Sandra Olades Martins Venturelli

FORMAÇÃO: Doutoranda em Educação na área de Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2019-2022); Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (2009); Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou como professora nos cursos de Filosofia, Teologia, Serviço Social e Direito da Faculdade Católica de Uberlândia (2010-2016). Lecionou no Curso de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia como professora substituta (2011-2013). Também atuou como professora nos cursos de Administração e Direito do Centro de Ensino Superior de Catalão (2010-2011). Orientou diversos projetos de pesquisa (PIBIC) fomentados pela FAPEMIG. Foi membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação) entre os anos de 2014 e 2015 na Faculdade Católica de Uberlândia. Foi elaboradora e revisora de itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BNI-INEP) nos anos de 2014, 2015 e 2017. PESQUISA: Desenvolveu pesquisas na área de Filosofia com ênfase em gêneros filosóficos, espaço público e esfera pública virtual. Atualmente desenvolve pesquisas na área de formação política e teoria crítica.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar

2019 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Título: A FORMAÇÃO POLÍTICA DA VONTADE: CONFLITOS E CONSENSOS ENTRE ESTADO E EDUCAÇÃO,
Luiz Roberto Gomes.

Mestrado em Filosofia

2007 - 2009

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Uma segunda mudança estrutural da esfera pública,Ano de Obtenção: 2009
Bento Itamar Borges.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Espaço público; esfera pública proletária e esfera pública burgues; Jürgen Habermas; Oskar Negt e Alexander Kluge; mudança estrutural.

Especialização em Filosofia Clínica

2003 - 2005

Faculdade Padre João Bagozzi
Título: Filosofia Clínica
Orientador: Hélio Strassburger

Graduação em Filosofia

1997 - 2001

Universidade Federal de Uberlândia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação para os elaboradores de itens. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Aperfeiçoamento Docente - PAD. (Carga horária: 10h). , Centro de Ensino Superior de Catalão, CESUC, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Aperfeiçoamento Docente - PAD. (Carga horária: 10h). , Centro de Ensino Superior de Catalão, CESUC, Brasil.

1999 - 1999

Curso de apoio ao ensino médio. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana Teológica e VI Semana Filosófica da Faculdade Cat..Mediadora dos trabalhos e comunicações. 2015. (Outra).

Espiritualidade em Edith Stein. 2013. (Encontro).

I Colóquio Kant da UFU - A filosofia kantiana e suas influências."Investigações sobre a filosofia kantiana e suas influências" - Mediadora de Seção de Comunicações. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Keillah Esper Aragão

Sandra Olades Venturelli. A liberdade e o problema do mal: análises e reflexões a partir da obra de Agostinho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Rafael Barbosa de Oliveira

Sandra Olades Venturelli. A razão comunicativa nas práticas políticas contemporâneas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Letícia Rodrigues da Silva Santos

Sandra Olades Venturelli. Feminismo e Política: uma questão filosófica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Rafael Lopes

Sandra Olades Venturelli. A filosofia brasileira de Matias Aires: tratando da vaidade ontológico-existencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Marcelo Fernandes de Almeida

Sandra Olades Venturelli. Cérebro e crença: como nosso cérebro constrói e transforma em verdades as nossas crenças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Rafael de Melo Vieira

Sandra Olades Venturelli. Do racionalismo à fenomenologia: a relação existente do eu com o outro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Alexandre Ferreira Margarido

Sandra Olades Venturelli. A existência de Deus em Santo Tomás e sua demonstração racional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Wellington Fernandes Pires

Sandra Olades Venturelli. A Esperança e a alteridade: uma análise filosófica e antropológica do homem itinerante em Gabriel Marcel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Davi de Souza Barbosa

Sandra Olades Venturelli. A filosofia de Boaventura: um itinerário da imanência à transcendência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Antonio Kossoski

Sandra Olades Venturelli. O amor em Agostinho: proposta para uma vivência ética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Douglas da Costa Nunes

Sandra Olades Venturelli. O amor em Platão e o cuidado em Heidegger: propostas de uma existência com o outro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Márcio José da Silva

Silvano Dias;Sandra Olades Venturelli. Michel Foucault: a questão do sujeito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Edvaldo Sant'Ana Lourenço

