Ildilane Suelem Rodrigues Carvalho

Bacharel em Enfermagem pela faculdade Seama (ano 2013). Especialista em Oncologia Pediátrica (UFPA). Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (2021). Atuou como acadêmica na área de imunização (2009), bolsista na Secretaria do Estado da Saúde no Hospital Alberto Lima (2010) onde acompanhei atividades especificas do setor de admissão e liberação de pacientes, auxiliar na administração de medicamentos e inspecionar pacientes, realizações de relatórios, etc. Publicações de artigos científicos. Trabalhou como enfermeira generalista no Hospital e Escola São Camilo e São Luiz de Macapá. Trabalhou como docente na Faculdade Madre Tereza no curso Bacharel em Enfermagem, e como preceptora em estágio no curso de enfermagem na Universidade Federal do Amapá. Foi facilitadora na Faculdade Apoena no Curso de pós-graduação em Urgência e Emergência, e na Escola de Administração Publica do estado do Amapá (EAP). e também, exerceu preceptoria de estágio na faculdade Fama em Macapá. Trabalhou no governo do Estado do Amapá na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança e Adolescente. Trabalhou no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo em Belém- PA, onde supervisionou a agência Transfusional, monitorando a administração e infusão de hemocomponentes e hemoderivados; analisando possíveis reações adversas, registrando informações e dados estatísticos pertinentes ao doador e receptor; e participando de programas de captação de doadores; desenvolveu pesquisas relacionadas à hemoterapia e à hematologia., também exerceu a função de gestora do setor de Educação continuada, sendo responsável por todo e qualquer treinamento/atualização/capacitação da equipe de enfermagem. Atualmente, é militar da Força Aérea Brasileira, E Instrutora do curso técnico em enfermagem

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIAS DA SAÚDE

2019 - 2021

Universidade Federal do Amapá
Título: O CUIDADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. ,Ano de Obtenção: 2021
Silvana Rodrigues da Silva.Palavras-chave: estresse psicilogico.

Especialização em Enfermagem em Oncologia Pediátrica

2015 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: Compreendendo o Enfrentamento do Enfermeiro Frente ao cuidado com o Paciente Oncológico Pediátrico
Orientador: Amélia Fadul

Especialização em Docência e Gestão em Nível superior

2015 - 2016

Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá
Título: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A importância do saber para seus cuidadores e escolas na qual pertencem
Orientador: Aylla Monise

Graduação em Enfermagem

2009 - 2012

Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá
Título: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: EVIDÊNCIAS EM CRIANÇAS DE 02 A 07 ANOS ESCOLARES EM DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ
Orientador: Lorane Hage Melin

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Enfermagem na Quimioterapia e Radioterapia. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2021 - 2021

Enfermagem Pediátrica e Neonatal. (Carga horária: 180h). , Enfermagem a Distancia, EAD, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Abordagem Domiciliar de Pacientes em Cuidados Paliativos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Admistração em Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Auditoria em Enfermagem. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Oncologia. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2020 - 2020

Praticas éticas e legais no enfrentamento da morte. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2019 - 2019

cuidados paliativos em oncologia. (Carga horária: 12h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Hipertensão na Gravidez. 2021. (Congresso).

I congresso internacional Interdisciplinar Sobre politicas Públicas de saúde. Apoio institucional e Garantia dos direitos da criança com transtorno de aspectro austista na pespectiva de familiares. 2021. (Congresso).

I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). o Sofrimento Moral dos profissionais da saúde na pandemia do Coronavírus: uma revisão da literatura. 2020. (Congresso).

I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online). o Sofrimento Moral dos profissionais da saúde na pandemia do Coronavírus: uma revisão da literatura. 2020. (Congresso).

I congresso Amapaense Multidisciplinar de Oncolgia. intervenções da Enfermagem no Controle do Câncer Infantil. 2019. (Congresso).

I congresso Amapaense Multidisciplinar de Oncologia. Intervenções da Enfermagem no Controle do Câncer na infância. 2019. (Congresso).

III Encontro Cientifico do Programa da Pós Graduação em Ciencias da Saúde. VIVÊNCIA DO ENFERMEIRO FRENTE AO CUIDADO A PACIENTES ONCOLÓGICOS NO HOSPITAL DE CLÍNICAS Dr. ALBERTO LIMA EM MACAPÁ-AP. 2019. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: ONCEIÇÃO RODRIGUES SOUZA 2

RODRIGUES, P. T. 2. I.;CARVALHO, I. S. R; INAJOSA, A.. JAMAYRA MONIZA SANTOS DE AZEVEDO.PRÁTICA POPULARES DE SAÚDE NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE FOZ DO MAZAGÃO VELHO.?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza.

Aluno: FRANCINETE PINTO DE FARIAS DOS SANTOS 2

RODRIGUES, P. T. 2. I.; INAJOSA, A.;CARVALHO, I. S. R. LUZIA NEVES SANTOS.CÂNCER DE MAMA: VIVÊNCIAS DE MULHERES EM TRATAMENTO NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. ALBERTO LIMA, MACAPÁ ? AP.?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza.

