FRANKLIN LIMA SANTOS
- Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe;
- Especialista em Teoria e Prática Textual pela Universidade Federal de Sergipe/FAPESE;
Licenciado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe.
Atuou como Professor-Orientador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Raça - CSAD/Universidade Federal de Sergipe.
Atuou como Professor do Curso de Letras Português das Faculdades Integradas de Sergipe nas disciplinas de Língua Portuguesa I, II, III e IV, Literatura Infantil e Produção de Texto.
Foi professor Assistente I do curso de Letras Português / Espanhol (EAD) na Universidade Tiradentes (2006 a 2013) e professor substituto no Departamento de Letras Estrangeiras da UFS (2006-2008).
É Professor da Faculdade Pio X atuando em diversas disciplinas do curso de Letras Português e Espanhol, Pedagogia e professor da disciplina Leitura e Produção de Texto no Curso de Psicologia dessa Instituição. Atuou como orientador no Programa de Iniciação Científica da Faculdade Pio Décimo intitulado Interferência da interlíngua no processo de aquisição da Língua Espanhola para falantes de língua portuguesa e ora integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em Grupo Interdisciplinar de Trabalho como Coordenador de Área. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Linguística, Ensino, Metodologias de Aprendizagem de Língua Espanhola e Língua Portugesa, Estágio Supervisionado de Espanhol, Compreensão Leitora, Compreensão e Estratégias de Composição Escrita, Gêneros Textuais e Abordagem Intercultural.
Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2010 - 2012
Universidade Federal de Sergipe
Título: Análise de interlíngua na produção escrita dos alunos do curso de licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal de Sergipe
, Ano de Obtenção: 2012.Prof. Dr. Givaldo Melo de Santana.Palavras-chave: Interlíngua; Língua Espanhola; Ensino; Produção Escrita;.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Teoria e Práticas Textuais
2008 - 2009
Universidade Federal de Sergipe
Título: A Importância da Produção Textual no Ensino da Língua Espanhola
Orientador: Prof. Dr. Givaldo Melo Santana
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - ENSINO HÍBRIDO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - AULA 34. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO: NO TEXTO, EM QUALQUER CONTEXTO. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2021 - 2021
II WEBCONFERÊNCIA DE LINGUÍSTICA ROMÂNICA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2021 - 2021
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (S) NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em GRUPO DE PESQUISA EM LEXICOLOGIA. , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade São Luiz de França, FSLF, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade São Luiz de França, FSLF, Brasil.
2010 - 2010
Curso de extensão em língua espanhola. (Carga horária: 20h). , Casa do Brasil Escola de Línguas - Buenos Aires/Argentina, CBEL, Argentina.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: LÍNGUA ESPANHOLA.
Prêmios
2019
HONRA AO MÉRITO POR RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À FACULDADE PIO DÉCIMO, FACULDADE PIO DÉCIMO.
2011
Mestre Amigo da Turma de Licenciados em Letras Espanhol 2011/2, UFS.
2010
Mestre Amigo da Turma de Licenciados em Letras Espanhol 2010/2 -, UFS.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Faculdade Pio X - Campus IIIVínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
A) ATUA EM DISCIPLINAS:
- LÍNGUA ESPANHOLA I, II, III, IV E V;
- GRAMÁTICA HISTÓRICA;
- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA;
- EXPRESSÃO E COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA;
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VI - INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA;
- FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA;
- TEORIAS DA EDUCAÇÃO;
- PRÁTICA DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA;
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V.
B) INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTRUTURAÇÃO DOCENTE;
C) GESTOR DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE LETRAS;
D) PROFESSOR DO CURSO DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
E) LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA EM LÍNGUA E CULTURA ESPANHOLA
Atividades
-
11/2018 - 03/2019
Direção e administração, Faculdade Pio X.,Cargo ou função, RESPONDEU PELA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS DA FACULDADE PIO DÉCIMO.
2014 - 2014
Faculdade São Luís de FrançaVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pós-Graduação
Outras informações:
Ministrante de Módulo do Curso de Pós-Graduação em Tradução, Ensino e Cultura de Língua Espanhola, na disciplina Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras, com 20 (vinte) horas.
2014 - Atual
Faculdade Pio Décimo - Campus IVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de Língua Espanhola I, II, III, IV e V, Gramática Histórica, Metodologia do Ensino de Línguas, Expressão e Compreensão Oral em Língua Espanhola, Espanhol Instrumental, Tópicos de Tradução em Língua Espanhola.
2015 - 2016
Faculdade Pio Décimo - Campus IVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 2
Outras informações:
Pesquisa no Programa de Iniciação Científica (PIC) do Curso de Letras Português-Espanhol - Grupo de Estudos em Língua e Cultura Hispânica (GELCH)
2013 - Atual
Faculdades Integradas de SergipeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prof. de Língua Portuguesa e Produção Textual, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa V e Produção de Texto.
2012 - 2013
Universidade Federal de SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor / Orientador de TCC
Outras informações:
Orientador de trabalhos de conclusão de curso na Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas com Foco em Gênero e Raça no Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe.
2006 - 2008
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das disciplinas:
- Espanhol Instrumental;
- Língua Espanhola I;
- Língua Espanhola II;
- Língua Espanhola III;
- Língua Espanhola IV;
- Língua Espanhola V;
- Língua Espanhola VI;
- Língua Espanhola VII;
- Língua Espanhola para Fins Específicos;
- Seminário de Língua Espanhola.
2006 - 2014
Universidade TiradentesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor-Tutor das disciplinas: Introdução à Linguística, Introdução à Língua Latina, Teoria Textual, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Hispanoamericana, Língua Espanhola I, Língua Espanhola II, Língua Espanhola III, Língua Espanhola IV, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Metodologia Científica.
2010 - 2010
Secretaria de Estado da Edeucação (SE)Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Elaborador de provas para Exames Supletivos
Outras informações:
Elaborador de provas para os Exames Supletivos de nível médio da disciplina de Língua Espanhola
2010 - 2010
Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAjuVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da disciplina Atividades Sócio-Pedagógicas da Guarda Municipal em Caráter Preventivo na Comunidade Escolar, no Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Aracaju-GMA
2009 - 2009
Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAjuVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da disciplina Atividades Sócio-Pedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo na Comunidade Escolar, no Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Aracaju-GMA.
2005 - 2006
Colégio Militar de SergipeVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Prof. de Português, Espanhol, Lit. e Redação, Carga horária: 15
2006 - 2006
Instituto Dom Fernando GomesVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 2
2003 - 2005
ALPS IdiomasVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 10
2021 - Atual
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO - POLÍCIA MILITAR DE SERGIPEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO OFICIAL, Carga horária: 20
2019 - 2019
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO - POLÍCIA MILITAR DE SERGIPEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DA DISCIPLINA DE REDAÇÃO OFICIAL, Carga horária: 20
2014 - 2015
Faculdade AmadeusVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: MINISTRANTE DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 20
2018 - Atual
Faculdade Pio Décimo - Campos IIIVínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: GESTOR -PRJETO DE VIVÊNCIA PEDAGÓGICA - ENADE, Carga horária: 2
Outras informações:
DESEMPENHO DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES COM O OBEJTIVO DO ALIMENTO PEDAGÓGICO PARA O PREPARO DOS ALUNOS DA FACULDADE PIO DÉCIMO, DO CURSO DE LETRAS, AO EXAME DO ENADE,
2018 - Atual
Faculdade Pio Décimo - Campos IIIVínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE, Carga horária: 2
2018 - 2020
Faculdade Pio Décimo - Campos IIIVínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: DOCENTE DO PROG.DE NIVELAMENTO EM LÍNG PORT., Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de FRANKLIN LIMA SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?