Claudio Luis da Cunha Gastal

Doutor em Ciências Humanas pelo Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de psiquiatria (1991).Graduação no Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (1982) . Atualmente é professor da Universidade do Contestado-Campus Mafra. Desenvolve atividades na área de atendimento e pesquisa centradas nos conceitos de acolhimento e redes de apoio social. Desenvolve também atividades de pesquisa epidemiológica sobre o suicidio consumado. Membro fundador e colaborador do Grupo Esperança Casa Azul. Membro da associacao medica Miguel Couto, membro da Associacao Catarinense de Psiquiatria, membro da da Associacao Brasileira de Psiquiatria. Perito psiquiatra do Poder Judiciario de Santa Catarina, e profissional liberal - Clinica privada. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria, saúde mental, saúde coletiva,psicoterapia e psicofarmacologia.

Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas

2008 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Identidade e Abjeção: os profissionais frente às ambiguidades da reforma psiquiátrica
Myriam Raquel Mitjavila. Coorientador: Sandra Noemi Cucurullo de Caponi. Palavras-chave: Saúde mental; Risco; Reforma psiquiatrica; Identidade.Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Saúde Coletiva

2004 - 2005

Universidade Luterana do Brasil
Título: Participação popular em um serviço de saúde mental: avaliação comparativa de representações sociais sobre o ditreito à saúde, Ano de Obtenção: 2006
Celso Gutfreind.Palavras-chave: direito à saúde; serviços comunitarios de saude mental; participação comunitaria.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Curso de especializacao em psiquiatria

1983 - 1985

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Não foi apresentada a monografia (ver ítem "Outras informações relevantes)

Graduação em Curso de Medicina da UCPel

1976 - 1982

Universidade Católica de Pelotas

Ensino Médio (2º grau)

1973 - 1975

Colégio Gonzaga

Ensino Fundamental (1º grau)

1968 - 1972

Colégio Santa Margarida

Ensino Fundamental (1º grau)

1964 - 1967

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Formação complementar

2007 - 2008

Saúde Mental, Políticas e Instituição. (Carga horária: 240h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, ENSPSA/FIOCRUZ, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Alcoolismo. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

GASTAL, C. L. C. . 4º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO. 2017. (Outro).

GASTAL, C. L. C. ; BROWERS, N ; SALIBA, N ; LIMA,F.P . II Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UCPel. 1979. (Outro).

COSTA, N. I. ; SALIBA, N ; GASTAL, C. L. C. . I Simpósio em Psiquiatria e Psicanálise de Pelotas. 1979. (Congresso).

SALIBA, N ; GASTAL, C. L. C. ; BROWERS, N ; LIMA,F.P . I Semana Acadêmica do Curso de Medicina da UCPel. 1978. (Outro).

Participação em eventos

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2018. (Congresso).

4º Seminário Municipal de Preveenção do Suicídio.Mesa redonda para discussão sobre o suicidio. 2017. (Seminário).

XXXIII Cogresso Brasileiro de Psiquiatria. 2015. (Congresso).

15th World Congress os Psychiatry. 2011. (Congresso).

II Encontro Abrindo Novos Caminhos.As Drogas na Atualidade e Seus Caminhos Futuros. 2010. (Encontro).

IV Conferência Macrorreional de saúde mental - Intersetorial.Os desafios da Saúde Mental em tempos da reforma Psiquiátrica. 2010. (Outra).

Semana de Capacitação Docente - Universidade do Contestado- Campus Mafra.As Realações Socias na Pós-modernidade: desafios para docentes e discentes no ensino superior. 2010. (Outra).

X Jornada de Psicologia da Universidade do Contestado.Rumos e Vicissitudes da Reforma Psiquiátrica Brasileira. 2010. (Outra).

A Vida Medicada: Ética, Saúde Pública e Indústria FArmacêutica.Representações sobre o terapêutico em usuários de um serviço de saúde mental com participação popular. 2009. (Simpósio).

Si´mpósio "Av ida Medicada". 2009. (Simpósio).

Simpósio.Representações sobre o terapêutico em usuários de um serviço mental com participação popular. 2009. (Simpósio).

VII Encontro Catarinense de Saude Mental.Saúde Mental para além dos CAPS (participação em mesa redonda). 2009. (Encontro).