Oliveira, Manoel Messias;Sandra Olades Venturelli. Compreensão, saber necessário a educação no presente e no futuro: desafios e perspectivas em Edgar Morin. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Alessandra Borges de Almeida Afonso

Sandra Olades Venturelli. A razão comunicativa habermasiana no processo educativo como condição de emancipação social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Rosilda Pereira da Cruz

Sandra Olades Venturelli. Concepção de cultura em Gramsci: considerações acerca da formação integral como meio de emancipação do ser humano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Sivaldo Aires de Souza

Sandra Olades Venturelli. Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho: estudo de caso na empresa cerâmica Catalão Ltda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Giselly Marcia de Oliveira

Sandra Olades Venturelli. O atendimento como diferencial competitivo: estudo de caso na clínica Medcenter. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: ALEXANDRO PEREIRA DOS SANTOS

Sandra Olades Venturelli. Mercado de trabalho e empregabilidade: uma análise da cidade de Catalão-Go. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: César Bernardo Pacheco

Sandra Olades Venturelli. Qualidade de vida e segurança no trabalho: um estudo de caso na empresa John Deere Catalão-Go. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Isabela Bonach Teixeira

Sandra Olades Venturelli. Responsabilidade social: um estudo de caso na associação Pestalozzi de Ipameri Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Lucas Ferreira Sobrinho

Sandra Olades Venturelli. Como desenvolver um cliente satisfeito: um estudo de caso na empresa Construcastro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Ozirlane Pereira Rosa

Sandra Olades Venturelli. Acidentes de trabalho uma realidade brasileira: Um estudo bibliográfico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Weder Nunes da Rosa

Sandra Olades Venturelli. Análise da gestão de organizações sem fins lucrativos: estudo de caso Associação Adelino de Carvalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em comércio exterior) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Rodrigo Duarte

Martins. Ser em Heidegger como um ser-para-a-morte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Rafael Pereira Martins

Martins. O indivíduo e a comunidade: a afirmação da individualidade cristã em Kierkegaard. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Danilo César Carrara Ramos

Martins. Relação entre o conhecimento metafísico e a teoria da causalidade em Aristóteles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia.

Aluno: Adrielle Moreira Leão

Martins. Gestão Educacional: focando a importância de um líder. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Lucas Democh Goularte

Martins. Área de RH Estratégica: O índice de rotatividade de pessoas e seus principais impactos nas organizações. Um estudo de caso na empresa Maqnelson Agrícola Ltda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Thiago Dias Teixeira

Martins. Previsão do preço do açúcar e aspectos mercadológicos do mesmo estabelecendo premissas para um posterior estudo ou planejamento estratégico orçamentário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Rosimere Pereira Almeida

Martins. Marketing e sua aplicabilidade nos escritórios de advocacia: um estudo realizado em Catalão - GO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Fausto Bernardes da Silveira

Martins. Atendimento fidelizado ao cliente: um estudo realizado na empresa Turbulence sound car. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Danilo Schlatter Pavesi

Martins. A comercialização globalizada no agronegócio. Um estudo de caso da Fazenda Itambé II. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Aluno: Bartolomeu Honório do Nascimento Filho

Martins. Parcerias como fundamento para o crescimento e desenvolvimento organizacional. Um estudo de caso na organização Supermercado Verônica Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ludmila Gregório Mota

Assédio Moral nas relações de trabalho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro de Ensino Superior de Catalão; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Alessandra Borges de Almeida Afonso

A razão comunicativa habermasiana no processo educativo como condição de emancipação social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Rosilda Pereira da Cruz

Concepção de cultura em Gramsci: considerações acerca da formação integral como forma emancipadora do Ser Humano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Danilo César Carrara Ramos

Relação entre o conhecimento metafísico e a teoria da causalidade em Aristóteles; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Gabriel Marques Ferreira

Finitude em Heidegger: Dasein a possibilidade de uma existência autêntica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Davi de Souza Barbosa

A ESFERA PÚBLICA NO CIBERESPAÇO: A constituição das novas identidades na sociedade virtual; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Rafael Barbosa de Oliveira

A RAZÃO COMUNICATIVA NAS PRÁTICAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Douglas da Costa Nunes

O amor em Platão e o cuidado em Heidegger: propostas de uma existência com o outro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sandra Olades Martins Venturelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Armando Araújo Silvestre

A esfera pública no ciberespaço: os desafios da democracia no ágora virtual; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Faculdade Católica de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Armando Araújo Silvestre

Comunicação e interação nos espaços virtuais; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - FAPEMIG / Faculdade Católica de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Sandra Olades Venturelli . Heidegger e Habermas: da metafísica à pós-metafísica. Revista Brasileira de Filosofia da Religião , v. 02, p. 80-93, 2015.

