RAFAEL AROSA DE MATTOS
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Geografia pela PUC-Rio. Docente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Geografia
2019 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: INDO ALÉM DE UMA MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA,
Rejane Cristina de Araújo Rodrigues.
Mestrado em Educação
2012 - 2014
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald
Graduação em Licenciatura em Geografia
2006 - 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Música como recurso didático no ensino de geografia: uma experiência
Orientador: Enio Serra
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em "Geografia Escolar na Educação Básica". (Carga horária: 56h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em ?Direito à cidade: Natureza, possibilidades e .... (Carga horária: 21h). , Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e regional, IPPUR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
Mattos, Rafael Arosa de ; CAMPELLO, M. . II Territórios Capianos: "O direito à cidade e suas contradições". 2016. (Outro).
Randolph,R. ; Southern,B. ; GOMES,P.H.O. ; Mattos, Rafael Arosa de . Seminário Internacional "A expansão da Metrópole para além das fronteiras de sua Região: Continuidade ou Ruptura?". 2009. (Congresso).
Participação em eventos
3° Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2012. (Outra).
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre Diálogos. O mal-estar contemporâneo na relação entre os jovens da modernidade líquida e as escolas da modernidade sólida. 2012. (Congresso).
Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade - SIMSOCIAL.Tecnologias digitais e o mal-estar na relação entre a "escola sólida" e as "juventudes líquidas" contemporâneas. 2012. (Simpósio).
VI Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias:práticas/teorias sociais na contemporâneidade". 2011. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Geógrafos. População Neo-rural e agricultura orgânica: mudanças no meio rural da Região Perimetropolitana do Rio de janeiro. 2010. (Congresso).
Seminário Internacional "A expansão da metrópole para além das fronteiras de sua Região: continuidade ou ruptura?". 2009. (Seminário).
Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
Mattos, Rafael Arosa de; Rua, Emílio Reguera; SANTOS, E. J. S.. A construção do conhecimento geográfico utilizando novas tecnologias: o relato de uma experiência no 7° ano do Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mattos, Rafael Arosa de; Velasco, Diego Bruno; ROCHA, A. A. C. N.. O saber docente doprofessor de geografia: Estudo sobre a origem do saber docente e o ensino da cartografia nas favelas nas aulas de geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educaçao Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mattos, Rafael Arosa de. Seleção de alunos para o Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - CESPEB. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Geotecnologias no Ensino Fundamental: subvertendo a sala de aula tradicional; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educaçao Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rafael Arosa de Mattos;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, A. A. C. N. ; RODRIGUES, A. ; Mattos, Rafael Arosa de . Encontros e Currículos Vividos na Trajetória de Nilda Alves. Perspectivas em Educação Básica , v. 2, p. 45, 2018.
-
Mattos, Rafael Arosa de ; De Oliveira, Sarah Almeida . A QUESTÃO AMBIENTAL, O ESTUDO DAS ALTERAÇÕES TECNOGÊNICAS E AS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO DE CONTEÚDO: uma experiência no estágio supervisionado. Giramundo - Revista de Geografia do Colégio Pedro II , v. 2, p. 135, 2015.
-
Mattos, Rafael Arosa de . Pensando o mal-estar na/da educação através da compreensão das 'juventudes líquidas' contemporâneas. Pesquiseduca , v. 5, p. 295-309, 2013.
-
Mattos, Rafael Arosa de ; FERREIRA, H. M. C. . Jovens e celulares: implicações para a Educação na era da conexão móvel. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa; OSWALD, Maria Luiza; COUTO, Edvaldo.. (Org.). Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 273-296.
-
Mattos, Rafael Arosa de . População Neo-Rural e Agricultura Orgânica: Mudanças no meio rural da Região Peri-metropolitana do Rio de Janeiro. In: Rainer Randolph;Barbra Candice Southern. (Org.). Expansão Metropolitana e Transformação das Interfaces entre Cidade,Campo e Região na América Latina.. São Paulo-SP: Max Limonad, 2011, v. 1, p. 322-337.
-
Mattos, Rafael Arosa de . Mapas colaborativos digitais: uma prática cibercultural a favor do ensino-aprendizagem de geografia. In: VII Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade, 2013.
