Renato de Souza Garcia

Atualmente desempenha a função de docente no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010) e especialização em Sistemas de Informação pela UNIGRAN(2012). Pesquisador no grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação (NIPETI).

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Ciência da Computação

2014 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: PREDIÇÃO E COMPORTAMENTO DO PARTO EM BOVINOS DA RAÇA HOLANDESA ATRAVÉS DO USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS, Ano de Obtenção:
Orientador: Andra Riccio Barbosa
Coorientador: João Batista.

Especialização em Sistemas de Informação

2011 - 2012

Centro Universitário da Grande Dourados
Título: COMPARANDO AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO SPRING ROO (JAVA) E RUBY ON RAILS
Orientador: Noiza Waltrick Trindade

Graduação em Ciência da Computação

2007 - 2010

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Um Jogo de Tabuleiro Voltado ao Ensino de Química
Orientador: Raquel Marcia Muller

Formação complementar

2016 - 2016

Expressões Regulares: Validação de Dados na Prática. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Swift I: Desenvolvendo para IOS no Xcode. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

Javascript: Programando na Linguagem da Web. (Carga horária: 20h). , Alura, ALURA, Brasil.

2015 - 2015

METEORJS: Crie Single Page Applications com Javascript. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Design Patterns para bons programadores. (Carga horária: 20h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Java e Orientação a Objetos. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Java e suas Bibliotecas. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

JQuery II: Manipulação Dinâmica de Conteúdo. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Jasper Reports: Relatórios com Java. (Carga horária: 20h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Java III: Principais APIS e Bibliotecas. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Git: Controle e Compartilhe seu Código. (Carga horária: 16h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Jquery I: O Framework Javascript que está em todo lugar. (Carga horária: 10h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Banco de dados SQL. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2014 - 2014

Testes: TDD com Java. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2013 - 2014

Aprimorando a Orientação a Objetos com Java. (Carga horária: 20h). , Alura, ALURA, Brasil.

2013 - 2013

Eclipse: produtividade extrema. (Carga horária: 12h). , Alura, ALURA, Brasil.

2010 - 2010

J2ME - Java Micro Edition. (Carga horária: 21h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2009 - 2009

Desenvolvimento de Aplicações Web em Java Utiliza. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2009 - 2009

Aprimoramento para Maratona de Programação. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2009 - 2009

Linux Básico/Intermediário. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Ensino de Algoritmos e Programação em C. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2007 - 2007

Modelagem 3D. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2007 - 2007

Wireless - Acesso sem fio. (Carga horária: 24h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.

2007 - 2007

Linux Básico. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2007 - 2007

Configuração de Servidores Linux. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2007 - 2007

Sistemas de proteção. (Carga horária: 24h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.

2004 - 2004

Manutenção de Computador. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem(MS), SENAC, Brasil.

2003 - 2003

Espanhol ? Instituto Novo Horizonte convênio UEMS. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Participação em eventos

I ERI-MS Escola Regional de Informática do Mato Grosso do Sul. 2010. (Congresso).

IV Semana Técnica de Computação ? SETEC. 2010. (Oficina).

III Semana Técnica de Computação ? SETEC. 2009. (Oficina).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2009. (Congresso).

I Congresso de Computação da Grande Dourados ? CCGD. 2008. (Congresso).

IV Bienal de Física da UEMS. 2008. (Congresso).

Evento de Informática Microlins. 2007. (Encontro).

Infoweek - Semana Acadêmica de Informática. 2007. (Encontro).

Outras produções

GARCIA, R. S. . Desenvolvimento de uma aplicação Desktop em Java. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Estudo de Realidade Virtual Aplicado na Construção de Cenários das Eras Geológicas, Descrição: A educação e a tecnologia se entrelaçam quando se refere ao ensino e aprendizagem, seja por meio de visualizações, simulações ou mesmo jogos educativos, a tecnologia fornece meios que despertam curiosidade e interesse no individuo durante a aprendizagem. A visualização de contextos históricos é provida muitas vezes em filmes, ou mesmo animações baseadas em computação gráfica. A Realidade Virtual (RV) é um termo recente da área de Visão Computacional que determina a capacidade de fundir elementos da realidade com o virtual. RV tem por objetivo fornecer uma percepção e contextualização em um ambiente simulado através de dados enviados por um computador. Tal recurso dispõe de interatividade em tempo real com o ambiente fornecendo ao individuo uma percepção de um local programado que possa prover diversos itens auxiliando no ensino- aprendizagem. Diante do pressuposto acima, a produção de uma ferramenta que possa levar aos alunos a exposição de um conteúdo mais dinâmico e interativo prevê resultados positivos no ensino-aprendizagem. Este projeto visa estudar os principais recursos de Realidade Virtual e desenvolver uma aplicação simulando ambientes de eras geológicas para apoio do ensino da disciplina de Geografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renato de Souza Garcia - Coordenador / Maycon Santos Barbieri - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. , Rodovia MS ? 473, KM 23 Fazenda Santa Bárbara, s/n, Sem Bairro, 79750000 - Nova Andradina, MS - Brasil, Telefone: (67) 33419600

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Outras informações:
Setor de atendimento ao usuário(Suporte).

2014 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Disciplinas: *Construção de Algorítmos *Linguagem de Programação 2 *Linguagem de Programação 4 *Paradigma Orientado a Objetos

Atividades

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - PORTARIA Nº 011, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018.

