Cosme José Marques da Silveira

Doutor em Memória Social pelo PPGMS da UNIRIO, junho de 2017. Mestre em Memória Social (2012). Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2006) e Bacharelado em Música pela Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO (1986). Atualmente é advogado - advocacia privada (OAB/RJ 144.407), e músico - fagotista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (OSN-UFF). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Memória Social

2014 - 2017

Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO
Título: Da Capo, a orquestra em ensaio - músicos, narrativas e memórias.
Prof. Dr. Manoel Ricardo de Lima Neto. Palavras-chave: Músicos; Orquestra; Narrativas; Memórias.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Memória Social

2010 - 2012

Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO
Título: A Músico e sua Ópera ? Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-II Grande Guerra,Ano de Obtenção: 2012
Diana de Souza Pinto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Narrativa; Memória; Identidade; Músicos Estrangeiros; Música Brasileira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2009 - 2010

Universidade Candido Mendes
Título: A APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA DIDÁTICA NO ENSINO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO (em http://www.avm.edu.br/)
Orientador: Fabiane Muniz

Aperfeiçoamento em Curso de Extensão - Master Class de Fagote

1995 - 1995

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário
Título: .. Ano de finalização: 1995

Aperfeiçoamento em Reciclagem para profissionais de instrumento-fagot

1994 - 1995

Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO
Título: .. Ano de finalização: 1995

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Instrumento - Fagote

1993 - 1994

Franz Schubert Konservatorium für Musik und darstellende Kunst
Título: .. Ano de finalização: 1994

Aperfeiçoamento em Prática em Orquestra para Músico Instrumentista

1988 - 1988

Universidade Federal Fluminense
Título: .. Ano de finalização: 1988

Aperfeiçoamento em Oficina - Curso de Música de Câmara Instrumento de

1986 - 1986

Fundação Cultural de Curitiba
Título: .. Ano de finalização: 1986

Aperfeiçoamento em Curso de Instrumento - Clarineta

1984 - 1984

Escola Superior de Música de Blumenau
Título: .. Ano de finalização: 1984

Aperfeiçoamento em Curso de Instrumento - Clarineta

1983 - 1983

Escola Superior de Música de Blumenau
Título: .. Ano de finalização: 1983

Graduação em Bacharelado em Direito

2001 - 2006

Universidade Estácio de Sá
Título: O direito conexo do músico servidor público federal
Orientador: Professora Fabricia Cristina Estrella

Graduação em Bacharelado em Música

1983 - 1986

Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO

Ensino Médio (2º grau)

1977 - 1978

Colégio Bahiense

Ensino Médio (2º grau)

1976 - 1976

Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria

Ensino Fundamental (1º grau)

1971 - 1975

Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário Nacional de Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder."O Músico e sua Ópera - aspectos sociais e institucionais da música e a construção da memória coletiva dos músicos profissionais".. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo Fuks

Pinto, Diana de Souza;FUKS, L.; Geiger, Amir; Carlos Sandroni. ?O músico e sua ópera ? Narrativas, memórias e identidades de músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-II Grande Guerra?. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Sandroni

PINTO, D. S.;SANDRONI, C.. O músico e sua ópera ? Narrativas, memórias e identidades de músicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Diana de Souza Pinto

LIMA NETO, M. R.;PINTO, D. S.; MACHADO, L. R. M.; FUKS, L.; MAGALHAES, A.. Da Capo, a Orquestra em Ensaio: Músicos, narrativas e memorias. 2017. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Ramos Munk Machado

LIMA NETO, M. R.;MUNK, Leonardo; GEMINO, A.. Da Capo, a Orquestra em Ensaio. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Amir Geiger

Pinto, Diana S.; SANDRONI, C.; LINS, E. T.; FUKS, L.;GEIGER, Amir. O músico e sua ópera - narrativas, memórias e identidades dos músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-Segunda Grande Guerra. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Alessandro de Magalhães Gemino

LIMA NETO, M. R.; MACHADO, L. R. M.;GEMINO, A. M.. Da Capo, orquestra em ensaio - Músicos, Narrativas e Memórias. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Manoel Ricardo de Lima Neto

LIMA NETO, M. R.; MACHADO, Leonardo Ramos Munk; PINTO, D. S.; FUCKS, L.; GEMINO, A. M.. Da capo - a orquestra em ensaio: músicos, narrativas, memórias. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Memória Social PPGMS) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Manoel Ricardo de Lima Neto

LIMA NETO, M. R.; MACHADO, Leonardo Ramos Munk; GEMINO, A. M.. Da Capo, orquestra em ensaio - músicos, narrativas, memórias. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Memória Social PPGMS) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diana de Souza Pinto

O músico e sua ópera ? narrativas, memórias e identidades de músicos europeus e sua i9nfluência no canário musical brasileiro pós-II Grande Guerra; 2012; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana de Souza Pinto;

Manoel Ricardo de Lima Neto

Da Capo, a orquestra em ensaio ? músicos, narrativas e memórias; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Memória Social PPGMS) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Manoel Ricardo de Lima Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, C. J. M. . ?O Músico e sua Ópera: Aspectos Sociais e Institucionais da Música e a Construção da Memória Coletiva dos Músicos Profissionais?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Raul Costa d'Avila ; DIAS, M. T. O. E. ; SILVEIRA, C. J. M. . 'Odette Ernest Dias - discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta', palestra do prof. dr. Raul Costa d'Avila. 2012. Interpretação.

DIAS, M. T. O. E. ; Raul Costa d'Avila ; Pedro Motta ; SILVEIRA, C. J. M. ; Pedro Almeida . Concerto no Palácio da Fronteira. 2012. Interpretação.

VILLA-LOBOS, H. ; SILVEIRA, C. J. M. ; DIAS, M. T. O. E. . Bachianas nº 6 de Heitor Villa-Lobos para Flauta e Fagote. 2011. Interpretação.

Beethoven, L. ; BACH, J. S. ; JOLIVET, A. ; SILVEIRA, C. J. M. ; DIAS, M. T. O. E. ; Ferreira, E. ; EMERT, H. . Camerata Acácia Brazil. 2011. Interpretação.

DONDEYNE, D. ; DUBOIS, P. M. ; HOLDEMAN, C. ; MIGNONE, F. ; SILVEIRA, C. J. M. ; MEEK, R. ; GRICE, J. ; HILELL, L. . Quarteto de Fagotes. 2011. Interpretação.

MIGNONE, F. ; VELASQUES, G. ; FERNANDEZ, Oscar L. ; GALLET, L. ; BRAGA, F. ; VILLA-LOBOS, H. ; O.S.N. ; Maestrina Ligia Amadio ; SILVEIRA, C. J. M. . Alma Brasileira. 2006. Interpretação.

LARA, D. I. ; VILA, M. ; Jamelão ; Eliane Faria ; O.S.N. ; SILVEIRA, C. J. M. ; Maestro Silvio Barbato . Clássicos do Samba. 2002. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    O Músico e sua Ópera ? Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-II Grande Guerra, Descrição: A pesquisa ?O MÚSICO E SUA ÓPERA: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra?, estudou a participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A dissertação tem como recorte espacial e temporal, a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia principal foi baseada na realização de entrevistas individuais semi-estruturadas gravadas em áudio com Odette Ernest Dias, Noël Devos e José Botelho, músicos chegados ao Rio de Janeiro no início da década de 1950. As relações sociais estabelecidas e vividas por esses músicos foram analisadas a partir de conceito de memória coletiva forjado pelo pensamento de Halbwachs, e os dados coletados analisados pela vertente sócio-interacional da análise do discurso (Goffman, 2002; Gumperz, 2002;, Tannen, 2002) que permitiram examinar as formas e a constituição das trocas sociais na construção das identidades sociais. Enquadre (Goffman), Alinhamento ou Footing (Goffman), Convenções de Contextualização (Gumperz) e Esquemas de Conhecimento (Tannen e Wallat) são as principais categorias utilizadas nas análises. Duas perguntas de pesquisa foram respondidas: Como é discursivizada a contribuição desses músicos para o desenvolvimento da música de concerto no Brasil em suas narrativas? E, como são construídas as identidades desses músicos em suas narrativas? Como resultado, foi possível verificar a importância dos entrevistados para a difusão de seus instrumentos a nível nacional, resultando no aumento da exigência técnica e artística dos demais profissionais da música, no aumento de alunos interessados no estudo da música e, sobretudo, chamando a atenção dos compositores brasileiros, que passaram a escrever mais obras para o fagote, a clarineta e a flauta em razão da atuação diferenciada dos entrevistados no meio musical.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cosme José Marques da Silveira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1995

Diploma de Menção Honrosa, Centro Musical de Volta Redonda.

1986

Moção, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Orquestra Sinfônica Nacional. , Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, 24220-000 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295260

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2012

    Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO

    Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes

  • 2007 - Atual

    Advocacia Privada

    Vínculo: profissional liberal, Enquadramento Funcional: profissional liberal

    Outras informações:
    Como advogado atuo nas áreas cível (consumidor, família, sucessão, contratos, direito autoral) e criminal, em parceria, no JECrim.

  • 1989 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico - Orquestra Sinfônica Nacional, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuo como músico fagotista na Orquestra Sinfônica Nacional, exercendo esta função como fagotista-solo, como segundo fagote e como contra-fagotista.