-
Mattos, Rafael Arosa de . Cartografias Digitais Colaborativas: Oportunidades Para A Geografia Escolar Na Era Da ConexÃo Em Mobilidade. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA - Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão, 2013, João Pessoa. Anais do XII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA - Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão, 2013.
-
Mattos, Rafael Arosa de . O mal-estar contemporâneo na relação entre os jovens da modernidade líquida e as escolas da modernidade sólida. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre Diálogos, 2012, Niterói. Anais do IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogo sobre Diálogos, 2012.
-
Mattos, Rafael Arosa de . Tecnologias digitais e o mal-estar na relação entre a 'escola sólida' e as 'juventudes líquidas' contemporâneas. In: II Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade - SIMSOCIAL, 2012, Salvador - BA. Anais do II Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade - SIMSOCIAL, 2012. v. 1.
-
Mattos, Rafael Arosa de . População neo-rural e agricultura orgânica: mudanças no meio rural da Região Perimetropolitana. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.
-
Mattos, Rafael Arosa de ; FERREIRA, H. M. C. . Educação na era da conexão móvel: experiências em espaços escolares públicos. In: 5° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013.
-
Mattos, Rafael Arosa de . Turismo rural e neo-ruralismo: Mudanças na Região Peri-metropolitana do Rio de Janeiro. In: XXXII JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - JIC 2010., 2010.
-
Mattos, Rafael Arosa de . Transformações locais e regionais em áreas peri-metropolitanas do Rio de Janeiro: mudanças no meio rural na Região Serrana. In: XXXI JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ARTÍSTICA E CULTURAL, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - JIC 2009., 2009.
-
Mattos, Rafael Arosa de . 'De Mercator ao GoogleMaps: mapas colaborativos digitais no ensino de geografia'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mattos, Rafael Arosa de . A construão de cartografias colaborativas e interativas através das geotecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mattos, Rafael Arosa de . De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mattos, Rafael Arosa de . Mapas colaborativos digitais: uma prática cibercultural a favor do ensino-aprendizagem de geografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Mattos, Rafael Arosa de ; FERREIRA, H. M. C. . Educação na era da conexão móvel: Experiências em espaços escolares públicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Mattos, Rafael Arosa de . O mal-estar contemporâneo na relação entre os jovens da modernidade líquida e as escolas da modernidade sólida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Mattos, Rafael Arosa de . Tecnologias digitais e o mal-estar na relação entre a 'escola sólida' e as 'juventudes líquidas' contemporâneas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Mattos, Rafael Arosa de . População Neo-rural e agricultura orgânica: mudanças no meio rural da Região Perimetropolitana do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Mattos, Rafael Arosa de . Turismo rural e neo-ruralismo: mudanças na Região Peri-metropolitana do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Mattos, Rafael Arosa de . Transformações locais e regionais em áreas peri-metropolitanas do Rio de Janeiro: mudanças no meio rural na Região Serrana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
Mattos, Rafael Arosa de . Oficina: De Mercator ao Googlemaps: mapas colaborativos digitais no ensino de geografia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Mattos, Rafael Arosa de . Oficina: Cartografias interativas através das geotecnologias para o Ensino de Geografia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Mattos, Rafael Arosa de ; FERREIRA, H. M. C. . Minicurso Cibercultura, Subjetividades e práticas escolares: situando os novos sujeitos da educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
As fronteiras das metrópoles: Investigações acerca da delimitação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e das suas modificações recentes, Descrição: Descrição: Preocupações com transformações nas grandes cidades e regiões metropolitanas tanto na América Latina como no mundo inteiro não são propriamente novas. Ao contrário, já há uma extensa bibliografia e discussão a esse respeito. Mas, observa-se mais recentemente, além da atualidade do interesse nesse objeto, a multiplicação tanto de estudos a respeito dos mais diversos aspectos da dinâmica metropolitana como também de abordagens teóricas e metodológicas. Nota-se, uma nítida separação entre duas abordagens distintas entre as quais não há um diálogo significativo e sistemático: (i) uma voltada à compreensão das modificações internas entre centro e periferia, por exemplo, que ocorrem dentro de regiões metropolitanas; e (ii) outra dedicada ao estudo (regional) de mudanças em áreas não-metropolitanas com certa