Tânia Cristina Costa Ribeiro

Doutora em Arte, junto ao Programa de Pós- Graduação em Arte da UnB, na linha de pesquisa "Processos Compoisicionais para a Cena", com o estudo "É uma dança Portuguesa, com certeza? Um estudo sobre formas de pertencimentos, processos de criação e influencias na Dança Portuguesa do Maranhão (2016). Realizou investigação por meio da bolsa de doutorado sanduiche na Universidade de Motricidade Humana/Programa de Pós Graduação em Dança-Universidade de Lisboa-PT. Mestre em Ciências Sociais, com concentração na área de antropologia, desenvolveu o estudo denominado "Nos bastidores da dança contemporânea: estudo sobre corporalidade e formas de sociação", com sua defesa em março de 2008. Graduada em Educação Artística/ Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Professora assistente III da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Departamento de Artes. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Arte-educação, atuando nos seguintes seguimentos: dança, cultura corporal, expressão corporal, cultura popular, metodologia e artes visuais. De 2003 a 2010 coordenou o Acaia-grupo de práticas e estudos corporais com alunos dessa instituição, desenvolvendo produções artísticas, extensão e pesquisa. Atuante em projetos de extensão, coordenou o projeto "Terreiro em festa" de 2003 a 2012, projeto oficializado junto à instituição. Foi integrante do GEASC (2004) Grupo de Estudos em Antropologia e Sociedade Contemporânea, grupo que se destina à discussões, pesquisa e produções científicas sobre corpo, risco e sexualidade, incluindo alunos e professores dessa instituição. Busca participar de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas junto aos seus alunos, voltadas para a cultura das danças populares tradicionais e contemporâneas. Compartilhou com o projeto de extensão "Arte na Escola" ligado ao Instituto do mesmo nome, na qualidade de coordenadora pedagógica e coordenadora geral (2008-2012). Participou da vivência frente do curso de Licenciatura em teatro (2010-2011), modalidade à distância (PROLICEN), como coordenadora geral. Atualmente desenvolve pesquisas que envolvem: o ensino de arte no Maranhão e o hibridismo nas danças populares. No presente momento coordena o Pólo Arte na Escola com ações de formação continuada junto a professoras/res de escolas de ensino básico e alunos egressos.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Dança

2014 - 2015

Universidade de Lisboa-Faculdade de Motricidade Humana
Título: MOVIMENTOS, CONFIGURAÇÕES E VARIAÇÕES: UM ESTUDO DOS GÊNEROS COREOGRÁFICOS TRADICIONAIS PORTUGUÊSES VIRA E MALHÃO EM LISBOA
Orientador: em Universidade de Lisboa-Faculdade de Motricidade Humana ( Margarida Moura)
com Luciana Hartmann. Coorientador: Margarida Moura. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dança; Tradição; Contemporaneidade; Cultura popular; gênero.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Doutorado em Arte Contemporânea

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: É uma dança portuguesa, com certeza? Um estudo sobre formas de pertencimentos, processos de criação e influências da Dança Portuguesa do Maranhão
, Ano de obtenção: 2016. Luciana Hartmann. Palavras-chave: Dança; Corpo-estética; Cultura popular; técnicas corporais; Documentário; Performance. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: História Cultural. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.

Mestrado em Ciências Sociais

2006 - 2008

Universidade Federal do Maranhão
Título: Nos Bastidores da Dança: estudo sobre corporeidade e formas de sociação, Ano de Obtenção: 2008
Profª Drª Ednalva Maciel Neves.Palavras-chave: Dança; Corporeidade; Sociação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Graduação em Educação Artística Artes Cênicas

1990 - 1995

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Espetáculo
Orientador: Paulo Marcio da Silva Pereira

Formação complementar

2009 -

Inglês. , Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, ICBEU, Brasil.

2023 - 2023

ESPANHOL. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2018 - 2018

II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DE TEATRO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2008 - 2008

FLASH. , Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, ICBEU, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em INGLES INSTRUMENTAL. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte-educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro-educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro-Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ludicidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Organização de eventos

BORRALHO, T. ; BRAGA, A. S. ; RIBEIRO, T. C. C. . V ENCONTRO NACIONAL DE POETICAS DO INANIMADO-BRINCANTES E BRINCADEIRAS DO MARANHAO E DO BRASIL. 2023. (Congresso).

CABRAL, M. ; LISBOA, M. J. ; RIBEIRO, T. C. C. . I RECORTES COMPARTILHAMENTO DE PESQUISA -CRIAÇAO EM CENAS PERFORMATIVAS. 2023. (Outro).

RIBEIRO, T. C. C. . COLIPETE. 2018. (Outro).

CABRAL, M. ; PEREIRA JR, J. E. ; RIBEIRO, T. C. C. . ESCAMBO: intercambiamento de pesquisa em Artes Cênicas. 2018. (Outro).

RIBEIRO, T. C. C. . ORGANIZAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO. 2009. (Outro).

Participação em eventos

VII ENCONTRO REGIONAL NORTE/NORDESTE DA REDE ARTE NA ESCOLA.MESA REDONDA| Mar de dentro e de fora:reflexões sobre si e registro de memorias. 2023. (Encontro).

XXXII CONFAEB & X CONIAE-Territorios da Arte na Educação Contemporanea. Apresentação de Trabalhos. 2023. (Congresso).

ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA REDE ARTE NA ESCOLA.O POLO UFMA NA REGIONAL NORDESTE DA REDE ARTE NA ESCOLA. 2021. (Encontro).

DINÂMICAS CULTURAIS: Outro modo de conhecer, aprender e transmitir.A Dança Portuguesa de cá e de lá: aspectos cênicos a partir do Vira e do Malhão. 2019. (Outra).

II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA TEATRAL. 2018. (Outra).

Palestra na disciplina "TÓPICOS ESPECIAIS" do curso de Licenciatura em Teatro."Método do ensino do Teatro". 2016. (Seminário).

Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa. 2015. (Outra).

Seminário ?Transversalidade e Cultura Digital?. 2015. (Seminário).

I CONGRESSO NACIONAL JEAN JACQUES ROUSSEAU. 2014. (Congresso).

57º COMETA CENAS: mostra semestral de Artes Cênicas."Mostra Imagens e(m) Cena-Videos em looping [360m]". 2013. (Outra).

IV COMA - Coletivo da Pós-Graduação em Arte.ASSIM NASCE UMA ESCRITA COM O CORPO. 2013. (Encontro).

Seminário de Pesquisa e Extensão em Arte: formação e profissionalização de do docentes em Arte."Dos dois lados: o que se ensina e o que se aprende no ensino de arte no Maranhão". 2013. (Seminário).

Ciclo de palestras. 2012. (Encontro).

III COMA- Coletivo da Pós-Graduação em Arte- entrelinhas.ESBOÇO DE UMA IDÉIA: o documentário como mecanismo de registro. 2012. (Encontro).

63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: a prática performativa dos caretas e brinquedos da reisada. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distânia - A EAD e a tranformação da realidade brasileira. "A pesquisa na educação a distância do curso de artes visuais: desafios e possibilidades". 2011. (Congresso).

XXIV ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARTE NA ESCOLA.Relato de Experiências junto ao Polo UFM Arte na Escola. 2011. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NOVOS RUMOS.A LEITURA DA IMAGEM NAS AULAS DE ARTE. 2010. (Oficina).

"LER COM O CORPO TODO"."LER COM O CORPO TODO". 2009. (Oficina).

I CONFERENCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE ARTE NO CAMPO. 2009. (Oficina).

PROJETO LUSO BRASILEIRO- DANÇAS E CANTARES DE PORTUGAL. OFICINA DE DANÇAS PORTUGUESAS. 2009. (Congresso).

XXIII ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARTE NA ESCOLA.RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2009. (Encontro).

REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA e X REUNIÃO DE ANTROPOLOGOS NORTE E NORDESTE..SEGUINDO TRILHAS: uma experiência etnografica. 2007. (Outra).

Semana de Humanidades.Nomeclaturas e estrutura do curso de Licenciatura em Ed. Artística. 2005. (Encontro).

Dia Internacional da Dança.Discutindo a Dança sob o enfoque educativol, estético e cultural. 2004. (Encontro).

III SEMANA DE ARTE: Ensino de Arte: Necessidade e Obrigatoriedade.IMPROVISE, CRIE E DANCE. 2004. (Oficina).

III SEMANA DE ARTE : Ensino de Arte: Necessidade e Obrigatoriedade.Mesa Temática Panorâmica das Artes Cênicas em São Luís. 2004. (Encontro).

Anais do III Encontro Humanístico: a produção artística e científica da CCH.III Encontro Humanístico: a produção artística e científica do cch. 2002. (Encontro).

Seminário de Dança.Qualificação Profissional: Qual a nossa realidade?. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Lúcia Gadelha Silva

BARROS, L.;RIBEIRO, T. C. C.; LERRO, L. D.. CORPOREIDADES EM FOCO- vivencias corporais artísticas no IFMA. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JOSIKERLLEN CUTRIM SANTOS

CASTRO, R. M. V.; ZORZAL, R. C.;RIBEIRO, T. C. C.. CORPOS QUE FALAM: Um olhar etnográfico sobre a dança do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de pos graduaçao em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LUANA REIS

VASCONCELOS, G. S.; BARROS, E. P.;RIBEIRO, T. C. C.. CACURIANDO CORPOS: os corpos das mulheres na dança do cacuriá - discursos e empoderamentos. 2024. Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Josikerlien Cutrim Santos

RIBEIRO, T. C. C.; ZORZAL, R. C.. CORPOS QUE FALAM: um olhar fenomenológico sobre a dança do tambor de crioula do mestre Leonardo. 2004.

Aluno: Nayara Joyce Silva Monteles

Tânia Cristina Ribeiro; HARTMANN, L.; SILVA, R. L.;RIBEIRO, T. C. C.. A PERFORMANCE DA COREIRA DO TAMBOR DE CRIOULA. 2020. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: JOSIKERLLEN CUTRIM SANTOS

ZORZAL, R. C.; CASTRO, R. M. V.;RIBEIRO, T. C. C.. CORPOS QUE FALAM: um olhar fenomenológico sobre a dança do Tambor de Crioula de seu Leonardo. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luana Reis

VASCONCELOS, G. S.;RIBEIRO, T. C. C.; MIRANDA, M. B.. CACURIANDO CORPOS: os corpos das mulheres na dança do cacuriá - discursos e empoderamentos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE POS GRADUÇAO EM ARTES CENICAS- MESTRADO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Lúcia Gadelha Silva

RIBEIRO, T. C. C.; RUDAKOFF, A. N.; BARROS, L.. O DESPERTAR DO CORPO: uma proposta com a educação somática nas aulas de arte-IFMA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM ARTES CENICAS-MESTRADO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Glauber de Sousa Silva

CABRAL, M. N.; LISBOA, M. J.;RIBEIRO, T. C. C.. O ESPETACULO JUNINO - O DIVINO SOU EU- COMO MEDIADOR CULTURAL DAS ARTES DA CENA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS - MESTRADO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ODARA FREITAS PEREIRA LEITE

COSTA, Isabel Mota; MENEZES, F. A.;RIBEIRO, T. C. C.. A MÁSCARA TEATRAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PRÉ ESCOLA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcelo Augusto Morais Costa

RIBEIRO, T. C. C.; BORRALHO, T. F.; MENEZES, F. A.; MUNIZ, S. P. S.. AFROTERRA: sensibilidades, intuição e diálogos com a ancestralidade na criação cênica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: gleydson de castro oliveira

RIBEIRO, T. C. C.; BORRALHO, T. F.; CABRAL, M.; MENEZES, F. A.; MEDEIROS, C. E. G.. O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições de teatro de bonecos ä sala de aula da educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em teatro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ALYSSON ERICEIRA SOUSA

AREIAS, F.; NASCIMENTO, A. B.;RIBEIRO, T. C. C.; VASCONCELOS, G. S.. CONFISSÕES: NARRATIVAS DE UM CONTADOR DE HISTORIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIC EM TEATRO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARCELO AUGUSTO VALE SANTANA

SANTOS, J. M. E.; BORRALHO, T.;RIBEIRO, T. C. C.. NARRATIVAS DO BUMBA MEU BOI-PERSPECTIVAS DE UM TEATRO POPULAR MARANHENSE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tomázia Marques

RIBEIRO, T. C. C.. TEATRO SACRO: estudo de caso do grupo Resgate de Santa Helena. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em teatro - modalidade EaD) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria de Nazaré Rodrigues Amorim

RIBEIRO, T. C. C.. O teatro na escola: os jogos teatrais na aprendizagem do teatro, despertando o fazer teatral na Escola Municipal Guilherme Moreira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em teatro - modalidade EaD) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luzia Pereira Rodrigues

RIBEIRO, T. C. C.. O fazer artístico do bumba meu Boi de Valdinar: os elementos cênicos na brincadeira "Estrela do Oriente" de Santa Helena-Ma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em teatro - modalidade EaD) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Betânia de Jesus Monteiro Lobato

RIBEIRO, T. C. C.. TEATRO NA ESCOLA: a utilização de jogos teatrais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Agostinho Ramalho Marques. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIC. em TEATRO EaD) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gilmara de Jesus Martins Pimenta

RIBEIRO, T. C. C.. O FIGURINO E A EXPRESSÃO CORPORAL NA DANÇA QUADRILHA CAIPIRA EM PINHEIRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em teatro - modalidade EaD) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Deusdelice de Almeida Cerqueira

RIBEIRO, T. C. C.; Camara, Marineide. As manifesta culturais do centro de ensino Graça Aranha: um enfoque sobre a teatralidade da brincadeira quadrilha'. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em Teatro-EaD) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: CONCEIÇÃO ALICE TEIXEIRA

RIBEIRO, T. C. C.; LISBOA, Maria José. CEFA: uma experiência com o ensino de teatro realizado com crianças do 2]iclo da Escola Frei Alberto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística /ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jacyane Lisboa Ribeiro Sousa

RIBEIRO, T. C. C.. "A teatralidade do tambor de crioula: uma proposta educativa para o ensino-aprendizagem em teatro no 2º ciclo do ensino fundamental". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro-Educação a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Carolina dos Santos Maia

Maria Mirtes dos Santos Barros;RIBEIRO, T. C. C.; Zannoni, Cláudio. O MULTICULTURALISMO NO ENSINO DA ARTE: discutindo a formação de arte-educadores para a prática da lei 10.639/2003. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leurimar Souza Monteiro

FERREIRA, A. E. A.;RIBEIRO, T. C. C.; BRAGA, Célida Maria Lima. TEATRO E POLÍTICA CULTURAL: uma análise das semanas do teatro no Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística /ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: DÉBORA VENESSA FROTA FERREIRA DA COSTA

RIBEIRO, T. C. C.; RABELO, A. T. D.; SANTOS, Jorge Milton Ewerton. A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO ENSINO DO TEATRO: um estudo nas escolas públicas de São Luís,. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clícia Adriana Abreu Gomes

PARANAGUA, A. S.;RIBEIRO, T. C. C.. O ESPETACULAR E O RIZÍVEL EM BOIS DE ZABUMBA: a teatralidade como ação sombólica em cinco enredos cômicos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística /ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raffaelle Andressa dos Santos

RIBEIRO, T. C. C.; SANTOS, A. L.; CAVALCANTE, Z. G.. Movimentando o cotidiano:a dança numa perspectiva sócio-cultural. 2004.

