SAMUEL PIRES MELO
Graduado em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Piauí (2005), mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e doutorado em SOCIOLOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem o propósito de firmar travessias vinculadas à tolerância, dinamicidade, ponderação, percepção do outro e da realidade social, tal da complexidade humana. Atualmente é professor Associado III no Departamento de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Administração Pública, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Trabalha nas seguintes temáticas: Sociologia; Educação; Políticas Públicas; Tecnologias; Juventudes.
Informações coletadas do Lattes em 21/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
2009 - 2012
Universidade Federal de Pernambuco
Título: TRAJETÓRIAS DE PROXIMIDADE, REDES E FEIRAS: as práticas de agricultores familiares feirantes em Água Branca e Delmiro Gouveia, Alagoas
, Ano de obtenção: 2012. Eliane Maria Monteiro da Fonte. Coorientador: Josefa Salete Barbosa Cavalcanti. Palavras-chave: Agricultura Familiar; Feiras; Trajetórias de proximidade; Figurações Sociais.
Mestrado em Sociologia
2007 - 2009
Universidade Federal de Sergipe
Título: CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: ARTEFATOS DE UMA AÇÃO COLETIVA, Ano de Obtenção: 2009
Olívio Alberto Teixeira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS; REFORMA AGRÁRIA; AÇÃO COLETIVA.
Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS
2001 - 2005
Universidade Federal do Piauí
Título: AS MICRO-RELAÇÕES DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM O PROGRAMA TERCEIRA IDADE EM AÇÃO ? PTIA ? UFPI
Orientador: Francisco de Oliveira Barros Júnior
Formação complementar
2012 - 2012
Seminário de Docência Superior. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
IMPROVISAÇÃO. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2007 - 2007
ANÁLISE QUANT. DE DAD. DE SURVEY COM O USO DO SPSS. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2004 - 2004
A CIDADE E O MUSEU: ARTEFATOS PARA UMA PEDAGOGIA D. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA. , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em MÚSICA E COTIDIANO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em METODOLOGIA DE ESTUDO. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
MELO, S. P. . VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. 2019. (Outro).
MELO, S. P. ; SILVA, D. P. S. . I Ciclo de Debates sobre Território e Poder: pensando identidade territorial no Agreste de Alagoas.. 2011. (Outro).
MELO, S. P. . SEMINÁRIO: ?FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA DO PROGRAMA ARCA DAS LETRAS?. 2006. (Outro).
MELO, S. P. . V SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2002. (Outro).
MELO, S. P. . I ENCONTRO DE SOCIÓLOGOS DO PIAUÍ. 2001. (Outro).
Participação em eventos
I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar.Levantamento, na Área de Educação da CAPES, de dissertações e teses de programas de pós-graduação em Tecnologias educativas, no período de 2009-2018, sobre Juventude e Tecnologia na educação do Brasil.. 2020. (Seminário).
I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar.Levantamento e análise de elementos sobre juventudes que transformam a educação por meio do filme ?Nunca me sonharam?.. 2020. (Seminário).
I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar.Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema brasileiro pelo filme ?Lua em Sagitário?.. 2020. (Seminário).
X SEMACIT, múltiplos olhares sobre o conhecimento: ciência, arte e tecnologia.JUVENTUDE E EDUCAÇÃO EM FILMES E DOCUMENTÁRIOS DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE JOVENS QUE TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO. 2020. (Seminário).
IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de ciências e geografia. 2019. (Seminário).
IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de Português e Matemática. 2019. (Seminário).
IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.Extensão e Cultura: Relato de Experiência sobre a Inserção do Cinema como Recurso Pedagógico-Didático dentro de uma Escola Pública De Parnaíba-PI. 2019. (Seminário).
IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de História e Artes. 2019. (Seminário).
Seminários integrados da UFPI.https://siufpi2019.ufpi.br/. 2019. (Seminário).
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,.Comissão Científica do VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. 2019. (Encontro).
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,.Tecnologias, Educação e Direitos Humanos: é Possível Pensar Uma Relação Para Cidadania?. 2019. (Encontro).
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,.AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DAS PRODUÇÕES DE UMA REVISTA BRASILEIRA COM TEMÁTICA EM TECNOLOGIA EDUCATIVA. 2019. (Encontro).
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,.CINEMA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA UMA PRÁTICA INTERCULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2019. (Encontro).
XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2008-2017, sobre Juventude rural e educação nas Universidades Rurais do Norte/ Sudeste (UFRA e UFRRJ) do Brasil.. 2019. (Seminário).
XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2008-2017, sobre Juventude rural e educação nas Universidades Rurais do Nordeste (UFRPE e UFERSA) do Brasil.. 2019. (Seminário).
XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses do Norte/ Nordeste/ Centro-oeste, no período de 2008-2017, sobre Juventude e produção de documentários na educação do Brasil.. 2019. (Seminário).
XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses do Sul/ Sudeste, no período de 2008-2017, sobre Juventude e produção de documentários na educação do Brasil.. 2019. (Seminário).
Simpósio Nacional de Comunicação, Educação e Tecnologias,.As tecnologias digitais na educação. 2018. (Simpósio).
V Congresso Nacional de Educação. DESVELANDO NOVOS CENÁRIOS: A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DA UFPI NA PRODUÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO. 2018. (Congresso).
V Congresso Nacional de Educação. ESPELHO DE AUTORRETRATO: UM DISPOSITIVO AUDIOVISUAL A FAVOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2018. (Congresso).
V Congresso Nacional de Educação. A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI. 2018. (Congresso).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas.AUDIOVISUAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ - CE,. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas.VIAJANDO NA LEITURA COM JUVENTUDES DO CAMPO NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ ? CE. 2018. (Encontro).
VII Encontro Nacional das Licenciaturas.PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CONEXÃO ESCOLA E FAMÍLIA NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - IBIAPABA, TIANGUÁ - CE. 2018. (Encontro).
VIII Convención Intercontinental de Psicologia.Vulnerabilidades de adolescentes masculinos ao HPV em escolas de Parnaíba-PI. 2018. (Outra).
VIII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.Cinema e educação: a sétima arte como instrumento pedagógico no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola pública de Parnaíba-PI. 2018. (Seminário).
XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.METODOLOGIA PARTICIPATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM PROCESSOS EDUCATIVOS DO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DISCENTES. 2018. (Encontro).
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Consultor Ad Hoc na grande área de Ciências Humanas. 2018. (Seminário).
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Cinema, Educação e Juventude no Nordeste do Brasil.. 2018. (Seminário).
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí.Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Juventude rural e educação formal no Nordeste do Brasil.. 2018. (Seminário).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.MATERNIDADE E EDUCAÇÃO ? DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UFPI CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.Avaliação de banners e posteres durante o evento. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DE ALUNOS DAS CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.CINEMA NA EJA DE UMA ESCOLA RURAL: DIÁLOGOS PARA A CIDADANIA. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.Comissão científica. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.CINEMA E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO AUDIOVISUAL. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.JOVENS RURAIS E O ENSINO SUPERIOR EM UM PEQUENO MUNICÍPIO BRASILEIRO. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.FILME CARTA: A TRAVESSANDO OLHARES PELA LENTE DO AUDIOVISUAL. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.PROTAGONISMO JUVENIL INVENTANDO COM A DIFERENÇA. 2017. (Encontro).
Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores.CINEMA E EDUCAÇÃO: SOB A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DO CRIAR PARA AUTONOMIA. 2017. (Encontro).
VII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI Políticas de Financiamento e Capacitação de Recursos no Âmbito de Extensão Universitária.CINEMA E EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PELAS PRÁTICAS E SABERES DO AUDIOVISUAL. 2017. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Infectologia. CONHECIMENTO DE ESTUDANTES MASCULINOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE HPV. 2017. (Congresso).
XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPI.Cinema e educação: mapeamento da sétima arte nas escolas de Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, Piauí.. 2017. (Seminário).
XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFPI.Indicadores socioculturais de jovens que evadiram do ensino médio de Parnaíba-PI.. 2017. (Seminário).
IV Semana de Educação do Campus Ministro Reis Velloso UFPI.Avaliador do comitê científico. 2016. (Outra).
IV Semana de Educação do Campus Ministro Reis Velloso UFPI.Jovem, câmera e educação: o cinema no contexto educacional do ensino médio de Parnaíba - PI. 2016. (Outra).
VIII Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED.PENSO, LOGO FILMO: O PROTAGONISMO JUVENIL NO MINUTO LUMIÈRE. 2016. (Outra).
VI Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: A SÉTIMA ARTE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE PARNAÍBA E LUÍS CORREIA - PI. 2016. (Seminário).
XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO CMRV/UFPI. 2016. (Seminário).
XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DO CMRV/UFPI. 2016. (Seminário).
XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.Indicadores socioculturais de jovens do ensino médio de Parnaíba-PI: um levantamento pela 1ª Gerência Regional de Educação e escolas do município.. 2016. (Seminário).
XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI.O Ensino Superior de Parnaíba pelo perfil de Jovens Rurais e Pescadores das áreas das Ciências da Natureza do CMRV/UFPI. 2016. (Seminário).
IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores.RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR SUPERIOR: indústria indústria cultural cultural e educação emancipadora. 2015. (Encontro).
III Ciclo de Palestras "A Educação sob Vários Olhares".Processos de escolarização no Brasil. 2014. (Outra).
IV Ciclo de Palestras da Pedagogia: múltiplos olhares sobre a inclusão.INCLUSÃO SOCIAL DOS IDOSOS: caminhos (não)cruzados. 2014. (Outra).
IV Congresso Piauiense de Saúde Pública. Pobreza, Políticas Públicas e Empoderamento. 2014. (Congresso).
IV Congresso Piauiense de Saúde Pública. As Concepções de Pobreza e seus Atravessamentos no Processo Saúde-Doença-Cuidado. 2014. (Congresso).
VI Encontro da Rede de Estudos Rurais 2014.Aprendizagem coletiva no estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). 2014. (Encontro).
VI Fórum Internacional de Pedagogia.Educação Popular, Juventude e Movimentos Sociais. 2014. (Outra).
VI Fórum Internacional de Pedagogia.Juventude e Educação Popular. 2014. (Outra).
VI Fórum Internacional de Pedagogia.Juventude e Educação Popular. 2014. (Outra).
VI Fórum Internacional de Pedagogia.Juventude e Educação Popular. 2014. (Outra).
XV Semana de Enfermagem.Trabalho, Corpo e Envelhecimento: idoso ativo. 2014. (Outra).
III Congresso Regional de Unidades de Conservação eo Delta do Parnaaíba - CORUC. Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: caminhos trilhados, passos infalsos. 2013. (Congresso).
III Simpósio Sociedade e suas Interfaces: entre a saúde e o adoecimento.Trabalho, corpo e envelhecimento: a experiência de feirantes idosos do sertão Alagoano. 2013. (Simpósio).
III Simpósio Sociedade e suas Interfaces: entre saúde e adoecimento.A relação meio ambiente, espaço urbano e saúde nas práticas socioeconômicas. 2013. (Simpósio).
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. MODOS DE VIVER E TRABALHAR DOS PESCADORES DO PORTO DOS TATUS EM ILHA GRANDE PIAUI. 2013. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. PERSPECTIVAS DE SUSTENTABILIDADE DA PESCA NA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE MANJUBA DO IGARAÇU - APMI, PARNAÍBA- PI. 2013. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. ESTUDO COMPARATIVO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONOMICAS DOS FEIRANTES PESCADORES E DE PEIXARIA DA CIDADE DE PARNAÍBA. 2013. (Congresso).
XV CISO- Encontro Norte Nordeste de Ciências Sociais Pré-Alas Brasil.O Excedente no Campesinato e Agricultura Familiar: Continuidades e Rupturas. 2012. (Encontro).
I Ciclo de Debates sobre Território e Poder: pensando identidade territorial no Agreste de Alagoas..Território e Poder: situando o debate pelas construções sociais dos espaços das feiras do Agreste-AL. 2011. (Outra).
II Ciclo de Palestras e debates sobre Adolescência.Discussão sobre Bullying por meio da película "A Onda". 2011. (Outra).
III Semana de Ciências Sociais da UFRPE.Meio Ambiente e o desafio do diálogo interdisciplinar. 2011. (Outra).
Recepção dos alunos e alunas dos cursos de Letras e Administração Pública, UFAL.Tronco Inicial: coreagrafando conhecimentos e cidadania. 2011. (Outra).
VIII Congresso Acadêmico Universidade Federal de Alagoas. AS EXPERIÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS DA FEIRA LIVRE DO BAIRRO PRIMAVERA- ARAPIRACA-AL. 2011. (Congresso).
II Congresso Nordestino de Extensão Universitária ? Cidadania e sustentabilidade: desafios, caminhos e soluções. A construção da identidade territorial do alto sertão alagoano sob o olhar das feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. 2010. (Congresso).
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.As faces dos atores sociais ingressos no ensino superior: experiência do campus do Sertão-UFAL. 2010. (Outra).
Iº Simpósio de Contação de Histórias e Literatura Infantojuvenil da Fundaj - A Ludicidade nas Histórias: ler, brincar, aprender, envolver. 2010. (Simpósio).
Projeto de pesquisa-ação: Cine árido.Impressões sociológicas sobre o filme Abril Despedaçado. 2010. (Outra).
VII Congresso Acadêmico Universidade Federal de Alagoas. Educação e Ciência: duas vocações. 2010. (Congresso).
VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural. Os agricultores familiares pela configuração das concepções territoriais: situando o debate da resssignificação das ruralidades brasileiras.. 2010. (Congresso).
I ENCONTRO ANTI-UTILITARISTA DE RECIFE: É POSSÍVEL UMA OUTRA FORMA DE VIVER QUE SEJA MAIS SOLIDÁRIA?. 2009. (Encontro).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TERRITÓRIOS RURAIS: DESAFIOS PARA A AÇÃO PÚBLICA.POLÍTICAS AMBIENTAIS RURAIS E AS (CONTRA)ESTRATÉGIAS PROPOSTAS PELOS ATORES SOCIAIS PARA SUA (RE)PRODUÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DOS PLANOS TERRITORIAIS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. 2009. (Seminário).
XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR.ALEXANDER E ELIAS: PARA UMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL DAS REALIDADES. 2009. (Simpósio).
3º Encontro da Rede de Estudos Rurais.As associações dos Projetos de Assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário: entre o "mal" e o "bem" coletivo.. 2008. (Encontro).
Conferencia Internacional de Sociologia da Educação.O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: O CASO DO 2.o ANO ?A? DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ ROLLEMBERG LEITE EM ARACAJU-SE. 2008. (Outra).
Conferencia Internacional de Sociologia da Educação.MOVIMENTOS SOCIAIS DO ?MUNDO RURAL? E O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA INSERÇÃO DO ESTADO NA SOCIEDADE CIVIL.. 2008. (Outra).
III Encontro Regional da SOBER NORDESTE.O PROCESSO DE MEDIAÇÃO NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO PNCF. 2008. (Encontro).
13º CISO ? ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE NORDESTE & II ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA VISUAL.POLÍTICA PÚBLICA DE ?REFORMA AGRÁRIA? DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: UM DEBATE EM CONSTRUÇÃO. 2007. (Encontro).
2º ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS.REFORMA AGRÁRIA POR DESAPROPRIAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: PROCESSOS DE (NÃO)CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL ASSOCIATIVISTA. 2007. (Encontro).
2º SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE.PETROBRAS: TECNOLOGIA E NOVAS FORMAS DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE CARMÓPOLIS-SE. 2007. (Simpósio).
III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO.SERTÃO, IMAGENS E MOVIMENTO: O OLHAR DOS SUJEITOS SOCIAIS DO RURAL, POR MEIO DO CINEMA, SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA ?ONTEM E HOJE?. 2007. (Encontro).
II SOBER REGIONAL NORDESTE.A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL NOS PROCESSOS DE REFORMA AGRÁRIA. 2007. (Encontro).
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. 2007. (Congresso).
SEMINÁRIO TRABALHO ESCRAVO. 2006. (Seminário).
?SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS?. 2005. (Seminário).
PSICANALISE E CIENCIAS SOCIAIS.PERFOMANCE TEATRAL. 2004. (Seminário).
SEMINÁRIO CURRICULAR. 2003. (Seminário).
?REPENSANDO A FORMAÇÃO DO CIENTISTA SOCIAL DA UFPI?. 2001. (Outra).
