Fernanda Lopes Kunzler

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (2007). Tem experiência na área de Comunicação. Atua na assessoria de comunicação do Teatral Grupo de Risco e Rede de Educação Cidadã/MS. Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no programa de formação de Conselheiros da República. E especialista em "Estado, Gestão e Políticas Públicas" na Fundação Perseu Abramo, Santo André/SP.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Estado, Gestão e Políticas Públicas

2015 - Atual

Fundação Perseu Abramo

Especialização em andamento em Democracia Participativa, República e Movimentos S

2013 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S

2013 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: a experiência da Rede de Educação Cidadã
Orientador: Leonardo Barros

Graduação em Jornalismo

2004 - 2007

Faculdade Estacio de Sá
Orientador: Marcelli Alves

Formação complementar

2012 -

Extensão universitária em Idiomas/Comunicativo 3. (Carga horária: 240h). , Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.

2012 - 2012

Educação Popular - Uma Escola em Formação. (Carga horária: 120h). , Rede de Educação Cidadã, RECID, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estudos do Poder Local.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Produções bibliográficas

  • KUNZLER, F. L. . Estudo em Gestão e Políticas Públicas. In: Alessandra Atti; Greiner Costa. (Org.). Estudos em Gestão & Políticas Públicas. 10ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2017, v. 03, p. 63-82.

  • KUNZLER, F. L. ; OTA, D. . Comunicação: O Comunitário Em Ondas1. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019, Goiânia. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste ? Goiânia, 2019.

  • OTA, D. ; KUNZLER, F. L. . 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: a experiência da Rede de Educação Cidadã, Descrição: Um estudo sobre os aspectos teóricos da comunicação popular e suas linguagens, ressaltando a necessidade de maior participação social no acesso à produção midiática. Perpassa os conceitos de comunicação enquanto diálogo, relações humanas e, ainda, o processo de conscientização a fim de superar as situações opressoras na busca do fortalecimento do debate acerca da democratização da comunicação em nosso país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Lopes Kunzler - Coordenador / Leonardo Barros - Integrante.

  • 2007 - 2007

    Resgate Histórico da Rádio Novela em Campo Grande/MS, Descrição: O vídeo documentário ?Resgate Histórico da Rádio Novela em Campo Grande? conta a história da rádio novela e como ela influencio na região. Fazer o resgate histórico deste tema é um dos principais motivos da existência deste trabalho, já que são poucos os registros deste acontecimento em Mato Grosso do Sul. A Cultura radiofônica foi ressaltada por momentos marcantes e colaborou para a construção da história do rádio, este meio de comunicação facilitava a informação em uma comunidade que era localizada em uma região até então distante, repleta de fazendas. Entretanto, buscou-se abordar as pessoas que construíram a história da rádio novela, e, foi com base em depoimentos dos mesmos, que se conseguiu resgatar parte dessa história. Foram realizadas as gravações de depoimentos e a capitação de imagens Com este material e o roteiro definidos, partiu-se para a edição. O resultado da pesquisa é retratado em um trabalho escrito em 3 capítulos e um vídeo documentário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Lopes Kunzler - Coordenador / Marciele Severgnini - Integrante / Marcelle Alves - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2007

Faculdade Estacio de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2002 - Atual

Teatral Grupo de Risco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atriz, produtora e gestora, Carga horária: 30