Aluno: Waldemir Nascimento Souza da Silva

RIBEIRO, T. C. C.; BRAGA, A. S.; SANTOS, M.. Teatro-Empresa como alternativa para o profissional do teatro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Cilene Rodrigues de Paiva

RIBEIRO, T. C. C.; COELHO, N. L.; PARANAGUA, A. S.. O teatro como agente de transformação: uma experiência no programa de erradicação do trabalho infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Polyanna Dias Bastos

RIBEIRO, T. C. C.; ARAUJO, M. P. O.; PEREIRA, J. L. C.. Dança no Silêncio: uma linguagem a ser explorada. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Floreunice Moreira Gonçalves

RIBEIRO, T. C. C.; RABELO, A. T. D.; COELHO, N. L.. O Teatro como subsídio no desenvolvimento integral do educando:uma experiência com alunos de 7ª e 8ª séries da Unidade Integrada. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Karine Pires Miranda

RIBEIRO, T. C. C.; CAMPELLO, J. E.; SANTOS, A. L.. Natureza da dança e currículo: enfoque didático e interdisciplinar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Neura Amélia dos Santos

RIBEIRO, T. C. C.; FERREIRA, A. E. A.; SILVA, C. B. R.. A Dança de rua em São Luís: o grupo street masters e a política cultural. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Meireluce Portela Teles

RIBEIRO, T. C. C.; RABELO, A. T. D.; COELHO, N. L.. O ensino de arte em São Luís: repercussões do PSG no currículo das escolas de nível médio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Isoneth Lopes Almeida

RIBEIRO, T. C. C.; PEDROSA FILHO, A. D.; PADILHA, A. F. S.. Coral infantil (amor e vida): prática musicalizadora/instrumentos de cidadania. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Arlindo José Pinho de Carvalho

RIBEIRO, T. C. C.; LEITAO, A. M.; COELHO, N. L.. Teatro Universitário na UFMA:dos primeiros passos aos dias atuais. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Emanoel Bezerra de Araújo

RIBEIRO, T. C. C.; LEITAO, A. M.; FURTADO, J. S.. A Educação Artística no projeto de aceleração escolar. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joacy Cruz Santos

RIBEIRO, T. C. C.; PEDROSA, I. B.; LOBATO, J. J. S.. A Arte na terceira idade. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mônica Martins Augusto Dias e outros

RIBEIRO, T. C. C.; REIS, W. G.; MARTINS, G. S.; ANTUNES, M. M. F.; PEDROSA FILHO, A. D.. Colettânea de textos monográficoa:repensando o vivido no curso de educação Artística/reflexões sobre a formação e a qualidade do ensino. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Franklin José Carneiro Neto

RIBEIRO, T. C. C.; LOBATO, J. J. S.; Sousa, R. Luiz. A Dança infantil e o seu espaço nos colégios de São Luís. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Cristina Rocha Rodrigues

RIBEIRO, T. C. C.; Sousa, R. Luiz; COELHO, N. L.. Dança Criativa: um método alternativo para a disciplina Educação Artística. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão.

MENEZES, F. A.; PEREIRA JR, J. E.;RIBEIRO, T. C. C.. SELECAO DE ALUNOS PARA O PET. 2024. Universidade Federal do Maranhão.

RIBEIRO, T. C. C.. EDITAL PROEC/UFMA-BOLSA DE EXTENSAO. 2024. Universidade Federal do Maranhão.

RIBEIRO, T. C. C.. FORUM DE EXTENSAO. 2020. Universidade Federal do Maranhão.

RIBEIRO, T. C. C.. X Forum de Extensão da UFMA. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

RIBEIRO, T. C. C.. avaliação dos trabalhos submetidos ao IV Fórum de Extensão da UFMA.. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

RIBEIRO, T. C. C.. XIV Edição do Premio Arte na Escola Cidadã. 2013. INSTITUTO ARTE NA ESCOLA.

RIBEIRO, T. C. C.; CARVALHO, Paulo César Alves de; BONANO MIRCA. XIII Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2012. INSTITUTO ARTE NA ESCOLA.

RIBEIRO, T. C. C.. PARECERISTA DA REVISTA "CADERNOS DE PESQUISA". 2011. Universidade Federal do Maranhão.

RIBEIRO, T. C. C.; CARVALHO, Paulo César Alves de; BONANO MIRCA. XII Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2011. INSTITUTO ARTE NA ESCOLA.

RIBEIRO, T. C. C.; Ribeiro, C. C. Tânia. Palestra"Discutindo o Cultural, o Estético e o Educativo na Dança". 2004. Espaço Dança e CBDD.

RIBEIRO, T. C. C.. Gincana da Cidadania. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

Orientou

EUDEJAMES LOPES CALDAS

A Iluminação Teatral como processo como processo criativo da cena: proposta de produção de espetáculo no CACEM; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

LUANA REIS BRITO

Cacuriando corpos: o corpo feminino na danca do Cacuria- discursos e empoderamento; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Fernanda Lúcia Gadelha Silva

O despertar do Corpo: Uma proposta com Educação Somática nas aulas de Arte na Educação Profissional Técnica do IFMA Campus São Luís Centro Histórico; ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Viviane Caldas Rocha

Entre Tracos e Rascunhos-analise da cena intermediar no processo de montagem de espetáculos do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Luiz Daniel Lerro

Início: 2024; Universidade Federal do Maranhão;

ADRIELLE BEZERRA

ENTRE CORPOS, VOZ E MEMÓRIA-pesquisa criação e montagem do espetáculo casa de palha inspirado em dona Lili; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIC EM TEATRO) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

NICOLLE DUARTE SILVA

EDUCAÇAO PATRIMONIAL COMO ESTRATEGIA DE CONTINUIDADE DE UMA TRADICAO: estudo de caso da dança dos caboclos de Major Sales; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic; Teatro) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Marcos Vinicius da Silva Maranhao

FOTOPERFORMANCE: um relato de experiencia sobre o trabalho artístico "senta-se e sinta"; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em lic em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Luana Reis

CACURIANDO CORPOS: os corpos das mulheres na dança do cacuriá - discursos e empoderamentos; 2024; Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Fernanda Lúcia Gadelha Silva

CORPOREIDADES EM FOCO-vivencias corporais artísticas no IFMA; 2024; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

ERIVELTO VIANA PINTO

O ARTISTA DA DANÇA: Uma perspectiva de formação em dança na cidade de São Luís; 2021; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Raylson Silva da Conceição

O ENCONTRO: do acontecimento um olhar atento-o espetáculo "0 miolo da historia"; 2021; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Letícia Cunha de Sousa

MEDIAÇÃO ARTÍSTICA: UMA PEDAGOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE DESDOBRAMENTOS POÉTICOS; 2020; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ARTES CENICAS) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Raylson Silva da Conceição

A Construção do Conhecimento na Recepção Teatral da Cena Contemporânea em São Luis; 2019; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

ERIVELTO VIANA PINTO

O ARTISTA DA DANÇA: Uma perspectiva de formação em dança na cidade de São Luís; 2019; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Eliany Medeiros dos Santos

Prática Pedagógica: ressignificando o fazer/saberes na Educação Infantil no Ensino do Teatro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Sâmya Régia Teixeira Brandão

O Teatro nas Igrejas Evangelicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Eliany Medeiros dos Santos

PRÁTICA PEDAGÓGICA: ressignificando o fazer/saberes do Ensino do Teatro na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

SAMIA REGIA TEIXEIRA BRANDÃO

O Teatro nas Igrejas Evangelicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIC EM TEATRO) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

JAQUELINE SILVA DE JESUS

O JOGO TEATRAL NA DANÇA ESCOLAR : possibilidades d ensino aprendizagem com crianças de 7 a 10 anos no Centro Educacional Sagres; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

DOROTI FERREIRA MARTZ

NA PISADA DO BRINCANTE: A DANÇA DO TAMBOR DE CRIOULA MARANHENSE E OS CANTOS DE TRABALHO PORTUGUESES COMOPOSSIBILIDADES CORPORAIS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LIC EM TEATRO) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Didam Hou Ribeiro Braga

ILE AXE ALAGBEDE OLODUMARE: oxumare, oralidade e corpo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARTES CÊNICAS) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Gilmara de Jesus Martins Pimenta

UMA ANÁLISE DO FIGURINO DA DANÇA QUADRILHA CAIPIRA EM PINHEIRO-MA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Lic; em Teatro-modalidade a distância) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Juliercio Jander Diniz Azevedi

ENCENAÇÃO COREOGRAFICA: um estudo sobre a encenação coreográfica no corpo coreográfico da "Corporação musical Chiquinha Gonzaga"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lic; em teatro - modalidade EaD) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Nila da Conceição Amaral Pimenta

A TRAJETÓRIA DO FAZER TEATRAL NOS TEATROS PINHEIRENSES "Guarani" e "Santo Inácio": possibilidades para o ensino/aprendizagem na sala de aula; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lic; em teatro - modalidade EaD) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Soraia Gonçalves Anchieta

Teatro e Cultura Popular na escola: estudo acerca do figurino e da corporeidade como elementos da teatralidade na quadrilha da Unidade Escolar Silva Nunes de Senador Larocque-MA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Teatro-EaD) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Deusdelice de Almeida Cerqueira

"As manifestações culturais do centro de ensino Graça Aranha: um enfoque sobre a teatralidade da brincadeira quadrilha"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Lic; em Teatro-EaD) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Sandra Brito Oka

O Corpo em Cena: uma inter-relação entre as disciplinas corporais do CACEM; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Lívia Nascimento Frazão

A Expressão Corporal na formação do professor: um estudo de caso no jardim de Infância "Mundo Encantado da criança"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Raffaelle Andressa dos Santos

Movimentando o cotidiano; a dança numa perspectiva sócio cultural; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Zenaide Rodário Pinto

A Expressão Corporal feminina nas manifestações populares: a dança do Tambor de Crioula do Mestre Felipe em São Luís; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Zanny Martins Lopes

Por quê Dançar na Terceira Idade?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Sandra Brito Oka

O Corpo em Cena: o visto e o vivido- uma inter-relação entre as disciplinas corporais do CACEM; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Lívia Nascimento Frazão

A expressão Corporal na formação do professor : um estudo de caso no jardim de infância Mundo Encantado da Criança; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Solange de Maria Costa

O desenho traduzindo a consciência corporal: uma construção de valores; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Roselia Lobato Silva

O masculino no contexto da corporeidade: uma experiência no Centro de Artes Cênicas do Maranhão; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Zani da Silva

Por que dancar na terceira idade?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Patricia Rocha Santos

A marca em nós: uma experiência do toque e do contato visual com alunos da disciplina expressão corporalI -2002/1; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Rosélia Lobato

Meninos no teatro:mitos e comportamentos no contexto da corporeidade:uma experiência no CACEM; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Zenaide Rodário Pinto

A expressão corporal feminina nas manifestações populares: a dança do tambor de crioula do mestre Felipe em São Luís; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Silvia Regina Cardoso

A recreação na pré escola: um discurso ideológico ou interação corpo mente?; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Tânia Cristina Costa Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, T. C. C. ; CONCEICAO, R. S. . Tramas de uma desconstrução sobre o espetáculo ?O Miolo da Estória?. REVISTA CENA , v. 41, p. 1-14, 2023.

  • CONCEICAO, R. S. ; RIBEIRO, T. C. C. . TEATRO E DIÁLOGO NA AULA ENCENAÇAO DO PROFESSOR PAZZINI. RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS , v. 09, p. 146-160, 2022.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; Sousa B. de J ; Freitas, M. R. F. . DANÇANDO OS DIGNOS SOCIAIS DO COTIDIANO SOB O OLHAR IMPRESSIONISTA. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2003.

  • NASCIMENTO, F. A. ; AREIAS, F. ; RIBEIRO, T. C. C. . Arte, Genero, Sexualidade e Educação (recurso eletrônico)-saberes e praticas de equidade na escola. 1. ed. SAO LUIS: EDUFMA, 2020. v. 50. 125p .

  • RIBEIRO, T. C. C. . Paisagens: leituras e releituras da Baixada Maranhense. 01. ed. São Luís: Sem informaçao, 2014. v. 500. 200p .

  • RIBEIRO, T. C. C. ; RABELO, A. T. D. . Módulo 17: estágio supervisionado em teatro 1. 01. ed. Brasilia: Sheila Maria Conde Rocha campello, 2012. 50p .

  • Joaquim dos Santos Neto (Org.) ; RIBEIRO, T. C. C. (Org.) . Bumba-meu Boi do Maranhão: som e movimento.. IMPRIMA SOLUÇÕES GRÁFICAS LTDA, 2011. v. 1.000. 252p .

  • Joaquim dos Santos Neto ; RIBEIRO, T. C. C. . BUMBA MEU BOI SOM E MOVIMENTO. 01. ed. Brasilia: Editora Soluções Gráficas Ltda, 2011. v. 1.000. 252p .

  • RIBEIRO, T. C. C. ; Sousa, R. Luiz ; SANTANAORG, A. P. . VISÕES DA ILHA: apontamentos sobre teatro e educação. 01. ed. São Luis: , 2003. v. 500. 210p .

  • PINTO, E. V. ; RIBEIRO, T. C. C. . SINTETICA IDENTICA AO NATURAL: uma composição poética e de gênero na dança. In: Michele nascimento Cabral Fonseca; Regiane Aparecida Caire Da Silva; Riciere Carlini Zorzal. (Org.). UM VOO SOBRE AS ARTES CENICAS: olhares, perspectivas e experiencia em pesquisa. 01ed.Brasilia: Trampolim, 2022, v. 1, p. 290-308.

  • SOUSA, L. C. ; RIBEIRO, T. C. C. . EXPERIENCIAS DE UMA PESQUISADORA INICIANTE: desatando nós. In: Michele Nascimento C Fonseca; Luciana A. Barros; Riciere Zorzal; e tal..... (Org.). UM VOO SOBRE AS ARTES CENICAS: olhares , perspectivas e experiencias em pesquisa. 01ed.Sao Luis: EDUFMA, 2022, v. 01, p. 220-231.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; ROCHA, V. C. . DO PEDAGÓGICO AO ARTÍSTICO:reflexões sobre a cena intermedial no ensino e no fazer teatral. In: Michele Nascimento C Fonseca; Luciana A. Barros; Riciere Zorzal; e tal..... (Org.). UM VOO SOBRE AS ARTES CENICAS: olhares , perspectivas e experiencias em pesquisa. 01ed.SÃO LUIS: EDUFMA, 2022, v. 1, p. 268-279.

  • RIBEIRO, T. C. C. . Movimento às obras de Portinari. O Imparcial, variedades, p. 04 - 04, 29 mar. 2005.

  • RIBEIRO, T. C. C. . Para dançar na universidade. ALTERNATIVO/O Estado do Maranhão, 29 jul. 2003.

  • RIBEIRO, T. C. C. . Angu de Caroço. Angu de Caroço, Jornal, p. 01 - 01, 22 jul. 2003.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; Santana, P. de Arão ; Sousa, R. Luiz . VISÕES DA PEDAGOGIA TEATRAL. O IMPARCIAL, 16 abr. 2003.

  • RIBEIRO, T. C. C. . Teatro debatido em Colóquio. Alternativo/Estado do Maranhão, p. 06 - 06, 18 ago. 2002.

