Patrícia Santana Caldas Vieira

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Maria Milza (2008), mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela UFRB (2018), com especializações em Gestão Pública, Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e MBA em Gestão da Qualidade em Saúde. Possui experiência consolidada na coordenação da Atenção Integral à Saúde, gestão de indicadores e monitoramento de resultados clínicos, operacionais e financeiros, atuando no apoio técnico à tomada de decisão estratégica. Desenvolveu projetos de estratificação populacional por risco, custo e condição de saúde, mapeamento de perfis e definição de fluxos assistenciais, assegurando a centralidade do cuidado no beneficiário e a integração entre os níveis de atenção. Atuou diretamente no acompanhamento de desfechos clínicos, elaboração de relatórios gerenciais, avaliação de entregas e implementação de melhorias em processos de cuidado e gestão. Soma trajetória em empresas de gestão em saúde, atenção básica e hospitalar, com expertise em modelos de atenção, coordenação do cuidado, supervisão de telemonitoramento, educação permanente e comunicação em saúde. Atualmente exerce a função de Coordenadora de Atenção Integral à Saúde, com foco no desenvolvimento da Atenção Primária, no fortalecimento de práticas e gestão do cuidado e no suporte às ações estratégicas institucionais.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social

2016 - 2018

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: GESTÃO DE MATERIAIS E RESÍDUOS HOSPITALARES: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO RECÔNCAVO BAIANO, Ano de Obtenção:
Orientador: Jesus Manuel Delgado Mendez

Especialização em MBA em Gestão de Qualidade em Saúde

2021 - 2022

UNINASSAU
Título: Não era pré-requisito

Especialização em Enfermagem em Ginecologia e Obstetricia

2016 - 2018

Faculdade Integrada
Título: Gestantes?Parturientes: Repercussões, desafios e dúvidas após o advento do Zika vírus.
Orientador: Luiz Henrique Hosta Hargreaves

Especialização em Gestão Pública

2011 - 2013

Universidade do Estado da Bahia
Título: Gerência em enfermagem e qualidade da assistência à saúde
Orientador: Marieze Rosa Torres

Aperfeiçoamento em Falcons University

2023 - 2024

Falcons University
Título: Não era pré-requisito. Ano de finalização: 2024

Graduação em Enfermagem

2005 - 2008

Faculdade Maria Milza
Título: COMUNIDADES DA PASTORAL DA CRIANÇA: dificuldades enfrentadas pelos líderes no combate a desnutrição infantil
Orientador: Deisy Vital dos Santos
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2025 -

Inteligência Emocional. , EVO, EVO, Brasil.

2025 - 2025

Personas MV. (Carga horária: 55h). , Universidade MV, UNIMV, Brasil.

2024 - 2024

Gestão do Programa de Privacidade na Saúde conforme a LGPD. (Carga horária: 6h). , Consultoria para Instituições de Saúde, HDPO, Brasil.

2024 - 2024

Administrador Cloud IP PBX - Nível II. (Carga horária: 2h). , Universidade Cloud Canal, UCC, Brasil.

2024 - 2024

Administrador Call Center. (Carga horária: 1h). , Universidade Cloud Canal, UCC, Brasil.

2024 - 2024

Supervisor de Call Center. (Carga horária: 1h). , Universidade Cloud Canal, UCC, Brasil.

2023 - 2023

Treinamento Assédio Moral e Sexual. (Carga horária: 1h). , Qualirede, QUALI, Brasil.

2023 - 2023

Relacionamento com órgãos públicos. (Carga horária: 1h). , Qualirede, QUALI, Brasil.

2023 - 2023

Falcons University. (Carga horária: 210h). , Falcons University, FU, Brasil.

2023 - 2023

Código de Conduta. (Carga horária: 1h). , Qualirede, QUALI, Brasil.

2023 - 2023

Programa de Compliance Qualirede. (Carga horária: 1h). , Qualirede, QUALI, Brasil.

2023 - 2023

Anticorrupção e Antissuborno. (Carga horária: 1h). , Qualirede, QUALI, Brasil.

