Álvaro Afonso Furtado Leite
Graduado em Engenharia Elétrica em 1990 pelo Instituto Nacional de Telecomunicações? INATEL atuou por vários anos no setor industrial no desenvolvimento de projetos de automação e controle de processos industriais. Em 1997 fundou a Cenergel com objetivo principal de desenvolver projetos de controle e automação voltados ao consumo e uso da energia. De 1999 a 2000, cursou mestrado em Engenharia da Energia da Universidade Federal de Itajubá ? UNIFEI, onde atuou como pesquisador do Grupo de Estudos Energéticos ? GEE, no período 1999 a 2002, participando de projetos envolvendo o uso eficiente da energia, além de projetos de treinamento e pesquisa patrocinados pela Petrobrás, Eletrobrás e CEMIG. Após a conclusão do mestrado foi aprovado, em fevereiro de 2001, como professor substituto da UNIFEI, que proporcionou o aprofundamento da experiência acadêmica e de pesquisa naquela instituição. Em 2002, ingressou no doutorado em Planejamento Energético da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas ? UNICAMP tento concluído o doutoramento em 2006. Durante o doutorado atuou como pesquisador convidado do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético ? NIPE, da UNICAMP, no período de março de 2002 a fevereiro de 2008. Como pesquisador NIPE, trabalhou em projetos de pesquisa para Petrobrás, Confederação Nacional da Indústria - CNI, P&Ds para o setor elétrico via fundos setoriais, consultor da ANEEL, consultor do PNUD/ONU para análise de programas de eficiência energética, entre outros projetos envolvendo questões de uso eficiente da energia, economia da energia, regulamentação do setor elétrico e gás além de questões ambientais. No final de 2007 foi aprovado em concurso publico para atuar como pesquisador de recursos energéticos da Empresa de Pesquisa Energética ? EPE, empresa ligada ao Ministério de Minas e Energia ? MME, responsável pela realização do planejamento energético indicativo do Brasil, no período de fevereiro de 2007 a março de 2008, após este período ingressou, como Professor Adjunto, na Universidade Estadual de Santa Cruz ? UESC, em Ilhéus, Bahia, tendo, em 2013, se desligado desta função e concentrando sua atuação no desenvolvimento de projetos junto a Cenergel.
Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos
2002 - 2006
Universidade Estadual de Campinas
Título: Prospecção de mercados regionais de energia, associada a planos energéticos nacionais e projeções estaduais, como contribuição a um planejamento integrado de recursos em bacias hidrográficas
Sérgio Valdir Bajay. Palavras-chave: Planejamento Energetico; Planejamento Integrado de Recursos - PIR; Eficiencia Energetica; Prospecção de Mercado de Energia.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento Energético. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eficiência Energética. Setores de atividade: Energia; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação Superior.
Mestrado em Engenharia de Energia
1999 - 2000
Universidade Federal de Itajubá
Título: Avaliação de Implementação de Programas de Gerenciamento Pelo Lado da Demanda,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Jamil Haddad
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Eficiencia Energetica; Planejamento Energetico; Demanda; GLD.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação / Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle. Setores de atividade: Energia; Industria Eletro-Eletrônica.
Aperfeiçoamento em Eficientizacao Industrial
2003 - 2004
Federacao das Industrias do Estado de Minas Gerais - PROCEL
Ano de finalização: 2004;
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico Em Eletrônica
1978 - 1982
Formação complementar
2008 - 2008
DPG - "Ciclo Básico". (Carga horária: 4h). , Empresa de Pesquisa Energética, EPE, Brasil.
2006 - 2006
Regreção usando SPSS. (Carga horária: 18h). , SPSS, SPSS, Brasil.
2006 - 2006
Estatística Avançada usando SPSS. (Carga horária: 18h). , SPSS, SPSS, Brasil.
2004 - 2004
Planejamento Energético Corporativo. (Carga horária: 8h). , Programa de Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa na Indústria Bra, GERBI, Brasil.
2004 - 2004
Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração. (Carga horária: 24h). , Programa Nacional de Conservação de Energeia - PROCEL, PROCEL, Brasil.
2004 - 2004
Monitoring & Targeting: Princípios e Aplicações. (Carga horária: 8h). , Programa de Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa na Indústria Bra, GERBI, Brasil.
2003 - 2004
Curso de Formação de Multiplicadores em Otimização. (Carga horária: 164h). , Programa Nacional de Conservação de Energeia - PROCEL, PROCEL, Brasil.
2003 - 2003
ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - MDL. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
IMMERSION PROGRAM IN ENGLISH. (Carga horária: 110h). , CELIL IMMERSION COURSE IN ENGLISH, CELIL, Brasil.
2001 - 2001
Comando e Proteção de Motores Elétricos. (Carga horária: 40h). , Weg S A, WEG, Brasil.
1996 - 1996
Vendas e Negociação. (Carga horária: 24h). , Indústrias Villares S A, VILLARES, Brasil.
1996 - 1996
Autocad R12. (Carga horária: 40h). , Upgraph Ltda, UPGRAPH, Brasil.