VIII Encontro Catarinese de Saúde Mental.Saúde Mental Rara Além dos CAPS: SRT, pensão protgida, centros de convivência e cultura e outros dispositivos da rede. 2009. (Encontro).

1º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Um Estudo Comparativo de doisServiços de Saúde Mental: relações entre participação popular e representações sociais relacionadas ao direito à saúde. 2008. (Congresso).

II Congresso CAtarinense de Saúde Coletiva. 2008. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Genero-8 Gênero, Violência e Poder. 2008. (Seminário).

VII Encontro Catarinense de Saúde Mental e Seminário Internacional de Saúde Mental e Cultura.Acolhimento: Com a Palavra os Usuários de um Serviço de Saúded Mental com participação Popular. 2007. (Seminário).

VII Encontro catarinense de Saúde Mental e Semionário Internacional de Saúde Mental e Cultura. 2007. (Seminário).

II Encontro estadual de CAPs - SC. 2006. (Encontro).

I Seminário Nacional de Prevenção do Suicídio. 2006. (Seminário).

Seminário Macrorregional Integrando Ações na Rede de Atenção Psicossocial.A estruturação de Caps em uma cidade do interior. 2005. (Seminário).

Curso: Estabilizadores do humor - atualização. 2003. (Outra).

Curso: Tratamento da Depressão Resistente. 2003. (Outra).

IX Jornada de Psiquiatria da Regiao Sul. 2003. (Congresso).

IX Jornada de Psiquiatria da Regiao Sul. 2003. (Outra).

Simposio Internacional sobre Transtornos do Humor. 2003. (Simpósio).

VI Jornada Gaucha de Psiquiatria. 2003. (Encontro).

Curso: Contribuiçõs à Nosografia psiquiatrica. 2002. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2002. (Congresso).

Curso: Avanços em Psicofarmacoterapia. 2001. (Outra).

Curso: Psiconeuroendocrinologia. 2001. (Outra).

Regional Congress of World Federation of Societies of Biological Psychiatry. 2001. (Congresso).

Curso: Depressão e terapia Interpessoal. 1998. (Outra).

O Futuro da neuropsiquiatria. 1998. (Simpósio).

World regional Congress of Biological Psychiatry. 1998. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 1998. (Congresso).

Curso: Terapias Cognitivas. 1997. (Outra).

VI Jornada de Psiquiatria da Região Sul. 1997. (Encontro).

Curso: Psicopatologia. 1996. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 1996. (Congresso).

Congresso Braileiro de Psiquiatria Biológica. 1995. (Congresso).

Curso: Molecular Biology. 1995. (Outra).

V Jornada de Psiquiatria da região Sul. 1995. (Outra).

World Regional Congress of Biological Psychiatry. 1995. (Congresso).

XII Seminario Latino Americano de Psiquiatria Biologica. 1995. (Seminário).

Simpósio Sobre Transtornos do Humor. 1994. (Simpósio).

Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial.É Possivel Saúde Mental sem PArticipação Popular?. 1993. (Encontro).

Curso: Disturbios do Humor e Seus Tratamentos. 1991. (Outra).

II Congresso Paranaense de Psiquiatria. 1991. (Congresso).

III Congresso de Psiquiatria do Extremo Sul. 1991. (Congresso).

IV Jornada Paranaense de Saude Mental. 1991. (Encontro).

Informacoes Basicas em Anatomia Patologica. 1990. (Encontro).

Conferencia sobre traumatismos abdominais. 1989. (Outra).

III Jornada de Consultoria Psiquiatrica em Hospital Geral. 1988. (Encontro).

Curso: Aspectos teóricos do Desenvolvimento Normal e Patológico da Família. 1986. (Outra).

XIII Jornada Sul Riograndense de Psiquiatria Dinamica. 1986. (Encontro).

XIII Jornada Sul Riograndense de Psiquiatria Dinâmica.A Realidade na psicose: um referencial integrador para a psicotrapia de abordagem múltipla de psicóticos (co-autor). 1986. (Outra).

III Encontro de Psiquiatria. 1984. (Encontro).

Curso: Psicoterapia. 1983. (Outra).

XIII Congresso LAtino Americano de Psiquiatria. 1983. (Congresso).