2022 - 2022

XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. (Carga horária: 10h). , Secretaria Municipal de Santo Antônio de Jesus, SMSAJ, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Telemedicina e Transformação Digital da Saúde: Gestão, Inovação e Liderança. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2021 - 2021

Telessaúde no SUS. (Carga horária: 17h). , Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.

2021 - 2021

Excel Intermediário. (Carga horária: 20h). , Trilha do Excel, EXCEL, Brasil.

2021 - 2021

Visão Geral do Power BI. (Carga horária: 8h). , Centro Educacional Ka Solution, KA SOLUTION, Brasil.

2020 - 2020

Doula. (Carga horária: 30h). , Coletivo Doula Pretas, CDP, Brasil.

2018 - 2018

Cuidado no final da vida. (Carga horária: 1h). , Nestlé Health Science e SBCG - SP, AVANTE, Brasil.

2018 - 2018

Síndromes Demenciais. (Carga horária: 1h). , Nestlé Health Science e SBCG - SP, AVANTE, Brasil.

2018 - 2018

Cuidado integral da PVHIV na Unidade Básica de Saúde. (Carga horária: 20h). , Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, DDSTAIDSHV, Brasil.

2018 - 2018

Workshop em Segurança do Paciente. (Carga horária: 8h). , Qualirede, QUALI, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de HIV. (Carga horária: 15h). , Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, DDSTAIDSHV, Brasil.

2017 - 2017

Encontro de Qualificação da Assistência ao Pré-Natal. (Carga horária: 8h). , Núcleo Regional de Saúde Leste, NRSL, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de Hepatites Virais. (Carga horária: 15h). , Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, DDSTAIDSHV, Brasil.

2017 - 2017

Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Flavonóides em Alimentos. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Diagnóstico de Sífilis. (Carga horária: 15h). , Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, DDSTAHV, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias de prevenção às DRC nos pacientes do grupo de risco.. , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

2014 - 2014

Avaliação de feridas: uma tecnologia de cuidado. (Carga horária: 80h). , Instituto Bases de Conteúdos e Tecnologias Educacionais, IBAC, Brasil.

2014 - 2014

Enfermagem Dermatológica: Tratamento de Feridas. (Carga horária: 80h). , Instituto Bases de Conteúdos e Tecnologias Educacionais, IBAC, Brasil.

2011 - 2012

Gestão. (Carga horária: 190h). , Programa de Atualização em Enfermagem, PROENF, Brasil.

2010 - 2011

Enfermagem em Saúde do Adulto. (Carga horária: 190h). , Programa de Atualização em Enfermagem, PROENF, Brasil.

2010 - 2010

Recrudescimento das doenças (Re)emergenciais. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Políticas Públicas de Saúde. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Saúde da Mulher. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Implicações Éticas em Enfermagem e Bioética. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Políticas Públicas de Saúde. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Prevenção e controle de infecções Hospitalares. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Captação e Doação de órgãos. (Carga horária: 8h). , Hospital Geral do Estado, HGE, Brasil.

2005 - 2005

Conhecendo mais sobre os microrganismos. (Carga horária: 8h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.

2005 - 2005

Reuniões para Reflexão e Avaliação. (Carga horária: 13h). , Pastoral da Criança - Organismo da CNBB, PASTORAL, Brasil.

2004 - 2004

Capacitação em Ações Básicas de Saúde. (Carga horária: 40h). , Pastoral da Criança - Organismo da CNBB, PASTORAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Organização de eventos

CALDAS . Curando as feridas na Alma. 2015. (Congresso).

CALDAS . Semana de enfermagem Stand Saúde do Idoso. 2013. (Outro).

SILVA, J. B. A. ; CALDAS . Feira de Saúde. 2012. (Outro).

CALDAS . Camapanha de Doação de Sangue. " Sangue Bom é vc quem doa". 2011. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso Internacional de Auditoria e Gestão de Produtos para Saúde OPME-DMI. 2024. (Congresso).

Seminário sobre Inovações Tecnológicas na Enfermagem: Impactos na Prática Clínica e na Qualidade do Cuidado,. 2024. (Seminário).

13º Seminário de Gestão em Saúde da Rede Mater Dei. 2023. (Seminário).

SINPEX e II SEMPEX Connect Recôncavo - FBBR. 2023. (Seminário).

Conceitos em oncologia. 2015. (Outra).

Curso de Férias Hemoterapia.Hemoterapia. 2014. (Outra).

Introdutório de Enfermagem.Interpretação de Exames Laboratoriais na Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2014. (Outra).

I Simpósio de Urgências e Emergências do Recôncavo da Bahia - I SUE. 2014. (Simpósio).

X Semana de Enfermagem. 2014. (Outra).

I Fórum de Ensino, Gestão e Práticas na Atenção Primária à Saúde. 2013. (Outra).

I Fórum de Saúde Coletiva do Recôncavo da Bahia: Ensino, Gestão e Práticas na Atenção Primária a Saúde no Recôncavo da Bahia. 2013. (Outra).

Introdutório de Enfermagem.Exame físico. 2013. (Outra).

I Simpósio de Emergências Médicas. 2013. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Desenvolvimento Regional. 2013. (Simpósio).

Seminário Segurança e Saúde dos Trabalhadores na Cultura do Fumo.Primeiros Socorros e uso de EPIs. 2012. (Seminário).

Suporte Básico de Vida. 2012. (Outra).

I Simpósio de Emergência Cardiológicas do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. 2011. (Outra).

I Mostra Integrada de Saúde da Família e Vigilância da Saúde. 2010. (Outra).

I Seminário de Emergência Clínico-Cirúrgicas, promovido pelo Instituto Fernando Filgueiras. 2010. (Seminário).

I Simpósio de Urgência Cirúrgica e Trauma do Hospital Regional.. 2010. (Simpósio).

O Profissional de Saúde Frente a Decisão da Terapia Tópica no Tratamento de Feridas. 2010. (Seminário).

Seminário Projeto Crescer. 2010. (Seminário).

Curso de Captação e Doação de Órgãos para os Técnicos do HGE; COSET e CNDO?S; CH: 8h.. 2008. (Outra).

Atualização no Tratamento de Urgências das Queimaduras do Recôncavo Baiano. 2007. (Outra).

I Conferência Municipal de Saúde de Cruz das Almas. 2007. (Outra).

II Fórum Feirense multidisciplinar de atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência. 2007. (Outra).

II Seminário de Enfermagem: Em busca da melhoria da qualidade. 2007. (Seminário).

Curso de Extensão em Parasitologia - FAMAM em ação no combate às parasitoses e outras doenças infecciosas.FAMAM em ação no combate às parasitoses e outras doenças infecciosas. 2006. (Outra).

III Seminário Estudantil de Pesquisa ?Pesquisa: Novas faces outros olhares - Ações potencializadoras para o desenvolvimento regional.Analise preliminar de alguns indicadores de saúde, apresentados pela Pastoral da Criança, em Cruz das Almas, no ano de 2005. 2006. (Seminário).

III Seminário Estudantil de Pesquisa ?Pesquisa: Novas faces outros olhares - Ações potencializadoras para o desenvolvimento regional. 2006. (Seminário).

I Semana de Enfermagem "Um olhar para o futuro?.. 2006. (Feira).

I Semana de Enfermagem "Um olhar para o futuro"..Áreas de atuação da Enfermagem em Saúde Coletiva. 2006. (Outra).

Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania - Reuniões para Reflexão e Avaliação. 2005. (Oficina).

Curso de Extensão em Neuroanatomia. 2005. (Outra).

II Seminário Estudantil de Pesquisa - Produção e Veiculação do Conhecimento no Mundo Contemporâneo. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: LAIZ DE AZEVEDO ARAGÃO

Lago, Luciana Satos;CALDAS. ENFERMEIRA (O): PERCEPÇÃO DO PROCESSO GERENCIAL NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: ÉRICA NAIARA LIMA BARBOSA

LAGO, L. S.;CALDAS. ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CONCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Daniela Santiago Souza

LAGO, L. S.;CALDAS. (INTER) RELAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: DÉBORA LÚCIA DOS SANTOS ALMEIDA

CALDAS. BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NA PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Camila Moreira Boaventura