  • REIS, Luana ; RIBEIRO, T. C. C. . A DANÇA DO CACURIÁ E SUAS DINAMICAS CULTURAIS EM 50 ANOS DE HISTÓRIA. In: XVII ENCONTRO HUMANISTICO DA UFMA-ciencias, humanidades e reconstrução democratica, 2023, São Luis. E-BOOK DO XVII ENCONTRO HUMANISTICO DA UFMA- ciencias, humanidades e reconstrução democrática. São Luis: edufma, 2023. v. 01. p. 401-409.

  • RIBEIRO, T. C. C. . A dança como processo ritualístico: uma comunhão entre os estudos de Marce Mauss sobre as técnicas corporais e Rudolf Von Laban sobre as qualidades do movimento na construção do trabalho terreiro em festas. In: XIV Congresso Nacional Federação de arte educadores do Brasil, 2003, Goiania. Arte-educação: culturas do ensinar e culturas do aprender, 2003.

  • RIBEIRO, T. C. C. . Dançando os signos do cotidiano sob um olhar impressionista. In: III Congresso brasileiro de pesquisa e pós-graduação em artes cênicas, 2003, Florianópolis. Memória Abrace VIII, 2003. p. 323-324.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; SANTOS, R. A. ; VIANA, K. R. F. ; RAMOS, A. T. . Coreografando o cotidiano- a dança um caminho para a recontrução da cidadania das mães /adolescentes da vila Embratel/ São Luís-MA. In: 9º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DA DESPORTO DOS PAISES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2002, São Luís/MA. Contemporaneidade, 2002. p. 250-250.

  • RIBEIRO, T. C. C. . O QUE SE DANÇA NA ESCOLA? AS DANÇAS POPULARES NO ÂMBITO ESCOLAR. In: X ENCONTRO HUMANISTICO, 2010, SÃO LUÍS-MA. Ciências Humanas em Revista (UFMA). SÃO LUÍS: EDUFMA, 2010. v. 2000. p. 06-367.

  • RIBEIRO, T. C. C. . A estilização nas danças maranhenses:afirmação ou negação da tradição?. In: 54ª REUNIÃO ANUAL SBPC, 2002, Goiania/GO. Ciência e Universidade rompendo fronteiras. São Paulo: Imprensa Oficial, 2002.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; Sousa B. de J ; Freitas, M. R. F. ; Lobato, R. ; Santos, P. R. . O Processo de estilização nas danças maranhenses; negação ou afirmação da tradição?. In: 54ª Reunião Anual da SPBC, 2002, Goiânia. Cultura, 2002. p. 113-113.

  • RIBEIRO, T. C. C. . Coreografando o Cotidiano: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel. In: III Encontro Humanistico, 2002, São luís-MA. Anais do III Encontro Humanistico:A Produção Artística e Científica do Centro de Ciências Humanas/UFMA. São Luís/MA: Gráfica e Editora Palmares, 2002.

  • RIBEIRO, T. C. C. . A Dança como procresso ritualístico: ums comunhão entre nos estudos de Marcel Mauss e sobre as técnicas corporais e Rudolf Laban sobre as qualidades do movimento na construção do trabalho "Terreiro em Festa". XIV CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL/Arte e educação: culturas do ensinar e culturas do aprender, CEGRAF/UFG, v. 14, p. 278-278, 2003.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; LIMA, C. P. ; ROLANDE, J. F. ; COSTA, S. F. . O PROCESSO DE ESTILIZAÇÃO NAS DANÇAS MARANHENSES:negação ou afirmação da tradição?. Anais do III Encontro Humanístico /A Produção artística e científica do CCH, São Luís/UFMA, v. 3, p. 23-23, 2002.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; Freitas, M. R. F. ; Santos, P. R. . O GRUPO ACAIA E A DISCUSSÃO DO TEMA TRADIÇÃO x MODERNIDADE NO CONTEXTO DA CULTURA DANCÍSTICA POPULAR MARANHENSE. Encontro humanístico/A Produção artística e científica do CCH, São Luís/UFMA, v. 3, p. 23-24, 2002.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; SANTOS, R. A. ; VIANA, K. R. F. . COREOGRAFANDO O COTIDIANO: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel. Anais do III Encontro Humanístico/A produção art´ística e científica do CCH, São Luís/UFMA, v. 3, p. 21-21, 2002.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; SANTOS, R. A. ; VIANA, K. R. F. . COREOGRAFANDO O COTIDIANO: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel. Anais do III Encontro Humanístico/A produção art´ística e científica do CCH, São Luís/UFMA, v. 3, p. 21-21, 2002.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; CONCEICAO, R. S. . TEATRO E DIÁLOGO NA AULA ENCENAÇAO DO PROFESSOR PAZZINI. RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS , 2022.

  • RIBEIRO, T. C. C. ; CHAVES, L. . FORMAÇÃO: O QUE FALTA PARA TERMOS UMA GRADUAÇÃO EM DANÇA NO MARANHAO?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CONCEICAO, R. S. ; RIBEIRO, T. C. C. . CASAS, CENTROS E ESPAÇOS CULTURAIS EM SAO LUIS: reflexões sobre os espaços artísticos na contemporaneidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CONCEICAO, R. S. ; RIBEIRO, T. C. C. . DAS PRODUÇÕES TEATRAIS ÀS FORMAÇÕES DE ARTISTAS: um estudo sobre a Santa Ignorância Companhia das Artes (MA) entre as décadas de 90 e 2000. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. C. C. ; CONCEICAO, R. S. . A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO NA RECEPÇÃO TEATRAL DA CENA CONTEMPORANEA EM SÃO LUIS: teatro como acontecimento. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Isabel Mota ; BRAGA, A. S. ; RIBEIRO, T. C. C. ; BORRALHO, T. F. . A Dança Portuguesa de cá e de lá: aspectos cênicos a partir do Vira e do Malhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, T. C. C. . A Dança Portuguesa no Maranhão: contextos e transformações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, T. C. C. . Avaliação em TCC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, T. C. C. . 'Assim nasce uma escrita com o corpo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. C. C. . Avaliação em TCC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, T. C. C. ; Freitas, M. R. F. . Pesquisa sobre coreografia do bumba-meu-boi do Maranhão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, T. C. C. . CRIO EU, CRIAS TU, CRIAMOS NÓS: a dança na escola possibilitando autonomia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. C. C. . O QUE SE DANÇA NA ESCOLA? AS DANÇAS POPULARES NO ÂMBITO ESCOLAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, T. C. C. . A sociabilidade pela dança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, P. D. E. M. ; RIBEIRO, T. C. C. . SEGUINDO TRILHAS: uma experiência etnografica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. C. C. . A SOCIABILIDADE PELA DANÇA: INCORPORAÇÃO DE ""HABITUS". 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

RIBEIRO, T. C. C. . REFERENCIAL CURRICULAR DE ARTR-ENSINO FUNDAMENTAL 5ª a 8ª, 6º ao 9º ANO. 2010.

RIBEIRO, T. C. C. ; BRAGA, A. S. ; XAVIER, G. ; BONFIM, E. M. ; COSTA, E. M. ; FELIX, J. . DUAS FACES DA MESMA MOEDA: o que e como se ensina nas aulas as aulas de arte nas escolas de São Luis?. 2022. (Relatório de pesquisa).

RIBEIRO, T. C. C. . RECONSTRUINDO SABERES EM ARTE: leitura de imagens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, T. C. C. . Sentindo, Expressando e Comunicando. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, T. C. C. . Improvise, Crie e dance. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, T. C. C. ; NEVES, P. D. E. M. ; SILVEIRA, P. D. F. L. A. . GEASC: Grupo de Estudos Antropológicos sobre Saúde, Ciência e Sociedades Contemporâneas. 2004. (Grupo de Estudos).