Participação em bancas
MELO, S. P.; GOMES, M. P. A.; PINTO, E. C.. Movimentos sociais na construção da formação docente: sobre a perspectiva dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (campus Caxias). 2025. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SERAINE, A. B. M. S.; MEDEIROS, L. B.. Casa não é escola: as interfaces do Ensino Remoto Emergencial no contexto das práticas escolares mediadas por telas. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PIEROTE, E. M. V. F.; OLIVEIRA, F. M.. O ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA.. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA, E. L.;MELO, S. P.; RUFINO, J. E.. TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS POVOS DO CAMPO E DAS FLORESTAS: estudo sobre os povos originários e as comunidades tradicionais quilombolas no contexto da disputa de hegemonia da territorialidade e do trabalho.. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; OLIVEIRA, F. M.; LEITE, M. M. G.. O CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DA CAPIVARA - SERRA DAS CONFUSÕES E A MINERAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE TERRITORIO E PATRIMÔNIO SOCIOAMBIENTAL.. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, M. S. R.;MELO, S. P.; MEDEIROS, L. B.. TRAJETÓRIAS, AGENCIAMENTO E PRODUÇÃO DE SENTIDO: ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NO MOVIMENTO SINDICAL RURAL DO PIAUÍ. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, SAMUEL PIRES; SERAINE, A. B. M. S.; BODART, C. N.. PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UESPI - CAMPUS POETA TORQUATO NETO. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
ALBUQUERQUE, R. M. M.;MELO, S. P.; DEUS, Z. A.. ENTRE CONVERSAS E MEMORIAS: MULHERES DA AMAZONIA TUCUJU NARRAM SUAS HISTORIAS. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA, E. L.; SILVEIRA, G. E.;MELO, S. P.; SOUSA, E. L.. AS PRÁTICAS MÁGICO-RELIGIOSAS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE CUSTANEIRA, PAQUETÁ-PI. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS JUNIOR, F. O.;MELO, S. P.; BRANDAO, M. D.. NARRATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS: A Sociologia e o Cinema das imagens de resistência em Bacurau. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; BEZERRA, D. A.; BARBOSA, E. L.. ENTRE CASAS E TUCUNS: UMA ANÁLISE SOBRE ATORES SOCIAIS E COTIDIANO DE UM BAIRRO EM PARANÍBA-PI. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, F. M.;MELO, SAMUEL PIRES; CRUZ, R. E.. As Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí em Preparação dos(as) Estudantes para o ENEM. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
XAVIER, M. P.; SAID, G. F.;MELO, S. P.; BENEVIDES, P. S.. TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: Um estudo sobre as redes sociais como dispositivos pedagógicos. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, M. S. R.;MELO, S. P.; SANTOS, S. M. P.. A VOZ DO MORRO: TERRITORIALIDAE E RESISTÊNCIA NO SAMBA DE BEZERRA DA SILVA. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; BARROS JUNIOR, F. O.; BATISTA, G. S.. A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA "INDEPENDENTE" CONTEMPORÂNEO: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE SEUS REALIZADORES EM TERESINA (PI) NO PERÍODO DE 2014 - 2019.. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; OLIVEIRA, F. M.; NEGREIROS, F.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA DE TERESINA - PI. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
SILVEIRA, S. V.; BATISTA JUNIOR, R.;MELO, S. P.. PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: um estudo sobre os recursos destinados a agricultura familiar nos anos 2016-2018. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Piauí.
BELO, R. P.; FREIRE, S. E. A.;MELO, S. P.. Cultura Organizacional e o Comprometimento dos Trabalhadores em uma Empresa Pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
CASTRO, F. R. A.; SILVEIRA, S. V.;MELO, S. P.. EVASÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DO CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: um estudo de caso.. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; COSTA, K. V.; SILVA, M. V.; PEREIRA, F. C.. FAMÍLIA, TRABALHO E GERAÇÃO: um estudo sobre as relações entre a pesca artesanal e o turismo na localidade Barra Grande - Cajueiro da Praia - Piauí. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
NEGREIROS, F.; MARTINS, E. S.;MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.. INDISCIPLINA EM TEMPOS DE MEDICALIZAÇÃO: UM ESTUDO HISTÓRICO-CULTURAL EM TERESINA-PI. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SOUSA, M. S. R.; COSTA, K. V.; OLIVEIRA, F. M.. PERCEÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: um estudo sobre pescadores artesanais na Comunidade Pedra do Sal (PI). 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MONTI, E. M. G.; SOUSA, J. B.;MELO, S. P.. A gestão escolar de escolas da rede particular de ensino: uma realidade sempre à frente? (Revalidação de título). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, M. S. R.; SANTOS, F. F.;MELO, S. P.. LITIGÂNCIA ESTRATÉGICO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ATINGIDOS NO ROMPIMENTO DA BARRAGEM ALGODÕES I. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
NEGREIROS, F.; BELO, R. P.;MELO, S. P.. SUCESSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE COCAL DOS ALVES/PI. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, F. M.;MELO, S. P.; SILVA, M. R. F. E.. O MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO PIAUÍ: uma análise do fórum estadual. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
PEREIRA, F. C.;MELO, S. P.; FERREIRA, M. D. M.. ETNICIDADE E TERRITORIALIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA CUSTANEIRA/TRONCO MUNICÍPIO DE PAQUETÁ - PI, BRASIL.. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BOMFIM, M. C. A.; MONTI, E. M. G.; BRITO, A. E.; BOAKARI, F. M.; NEGREIROS, F.;MELO, S. P.; MATOS, K. S. L.. Migrações das juventudes africanas no ensino superior luso-brasileiro: experiências da UFPI e UMINHO na construção de uma prática educativa intercultural. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BOMFIM, M. C. A.; MATOS, K. S. L.; BOAKARI, F. M.;MELO, S. P.; BRITO, A. E.. Migrações das juventudes africanas no ensino superior luso-brasileiro: a experiência da UFPI e UMINHO na construção de uma prática educativa intercultural. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BOMFIM, M. C. A.; BRITO, A. E.;MELO, S. P.; MATOS, K. S. L.; SALES, L. C.. PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DOCENTES COM JOVENS AFRICANOS EM PROCESSOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL (PIAUÍ/UFPI) E PORTUGAL (BRAGA/UMINHO). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; GOMES, M. P. A.; PINTO, E. C.. Movimentos sociais na construção da formação docente: sobre a perspectiva dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (campus Caxias). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; ALBUQUERQUE, R. M. M.; LOPES, S. G.. A QUEBRA DAS CERCAS DO LATIFÚNDIO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: As produções acadêmicas e a profissionalidade docente de mulheres camponesas em universidade pública de Picos/PI. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; BARBOSA, E. L.; SANTOS, C. A.. PODER E FORMAÇÃO SUPERIOR: A manifestação do poder na construção da formação acadêmica dos discentes de um Programa de Pós-Graduação em Sociologia no Nordeste do Brasil.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; BARBOSA, E. L.; SOUSA, E. L.. Políticas sociais e educação na erradicação da exploração do trabalho infantil na zona rural de Oeiras-PI.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SERAINE, A. B. M. S.; MEDEIROS, L. B.. CASA NÃO É ESCOLA: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TELAS EM FACE DO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PIEROTE, E. M. V. F.; OLIVEIRA, F. M.. O ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; OLIVEIRA, F. M.; LEITE, M. M. G.. O CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DA CAPIVARA - SERRA DAS CONFUSÕES E A MINERAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE TERRITORIO E PATRIMÔNIO SOCIOAMBIENTAL.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, F. M.;MELO, S. P.; LIMA, J. F. L.. EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NOVOS CAMINHOS, VELHAS INTENÇÕES. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA, E. L.;MELO, S. P.; SOUSA, J. B.. IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SERAINE, A. B. M. S.; BODART, C. N.. PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UESPI - CAMPUS POETA TORQUATO NETO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA, E. L.;MELO, S. P.; SOUSA, E. L.. Narrativa dos povos do campo e das florestas: estudo sobre territorialidade piauiense a partir das memorias coletivas.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, F. M.;MELO, S. P.; CRUZ, R. E.. As Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí em Preparação dos(as) Estudantes para o ENEM. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; BEZERRA, D. A.; BARBOSA, E. L.. Entre casas e Tucuns: Uma análise sobre cotidiano e atores sociais em um bairro em Parnaíba-PI.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, M. S. R.;MELO, S. P.; VIDEIRA, P. L.. ENTRE CONVERSAS E MEMORIAS: MULHERES DA AMAZONIA TUCUJU NARRAM SUAS HISTORIAS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS JUNIOR, F. O.;MELO, S. P.; BRANDAO, M. D.. NARRATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS: A SOCIOLOGIA E O CINEMA DAS IMAGENS DE RESISTÊNCIA EM BACURAU. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
SILVEIRA, S. V.; RABELO NETO, A.;MELO, S. P.. ANÁLISE DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DAS AQUISIÇÕES COM A AGRICULTURA FAMILIAR PELO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão Pública) - Universidade Federal do Piauí.
CASTRO, F. R. A.; SILVEIRA, S. V.;MELO, S. P.. FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DO CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão Pública) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; OLIVEIRA, F. M.; NEGREIROS, F.. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA DE TERESINA - PI. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
BELO, R. P.; FREIRE, S. E. A.;MELO, S. P.. Cultura Organizacional e o Comprometimento dos Trabalhadores em uma Empresa Pública. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
XAVIER, M. P.; SAID, G. F.;MELO, S. P.. TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: UM ESTUDO SOBRE COMO OS ESTUDANTES UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, M. S. R.;MELO, S. P.; SANTOS, S. M. P.. A VOZ DO MORRO: TERRITORIALIDAE E RESISTÊNCIA NO SAMBA DE BEZERRA DA SILVA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; BARROS JUNIOR, F. O.; BATISTA, G. S.. A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA "INDEPENDENTE" CONTEMPORÂNEO: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE SEUS REALIZADORES EM TERESINA (PI) NO PERÍODO DE 2013 - 2018.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
XAVIER, M. P.; SAID, G. F.;MELO, S. P.. MODA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: um estudo da revista Vogue Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.
PEREIRA, F. C.; PEREZ, O. C.;MELO, S. P.. JUVENTUDES, LAZER E SOCIABILIDADES: um estudo sobre o lazer de jovens no parque da cidadania. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
NEGREIROS, F.; MARTINS, E. S.;MELO, S. P.. INDISCIPLINA EM TEMPOS DE MEDICALIZAÇÃO: UM ESTUDO HISTÓRICO-CULTURAL EM TERESINA-PI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
XAVIER, M. P.; SAID, G. F.;MELO, S. P.. Caçando monstros, habitando territórios: cartografias de produções de si no jogo Pokémon GO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.
NEGREIROS, F.; BELO, R. P.;MELO, SAMUEL PIRES; ARAUJO, L. F.. SUCESSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE COCAL DOS ALVES/PI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SILVA, M. V.; COSTA, K. V.. TRABALHO, FAMÍLIA E GERAÇÃO: um estudo sobre a pesca artesanal na localidade Barra Grande - Cajueiro da Praia ? Piauí. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SOUSA, M. S. R.; COSTA, K. V.. PERCEÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: um estudo sobre pescadores artesanais na Comunidade Pedra do Sal (PI). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, M. S. R.;MELO, S. P.; SANTOS, F. F.. Litígio estratégico e produção de sentido pelos atingidos no rompimento da Barragem de Algodões I. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PEREIRA, F. C.; COSTA, K. V.. Agricultura Familiar e práticas sociais: adaptações e resistências dos(as) agricultores(as) familiares que dialogam com a PNATER, em Bom Jesus-PI. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SOUSA, M. S. R.; COSTA, K. V.. Percepção de conflitos socioambientais: um estudo sobre pescadores artesanais na comunidade Pedra do Sal (PI). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, F. M.;MELO, S. P.; LIMA, S. O.. O MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDARIA: ANÁLISE DOS FÓRUNS ESTADUAL E MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM TERESINA-PI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
PEREIRA, F. C.;MELO, S. P.; FERREIRA, M. D. M.. Identidades socioculturais no Território da Comunidade Rural Quilombola Custaneira/ Tronco Município de Paquetá. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí.
MARQUES, R. G.; ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.. A GESTÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO GESTOR NA PERSPECTIVA DOS COORDENADORES E DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE LUIS CORREIA-PIAUI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MARQUES, R. G.; ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE LUIS CORREIA: AVANÇOS E DESAFIOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.; MARQUES, R. G.. O PAPEL DOCENTE E SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DA SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.; MARQUES, R. G.. CONCEPÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA INTEGRAL ENTRE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.; MARQUES, R. G.. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: PRÁXIS DOCENTE E FORMAÇÃO UNILATERAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.; MARQUES, R. G.. CULTURA DIGITAL E PRÁTICAS DOCENTES: A EXPERIENCIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARNAIBA-PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.; MARQUES, R. G.. ESCOLA INTEGRAL E PROINFANCIA: A PRÁTICA DOCENTE NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.; MARQUES, R. G.. OS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS DE UMA ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI: O COTIDIANO DE ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.; MARQUES, R. G.. FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: PERFIL DOS PROFESSORES DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, J. M. C.;MELO, S. P.; MARQUES, R. G.. O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI: FACES POSSÍVEIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, J. M. C.;MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.. PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ILHA GRANDE DO PIAUÍ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MARQUES, R. G.; ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.. A IMPORTANCIA DA LEITURA COMO PRATICA SOCIAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - CEMTI NA CIDADE DE PARNAIBA-PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MARQUES, R. G.; ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.. A CONTRIBUIÇÃO DA CAPOEIRA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MARQUES, R. G.;MELO, S. P.; ARAUJO, L. F.. A ATUAÇÃO DOS PAIS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL RICARDO AUGUSTO VELLOSO NA CIDADE DE LUIS CORREIA-PI: IMPACTOS E DILEMAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, J. M. C.; MARQUES, R. G.;MELO, S. P.. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UM ENFOQUE AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ILHA GRANDE-PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; OLIVEIRA, G. P.; MENEZES, D. A.. "TEA E O LÚDICO: Um olhar sobre as práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento do ensino fundamental anos iniciais de uma escola de Parnaíba-PI. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; CAVALCANTE, L. M.; OLIVEIRA, G. P.. O IMPACTO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA SOBRE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; MACEDO, M.; PINTO, E. C.. A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE PEDAGOGIA ACERCA DE SUAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; ARAUJO, F. A. M.; PINTO, E. C.. O USO DAS TDIC' S NA PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE: COMUNIDADES DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; ARAUJO, F. A. M.; PINTO, E. C.. "Youtube e tecnologias educacionais: um estudo com os canais especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MACEDO, J. P. S.; NEGREIROS, F.;MELO, S. P.. O IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO SUPERIOR EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS EFEITOS NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; MARTINS, L. R.; SOUSA, S. N. O.. TRAJETÓRIAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS CONSTRUÍDAS POR JOVENS PROVENIENTES DE FAMÍLIAS NÃO BIOLÓGICAS.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; MARTINS, L. R.; PINTO, E. C.. A trajetória de mães universitárias: as vivências de estudantes do curso de Pedagogia (UFDPar) e suas intercessões com o percurso educacional de seus filhos.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; PINTO, E. C.; MENEZES, D. A.. Levantamento da produção do conhecimento sobre a metodologia da pesquisa-ação nas dissertações e teses da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2015-2019.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; MENEZES, D. A.; PINTO, E. C.. Educação Infantil remota: novos desafios em tempos de isolamento social.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; SILVA, K. S.; PINTO, E. C.. Práticas Pedagógicas de professores da educação de Jovens e Adultos no campo: o que dizem as teses e dissertações no Brasil (2010-2019).. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; MENEZES, D. A.; PINTO, E. C.. Macêdo.JUVENTUDE RURAL E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DE 2006 A 2020.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.
MELO, S. P.; MENEZES, D. A.; ROCHA, F. M. R.. Cinema, educação e direitos humanos: um diálogo possível. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PINTO, E. C.; SILVA, K. S.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FLUXO DE ESTUDANTES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOCENTES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; CAVALCANTE, L. M.; OLIVEIRA, G. P.. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE JOVENS PARTICIPANTES DA BANDA MARCIAL DA ESCOLA MUNICIPAL ROLAND JACOB EM PARNAÍBA-PI.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
PINTO, E. C.; SILVA, K. S.;MELO, S. P.. Lei 10.639/03: práticas pedagógicas utilizadas por docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas na cidade de Parnaíba-PI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
PINTO, E. C.; SILVA, K. S.;MELO, S. P.. Diálogos em rede: um estudo sobre o canal "Afros e Afins" por Nátaly Neri, o youtube como janela do ciberespaço promovendo empoderamento negro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, G. P.; MARQUES, K. C. V. C.;MELO, S. P.. DO ACESSO À PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: POLÍTICAS E AÇÕES PARA MÃES UNIVERSITÁRIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
NOGUEIRA, F. J. S.; FIGUEIREDO, E. B. G.;MELO, S. P.. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER E O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, L. K. A.;MELO, S. P.; NASCIMENTO, R. R.. Movimento social e gênero: análise sobre a participação social e política das mulheres de Cajueiro da Praia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
NEGREIROS, F.;MELO, S. P.; COSTA, T. S.. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE FRACASSO NA ESCOLARIZAÇÃO: um estudo com jovens adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; CAVALCANTE, L. M.; LIMA, F. O. A.. CINEMA, EDUCAÇÃO E JUVENTUDES NO NORDESTE DO BRASIL: a produção do conhecimento de dissertações e teses no período de 2006-2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; CUNHA, J. M. A.; MELO, R. S.. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CURSO DE TURISMO DO CMRV/UFPI: um estudo sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; CAVALCANTE, L. M.; BATISTA, M. G. S.. O CINEMA INTEGRADO À EDUCAÇÃO - UMA PARCERIA POSSÍVEL: a experiência entre Universidade, Comunidades e Escolas de Educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
FREIRE, S. E. A.;MELO, S. P.. Partner Phubbing e Bem-estar Subjetivo: o impacto da tecnologia nos relacionamentos amorosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; MARTINS, L. R.; MARQUES, K. C. V. C.. CINEMA E EDUCAÇÃO: Possibilidades e limites do cinema como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; NEGREIROS, F.; MARTINS, L. R.. ENSINO MÉDIO E A EVASÃO ESCOLAR: um estudo de caso na escola Dr. João Silva Filho em Parnaíba-PI.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, G. P.;MELO, S. P.; MARQUES, K. C. V. C.. PRINCÍPIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; MARQUES, K. C. V. C.; MARQUES, R. G.. GOMES.EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONALIZANTES: um estudo com alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública no município de Parnaíba-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
XAVIER, M. P.; RIBEIRO, F. M.;MELO, S. P.. Corpo e biotecnologias: um estudo sobre corpo e produção de subjetividades na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
XAVIER, M. P.; MOREIRA, A. E. M. M.;MELO, S. P.. A representação de si nas músicas contemporâneas: uma leitura a partir das contribuições de Adorno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
NEGREIROS, F.; ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.. Medicalização da educação especial: uma etnografia das diferenças funcionais em uma escola da rede pública de Parnaíba-PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
LEMOS, J. R.; CAVALCANTE, L. M.;MELO, S. P.. ARBORIZAÇÃO COMO P´RATICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM MORFOLOGIA VEGETAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO NORTE DO PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SAMPAIO, D. B.; FIGUEIREDO, E. B. G.;MELO, S. P.. LUGAR COMO LUGAR DA HISTÓRIA: um estudo sobre identidade com moradores da Pedra do Sal - PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
NEGREIROS, F.; ARAUJO, L. F.;MELO, S. P.. MEDICALIZAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DO PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; RAMOS, R. G.; FERNANDES, C. A. F.. O Kitesurf e os pescadores artesanais na Praia de Barra Grande-Piauí: as ondas que (re)criam estabelecidos e outsiders. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí.
