Douruézia Fonseca da Silva
Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Especialista em História da África - Faculdade Atenas Maranhense-FAMA. Graduada em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Minhas pesquisas estão voltadas para os estudos de gênero, sexualidade, corporalidade, violência doméstica e dissoluções dos laços matrimoniais e estudos sobre afrodescendentes. Tenho experiências em tutoria à distância pela UEMA e UFMA.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Sociais
2010 - 2012
Universidade Federal do Maranhão
Título: Rupturas e Permanências da violência nas Relações Conjugais nas duas primeiras décadas do maranhão republicano (1910-1920): dissoluções dos laços matrimoniais em face da violência de gênero.,Ano de Obtenção: 2012
Sandra Maria Nascimento Sousa.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Especialização em História da África
2009 - 2010
Faculdade Atenas Maranhense
Título: A mulher Negra em face da violência de gênero e da Lei Maria da Penha em São Luís (2006-2010)
Orientador: Prof. Ms. Paulo Sérgio Castro Pereira
Graduação em História Licenciatura
2002 - 2008
Universidade Estadual do Maranhão
Orientador: Prof. Drª. Adriana maria de Souza zierer
Formação complementar
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 200h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2000 - 2000
Administração Contabilidade e Turismo. (Carga horária: 45h). , Serviço de Aprendizagem Profissional, SAP*, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Organização de eventos
SANTOS, E. M. ; SILVA, D.F. . I Congresso de História. 2016. (Congresso).
SILVA, D.F. . XI Seminário de Pesquisa e Prática Educativas: Os desafios do Ensino de Hisória. 2013. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso de História - I CONHIST.. Censura e Propaganda Política no Regime Militar Brasileiro. 2016. (Congresso).
Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos. 2013. (Congresso).
III Encontro piauiense de História Cultural.O casamento/divórcio e suas modificações no decorrer do século XX. 2013. (Encontro).
III Encontro Piauiense de História Cultural. 2013. (Encontro).
III Semana de Linguagens e Códigos.O Deslocamento da Condição Feminina através do romance A Carne, de Júlio Ribeiro.. 2013. (Encontro).
XI Seminário de Pesquisa e Prática Educativas: os desafios do Ensino de História. 2013. (Seminário).
Cem anos da publicação de "As Formas Elementares da Vida Religiosa" (1912-2012). 2012. (Outra).
Curso: "o público e o privado no pensamento social brasileiro". 2011. (Outra).
III Colóquio Sobre Gênero e Políticas Públicas. 2011. (Outra).
I Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN. 2011. (Seminário).
III Encontro Latino Americano de Ciências Sociais e Barragens. 2010. (Encontro).
VII Jornada Maranhense de Sociologia. 2010. (Outra).
X Encontro Humanístico."A lei e/ou o Costume": o que prevalecia nos casos de violência cometida por homens e mulherers durante o século XIX.. 2010. (Encontro).
X Encontro Humanítico. Mini curso: "Habermas e a Lógica das Ciências Sociais". 2010. (Encontro).
4 Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.EM BRIGA DE MARIDO E MULHER QUEM METE A COLHER!?: um estudo sobre a violência doméstica conta a mulher no Maranhão oitocentista. 2009. (Outra).
Curso de Gênero e Diversidade na Escola.Curso de Capacitação de Gênero e Diversidade na Escola. 2009. (Outra).
IX Encontro Humanístico. 2009. (Seminário).
IX Encontro Humanístico. 2009. (Encontro).
Simpósio de História do Maranhão Oiticentista. 2009. (Simpósio).
VI Jornada de Sociologia. 2009. (Seminário).
VI Jornada de Sociologia.A Luta das mulheres 'feministas' contra a Violência. 2009. (Outra).
XV Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste sobre Gênero - REDOR.EM BRIGA DE MARIDO E MULHER NÃO SE METE A COLHER!?: a violência doméstica contra a mulher no Maranhão oitocentista. 2009. (Encontro).
VIII Encontro Humanístico."EM BRIGA DE MARIDO E MULHER NINGUÉM METE A COLHER: um estudo sobre a 'violência doméstica' no Maranhão oitocentista. 2008. (Encontro).
VIII Encontro Humanístico. 2008. (Encontro).
5 Encontro de História Oral do Nordeste. 2005. (Encontro).
I Ciclo de Monografias. 2005. (Outra).
I Encontro de História Antiga e Medieval do Maranhão. 2005. (Encontro).