RIBEIRO, T. C. C. . Sentndo, Expressando e Comunicando. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, T. C. C. ; Freitas, M. R. F. ; Sousa B. de J ; SANTANA, P. D. A. P. ; SOUSA, P. M. L. R. . Grupo de Pesquisa Pedagogia teatral e Teatro educação. 2002. (Grupo de Pesquisa).

RIBEIRO, T. C. C. . 'Imagens do não visto'. 2013. Performática.

RIBEIRO, T. C. C. . "Molejo". 2007. Coreográfica.

ACAIA, I. ; RIBEIRO, T. C. C. . "Vistas do Ponto". 2007. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. . Furoneiro Gaio. 2005. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. . Fragmentos do Espetáculo. 2005. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. . Fragmentos do Espatáculo "Furoneiro Gaio". 2005. Coreográfica.

ACAIA, I. ; RIBEIRO, T. C. C. ; Alunos da turma de oficina de dança . "A marca em nós, nós na marca". 2004. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. . DÊ BANDEIRA. 2004. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. ; Expressão Corporal alunos . Angu de Caroço. 2003. Teatral.

RIBEIRO, T. C. C. ; ACAIA, I. . Impressões. 2003. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. . Terreiro em festa. 2002. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. ; Sousa B. de J ; LIMA, C. P. ; ROLANDE, J. F. ; Santos, P. R. ; COSTA, S. R. F. ; Freitas, M. R. F. . TERREIRO EM FESTA. 2002. Coreográfica.

RIBEIRO, T. C. C. . 'Imagens do não visto'. 2013 (IV Coletivo Pós-Graduação em Arte-Pós-Happening IV).

RIBEIRO, T. C. C. . ESPAÇO-CORPO-MOLDURAS. 2013 (video arte).

RIBEIRO, T. C. C. . Furoneiro Gaio. 2004 (Construção de Espetáculo).

RIBEIRO, T. C. C. . "Corpo, genero e sexualidade". 2005 (Palestra) .

RIBEIRO, T. C. C. ; Sousa B. de J ; LIMA, C. P. ; FREITAS, M. R. F. . "Furoneiro Gaio pesquisando o imaginário, o lúdico e promovendo e extensão". 2005 (Painel) .

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Modos de pesquisar: experiências, saberes e desafios nas pesquisas do curso de Teatro/UFMA, Descrição: No âmbito acadêmico, a prática da pesquisa junto aos cursos de Ciências Humanas, com anuência dos programas institucionais de pesquisa por muito tempo se reconheceram como campo de conhecimento científico tornando-se espaços fechados. Cabe destacar que as pesquisas nos cursos de artes, aqui em destaque os cursos de artes cênicas (teatro/graduaçao e pós graduação), nos eventos científicos sempre foram motivos de dúvidas e de não aceitação como campo de conhecimento, afinal, a arte/ teatro por ser uma arte do fazer, sempre se mostrou contraria as regras já estabelecidas. Situação que ainda hoje causam discussões calorosas no universo acadêmico. Porém, mesmo com este pensamento, percebe-se que esta realidade aos poucos vem mudando. Hoje, nas universidades programas institucionais de pesquisa, como PIBID, PIBIC, PET e PPGAC, abrem espaços para as linguagens artísticas. Espaços que vem motivando o ato de pesquisar e se sentir pesquisador, aqueles considerados artistas. É por esta via que trago os seguintes questionamentos: Quais motivações e contextos sao construídos os corpus de dessas pesquisas? Como se dão os processo de criação? Quais metodologias são utilizadas? Quem são esses pesquisadores? Como são construídas suas autonomias no processo pré e pós pesquisa? Como elas reverberam na vida profissional desses pesquisadores? Como se dá o diálogo entre pesquisadores nos eventos científicos? É por esta via que este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as metodologias e os processos de criação das pesquisas desenvolvidas no âmbito da PET, PIBIC, PIBID e PPGAC. Para conduzir a trajetória desta pesquisa a cartografia poderá dar respaldo nas observações diretas e análise de documentos, possibilitando um mapeamento das pesquisas e dos pesquisadores com o intuito de perceber o crescimento da pesquisa junto aos programas institucionais de pesquisa. O referencial teórico ainda em fase de construção traz inicialmente: Zamboni (1998), Ratto Diederichsen (2018), Losco-Lena (2017), entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    SOLAS/SOLOS MARANHENSES INTEGRAÇÃO DA DIGITALIZAÇÃO DO MOVIMENTO NA PESQUISA CRIAÇÃO, Descrição: Nossa proposta de projeto de pesquisa intenciona criar um dispositivo capaz de ajudar na difusão de processos criativos que estejam interessados na informatização como suporte para criação tem artes cênicas . Partimos da elaboração de um repositório online de movimentos e gestos oriundos das danças populares maranhenses2, como espaço destinado a difusão de coreografias e posterior registro de digitalização dos movimentos. Usaremos como base narrativa, dançarinos/brincantes maranhenses oriundos das danças populares, que serão acompanhados ao longo de todo o processo de captação de movimentos por uma equipe de pesquisadores das artes cênicas e da informática . Temos a intenção de representar o processo de criação teatral a partir da proposição de um expressão corporal em diálogo com um expressividade decolonial e atenta as formas dramáticas brasileiras. Neste sentido, nossa parceria com o laboratório Scènes Francophones & Ecritures de l?Altérité3 é de extrema importância, pois o mesmo desenvolve um espaço de leitura e diálogos com pesquisadores das artes da cena interessados no desenvolvimento e discussão de uma estética teatral atenta as formas de expressão cênicas oriundas da África e da América Latina .Como traços desta pesquisa-criação, teremos a plataforma digital, descrevendo a origem4 e a análise de movimentos oriundos dessas expressões à partir de referências teóricos em dança e corporeidades.Operacionalizarmos noções elaboradas por teorias do movimentos nas artes cênicas como as desenvolvidas por Laban (1978), Fernandes (2006) e Barba (2012). Nosso intuito é: a partir de diferentes olhares sobre a análise do movimento, gerar um repositório de movimentos oriundos de danças diversas e capaz de ser acessado por profissionais das artes cênicas. Em uma segunda etapa da pesquisa, a ênfase será dada a criação de um aplicativo capaz de gerar o arquivamento do movimento coreográfico. O estudo das danças populares maranhenses servirá como base inicial para a construção dessa biblioteca digital de gestos e movimentos, que posteriormente será de livre acesso a comunidade de artistas e pesquisadores que se interessarem no tema das danças populares e da pesquisa em artes. Focamos na criação de uma ?tipologia? das danças visitadas e suas ressurgências contemporâneas. Dando ênfase sobre as formas recorrentes (padrões) e análise paramétrica das diferentes expressões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador / Ana Socorro Braga - Integrante / ANSELMO CARDOSO DE PAIVA - Integrante / FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2020 - 2021

    AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA: O QUÊ E COMO SE ENSINA AS AULAS DE ARTE NAS ESCOLAS DE SÃO LUÍS/MA?, Descrição: ?As duas faces da mesma moeda: o quê e como se ensina as aulas de arte nas escolas de São Luís/MA?? É um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar as metodologias aplicadas nas aulas de arte a partir dos conteúdos trabalhados pelos professores do ensino fundamental das escolas públicas de São Luís. O presente estudo vincula-se ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, por ter como direcionamento a linha de pesquisa pedagogia das artes cênicas, detendo-se a investigar os processos pedagógicos em contextos de sala de aula. O que contribui nas discussões junto aos orientandos que transitam nas mesmas discussões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador / Ana Socorro Braga - Integrante / Gleison Xavier - Integrante / Emanuelle Maria Bonfim - Integrante / Edson M. da Costa - Integrante / Jessica Felix - Integrante.