CALDAS. BRINQUEDO TERAPÊUTICO: CUIDADOS HUMANIZADOS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Ester Conceição Costa

CALDAS. (IN) SATISFAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DIANTE DA JORNADA DE TRABALHO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Hozana Vieira dos Santos Nascimento

CALDAS; DUET, R. R. C.. AÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ADESÃO DO HOMEM AO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Cassia Lorena Castelo B

CALDAS. Gaspar.AMPUTAÇÕES DE MEMBROS INFERIORES EM PACIENTES DIABÉTICOS: FATORES ASSOCIADOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Oscar Pereira Lago Neto

CALDAS. DIFICULDADES ENFRETADAS PELOS FAMILIARES NO CUIDADO A CRIANÇAS PORTADORAS DO DIABETES MELLITUS TIPO 1. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: Vanessa Leal Alves da Silva

CALDAS. SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA ? SAMU 192: SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Aluno: ROBSON MARTINS DE SOUZA

CALDAS; DUET, R. R. C.. FATORES DE RISCO PARA QUEDAS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza.

Orientou

MICHELE SALES ALMEIDA

A ENFERMAGEM NO CONTEXTO DAS GLOSAS HOSPITALARES: UM ENFOQUE SOBRE A AUDITORIA; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Alba Kelly Lula de Sousa

Abordagem sindromica; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Camila Moreira Boaventura

BRINQUEDO TERAPÊUTICO: CUIDADOS HUMANIZADOS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

DÉBORA LÚCIA DOS SANTOS ALMEIDA

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NA PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Ester Conceição Costa

(IN) SATISFAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DIANTE DA JORNADA DE TRABALHO; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Vanessa Leal Alves da Silva

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA ? SAMU 192: SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Oscar Pereira Lago Neto

DIFICULDADES ENFRETADAS PELOS FAMILIARES NO CUIDADO A CRIANÇAS PORTADORAS DO DIABETES MELLITUS TIPO 1; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Cassia Lorena Castelo B

Gaspar; AMPUTAÇÕES DE MEMBROS INFERIORES EM PACIENTES DIABÉTICOS: FATORES ASSOCIADOS; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; (Orientador);

Ester Conceição Costa

(IN) SATISFAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DIANTE DA JORNADA DE TRABALHO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Patricia Santana Caldas Vieira;

Camila Moreira Boaventura

BRINQUEDO TERAPÊUTICO: CUIDADOS HUMANIZADOS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Patricia Santana Caldas Vieira;

Débora Lúcia dos Santos Almeida

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NA PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Patricia Santana Caldas Vieira;

Cassia Lorena Castelo B

Gaspar; AMPUTAÇÕES DE MEMBROS INFERIORES EM PACIENTES DIABÉTICOS: FATORES ASSOCIADOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Patricia Santana Caldas Vieira;

Oscar Pereira Lago Neto

DIFICULDADES ENFRETADAS PELOS FAMILIARES NO CUIDADO A CRIANÇAS PORTADORAS DO DIABETES MELLITUS TIPO 1; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Patricia Santana Caldas Vieira;

Vanessa Leal Alves da Silva

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA ? SAMU 192: SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza; Orientador: Patricia Santana Caldas Vieira;

Produções bibliográficas

  • COSTA, Ester Conceição ; CALDAS . (In) satisfação doprofissional de enfermagem diante da jornada de trabalho. In: III RECONCITEC, 2014, Cruz das Almas. Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais. Cruz das Almas: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2014. v. 3. p. 1-803.

  • CALDAS . Curando as feridas da alma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CALDAS . Saúde da Mulher. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS . Controle de Hipertensão e Diabetes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALDAS . Primeiros Socorros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALDAS . Métodos Contraceptivos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALDAS . Áreas de atuação da Enfermagem em Saúde Coletiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALDAS ; ALBUQUERQUE, R. S. . Analise preliminar de alguns indicadores de saúde, apresentados pela Pastoral da Criança, em Cruz das Almas, no ano de 2005.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CALDAS ; ALBUQUERQUE, R. S. ; DUET, R. R. C. . : 'Analise preliminar de alguns indicadores de saúde, apresentados pela Pastoral da Criança, em Cruz das Almas, no ano de 2005', apresentando no III Seminário Estudantil de Pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS . ?Áreas de atuação da Enfermagem em Saúde Coletiva' na I Semana de Enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, V. J. U. ; CARIBE, S. ; CALDAS . Estratégia didática participativa: Alunos do curso de enfermagem palestrando sobre parasitoses em comunidades de Cruz das Almas - Ba. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS . Áreas de atuação da Enfermagem em Saúde Coletiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CALDAS . Live ?Atividades do setembro Amarelo?. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

