
-
04/2013 - 07/2013
Ensino, MATEMÁTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
04/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão dos Processos Educativos I
2013 - 2015
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Professora Colaboradora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na UFPI
2013 - 2013
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
Outras informações:
Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPI
2012 - 2012
Universidade Federal do PiauíVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
11/2014 - 11/2014
Ensino, PEDAGOGIA / PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV
-
06/2014 - 06/2014
Ensino, PEDAGOGIA / PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA / PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA / EAD / UAB, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC I
-
12/2012 - 04/2013
Ensino, LICENCIATURAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I
-
03/2012 - 10/2012
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II
2015 - Atual
Faculdade do Médio ParnaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Pedagogia, Carga horária: 20
2011 - Atual
Faculdade do Médio ParnaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia e da Educação
-
08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Gestão dos Processos Educativos
2008 - 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2008 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento, UFPI.,Linhas de pesquisa
2010 - 2015
Instituto ComeniusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
2018 - Atual
Instituto de Educação Superior SinapsesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2018
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Infantil
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isana Cristina dos Santos Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?