  • 2016 - 2018

    PROCESSOS DE SENSIBILIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUALPARA PROFESSORES/RAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEATRO, Descrição: O referido projeto traz como proposta discutir, a partir da formação continuada em Teatro, no âmbito educacional termos como: sexo, sexualidade, gênero e identidade de gênero no contexto da educação infantil, a partir de oficinas junto a seus professores formadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador / Fernanda Areias - Integrante / Fernando Augusto do Nascimento - Integrante / Gleydson de Castro Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    MOVIMENTOS, CONFIGURAÇÕES E VARIAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE/DOS GÊNEROS COREOGRÁFICOS TRADICIONAIS PORTUGUÊSES VIRA E MALHÃO EM LISBOA, Descrição: O presente projeto faz parte da pesquisa de campo que contempla o estudo da tese "Processo Coreográfico na Dança Popular- um estudo sobre os modos de fazer coreografia na dança portuguesa do Maranhão". Neste seguimento o objetivo em questão é pesquisar o gênero coreográfico tradicional português no Vira e no Malhão em Lisboa para observar, refletir e analisar seus processos de composição e confrontar suas influencias na denominada ?dança portuguesa? do Maranhão, considerando seus contextos histórico, sócio cultural e corpóreo-estético.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador / Margarida Moura - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2016

    É uma dança portuguesa, com certeza? um estudo sobre formas de pertencimentos, processos de criação e influências na dança portuguesa do Maranhão, Descrição: Projeto de doutorado que se propõem a estudar a influência das interações culturais e sociais sobre as estéticas que apresentam as danças portuguesas dançadas pelos jovens da periferia do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Integrante / Luciana Hartmann - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    PESQUISA ESPECIALIZADA em COREOGRAFIA DO BUMBA-MEU-BOI do MARANHÃO apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN, Descrição: Descrição técnica por meio de texto e imagens pictóricas e sistematização das danças do bumba-meu-Boi do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador / Maria Raimunda Ferreira Freitas - Integrante., Financiador(es): INSTITUTO DO PATRIMÕNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Dos dois lados: o que se aprende e o que se ensina nas aulas de arte nas escolas do Maranhão., Descrição: Estudo sobre o ensino de arte nas escolas do ensino fundamental das escolas públicas do Maranhão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Integrante / Ana Socorro Braga - Coordenador / AREIAS, Fernanda - Integrante / Luciana Barros - Integrante.

  • 2006 - 2008

    NOS BASTIDORES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA: estudo sobre corporalidade e formas de sociação, Descrição: Estudo sobre a dança como uma construção social e simbólica. Entendida como uma linguagem mediada pelo corpo, cuja materialidade é o objeto das disposiçõese regras do campo da dança.O objeto de estudo compreende as formas de sociação impostas aos agentes sociais através de técnicas corporais e modalidades de pensamento, agindo como constrangimentos às relações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Humanas. , Av. dos Portugueses/sn, Bacanga, 65080040 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 33018324, Fax: (98) 3308301, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade de Lisboa-Faculdade de Motricidade Humana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOUTORADO SANDUICHE

2023 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ADJUNTO II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente III, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora auxiliar IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2020

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CCH, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2025

    Ensino, Pós Graduação em Artes Cênicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cena e Cultura

  • 04/2025

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 10/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão.Atividade realizada, ORGANIZADORA DAS AÇOES DE FORMAÇAO ARTISTICA COM O PROF. JONAS SALES-UNB, JUNTO AO GRUPO DE PESQUISA CENA CORPO.

  • 09/2023

    Estágios , Escola Jardim de Infancia Antonio Lobo.Estágio realizado, Estagio Formal.

  • 08/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão.Atividade realizada, SUPERVISÃO ESTAGIO DOCENTE-DOUTORADO.

  • 02/2023

    Extensão universitária , ARTE NA ESCOLA-PÓLO/UFMA.Atividade de extensão realizada, FORMAÇAO CONTINUADA.

  • 10/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, INTEGRANTE DA CPPD DO CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS.

  • 08/2022

    Serviços técnicos especializados , PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.Serviço realizado, INTEGRANTE DA COMISSAO DO EDITAL/2022 MESTRADO; INTEGRANTE DA COMISSAO DO EDITAL/2023 MESTRADO.

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, INTEGRANTE DA COMISSAO DA CCPD.

  • 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da CAD do Departamento de Artes Cênicas.

  • 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.Cargo ou função, Integrante do Colegiado.

  • 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, INTEGRANTE DA CAD DO DEPARTAMENTO DE ARTES CENICAS.

  • 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, PARECERISTA COLABORADOR DA REVISTA "CADERNOS DE PESQUISA".

  • 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, CONSULTORA DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO.

  • 03/2009

    Extensão universitária , Universidade Federal do Maranhão.Atividade de extensão realizada, Coordenadora Geral do Programa de Extensão Pólo UFMA/ Arte na Escola.

  • 05/2003

    Extensão universitária , Universidade Federal do Maranhão.Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão:TERREIRO EM FESTA.

  • 04/2003

    Extensão universitária , Universidade Federal do Maranhão.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto de Extensão "TERREIRO EM FESTA".

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Praticas Espetaculares da Cultura Brasileira, Corpo e Movimento

  • 09/2022 - 01/2023

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PRÁTICAS ESPETACULARES DA CULTURA BRASILEIRA

  • 09/2022 - 12/2022

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO e MOVIMENTO

  • 08/2022 - 10/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.Cargo ou função, INTEGRANTE DA COMISSAO DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE POS GRADUACAO EM ARTES CENICAS.

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PRATICAS ESPETACULARES DA CULTURA BRASILEIRA

  • 05/2022 - 06/2022

    Outras atividades técnico-científicas , PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.Atividade realizada, INTEGRANTE DA COMISSAO DE ELABORACAO DO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE POS GRADUAÇAO EM ARTES CENICAS.

  • 03/2022 - 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, INTEGRANTE DA COMISSAO DE AVALIACAO DO CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO.

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 04/2021 - 05/2021

    Ensino, Pós Graduação em Artes Cênicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, CENA E CULTURA

  • 05/2017 - 05/2021

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, COORDENADORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO.

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, LICENCIATURA EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 03/2020 - 03/2020

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA EM TEATRO

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA EM TEATRO

  • 09/2019 - 09/2019

    Ensino, Pós Graduação em Artes Cênicas, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cena e Cultura

  • 04/2019 - 06/2019

    Estágios , COLEGIO SOTERO DOS REIS.Estágio realizado, ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO.

  • 03/2019 - 06/2019

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 03/2019 - 06/2019

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA EM TEATRO

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.Cargo ou função, INTEGRANTE DA COMISSÃO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS.

  • 10/2018 - 12/2018

    Estágios , UNIDADE ESCOLAR BERNARDINA ESPINDOLA.Estágio realizado, ESTAGIO OFICIAL EDUCAÇÃO INFANTIL.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DO ENSINO DO TEATRO

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PRÁTICAS ESPETACULARES

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, LIC. EM TEATRO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODO DA PESQUISA EM TEATRO

  • 09/2017 - 11/2017

    Ensino, TURISMO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTORIA DA ARTE

  • 09/2016 - 01/2017

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 05/2016 - 09/2016

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO

  • 05/2016 - 09/2016

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DANÇAS DRAMÁTICAS

  • 02/2011 - 03/2012

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, COORDENADORA CO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO-MODALIDADE À DISTÂNCIA.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DANÇAS DRAMÁTICAS BRASILEIRAS

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM TEATRO

  • 05/2009 - 07/2011

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, COORDENADORA GERAL DO ARTE NA ESCOLA-POLO UFMA.

  • 02/2011 - 06/2011

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, ASSEMBLÉIA DEPARTAMENTAL.