1990 - 1990
Controle Estatístico de Processo Cep. (Carga horária: 40h). , Instituto Latino Americano de Tecnologia, ILAT, Brasil.
1990 - 1990
Aterramento Elétrico de Sistemas de Telecomunicaçõ. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
1990 - 1990
Iniciação Em Ger6encia de Empresas. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
1990 - 1990
Iniciação a Sistemas Cae Cad Cam. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
1989 - 1989
Comando e Proteção de Motores Elétricos. (Carga horária: 16h). , Weg S A, WEG, Brasil.
1989 - 1989
Teleprocessamento. (Carga horária: 36h). , Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
1988 - 1988
Microprocessador 8086 8088. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
1988 - 1988
Microprocessador Z80. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, Brasil.
1985 - 1985
Instrumentação Industrial. (Carga horária: 42h). , Empresas Nucleares Brasileiras, NUCLEBRAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Gerenciamento de Carga/Especialidade: Eficiência Energética.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Planejamento Energético.
Participação em eventos
VII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. Proposta de Refinamento do Balanço Energético Nacional e do Balanço de Energia Útil. 2010. (Congresso).
XVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA USINA HIDRELÉTRICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA DA QUALIDADE O DIAGRAMA DE ISHIKAWA. 2010. (Congresso).
3 Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. Proposta de Atualização do Balanço de Energia Útil Nacional. 2009. (Congresso).
1 Seminário Madeira Energética - MADEN 2008. 2008. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética ? II CBEE. Oral. 2007. (Congresso).
XIX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica ? XIX SNPTEE.Cenários de Influência da Eficiência Energética na Matriz Energética Nacional. 2007. (Seminário).
Cenários de Novas Políticas Energéticas Voltadas para a Busca de Maior Eficiência Energética.XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. 2006. (Seminário).
Cenários de Projeção dos Principais Energéticos do Estado de São Paulo Aplicando o Modelo de Desagregação Estrutural. XI Congresso Brasileiro de Energia. 2006. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. V Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. 2006. (Congresso).
VI Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. VI Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. 2006. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos. IV Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos. 2005. (Congresso).
AGRENER GD 2004 - 5. ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL E GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.AGRENER GD 2004. 2004. (Encontro).
Grandes Desafíos Tecnológicos em Energia nos Próximos 20 Anos.GRANDES DESAFÍOS TECNOLÓGICOS EM ENERGIA NOS PRÓXIMOS 20 ANOS. 2004. (Outra).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO. 2004. (Congresso).
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA. 2004. (Congresso).
XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2004. (Seminário).
Fórum Nacional da Águas.FÓRUM NACIONAL DAS ÁGUAS. 2003. (Outra).
V Latin-American Congress: Electricity Generation and Transmission. V LATIN-AMERICAN CONGRESS: ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION. 2003. (Congresso).
XVII SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.XVII SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2003. (Seminário).
Ciclo de Conferências sobre a Sustentabilidade no Setor Energético.CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO SETOR ENERGÉTICO. 2002. (Outra).
ENERSHOW 2002. ENERSHOW 2002. 2002. (Congresso).
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA. 2002. (Congresso).
Sustentabilidade na Geração e Uso de Energia no Brasil - Os Próximos 20 anos.SUSTENTABILIDADE NA GERAÇAO E USO DE ENERGIA NO BRASIL - OS PRÓXIMOS 20 ANOS. 2002. (Outra).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEDIDOS. I CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. 2000. (Congresso).
Aspectos Institucionais do Setor Hidroelétrico Brasileiro.ASPECTOS INSTITUCIONAIS DO SETOR HIDROELÉTRICO BRASILEIRO. 1999. (Seminário).
XV Seminário Nacional de Produção e transmissão de Energia Elétrica - XV SNPTEE.XV SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - XV SNPTEE. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
LEITE, A. F. L.; FERREIRA, C.; HADDAD, J.. Análise do impacto do fornecimento de lâmpadas fluorescentes compactas a consumidores de baixo poder aquisitivo: o caso Boa Vista - RR. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) - Universidade Federal de Itajubá.
LEITE, A. F. L.; AMADO, F. D. R.. Estudo da Viabilidade de Sistemas Híbridos Eólico-Fotovoltaicos como Distribuição de Energia Elétrica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
LEITE, A. F. L.; AMADO, F. D. R.. Gerenciamento de Resíduos Hospitalares no Município de itabuna - Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
LEITE, A. F. L.; AMADO, F. D. R.. Caracterização e Dimencionamento de Um Aterro Sanitário para o Município de Itabuna, Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
LEITE, A. F. L.. A Engenharia de Produção Aplicada à Segurança do Trabalho: Um estudo de Caso em Uma Indústria Têxtil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
LEITE, A. F. L.; TELES, T. N.; SILVA JUNIOR, E.. Presidente de Banca Examinadora da Matéria engenharia Elétrica - Assistente. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.
FORNARI, C. C. M.; Rodrigues, B. L.;LEITE, A. F. L.. Membro da Banca Examinadora para Concurso Público do Magistério Superior da UESB. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BASTOS, I. C.; SANTOS JUNIOR, I.;LEITE, A. F. L.. Membro da Banca Examinadora para defesa de Mestrado na UNIFAL - Campus de Poços de Caldas. 2021. Universidade Federal de Alfenas.
BEZERRA, U. H.; ROSARIO, D. L.; TOSTES, M. E. L.;LEITE, A. F. L.. Membro da Banca Examinadora para defesa de Mestrado na UFPA. 2021. Universidade Federal do Pará.
Orientou
ELABORAÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO DE UM COLETOR SOLAR DE PLACA PLANA SUSTENTÁVEL MESCLANDO MATERIAIS VIRGENS COM MATERIAIS RECICLADOS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alvaro Afonso Furtado Leite;
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO ENERGÉTICA NA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Alvaro Afonso Furtado Leite;
Produções bibliográficas
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Impactos de Possíveis novos Programas de Eficiência Energética nas Projeções da Demanda Energética Nacional. Revista Brasileira de Energia , v. 13, p. 20-30, 2008.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; Filipe Debonzi Gorla. . Oportunidades de Eficiência Energética para a Indústria: setor vidreiro.. Brasília: CNI ? Confederação Nacional da Indústria, 2010. 57p .
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Oportunidade de Eficiência Energética para a Indústria: ferros-liga. 1. ed. Brasília: CNI, 2010. 46p .
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; Filipe Debonzi Gorla. . Oportunidade de eficiência energética para a indústria: indústrias não energo-intensivas. Brasília: CNI, 2010. 53p .
-
SILVA, H. H. ; LEITE, A. F. L. ; SANTOS, V. P. S. ; SILVA, L. C. ; Filho, L. S. S. ; Medeiros, V. M. G. . STRUCTURING DATA INSPREADSHEETS FOR USE IN MACHINE LEARNING.. In: LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION ANDTRANSMISSION - CLAGTEE, 2019, 2019, Santiago. Anais CLAGTEE 2019, 2019. v. 1.
-
LEITE, A. F. L. ; RODRIGUES, A. W. O. ; PONTES, D. R. G. ; HOLANDA, G. B. ; SILVA, H. H. ; SOUZA, J. W. M. ; MARINHO, L. B. ; SILVA, L. C. ; FILHO, P. P. R. ; BRAGA, R. B. ; RODRIGUES, R. C. S. . ELECTRICITY NETWORK ASSETS MOBILE IDENTIFICATION ANDCLASSIFICATION SYSTEM USING THE CONVOLUTIONAL NEURAL NETWORK.. In: Latin-American Congress on Electricity Generation and Transmission - CLAGTEE 2019, 2019, Santiago. Anais CLAGTEE 2019, 2019. v. 1.
-
REBOUCAS FILHO, P.P. ; SOUZA, J. WELLINGTON M. ; MARINHO, LEANDRO B. ; HOLANDA, GABRIEL B. ; SILVA,HARISON HERMAN ; BANDEIRA, THAIS S. ; RODRIGUES, A. WENDELL O. ; LEITE, A. F. L. . Mobile System to Aid inthe Identification and Classification of Electrical Assets using Convolutional Neural Network. In: 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2019, Salvador. Anais do 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2019. v. 1. p. 699-704.
-
LEITE, A. F. L. ; LEITE, L. B. F. ; LOPES, D. A. J. ; SILVA, H. H. ; SANTOS, V. P. S. ; PINHEIRO, L. . ANALYSIS ANDREVIEW OF THE EVALUATION METHODOLOGY FOR RESEARCH AND DEVELOPMENT PROJECTS IN THE BRAZILIAN ELECTRICITY SECTOR.. In: LATIN -AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE, 2017, Mar Del Plata. Anais CLAGTEE 2017, 2017. v. 1.
-
SANTOS, V. P. S. ; LEITE, A. F. L. ; SILVA, H. H. ; LOPES, D. A. J. ; LEITE, L. B. F. ; PINHEIRO, L. . METHODOLOGY AND COMPUTATIONAL TOOL FOR EVALUATION OF R&D PROJECTS. In: LATIN - AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION ANDTRANSMISSION - CLAGTEE, 2017, Mar Del Plata. Anais CLAGTEE 2017, 2017. v. 1.
-
LEITE, A. F. L. ; KAMIYA, I. K. . A importância da Logística para a Engenharia de Produção: perspectiva e sustentabilidade em Arranjos Produtivos. In: VI Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2011, Campina Grande - PA. A importância da Logística para a Engenharia de Produção: perspectiva e sustentabilidade em Arranjos Produtivos, 2011.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . PROPOSTA DE REFINAMENTO DO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL E DO BALANÇO DE ENERGIA ÚTIL. In: VII Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2010, São Paulo. PROPOSTA DE REFINAMENTO DO BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL E DO BALANÇO DE ENERGIA ÚTIL, 2010.
-
OLIVEIRA, G. S. ; PONTES, D. L. ; KAMIYA, I. K. ; LEITE, A. F. L. . ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA USINA HIDRELÉTRICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA DA QUALIDADE O DIAGRAMA DE ISHIKAWA. In: XVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2010, Baurú. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA USINA HIDRELÉTRICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA DA QUALIDADE O DIAGRAMA DE ISHIKAWA, 2010.
-
LEITE, A. F. L. . Proposta de Atualização do Balanço de Energia Útil Nacional. In: III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009, Belém. III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2009.
-
BERNI, M. D. ; LEITE, A. F. L. ; DORILEU, I. L. ; BAJAY, S. V. . Penetração do Gás Natural em Processos Industriais de Queima Direta: Casos das Indústrias Cerâmica, Cimento e Vidro. In: VI Congresso Brasileiro de Planejameto Energético - VI CBPE, 2008, Salvador - BA. VI CBPE, 2008.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . CENÁRIOS DE INFLUÊNCIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL. In: XIX Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica ? XIX SNPTEE, 2007, Rio de Janeiro. MEIO MAGNËTICO, 2007.
-
DORILEO, I. L. ; BERNI, M. D. ; LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . O PNE 2030 da EPE/MME e a AES 2020 do WWF ? Uma análise comparativa sob as óticas do PIR e da eficiência energética. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética ? II CBEE, 2007, Vitória. MEIO MAGNÉTICO, 2007.
-
BERNI, M. D. ; LEITE, A. F. L. ; DORILEO, I. L. ; BAJAY, S. V. . Incentivos Tributários no Fomento a Eficiência Energética no Setor Industrial. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética ? II CBEE, 2007, Vitória. MEIO MAGNÉTICO, 2007.
-
BAJAY, S. V. ; CAVALCANTE, C. B. ; LEITE, A. F. L. . Estratégias de Fomento à Eficiência Energética para o Brasil. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética ? II CBEE, 2007, Vitória. MEIO MAGNÉTICO, 2007.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; PEREIRA, A. F. S. . Projeção da Demanda Setorial de Energia do Estado de São Paulo, no Longo Prazo, Aplicando o Modelo de Desagregação Estrutural em Três Cenários Alternativos de Crescimento da Economia do Estado. In: V Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2006, Brasília. V Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2006.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Projeção do Consumo de Energia Elétrica do Setor Agropecuário na Região das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari E Jundiaí. In: VI Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural, 2006, Campinas. aderno de Resumos. AGRENER GD 2006 - 6. Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. Campinas: UNICAMP, 2006. 138p., 2006.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; CARVALHO, C. B. ; DORILEU, I. L. . Perspectivas da Geração Distribuída de Eletricidade nos Estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso. In: VI Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural, 2006, Campinas. Caderno de Resumos. AGRENER GD 2006 - 6. Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. Campinas: UNICAMP, 2006. 138p., 2006.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; BERNI, M. D. ; PEREIRA, A. F. S. . Cenários de Projeção dos Principais Energéticos do Estado de São Paulo Aplicando o Modelo de Desagregação Estrutural. In: XI Congresso Brasileiro de Energia, 2006, Rio de Janeiro. XI Congresso Brasileiro de Energia. v. I. p. 145-156.
-
BAJAY, S. V. ; BERNI, M. D. ; LEITE, A. F. L. ; PEREIRA, A. F. S. . Demanda de energia considerando a intensidade energética, preços altos e a elasticidade-preço de longo prazo: Estudo-de-Caso para o Estado de São Paulo. In: XI Congresso Brasileiro de Energia, 2006, Rio de Janeiro. XI Congresso Brasileiro de Energia. v. I. p. 507-520.
-
BAJAY, S. V. ; GAYA, M. I. ; BERNI, M. D. ; LEITE, A. F. L. . Demanda de Combustíveis da Frota de Veículos Leves no Brasil Até 2015. In: XI Congresso Brasileiro de Energia, 2006, Rio de Janeiro. XI Congresso Brasileiro de Energia. v. I. p. 521-534.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Cenários de Novas Políticas Energéticas Voltadas para a Busca de Maior Eficiência Energética. In: XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, 2006, Belo Horizonte. XVII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, 2006.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; JANNUZZI, G. M. ; PACCOLA, J. A. ; SILVA JR, H. X. . Desenvolvimento de uma Metodologia para Implantação de Tarifas horo-sazonais Modificadas. In: IV Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos, 2005. IV Congresso Brasileiro de Regulação de Serviços Públicos Concedidos, 2005.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Comparação de Programas de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica Desenvolvidos na Califórnia e no Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004, Itajubá. CD RON do V Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Programas de Eficiência Energética no Âmbito do Planejamento Integrado de Recursos, Aplicado a Bacias Hidrográficas. In: IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004, Itajubá. CD ROM do IV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2004.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Planejamento Integrado de Recursos no Brasil no Âmbito de Bacias Hidrográficas. In: X Congresso Brasileiro de Energia, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Energia. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2004. v. IV.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Um Modelo de Projeção de Demanda Regional de Energia Baseado em Coeficientes Setoriais de Intensidade Energética. In: XVI Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, 2004, Brasília. CD ROM do XVI Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI, 2004.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . A Influência do Impacto da Crise Energética na Retomada dos Investimentos em Eficiência Energética no Estado da Califórnia. In: XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003, Uberaba. XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . The Use of Electricity time-of-Day and Interruptible Supply Tariffs to Optimize Load Curves. In: V Latin-American Congress: Electricity Generation and Transmission, 2003, Sao Pedro. V Latin-American Congress: Electricity Generation and Transmission, 2003.