distância às metrópoles. No presente projeto a atenção estará direcionada a elementos que permitirão uma determinada articulação das duas abordagens, uma superação das limitações de cada uma e, assim, fornecer elementos para uma reflexão mais aprofundada sobre as fronteiras da metrópole e suas formas de extensão ou expansão e mesmo retração (implosão). Investigar as proximidades da metrópole, seu entorno imediato ou sua área peri-metropolitana tem a finalidade de encontrar respostas a perguntas relacionadas à própria definição e delimitação de metrópoles - onde, afinal, acaba uma metrópole? Os estudos acerca dessa temática já tiveram início em projeto anterior no município de Petrópolis que se destaca por uma série de características que o tornam exemplo e piloto para investigações dessas fronteiras. Na atual proposta pretende-se seguir os eixos de expansão da metrópole carioca e tomar como objetos municípios localizados em direção à Costa Verde (Itaguaí e Mangaratiba) e Região dos Lagos (Maricá e Cabo Frio). O financiamento está concedido no âmbito do edital da FAPERJ "Cientista do Nosso Estado".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Arosa de Mattos - Integrante / Randolph, Rainer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2008 - 2010
Urbanização Peri-Metropolitana e Transformações Regionais no Entorno do Rio de Janeiro: Conseqüências da Expansão Metropolitana para as Interfaces entre Região, Cidade e Campo., Descrição: Descrição: Uma parte das transformações que se observa, hoje, nas metrópoles e nas áreas ao seu redor está determinada por seus entrelaçamentos na escala mundial e sua inserção em processos globais como a re-estruturação produtiva, por exemplo. A este respeito existe já uma quantidade bastante expressiva de investigações que não precisam ser citadas aqui. Porém, e reconhecendo a importância dessas relações verticais dentro de uma rede de cidades globais nessa escala, acreditamos que não foram suficientemente esclarecidos os processos horizontais que estabelecem e expressam relações entre as metrópoles e as áreas no seu entorno. Áreas que chamamos de peri-metropolitanas porque se encontram fora das regiões metropolitanas, mas sofrem de alguma influência por parte delas sem se subordinar da mesma forma à lógica metropolitana como o fazem as periferias mais imediatas do núcleo metropolitano (municípios que pertencem à própria região metropolitana). Ou as franjas peri-metropolitanas que se afastam mais ainda da metrópole e se relacionam com outros pólos regionais no interior do estado. Conceitualmente, buscamos identificar as origens desse potencial de ?insubordinação? dos municípios (ou de uma parte deles) da área peri-metropolitana exatamente na sua situação específica nessas áreas onde fazem parte tanto de um contexto regional não-metropolitano, como também apresentam uma especificidade com relação às articulações intra-municipais entre áreas urbanas e rurais (peri-urbanas); potencial esse que, inclusive, fornece uma das justificativas ao próprio nome dado a essa área como interface tanto metropolitana-regional, quanto urbana-rural. Há de se considerar, ainda, que, dentro de uma configuração de redes urbanas onde as tradicionais hierarquias foram quebradas, os próprios municípios nas regiões fora das metrópoles não se articulam apenas horizontalmente na escala regional, mas estabelecem relações verticais diretamente que transcendem as escalas local e regional sem a m. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Arosa de Mattos - Integrante / Randolph, Rainer - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2018
Extensão universitária , Universidade Federal do Rio de Janeiro, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Especalização) Saberes e Práticas da Educação Básica - Ênfase em Ensino de Geografia.
-
03/2018
Extensão universitária , Colégio de Aplicação da UFRJ, .,Atividade de extensão realizada, Docente no Curso de Extensão CAp Popular.
2013 - 2015
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto regente, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor regente em turmas do Ensino Médio no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAP-UERJ
2014 - 2015
Colégio Santo Inácio - Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental II, Carga horária: 23
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de Itaboraí, -Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 14
2011 - 2011
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Tutor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia
Outras informações:
Professor de Geografia no Pré-Vestibular Social do Consórcio CEDERJ.
2011 - 2011
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e RegionalVínculo: Bolsista de Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Apoio Técnico, Carga horária: 20
2008 - 2010
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e RegionalVínculo: Estagiário (bolsista de IC), Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de RAFAEL AROSA DE MATTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?