LEMOS, J. R.; ARAUJO, D. V.;MELO, S. P.. LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES VEGETAIS DA PRAÇA CONSTANTINO CORREIA, PARNAÍBA, PIAUÍ, BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
BOAKARI, F. M.; BARBOSA, M. V. M.;MELO, S. P.. O USO EDUCATIVO DO FACEBOOK NO ENSINO MEDIO DA UNIDADE ESCOLAR BENEDITO PORTELA LEAL NA CIDADE DE ELESBAO VELOSO, PIAUI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí.
BOAKARI, F. M.; ALMEIDA, C. R. R.;MELO, S. P.. Evasão escolar no ensino fundamental da Unidade Escolar Dom Severino, Teresina-Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí.
BOAKARI, F. M.; SERAINE, A. B. M. S.;MELO, S. P.. O aumento da violência no município de nossa senhora dos remédios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí.
MACEDO, J. P. S.;MELO, S. P.; LIMA, F. O. A.. Cultura gay e ciberespaço: subjetividades e identidades em ambientes on-line. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MACEDO, J. P. S.;MELO, S. P.; LEITE, J. F.. Rua, o meu lugar. A população em situação de rua em Parnaíba-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; ATHANASIO, R. A.; ROCHA, F. M. R.. Ensino de Sociologia nas Escolas da Rede Pública de Parnaíba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, J. N.; SILVA, E. S.;MELO, S. P.. Gestão Escolar Democrática na Zona Rural de Luís Correia-PI: obstáculos e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, J. N.;MELO, S. P.; ATHANASIO, R. A.. Os Conhecimentos Sociais que Afetam o Processo Educativo no EJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, H. F.;MELO, S. P.; PUTRICK, S. C.. Educação Patrimonial nos Currículos Escolares dos Colégios Municipais da Cidade de Parnaíba-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PINTO, E. C.; ARAUJO, D. V.. Práticas Pedagógicas e Educação Ambiental: a experiência de uma escola de ensino fundamental no município de Parnaíba-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PINTO, E. C.; ARAUJO, D. V.. Práticas Pedagógicas e Educação Ambiental: a experiência de uma escola de ensino fundamental no município de Parnaíba-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SILVA, E. S.; PINTO, E. C.. As Novas Tecnologias como Ferramentas nas Escolas Públicas de Parnaíba-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SILVA, E. S.; PINTO, E. C.. As Novas Tecnologias como Ferramentas nas Escolas Públicas de Parnaíba-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
FONTENELE, M. C. L.;MELO, S. P.; PARENTES, M. L. S.. Literatura Infantil: práticas de leitura para o desenvolvimento do gosto pela leitura infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; PESSOA, M. L. M. N.; OLIVEIRA, F. M.; SOUSA, A. T. S. E.. Concurso público para docente na área de estudo: Antropologia Social. 2014. Universidade Federal do Piauí.
CRUZ, M. K.; CRUZ, S. A. F. S.;MELO, S. P.. Concurso público para docente na área de estudo: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
MELO, S. P.; SILVA, M. E. F.; GOMES, M. A. S.. Concurso público para docente da área: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. 2011. Universidade Federal de Alagoas.
BEZERRA, C. O.; SANTOS, J. D. G.;MELO, S. P.. Concurso público para docente da área fundamentos sócio-antropológicos da educação. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
BARROS JUNIOR, F. O.; SERAINE, A. B. M. S.; GONTIJO, F. S.; BATISTA JUNIOR, R.;MELO, S. P.; BARBOSA; SILVA, G. L. E.. Reformulação do currículo do curso de ciências sociais - UFPI. 2003. Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA, E. L.; SILVEIRA, G. E.;MELO, S. P.; FARIAS, F. P.. Comissão de Seleção da 10a Turma do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, biênio 2021-2023.. 2020. Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; SILVA, L. K. A.; PINTO, E. C.. Concurso professor substituto em Sociologia. 2015. Universidade Federal do Piauí.
MELO, S. P.; OLIVEIRA, B. A.; ALVES, M. H.. Comissão de Seleção de Professor Substituto na área de Sociologia. 2013. Universidade Federal do Piauí.
PEREIRA, G. F.;MELO, S. P.; SILVA, E. S.. Comissão de seleção de professor substituto do curso de Pedagogia na área Filosofia da Educação. 2013.
MELO, S. P.; CRUZ, S. A. F. S.; SILVA, D. P. S.. Seleção pública simplificada para docente da área de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. 2011. Universidade Federal de Alagoas.
MELO, S. P.; CRUZ, S. A. F. S.. Seleção de monitoria da disciplina: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. 2011. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, K.;MELO, S. P.. Seleção de monitoria da disciplina: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
MELO, S. P.; FERRAZ, A. F. A.; PAULA, F.; MIRANDA, G.; PRAXEDES, H.. Seleção de monitoria da disciplina: Seminário Integrador I. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
RAFAEL, U. N.; SEIDL, E.;MELO, S. P.. Comissão de Bolsas do NPPCS. 2008. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Movimentos sociais na construção da formação docente: sobre a perspectiva dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (campus Caxias); 2025; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
PODER E ENSINO SUPERIOR: AS INTERFACES DO PODER NA RELAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES; 2024; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
ENQUANTO UNS ESTUDAM, OUTROS TÊM QUE PLANTAR: políticas sociais e educação na erradicação da exploração do trabalho infantil na ?zona rural? de Oeiras-PI; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
CERCAS QUEBRADAS, TERRA OCUPADA E A PRODUÇÃO NO LATIFÚNDIO EDUCACIONAL ATRAVÉS DO ENSINO SUPERIOR: As produções acadêmicas e a profissionalidade docente de mulheres camponesas em uma universidade pública de Picos/PI; 2024; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
O CORREDOR ECOLÓGICO SERRA DA CAPIVARA - SERRA DAS CONFUSÕES E A MINERAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE TERRITORIO E PATRIMÔNIO SOCIOAMBIENTAL; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Samuel Pires Melo;
O ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
Casa não é escola: as interfaces do Ensino Remoto Emergencial no contexto das práticas escolares mediadas por telas; 2023; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UESPI - CAMPUS POETA TORQUATO NETO; 2022; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
ENTRE CASAS E TUCUNS: UMA ANÁLISE SOBRE ATORES SOCIAIS E COTIDIANO DE UM BAIRRO EM PARANÍBA-PI; 2021; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA ?INDEPENDENTE? CONTEMPORÂNEO: a produção de sentidos de seus realizadores em Teresina (PI) no período de 2014 a 2019; 2020; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ESCOLA DE TERESINA - PI; 2019; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
PERCEÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: um estudo sobre pescadores artesanais na Comunidade Pedra do Sal (PI); 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
FAMÍLIA, TRABALHO E GERAÇÃO: um estudo sobre as relações entre a pesca artesanal e o turismo na localidade Barra Grande - Cajueiro da Praia - Piauí; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Samuel Pires Melo;
Agricultura familiar e práticas sociais: adaptações e resistências dos (as) agricultores (as) familiares em transição agroecológica de Bom Jesus-PI; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Samuel Pires Melo;
2022; Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Samuel Pires Melo;
CULTURA DIGITAL E PRÁTICAS DOCENTES: A EXPERIENCIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARNAIBA-PI; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
ESCOLA INTEGRAL E PROINFANCIA: A PRÁTICA DOCENTE NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
OS ESTABELECIDOS E OUTSIDERS DE UMA ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI: O COTIDIANO DE ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: PERFIL DOS PROFESSORES DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
JUVENTUDES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: REALIDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS DE ILHA GRANDE DO PIAUÍ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DA JUVENTUDE RURAL: UMA ANÁLISE DO INGRESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
O USO DAS TDIC' S NA PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE: COMUNIDADES DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
O USO DAS TDIC' S NA PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE: COMUNIDADES DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE PEDAGOGIA ACERCA DE SUAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE PEDAGOGIA ACERCA DE SUAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
O IMPACTO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA SOBRE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
"Youtube e tecnologias educacionais: um estudo com os canais especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
"TEA E O LÚDICO: Um olhar sobre as práticas lúdicas no processo de alfabetização e letramento do ensino fundamental anos iniciais de uma escola de Parnaíba-PI; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
PERCEPÇÕES DOS RESIDENTES PEDAGOGOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
EDUCAÇÃO E PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE OS IMPACTOS DOS USOS DAS TDIC?S NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
EDUCAÇÃO E PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE OS IMPACTOS DOS USOS DAS TDIC?S NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Juventude e produção de documentários na educação: discutindo as linguagens da produção do conhecimento de teses e dissertações e de filmes documentários de por um coletivo independente de Teresina-PI; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
"Levantamento da produção do conhecimento sobre a metodologia da pesquisa-ação nas dissertações e teses da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2015-2019; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
A trajetória de mães universitárias: as vivências de estudantes do curso de Pedagogia (UFDPar) e suas intercessões com o percurso educacional de seus filhos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Educação Infantil remota: novos desafios em tempos de isolamento social; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Macêdo; JUVENTUDE RURAL E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DE 2006 A 2020; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Práticas Pedagógicas de professores da educação de Jovens e Adultos no campo: o que dizem as teses e dissertações no Brasil (2010-2019); ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
TRAJETÓRIAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS CONSTRUÍDAS POR JOVENS PROVENIENTES DE FAMÍLIAS NÃO BIOLÓGICAS; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO EM FILMES/ DOCUMENTÁRIOS DO BRASIL: um estudo sobre a representação de jovens que transformam a educação; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
O Estágio Supervisionado na Educação Infantil em caráter remoto: reflexões sobre a prática; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Cinema, educação e direitos humanos: um diálogo possível; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Cinema, educação e direitos humanos: um diálogo possível; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
A construção social de jovens participantes da banda marcial da escola municipal Roland Jacob em Parnaíba-PI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FLUXO DE ESTUDANTES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOCENTES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
CINEMA, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE NO NORDESTE DO BRASIL: a produção do conhecimento de dissertações e teses no período de 2006-2016; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CURSO DE TURISMO DO CMRV/UFPI: um estudo sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
MOTIVAÇÃO PARA VIAJAR: preferências e costumes do turista nordestino; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
MOTIVAÇÃO TURÍSTICA: FATORES SOCIOCULTURAIS QUE INFLUENCIAM OS TURISTAS A VIAJAREM PARA A CIDADE DE PARNAÍBA - PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
ENSINO MÉDIO E A EVASÃO ESCOLAR: um estudo de caso na escola Dr; João Silva Filho em Parnaíba-PI; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONALIZANTES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA- PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONALIZANTES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA- PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
O CINEMA INTEGRADO À EDUCAÇÃO - UMA PARCERIA POSSÍVEL: a experiência entre Universidade, Comunidades e Escolas de Educação básica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
CINEMA E EDUCAÇÃO: Possibilidades e limites do cinema como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
O KITESURF E OS PESCADORES ARTESANAIS NA PRAIA DE BARRA GRANDE ? PIAUÍ: as ondas que (re)criam estabelecidos e outsiders; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
JUVENTUDE, LAZER E TURISMO: A VIVÊNCIA DO LAZER POR ESTUDANTES DO CURSO DE TURISMO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
TURISMO SEXUAL: IMPACTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ?UM COMPUTADOR POR ALUNO? EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA ? PI; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Ensino de Sociologia nas Escolas da Rede Pública de Parnaíba; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Práticas Pedagógicas e Educação Ambiental: a experiência de uma escola de ensino fundamental no município de Parnaíba-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Práticas Pedagógicas e Educação Ambiental: a experiência de uma escola de ensino fundamental no município de Parnaíba-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
As Novas Tecnologias como Ferramentas nas Escolas Públicas de Parnaíba-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
As Novas Tecnologias como Ferramentas nas Escolas Públicas de Parnaíba-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema do norte brasileiro pelos filmes de coletivos independentes; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Samuel Pires Melo;
"Youtube e tecnologias educacionais: um estudo com os canais especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema brasileiro pelos filmes de coletivos independentes; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA, UFDPAR; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise dos canais do Youtube especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema nordestino pelos filmes de coletivos independentes; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento, na Área de Ensino da CAPES, de dissertações e teses de programas de pós-graduação em Tecnologias educativas, no período de 2010-2019, sobre Juventude e Tecnologia na educação do Brasil; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema piauiense pelos filmes do coletivo LABcine; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento, na Área de Educação da CAPES, de dissertações e teses de programas de pós-graduação em Tecnologias educativas, no período de 2009-2018, sobre Juventude e Tecnologia na educação do Brasil; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA, Universidade Federal do Delta do Parnaíba; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema brasileiro pelo filme ?Lua em Sagitário?; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento e análise de elementos sobre juventudes que transformam a educação por meio do filme ?Nunca me sonharam?; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2008-2017, sobre Juventude rural e educação nas Universidades Rurais do Nordeste (UFRPE e UFERSA) do Brasil; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2008-2017, sobre Juventude rural e educação nas Universidades Rurais do Norte/ Sudeste (UFRA e UFRRJ) do Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses do Norte/ Nordeste/ Centro-oeste, no período de 2008-2017, sobre Juventude e produção de documentários na educação do Brasil; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses do Sul/ Sudeste, no período de 2008-2017, sobre Juventude e produção de documentários na educação do Brasil; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Juventude rural e educação formal no Nordeste do Brasil; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Cinema, Educação e Juventude no Nordeste do Brasil; ; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Indicadores socioculturais de jovens que evadiram do ensino médio de Parnaíba-PI; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Cinema e educação: mapeamento da sétima arte nas escolas de Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, Piauí; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Indicadores socioculturais de jovens do ensino médio de Parnaíba-PI: um levantamento pela 1ª Gerência Regional de Educação e escolas do município; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Sondagem do perfil de jovens rurais e pescadores pelos cursos da área de saúde do CMRV/UFPI; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Levantamento do perfil de jovens rurais e pescadores pelos cursos da área de humanas e sociais aplicadas do CMRV/UFPI; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Coleta do perfil de jovens rurais e pescadores pelos cursos da área das ciências da natureza do CMRV/UFPI; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Indicadores socioculturais de jovens evadidos do ensino médio de Parnaíba-PI: um levantamento de jovens que evadiram de escolas do município; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Cinema e educação: mapeamento da sétima arte nas escolas de ensino médio das escolas de Parnaíba e Luís Correia, Piauí; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas Sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Pro-Reitoria de Extensão/UFAL; Orientador: Samuel Pires Melo;
A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas Sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas Sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas Sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina Fundamentos Antropológicos; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2019; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria na disciplina Sociologia da Educação II; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria de Sociologia da Educação I; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria de Fundamentos Antropológicos da Educação; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina Sociologia da Educação I; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina Sociologia da Educação I; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria na disciplina de Sociologia da Educação I; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria na disciplina de Sociologia da Educação I; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina "Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação"; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria na disciplina de Sociologia da Educação I; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina de Sociologia da Educação II; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Piauí; Orientador: Samuel Pires Melo;
Monitoria da disciplina "Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura plena em Química) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Disciplina Seminário Integrador I; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Curso de extensão em Leitura, Interpretação e Produção Textual; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Curso de extensão em Leitura, Interpretação e Produção Textual; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas, PRO-REITORIA ESTUDANTIL; Orientador: Samuel Pires Melo;
Produções bibliográficas
-
MELO, S. P. ; OLIVEIRA, L. C. ; SANTOS, F. M. . Ensino de Sociologia e Tecnologias Digitais: um estudo com os canais do youtube especializados em Sociologia e EducaçãoTeaching Sociology and Digital Technologies: a study with YouTube channels specialized in Sociology and Education. CADERNO ELETRÔNICO DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 13, p. 164-184, 2025.
-
MELO, S. P. ; PEREIRA, G. C. V. . JUVENTUDES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: REALIDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS DE ILHA GRANDE DO PIAUÍ. Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE , v. 1, p. 45-63, 2025.
-
MELO, S. P. ; CARDOSO, D. S. ; SANTOS, K. B. . O uso das TDICs na produção do saber docente: comunidades do whatsapp como ferramenta de apoio à prática pedagógica. REVISTA TRANSMUTARE , v. 10, p. 1-25, 2025.
-
MIRANDA, ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA ; MELO, SAMUEL PIRES ; ARAUJO, FRANCISCO DE PAULA SANTOS DE ; SOUSA, FRANCILANE LIMA DE ; MIRANDA, HEVERSON PEREIRA . A geografia da COVID-19 e a desigualdade social: breve análise dos informes pandêmicos à luz do Índice de Desenvolvimento Humano. CONJECTURAS , v. 22, p. 256-276, 2022.
-
MELO, SAMUEL PIRES ; MACEDO, THAIS MARIA SANTOS ; CHAVES, ISABELA MARIA DO NASCIMENTO . Juventudes rurais e educação na produção do conhecimento das pós-graduações das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas do nordeste brasileiro. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 46, p. 1-29, 2021.
-
MELO, SAMUEL PIRES ; BATISTA, RUTH SOUSA ; SOUZA, MILLENA ARAÚJO DE . Práticas pedagógicas de professores da educação de pessoas jovens e adultas no campo: o que dizem as teses e as dissertações no Brasil (2010-2019). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA) , v. 14, p. 523-550, 2021.
-
MELO, SAMUEL PIRES ; OLIVEIRA, LEONAM COSTA . Tecnologia Assistiva e Educação Especial Inclusiva: o Estado da Arte nas Pós-Graduações do Brasil. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 34, p. 1-25, 2021.