-
LEITE, A. F. L. ; HADDAD, J. . A Influência da Classe de Renda/Consumo no Retorno de Capital em Programas de Gerenciamento pelo Lado da Demanda. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA, 2002, Divulgação Científica. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA, 2002. v. III. p. 1565.
-
LEITE, A. F. L. ; HADDAD, J. . Metodologia de Seleção de Projetos de GLD. In: XVI - SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ? XVI SNPTEE, 2001, Campinas. Anais do, 2001.
-
LEITE, A. F. L. ; HADDAD, J. . A resolução ANEEL n 242/98 como forma de consolidação dos programas de combate ao desperdício de energia elétrica no Brasil. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, 2000, Salvador. I CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, 2000.
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Proposta de Refinamento do Balanço Energético Nacional e do Balanço de Energia Útil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, G. S. ; PONTES, D. L. ; KAMIYA, I. K. ; LEITE, A. F. L. . ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA USINA HIDRELÉTRICA COM O AUXÍLIO DA FERRAMENTA DA QUALIDADE O DIAGRAMA DE ISHIKAWA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, A. F. L. . Proposta de Atualização do Balanço de Energia Útil Nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. ; Matos, R. A. S. . Proposta de Atualização do Balanço de Energia Útil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . ?Penetração do Gás Natural em Processos Industriais de Queima Direta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. . Cenários de Influência da Eficiência Energética na Matriz Energética Nacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, A. F. L. . Estratégias de Fomento à Eficiência Energética para o Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Incentivos Tributários no Fomento a Eficiência Energética no Setor Industrial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . O PNE 2030 da EPE/MME e a AES 2020 do WWF ? Uma análise comparativa sob as óticas do PIR e da eficiência energética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Cenários de Influência da Eficiência Energética na Matriz Energética Nacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, A. F. L. . Projeção da Demanda Setorial de Energia do Estado de São Paulo, no Longo Prazo, Aplicando o Modelo de Desagregação Estrutural em Três Cenários Alternativos de Crescimento da Economia do Estado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Projeção do Consumo de Energia Elétrica do Setor Agropecuário na Região das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Perspectivas da Geração Distribuída de Eletricidade nos Estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Cenários de Projeção dos Principais Energéticos do Estado de São Paulo Aplicando o Modelo de Desagregação Estrutural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Demanda de energia considerando a intensidade energética, preços altos e a elasticidade-preço de longo prazo: Estudo-de-Caso para o Estado de São Paulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Demanda de Combustíveis da Frota de Veículos Leves no Brasil Até 2015. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Cenários de Novas Políticas Energéticas Voltadas para a Busca de Maior Eficiência Energética. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, A. F. L. . Desenvolvimento de uma Metodologia para Implantação de Tarifas horo-sazonais Modificadas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Comparação de Programas de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica Desenvolvidos na Califórnia e no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Programas de Eficiência Energética no Âmbito do Planejamento Integrado de Recursos, Aplicado a Bacias Hidrográficas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Planejamento Integrado de Recursos no Brasil no Âmbito de Bacias Hidrográficas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . Um Modelo de Projeção de Demanda Regional de Energia Baseado em Coeficientes Setoriais de Intensidade Energética. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, A. F. L. . The Use of Electricity Time-Of-Day And Interruptiblesupply Tariffs. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . A Influência do Impacto da Crise Energética na Retomada dos Investimentos em Eficiência Energética no Estado da Califórnia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEITE, A. F. L. . A Influência da Classe de Renda/Consumo no Retorno de Capital dos Programas de Gerenciamento pelo Lado da Demanda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, A. F. L. . A resolução Aneel N° 242/98 como Forma de Consolidação dos Programas de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
LEITE, A. F. L. . CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA DAR SUPORTE À SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ELETRICIDADE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ? ANEEL. 2006.
LEITE, A. F. L. . APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE POSSE E HÁBITOS DE USO E CONSUMO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO PARA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE TARIFAS MODIFICADAS. 2005.
LEITE, A. F. L. ; YAMACHITA, R. A. . REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE POÇOS DE CALDAS. 2004.
LEITE, A. F. L. . SERVIÇOS DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA DAR SUPORTE À SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ELETRICIDADE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ? ANEEL. 2004.
LEITE, A. F. L. . AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS ANUAIS DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA ? PACDEE. 2003.
LEITE, A. F. L. . RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DESENVOLVIDOS PELO PROCEL. 2003.
LEITE, A. F. L. . COMPARAÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA DESENVOLVIDOS NO BRASIL E NA CALIFÓRNIA. 2003.
LEITE, A. F. L. . CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA DAR SUPORTE À SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ELETRICIDADE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ? ANEEL. 2003.
LEITE, A. F. L. . AUXILIO NA COORDENAÇÃO DO CURSO CENÁRIOS. 2000.
LEITE, A. F. L. ; HADDAD, J. ; YAMACHITA, R. A. ; MARTINS, A. R. . COORDENAÇÃO DO CURSO COENE. 2000.
LEITE, A. F. L. ; SALGADO, R. M. . SISTEMA DE ANÁLISEDE DEMANDA, APOIO A DECISÃO E OPERAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DO DME-PC. 2009.
LEITE, A. F. L. ; BAJAY, S. V. ; BERNI, M. D. ; DORILEU, I. L. ; Santana, P. H. . POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO TÉRMICA E PRÊMIO PAGO PELO GÁS NATURAL NOS SEGMENTOS INDUSTRIAIS EM SUBSTITUIÇÃO AO ÓLEO COMBUSTÍVEL. 2010.
BAJAY, S. V. ; LEITE, A. F. L. ; BERNI, M. D. ; DORILEO, I. L. ; Santana, P. H. . ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA VISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA. 2009.
LEITE, A. F. L. ; MARTINS, A. R. ; YAMACHITA, R. A. . DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO EM PRÉDIOS PÚBLICOS. 2001.
LEITE, A. F. L. . REVISÃO TÉCNICA DOS CAPÍTULOS DOS DE AUDITORIA ENERGÉTICA E TARIFAÇÃO DO LIVRO CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. 2001.
LEITE, A. F. L. . Redes Inteligentes de Energia - Smart Grid. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Santana, P. H. ; BAJAY, S. V. ; LEITE, A. F. L. . PROJETO DE PESQUISA E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DO GÁS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LEITE, A. F. L. . OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEITE, A. F. L. . FORMAÇÃO DE INSTRUTORES EM EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LEITE, A. F. L. . CURSO DE OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA - COENE. 2001. .
LEITE, A. F. L. . EMPREENDEDORES NA ÁREA DE SERVIÇOS DE ELETRICIDADE. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LEITE, A. F. L. . CURSO DE OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA - COENE. 2000. .
LEITE, A. F. L. . FORMAÇÃO DE REGULADORES. 2000. .
LEITE, A. F. L. . CURSO DE OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA - COENE. 1999. .
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2016
SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO DA DEMANDA PARA SUPORTE À OPERAÇÃO., Descrição: Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para controle da demanda e suporte à operação, baseado em técnicas de Inteligência computacional com controle da demanda, despacho otimizado, automatismo da geração, evitar multas de ultrapassagem, atender metas regulatórias, simular as condições operacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Integrante / Gilson Paulillo - Coordenador., Financiador(es): Energisa - Remuneração.
-
2009 - 2012
DESENVOLVIMENTO DE POLÍMEROS REFORÇADOS POR FIBRAS NATURAIS E SINTÉTICAS PARA USO EM PÁS EÓLICAS, Descrição: As pás eólicas são os principais componentes dos aerogeradores. Elas são responsáveis por transmitir a energia cinética proveniente dos ventos, ao gerador elétrico. A aplicação em turbinas eólicas exige pás leves e resistentes. Por isso, a grande maioria é fabricada em materiais compósitos. O processamento é uma característica que difere os materiais compósitos de outros materiais convencionais de engenharia. Por se tratar de um sistema montado pelo fabricante, o processamento desses materiais influencia, e muito, na performance final da estrutura. Logo, objetivo final deste projeto é fabricar pás por laminação e moldagem. O intuito é criar e desenvolver tecnologia com base nos recursos naturais locais principalmente com relação às fibras naturais e disseminar o conhecimento técnico-científico à comunidade local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador / Franco Dani Rico Amado - Integrante / Danilo Maciel Barquete - Integrante / Ricardo Carvalho Alvim - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TARIFAS HORO-SAZONAIS E TARIFAS ESPECIAIS PARA FORNECIMENTOS INTERRUPTÍVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - 2006
METODOLOGIA DA EMPRESA DE REFERÊNCIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2005 - 2006
NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE MERCADO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2005
ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS ECONÔMICOS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE TARIFAS MODIFICADAS E OPORTUNIDADES PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2004
PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA NO BRASIL, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2001 - 2004
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO E SUPERVISÃO DE SUBESTAÇÕES E LINHAS DE TRANSMISSÃO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE COMPRESSORES, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
AVALIAÇÃO DE CAMPO E APRIMORAMENTO DE METODOLOGIA DE OPERAÇÃO DE BOMBAS EM PARALELO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2005 - 2006
METODOLOGIA DA EMPRESA DE REFERÊNCIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2005 - 2006
NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE MERCADO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2005
ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS ECONÔMICOS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE TARIFAS MODIFICADAS E OPORTUNIDADES PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2004
PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA NO BRASIL, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2001 - 2004
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO E SUPERVISÃO DE SUBESTAÇÕES E LINHAS DE TRANSMISSÃO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE COMPRESSORES, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
