Fabiana Monteiro Viana

Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro ? UENF. Seu último trabalho profissional, na área de pesquisa, foi como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) nos anos de 2007 a 2011. Possui experiência na área de Educação e atuou como professora de inglês no nível educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no Centro Educacional Sunflower- Escola Bilingue (2010-2011).

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Serviço Social

2008 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Licenciatura em Pedagogia (Conceito 5 Enade 2008)

2006 - 2009

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954)
Orientador: Sílvia Alícia Martinez
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Serviço Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

VIANA, F. M. ; SODRÉ, Lígia de Freitas ; VIANA, Jussara Scafura Mesquita ; MARTINEZ, S. A. ; GAMA, Michele dos Santos da Silva ; Assis. M . ENCONTRO INTERGERACIONAL DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS ? LAECE EM FOCO. 2010. (Outro).

VIANA, F. M. ; SODRÉ, Lígia de Freitas ; MARTINEZ, S. A. ; GAMA, Michele dos Santos da Silva ; Assis. M ; VIANA, Jussara Scafura Mesquita . OFICINA: Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). PROJETO: ?Conhecer o passado para mudar o presente; preservação do patrimônio histórico e divulgação da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (1880-1980)?. 2010. (Outro).

VIANA, F. M. . Semana Acadêmica Unificada: A educação no Século XXI em tempos de desafios e atitudes. 2009. (Outro).

Participação em eventos

II MOSTRA DE EXTENSÃO IFF. UENF. UFF.LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS: PRESERVAR A MEMÓRIA, DIVULGAR A CULTURA ESCOLAR E AFIRMAR A IDENTIDADE NA COMUNIDADE (ESCOLAR).. 2010. (Encontro).

"Mitos nos Transtornos do Comportamento e na Aprendizagem". 2009. (Seminário).

14ª Congresso Fluminense de Iniciação Científica. A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954). 2009. (Congresso).

Conhecendo o Lattes. 2009. (Oficina).

História da Educação e Teoria Social: Contribuições de Norbert Elias in: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana (CIHELA). 2009. (Congresso).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino Americana (CIHELA),. A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954). 2009. (Congresso).

Mini-curso de Extensão sobre o ensino de Filosofia e Sociologia no nível médio. 2009. (Outra).

13 Encontro iniciação Científica, 8ª mostra de pós-graduação.A cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos no período da redemocratização do ensino (1946-1954). 2008. (Encontro).

A transversalidade dos direitos humanos na formação do professor- pesquisador. 2008. (Seminário).

IV Semana Acadênica e mês do assistente Social - Na saúde na Doença: Um debate sobre o trabalho de professores, policiais militares e enfermeiros.. 2008. (Encontro).

OFICINA SOBRE A PUBLICAÇÃO DE EXTENSÃO. 2008. (Oficina).

Programa de Treinamento no uso do portal Periódicos da Capes - 2008. 2008. (Outra).

VIII Semana Acadêmica - MIni-curso : Work-Shop - Hip-Hop. 2008. (Encontro).

VIII Semana acadêmica UENF/CCH.A Cultura Escolar Do Liceu de Humanidades de Campos no Período de Redemocratização (1946 - 1954). 2008. (Encontro).

VIII Semana de Ciências Humanas.O processo de Favelização e a Violência Urbana. 2008. (Encontro).

VIII Semana de Ciências Humanas. 2008. (Encontro).

V Semanário sobre trabalho escravo, os impactos do agronegócio sucro- alcooleiro. 2008. (Seminário).

"Ciclo de video-debates: Educação, Política e Cultura: Confrontos de Darcy Ribeiro". 2007. (Simpósio).

Capacitação em metodologia para projetos de extensão. 2007. (Seminário).

VII Semana de Ciências Humanas. 2007. (Simpósio).

VI Semana de Ciências Humanas - "As Instituições Públicas no Contexto Neoliberal". 2006. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • VIANA, F. M. . A Cultura Escolar do Liceu de Humanidades de Campos no Período da Redemocratização (1946-1954). In: IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA- EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E IDENTIDADES NA AMÉRICA LATINA, 2009, Rio de Janeiro. IX CIEHELA, 2009.

  • VIANA, F. M. ; Boynard. M. Amélia ; MARTINEZ, S. A. . A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954). In: 14° CONGRESSO FLUMINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2009, Campos dos Goytacazes. 14° CONGRESSO FLUMINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2009. p. 1-1.

  • VIANA, F. M. ; MARTINEZ, S. A. ; Boynard. M. Amélia . A Cultura Escolar do Liceu de Humanidades de Campos no Período da Nova República. In: 13ª Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do Norte Fluminense, 2008, Campos dos Goytacazes. A Cultura Escolar do Liceu de Humanidades de Campos no Período da Nova República, 2008. p. 181-181.

  • VIANA, F. M. ; MARTINEZ, S. A. ; GAMA, Michele dos Santos da Silva ; Assis. M ; VIANA, Jussara Scafura Mesquita ; SODRÉ, Lígia de Freitas ; Boynard. M. Amélia . LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS: PRESERVAR A MEMÓRIA, DIVULGAR A CULTURA ESCOLAR E AFIRMAR A IDENTIDADE NA COMUNIDADE (ESCOLAR).. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANA, F. M. ; MARTINEZ, S. A. ; Boynard. M. Amélia . A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANA, F. M. . A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANA, F. M. ; MARTINEZ, S. A. ; Boynard. M. Amélia . A cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos no período da Redemocratização (1946-1954). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, F. M. ; Boynard. M. Amélia ; MARTINEZ, S. A. . A cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos no período da Redemocratização (1946-1954). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIANA, F. M. . A Cultura Escolar do Liceu de Humanidades de Campos: Redemocratização da Educação Brasileira- (1946-1954). Campos dos Goytacazes 2009 (Monografia).

Outras produções

VIANA, F. M. . A CULTURA ESCOLAR DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS NO PERÍODO DA NOVA REPÚBLICA (1946-1954). 2009. (Relatório de pesquisa).

VIANA, F. M. ; VIANA, Jussara Scafura Mesquita ; SODRÉ, Lígia de Freitas ; MARTINEZ, S. A. ; GAMA, Michele dos Santos da Silva ; Assis. M . ENCONTRO INTERGERACIONAL DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS ? LAECE EM FOCO. 2010 (ENCONTRO) .

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    A Cultura Escolar do Liceu de Humanidades de Campos: Redemocratização da Educação Brasileira- (1946-1954), Descrição: Relatório de conclusão de Bolsa de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiana Monteiro Viana - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Cultura Escolar do Liceu de Humanidades de Campos no Período da Redemocratização da Educação Brasileira (1946-1954), Descrição: Dada a amplitude temporal do projeto desenvolvido pela Prof. Silvia Alicia Martínez, neste sub-projeto, em que abordaremos a história do Liceu de Humanidades de Campos, se faz imprescindível realizar um recorte temporal. Este recorte estará limitado ao período compreendido entre o final do Estado Novo, em 1946 até o ano de 1954, quando a Escola Normal saiu do prédio do Liceu e este sofreu uma grande expansão de matrícula. É importante destacar que o período da Era Vargas, anterior ao que aqui se propoe aprofundar, foi estudado na Dissertação de Mestrado desenvolvida por Pedro H. Fagundes, pertencente ao mesmo grupo de pesquisa. Objetivo Geral Desvendar a cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos -através das variadas fontes disponíveis- no período compreendido entre o final do Estado Novo, em 1946, até o ano de 1954, quando a Escola Normal saiu do prédio do Liceu e este sofreu uma grande expansão de matrícula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Monteiro Viana - Coordenador / Sílvia Alícia Martínez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem - CCH. , Av. Alberto Lamego, 2000., Horto, 28015-620 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil - Caixa-postal: 28015620, Telefone: (22) 27261604

Experiência profissional

2010 - 2011

Centro Educacional Sunflower

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 120

Outras informações:
Professora de Inglês na Educação Infantil e nível fundamental no ensino bilingue.

2010 - 2011

Liceu de Humanidades de Campos

Vínculo: PESQUISADORA, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE PESQUISA EM EXTENSÃO, Carga horária: 12

2010 - Atual

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Liceu de Humanidades de Campos: Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). Resumo: A escola produz, em seu cotidiano, diversos tipos de documentos e registros, exigidos pela administração e pelo cotidiano burocrático, que perpassam inclusive seu âmbito pedagógico. A proposta ora apresentada consiste em desenvolver ações que envolvam a organização do arquivo histórico do Liceu de Humanidades de Campos, bem como, estender seus objetivos para um trabalho de conscientização acerca da importância das fontes documentais e iconográficas como elementos comprobatórios da memória, história e identidade da instituição escolar. A metodologia a ser empregada seguirá as orientações próprias do campo da ?arquivistica aplicada às instituições educacionais?, e proceder-se-á à recuperação de documentos segundo as recomendações da área de restauração. Ainda, e já colhendo os frutos do trabalho e da avaliação dos anos anteriores, a partir do interesse na divulgação de parte da história do Liceu manifestado pela escola, além da continuação da tarefa de catalogação de documentos, se propõe realizar um curso de 30 horas com professores e com a comunidade universitária, a fim de socializar tanto o processo de produção do conhecimento do historiador, como a memória histórica resgatada. Essa tarefa, ainda, poderá vir a sensibilizar outros professores da instituição para colaborar no projeto. O curso será planejado no primeiro semestre de 2010. Por último, pretende-se realizar duas oficinas com os alunos do 6 ano da escola, ou seja, aqueles que acabaram de ingressar na instituição. É consenso também entre estes mesmos pesquisadores que com a preservação, além da contribuição específica na perpetuação de documentos que compõem o patrimônio educativo, se coopera com o resgate da herança educativa das escolas, contribuindo para a criação de uma "identidade dos contextos escolares" que, ao tornar-se pública, colabora com a m

2008 - 2009

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.