I Jornada de História. 2005. (Outra).
Ciclo de Palestras Sobre História e Universo Luso-Brasileiro. 2004. (Outra).
Encontro Regional da SBPC. 2004. (Encontro).
II Encontro Estadual de História.A polítca de assentamentos rurais no Maranhão nas décadas de 1980 e 1990. 2004. (Encontro).
II Encontro Estadual de História. 2004. (Encontro).
Reunião Regional da SBPC. 2004. (Outra).
Teoria e Ensino de História. 2004. (Encontro).
V Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).
Curso: As Novas Abordagens da Filosofia da História. 2003. (Outra).
Fórum Universitário sobre oComplexo Siderúrgico no Maranhão. 2003. (Outra).
História do Cotidiano - Perspectivas teóricas e metodológicas. 2003. (Outra).
I Conferência Estadual de Meio Ambiente. 2003. (Outra).
I Congresso da APRUEMA. 2003. (Congresso).
II Jornada de História do Maranhão. 2003. (Outra).
I Semana de Ciências Sociais e Humanas. 2003. (Seminário).
I Seminário Sobre Atualidade do Pensamento Marxista. 2003. (Seminário).
Mini-curso: Teorias da História. 2003. (Outra).
VIII Encontro de Iniciação Científica da UEMA. 2003. (Encontro).
XV Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).
XV Seminário de Iniciação Científica da UEMA. 2003. (Seminário).
VII Encontro de Iniciação Científica da UEMA. 2002. (Encontro).
XIV Seminário de Iniciação Científica da UEMA. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, E. M.; AGUIAR JUNIOR, A. L.;SILVA, D.F.. "MULHER E TRABALHO"; presença feminina na Companhia Manufatureira e Agrícola do Maranhão (1893-1958).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Humanas) - Licenciaturas em Ciências Humanas- Campus Codó.
SILVA, D.F.. Mulher, Trabalho e Família: uma análise da dupla jornada feminina das mulheres que atuam no setor formal e informal de Caxias-1990/2002.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Centro se Estudos Superiores de Caxias.
SILVA, D.F.. Sob o Canto do Divino: a vivacidade das práticas simbólicas e ritualísticas da festa do Divino Espírito Santo em Bom Jardim, município de Caxias -Ma entre 1960 e 1970.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Licenciatura) - Centro se Estudos Superiores de Caxias.
SILVA, D.F.. SALTOS, BATONS E PALANQUES: a inserção da mulher no cenário político caxiense durante os anos 1983 a 1996. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Superiores de Caxias.
SILVA, D.F.. Sexualidade e Poder em Caxias na década de 1960. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro se Estudos Superiores de Caxias.
MIRANDA, Rosana Soares;SILVA, D.F.. A Condição Social das lavadeiras de Caxias a partir da década de 1970. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro se Estudos Superiores de Caxias.
Orientou
A trajetória da Assembléia de Deus em Caxias-Ma: 56 anos de ministério (1944-2000); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro se Estudos Superiores de Caxias; Orientador: Douruezia Fonseca da Silva;
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Licenciaturas em Ciências Humanas- Campus CodóVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2015 - 2016
Faculdade Evangêlica do Meio NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante Pós-graduação -Educação, Carga horária: 10
2013 - 2013
Universidade Estatual do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: História e Historiografia brasileira - 60 hs; História da América Independente - 60 hs; História e Historiografia brasileira - 60 hs;
2013 - 2013
Universidade Estatual do MaranhãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina ministrada: Introdução à Medicina e História da Medicina - 60 hs;
2014 - Atual
Instituto Superior de Educação ContinuadaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: História e Gênero; carga horária: 60 hs
2013 - 2014
Instituto Superior de Educação ContinuadaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Programa Darcy Ribeiro nas disciplinas: História do maranhão republicano - 60 hs, Timon-Ma; História da América Contemporânea - 60 hs, Coelho Neto-MA; História do Maranhão Republicano-60 hs, Coelho Neto-MA;
2013 - 2014
Instituto Superior de Educação ContinuadaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Historiografia do Maranhão; Carga horária: 60 hs
2011 - 2012
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor a distância, Carga horária: 20
2011 - 2011
Faculdade de Educação Santa TerezinhaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Antropologia Nacional -72 hs; História da Educação - 72 hs; História e Cultura Indígena -60 hs; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História - 45 hs;
2009 - 2010
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Douruézia Fonseca da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?