AVALIAÇÃO DE CAMPO E APRIMORAMENTO DE METODOLOGIA DE OPERAÇÃO DE BOMBAS EM PARALELO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2005 - 2006
METODOLOGIA DA EMPRESA DE REFERÊNCIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2005 - 2006
NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE MERCADO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2005
ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS ECONÔMICOS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE TARIFAS MODIFICADAS E OPORTUNIDADES PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2004
PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA NO BRASIL, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2001 - 2004
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO E SUPERVISÃO DE SUBESTAÇÕES E LINHAS DE TRANSMISSÃO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE COMPRESSORES, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
AVALIAÇÃO DE CAMPO E APRIMORAMENTO DE METODOLOGIA DE OPERAÇÃO DE BOMBAS EM PARALELO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2020 - 2022
ANÁLISE DE VEGETAÇÃO POR IMAGEM PARA REDUÇÃO DE SUA INTERAÇÃO COM A REDE, Descrição: O produto final inclui um método de captura e tratamento de imagens para criação de um Modelo Digital de Superfícies aplicado a vegetação no entorno das redes de BT/MT, capaz de identificar a espécie da vegetação, altura e distância em relação ao sistema elétrico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador / Harison Herman Silva - Integrante / Viviane Priscila Silva Santos - Integrante / Diego R. Gonsalves de Pontes - Integrante / Lucas Cardoso da Silva - Integrante / Cristhiane Vilela Garcia - Integrante.
-
2018 - 2021
PROJEÇÃO DO MERCADO DE ENERGIA CONSIDERANDO MODELO DE PREVISÃO DE PERDAS COMERCIAIS E INFORMAÇÕES DE PROGRAMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E GERAÇÃO DISTRIBUÍDA., Descrição: Desenvolver uma metodologia para projetar o mercado consumidor de energia elétrica no curto, médio e longo prazo, considerando nos estudos de planejamento os fatores externos representados pelas perdas comerciais, implantação de projetos de eficiência energética e de mini e micro geração distribuída.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador / Harison Herman Silva - Integrante / Viviane Priscila Silva Santos - Integrante / Diego R. Gonsalves de Pontes - Integrante / Leandro Brasil F Leite - Integrante / Pedro Henrique Cunha - Integrante / Lucas Cardoso da Silva - Integrante / Marina do Amaral Resende - Integrante.
-
2017 - 2021
CAPTURA AUTOMÁTICA DE IMAGENS GEORREFERENCIADAS PARA LEVANTAMENTO DE ATIVOS DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO., Descrição: Desenvolvimento de um sistema de captura de imagens por meio de câmaras 360° instalados nas viaturas de manutenção e smartphones que, por meio do processamento de imagem, seria realizado o reconhecimento automático dos ativos de rede por meio de técnicas de Inteligência Artificial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador / Harison Herman Silva - Integrante / Leandro Brasil Furtado Leite - Integrante / Viviane Priscila Silva Santos - Integrante.
-
2016 - 2018
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO REGULADOS PELA ANEEL, Descrição: Neste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) foi desenvolvida umametodologia que buscou sistematizar o processo de avaliação de projetos de P&D, sendoesta metodologia desenvolvida para este fim e integralizada em um software que processae analisa de forma autônoma, os parâmetros específicos para analisar um projeto depesquisa,em seus aspectos de originalidade, aplicabilidade, relevância e razoabilidade doscustos,segundo os aspectos da regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador / Harison Herman Silva - Integrante / Leandro Brasil Furtado Leite - Integrante / Viviane Priscila Silva Santos - Integrante / Dimitri Augusto de Jesus Lopes - Integrante / Samuel Cruz Alves - Integrante., Financiador(es): Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S/A - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2006
METODOLOGIA DA EMPRESA DE REFERÊNCIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2005 - 2006
NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE MERCADO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2005
ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS ECONÔMICOS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DE TARIFAS MODIFICADAS E OPORTUNIDADES PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2004 - 2004
PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA NO BRASIL, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2001 - 2004
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO E SUPERVISÃO DE SUBESTAÇÕES E LINHAS DE TRANSMISSÃO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
AVALIAÇÃO DE CAMPO E APRIMORAMENTO DE METODOLOGIA DE OPERAÇÃO DE BOMBAS EM PARALELO, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
-
2000 - 2000
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE COMPRESSORES, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alvaro Afonso Furtado Leite - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Santa Cruz, DCET. , Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna, Salobrinho, 45662-000 - Ilheus, BA - Brasil, Telefone: (73) 36805303, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - 2001
Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de CaldasVínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONTRATADO
2011 - 2013
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Engenharia elétrica, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica, com mandato de 2 (dois) anos.
2009 - 2013
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Adjunto em regime de Dedicação Exclusiva, já tendo ministrado os cursos de Gestão Ambiental, Eletrotécnica Geral, Metrologia, e Gestão Energética. Além de participar de pesquisas de extensão universitária no projeto Eficiência Energética na UESC.