XVI Congresso Nacional de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental. 1983. (Congresso).

Curso de Psicofarmacologia. 1982. (Outra).

Curso Sobre Teoria e Clinica Psicanalitica. 1982. (Outra).

Jornada Sobre Gravidez, Parto e Puerperio. 1982. (Encontro).

Curso de Anatomia Cirurgica. 1981. (Outra).

Jornada de cardiologia Dr. Joaquim Osorio. 1980. (Encontro).

VI Jornada de Pediatria de Pelotas. 1980. (Encontro).

1. Ciclo de Palestras de radiologia Infantil de Pelotas. 1979. (Encontro).

Curso de Homeopatia da ATM-82. UCPel. 1979. (Outra).

I Simpósio de Psiquiatria e Psicanálise de Pelotas. 1979. (Simpósio).

VI Semana de estudos sobre Saude Comunitaria. 1979. (Encontro).

XI Encontro Cientifico de Estudantes de Medicina do Brasil. 1979. (Encontro).

Curso de medicina de Urgencia. 1978. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Carla Henka

BASSANI, J.A.; ZANONI JUNIOR, D.;GASTAL, C. L. C.. Autoconceito de crianças agressoras e vítimas de bullyng. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Fernanda Cristina Neidert

MAIA, P. W.; ZANONI JUNIOR, D.;GASTAL, C. L. C.. Aspectos emocionais nos profissionais de unidade de terapia intensiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Fernanda Padilha

MAIA, P. W.; ZANONI JUNIOR, D.;GASTAL, C. L. C.. O índice de estresse e a incidência de Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde da Fundação Pró Rim em Mafra/SC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Lilia Ribeiro

BASSANI, J.A.; ZANONI JUNIOR, D.;GASTAL, C. L. C.. Estudo da percepção sobre violência exercida entre alunos em duas escolas municipais de São Bento do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Mauricio Luis Castro

BASSANI, J.A.; ZANONI JUNIOR, D.;GASTAL, C. L. C.. Classe social e dificuldade de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: KATINERY CIPRIANO CORRÊA

GASTAL, C. L. C.; RAMOS, L. H.; BASSANI, J.A.. O "pêso" do paciente psiquiátrico na família: análise comparativa de sobrecarga familiar em pacientes de primeira avaliação e os já em tratamento no CAPS de Rio Negrino-SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Lilian Juraski da Luz

RADAELLI, J.; SANTOS, W.;GASTAL, C. L. C.. Dislexia:um sintoma na aquisição da aprendizagem da leitura escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Natali Cristine Simonetti

XAVIER, C. R.;GASTAL, C. L. C.; BASSANI, J.A.. Análise dos conteúdos arquetipicos de relatos e sonhos de dependentes químicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: MICHELLE CARVALHO

GUIMARAES, A. B.;GASTAL, C. L. C.; MAIA, P. W.. a influência do sentimentoesperança para o prognóstico de pacientes com câncer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Julia Grechi dos Santos

GUIMARAES, A. B.;GASTAL, C. L. C.; XAVIER, C. R.. Relação entre a família emaranhada e dependência química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Geremias Alves

GASTAL, C. L. C.; BASSANI, J.A.; GUIMARAES, A. B.. Do claustro á liberdade: estudo de caso sobre as repersentações e influências dos sonhos recorrentes na vida pessoal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Marina Heinerich Schmidt

GASTAL, C. L. C.; BASSANI, J.A.; GUIMARAES, A. B.. Reincidência de gestação na adolescencia: um estudo de caaso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Andréia Paula Arten

GUIMARAES, A. B.; BASSANI, J.A.;GASTAL, C. L. C.. Habilidades sociais em pessoas cegas, com baixa visão e videntes: um estudo comparativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Grasiane Froggel

GASTAL, C. L. C.; HENNING, M. C.; SANTOS, W.. Os tabus em famílias de suicidas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Clarisse de Oliveira Nassif

GASTAL, C. L. C.; HENNING, M. C.; SANTOS, W.. Avaliação na qualidade de vida entre pacientes com diagnóstico de esquizofrenia e de transtorno bipolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Rosangela Wegrzinovski

HENNING, M. C.; SANTOS, W.;GASTAL, C. L. C.. Fatores que alegram e que entristecem o Idoso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Graciane de Oliveira Schulze

HENNING, M. C.; SANTOS, W.;GASTAL, C. L. C.. A ausência da figura paterna. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Cleomir Vaz

SANTOS, W.; HENNING, M. C.;GASTAL, C. L. C.. Relação entre absenteísmo e rotatividade com a qualidade de vida no trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: SANDRA KATCHAN JANUÁRIO

BASSANI, J.A.; MENDES, F. P.;GASTAL, C. L. C.. O Psicólogo Escolar frente às dificuldades de Aprendizado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Maria Fernanda Henrique

RAMOS, L. H.;GASTAL, C. L. C.; MENDES, F. P.. A Influência doProcesso de desmame na Formação da personalidade da Criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Marcia Helena da Luz

GASTAL, C. L. C.; GERONASSO, T.D.; RAMOS, L. H.. A Utilizaçãoterapêutica dos Contos de Fada em Pacientes Psicóticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Rafael Camargo

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; BASSANI, J.A.. Maturidade para escolha profissional na adolescencia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Veridiana Simette

SANTOS, W.;GASTAL, C. L. C.; GERONASSO, T.D.. A Representação social de clientes pré-cirúrgicos em relação à intervenção cirúrgica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Daniela da Silva Chiminski

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; GERONASSO, T.D.. Queixas escolares e atendimento psicológico: Inquietação sobre a teoria e a prática da psicologia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Marcos Marion de Freitas

MENDES, F. P.; BASSANI, J.A.;GASTAL, C. L. C.. Aspecto biopsicosocioculturais relacionados ao aleitamento materno no puerpério inicial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Gisele Janrtsch

SANTOS, W.; BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.. O sofrimento psicológico do obeso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Aluno: Marcia regina Bueno Correa

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; ZANONI JUNIOR, D.. Habilidades sociais em estagiarios de psicologia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Flávia Barbosa Martins

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; ZANONI JUNIOR, D.. Habilidades sociais na adolescência. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Marília Mengarda

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; ZANONI JUNIOR, D.. Preocupações dos adolescentes estudantes do ensino médio na cidade de Itaiópolis/SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Andrielli Tiburski

GASTAL, C. L. C.; ZANONI JUNIOR, D.; HENNING, M. C.. Estresse e acidente de trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Nicolle Cristina Mota

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; ZANONI JUNIOR, D.. Correlação entre depressao infantil e práticas parentais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Gislaine Sauer

GASTAL, C. L. C.; ZANONI JUNIOR, D.; HENNING, M. C.. Mitos familiares e desempenho escolar da criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Nicéia Paula Wacheleski

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; MENDES, F. P.. Estudo de caso clínico em gestalt-terapia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Giancarlo de Aguiar

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; MENDES, F. P.. Processo de reeducação - a ecologia humana no projeto jovem cidadão: "uma abordagem da psicologia social". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Cláudia Roberta Guerber

BEDIN, S. C.;GASTAL, C. L. C.; MENDES, F. P.. A incidência da Síndrome de Burnout em profissionais da área da saúde. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado.

Aluno: Cleunice Maria Maidl

MENDES, F. P.;GASTAL, C. L. C.; BEDIN, S. C.. Modelagem em argila sob o enfoque da gestalt como facilitadora na comunicação com pacientes com distúrbios de contato. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.

Orientou

GABRIEL HUMBERTO SELHORST

PARTICIPAÇÃO DE PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA EM UMA OFICINA DE MÚSICA EM UM CENTRO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL: UMA AVALIAÇAO DE IMPACTO SOBRE MELHORA DO QUADRO CLÍNICO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado; (Orientador);

BETINA MASLOWAKI MACHADO

A INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DO APH- ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR EM D=CIDADES DE SANTA CATARINA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em MEDICINA) - Universidade do Contestado; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

KATINERY CIPRIANO CORRÊA

O "pêso" do paciene psiquiátrico na família: análise comparativa de sobrecarga familiar em pacientes de primeira avaliação e os já em tratamento no CAPS de Rio Negrino-SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Marina Heinerich Schmidt

Reincidência da gestação na adolescencia: um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Geremias Alves