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - PORTARIA Nº 009, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018.

  • 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - MEMBRO - PORTARIA Nº 013, DE 10 DE ABRIL DE 2015.

  • 06/2019 - 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro na Comissão para Avaliação da Documentação de Inscrição para Portadores de Diplomas, Transferência Interna/Externa - Curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFMS - PORTARIA Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2019.

  • 02/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro na Comissão para Elaboração do PPC do Curso de Especialização Lato Sensu em Desenvolvimento Web do IFMS - PORTARIA Nº 05 , DE 14 DE FEVEREIRO DE 2019.

  • 10/2018 - 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Vice-Presidente na Comissão de Auxílio na utilização de Equipamentos Técnicos e Recursos Audiovisuais do Festival de Arte e Cultura 2018 do IFMS - PORTARIA Nº 082, DE 24 DE OUTUBRO DE 2018.

  • 05/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro na Subcomissão Disciplinar e de Inscrição do JIFENA - Jogos do Instituto Federal de Nova Andradina, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - PORTARIA Nº 046, DE 15 DE MAIO DE 2018.

  • 04/2018 - 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro na Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - EDITAL Nº 023/2018 ? PSS ? IFMS / Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web do IFMS -PORTARIA Nº 017, DE 02 DE ABRIL DE 2018.

  • 10/2016 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, no Campus de Nova Andradina - PORTARIA Nº 070, D.

  • 10/2016 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, no Campus de Nova Andradina - PORTARIA Nº 071, DE 31 DE OUTUBRO DE 2016.

  • 10/2017 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração, Organização e Estruturação dos Anais da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (FECINOVA) - 2017 - PORTARIA Nº 085, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017.

  • 07/2017 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da COMISSÃO DE INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO do FESTIVAL DE ARTE E CULTURA - II EDIÇÃO - PORTARIA Nº 058, DE 07 DE JULHO DE 2017.

  • 12/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Presidente da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado Edital 007/2016 ? PSS/IFMS, na área de Informática/Desenvolvimento Web - PORTARIA Nº 076, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2016.

  • 09/2016 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração, Organização e Estruturação dos Anais da Semana de Ciência e Tecnologia - PORTARIA Nº 041, DE 22 DE SETEMBRO DE 2016.

  • 12/2015 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE DO CAMPUS NOVA ANDRADINA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL - MEMBRO SUPLENTE - PORTARIA Nº 1.850, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015.

  • 09/2016 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, COMISSÃO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESSOAL DOCENTE - MEMBRO - PORTARIA Nº 040, DE 15 DE SETEMBRO DE 2016.

  • 04/2015 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Suplente - PORTARIA Nº 014, DE 10 DE ABRIL DE 2015.

  • 04/2016 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização e Estruturação da Semana do Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina - PORTARIA Nº 014, DE 29 DE ABRIL DE 2016.

  • 01/2016 - 05/2016

    Direção e administração, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, PORTARIA Nº 111, DE 19 DE JANEIRO DE 2016 - Substituto coordenação.

  • 04/2016 - 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do Primeiro Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Nova Andradina.

  • 03/2016 - 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Presidência da Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado Edital 002/2016 ? PSS/IFMS, na área de Informática, no âmbito do IFMS ? Campus Nova Andradina - PORTARIA Nº 007, DE 31 DE MARÇO DE 2016.

  • 12/2015 - 01/2016

    Direção e administração, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Coordenação dos Cursos do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação ? FCC - Substituto - PORTARIA Nº 1.839, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2015.

  • 09/2015 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DAS OFICINAS DA FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE NOVA ANDRADINA (FECINOVA- 2015) - MEMBRO - Portaria Nº 027, de Setembro de 2015.

  • 09/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, integrantes das Comissões Eleitorais dos Campi e Reitoria para atuar no Processo de Renovação dos Membros do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - PORTARIA Nº 1.729, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2015.

  • 06/2015 - 06/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Nova Andradina, .,Cargo ou função, Presidente (Conselho INFO 5) PORTARIA Nº 680, DE 8 DE JUNHO DE 2015.

2012 - 2014

Az Informática

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Desenvolvedor, Carga horária: 44

Outras informações:
Cargo: Analista de Sistemas Desenvolvedor Desenvolvimento sistemas relacionados a gestão de políticas públicas, trabalhando com as tecnologias Java, JSF, RichFaces, Hibernate, Oracle, SQLServer, gerenciado pela metodologia MPSBR, sendo a empresa certificada com nível C nesta metodologia.

2012 - 2012

Digitho Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador de Sistemas JR I, Carga horária: 44

Outras informações:
Cargo: Desenvolvedor Java Atuou no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos, trabalhando com as tecnologias Java, Spring, JSF, Primefaces, Hibernate, PostgreSQL,

2011 - 2012

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, -Algoritmos e Estrutura de Dados I (curso: Ciência da Computação) -Banco de Dados (curso: Ciência da Computação) -Análise e Projeto de Sistemas (curso: Ciência da Computação) -Processo de Desenvolvimento de Software (curso: Sistemas de Informação) - , Projeto Final de Curso I (curso: Sistemas de Informação)

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, -Algoritmos e Estrutura de Dados I (curso: Ciência da Computação) -Banco de Dados (curso: Ciência da Computação) -Linguagem e Técnica de Programação (curso: Matemática) -Programação de Computadores I (curso: Sistemas de Informação) -Sistemas Digitais