  • 06/2010 - 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.Linhas de pesquisa

  • 11/2010 - 12/2010

    Ensino, ARTETERAPIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, FENOMENOLOGIA DA ARTE E GESTUAL CÊNICO

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DANÇAS DRAMÁTICAS BRASILEIRAS, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 08/2009 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Integrante da Comissão Permanente de Progressão.

  • 03/2009 - 07/2010

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, MEMBRO DA ASSEMBLÉIA DEPARTAMENTAL.

  • 04/2010 - 06/2010

    Ensino, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTORIA DA ARTE EDUCAÇÃO I

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Comunicação Social - Radialismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 06/2009 - 06/2010

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, ASSEMBLEIA DEPARTAMENTAL.

  • 03/2009 - 06/2010

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DA ARTE EDUCAÇÃO

  • 05/2010 - 05/2010

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, 1ª SUPLENTE DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR.

  • 03/2008 - 04/2010

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO DE LIC. EM TEATRO.

  • 11/2009 - 01/2010

    Ensino, Licenciatura em Teatro-Educação a Distância, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arte Educação I

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Danças Dramáticas Brasileiras

  • 09/2009 - 09/2009

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR.

  • 06/2009 - 06/2009

    Direção e administração, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO E TECNOLOGICO.

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 03/2008 - 04/2009

    Direção e administração, ARTE NA ESCOLA-PÓLO/UFMA.Cargo ou função, COORDENADORA PEDAGÓGICA.

  • 05/2008 - 03/2009

    Extensão universitária , Universidade Federal do Maranhão.Atividade de extensão realizada, Coordenadora Pedagógica do Programa de Extensão Pólo UFMA/ Arte na Escola.

  • 08/2008 - 01/2009

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a Educação Artística

  • 08/2008 - 01/2009

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Corporal I

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da arte na educação

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Corporal II

  • 08/2002 - 07/2008

    Extensão universitária , Universidade Federal do Maranhão.Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão: COREOGRAFANDO O COTIDIANO:a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das mães/adolescentes da Vila Embratel/MA.

  • 05/2008 - 05/2008

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE ANÁLISE DE CURRÍCULO PARA CONCURSO PÚBLICO MAGISTÉRIO SUPERIOR.

  • 04/2008 - 04/2008

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, COMISSÃO DE ANÁLISE DE CURRÍCULO.

  • 03/2008 - 03/2008

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA FINS DE PROGRESSÃO.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 05/2005 - 12/2005

    Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 09/2004 - 01/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Corporal II

  • 09/2004 - 01/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Corporal I

  • 03/2004 - 01/2005

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de Dança

  • 10/2002 - 10/2004

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso.

  • 08/2004 - 08/2004

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Coord. Curso Lic. Educação Artística(em exercício interinamente).

  • 10/2003 - 02/2004

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Corporal II

  • 10/2003 - 02/2004

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANCA

  • 10/2003 - 02/2004

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 06/2003 - 01/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, Artes

  • 04/2003 - 08/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESAO CORPORAL I

  • 04/2003 - 08/2003

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 04/2003 - 08/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 04/2003 - 08/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 11/2002 - 02/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSAO CORPORAL I

  • 11/2002 - 02/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANCA

  • 11/2002 - 02/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 11/2002 - 02/2003

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 11/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Elaboração de Provas dos Processos Seletivos vestibular e PSG, da área de Artes Cênicas.

  • 09/2002 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Comissão de Organização do Corpo Docente do Departamento de Artes.

  • 06/2002 - 10/2002

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSAO CORPORAL I

  • 06/2002 - 10/2002

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSAO CORPORAL II

  • 06/2002 - 10/2002

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 06/2002 - 10/2002

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 04/2000 - 09/2002

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Coordenadora de Curso de Educação Artística-Artes Cênicas.

  • 04/2000 - 09/2002

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Presidente do Colegiado de Curso "Licenciatura em Educação Artística.

  • 04/2000 - 09/2002

    Direção e administração, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho Administrativo.

  • 04/2000 - 09/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro do Conselho de Centro/CCH.

  • 06/1999 - 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Elaboração do Projeto de Criação do Curso de Licenciatura em Teatro, em substituição a Habilitação em Artes cênicas.

  • 03/2001 - 05/2001

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CARACTERIZAÇÃO

  • 03/2001 - 05/2001

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 01/2001 - 03/2001

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 01/2001 - 03/2001

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 01/2001 - 03/2001

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 01/2001 - 03/2001

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 09/2000 - 11/2000

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 02/2000 - 05/2000

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 02/2000 - 05/2000

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 02/2000 - 05/2000

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL II

  • 10/1999 - 02/2000

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 10/1999 - 02/2000

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 11/1998 - 11/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Vestibular/COPEVE.

  • 10/1999 - 10/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração Programa Vestibular Serial Gradual 98/2000.

  • 10/1999 - 10/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão de Isenção do Vestibular Tradicional.

  • 04/1999 - 07/1999

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 04/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 04/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 04/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TECNICA VOCAL

  • 04/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 04/1999 - 07/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 06/1999 - 06/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do projeto de Pesquisa "Teatro Maranhense no Século XX.

  • 11/1998 - 03/1999

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMEMTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 11/1998 - 03/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 11/1998 - 03/1999

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PRÁTICA DE ENSINO/ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

  • 07/1998 - 10/1998

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA INTEGRADA

  • 07/1998 - 10/1998

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 07/1998 - 10/1998

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 08/1996 - 10/1998

    Ensino,Disciplinas ministradas, DANÇA PARA ATOR

  • 03/1998 - 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão de desempenho para progressão Funcional Horizontal da Profª Ana Teresa Desterro Rabelo.

  • 03/1998 - 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise e Parecer do projeto de pesquisa "Raízes Indígenas".

  • 12/1997 - 12/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da comissão de Coordenação da Oficina de Palhaços na Semana de Humanidades.

  • 09/1997 - 12/1997

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 08/1997 - 08/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão examinadora de seleção para Monitoria da disciplina Oficina de Teatro.

  • 03/1997 - 06/1997

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORA I

  • 03/1997 - 06/1997

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 05/1997 - 05/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão de análise e Parecer dos projetos de Extensão: "5ª de Arte", "Grupo Universitário de Teatro", "Projeto Extensionista II- demoscratização da arte na comunidade do sacavém".

  • 02/1997 - 02/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Maranhão.Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora de Seleção para Monitoria da disciplina "Oficina de Teatro".

  • 10/1996 - 01/1997

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 10/1996 - 01/1997

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 10/1996 - 01/1997

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 10/1996 - 01/1997

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 09/1995 - 11/1995

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELEMENTOS DA EXPRESSÃO CORPORAL

  • 09/1995 - 11/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA DE DANÇA

  • 09/1995 - 11/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA INTEGRADA

  • 09/1995 - 11/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 09/1995 - 11/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

  • 04/1995 - 08/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, OFICINA INTEGRADA

  • 04/1995 - 08/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORA L I

  • 04/1995 - 08/1995

    Ensino, Licenciatura em Educação Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL I

2017 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE CURSO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
COMPONENTE DO CONSELHO DE CENTRO-CCH COORDENADORA DO ARTE NA ESCOLA

Atividades

  • 02/2019

    Ensino, Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Teatro

  • 02/2019

    Ensino, Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Corpo e Movimento

  • 02/2019

    Ensino, Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Corpo e Movimento

  • 03/2017

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas.Cargo ou função, COORDENADORA DE CURSO.

  • 03/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.Atividade realizada, PRESIDENTE DO NUCLEO DE DESENVOLVIMENTO ESTRUTURANTE.

  • 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas.Cargo ou função, COMPONENTE DO CONSELHO DE CENTRO.

  • 02/2017

    Ensino, Música, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EXPRESSÃO CORPORAL

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Teatro, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORPO E MOVIMENTO