Do Claustro à Liberdade: Estudo de caso sobre as representações e influências dos sonhos recorrentes na vida pessoal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Clarisse de Oliveira Nassif

Avaliação de qualidade de vida entre pacientes com diagnóstico de esquizofrenia e transtorno bipolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Grasiane Froggel

Os tabus em familias de suicidas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Marina Heinerich Schmidt

Um estudo sobre a segunda gravidez na adolescencia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Geremias Alves

Sonhos recorrentes: um estudo de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Marcia Helena da Luz

A Utilização terapêutica dos Contos de fada em Pacientes Psicóticos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Claudio Luis da Cunha Gastal;

Produções bibliográficas

  • MORO, ADRIANA ; WOEHL, ARIANE ; GASTAL, CLAUDIO LUIS DA CUNHA ; TRINDADE, BRENA ANAISA . Suicídio. Um fenômeno silencioso e silenciado / Suicide. A silent and silenced phenomenon. Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar , v. 7, p. 104, 2018.

  • GASTAL, C. L. C. . Regulação e emancipação no processo da reforma psiquiátrica Brasileira - o papel da participação popular. CADERNOS BRASILEIROS DE SAÚDE MENTAL , v. 1, p. 77-92, 2009.

  • GASTAL, C. L. C. ; Gutfreind, Celso . Um estudo comparativo de dois serviços de saúde mental: relações entre participação popular e representações sociais relacionadas ao direito à saúde. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 1835-1844, 2007.

  • GASTAL, C. L. C. . A Evolução Histórica dos Significados de Participação Popular. Ágora (Caçador) , v. 13, p. 127-138, 2006.

  • GASTAL, C. L. C. ; COSTA, N. I. ; COSTA, V. . Um referencial integrador para o tratamento da abordagem múltipla da psicose. Revista ABP-APAL, São Paulo, v. 8, n.3, p. 107-117, 1986.

  • GASTAL, C. L. C. ; GUTFREIND, C. . Acolhimento: Com a voz Os Usuários de um Serviço de Saúde Mental com Participação Popular. In: Gutfreind, C; Souza, A.P.R.. (Org.). A saúde dos Grupos. Representações Sociais em Saúde Coletiva. 1a.ed.Canoas: Editora da Ulbra, 2007, v. , p. 135-157.

  • GASTAL, C. L. C. . Refletindo sobre a "loucura". Tribuna da Fronteira, Mafra, 08 abr. 2006.

  • GASTAL, C. L. C. . Transtornos depressivos. Jornal tribuna da fronteira, Mafra, 10 mar. 1993.

  • GASTAL, C. L. C. . Sociopatia. Jornal Tribuna da Fronteira, Mafra, 19 nov. 1992.

  • GASTAL, C. L. C. . Transtorno obsessivo compulsivo. Jornal Tribuna da Fronteira, Mafra - SC, 12 out. 1992.

  • GASTAL, C. L. C. ; GUFREIND, C. . Um estudo comparativo de dois serviços de saúde mental: relações entre participação popular e representações sociais relacionadas ao direito à saúde. In: I Congresso Nacional de Saúde Mental, 2008, Florianópolis. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2008. v. 1.

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . Aspectos atuais do Suicídio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . Suicídio e Saúde do Trabalhadore. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . Aspectos epideiológicos do suicídio consumado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . As relações sociais na pós modernidade: desafios para docentes e discentes no ensino superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. ; GUFREIND, C. . Um estudo comparativo de dois serviços de saúde mental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GASTAL, C. L. C. . Participação Popular em Um Serviço de Saúde Mental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Participação Popular em Um Serviço de Saúde Mental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . Participação Popular em Um Serviço de Saúde Mental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . A estrutração de CAPS em uma cidade do interior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GASTAL, C. L. C. . Drogas: ação no sistema nervoso central. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Aspectos antropológicos da reforma psiquiátrica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Saúde Mental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . Drogas: ação no sistema nervoso central. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gastal, Cláudio Luis da Cunha . Aspectos Antropológicos da SAúde Mental e Reforma Psiquiátrica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Rumos da Saude Mental no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Alcoolismo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Saude Mental e Puerperio. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Alcoolismo e empresa. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Drogas, fumo e alcoolismo. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . Psiquiatria e Medicina. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASTAL, C. L. C. . ( Capítulos) As primeiras contribuições e estudos psicanalíticos sobre os tiques. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1983. (Tradução/Livro).