Aluno: AIDA SILVA DOS SANTOS 2

RODRIGUES, P. T. 2. I.;CARVALHO, I. S. R; MENDES, J. S.. ALDENICE DE JESUS SANTOS 3. ANDREIA.?VIOLÊNCIA INFANTIL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VÍTIMAS DE 0 A 12 ANOS NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ ? AP, 2013 A 2016.?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza.

Orientou

Ana Karoline dos Santos, Fabiana Coelho, Marivanda Fonseca

Vivência do Enfermeiro Frente ao cuidado a pacientes oncológicos no Hospital de clinicas Dr° alberto Lima em Macapá-ap; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza; Orientador: Ildilane Suelem Rodrigues Carvalho;

Produções bibliográficas

  • PINTO DOS SANTOS, ANA KAROLINE ; DA CRUZ COELHO, FABIANA ; CONCEIÇÃO DA FONSECA, MARIVANDA ; RODRIGUES CARVALHO, ILDILANE SUELEM . Vivência do enfermeiro frente ao cuidado a pacientes oncológicos no hospital de clínicas Dr. Alberto Lima em Macapá-AP. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , v. 11, p. 4958-4967, 2021.

  • Carvalho, Ildilane Suelem Rodrigues ; Silva, Silvana Rodrigues da ; Carmo, Weslley Lieverson Nogueira do . SOFRIMENTO MORAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. SAÚDE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: PANDEMIA DE COVID-19. 1ed.: Editora Omnis Scietia, 2020, v. , p. 377-.

  • DO CARMO, WESLLEY LIEVERSON NOGUEIRA ; DA SILVA, SILVANA RODRIGUES ; RODRIGUES, ÉRIKA TATIANE DE ALMEIDA FERNANDES ; VERGA, SAMEA MARINE PIMENTEL ; MAZZA, VERÔNICA DE AZEVEDO ; Carvalho, Ildilane Suelem Rodrigues . Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em crianças e os impactos no âmbito familiar: análise de nuvens de palavras e similitude / Autism Spectrum Disorder (ASD) diagnosis in children and the impacts on the family environment: word cloud and similarity analysis. Brazilian Journal of Development , 2021.

  • CARVALHO, I. S. R ; SILVA, S. R. ; CARMO, W. L. N. . o Sofrimento Moral dos profissionais da saúde na pandemia do Coronavírus: uma revisão da literatura. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CARVALHO, I. S. R . Utilizando o DATASUS como fonte de dados para pesquisa. 2019. .

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A importância do saber para seus cuidadores e escolas na qual pertencem., Descrição: é uma revisão de literatura onde explica o que é Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, suas principais características, pois é de fundamental importância o acompanhamento de seus cuidadores e professores, estejam bem atualizados, orientados e entendidos, para que quando se depararem, em suas atividades, com problemas de comportamento possam garantir uma prestação de serviço mais eficiente e de maior qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ildilane Suelem Rodrigues Carvalho - Coordenador / Lorane Hage Melin - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Os desafios da enfermagem na educação do paciente portador de transtorno mental., Descrição: Identificar os desafios da enfermagem na educação do paciente portador de transtorno mental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ildilane Suelem Rodrigues Carvalho - Integrante / Francine Lima Merigo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2010

Hospital das Clínicas Alberto Lima

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiarios, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhar atividades especificas do setor de admissão e liberação de pacientes, auxiliar na administração de medicamentos e inspecionar pacientes, realização de relatórios

2009 - 2009

Central de Imunobiológicos do Município de Macapá

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vacinador/ fiscalizador de equipes em postos., Carga horária: 20

Outras informações:
Participação voluntária de campanhas nacional de vacinação no Município de Macapá.

2013 - 2020

Governo do Estado do Amapá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermagem, Carga horária: 20

2014 - 2016

Hospital Escola Sao Camilo e Sao Luiz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira generalista, Carga horária: 20

2017 - 2019

Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do curso de bacharel em enfermagem

2014 - 2014

Escola Madre Tereza e Faculdade Madre Tereza

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora no Curso técnico em enfermagem.

2018 - 2018

Faculdade Apoena

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Pós graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Facilitadora da pós-graduação de Enfermagem em Urgência e emergência. onde o modulo ministrado foi urgências e emergências pediátricas.

2018 - 2018

Faculdade Facel Macapá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Pós graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso da pós-graduação do curso de enfermagem em oncologia. Facilitadora do módulo bases genéticas do câncer. hemoterapia em pediatria e cuidados paliativos.

2019 - 2020

Escola de Administração Pública

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Facilitador

Outras informações:
Facilitador de Cursos oferecidos pelo governo do Estado do Amapá

2017 - 2018

INNOVARE DIGITAL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA DOCENTE, Carga horária: 15

Outras informações:
ENFERMEIRA DOCENTE vínculo prestadora de serviço/horista.

2019 - 2019

Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Preceptoria de estágio

2020 - 2020

Faculdades de Macapá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Preceptoria de estagio em enfermagem

2020 - 2021

Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: enfermeira, Carga horária: 220

2021 - Atual

Força Aérea Brasileira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: aspirante a oficial ( enfermeira)

2022 - Atual

SENAC PA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: instrutora do curso técnico em enfermagem, Carga horária: 20