CALDAS . O perfil do enfermeiro na atualidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CALDAS . Estudantes de enfermagem da FAMAM concluem estágio no HRSAJ. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Patricia Santana . A evolução da telenfermagem no Brasil: uma necessidade para a saúde contemporânea. 2024; Tema: A evolução da telenfermagem no Brasil: uma necessidade para a saúde contemporânea. (Blog).

Patricia Santana ; Tedgue Ribeiro . Junho vermelho ? doação de sangue. 2024. (Blog).

Patricia Santana ; SOARES, L. M. ; RIBEIRO, Q. M. S. . Dia nacional da imunização. 2024. (Blog).

Patricia Santana . Semana da enfermagem na Qualirede. 2024. (Blog).

CALDAS ; LIMA, B. A. R. ; I. P. Nóbrega ; S. E. de F. Araújo . Cartilha: Saúde das Gestantes e Puérperas - E Coronavírus. 2020; Tema: Saúde das Gestantes e Puérperas - E Coronavírus. (Site).

CALDAS ; FREITAS, A. S. C. . Cocô e xixi do bebê, o que é importante saber?. 2020; Tema: Cocô e xixi do bebê, o que é importante saber?. (Site).

Patricia Santana . Hemofilia. 2019; Tema: Hemofilia. (Site).

Patricia Santana ; MARTINEZ, M. B. . Verão cuidados na praia. 2019; Tema: Cuidados na praia. (Site).

Patricia Santana ; MARTINEZ, M. B. . Arboviroses. 2019; Tema: Arboviroses. (Site).

Patricia Santana . Ações que contribuem para a prevenção do câncer. 2019; Tema: Ações que contribuem para a prevenção do câncer. (Site).

Patricia Santana . Doação de sangue. 2019; Tema: Doação de sangue. (Site).

Patricia Santana . Síndrome de Down. 2019; Tema: Síndrome de Down. (Site).

Patricia Santana . Economia de água. 2019; Tema: Economia de água. (Site).

Patricia Santana . Parkinson. 2019; Tema: Parkinson. (Site).

Patricia Santana . Uma vez hipertenso sempre hipertenso?. 2018; Tema: Hipertensão. (Site).

Patricia Santana . Você sabe o que é a segurança do paciente e o que preconiza?. 2018; Tema: Segurança do paciente. (Site).

Patricia Santana ; Denise Ferraz de Oliveira ; MARTINEZ, M. B. . Prevenção de acidente de trabalho.. 2018; Tema: Acidente de trabalho. (Site).

Patricia Santana ; LIMA, B. A. R. . Hepatite informe-se proteja-se.. 2018; Tema: Hepatite. (Site).

Patricia Santana . O que é Sarampo. 2018; Tema: Sarampo. (Site).

Patricia Santana . Critérios de doação de sangue. 2018; Tema: Doação de sangue. (Site).

CALDAS . Hemoterapia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS . Primeiros Socorros. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Instituto Bom Samaritano Betel

Vínculo: Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço

Outras informações:
Responsável em organizar, articular e promover ações nas áreas da saúde, social e educação para pessoas em situação de vulnerabilidade Social.

2025 - Atual

Maida Health

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Atenção Integral à Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
-Gestão de equipe;-Responsável por planejar, implementar e monitorar estratégias assistenciais que garantam a integralidade, a resolutividade e a centralidade do cuidado nos beneficiários de planos de saúde;-Estratificação de riscos e perfis populacionais;-Coordenação do cuidado e monitorando desfechos clínicos, operacionais e financeiros;-Elaboração de relatórios estratégicos;-Acompanho indicadores de desempenho entre outras atribuições.

2018 - 2024

Qualirede

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Enfermeira Atenção Integral à Saúde/ Monitora, Carga horária: 40

Outras informações:
- Enfermeira navegadora do cuidado colaborando para o direcionamento do paciente na rede secundaria, a fim de estabelecer contrarreferência adequada dentro de um sistema de saúde sensível a atenção primária. Realizei projetos como alta segura para pacientes internados, a fim de evitar complicações e reinternação, reduzindo consequentemente gastos em saúde. Projetos voltados a Saúde da Mulher nos diversos ciclos de vida, projetos para gestante com realização de palestras presenciais ou virtuais, confecção de dicas de saúde para este público, bem como direcionamento para rede quando necessário. Durante um período, foi solicitado meu suporte técnico na busca de vagas e remoção. Assim, permaneci até treinar a equipe definitiva;- Atividades de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças, elaboração de projetos e execução de ações coletivas (palestras, rodas de conversa, produção de dicas e informativos de saúde para site, além da organização e realização de espaços de saúde;- Realizei visitas domiciliares aos beneficiários de dois grandes clientes;- Gerenciamento do cuidado a pacientes crônicos;- Realizava consultas de enfermagem para os colaboradores admitidos da empresa. Além de ser responsável pelo Programa Baby (para colaboradoras gestantes), onde realizava curso teórico prático, sobre assuntos relacionados a gestação e puerpério; - No início da pandemia, realizei monitoramento telefônico para beneficiários com suspeita ou confirmação da COVID-19, no entanto, no decorrer do processo, passei a atuar como suporte a coordenação, com elaboração de indicadores, confecção de relatórios, controle dos dados etc; - Fui convidada a ser Monitora de Qualidade I do telemonitoramento, assim, passei a ser a responsável técnica pela equipe, pela educação continuada, matriciamento de Casos Complexos quando necessário, monitoramento e controle de dados e confecção de relatórios. Em 2024 fui convidada a ser Coordenadora e responsável Téc da área.

2017 - 2018

Secretaria de Saúde Maragogipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Unidade Básica de Sáude, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças. Assistência de Enfermagem (consultas de pré-natal, puerpério, hiperdia, puericultura, planejamento familiar, realizava também preventivo ginecológico, curativos complexos etc), gerenciamento da unidade, solicitação de materiais e medicamentos, gestão da equipe, acolhimento com classificação de riscos e vulnerabilidade, encaminhamentos para rede secundaria, visitas domiciliares, educação continuada dentre outros.

2022 - 2022

Laços Saúde

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Enfermeira Coach Autônoma, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeira Coach

2013 - 2015

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
As disciplinas que atuei na teoria e prática foram: Enfermagem na Atenção a Saúde do Idoso; Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto I: Abordagem Clínica; Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto II: Abordagem Cirúrgica;

2010 - 2011

Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 24

Outras informações:
Assistência e Gerenciamento de Enfermagem na Clínica Cirúrgica Ortopédica e Clínica Médica.

2010 - 2016

Faculdade Maria Milza

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Preceptora Estágio Cuirricular, Carga horária: 20

Outras informações:
Preceptora de Estágio curricular de Enfermagem nos setores de: Emergência; Unidade de Internação ? UI; Unidade de Terapia Intensiva -UTI; Centro Cirúrgico - CC, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. Além disso também orientava Trabalho de Conclusão de Curso -TCC

2023 - 2023

ATMOS EDUCACAO - RECONCAVO LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação Curso de Enfermagem

2007 - 2008

Hospital da Cidade

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Enfermagem, Carga horária: 36

Outras informações:
Fui bolsista de enfermagem nos setores de emergência, clínica médica e CME, onde pude realizar desde atividade assistenciais quanto administrativas.

2008 - 2010

Centro Educacional Maria Milza

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

2003 - 2005

Secretaria de Saúde de Cruz das Almas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Comunitária de Saúde, Carga horária: 40

2006 - 2006

Santa Casa de Misericórdia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária de Enfermagem, Carga horária: 5

2015 - 2015

Hospital Maternidade Luis Argolo

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária de Enfermagem, Carga horária: 8