  • GASTAL, C. L. C. . (Capítulos) Psicoses infantis e outros estudos. Porto Alegre: Editora Arte Médicas, 1983. (Tradução/Livro).

Outras produções

Gastal, Cláudio Luis da Cunha . O sucídio, realidade e mitos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GASTAL, C. L. C. . Saúde mental. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

1991

Título de especialista em psiquiatria, Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Contestado, Curso de Psicologia. , Av. Presidente Nereu Ramos, 1071, Jardim do Moinho, 89300-000 - Mafra, SC - Brasil, Telefone: (47) 6423059, Ramal: 219, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2008

Centro de Valorização da Vida

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador da comissão provisória

Atividades

  • 10/2006

    Direção e administração, Nucleo Mafra/SC.Cargo ou função, Vice coordenador do núcleo de Mafra.

2017 - 2019

Universidade do Contestado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor titular das disciplinas de Psicologia Médica I e Psicologia Médica II do Curso de Medicina da Universidade do Contestado Campus Mafra

2001 - 2018

Universidade do Contestado

Vínculo: Professor CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor titular da disciplina de Saúde Mental do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado - Campus Mafra-SC Professor titular da disciplina de Psicopatologia I do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado - Campus Mafra - SC Professor titular da disciplina de Psicopatologia II do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado - Campus Mafra - SC Professor titular da disciplina de Psicologia Médica I do Curso de Medicina da Universidade do Contestado - Campus Mafra - SC Professor titular da disciplina de Psicologia Médica II do Curso de Medicina da Universidade do Contestado - Campus Mafra - SC

Atividades

  • 02/2001

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicopatologia I, Psicopatologia II, Saúde Mental - Curso de Psicologia

  • 07/2007 - 10/2007

    Ensino, Pos graduação latu senso em Saúde da Família, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção Integral em Saúde Mental

  • 08/2001 - 09/2001

    Ensino, Pós graduação lato sensu em Psicopedagogia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicopatologia

1993 - 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAFRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico psiquiatra, Carga horária: 10

Outras informações:
Médico psiquiatra Responsável por grupo de prevenção à re-hospitalização psiquiátrica. Psiquiatra do centro de atenção psicossocial Casa Azul

Atividades

  • 08/2006

    Direção e administração, Secretaria Municiapl de Saúde de Mafra.Cargo ou função, Membro da Comissão Gestora Interdisciplinar do Departamento de Saúde Mental.

  • 05/2006

    Direção e administração, Secretaria Municiapl de Saúde de Mafra.Cargo ou função, Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Casa Azul.

  • 07/1993

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde.Serviço realizado, Médico psiquiatra - responsável por grupo de prevenção à re-hospitalização psiquiátrica.

  • 04/1992 - 08/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho intermunicipal de saude mental.Cargo ou função, conselheiro.

  • 02/1993 - 02/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Muncipal de saúde.Cargo ou função, Conselheiro.

1993 - 2009

Grupo Esperança Casa Azul

Vínculo: Socio Fundador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/1993

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Atendimento psiquiatrico.

  • 08/1993 - 12/2009

    Direção e administração, Grupo Esperança CAsa Azul.Cargo ou função, Co-organizador da entidade.

1983 - Atual

Associação Brasileira de Psiquiatria

Vínculo: Membro da Associacao, Enquadramento Funcional: Membro da Associacao, Carga horária: 0

Outras informações:
membro efetivo desde 1983

Atividades

  • 05/1983

    Outras atividades técnico-científicas .Atividade realizada, Participante das atividades promovidas.

1999 - Atual

Associação Catarinense de Psiquiatria

Vínculo: membro da Associacao, Enquadramento Funcional: Membro da Associacao, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro efetivo desde 1999

Atividades

  • 11/1999

    Outras atividades técnico-científicas .Atividade realizada, Participante das atividades promovidas.

1989 - Atual

Poder Judiciário de Santa Catarina

Vínculo: perito designado, Enquadramento Funcional: Perito Psiquiatra, Carga horária: 2

Atividades

  • 03/1989

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Pericias psiquiatricas.