Atividades
-
04/2009 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento, DCET.,Linhas de pesquisa
-
04/2009 - 03/2013
Ensino, Engenharia de Produção e Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletrotécnica, Tópicos Especiais (Gerenciamento energético), Gestão Ambiental
2008 - 2009
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa Energética, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisador em Recursos Energéticos
Atividades
-
02/2008 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Empresa de Pesquisa Energética - EPE.,Linhas de pesquisa
2002 - 2008
Núcleo Interdisciplinar de Planejamento EnergéticoVínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2002 - 01/2006
Pesquisa e desenvolvimento, NIPE.,Linhas de pesquisa
1997 - Atual
CENERGEL Consultoria Em Sistemas Energéticos LtdaVínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Credenciado pela Superintendência de Fiscalização de Eletricidade da ANEEL para fiscalização de Serviço de Eletricidade.
- Credenciado pela Superintendência de Pesquisa e Eficiência Energética -SPE da ANEEL para emissão de parecer de projetos do programa ANEEL de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D e Eficiência Energética - PEE.
- Consultoria para o Instituto de Pesquisa Eldorado para o desenvolvimento de projetos de P&D/ANEEL.
- Atividades de consultoria junto a concessionárias distribuidoras de energia elétrica para o desenvolvimento projetos na área de eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento.
- Atividades de consultoria no setor de gestão de energia em empresas do setor industrial.
Atividades
-
06/2005 - 01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, METODOLOGIA DA EMPRESA DE REFERÊNCIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS.
-
10/1997 - 01/2008
Direção e administração, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, Pesquisa & Desenvolvimento.
-
10/1997 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa
-
04/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, NOVAS ABORDAGEM METODOLÓGICA NOS ESTUDOS DE MERCADO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO.
-
03/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA LEI DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, EFICIENTIZAÇÃO DE SISTEMAS MOTRIZES INDUSTRIAIS.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE POÇOS DE CALDAS.
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ELETRICIDADE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ? ANEEL.
2001 - 2002
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina: Controle e Automação Industrial
Local: Escola Federal de Engenharia de Itajubá
Curso: Engenharia Elétrica, 7o período
Período: Março de 2001 até esta data
Número de horas-aulas ministradas: 32 horas / mês
Disciplina: Eletrônica Digital I
Local: Escola Federal de Engenharia de Itajubá
Curso: Engenharia Elétrica
Período: Março de 2001 até esta data
Número de horas-aulas ministradas: 8 horas / mês
1999 - 2002
Universidade Federal de ItajubáVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
P&D para CEMAT ? Centrais Elétricas Matogrossenses S/A:
?Desenvolvimentos de novas metodologias de automação de Subestações?.
Consultoria para DME ? Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas:
?Realização de Diagnóstico Energético em Prédios Públicos?.
Consultor do Programa EnergiaBrasil, atuando no treinamento de grupos de:
?Eletricistas Empreendedores para o SENAI? e ?Curso de Eficiência Energética para grupos do SEBRAI?.
Coordenação do curso COENE nos anos de 1999, 2000 e 2001.
Atividades
-
03/2001 - 02/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Engenharia Elétrica.,Linhas de pesquisa
-
03/2001 - 04/2002
Ensino, Informática Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Automaçào Industrial, Eletronica Digital
-
04/2001 - 03/2002
Ensino, Informática Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Automação Industrial, Eletrônica Digital
-
03/1999 - 02/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Engenharia Elétrica.,Linhas de pesquisa
-
01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Engenharia Elétrica.,Cargo ou função, Realização de Diagnóstico Energético em Prédios Publicos.
1995 - 2001
Instituto Educacional São João Da EscóciaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/1995 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Telecominicações
1995 - 1997
Indústrias Villares S AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Comercial, Carga horária: 40
Outras informações:
Visitas a grandes clientes, para apresentação da empresa;
Fechamento de contratos de fornecimento de equipamentos e de manutenção;
Verificação e supervisão de montagens de equipamentos contratados;
Ministrar palestras e cursos dirigidos a alunos de curso superior de Engenharia e Arquitetura.
Atividades
-
08/1995 - 10/1997
Serviços técnicos especializados , Indústrias Villares S A.,Serviço realizado, Assessoria Técnica Comercial a Grandes Clientes da Empresa.
1991 - 1995
ITL - Informática e Telecomunicações LtdaVínculo: Sócio Gerente, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Sócio da empresa, responsátel pelas atividades técnicas da empresa.
Atividades
-
01/1991 - 07/1995
Direção e administração, Departamento Técnico.,Cargo ou função, Coordenação de equipe técnica.
-
01/1991 - 07/1995
Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico.,Serviço realizado, Assistência Técnica.
1981 - 1984
Empresas Nucleares BrasileirasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1981 - 06/1994
Serviços técnicos especializados , Instrumentação Industrial.,Serviço realizado, Manutenção Industrial.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Álvaro Afonso Furtado Leite e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?