-
OLIVEIRA, LEONAM COSTA ; COSTA, ADRIANNA TORRES DA ; PONTE, MARINA LAGES DA ; CARVALHO, MATEUS NUNES ; SOUSA JÚNIOR, SEVERINO CAVALCANTE DE ; MELO, SAMUEL PIRES . A Eficácia do Body Painting no Ensino-Aprendizagem da Anatomia: um Estudo Randomizado. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 44, p. 1-9, 2020.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . A Evasão Escolar em Tempos da Democratização do Ensino Médio Noturno: discussões e reflexões. EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS , v. 11, p. 2179-2189, 2020.
-
MELO, S. P. . Performatividades de jovens de escolas públicas de SP pelo olhar de documentário. REVISTA COMUNICAÇÕES , v. 27, p. 253-272, 2020.
-
MELO, S. P. ; BRAGA, O. R. ; SANTANA, J. F. . Rural Youth and Public Higher Education: Student Trajectories of a Public University Campus of the Northeast of Brazil. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 6, p. 1-20, 2019.
-
MENDES, A. S. ; MELO, J. F. ; MELO, M. ; MELO, SAMUEL PIRES . Vulnerabilidades de adolescentes masculinos ao HPV em instituições escolares do município de Parnaíba ? PI. Revista Interdisciplinar (online) , v. 12, p. 50-58, 2019.
-
MELO, S. P. ; COSTA, M. B. L. . OS SENTIDOS DO LAZER PRODUZIDOS POR JOVENS DO CURSO DE TURISMO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR. REVISTA CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE , v. 1, p. 87-104, 2019.
-
MELO, S. P. ; SANTANA, J. F. ; SANTOS, T. C. . FIGURAÇÕES DE JOVENS NO ENSINO MÉDIO: TRAÇANDO ELEMENTOS DE UM JOGO SOCIOCULTURAL. REVISTA COMUNICAÇÕES , v. 25, p. 143-161, 2018.
-
MELO, SAMUEL PIRES ; OLIVEIRA, LEONAM COSTA ; SANTANA, JULLYANE FRAZÃO . Figurações de discentes de um programa de formação de professores no ensino superior do Brasil: traçando seus modos de ser. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 3, p. 336-356, 2017.
-
SANTOS, M. J. ; MELO, S. P. . NOVAS TECNOLOGIAS E COTIDIANO ESCOLAR: TRAÇANDO OLHARES SOBRE O PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA). Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade , v. 10, p. 351-365, 2017.
-
AZEVEDO, D. L. C. ; SANTANA, J. F. ; ALVES, M. G. A. ; SILVA, M. J. S. ; COSTA, N. F. ; BARROS NETO, P. A. ; VERAS, T. C. ; MELO, S. P. . PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA CIDADE DE BOM PRINCÍPIO ? PIAUÍ: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Form@re , v. 4, p. 128-132, 2016.
-
PINTO, M. E. S. C. ; PINTO, A. S. B. ; SILVA, D. P. ; PINTO, T. S. B. ; CORREIO, F. F. S. N. Q. ; MELO, S. P. . Síndrome de burnout em docentes.... Revista Interdisciplinar (online) , v. 8, p. 169-177, 2015.
-
MELO, S. P. . T R A J E T Ó R I A S D E F E I R A N T E S I D O S O S : R E L A Ç Õ E S D E P R O X I M I D A D E , CORPO E TRABALHO. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento , v. 19, p. 265-285, 2014.
-
MELO, S. P. . Juventude e feiras do sertão alagoano: laços de conflitos e reprodução social. Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE , v. 02, p. 28-48, 2013.
-
MELO, S. P. . O Bem Coletivo nos Assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário: fruto e resignação. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 5, p. 186/08-221, 2009.
-
LEMOS, J. R. (Org.) ; MELO, S. P. (Org.) . Mapas mentais e conceituais de morfofisiologia vegetal. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2022. v. 1. 51p .
-
ROCHA, F. M. R. (Org.) ; MELO, S. P. (Org.) . Ciência prática: da ação à reflexão. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2021. v. 1. 278p .
-
MELO, S. P. ; ARAUJO, V. C. R. ; COSTA, M. B. L. ; REGO, A. F. ; FORTES, A. L. S. ; ARAULO, C. H. S. . SOCIOLOGIA E TURISMO: INCURSÕES DIALÓGICAS. 1. ed. TERESINA: EDUFPI, 2021. v. 1. 145p .
-
ARAUJO, L. C. (Org.) ; ARAUJO, F. A. M. (Org.) ; ANDRADE, F. R. (Org.) ; PINTO, E. C. (Org.) ; MELO, S. P. (Org.) . Diálogos com a pesquisa e a produção do conhecimento na graduação. 1. ed. Parnaíba: Acadêmica Editora, 2021. v. 1. 166p .
-
MELO, S. P. . Sociologia e turismo: incursões dialógicas. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2021. v. 1. 145p .
-
ASSIS, E. G. (Org.) ; SILVA FILHO, F. P. (Org.) ; CAVALCANTE, L. M. (Org.) ; MELO, S. P. (Org.) ; PINHEIRO, A. P. (Org.) ; CARVALHO, R. C. M. (Org.) . Povos das Águas. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2017. v. 1. 24p .
-
ROCHA, F. M. R. ; BRAGA, O. R. ; MELO, S. P. . A Sereia Mariá e as Histórias das Comunidades da APA Delta do Parnaíba. 01. ed. Parnaíba: SIEART, 2015. v. 01. 48p .
-
ROCHA, F. M. R. ; BRAGA, O. R. ; MELO, S. P. . Cassimiro Pedral e a história da Pedra do Sal. 1. ed. Parnaíba: SIEART, 2014. v. 1. 48p .
-
PINHO, I. F. ; ANDRADE, I. M. ; ALVES, M. H. ; LEMOS, J. R. ; MELO, S. P. . ELABORAÇÃO DE APLICATIVO SOBRE A FLORA NATIVA DO NORTE PIAUIENSE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. In: Raissa Rachel Salustriano da Silva- Matos; Raimundo Cleidson Oliveira Evangelista; Fabíola Luzia de Sousa Silva. (Org.). Avanços científicos, tecnológicos e de inovação na botânica. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2022, v. 1, p. 14-26.
-
MELO, S. P. . Apresentação: incursões dialógicas. In: Samuel Pires Melo. (Org.). Sociologia e turismo: incursões dialógicas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2021, v. 1, p. 7-9.
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. ; OLIVEIRA, L. C. . TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: É POSSÍVEL PENSAR UMA RELAÇÃO PARA CIDADANIA?. In: Roberto Kennedy Gomes Franco; Tânia Serra Azul Machado Bezerra; Pedro Francisco González. (Org.). Interdisciplinaridade, Trabalho Investigativo e Educação. 1ed.Salvador: Realize Eventos, 2020, v. 1, p. 1-335.
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. . CINEMA E EDUCAÇÃO: SOB A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DO CRIAR PARA AUTONOMIA. In: Roberto Kennedy Gomes Franco; Pedro Francisco González; Tânia Serra Azul Machado Bezerra. (Org.). Encontro Internacional de Encontro Internacional de Jovens Investigadores: Investigar para Transformar. 1ed.Campina Grande: Realize Eventos, 2018, v. 1, p. 403-416.
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. ; PINTO, E. C. . Educação do campo sob a Pedagogia da Alternância: construindo conhecimento com a diferença na EFA Ibiapaba. In: Geranilde Costa e Silva. (Org.). Experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Caminhos e Perspectivas. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2018, v. 3, p. 332-347.
-
MELO, S. P. ; OLIVEIRA, L. C. . EDUCAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL: percepções de jovens do ensino médio de um pequeno município do nordeste do Brasil. In: Gabrielle Silva Marinho; Fauston Negreiros; Avanuzia Ferreira Matias. (Org.). Diálogos interdisciplinares. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 153-166.
-
MELO, S. P. ; OLIVEIRA, L. C. ; SANTANA, J. F. ; SILVA, J. V. C. . Educação e Sociedade: percepções sobre o processo de ensino e aprendizagem pela utilização de (novos)recursos audiovisuais. In: Fauston Negreiros, Allan Henrique Bacelar da Silva, Algeless Milka Pereira Meireles da Silva. (Org.). Escola e Sociedade: construtos histórico-sociais. 1ed.TERESINA: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 60-69.
-
MELO, S. P. ; SANTANA, J. F. . Política, Juventudes e Multiculturalismo: percepções de jovens do ensino médio sobre diversidade étnico-racial, de gênero e sexual. In: NEGREIROS, Fauston; MEIRELES, Algeless Milka. (Org.). Políticas educacionais e escolarização em diferentes contextos. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 33-58.
-
BRAGA, O. R. ; MELO, S. P. . RODA GRIÔ: MEMÓRIA, CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES DA APA DO DELTA DO PARNAÍBA (PI). In: Cristiane Maria Nepomucemo, Tania Serra Azul Machado Bezerra, Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). 8º Fórum Internacional de Pedagogia: Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania. 1ed.Imperatriz: Ethos, 2016, v. 1, p. 1773-1777.
-
MELO, S. P. . Discurso multifacetado sobre ação coletiva: algumas notas. In: Luci Faria Pinheiro. (Org.). Movimentos Sociais, Políticas Sociais e Questão Social: elementos para uma análise da realidade no Brasil e America Latina. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2011, v. 1, p. 1-8.
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. C. C. . Retrato Social dos Atores Ingressantes no Ensino Superior pela Experiência do Campus do Sertão-UFAL. In: Felipe de Paula Souza; Tarcísio Augusto Alves da Silva. (Org.). Educação superior e produção de conhecimento: convergências entre ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2011, v. 1, p. 59-82.
-
MELO, S. P. . Trabalho... para que te quero?. Revista Sociologia Ciência & Vida, São Paulo, p. 67 - 67, 05 jun. 2013.
-
ABREU, V. M. L. ; MELO, S. P. ; PINTO, E. C. . CINEMA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA UMA PRÁTICA INTERCULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,, 2019, SALVADOR. VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. Campina Grande: Realizeeventos, 2019. v. 1. p. 1-10.
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DAS PRODUÇÕES DE UMA REVISTA BRASILEIRA COM TEMÁTICA EM TECNOLOGIA EDUCATIVA. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,, 2019, Salvador. VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. Campina Grande: Realizeeventos, 2019. v. 1. p. 1-10.
-
ABREU, V. M. L. ; MELO, S. P. . Extensão e Cultura: Relato de Experiência sobre a Inserção do Cinema como Recurso Pedagógico-Didático dentro de uma Escola Pública De Parnaíba-PI.. In: IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2019, Parnaíba. IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
MIRANDA, S. A. ; MELO, S. P. . Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de ciências e geografia.. In: IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2019, Parnaíba. IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
CAVALCANTE, K. R. S. A. ; MELO, S. P. . Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de História e Artes. In: IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2019, Parnaíba. IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
SILVA, L. R. ; MELO, S. P. . Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de Português e Matemática. In: IX Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2019, Parnaíba. Tecnologia, Educação e Direitos Humanos: a experiência com alunos do 4 ano do fundamental nas disciplinas de Português e Matemática.. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
ALVES, L. S. ; OLIVEIRA, E. I. A. ; VIEIRA, W. B. ; MELO, S. P. . DESVELANDO NOVOS CENÁRIOS: A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DA UFPI NA PRODUÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Recife. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize eventos, 2018. v. 1. p. 1-10.
-
NASCIMENTO, L. ; FERREIRA, J. ; MELO, S. P. . A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Recife. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos, 2018. v. 1. p. 1-5.
-
FERREIRA, J. ; NASCIMENTO, L. ; MELO, S. P. . ESPELHO DE AUTORRETRATO: UM DISPOSITIVO AUDIOVISUAL A FAVOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Recife. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos, 2018. v. 1. p. 1-8.
-
OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . METODOLOGIA PARTICIPATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM PROCESSOS EDUCATIVOS DO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DISCENTES. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. ANAIS DO XIX ENDIPE. Salvador: UFBA, 2018. v. 1. p. 1-5.
-
NASCIMENTO, L. ; FERREIRA, J. ; MELO, S. P. . Cinema e educação: a sétima arte como instrumento pedagógico no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola pública de Parnaíba-PI. In: VIII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2018, Parnaíba. VIII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI. Teresina: UFPI, 2018. v. 1. p. 1-7.
-
VASCONCELOS, B. X. ; SILVA, K. T. ; VERAS, N. N. ; MACEDO, T. M. S. ; MELO, S. P. . CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO EDUCATIVO. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize eventos, 2017. v. 1. p. 1-8.
-
MARTINS, S. C. ; MELO, S. P. . CINEMA E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO AUDIOVISUAL. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize eventos, 2017. v. 1. p. 1-6.
-
DAMASCENO, G. P. ; NASCIMENTO, L. V. ; PENHA, M. S. S. ; MELO, S. P. . A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DE ALUNOS DAS CAMADAS POPULARES NA UNIVERSIDADE. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize eventos, 2017. v. 1. p. 1-8.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . CINEMA NA EJA DE UMA ESCOLA RURAL: DIÁLOGOS PARA A CIDADANIA. In: Encontro Internacional de jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize Eventos, 2017. v. 1. p. 1-6.
-
MARTINS, S. C. ; MELO, S. P. . FILME CARTA: A TRAVESSANDO OLHARES PELA LENTE DO AUDIOVISUAL. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize Eventos, 2017. v. 1. p. 1-7.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . JOVENS RURAIS E O ENSINO SUPERIOR EM UM PEQUENO MUNICÍPIO BRASILEIRO. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize Eventos, 2017. v. 1. p. 1-10.
-
SOUSA, A. M. S. ; SOUZA, C. J. ; NASCIMENTO, P. A. S. ; SILVA, Z. A. ; MELO, S. P. . MATERNIDADE E EDUCAÇÃO ? DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UFPI CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize Eventos, 2017. v. 1. p. 1-10.
-
ROCHA, F. M. R. ; MARTINS, S. C. ; SANTOS, N. S. ; MELO, S. P. . PROTAGONISMO JUVENIL INVENTANDO COM A DIFERENÇA. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Campina Grande: Realize Eventos, 2017. v. 1. p. 1-9.
-
SILVA, R. O. ; MELO, S. P. . AGRICULTURA FAMILIAR: Dinâmicas do município de Bom Jesus-PI. In: 30a Reunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa. 30a Reunião Brasileira de Antropologia, 2016. v. 1. p. 1-15.
-
SILVA, R. O. ; MELO, S. P. . Agricultura familiar e extensão rural: dinâmicas sociais para o desenvolvimento rural sustentável em Bom Jesus (PI). In: 7o. Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2016, Natal-RN. 7o. Encontro da Rede de Estudos Rurais. Natal: Rede de Estudos Rurais, 2016. v. 1. p. 1-15.
-
SILVA, R. O. ; MELO, S. P. . POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL E O CASO DA EMATER DE BOM JESUS NO PIAUÍ: PERSPECTIVAS PARA PENSAR AGROECOLOGIA. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade, 2016, Maceió-AL. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade. Maceió: SOBER, 2016. v. 1. p. 1-15.
-
ROCHA, F. M. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . PENSO, LOGO FILMO: O PROTAGONISMO JUVENIL NO MINUTO LUMIÈRE. In: VIII Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2016, Imperatriz. Anais VIII FIPED. Natal: Realize eventos e editora, 2016. v. 01. p. 1-6.
-
ROCHA, F. M. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . Jovem, câmera e educação: o cinema no contexto educacional do ensino médio de Parnaíba - PI. In: IV Semana de Educação do Campus Ministro Reis Velloso UFPI, 2016, Parnaíba. NAIS DA SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. Parnaíba: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2016. v. 01. p. 1-8.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. ; SILVA, J. V. C. ; SILVA, M. M. . RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR SUPERIOR: indústria indústria cultural cultural e educação emancipadora. In: IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, 2015, Fortaleza. IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores: ensino médio e educação profissional em questão. Fortaleza: UFC, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
SILVA, F. N. N. ; MONTEIRO, V. V. S. ; MELO, S. P. . Os Idosos e seus Convívios Sociais. In: V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI II FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DAS IES - PIAUÍ, 2014, Teresina. V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI II FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DAS IES - PIAUÍ. Teresina: EDUFPI, 2014. v. 1. p. 273-278.
-
ROCHA, F. M. R. ; SANTANA, J. F. ; MONTEIRO, V. V. S. ; MELO, S. P. . Cinema e Educação: Reflexão das Construções Sociais nas Experiências do Projeto de Extensão do CMRV/UFPI. In: V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI II FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DAS IES - PIAUÍ, 2014, Teresina. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. Teresina: EDUFPI, 2014. v. 1. p. 522-527.
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. ; SOUZA, L. I. ; CLARO, P. P. . Aprendizagem coletiva no estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). In: VI Encontro da Rede de Estudos Rurais 2014, 2014, Campinas. VI Encontro da Rede de Estudos Rurais: desigualdade, exclusão e conflitos nos espaços rurais. Campinas: UNICAMP, 2014. v. 01. p. 01-14.
-
MELO, S. P. . Feiras e redes: a construção dos modos de viver e trabalhar de feirantes pela economia de proximidade. In: X Reunião de Antropologia do MERCOSUL, 2013, Córdoba. X Reunião de Antropologia do MERCOSUL, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
MELO, S. P. . O Excedente no Campesinato e Agricultura Familiar: Continuidades e Rupturas. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-ALAS Brasil, 2012, Teresina. Resumos do ... Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Teresina: UFPI, 2012. v. 01. p. 01-17.
-
MELO, S. P. ; SILVA, Bruna Nunes ; SILVA, Eliane Nunes ; SILVA, Lucivânia dos Santos ; SILVA, Arestides de Lira . POLÍTICA PÚBLICA E AGRICULTURA FAMILIAR: A feira enquanto projeto de ressignificação territorial. In: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2011, Petrolina. "Nordeste: desafios do desenvolvimento para inclusão social. Petrolina: Grafica Franciscana, 2011. v. 1. p. 1-10.
-
MELO, S. P. . novos usos do território: descentralizando espaço para permanência da identidade territorial. In: XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA, 2011, Recife. XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA. Recife: UFPE, 2011. v. 1. p. 1-10.
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. C. C. . As faces dos atores sociais ingressos no ensino superior: experiência do campus do Sertão-UFAL. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão. IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. São Cristóvão: UFS, 2010. p. 01-15.
-
MELO, S. P. . Os agricultores familiares pela configuração das concepções territoriais: situando o debate da resssignificação das ruralidades brasileiras.. In: VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas. América Latina: realineamientos políticos y proyectos en disputa. Recife-PE: UFRPE, 2010. p. 01-14.
-
MELO, S. P. . ALEXANDER E ELIAS: PARA UMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL DAS REALIDADES. In: XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR, 2009, RECIFE - PE. XII SIPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR. RECIFE - PE: UFPE, 2009. p. 01-14.
-
MELO, S. P. . El discurso multifacético sobre la acción colectiva: algunas notas. In: XXVII Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología ALAS, 2009, BUENOS AIRES - ARGENTINA. Memorias Congreso ALAS. BUENOS AIRES - ARGENTINA: INDUSTRIA MACENTINA, 2009.
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. R. . MOVIMENTOS SOCIAIS DO ?MUNDO RURAL? E O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA INSERÇÃO DO ESTADO NA SOCIEDADE CIVIL.. In: Conferencia Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pesoa - PB. Conferencia Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA, 2008. v. 01. p. 01-11.
-
SANTOS, A. R. ; MELO, S. P. . O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: O CASO DO 2.o ANO ?A? DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ ROLLEMBERG LEITE EM ARACAJU-SE. In: Conferencia Internacional de Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa - PB. Conferencia Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivivas da sociologia da educação. JOÃP PESSOA - PB: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, 2008. v. 01.
-
MELO, S. P. ; SANTANA, M. C. S. . As Associações dos Projetos de Assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário: entre o. In: 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2008, Campina Grande - PB. Tecendo o intercambio: diversidade e perspectivas do mundo rural no Brasil contemporâneo. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2008. p. 01-13.
-
MELO, S. P. ; SANTANA, M. C. S. . O PROCESSO DE MEDIAÇÃO NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO PNCF. In: III Encontro SOBER Regional Nordeste, 2008, MOSSORÓ - RN. III Encontro SOBER Regional Nordeste. MOSSORÓ - RN: UERN, 2008. p. 01-11.
-
MELO, S. P. . A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL NOS PROCESSOS DE REFORMA AGRÁRIA. In: II SOBER REGIONAL NORDESTE, 2007, Cruz das Almas. ENCONTRO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER REGIONAL NORDESTE:, 2007. p. 01-13.
-
MELO, S. P. . REFORMA AGRÁRIA POR DESAPROPRIAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: PROCESSOS DE (NÃO)CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL ASSOCIATIVISTA. In: 2º ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 2007, RIO DE JANEIRO - RJ. 2º ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS ? TECENDO O INTERCÂMBIO: O DESAFIO DO CONHECIMENTO SOBRE O MUNDO RURAL. RIO DE JANEIRO - RJ: DEMACAMP, 2007. v. 02. p. 01-15.
-
MELO, S. P. . POLÍTICA PÚBLICA DE ?REFORMA AGRÁRIA? DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: UM DEBATE EM CONSTRUÇÃO. In: 13º CISO ? ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE NORDESTE & II ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA VISUAL, 2007, MACEIÓ - ALAGOAS. 13º CISO ? ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE NORDESTE & II ENCONTRO DE ANTROPOLOGIA VISUAL. MACEIÓ - ALAGOAS: FAPEAL, 2007. p. 01-14.
-
SANTOS, A. R. ; MELO, S. P. . PETROBRAS: TECNOLOGIA E NOVAS FORMAS DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE CARMÓPOLIS-SE. In: 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2007, CURITIBA - PR. 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2007, CURITIBA. CADERNO DE RESUMOS COMUNICAÇÕES E ATIVIDADES PARALELAS. CURITIBA - PR: GRAFICA UTFPR, 2007. p. 01-07.
-
MACEDO, T. M. S. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2008-2017, sobre Juventude rural e educação nas Universidades Rurais do Nordeste (UFRPE e UFERSA) do Brasil.. In: XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, 2019, Parnaíba. XXVIII Seminário de Iniciação Científica - 2019. Teresina: SAMUEL PIRES MELO, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
CHAVES, I. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2008-2017, sobre Juventude rural e educação nas Universidades Rurais do Norte/ Sudeste (UFRA e UFRRJ) do Brasil.. In: XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, 2019, Parnaíba. XXVIII Seminário de Iniciação Científica - 2019. Teresina: SAMUEL PIRES MELO, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
JESUS, C. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses do Sul/ Sudeste, no período de 2008-2017, sobre Juventude e produção de documentários na educação do Brasil.. In: XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, 2019, Parnaíba. XXVIII Seminário de Iniciação Científica - 2019. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
MARTINS, S. C. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses do Norte/ Nordeste/ Centro-oeste, no período de 2008-2017, sobre Juventude e produção de documentários na educação do Brasil.. In: XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, 2019, Parnaíba. XXVIII Seminário de Iniciação Científica - 2019. Teresina: EDUFPI, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
MARTINS, S. C. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Cinema, Educação e Juventude no Nordeste do Brasil.. In: XXVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, 2018, Parnaíba. XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFPI. Teresina: UFPI, 2018. v. 1. p. 1-1.
-
MACEDO, T. M. S. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Juventude rural e educação formal no Nordeste do Brasil.. In: XXVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí, 2018, Parnaíba. XXVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí. Parnaíba: UFPI, 2018. v. 1. p. 1-1.
-
ROCHA, F. M. R. ; MELO, S. P. . Cinema e educação: mapeamento da sétima arte nas escolas de Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, Piauí.. In: XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Teresina. XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Teresina: UFPI, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . Indicadores socioculturais de jovens que evadiram do ensino médio de Parnaíba-PI.. In: XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, Teresina. XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Teresina: UFPI, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
MARTINS, S. C. ; MELO, S. P. . CINEMA E EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PELAS PRÁTICAS E SABERES DO AUDIOVISUAL. In: VII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI Políticas de Financiamento e Capacitação de Recursos no Âmbito de Extensão Universitária, 2017, Teresina. VII Seminário de Extensão e Cultura da UFPI Políticas de Financiamento e Capacitação de Recursos no Âmbito de Extensão Universitária. Teresina: UFPI, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
COSTA, T. K. de O. ; SILVA, Eliane Nunes ; OLIVEIRA, L. P. S. ; MELO, S. P. . AS EXPERIÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS DA FEIRA LIVRE DO BAIRRO PRIMAVERA- ARAPIRACA-AL. In: VIII Congresso Acadêmico Universidade Federal de Alagoas, 2011, Arapiraca. VIII Congresso Acadêmico. Maceió: EDUFAL, 2011. v. 1. p. 1-2.
-
SILVA, A. P. ; SILVA, N. M. M. ; SANTOS, J. C. ; NUNES, M. C. da S. L. ; MELO, S. P. . AS FEIRAS LIVRES DE ARAPIRACA, CAMPO ALEGRE E PENEDO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. In: VIII Congresso Acadêmico Universidade Federal de Alagoas, 2011, Arapiraca. VIII Congresso Acadêmico. Maceió: EDUFAL, 2011. v. 1. p. 1-2.
-
MELO, S. P. ; VIEIRA, K. de A. ; PEREIRA, M. M. N. ; SANTOS, D. da S. ; MELO, M. M. G. de . A construção da identidade territorial do alto sertão alagoano sob o olhar das feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. In: II Congresso Nordestino de Extensão Universitária ? Cidadania e sustentabilidade: desafios, caminhos e soluções, 2010, Recife. II Congresso Nordestino de Extensão Universitária ? Cidadania e sustentabilidade: desafios, caminhos e soluções. RECIFE: REALIZE, 2010. v. 01. p. 01-01.
-
VIEIRA, K. de A. ; MELO, S. P. . A Identidade do Alto Sertão de Alagoano pelo Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. In: VII Congresso Acadêmico Universidade Federal de Alagoas, 2010, Delmiro Gouveia. VII Congresso Acadêmico. Maceió: EDUFAL, 2010. v. 1. p. 1-2.
-
MELO, S. P. . POLÍTICAS AMBIENTAIS RURAIS E AS (CONTRA)ESTRATÉGIAS PROPOSTAS PELOS ATORES SOCIAIS PARA SUA (RE)PRODUÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DOS PLANOS TERRITORIAIS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TERRITÓRIOS RURAIS: DESAFIOS PARA A AÇÃO PÚBLICA, 2009, Campina Grande - PB. Seminário Internacional. CAMPINA GRANDE-PB: UFCG, 2009.
-
TEIXEIRA, S. A. C. ; MELO, S. P. . JUVENTUDE E EDUCAÇÃO EM FILMES E DOCUMENTÁRIOS DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE JOVENS QUE TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO. In: X SEMACIT, múltiplos olhares sobre o conhecimento: ciência, arte e tecnologia, 2020, Duque de Caxias. X SEMACIT, múltiplos olhares sobre o conhecimento: ciência, arte e tecnologia. Duque de Caxias (RJ): IFRJ/CDUC, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
ABREU, V. M. L. ; MELO, S. P. . Levantamento e análise dos aspectos educativos de jovens rurais no cinema brasileiro pelo filme ?Lua em Sagitário?.. In: I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar, 2020, Parnaíba. I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar. EDUFPI: Samuel Pires Melo, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
TEIXEIRA, S. A. C. ; MELO, S. P. . Levantamento e análise de elementos sobre juventudes que transformam a educação por meio do filme ?Nunca me sonharam?.. In: I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar, 2020, Parnaíba. I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar. Teresina: EDUFPI, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
NASCIMENTO, L. ; MELO, S. P. . Levantamento, na Área de Educação da CAPES, de dissertações e teses de programas de pós-graduação em Tecnologias educativas, no período de 2009-2018, sobre Juventude e Tecnologia na educação do Brasil.. In: I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar, 2020, Parnaíba. I Seminário Integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFDPar. Teresina: EDUFPI, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CMRV/UFPI. In: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2016, Teresina. XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
REIS, I. O. ; MELO, S. P. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DO CMRV/UFPI. In: XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2016, Teresina. XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA, J. V. C. ; MELO, S. P. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO CMRV/UFPI. In: XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2016, Teresina. XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
SANTOS, T. C. ; MELO, S. P. . Indicadores socioculturais de jovens do ensino médio de Parnaíba-PI: um levantamento pela 1ª Gerência Regional de Educação e escolas do município. In: XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2016, Teresina. XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
ROCHA, F. M. R. ; MELO, S. P. . JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: A SÉTIMA ARTE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE PARNAÍBA E LUÍS CORREIA - PI. In: VI Seminário de Extensão e Cultura: Extensão e Cultura Universitárias no Contexto Político Nacional, 2016, Teresina. VI Seminário de Extensão e Cultura: Extensão e Cultura Universitárias no Contexto Político Nacional. Teresina: UFPI, 2016. v. 1. p. 1-1.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . O PIBID E OS PROJETOS PESSOAIS DOS SEUS JOVENS BOLSISTAS. In: VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: Os Jovens e seus Outros. Rio de Janeiro: NIPIAC/IP/UFRJ, 2015. v. 1. p. 284-284.
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . O PIBID e os Projetos de Viver e Trabalhar de Jovens Bolsistas. In: IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, 2015, Fortaleza. IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores: ensino médio e educação profissional em questão. Fortaleza: UFC, 2015. v. 1. p. 1-1.
-
NASCIMENTO, K. F. ; MELO, S. P. ; BRAGA, K. J. S. ; SOUSA, L. S. ; CARVALHO, N. A. . A Praça da Graça de Parnaíba e seus complexos educacionais para a Formação Formação Humana. In: IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores, 2015, Fortaleza. IV Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores: ensino médio e educação profissional. Fortaleza: UFC, 2015. v. 1. p. 1-1.
-
GONCALVES, V. M. ; LEAL JUNIOR, J. H. S. ; VASCONCELOS, A. O. ; FREITAS, K. F. S. ; MATOS, L. L. ; MELO, S. P. . ESTUDO COMPARATIVO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONOMICAS DOS FEIRANTES PESCADORES E DE PEIXARIA DA CIDADE DE PARNAÍBA. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2013, Paulo Afonso. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Paulo Afonso: CONBEP, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
MATOS, L. L. ; FREITAS, K. F. S. ; VASCONCELOS, A. O. ; GONCALVES, V. M. ; LEAL JUNIOR, J. H. S. ; MELO, S. P. . MODOS DE VIVER E TRABALHAR DOS PESCADORES DO PORTO DOS TATUS EM ILHA GRANDE PIAUI. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2013, Paulo Afonso. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Paulo Afonso: CONBEP, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
FONSECA, J. R. S. ; ARAUJO, A. C. S. ; PEREIRA, I. N. ; MACHADO, C. V. ; CASTRO, V. S. ; MELO, S. P. . PERSPECTIVAS DE SUSTENTABILIDADE DA PESCA NA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE MANJUBA DO IGARAÇU - APMI, PARNAÍBA- PI. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2013, Paulo Afonso. XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Paulo Afonso: CONBEP, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
MELO, S. P. . O Excedente no Campesinato e Agricultura Familiar: Continuidades e Rupturas. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-ALAS Brasil, 2012, Teresina. Resumos do ... Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Teresina: UFPI, 2012. v. 01. p. 330-330.
-
MELO, S. P. ; SILVA, Bruna Nunes ; SILVA, Eliane Nunes ; SILVA, Lucivânia dos Santos ; SILVA, Arestides de Lira . O IMPACTO DA FEIRA LIVRE NO BAIRRO PRIMAVERA- ARAPIRACA-AL. In: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2011, Petrolina. "Nordeste: desafios do desenvolvimento para inclusão social. Petrolina: Grafica Franciscana, 2011. v. 1. p. 1-3.
-
MELO, S. P. . O ?EXPERIMENTALISMO? NAS ESFERAS PÚBLICAS INSTITUCIONALIZADAS: A REPRESENTAÇÃO DOS ASSENTADOS EM CONSELHOS RURAIS. In: IV Simpósio sobre Reforma Agrária e Assentamentos Rurais: Assentamentos Rurais: controvérsias e alternativas de desenvolvimento, 2010, Araraquara. IV Simpósio sobre Reforma Agrária e Assentamentos Rurais: Assentamentos Rurais: controvérsias e alternativas de desenvolvimento, 2010.
-
MELO, S. P. ; MIRANDA, G. . Educação e Ciência: duas vocações. In: IV Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Delmiro Gouveia. Educação e Política: duas vocações. Maceió: UFAL, 2010. v. VII. p. 01-01.
-
MELO, S. P. ; VIEIRA, K. de A. . A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas Sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2010, Delmiro Gouveia. ANAIS 2010. Maceió: UFAL, 2010. v. 1. p. 01-2.
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. R. . SERTÃO, IMAGENS E MOVIMENTO: O OLHAR DOS SUJEITOS SOCIAIS DO RURAL, POR MEIO DO CINEMA, SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA ?ONTEM E HOJE?. In: III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2007, SÃO CRISTOVÃO - SE. III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. SÃO CRISTOVÃO - SE: FAPESE, 2007. v. 3. p. 01-01.
-
ABREU, V. M. L. ; MELO, S. P. ; PINTO, E. C. . CINEMA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA UMA PRÁTICA INTERCULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. . AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DAS PRODUÇÕES DE UMA REVISTA BRASILEIRA COM TEMÁTICA EM TECNOLOGIA EDUCATIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, L. S. ; OLIVEIRA, E. I. A. ; VIEIRA, W. B. ; MELO, S. P. . DESVELANDO NOVOS CENÁRIOS: A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DA UFPI NA PRODUÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, L. ; FERREIRA, J. ; MELO, S. P. . A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGOGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. ; NASCIMENTO, L. ; MELO, S. P. . ESPELHO DE AUTORRETRATO: UM DISPOSITIVO AUDIOVISUAL A FAVOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, F. M. R. ; MELO, S. P. ; CAVALCANTE, L. M. ; OLIVEIRA, M. J. S. . AUDIOVISUAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ - CE,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, F. M. R. ; CAVALCANTE, L. M. ; MELO, S. P. ; OLIVEIRA, M. J. S. . VIAJANDO NA LEITURA COM JUVENTUDES DO CAMPO NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ ? CE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, F. M. R. ; CAVALCANTE, L. M. ; MELO, S. P. ; OLIVEIRA, M. J. S. . PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CONEXÃO ESCOLA E FAMÍLIA NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - IBIAPABA, TIANGUÁ - CE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, F. M. R. ; CAVALCANTE, L. M. ; MELO, S. P. ; OLIVEIRA, M. J. S. . AUDIOVISUAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ - CE: JUVENTUDE FAZENDO HISTÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . METODOLOGIA PARTICIPATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM PROCESSOS EDUCATIVOS DO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DISCENTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, A. S. ; MELO, S. P. ; MELO, M. ; MELO, J. F. . Vulnerabilidades de adolescentes masculinos ao HPV em escolas de Parnaíba-PI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, S. C. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Cinema, Educação e Juventude no Nordeste do Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACEDO, T. M. S. ; MELO, S. P. . Levantamento da produção do conhecimento de dissertações e teses, no período de 2007-2016, sobre Juventude rural e educação formal no Nordeste do Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NASCIMENTO, L. ; FERREIRA, J. ; MELO, S. P. . Cinema e educação: a sétima arte como instrumento pedagógico no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola pública de Parnaíba-PI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDES, A. S. ; MELO, M. ; MELO, S. P. ; MELO, J. F. . CONHECIMENTO DE ESTUDANTES MASCULINOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE HPV. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. O. ; MELO, S. P. . AGRICULTURA FAMILIAR: dinamicas do municipio de Bom Jesus - PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. O. ; MELO, S. P. . 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CMRV/UFPI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
REIS, I. O. ; MELO, S. P. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DO CMRV/UFPI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. V. C. ; MELO, S. P. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO CMRV/UFPI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, T. C. ; MELO, S. P. . Indicadores socioculturais de jovens do ensino médio de Parnaíba-PI: um levantamento pela 1ª Gerência Regional de Educação e escolas do município.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, F. M. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . PENSO, LOGO FILMO: O PROTAGONISMO JUVENIL NO MINUTO LUMIÈRE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, F. M. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . Jovem, câmera e educação: o cinema no contexto educacional do ensino médio de Parnaíba - PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, F. M. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; MELO, S. P. . JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: A SÉTIMA ARTE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE PARNAÍBA E LUÍS CORREIA - PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. ; SILVA, J. V. C. ; SILVA, M. M. . RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR SUPERIOR: indústria indústria cultural cultural e educação emancipadora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, J. F. ; MELO, S. P. . O PIBID e os Projetos de Viver e Trabalhar de Jovens Bolsistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO, K. F. ; MELO, S. P. ; BRAGA, K. J. S. ; SOUSA, L. S. ; CARVALHO, N. A. . A Praça da Graça de Parnaíba e seus complexos educacionais para a Formação Formação Humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. ; SOUZA, L. I. ; CLARO, P. P. . Aprendizagem coletiva no estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONSECA, J. R. S. ; ARAUJO, A. C. S. ; PEREIRA, I. N. ; MACHADO, C. V. ; CASTRO, V. S. ; MELO, S. P. . PERSPECTIVAS DE SUSTENTABILIDADE DA PESCA NA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE MANJUBA DO IGARAÇU - APMI, PARNAÍBA- PI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, L. L. ; FREITAS, K. F. S. ; VASCONCELOS, A. O. ; GONCALVES, V. M. ; LEAL JUNIOR, J. H. S. ; MELO, S. P. . MODOS DE VIVER E TRABALHAR DOS PESCADORES DO PORTO DOS TATUS EM ILHA GRANDE PIAUI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONCALVES, V. M. ; LEAL JUNIOR, J. H. S. ; VASCONCELOS, A. O. ; FREITAS, K. F. S. ; MATOS, L. L. ; MELO, S. P. . ESTUDO COMPARATIVO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONOMICAS DOS FEIRANTES PESCADORES E DE PEIXARIA DA CIDADE DE PARNAÍBA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. . O Excedente no Campesinato e Agricultura Familiar: Continuidades e Rupturas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. . Discussão sobre Bullying por meio da película "A Onda". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, S. P. . Território e Poder: situando o debate pelas construções sociais dos espaços das feiras do Agreste-AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, T. A. A. ; MELO, S. P. ; CAVALCANTI, C. . Meio Ambiente e o desafio do diálogo interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, S. P. . Tronco Inicial: coreagrafando conhecimentos e cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, T. K. de O. ; OLIVEIRA, L. P. S. ; SILVA, Eliane Nunes ; MELO, S. P. . AS EXPERIÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS DA FEIRA LIVRE DO BAIRRO PRIMAVERA- ARAPIRACA-AL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. P. ; SILVA, N. M. M. ; SANTOS, J. C. ; NUNES, M. C. da S. L. ; MELO, S. P. . AS FEIRAS LIVRES DE ARAPIRACA, CAMPO ALEGRE E PENEDO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. ; VIEIRA, K. de A. ; PEREIRA, M. M. N. ; SANTOS, D. da S. ; MELO, M. M. G. de . A construção da identidade territorial do alto sertão alagoano sob o olhar das feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. C. C. . As faces dos atores sociais ingressos no ensino superior: experiência do campus do Sertão-UFAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, S. P. . Os agricultores familiares pela configuração das concepções territoriais: situando o debate da resssignificação das ruralidades brasileiras.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. ; MIRANDA, G. . Educação e Ciência: duas vocações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. . Impressões sociológicas sobre o filme Abril Despedaçado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, S. P. ; VIEIRA, K. de A. . A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas Sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. . ALEXANDER E ELIAS: PARA UMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL DAS REALIDADES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. . POLÍTICAS AMBIENTAIS RURAIS E AS (CONTRA)ESTRATÉGIAS PROPOSTAS PELOS ATORES SOCIAIS PARA SUA (RE)PRODUÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DOS PLANOS TERRITORIAIS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, A. R. ; MELO, S. P. . O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: O CASO DO 2.o ANO ?A? DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ ROLLEMBERG LEITE EM ARACAJU-SE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. R. . MOVIMENTOS SOCIAIS DO ?MUNDO RURAL? E O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA INSERÇÃO DO ESTADO NA SOCIEDADE CIVIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. ; SANTANA, M. C. S. . As Associações dos Projetos de Assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário: entre o "mal" e o "bem" coletivo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, S. P. ; SANTANA, M. C. S. . O Processo de Mediação nos Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária do PNCF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. ; SANTANA, M. C. S. . O PROCESSO DE MEDIAÇÃO NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO PNCF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. ; SANTOS, A. R. . SERTÃO, IMAGENS E MOVIMENTO: O OLHAR DOS SUJEITOS SOCIAIS DO RURAL, POR MEIO DO CINEMA, SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA ?ONTEM E HOJE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. . REFORMA AGRÁRIA POR DESAPROPRIAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: PROCESSOS DE (NÃO)CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL ASSOCIATIVISTA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. . POLÍTICA PÚBLICA DE ?REFORMA AGRÁRIA? DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: UM DEBATE EM CONSTRUÇÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, A. R. ; MELO, S. P. . PETROBRAS: TECNOLOGIA E NOVAS FORMAS DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE CARMÓPOLIS-SE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. . A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL NOS PROCESSOS DE REFORMA AGRÁRIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, S. P. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS QUE FREQÜENTAM O PROGRAMA TERCEIRA IDADE EM AÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFDPAR. 2025.
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFDPAR. 2024.
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFDPAR. 2023.
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFDPAR. 2022.
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFDPAR. 2021.
MELO, S. P. ; BEZERRA, A. A. C. ; RIBEIRO, S. L. G. ; SILVA, C. S. ; LIRA, M. A. T. ; SANTOS, R. N. L. ; ALMEIDA, A. L. S. ; SILVA JUNIOR, F. L. E. ; BRAGA, O. R. ; SILVA, J. S. E. ; FIGUEIREDO JUNIO, L. G. M. ; FREITAS, B. M. C. . Comitê de Avaliação dos Projetos no âmbito do Edital 004/2020 PREXC/UFPI. 2020.
MELO, S. P. ; MAGALHAES, A. T. ; BRITO, C. S. F. ; YOSHIOKA, F. K. N. ; SANTOS, K. R. ; EVANGELISTA, I. S. ; PINHEIRO, S. H. M. ; SILVEIRA, S. V. ; SOUSA JUNIOR, S. C. . Comitê de Extensão da UFDPAR. 2020.
MELO, S. P. ; SILVA, D. A. ; CAVALCANTE, L. M. ; ARAUJO, L. F. ; ANDRADE, I. M. ; MACEDO, J. P. S. ; BARBOSA, A. L. R. ; MEDEIROS, J. V. R. ; MEDEIROS, E. D. ; SILVA, B. A. K. ; VASCONCELOS, D. F. P. ; GUZZI, A. . Comitê interno de Pesquisa da UFDPAR. 2019.
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFPI. 2019.
MELO, S. P. . Consultor ad hoc do Seminário de Iniciação Científica da UFPI. 2018.
ANDRADE, F. R. ; PINTO, E. C. ; OLIVEIRA, G. P. ; SILVA, E. N. ; SOARES, M. P. S. B. ; SANTOS, C. A. ; MELO, S. P. . Comissão de Integração com a Escola de Aplicação do CMRV. 2019.
ANDRADE, F. R. ; MELO, S. P. ; LEMOS, J. R. ; BRAGA, O. R. ; CAVALCANTE, L. M. ; LEMOS, M. P. F. ; NEGREIROS, F. . Comissão de proposta de APCN Mestrado em Educação do CMRV. 2017.
MELO, S. P. ; PAVEZI, M. ; SILVA, M. A. . A Identidade do Alto Sertão de Alagoano pelo Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. 2011.
MELO, S. P. . Supervisão do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Alagoas- campus do Sertão. 2010.
MELO, S. P. . Parecer do artigo: na encruzilhada da Democracia ? desafios contemporâneos do agir democrático. 2010.
MELO, S. P. . Pesquisador do Instituto de Pesquisa do Piauí. 2005.
MELO, S. P. ; VASCONCELOS, A. O. ; ROCHA, F. M. R. . Educação, escola e formação cidadã. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MELO, SAMUEL PIRES . recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem: experimentando o audiovisual na sala de aula. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, SAMUEL PIRES ; PINTO, E. C. ; ABREU, V. M. L. . Juventude e ruralidades em filmes/ documentários do Brasil: um estudo sobre as percepções de jovens rurais no cinema brasileiro.. 2020. (Relatório de pesquisa).
MELO, SAMUEL PIRES ; PINTO, E. C. ; TEIXEIRA, S. A. C. . Juventude e educação em filmes/ documentários do Brasil: um estudo sobre a representação de jovens que transformam a educação.. 2020. (Relatório de pesquisa).
MELO, SAMUEL PIRES ; PINTO, E. C. ; NASCIMENTO, L. . A produção do conhecimento sobre tecnologias e juventudes na educação do Brasil: um balanço de dissertações e teses no período de 2009-2018.. 2020. (Relatório de pesquisa).
MELO, SAMUEL PIRES ; ROCHA, M. A. ; PINTO, W. O. . As experiências de coletivos com as produções audiovisuais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, SAMUEL PIRES ; JESUS, C. ; MARTINS, S. C. . Juventude e produção de documentários na educação do Brasil: um balanço de dissertações e teses no período de 2008-2017. 2019. (Relatório de pesquisa).
MELO, SAMUEL PIRES ; CHAVES, I. ; MACEDO, T. M. S. . Juventudes rurais nas produções das universidade rurais do Brasil: um balanço de dissertações e teses no período de 2008-2017. 2019. (Relatório de pesquisa).
MELO, SAMUEL PIRES . PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, S. P. ; MACEDO, T. M. S. . Juventude rural e educação formal no Nordeste do Brasil: a produção do conhecimento de dissertações e teses no período de 2007-2016. 2018. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; MARTINS, S. C. . Cinema, Educação e juventude no Nordeste do Brasil: a produção do conhecimento de dissertações e teses no período de 2007-2016.. 2018. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; SANTANA, J. F. . ENSINO MÉDIO E A EVASÃO ESCOLAR: um estudo de caso na escola Dr. João Silva Filho em Parnaíba-PI.. 2017. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; ROCHA, F. M. R. . Cinema e educação: mapeamento da sétima arte nas escolas de Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, Piauí.. 2017. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; SANTOS, T. C. . Indicadores socioculturais de jovens do ensino médio de Parnaíba-PI: um levantamento pela 1ª Gerência Regional de Educação e escolas do município.. 2016. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; SANTANA, J. F. . O ensino superior de Parnaíba pelo perfil de jovens rurais e pescadores das áreas das ciências da natureza do CMRV/UFPI. 2016. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; REIS, I. O. . O ENSINO SUPERIOR DE PARNAÍBA PELO PERFIL DOS JOVENS RURAIS E PESQUEIROS DAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA SAUDE DO CMRV/UFPI. 2016. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. ; SILVA, J. V. C. . O ensino superior de Parnaíba pelo perfil de jovens rurais e pescadores na área de humanas e ciências sociais aplicadas. 2016. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. . XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. (Consultor Ad hoc).
MELO, S. P. . SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO E APRENDIZAGEM NAS ATIVIDADES DISCENTES DA UFPI: SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, S. P. . Leitura, Interpretação e Produção Textual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, S. P. . A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão de Alagoas sob o Olhar das Feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca. 2011. (Relatório de pesquisa).
MELO, S. P. . Leitura, Interpretação e Produção Textual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MELO, SAMUEL PIRES . Olhando a produção audiovisual pelo cinema e educação. 2019. Fotografia.
SOUSA, A. M. S. ; JESUS, C. ; NASCIMENTO, L. ; MACHADO, M. A. B. ; NASCIMENTO, P. A. S. ; SILVA, Z. A. ; MELO, S. P. . Maternidade e educação. 2019. Filme.
RODRIGUES, F. E. ; REIS, J. ; SILVA, L. R. ; OLIVEIRA, N. ; REIS, W. ; MELO, S. P. . Um pouco, do mesmo. 2019. Filme.
VERAS, N. ; CHAVES, I. ; PIRES, M. ; VASCONCELOS, B. ; DIAS, I. ; TEIXEIRA, K. ; MACEDO, T. M. S. ; MELO, S. P. . Por trás do Espelho (curta metragem). 2017. Vídeo.
FERREIRA, J. ; NASCIMENTO, L. ; ARAUJO, M. ; SOUZA, A. ; JESUS, C. ; SANTOS, P. ; ARAUJO, Z. ; MELO, S. P. . Maternidade e Educação (curta metragem). 2017. Outra.
ROCHA, F. M. R. ; ALVES, N. ; OLIVEIRA, A. ; JAMP, E. ; SALES, C. ; ADRIANA, S. ; MELO, SAMUEL PIRES . Mãos invisíveis (curta metragem). 2014. Outra.
MELO, S. P. . TEATRO. 2004 (PERFOMANCE TEATRAL).
MELO, S. P. . As micro-relações dos alunos do PTIA na UFPI. 2005 (MONOBRAFIA) .
MELO, S. P. . As micro-relações dos alunos do PTIA com os demais alunos da UFPI. 2005 (Estagio Curricular) .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Arranjos Institucionais e Equidade na Gestão Educacional Municipal: Análise Comparada no Nordeste Brasileiro, Descrição: A consolidação do pacto federativo brasileiro após a Constituição de 1988 conferiu aos municípios protagonismo na formulação e execução de políticas públicas, especialmente no campo da educação básica. No entanto, tal descentralização tem produzido resultados ambíguos. Se, por um lado, permitiu certa aproximação entre gestão e realidade local, por outro, revelou profundas assimetrias na capacidade institucional dos entes municipais. Esse paradoxo é particularmente agudo no Nordeste brasileiro, região marcada por desigualdades históricas e baixa densidade estatal. Por isso, buscar-se-á desenvolver uma tipologia explicativa de arranjos institucionais em secretarias municipais de educação no Nordeste brasileiro, capaz de identificar fatores que favorecem ou limitam a efetividade das políticas públicas de equidade educacional. o projeto preenche três importantes lacunas da literatura acadêmica. Primeiramente, propõe protocolos testados para gestores municipais, apoiando à formulação de diretrizes baseadas em evidências para o fortalecimento da governança educacional local. Desenvolve modelos quali-quantitativos robustos para análise de políticas educacionais, integrando teórico-metodológica uma inovação ao combinar métodos quantitativos e qualitativos na educação, oferecendo um avanço na compreensão da capacidade estatal em realidades subnacionais. Esta tríplice contribuição teórico-metodológica posiciona o projeto na fronteira do conhecimento em administração pública e políticas educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador.
-
2024 - Atual
Explorando as Complexidades das Relações de Poder no Ensino Superior: a Construção de Identidades de Docentes Gestores com o Instagram, Descrição: A dinâmica das relações de poder no ensino superior é um tema complexo e multifacetado, que tem sido objeto de estudo por diversos pesquisadores. Recentemente, o uso do Instagram por docentes tem chamado a atenção como uma ferramenta potencialmente influente na construção de identidades profissionais e na dinâmica de poder dentro das instituições acadêmicas. As agendas de pesquisas têm apontado a necessidade de mais estudos sobre como os professores utilizam o Instagram para moldar sua imagem profissional e pessoal, destacando a importância da autenticidade e da narrativa visual na construção de identidades online? Argumenta-se, nesse sentido, que o Instagram pode oferecer uma plataforma para os docentes gestores expressarem também sua individualidade e humanidade, contrapondo a imagem muitas vezes hierárquica e distante associada à academia. Portanto, o estudo tem o objetivo de investigar como o Instagram desempenha um papel importante na forma como os docentes da comunidade acadêmica universitários constroem e projetam sua identidade profissional e pessoal, bem como na maneira como são percebidos por outros dentro e fora do ambiente universitário. A pesquisa será conduzida sob a perspectiva da abordagem metodológica qualitativa, a qual lida com dinâmicas relacionais das interações que produzem seus diversos sentidos sociais. Por atravessar o ciberespaço e suas interfaces com a identidade de docentes gestores do ensino superior, serão utilizadas as estratégias metodológicas da Netnografia. Para isso, serão Identificados os tipos de conteúdo compartilhados pelos professores no Instagram para promover sua imagem profissional, o envolvimento dos professores no Instagram em relação a temas acadêmicos e sociais pertinentes, como os professores utilizam o Instagram para expressar interesses pessoais fora do ambiente acadêmico, e como os professores interagem com outros membros da comunidade acadêmica no Instagram.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante / LEONAM COSTA OLIVEIRA - Integrante.
-
2022 - 2023
Youtube e Tecnologias Educacionais: um estudo com os canais especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação, Descrição: esta pesquisa discute os processos educacionais dos canais especializados em recursos didáticos pela perspectiva das tecnologias da informação e comunicação. Estes recortes procuram analisar as principais características de canais brasileiros do Youtube especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação. A fundamentação teórica a ser utilizada no estudo será vinculada a autores que abordam as temáticas das tecnologias educacionais e recursos didáticos. A pesquisa será conduzida sob a perspectiva da abordagem metodológica qualitativa, a qual lida com dinâmicas relacionais das interações que produzem seus diversos sentidos sociais. Por atravessar o ciberespaço e suas interfaces com o ensino-aprendizagem, serão utilizadas as estratégias metodológicas da Netnografia. Para isso, serão elencados canais brasileiros do Youtube especializados em discutir e produzir conteúdos sobre Recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação com maior número de inscritos, curtidas e comentários. Neles, serão descritas as principais características de canais brasileiros do Youtube especializados em discutir e produzir conteúdos sobre Recursos didáticos; também serão comparadas as principais características desses canais brasileiros do Youtube especializados; bem como identificar como os usuários desses canais analisados demonstram compreensão do conteúdo abordado nas videoaulas do Youtube sobre recursos didáticos para ensino de Sociologia da Educação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante / FABRICIA MARQUES SANTOS - Integrante.
-
2022 - Atual
Juventude e ruralidades em filmes/ documentários de coletivos do Brasil: um estudo sobre as percepções de jovens rurais no cinema brasileiro., Descrição: Esta pesquisa é relevante porque discute, sob os aspectos educativos, a perspectiva das juventudes rurais nos filmes/ documentários de coletivos do Brasil. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos fílmicos de coletivos independentes e das juventudes rurais, procuram compreender o cinema como artefato cultural de um processo social que potencializa uma ideia de condição juvenil por meio de uma visão do ser identitário em suas origens míticas. As imagens e narrativas de filmes/ documentários de coletivos independentes podem identificar, nesse sentido, o discurso fílmico que versa diretamente sobre temas profundamente imbricados na construção de identidades em termos sócio-históricos e culturais. Por isso, questiona-se como está se construindo os aspectos educativos de jovens rurais no cinema dos últimos anos? Principalmente pela análise de filmes/ documentários produzidos por coletivos brasileiros independentes nos últimos anos. Para isso, objetivamos realizar um estudo do tipo ?Etnografia Fílmica?, porque com essa abordagem de pesquisa, é possível interrogar filmes por se tratarem de documentos culturais que projetam imagens do comportamento social humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante / GABRIEL CLYSMAN VIANNA PEREIRA - Integrante.
-
2021 - 2022
Youtube e Tecnologias Educacionais: um estudo com os canais especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia., Descrição: esta pesquisa discute os processos educacionais dos canais especializados em recursos didáticos pela perspectiva das tecnologias da informação e comunicação. Estes recortes procuram analisar as principais características de canais brasileiros do Youtube especializados em recursos didáticos para ensino de Sociologia. A fundamentação teórica a ser utilizada no estudo será vinculada a autores que abordam as temáticas das tecnologias educacionais e recursos didáticos. A pesquisa será conduzida sob a perspectiva da abordagem metodológica qualitativa, a qual lida com dinâmicas relacionais das interações que produzem seus diversos sentidos sociais. Por atravessar o ciberespaço e suas interfaces com o ensino-aprendizagem, serão utilizadas as estratégias metodológicas da Netnografia. Para isso, serão elencados canais brasileiros do Youtube especializados em discutir e produzir conteúdos sobre Recursos didáticos para ensino de Sociologia com maior número de inscritos, curtidas e comentários. Neles, serão descritas as principais características de canais brasileiros do Youtube especializados em discutir e produzir conteúdos sobre Recursos didáticos; também serão comparadas as principais características desses canais brasileiros do Youtube especializados; bem como identificar como os usuários desses canais analisados demonstram compreensão do conteúdo abordado nas videoaulas do Youtube sobre recursos didáticos para ensino de Sociologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante / Flávio Rovani de Andrade - Integrante.
-
2021 - 2022
Juventude e ruralidades em filmes/ documentários de coletivos do Nordeste do Brasil: um estudo sobre as percepções de jovens rurais no cinema nordestino., Descrição: Esta pesquisa é relevante porque discute, sob os aspectos educativos, a perspectiva das juventudes rurais nos filmes/ documentários de coletivos do Nordeste do Brasil. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos fílmicos de coletivos independentes e das juventudes rurais, procuram compreender o cinema como artefato cultural de um processo social que potencializa uma ideia de condição juvenil por meio de uma visão do ser identitário em suas origens míticas. As imagens e narrativas de filmes/ documentários de coletivos independentes podem identificar, nesse sentido, o discurso fílmico que versa diretamente sobre temas profundamente imbricados na construção de identidades em termos sócio-históricos e culturais. Por isso, questiona-se como está se construindo os aspectos educativos de jovens rurais no cinema dos últimos anos? Principalmente pela análise de filmes/ documentários produzidos por coletivos nordestinos independentes nos últimos anos. Para isso, objetivamos realizar um estudo do tipo ?Etnografia Fílmica?, porque com essa abordagem de pesquisa, é possível interrogar filmes por se tratarem de documentos culturais que projetam imagens do comportamento social humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante.
-
2020 - 2022
Elaboração de aplicativo, Descrição: O ensino de Ciências em geral, incluindo o de Botânica, vai muito além do conteúdo mecânico e decorativo, comumente abordado nas salas de aula brasileiras, tendo como papel primordial de colaborar para que o indivíduo perceba melhor o mundo, de maneira que este conhecimento venha a possibilitar o entendimento do progresso científico-tecnológico com seus benefícios e implicações, tanto para o meio ambiente quanto para as relações sociaisDiante do atual quadro encontrado em sala de aula, em que a maioria dos alunos não tem acesso aos recursos necessários de conteúdos relacionados à Botânica e, em especial das espécies nativas do norte do Piauí, sentiu-se a necessidade de propor estratégias ou ferramentas educativas que sirvam como recursos didáticos e auxiliem os professores e alunos na construção do conhecimento científico dos vegetais na Educação básica.Nesse âmbito, este projeto propõe, em âmbito geral e em médio prazo, a construção, a aplicação e avaliação de estratégias para o ensino de Botânica no ensino básico utilizando recursos que venham a contribuir com a promoção da alfabetização científica nesse nível de ensino. Salienta-se que trata-se de uma proposta que vislumbra a inovação através da geração destas estratégias didáticas, inclusive, de cunho tecnológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Pires Melo - Integrante / MARIA HELENA ALVES - Integrante / Jesus Rodrigues Lemos - Coordenador / IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE - Integrante.
-
2020 - 2021
Juventude e ruralidades em filmes/ documentários de coletivos do estado do Piauí - Brasil: um estudo sobre as percepções de jovens rurais no cinema piauiense., Descrição: Esta pesquisa é relevante porque discute, sob os aspectos educativos, a perspectiva das juventudes rurais nos filmes/ documentários de coletivos do estado do Piauí - Brasil. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos fílmicos de coletivos independentes e das juventudes rurais, procuram compreender o cinema como artefato cultural de um processo social que potencializa uma ideia de condição juvenil por meio de uma visão do ser identitário em suas origens míticas. As imagens e narrativas de filmes/ documentários de coletivos independentes podem identificar, nesse sentido, o discurso fílmico que versa diretamente sobre temas profundamente imbricados na construção de identidades em termos sócio-históricos e culturais. Por isso, questiona-se como está se construindo os aspectos educativos de jovens rurais no cinema dos últimos anos? Principalmente pela análise de filmes/ documentários produzidos por coletivos piauienses independentes nos últimos anos. Para isso, objetivamos realizar um estudo do tipo ?Etnografia Fílmica?, porque com essa abordagem de pesquisa, é possível interrogar filmes por se tratarem de documentos culturais que projetam imagens do comportamento social humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante.
-
2019 - 2020
A produção do conhecimento sobre tecnologias e juventudes na educação do Brasil: um balanço de dissertações e teses no período de 2009-2018., Descrição: esta pesquisa discute, sob os processos educacionais, a perspectiva das juventudes com as tecnologias, particularmente dos últimos anos. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos educacionais e das juventudes com as Tecnologias, procuram compreender o processo social de uma vertente cientifica ligada à produção do conhecimento as dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação com temática tecnologia educativa, nas áreas da CAPES de Educação e Ensino, das universidades do Brasil, nos anos de 2009 ? 2018. Especificamente as características dos temas, objetivos, e questões de pesquisa que possibilitam figurar as estratégias utilizadas teórico-metodologicamente para compreender esse grupo social em seu vínculo com o tema da Tecnologia educativa propositora da ascensão e autonomia de grupos marginalizados na sociedade moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante.
-
2019 - 2020
Juventude e educação em filmes/ documentários do Brasil: um estudo sobre a representação de jovens que transformam a educação., Descrição: Esta pesquisa é relevante porque discute, sob os aspectos educativos, a perspectiva das juventudes nos filmes/ documentários do Brasil. Nela, busca-se compreender as relações entre a juventude, educação e mudança social pela problematização dos espaços que estes ocupam nas sociabilidades contemporâneas, particularmente pela forma como no filme/ documentário os jovens vem se constituindo e construindo esses meios. As imagens e narrativas de filmes/ documentários podem identificar, nesse sentido, o discurso fílmico que versa diretamente sobre temas profundamente imbricados na construção de identidades em termos sócio-históricos e culturais. Principalmente porque estamos nos propondo analisar jovens que refletem, entre outros grupos sociais, os da faixa etária de 15-29 anos, que representa 50,2 milhões de jovens. Para isso, objetivamos realizar um estudo do tipo ?Etnografia Fílmica?, porque com essa abordagem de pesquisa, é possível interrogar filmes por se tratarem de documentos culturais que projetam imagens do comportamento social humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante.
-
2019 - 2020
Juventude e ruralidades em filmes/ documentários do Brasil: um estudo sobre as percepções de jovens rurais no cinema brasileiro., Descrição: Esta pesquisa é relevante porque discute, sob os aspectos educativos, a perspectiva das juventudes rurais nos filmes/ documentários do Brasil. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos fílmicos e das juventudes rurais, procuram compreender o cinema como artefato cultural de um processo social que potencializa uma ideia de condição juvenil por meio de uma visão do ser identitário em suas origens míticas. As imagens e narrativas de filmes/ documentários podem identificar, nesse sentido, o discurso fílmico que versa diretamente sobre temas profundamente imbricados na construção de identidades em termos sócio-históricos e culturais. Por isso, questiona-se como está se construindo os aspectos educativos de jovens rurais no cinema brasileiro dos últimos anos? Principalmente pela análise de filmes/ documentários produzidos no Brasil nos últimos anos. Para isso, objetivamos realizar um estudo do tipo ?Etnografia Fílmica?, porque com essa abordagem de pesquisa, é possível interrogar filmes por se tratarem de documentos culturais que projetam imagens do comportamento social humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante.
-
2018 - 2020
AFRICANIDADES EM TELA: Produzindo cultura e saberes na UFPI- Campus Parnaiba, Descrição: O presente projeto visa implementar no Campus Ministro Reis Velloso, ações (rodas de debate, oficinas, feiras, intervenções artísticas, apresentações culturais, exibições de vídeos e documentários e debate), entre outras atividades. com o objetivo de disseminar a cultura Africana. Surge na reflexão da dificuldade de implantação na Universidade de um currículo integrado com diretrizes Inclusivas e Interculturais em respeito a obrigatoriedade de estudos e discussões considerando a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório no Brasil o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, como também a relevância socioeducacional e política da temática em debate para uma contextualização mais abrangente e com certa profundidade, da nossa parte como brasileiras/os sobre as nossas origens afrodescendentes. Assim, a a imensa riqueza cultural, simbólica, econômica e tecnológica da África, o acesso à sua história e cultura ainda são pouco disseminados, sobretudo o valioso papel que este continente tem para a humanidade. Apenas recentemente, tem-se considerado o papel civilizatório das pessoas africanas na formação das várias sociedades. Essa compreensão ainda está restrita aos altos estudos acadêmicos e poucas são as condições de acesso ao mesmo, considerando inclusive o ponto de vista do continente africano, em especial da diáspora africana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Integrante / EDMARA DE CASTRO PINTO - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
-
2018 - 2020
Laboratório de Educação, Juventudes e Interculturalidade- LAJI, Descrição: O presente projeto de Pesquisa visa consolidar um laboratório de Educação, Juventudes e Interculturalidade, na UFPI-Campus-Parnaíba, com vistas a apoiar e promover a participação da comunidade ufpiana e comunidades locais a ações de estudos e pesquisas em educação nas dimensões culturais e políticas e contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico-acadêmico no âmbito de práticas com respeito à diversidade. A relevância desta pesquisa se traduz pela oportunidade de ampliação e aprofundamento dos estudos relativos às categorias supramencionadas, ao tempo em que oportuniza a realização de debates no ambiente acadêmico da UFPI e fora dela, além do incentivo a outras/os discentes de graduação nesta prática e da motivação para ingresso nos níveis de pós-graduação (lato e stricto senso).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Integrante / EDMARA DE CASTRO PINTO - Coordenador.
-
2018 - 2019
Juventudes rurais nas produções das universidade rurais do Brasil: um balanço de dissertações e teses no período de 2008-2017, Descrição: esta pesquisa discute, sob os processos educacionais, a perspectiva das juventudes rurais, particularmente dos últimos anos. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos educacionais e das juventudes rurais, procuram compreender o processo social de uma vertente cientifica ligada à produção do conhecimento de programas de pós-graduação de universidades rurais do Brasil, especificamente as características que possibilitam figurar as estratégias utilizadas teórico-metodologicamente para compreender esse grupo social em seu vínculo com o tema da educação propositora da ascensão e autonomia de grupos marginalizados na sociedade moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
-
2018 - 2019
Juventude e produção de documentários na educação do Brasil: um balanço de dissertações e teses no período de 2008-2017, Descrição: No Brasil, educação e cinema têm uma aproximação recente, pesquisas em educação envolvendo o cinema constituem uma relação ainda mais incipiente. Quando nós, pesquisadoras e pesquisadores da educação, escolhemos o cinema como campo para nossas investigações, rompe-se a primeira fronteira, aquela que separa linguagens tecnológicas da educação. Nessa linha, os estudos mostram que há a inserção do cinema na educação, mas como se dá essa interação com atravessamento de jovens. Na verdade, questiona-se como está se dando o processo de produção do conhecimento sobre juventudes, documentários e educação no meio cientifico e acadêmico brasileiro nos últimos anos? Principalmente pela análise, do perfil dos pesquisadores e construções teórico-metodológicas dos produções acadêmicas dos programas de pós-graduação do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / EDMARA DE CASTRO PINTO - Integrante.
-
2017 - 2018
RURALIDADES PIAUIENSES NO DISCURSO ACADÊMICO UFPIANO: Uma análise da produção acadêmica na pós-graduação stricto sensu na área de Ciências Sociais (período de 2007 a 2017), Descrição: Esta pesquisa vincula-se tanto à realidade no Piauí, pela extrema relevância das ruralidades, neste estado, quanto à nossa trajetória profissional de pesquisadore/as, professore/as, e orientadore/as (PPGS e NERUT) de iniciação científica, mestrado, doutorado, em pesquisas sobre o tema. A UFPI conta, hoje, com quatro cursos de pós-graduação em Ciências Sociais: Políticas Públicas (desde 2003. Doutorado, desde 2011); Antropologia (desde 2009), Ciências Políticas (desde 2007) e Sociologia (desde 2011). Neles, tomam corpo pesquisas sobre rural, em dissertações e teses e defendidas por seus/suas docentes ? além de relatórios de estágio pós-doutoral ? em outras universidades e programas. Mas há uma lacuna quanto à sistematização analítica desta produção ufpiana sobre rural, a qual pode ser tomada como um corpus significativo em volume e conteúdo, com especial atenção, a partir dos anos 2000, marco temporal significativo na trajetória da Pós-Graduação na área de Ciências Sociais na UFPI, nesta pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / FERDINAND CAVALCANTE PEREIRA - Integrante / MARIA DIONE CARVALHO DE MORAIS - Integrante.
-
2017 - 2018
Juventude rural e educação formal no Nordeste do Brasil: a produção do conhecimento de dissertações e teses no período de 2007-2016., Descrição: Esta pesquisa discute, sob os processos educacionais, a perspectiva das juventudes rurais no Nordeste do Brasil, particularmente dos últimos anos. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito principalmente aos segmentos educacionais e das juventudes rurais, procuram compreender o processo social de uma vertente cientifica ligada à produção do conhecimento de programas de pós-graduação, especificamente as características que possibilitam figurar as estratégias utilizadas teórico-metodologicamente para compreender esse grupo social em seu vínculo com o tema da educação propositora da ascenção e autonomia de grupos marginalizados na sociedade moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / OSMAR RUFINO BRAGA - Integrante / Thais Maria Santos Macêdo - Integrante.
-
2017 - 2018
Cinema, Educação e juventude no Nordeste do Brasil: a produção do conhecimento de dissertações e teses no período de 2007-2016, Descrição: No Brasil, educação e cinema têm uma aproximação recente, pesquisas em educação envolvendo o cinema constituem uma relação ainda mais incipiente. Quando nós, pesquisadoras e pesquisadores da educação, escolhemos o cinema como campo para nossas investigações, rompe-se a primeira fronteira, aquela que separa linguagens tecnológicas da educação. Nessa linha, os estudos mostram que há a inserção do cinema nos espaços escolares, mas como se dá essa interação com atravessamento de jovens. Na verdade, questiona-se como está se dando o processo de produção do conhecimento sobre juventudes, cinema e educação no meio cientifico e acadêmico brasileiro nos últimos anos? Principalmente pela análise, perfil dos pesquisadores e construções teórico-metodológicas dos produções acadêmicas dos programas de pós-graduação do Nordeste do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / Silvana de Carvalho Martins - Integrante.
-
2016 - 2017
Indicadores socioculturais de jovens que evadiram do ensino médio de Parnaíba-PI, Descrição: Em pesquisa realizada, Melo et. al. (2016) observaram que têm escolas do ensino médio de Parnaíba onde o número de evadidos ultrapassam mais de 50%. Isso pode ser relacionado a outra discussão de que um em cada cinco jovens, entre 15 e 29 anos, faz parte da ?geração nem-nem? e a maioria são mulheres, muitas delas com filhos. ?A necessidade, cada vez maior, é de políticas de implementação de creches, justamente para este período mais difícil das crianças, de zero a seis anos. Isso para que libere estas mulheres, para que elas possam estudar e continuar a trabalhar?, analisa Ana Saboia, coordenadora de indicadores sociais do IBGE. Nesse sentido, é mais do que necessário a garantia do direito à educação, requerendo assim mais organicidade das políticas educacionais de qualidade, princípio fundamental para as políticas e gestão da educação, seus processos de organização e regulação, assim como para o exercício da cidadania. A despeito dos avanços nas políticas e gestão da educação nacional, o panorama brasileiro é marcado por desigualdades regionais no acesso e permanência de estudantes à educação. Não obstante, considerando que a compreensão sobre a dinâmica social e a estrutura socioeconômica, política e cultural é fundamental para o entendimento dos jovens na sociedade contemporânea, questiona-se como está se dando as relações entre instituições políticas e juventudes parnaibana? Para isso, procuraremos identificar o(a)s jovens que evadiram dessas instituições entre o período de 2012 a 2015. Nossa intenção é indaga-lo(a)s sobre os principais vetores que mobilizam os modos de viver e trabalhar dos jovens de Parnaíba? Por isso, buscaremos levantar os indicadores socioculturais dos jovens que evadiram do ensino médio de Parnaíba, através de ex-alunos; e da análise, de forma comparativa, dos indicadores socioculturais desses jovens que evadiram do ensino médio de Parnaíba, através da escola que possui o maior número de alunos que evadem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / Jullyane Frazão Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
Cinema e educação: mapeamento da sétima arte nas escolas de Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, Piauí., Descrição: Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida. Dessa forma, Fahi (2008) acredita que o impacto da mídia se tornou dominante nesse processo ensino e aprendizagem. No entanto, no Brasil, não faz parte de toda a população frequentar as salas de cinema. Mas apesar de não frequentar essas salas, outras formas de acesso são forjadas, o que promove a constituição de plateias através da difusão televisiva, dos cineclubes comunitários e, ainda, por intermédio da pirataria dos conteúdos audiovisuais. Há de salientar ainda, que neste momento se está diante de um fato que faz com que o cinema entre na escola pelo viés de uma Lei que impõe, obriga. A partir da Lei 13.006/14, de 26 de junho de 2014. Diante do exposto, identifica-se a urgência de pesquisas que façam levantamento da forma como a tecnologia de produção audiovisual faz parte das práticas pedagógicas nas escolas do ensino médio e Políticas Públicas para uma comunidade escolar mais integrada as inovações tecnológicas da sociedade contemporâneas, que corroborem com a qualidade de ensino. Por isso, esta pesquisa busca analisar como a produção tecnológica audiovisual se insere e/ou localiza nas escolas do Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, Piauí. Para operacionalizar a pesquisa, serão aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas à professores e gestores das escolas a serem selecionadas, bem como o levantamento e a catalogação de filmes temáticos e trabalhos científicos das escolas a serem selecionadas. O tratamento das informações serão digitadas em planilha do software Excel (Office), e os resultados analisados e divulgados em meio eletrônico. Espera-se que a temática estudada possa contribuir com a formação na iniciação científica de estudantes e com o debate a respeito da emergência de novos estudos que tematizem a relação novas tecnologias, cultura, juventude e escolas do ensino médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / Francinalda Maria Rodrigues da Rocha - Integrante.
-
2015 - 2016
Juventude e formação na Educação Básica: análise dos processos de subjetivação e participação dos jovens no Ensino Médio (de tempo) Integral em Parnaíba/PI, Descrição: A escola não o único agente formador e questionamos se de fato é o mais valorizado na sociedade atual, vez que vem perdendo espaço para as novas tecnologias, cheias de atrativos e possibilidades criativas, muito mais presentes no cotidiano da juventude. Entendemos que a escola deve, portanto, ser objeto de atenção e reflexão continuada, por considerarmos a necessidade de diálogo com as transformações culturais, sociais e políticas que fazem a realidade atual, proporcionando a renovação das formas de organização/gestão, dos currículos e práticas educativas, dos tempos e espaços. Assim, procuramos investigar se o Ensino Médio (de tempo) Integral apresenta-se como possibilidade de renovação e originalidade no modelo de formação dos jovens, identificando-se com as urgências inerentes à sociedade, sua dinamicidade, assim como a própria cultura juvenil. Nesse sentido, essa pesquisa traz como objetivo: analisar as disposições objetivas e subjetivas dos jovens diante do projeto do Ensino Médio (de tempo) Integral a fim de avaliar as contribuições dessa proposta educativa na construção da identidade social, política e cultural da juventude, bem como em sua formação científica e técnica e seu diálogo com a cultura jovem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Integrante / Luciana Matias Cavalcante - Coordenador.
-
2015 - 2016
Indicadores socioculturais de jovens do ensino médio de Parnaíba-PI., Descrição: A forma como são construídas as amostras dos grupos sociais levam em consideração classificações que dão uma certa significância de entendimento sobre a realidade. Como é o caso específico dos jovens brasileiros, entre 15 e 17 anos, inseridos em espaços escolares. Dessa classificação, um pouco mais da metade (59,5%) estão matriculados no ensino médio. Encontramo-nos diante de dois desafios importantes; primeiro, o de ter 40,5% de jovens (15 a 17 anos) fora da escola e, o outro, não menos importante, que é o de a instituição educativa não estar conseguindo manter, durante os três anos, esse reduzido percentual de jovens que a ela acedem. Nesse sentido, esta pesquisa é relevante porque discute os modos de viver de jovens do ensino médio de escolas públicas de uma cidade de médio porte do Nordeste do Brasil. Este recorte de pesquisa diz respeito às questões da vida do aluno dentro e fora da escola, em teias de interações (não)recíprocas, que apresentam peculiaridades como a origem social, o gênero e a etnia, dentre outras dimensões. Procura assim compreender os processos de interações dos espaços socioculturais que figuram as estratégias utilizadas em um vínculo com o tema da educação propositora da ascenção e autonomia de grupos na sociedade moderna. Os aspectos metodológicos desta pesquisa estão baseados numa perspectiva quali-quantitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / Luciana Matias Cavalcante - Integrante.
-
2015 - 2016
O ensino superior de Parnaíba pelo perfil de jovens rurais e pescadores, Descrição: Esta pesquisa discute, sob a perspectiva do perfil de jovens estudantes rurais e pesqueiros, o processo de expansão do ensino público superior brasileiro na última década. Estes recortes de pesquisa, que diz respeito apenas aos segmentos das universidades públicas federais e jovens estudantes rurais e pesqueiros, procuram compreender o processo social de uma vertente democrático-inclusiva da expansão universitária, especificamente as características que possibilitam figurar as estratégias utilizadas em seu vínculo com o tema da educação propositora da ascenção e autonomia de grupos marginalizados na sociedade moderna. Sob uma abordagem quantitativa, questiona-se, em que medida o projeto de interiorização do ensino superior no Brasil está inserido no contexto maior da democratização da educação? Para isso, é necessário delinear os pontos que dão margem para pensar e discutir o acesso e as marcas identitárias delineadas nas universidades públicas brasileiras, mais do que isso, compreender os processos figuracionais propostos nas interações dos sujeitos que se fazem ou desejam se fazer a partir delas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / OSMAR RUFINO BRAGA - Integrante.
-
2015 - Atual
Trajetórias e percursos sociais dos sujeitos juvenis: o que forma e educa os jovens e as jovens dos bairros populares da cidade de Parnaíba-PI, Descrição: As pesquisas voltadas para a compreensão das identidades juvenis têm priorizado aspectos isolados da vida dos jovens e das jovens, configurando uma abordagem por recorte temático, muitas vezes dificultando uma leitura mais integrante e integradora da vida juvenil em seus contextos e diversidade. Apesar de serem importantes e muito pertinentes, avaliamos que esses estudos recortados por tema deixam uma lacuna: a percepção e compreensão da vida dos jovens e das jovens em seus contextos concretos de existência, isto é, em suas relações reais com o espaço, com os territórios nos quais vivem e elaboram a produção de si mesmos e de si mesmas. Tem-se como questões de pesquisa: quais os sentidos e significados dos percursos e trajetórias vividas pelos sujeitos juvenis? Como seus percursos, trajetórias e práticas socioespaciais afetam a cidade e configuram identidades e singularidades das juventudes pobres de Parnaíba? Portanto, o presente projeto tem como objetivo cartografar as trajetórias e os percursos sociais vividos pelos jovens e pelas jovens de bairros populares da cidade de Parnaíba (PI), a fim de compreender como tecem sua condição, suas singularidades e seus modos de vida, focalizando os elementos que contribuem para sua formação e educação nos territórios urbanos de periferia. A pesquisa é de cunho qualitativo e adota como método a cartografia, que é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. A cartografia recebe a atribuição de método em Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), este que visa acompanhar um processo, e não representar um objeto. Este estudo pode ampliar as abordagens ancoradas nos recortes temáticos, trazendo contribuições significativas para a pesquisa em juventude, considerando-se também o fato de trabalhar com o método cartográfico, construindo possibilidades e aproximações para a área da pesquisa em educação, procurando dialogar com a perspectiva filosófica de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000), autores referenciados acima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Samuel Pires Melo - Integrante / OSMAR RUFINO BRAGA - Coordenador.
-
2009 - 2012
AGRICULTURA FAMILIAR E A FIGURAÇÃO DE FEIRAS NO NORDESTE DO BRASIL, Descrição: Esse projeto consiste em um estudo das figurações dos/as agricultores/as familiares nas ?artes de se fazer? fregueses/as e feirantes nas feiras livres de Delmiro Gouveia e Água Branca, Alagoas. Nele procuraremos analisar fragmentos dos modos de vida e reprodução social dos/as feirantes pelas formas de apropriação do espaço da rua pela produção e atividades de comércio, e as figurações que estas práticas podem evocar no contexto da territorialidade, particularmente das novas ruralidades e urbanidades brasileiras. Para isso, partimos do pressuposto de que a prática cotidiana de ?fazer-se na feira? dos espaços públicos dos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca os/as agricultores/as familiares acionam inúmeros elementos para explicar a freqüência ao território da rua, que podem situar-se desde as questões de ordem produtiva e econômica, por meio da compra dos insumos necessários para a produção, quem produz e como é feita a venda da produção; às questões de natureza social e política, onde estão imbricados o estabelecimento das relações de reciprocidade, das instituições com quem se relacionam e os processos de participação social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / Eliane da Fonte - Integrante / Salete Cavalcanti - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Outra.
-
2007 - 2009
CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: ARTEFATOS DE UMA AÇÃO COLETIVA, Descrição: Este estudo visa apresentar a construção coletiva de assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário pela experiência dos projetos de assentamentos Mato do Meio e Pedras, do município de Esperantina (PI). Esta política pública faz parte do Programa Nacional de Reforma Agrária, tendo como objetivo constituir-se como mecanismo complementar de reforma agrária. Tal política vem propondo como requisito básico, por meio do Projeto Crédito Fundiário e Combate a Pobreza Rural (CF-CPR), a organização dos indivíduos em associações para que venham ser ?beneficiários?. Estes devem gerir seus projetos de assentamentos, mas dentro da lógica normativa do programa. Nessas perspectivas, das novas formas assumidas por tais tipos de políticas públicas, propomo-nos entender este processo como uma ação proposta que pode gerar uma ação coletiva. Daí, criamos um tipo ideal, proposto a partir de tal política pública, das associações indicadas nos projetos de assentamentos, desde a fase de implantação à execução e usufruto. A fim de sistematizar o processo, discutimos quatro categorias-momentos fundamentais de sua evolução: mobilização, participação, autonomia e representação associativa. Elas nos levam a pensar as associações como um tipo de ação que pode gerar uma ação coletiva com interesse individual, obrigações sociais e reciprocidade. Esses pontos mostram a riqueza e as contradições inerentes aos assentamentos estudados, em que podemos destacar três elementos fundamentais dentro da singularidade das ?realidades dadas? e suas abstrações. O primeiro se refere aos projetos e conflitos que estão implicados, no caso dos assentamentos, e que apontam para a própria compreensão da relação entre os assentados. Um segundo elemento se refere à relação do Estado com os processos de construção democrática e de transformação social, que pressupõe a dimensão sócio-política das associações dos assentamentos e sua relação com a construção de indivíduos mais autônomos em diversos espaços públi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Pires Melo - Coordenador / Mônica Cristina Silva Santana - Integrante / Olivio Alberto Teixeira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Prêmios
2021
Paraninfo da turma de Pedagogia CMRV/UFDPAR - 2021, UFDPAR.
2019
PREMIO DE MELHOR BANNER EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PREXC, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
2019
Paraninfo da turma de Licenciatura em Letras Libras da CMRV/UFPI - 2021, UFPI.
2018
PREMIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
2018
Patrono da turma de Pedagogia CMRV/UFDPAR - 2018, UFDPAR.
2016
PREMIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
2011
Excelência Acadêmica na Orientação de Trabalho de Iniciação Acadêmica, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, Departamento de Ciências Sociais em Educação e Desporto. , Av. São Sebastião, 2819, Reis Velloso, 64202-020 - Parnaiba, PI - Brasil, Telefone: (86) 33235248, Ramal: 5269, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA, UFDParVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Sociais da Educação.Linhas de pesquisa
-
01/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Fundamentos Antropológicos da Educação, Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
-
01/2018
Extensão universitária , Departamento de Ciências Sociais da Educação.Atividade de extensão realizada, Tecnologias, Educação e Direitos Humanos: despontando cidadania para além dos muros da UFDPAR.
-
01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Sociais da Educação.Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Pedagogia.
-
01/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Pedagogia.Linhas de pesquisa
2011 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Docente do PPGS, Enquadramento Funcional: Professor permanente mestrado em Sociologia, Carga horária: 20
2005 - 2005
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Teoria Antropologica I
2004 - 2004
Universidade Federal do PiauíVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria Iniciação Antropológica, Carga horária: 48
Atividades
-
08/2014
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise de Política Educacional em Perspectiva Comparada, Seminário de Projeto, Teoria Sociológica II, Teoria Sociológica I, Sociologia e Educação, Desigualdades Sociais, Tópicos especiais - Sociologia e Cinema
-
08/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Sociólogica II, Teoria Sociológica III
-
07/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Ministro Reis Velloso.Linhas de pesquisa
-
03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.Cargo ou função, Representante do colegiado do curso de bacharelado em Ciências Contábeis.
-
07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.Cargo ou função, Representante do colegiado do curso de Pedagogia.
-
03/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informática, Fundamentos Antropológicos da Educação, Prática e Pesquisa em Educação III, Sociologia da Educação I, Sociologia da Educação II, Recursos didáticos
-
03/2015 - 02/2017
Direção e administração, Campus Ministro Reis Velloso, Departamento de Ciências Sociais em Educação e Desporto.Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da Educação e Desporto.
-
03/2014 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do campus MRV.
-
03/2014 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana do Campus Ministro Reis Velloso.
-
10/2012 - 12/2014
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia Rural
-
05/2013 - 12/2013
Direção e administração, Campus Ministro Reis Velloso.Cargo ou função, Coordenador Local da Especialização em Docência do Ensino Infantil.
-
03/2012 - 09/2013
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia do Turismo e Lazer
-
01/2013 - 04/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Antropológica II
-
10/2012 - 04/2013
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia do Turismo e Lazer
-
08/2011 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia da Saúde
-
03/2012 - 09/2012
Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia Rural
-
03/2012 - 09/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia e Antropologia Aplicada à Saúde
-
03/2012 - 09/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia Geral e das Organizações
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Biomedicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia em Saúde
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Cultural
2010 - 2011
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Administração Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Integrador I, Disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
-
02/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão em Leitura, Interpretação e Produção Textual.
-
07/2010 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Sertão.Cargo ou função, Comissão de ensino.
-
11/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , COPEVE.Serviço realizado, COORDENAÇÃO LOCAL DO PROCESSO SELETIVO SERIADO 2011.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Integrador I
-
04/2010 - 08/2010
Extensão universitária , Campus do Sertão.Atividade de extensão realizada, Curso de extensão em Leitura, Interpretação e Produção Textual.
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário Integrador I
2007 - 2008
Universidade Federal de SergipeVínculo: Tirocínio Docente, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
2005 - 2007
Ministério do Desenvolvimento AgrárioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Eventual
Outras informações:
Estive em contato com as ações das políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, se aproximando assim de discussões a respeito dos conflitos pela terra, ainda tão presentes na questão agrária do Brasil; bem como à questão de gênero, por meio do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural; e o de ?incentivo? à leitura, Programa Arca das Letras.
2005 - 2007
Ministério do Desenvolvimento AgrárioVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2005 - 04/2007
Estágios , Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Piauí.Estágio realizado, Avaliação e desenvolvimento de projetos do MDA.
2005 - 2005
Instituto Piauiense de Opinião PúblicaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO
Outras informações:
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SOBRE MERCADO DO PIAUÍ E GOVERNABILIDADE DE AGENTES POLÍTICOS
2005 - 2005
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TERCEIRA IDADEVínculo: ESTÁGIO CURRICULAR, Enquadramento Funcional: PESQUISA SOBRE IDOSO, Carga horária: 225
Outras informações:
PESQUISA SOBRE IDOSO- ALUNOS QUE FREQÜETAM O PROGRAMA TERCEIRA IDADE EM AÇÃO
Atividades
-
02/2005 - 06/2005
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.Linhas de pesquisa
2006 - 2006
Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o TrabalhoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Aplicação de questionário
Outras informações:
Aplicação de questionário sobre Avaliação do Plano Nacional de Qualificação - PNQ (UNITRABALHO-MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
Atividades
-
06/2006 - 06/2006
Pesquisa e desenvolvimento, UNITRABALHO-UFPI.Linhas de pesquisa
2009 - 2012
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SAMUEL PIRES MELO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?