1989 - Atual

Associação Médica Miguel Couto

Vínculo: Membro da Associacao, Enquadramento Funcional: Membro da Associacao, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro efetivo desde 1989

Atividades

  • 03/1989

    Outras atividades técnico-científicas .Atividade realizada, participante das atividades.

1989 - 2004

Poder Judiciário do Paraná

Vínculo: perito designado, Enquadramento Funcional: perito psiquiatrico, Carga horária: 1

Atividades

  • 03/1989 - 05/2004

    Serviços técnicos especializados , Comarca de Rio Negro.Serviço realizado, Pericias psiquiatricas.

1985 - 1986

Clínica Margareth Mahler

Vínculo: Colaborador associado, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/1985 - 10/1986

    Direção e administração, .Cargo ou função, Corrdenador do departamento Científico.

  • 06/1985 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Coordenador do Grupo de Expressão do Sistema de Comunidade terapêutica.

  • 07/1985 - 10/1985

    Ensino, Curso de selecao e treinamento para ac. terap., Nível: OutroDisciplinas ministradas, Principios basicos de psiquiatria

1985 - 1988

Hospital São Lucas

Vínculo: Membro do Serviço de Psiquiatr, Enquadramento Funcional: membro do serviço, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/1985 - 10/1988

    Serviços técnicos especializados , Ambulatório de psiquiatria.Serviço realizado, Atendimento psiquiátrico e psicoterápico ambulatorial.

  • 07/1985 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Unidade de internação psiquiátrica.Serviço realizado, Membro da equipe de supervisores da Unidade de internação psiquiátrica e consultoria psiquiátrica a pacientes clínicos.

1988 - 2002

HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULA

Vínculo: Membro do Corpo Clinico, Enquadramento Funcional: Membro do Corpo Clinico, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/1989 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, PSiquiatra - atendimento de internacoes psiquiatricas.

  • 06/2000 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissao de Etica medica.Cargo ou função, Membro da Comissao.

  • 06/1993 - 06/1994

    Direção e administração, Corpo Clinico.Cargo ou função, Diretor do Corpo Clinico.

1980 - 1982

Clínica Olivé Leite

Vínculo: estagiario, Enquadramento Funcional: estagiario plantonista, Carga horária: 24

Atividades

  • 05/1982 - 07/1982

    Estágios .Estágio realizado, Estagio voluntario em psiquiatria.

  • 12/1980 - 11/1981

    Estágios .Estágio realizado, Estagio remunerado como plantonista.

1985 - Atual

Clínica Privada

Vínculo: profissional liberal, Enquadramento Funcional: profissional liberal, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/1985

    Serviços técnicos especializados , Clinica Privada.Serviço realizado, Medico Psiquiatra.

1989 - 1992

Hospital Bom Jesus

Vínculo: Membro do Corpo Clinico, Enquadramento Funcional: Membro do Corpo Clinico

Atividades

  • 09/1989 - 11/1992

    Serviços técnicos especializados , Corpo Clinico.Serviço realizado, Atendimento psiquiatrico de pacientes internados.

1988 - 1995

Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Medico credenciado, Enquadramento Funcional: credenciado

Atividades

  • 11/1988 - 06/1995

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, atendimento psiquiatrico ambulatorial.

1982 - 1983

Plantão de Atendimento Psiquiátrico

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: Plantonista, Carga horária: 24

Atividades

  • 08/1982 - 01/1983

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Plantonista de urgências psiquiátricas.

1981 - 1981

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: estagiário remunerado, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 24

Atividades

  • 01/1981 - 12/1981

    Estágios , Pronto Socorro Municipal.Estágio realizado, estágio como plantonista remunerado em urgências médicas.

1989 - 2007

Unimed

Vínculo: Membro da Cooperativa, Enquadramento Funcional: Medico credenciado, Carga horária: 0

Atividades

  • 06/1989 - 03/2007

    Serviços técnicos especializados , Unimed Rio-Mafra.Serviço realizado, Medico Psiquiatra.

1981 - 1982

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: estagiario, Enquadramento Funcional: plantonista, Carga horária: 24

Atividades

  • 06/1980 - 06/1981

    Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Pronto Socorro do Hospital Universitário.Estágio realizado, Estágio como estudante-plantonista em pronto socorro geral e pediátrico.