  • Sandra Olades Venturelli . Reflexões filosóficas e teológicas sobre a arte. Revista do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia , v. 2, p. 92-101, 2015.

  • Ramos, D.C.C ; Sandra Olades Venturelli . A Teoria da causalidade e o motor imóvel em Aristóteles. Revista da Católica , v. 5, p. 206-228, 2013.

  • Afonso, Alessandra Borges de Almeida ; Martins . A Razão Comunicativa Habermasiana no processo educativo como condição de Emancipação Social. Revista da Católica , v. 03, p. 18-30, 2011.

  • Martins . A formação de identidades a partir das mídias virtuais. CEPPG Revista (Catalão) , v. 22, p. 09-24, 2010.

  • Sandra Olades Venturelli . Considerações sobre a esfera pública. CEPPG Revista (Catalão) , v. 23, p. 37-50, 2010.

  • Martins . A esfera pública: dos salões à rede virtual. In: Borges, Bento Itamar; Gomes, Luiz Roberto; Jesus, Osvaldo Freitas. (Org.). Direito e democracia em Habermas: pressupostos e temas em debate. São Paulo: Xamã, 2010, v. , p. -.

  • Sandra Olades Venturelli . Avaliando o professor. Correio de Uberlândia, Uberlândia - MG, 15 out. 2016.

  • Sandra Olades Venturelli ; Barbosa, Davi de Sousa . Ser ou não ser feliz, eis a questão (Felicidade em Sêneca). Conhecimento Prático Filosofia, São Paulo, p. 42 - 45, 01 jan. 2013.

  • Martins . Esportes Radicais. Jornal O correio de Uberlândia, 06 nov. 2009.

  • Sandra Olades Venturelli . Os desafios da fé na pós-modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sandra Olades Venturelli . A ética habermasiana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sandra Olades Venturelli . Educação ideológica e a formação social do sujeito em Karl Marx. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Sandra Olades Venturelli . Antropologia filosófica e neurociências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS . Pode o desconstrutivismo desconstruir qualquer gênero?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . A abordagem desconstrutivista de gêneros filosóficos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . Gêneros filosóficos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . Gêneros literários na filosofia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . O gênero dialógico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . Desconstrutivismo e Derrida. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . Descontrutivismo e gêneros filosóficos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . Gêneros literários na filosofia: aforismos segundo o desconstrutivismo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS . Aforismos segundo o desconstrutivismo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Sandra Olades Venturelli . Ensaios Filosóficos e Peripécias do Gênero 2011 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS . Aforismos segundo o desconstrutivismo. 2001. (Relatório de pesquisa).

MARTINS . Gênero dialógico. 2000. (Relatório de pesquisa).

MARTINS . Gênero dialógico. 2000. (Relatório de pesquisa).

MARTINS . Gêneros literários na Filosofia. 1999. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2010 - 2016

Faculdade Católica de Uberlândia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2013 - 2013

Faculdade Católica de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente

Outras informações:
Pós-graduação: Disciplina "Políticas Públicas: Princípios fundamentais e gestão". Carga horária: 24 h.

2010 - 2011

Centro de Ensino Superior de Catalão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2017 - 2017

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Revisor técnico-pedagógico de itens, Carga horária: 8

2015 - 2015

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Elaborador do Banco Nacional de Itens ENADE

2014 - 2014

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Elaborador do Banco Nacional de Itens ENADE

2018 - 2019

E E Juvenília Ferreira dos Santos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II, Carga horária: 24

2014 - 2014

Centro Educacional Pirlimpimpim Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

2019 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora