Ronaldo Nezo

Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Maringá (2003). Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor na Unicesumar desde fevereiro de 2024. Professor na Faculdade Maringá entre 2006 e 2023.Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Maringá, entre maio de 2023 e dezembro de 2023; abril/2017 e 31/março/2022 - também entre agosto/2015 e dezembro/2015.Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Faculdade Maringá, entre 2007 e 2023. Coordenador de vários projetos de pesquisa e extensão na mesma instituição.

Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2019

Universidade Estadual de Maringá
Título: A EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO DE SI COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO DISPOSITIVO DE BELEZA
Eliane Rose Maio. Palavras-chave: Educação; Mulher; Beleza; Facebook; Cuidado de Si.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2014 - 2016

Universidade Estadual de Maringá
Título: Formulação, Circulação e Funcionamento Discursivo da Fotomontagem no Facebook na Des-estabilização de Imagens d Dilma-Rousseff como Sujeito-Político., Ano de Obtenção: 2016
Renata Marcelle Lara.Palavras-chave: Discurso; Eleições presidenciais 2014; Dilma Rousseff; Facebook; Fotomontagem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos Linguísticos.

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2008 - 2010

Soet Pós Graduação
Título: A participação da Mídia na Constituição do Saber
Orientador: Eliane Rose Maio Braga

Graduação em Comunicação social

2000 - 2003

Faculdade Maringá
Título: O discurso da Veja na cobertura da guerra no Iraque
Orientador: Rozinaldo Antonio Miani

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos do Texto e do Discurso.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Organização de eventos

NEZO, R. . A linguagem jornalística no rádio. 2004. (Outro).

NEZO, R. . Comunicação Via Rádio. 2002. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul - PPGE Unioeste - Campus de Cascavel - 10 anos de História - II SIPERS.A EDUCAÇÃO COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA AO DISPOSITIVO DE BELEZA. 2017. (Seminário).

XIV Seminário de Pesquisa do PPE & I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação.A AÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA RESISTÊNCIA AO DISPOSITIVO DE BELEZA. 2017. (Seminário).

4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O DISCURSO DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DILMA EM FOTOMONTAGEM COMPARTILHADA NO FACEBOOK. 2016. (Outra).

XXII Semana de Pedagogia da UEM - Alfabetização: para além das letras & X Encontro de Pesquisa em Educação.O FACEBOOK COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA AOS DISCURSOS DE OPOSIÇÃO AO ENSINO DE GÊNERO E DIVERSIDADE. 2016. (Encontro).

3ª JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso.O DISCURSO SOBRE MARINA SILVA NAS FOTOMONTAGENS NO FACEBOOK NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014. 2015. (Outra).

I Semana de Pedagogia: Educação, Sociedade Tecnológica e Formação Docente.Minicurso "O papel do pedagogo na educação prisional: aspectos legais e pedagógicos". 2015. (Outra).

III Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A intertextualidade como mecanismo que assegura efeito de real em notícias falsas. 2014. (Simpósio).

Primeiro Projeto Saúde Maringá. 2010. (Outra).

Radiografia - uma nova visão sobre o rádio no Brasil. 2010. (Outra).

1 Simpósio Maringaense de jornalismo: Responsabilidade e Ética. 2003. (Simpósio).

Palestra para Profissionais da Imprensa. 2003. (Outra).

Programa de Rádio - Opinião da Rádio Novo Tempo.A imprensa Brasileira e a cobertura da guerra no Iraque. 2003. (Outra).

Projeto de Eventos e Extensão Palestra e Lançamento do Livro - Da minha janela. 2003. (Outra).

Palestra Nilson Monteiro. 2002. (Outra).

Programa de Rádio - Opinião da Rádio Novo Tempo.A Comunidade e seus mecanismos de comunicação. 2002. (Outra).

IV SIECON - Semana Integrada de Estudos da Comunicação com o tema: comunicação e poder. 2001. (Outra).

Palestra:O Desemprego. 2001. (Outra).

Palestra: O leitor e o Diálogo dos Signos. 2001. (Outra).

VI Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - Comunicação e Turismo: perspectivas para o desenvolvimento regional.Membro do Cerimonial. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Daniele Mendes

BARBOSA, E.; ROCHA, Anderson.;NEZO, R.. Mídia e saúde: leitura crítica da revista Isto É - seção medicina e bem estar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá.

Aluno: Marciney Soares dos Santos

EMILIANO, Silvia Regina; BARBOSA, E.;NEZO, R.. Informatividade e intertextualidade em reportagem de capa da revista Carta Capital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá.

Aluno: Maira Pinheiro Marques

FANTE, Alexandra; BULLA, Luiz Carlos Júnior;NEZO, R.. Revista Atena Sports: design e planejamento gráfico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá.

Aluno: Larissa Ariane Grella e Robson Ferreira Silva Junior

GRAÇA, Valdete da; FANTE, Alexandra;NEZO, R.. Videodocumentário: as etapas de produção de um telejornal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá.

Aluno: Marcelo Henrique Galdioli

FLORES, M.; Luzia Deliberador;NEZO, R.. Em dia com a cidadania: produção de programas para a formação cidadã. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Débora Busko

Alexandra Fante; Juliana Fontanella;NEZO, R.. Femme: planejamento e projeto gráfico de uma revista feminina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Fernanda Mantelo e Mariama Pacífico

NEZO, R.. Saúde em foco: Um estudo do Jornalismo Especializado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Jamile Melina Santos

NEZO, R.. O papel da assessoria de imprensa da empresa ACIM para execução da Revista ACIM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Daniele Cristine Correa

NEZO, R.. A infografia na Superinteresante: Uma experiência semiótica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Angelita de Lourdes Machado

NEZO, R.. A Biblioteca Comunitária como um ato de cidadania: O exemplo do espaço cultural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Maika Thaisa Martins

NEZO, R.. Programa piloto de rádio AM: Saúde da mulher em pauta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Polyana Patricia G

NEZO, R.. Custódio.Os Simpsons: Reflexões sobre a influência de cenas com violência na televisão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Guilherme de Padua Mendes

NEZO, R.. Mãos que verticalizam: uma leitura fotográfica do novo centro de Maringá-Pr.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Kelly Paulina Linhares Morais

NEZO, R.. Análise do conteúdo de webjornais: estudo de caso do Diário do Norte do Paraná e Hoje Maringá. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Aparecida Donizetti Coletty

NEZO, R.. Análise da coluna social on line www.cidinhacoletty.com.br. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Aluno: Loiva T

NEZO, R.. Lopes Trindade e Sandra Regina Storti.Um olhar sobre os Kaingang da Aldeia Apucaraninha - Pr. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá.

Orientou

Maria Eduarda Oliveira dos Santos

Os discursos a respeito da mulher nos comerciais da marca de cerveja Proibida; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Valéria Berti Mendes Barros

Quem Educa: uma revista especializada em educação na primeira infância; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Elizabeth Geraldes M

Pinheiro e Fábio Carlucci de Oliveira; Retratos: representação de histórias por meio do Jornalismo Literário; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Cinthia Carla Rocha

Mistura louca: a música sertaneja e o desapego do jovem com as relações afetivas e valores morais a partir do consumo de bebidas alcoólicas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Daniela Giannini e Karen Cristina Gomes

Label Pocket; A revista de bolso como forma de divulgação alternativa da cultura em Maringá; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Aline Yuri

A cultura machista reproduzida pela revista Vip; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Tayenne Carvalho

Criminosos idolatrados e o espetáculo da mídia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Kauê Fabricio Berto de Oliveira

O estereótipo de felicidade da Revista Caras: A mídia como alicerce para a construção de um castelo de aparências; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Letícia Matelli Nogaroli e Natália Camargo Vasconcelos

Grupo Fogança: Um olhar para a nossa identidade cultural; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Bianca Valéria de Oliveira Milioransa

Talk - show; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

José Douglas Cardoso Ferreira

A possibilidade de um olhar marxista para o filme Vida de Inseto: Quando o discurso escapa do controle do autor; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Murilo Tomazi Battisti

Lula x Alckmin: a representação dos candidatos pela revista Veja nas eleições 2006; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Fábio Augusto Castaldelli

Um olhar sobre o discurso de Rubem Braga:; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Maria Manoela Cardoso e Silvana Nobre dos Santos

O rádio como instrumento de comunicação interna em uma concessionário de pedágio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Dryelly Martina Santos

Mídia e educação: uma análise do programa Bom Dia & Cia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Fabiana Ferreira da Silva e Rafael Soares Teixeira

A presença da comunicação no trabalho da Pastoral da Criança em Maringá: uma proposta para realização de um programa de rádio produzido com a comunidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Suzane de Fátima Pinheiro dos Santos

Zé Carioca: no olhar brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social) - Faculdade Maringá; Orientador: Ronaldo Nezo;

Produções bibliográficas

  • MELLER FILHO, A. A. ; PIOVEZAN, C. K. E. B. ; ALMEIDA, F. R. ; SILVA, G. S. ; PEREIRA, J. B. ; NEZO, R. . Manual Prático de Elaboração de TCC; trabalho de conclusão de curso. 1. ed. Toledo, PR: Editora Quero Saber, 2020. 72p .

  • NEZO, R. . A ação da educação para resistência ao dispositivo de beleza. In: Eliane Rose Maio. (Org.). Gênero e Sexualidade: Interfaces Educativas. 1ed.Curitiba, Paraná: Appris, 2018, v. 1, p. 201-214.

  • NEZO, R. ; MAIO, Eliane Rose. . A constituição de verdades sobre o corpo da mulher pela imprensa esportiva. In: Eliane Rose Maio. (Org.). Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta!. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 1-216.

  • NAVARRO, P. ; NEZO, R. . A relação discursiva de verdade-beleza no Facebook. In: Silvia Maria de Melo; Cleudemar Alves Fernandes. (Org.). Violência e seus paradoxos: práticas discursivas pelas lentes de Michel Foucault. 1ed.São Carlos, SC: EdUFSCar, 2016, v. 1, p. 1-201.

  • NEZO, R. . Cinco conselhos para ser um líder eficaz. Jornal do Povo, Maringá/PR, p. 3 - 3, 12 out. 2024.

  • NEZO, R. . A cidadania não termina quando você confirma seu voto. Jornal do Povo, Maringá/PR, p. 3 - 3, 05 out. 2024.

  • NEZO, R. . Desbravando o desconhecido: A arte de viver além dos limites conhecidos. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 17 jun. 2023.

  • NEZO, R. . Vencendo o medo da entrevista de emprego: Seu guia para o sucesso. Maringá Post, Maringá, Paraná, 15 jun. 2023.

  • NEZO, R. . Dúvida: ferramenta essencial para a sabedoria e reflexão ética. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 06 maio 2023.

  • NEZO, R. . Quer ter sucesso? Aprenda a se relacionar. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 04 mar. 2023.

  • NEZO, R. . Adaptação hedonista e a ilusão da felicidade. Jornal do Povo, Maringá, PR, p. 3 - 3, 06 mar. 2022.

  • NEZO, R. . Qual a chance de o mundo mudar?. Jornal do Povo, Maringá, PR, p. 3 - 3, 27 fev. 2022.

  • NEZO, R. . Nosso destino não está predestino. Jornal do Povo, Maringá, PR, p. 3 - 3, 20 fev. 2022.

  • NEZO, R. . Cinco motivos para fazer uma faculdade. Jornal do Povo, Maringá, PR, p. 3 - 3, 13 fev. 2022.

  • NEZO, R. . Você fala do que sabe ou do que acha que sabe?. Jornal do Povo, Maringá, PR, p. 3 - 3, 30 jan. 2022.

  • NEZO, R. . Você gosta de estudar?. Jornal do Povo, Maringá, PR, p. 3 - 3, 23 jan. 2022.

  • NEZO, R. . O professor é quem estimula o aprendizado. Jornal do Povo, 11 jul. 2021.

  • NEZO, R. . O que torna a escola relevante hoje?. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 27 jun. 2021.

  • NEZO, R. . Não fale sobre o que você não conhece. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 13 jun. 2021.

  • NEZO, R. . O preconceito nosso de cada dia. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 06 jun. 2021.

  • NEZO, R. . Sempre é possível aprender mais. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 16 maio 2021.

  • NEZO, R. . Professor que não estuda não é professor. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 28 mar. 2021.

  • NEZO, R. . Por que é necessário retornar às aulas presenciais?. Jornal do Povo, Maringá, Paraná, p. 3 - 3, 17 jan. 2021.

  • NEZO, R. . Como desenvolver a criatividade?. Jornal do Povo, p. 3 - 3, 22 nov. 2020.

  • NEZO, R. . Sugestões para você escolher bem o seu candidato. Jornal do Povo, 15 nov. 2020.

  • NEZO, R. . Vencer nossos preconceitos passa pela capacidade de identificá-los. Jornal do Povo, p. 3 - 3, 01 nov. 2020.

  • NEZO, R. . 'Tornamo-nos, neurologicamente, o que pensamos'. Jornal do Povo, Maringá, PR, 18 out. 2020.

  • NEZO, R. . A formação crítica dos nossos alunos. Hojemais Maringá, Maringá, PR, 10 set. 2020.

  • NEZO, R. . Corte nas universidades. Jornal Metro, Maringá, Paraná, p. 2 - 2, 06 maio 2019.

  • NEZO, R. . Cadê o desenvolvimento?. Jornal Metro, Maringá, Paraná, p. 2 - 2, 29 abr. 2019.

  • NEZO, R. . Governo Bolsonaro. Jornal Metro, Maringá, Paraná, p. 2 - 2, 15 abr. 2019.

  • NEZO, R. . Massacres e armas. Jornal Metro, Maringá, Paraná, p. 2 - 2, 18 mar. 2019.

  • NEZO, R. . O futuro do emprego. Jornal Metro, Maringá, Paraná, p. 2 - 2, 18 fev. 2019.

  • NEZO, R. . O DISCURSO SOBRE MARINA SILVA NAS FOTOMONTAGENS NO FACEBOOK NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014. In: ?3ª JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2015, Maringá. Anais 3a JIED IMAGEM, 2015.

  • NEZO, R. . A intertextualidade como mecanismo que assegura efeito de real em notícias falsas. In: 3o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá-Paraná. Anais - Cielli 2014, 2014.

  • NEZO, R. . A intertextualidade como mecanismo que assegura efeito de real em notícias falsas. In: CIELLI - 3o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Anais da 3a Cielli. Maringá: PLE-UEM, 2014.

  • NEZO, R. . O Facebook como lugar de resistência às campanhas contra o ensino de gênero e diversidade sexual. In: CIELLI 2018: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018, Maringá, Paraná. Caderno de resumos do Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2018. v. 1. p. 1-902.

  • NEZO, R. . O Facebook como lugar de circulação de discursos e constituição de verdades sobre a mulher. In: Eneimagem: Encontro Internacional dos Estudos da Imagem, 2017, Londrina, Paraná. Caderno de resumos [do] VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, Paraná: Universidade Estadual de Londrina, 2017. v. 1. p. 1-281.

  • NEZO, R. . O DISCURSO DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DILMA EM FOTOMONTAGEM COMPARTILHADA NO FACEBOOK. In: 4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá/PR. Caderno de Resumos, 2016. p. 2-487.

  • NEZO, R. . Comunicação Estratégica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEZO, R. . Linguística no contexto acadêmico/mundo do trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEZO, R. . Leitura Crítica da Mídia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEZO, R. ; MAIO, Eliane Rose. . A AÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA RESISTÊNCIA AO DISPOSITIVO DE BELEZA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEZO, R. ; MAIO, Eliane Rose. . A EDUCAÇÃO COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA AO DISPOSITIVO DE BELEZA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEZO, R. . O DISCURSO DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DILMA EM FOTOMONTAGEM COMPARTILHADA NO FACEBOOK. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEZO, R. ; MAIO, Eliane Rose. . O FACEBOOK COMO LUGAR DE RESISTÊNCIA AOS DISCURSOS DE OPOSIÇÃO AO ENSINO DE GÊNERO E DIVERSIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEZO, R. . O DISCURSO SOBRE MARINA SILVA NAS FOTOMONTAGENS NO FACEBOOK NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEZO, R. . A intertextualidade como mecanismo que assegura efeito de real em notícias falsas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

NEZO, R. . Quando o parceiro é violento. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NEZO, R. . Como fugir do homem violento. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NEZO, R. . Potencialize a sua criatividade. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NEZO, R. . Políticas Públicas: é preciso ir além do barulho das redes sociais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NEZO, R. . Professor que não estuda não é professor. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NEZO, R. . De volta ao passado: por que pensamos tanto no ontem?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NEZO, R. . Educação em tempo integral. 2014.

NEZO, R. ; MENEGASSI, Renilson . Leitura. 2014.

NEZO, R. . Vida líquida: introdução (Z. Bauman). 2021; Tema: Vida Líquida: introdução (Z. Bauman). (Rede social).

NEZO, R. . Medo, segurança e a cidade. 2021; Tema: Medo, segurança e a cidade. (Rede social).

NEZO, R. . O (des)governo Beto Richa. 2015; Tema: Administração pública. (Blog).

NEZO, R. . Beto Richa e o efeito de verdade. 2014. (Blog).

NEZO, R. . Quem incentiva um filho a ser professor?. 2013. (Blog).

NEZO, R. . Pedagogia da reclamação. 2013. (Blog).

NEZO, R. . O que é cultura. 2013. (Blog).

NEZO, R. . A tecnologia e o mundo do saber. 2013. (Blog).

NEZO, R. . Terceirizações, Beto Richa e Ideologia Política. 2011; Tema: Ideologia, Política. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2016

    Mídia, Urbano, Arte e Cultura em Discurso, Descrição: Projeto de pesquisa docente, coordenado pela professora doutora Renata Marcelle Lara. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ronaldo Nezo - Integrante / Renata Marcelle Lara - Coordenador / Cibele Abdo Rodella - Integrante / Vinícius Durval Dorne - Integrante / Guilherme Radi Dias - Integrante / Janaína Andrade - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Ensino Superior de Maringá. , Cesumar - Centro Universitário de Maringá, Zona 08, 87050900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30276360, URL da Homepage:

Experiência profissional

2024 - Atual

Centro de Ensino Superior de Maringá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2024

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência Política, Construção de Narrativas e Copywriting, Mentalidade Criativa e Empreendedora, Sociologia Geral e da Comunicação

  • 02/2024

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência Política, Mentalidade Criativa e Empreendedora, Sociologia Geral e da Comunicação

2006 - 2023

Faculdade Maringá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor no curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Carga horária: T-24. Professor nas áreas teórica e prática. Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso desde 2007. Coordenador do curso entre agosto e dezembro de 2015. Coordenador do Curso de Jornalismo desde abril de 2017 a 2023.

Atividades

  • 02/2015 - 12/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Maringá.Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante).

  • 02/2006 - 12/2023

    Ensino, Comunicação social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Digital e Internet, Estética da Comunicação, Fundamentos da Leitura, História da Comunicação, Jornalismo Especializado, Leitura Crítica da Mídia, Técnica de Reportagem

2013 - 2016

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: