Ricardo Roca Galhardo

Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul, graduado em Comunicação Social - Ênfase em Marketing (1993) e pós graduado em Administração de Empresas (1997), ambos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente cursando Pedagogia pela Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atuação nos mercados financeiro, publicitário, em organizações do terceiro setor, como Greenpeace e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), além de trabalhos realizados na área da educação. Desde 2008 é professor universitário em diversas disciplinas, nos cursos de Comunicação Social, Administração de Empresas, Economia, Logística, Turismo e Marketing das instituições Senac, Universidade Cruzeiro do Sul, FAP/SP, Faculdade Sumaré e Unisal. Também atuou como professor-tutor para as disciplinas Ciências Políticas, Diversidade Étnico-Cultural e Filosofia e Ética, ministradas a distância. Experiência como docente de pós-graduação, nas disciplinas Desenvolvimento e Gestão de Projetos em Marketing, Técnicas e Estratégias de Comunicação e Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Orientador de alunos no desenvolvimento de suas monografias. Nos últimos anos tem realizado trabalhos como formador, palestras para professores, oficinas para jovens e desenvolvido materiais para cursos online, como do prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo. Co-autor do livro Prêmio Professores do Brasil ? Práticas para a sala de aula selecionadas entre projetos finalistas nas 10 edições de premiação. É criador e editor do Blog Futebol-Arte (http://www.futebolarte.blog.br/), iniciado em 2010.

Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística

2014 - 2017

Universidade Cruzeiro do Sul
Título: O grito sufocado de um povo: cenografia e ethos na enunciação em transmissões radiofônicas de jogos de futebol
, Ano de Obtenção: 2017.Ana Elvira Luciano Gebara.Palavras-chave: ethos; cenografia; linguística; radiojornalismo; Osmar Santos.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Atividades de rádio e de televisão; Educação; Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Especialização em andamento em Formação em Educação a Distância

2020 - Atual

Universidade Paulista

Especialização em Administração de Empresas

1995 - 1997

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: A Evolução dos Produtos e Serviços Bancários no Brasil após o Plano Real

Graduação em andamento em Pedagogia

2017 - Atual

Fundacao Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo-Univesp

Graduação em Comunicação Social - Ênfase em Marketing

1989 - 1993

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Projeto Integrado de Graduação: Lojas de Conveniência - Express

Formação complementar

2025 - 2025

Estrategista Digital. (Carga horária: 4h). , Casa do Ads, CDA, Brasil.

2025 - 2025

Inbound Marketing. (Carga horária: 2h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2021 - 2021

Customer Success: como conquistar e manter clientes. (Carga horária: 2h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2020 - 2020

Comunicação Digital para Educadores. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Oficina de Formação de Coordenadores de Polo e Tutores Presenciais. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em II Congresso Esporte de Alto Rendimento. (Carga horária: 16h). , Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, CEPEUSP, Brasil.

2011 - 2011

Desenv. Competências para a Prática de Tutoria. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2011 - 2011

Sequência didática: aprendendo por meio de resenha. (Carga horária: 100h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2009 - 2009

Formação de Professores para Educ. em Amb. Virtuai. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2007 - 2007

Planej. Avançado de Com. e Captação de Recursos. (Carga horária: 20h). , Federação de Obras Sociais, FOS, Brasil.

2006 - 2006

Workshop de Comunicação. (Carga horária: 12h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.

2004 - 2004

Lei Rouanet - Produção Cultural e Terceiro Setor. (Carga horária: 16h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.

2004 - 2004

Gestão Estratégica para o Terceiro Setor. (Carga horária: 60h). , Associação para o Desenvolvimento do Terceiro Setor, ADETS, Brasil.

2004 - 2004

Comunicação e Captação de Recursos. (Carga horária: 26h). , Escola de Comunicação e Artes / USP, ECA, Brasil.

2003 - 2003

4º Encontro de Desenvolvimento Pedagógico. (Carga horária: 8h). , Centro de Educação Tecnológica Interamericano, CEINTER, Brasil.

2002 - 2002

Análise de Balanços. (Carga horária: 30h). , Banco Santander Brasil, SANTANDER, Brasil.

2002 - 2002

Planej. Estratégico de Marketing Cultural e Social. (Carga horária: 15h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2000 - 2000

WebMarketing e Gerenciamento de E-commerce. (Carga horária: 32h). , NETCIE, NETCIE, Brasil.

2000 - 2000

Gestão de Risco na América Latina. (Carga horária: 30h). , Banco Santander Brasil, SANTANDER, Brasil.

1999 - 1999

Programa Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 16h). , DCR Consultores Associados, DCR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Catalão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

GALHARDO, R. R. . 1ª Jornada de Estudos de Teorias e Práticas Discursivas: Estilo e Discurso. 2009. (Outro).

GALHARDO, R. R. . III Seminário Internacional de Linguística. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Ensino Superior e Temas Transversais: encontros possíveis. 2016. (Encontro).

Olimpíada de Língua Portuguesa. Fprmador - Artigo de Opinião. 2016. (Olimpíada).

Os desafios das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no século XXI.Isto não é uma berinjela - a evolução da linguagem digital e a incorporação de novos suportes na comunicação humana. 2016. (Outra).

XI Encontro de Formação Salesiana. 2016. (Encontro).

12º Encontro de Comunicação - ENCOM.Blogs: como sobreviver e conquistas espaço. 2015. (Encontro).

Semana de Capacitação Discente.Novas oportunidades do mercado da comunicação. 2011. (Encontro).

1ª Jornada do Grupo de Pesquisa Teoria e Práticas Discursivas: Estilo e Discurso.Um estudo sobre a ?língua dos boleiros?: a polifonia no discurso futebolístico. 2009. (Outra).

II Abril para Egressos.Marketing e Comunicação Integrada para o Terceiro Setor. 2009. (Encontro).

III Seminário Internacional de Linguística. 2009. (Seminário).

IV Colóquio de Estudos sobre Leitura.Análise do discurso ? primeiros passos: Um estudo sobre ethos e cenas da enunciação na ?língua dos boleiros?. 2009. (Outra).

I Semana Acadêmico Cultural-Científico-Cultural.Utilização da Internet para Captação de Recursos para o Terceiro Setor. 2008. (Encontro).

O Futuro do Mercado de Trabalho e a Sustentabilidade Empresarial.Comunicação e Marketing, Sustentabilidade e Terceiro Setor. 2007. (Seminário).

Os Desafios da Comunicação no Terceiro Setor. 2005. (Congresso).

Memória, Rede e Mudança Social. 2004. (Seminário).

4º Encontro de Desenvolvimento Pedagógico - CEINTER. 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Marcio Batista de Souza

GALHARDO, R. R.. A Internet 2.0 e a influência das mídias sociais Twitter e Facebook na gestão estratégica comunicacional de pequenas empresas brasileiras. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Luciana Pires Martins

GALHARDO, R. R.. Marketing no Intercâmbio: a importância do atendimento e da confiança como diferencial. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Virgínia Dias Vieira

GALHARDO, R. R.TRANCHE, V. N.. Excelência no atendimento e fidelização de clientes no setor de combustíveis: Estudo de caso da empresa D´Mais Distribuidora de Petróleo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Daniele Silva da Cruz

TRANCHE, V. N.GALHARDO, R. R.. Planejamento estratégico como técnica para fortalecer vendas: estudo de caso Bapi Telecomunicações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Idenice Aparecida Arantes Scardova

TRANCHE, V. N.GALHARDO, R. R.. Marketing pessoal e projeção profissional: Estratégias possíveis. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Karina Santana Santos de Oliveira e grupo

GALHARDO, R. R.; SANTOS, V. V.; ORTIZ, P. H. F.. O comportamento dos blogs corporativos com o consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Victor Hugo Ferreira Okino e Vinícius Bernardes Loprete

GALHARDO, R. R.; NIERO, J. C. C.; MONTEIRO, K. S.. Marketing Esportivo: Estudo de caso da Sociedade Esportiva Palmeiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Robertino Izidoro da Silva e grupo

SILVA, S. T. T.;GALHARDO, R. R.; NIERO, J. C. C.. Move Up - Movimento e Ação para a Vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Nária Paula e grupo

SILVA, S. T. T.;GALHARDO, R. R.; NIERO, J. C. C.. WAPI - Segurança e Liberdade para o Deficiente Visual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Greice Fioronti Silva e Luiz Carlos Leite Longano

NIERO, J. C. C.;GALHARDO, R. R.; MONTEIRO, K. S.. A reinvenção do espetáculo circense: estratégia inovadora do Cirque du Soleil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Mayara Vieira Brandão e Kerolaine Pereira da Costa

SILVA, S. T. T.;GALHARDO, R. R.; ORTIZ, P. H. F.. A prática do empreendedorismo social no Brasil: estudo de caso Obra Social Dom Bosco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Ricardo Alexandre Leme e grupo

GALHARDO, R. R.; PALACCE, J. M.; PAES, V.. Copa do Mundo 2014 - Itaquera, A Bola da Vez. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - FAP-SP.

Aluno: Alessia Dantas e Andressa Vecchi

GALHARDO, R. R.; ORTIZ, P. H. F.. O Crescimento do E-Commerce de Moda no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Bruna Barbieri Albertin e Luis Ricardo de Lima Almeida Merce

DALMOLIN, Claudio; ORTIZ, P. H. F.;GALHARDO, R. R.. Análise sobre como o código de ética está sendo utilizado dentro do sistema bancário e qual sua importância dentro de uma organização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Ricardo Marconi Pantarotto e grupo

PALACCE, J. M.; ORTIZ, C.;GALHARDO, R. R.. De Olho no Futuro: As Profissões do Brasil num Programa de TV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - FAP-SP.

Aluno: Kim Ares Stedten Ferreira e grupo

CORREA, M.GASPAR, D. M.GALHARDO, R. R.. O Verbo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - FAP-SP.

Aluno: André Pinto de Almeida

ESTENDER, Antonio Carlos;GALHARDO, R. R.; DALMOLIM, Claudio. O perfil dos stakeholders: um projeto de marketing ambiental e gestão de resíduos sólidos em São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Tiago Luis Palma

ESTENDER, Antonio Carlos;GALHARDO, R. R.; DALMOLIN, Claudio. Logística reversa de rolamentos como parte da linha de reciclagem de materiais, sucatas e resíduos industriais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Jacqueline Gleince Gomes da Silva e Sandra da Silva Cavalcan

DALMOLIN, Claudio;GALHARDO, R. R.; ESTENDER, Antonio Carlos. Análise da viabilidade do setor de franquias e microfranquias sob a visão de franqueadores e franqueados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Aline Otoboni

CAVALCANTI, M.GALHARDO, R. R.NOGUEIRA FILHO, V.. A sustentabilidade das culturas organizacionais no âmbito das fusões. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Ananda Brunetto Garcia

CAVALCANTI, M.NOGUEIRA FILHO, V.GALHARDO, R. R.. O fator coeficiente emocional para empresas de alto desempenho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Aluno: Luis Fernando Cornacioni de Souza

MOREIRA, R. B. M.MELO, E. R.GALHARDO, R. R.. O mercado homossexual no século XXI: uma visão panorâmica do mercado de consumo homossexual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

MARIA, L.GALHARDO, R. R.. II Festival Comunicarte. 2011. Universidade Cruzeiro do Sul.

Orientou

Luciana Pires Martins

Marketing no Intercâmbio: a importância do atendimento e da confiança como diferencial; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Marcio Batista de Souza

A Internet 2; 0 e a influência das mídias sociais Twitter e Facebook na gestão estratégica comunicacional de pequenas empresas brasileiras; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Karina Santana Santos de Oliveira e grupo

O comportamento dos blogs corporativos com o consumidor; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Victor Hugo Ferreira Okino e Vinícius B

Loprete; Marketing Esportivo: Estudo de Caso da Sociedade Esportiva Palmeiras; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Leonardo Santana Relva Arruda e Bruno Rodrigues

Como o marketing pode gerar rentabilidade financeira a uma entidade esportiva: um estudo de caso sobre o Palmeiras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Everton de Souza Reinoldes e Rafael Garcia de Carvalho

Do pobre ao nobre: um estudo de caso na empresa Havaianas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Ricardo Alexandre Leme e grupo

Itaquera - A Bola da Vez; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, TV e Internet) - FAP-SP; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Alessia Dantas e Andressa Vecchi

O Crescimento do E-Commerce de Moda no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Andréa de Paula Gomes Pinto e grupo

A marca própria como uma maneira de gerar vantagem competitiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Salesiano São Paulo; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Bruno Santos e grupo

Projeto Experimental - Pizza Hut; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Fausto O

do Nascimento e grupo; Projeto Experimental - Dunkel Volk; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Karina G

Freire e grupo; Projeto Experimental - MagicCity; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Daiane Soares e grupo

Projeto Experimental - Sabesp; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Naruê Lima Fonseca e grupo

Projeto Experimenta - Chery Motors; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Fernanda M

M; Pereira e grupo; Projeto Experimental - Somos tão Jovens; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Karini A

de Souza e grupo; Projeto Experimental - Sulvinil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Michel Dias e grupo

Projeto Experimental - Circo Espacial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Etiennie Pimenta e grupo

Projeto Experimental - Decathlon; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Tamires dos Santos e grupo

Projeto Experimental - Mercado Livre; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Gabriel Moreira e grupo

Projeto Experimental - The Fifties; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Alexandre Brito e grupo

Projeto Experimental - G; R; E; S; Rosas de Ouro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Priscila Corrêa e grupo

Projeto Experimental - Max Love; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Luciano Silva Santos e grupo

Projeto Experimental - Sandálias Kenner; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Nathália Cristóvão e grupo

Projeto Experimental - Yamaha Motos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Rodolfo Seabra e grupo

Projeto Experimental - Pirassununga 51; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Juliana Meyer e grupo

Projeto Experimental - Mizuno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Fernanda Ricardo e grupo

Projeto Experimental - Revista Playboy; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Tamiris Leite e grupo

Projeto Experimental - Soho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Bruna Sobral e grupo

Projeto Experimental - Tok & Stok; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Luana Segatto e grupo

Projeto Experimental - Lusa Portuguesa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Miralva Santos e grupo

Projeto Experimental - Aquário de São Paulo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Gisele Trigo e grupo

Projeto Experimental - Colcci; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Isis Oliveira e grupo

Projeto Experimental - Playcenter; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Sabrina Infante e grupo

Projeto Experimental - Sport Club Corinthians Paulista; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Tamires Prado e grupo

Projeto Experimental - Goóc; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Daniele Calderon e grupo

Projeto Experimental - Parque da Xuxa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Cintia Estrela e grupo

Projeto Experimental - Cia; Aérea Azul; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Karen Schiavinato e grupo

Projeto Experimental - Perdigão - Linha "Na Brasa"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Beatriz Gonçalves e grupo

Projeto Experimental - Renault; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Monise dos Reis e grupo

Projeto Experimental - Mundo Verde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Allan Souza Lima e grupo

Projeto Experimental - Ri Happy Brinquedos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Erick Pinheiro e grupo

Projeto Experimental - Matte Leão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Luis Maizza e Grupo

Projeto Experimental - Vodka Absolut; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Adriana Moraes e Grupo

Projeto Experimental - Flying Horse; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Ingrid de Souza e grupo

Projeto Experimental - Sparjam; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST Marketing) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Leonardo J

de Barros e grupo; Projeto Experimental -Espaço Aberto Academia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CST Marketing) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Caroline Lancia e grupo

Projeto Experimental - Hering; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Bruna Villegas e grupo

Projeto Experimental - BIC Shimmers Perfumada; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Aline Kelly de Souza e grupo

Projeto Experimental - Lilica Repilica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Amanda Labruna e grupo

Projeto Experimental - Bob´s; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Everton Roberto da Silva e grupo

Projeto Experimental - Halls; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Bruno de Mello Tolentino e grupo

Projeto Experimental - Bunge - Delícia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Danilo Francalossi e grupo

Projeto Experimental - Preservativos Blowtex; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Carolina Castro e grupo

Projeto Experimental - PUC Moda Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Angélica Gomes e grupo

Projeto Experimental - Rainha - São Paulo Alpargatas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Vânia Marquezini e grupo

Projeto Experimental - Camisaria Colombo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Juliana Bogdanov e grupo

Projeto Experimental - Pampers; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Diego Francisco e grupo

Projeto Experimental - Calçados Pampili; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Dayane de Carlos e grupo

Projeto Experimental - Zoológico de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Pamela Farias e grupo

Projeto Experimental - Emirantes Airline; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Alessandra Vinagre e grupo

Projeto Experimental - Grafon´s; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Miriam Frigo e grupo

Projeto Experimental - Ópera Rock; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Cruzeiro do Sul; Orientador: Ricardo Roca Galhardo;

Produções bibliográficas

  • GALHARDO, R. R. . Decoração de apartamento pequeno - pense grande. Revista Dell'Ambiente, 20 dez. 2017.

  • GALHARDO, R. R. . Decoração de casa, criando lares com muito esmero. Revista Dell'Ambiente, 20 nov. 2017.

  • GALHARDO, R. R. . Projeto de Interiores: so Sonho para a Realidade. Revista Dell Ambiente, 20 set. 2017.

  • GALHARDO, R. R. . Decoração de ambientes: mude sua casa ou escritório gastando pouco. Revista Dell Ambiente, 20 ago. 2017.

  • GALHARDO, R. R. . Afinal, o que é ?design de interiores?? Descubra como um profissional dessa área pode ajudar você. Revista Dell Ambiente, 20 jul. 2017.

  • GALHARDO, R. R. . Games: Entre nesse mercado para ganhar. Portal de Marketing, São Paulo, 01 jun. 2004.

  • GALHARDO, R. R. . WebJournal 1-to-1. Revista Marketing Direto, São Paulo, p. 61 - 61, 01 jun. 2002.

  • GALHARDO, R. R. . Folha Top of Mind. Revista Marketing Direto, São Paulo, p. 22 - 22, 01 jun. 2002.

  • GALHARDO, R. R. . Um estudo sobre a ?língua dos boleiros?: a polifonia no discurso futebolístico. In: 1ª Jornada do Grupo de Pesquisa Teoria e Práticas Discursivas: Estilo e Discurso, 2009, São Paulo. Programação e Resumos. 1ª Jornada do Grupo de Pesquisa, Teorias e Práticas Discursivas: Estilo e Discurso, 2009. p. 10.

  • GALHARDO, R. R. . Desafios da Inteligência Artificial na Comunicação e na Gestão dos Negócios. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALHARDO, R. R. . Isto não é uma berinjela. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALHARDO, R. R. . Crowdfunding: Financiamento Coletivo de Projetos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALHARDO, R. R. . Blogs: como sobreviver e conquistar espaço. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

GALHARDO, R. R. . IV ICloc Jovem - Instituto Singularidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GALHARDO, R. R. . III Icloc Jovem - Instituto Singularidades. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GALHARDO, R. R. ; BERMAN, G. . Ricardo Roca entrevista Graça Berman. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. ; SORRISO, E. . Ricardo Roca entrevista Edson Sorriso. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. ; VIANA, R. . Ricardo Roca conversa com Rodrigo Viana. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. ; BERCI, P. . Ricardo Roca conversa com Plácido Berci. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. ; PAZ, S. M. . Ricardo Roca entrevista Sérgio Paz. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. ; Caio Vilela . Ricardo Roca entrevista Caio Vilela. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. ; Tales Ab'Sáber . Ricardo Roca entrevista Tales Ab'Sáber. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GALHARDO, R. R. . Futebol-Arte. 2010; Tema: Futebol e Arte. (Blog).

FONSECA, E. ; GALHARDO, R. R. . 4º Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material).

GALHARDO, R. R. ; FONSECA, E. . 3º Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material).

GALHARDO, R. R. . Produção de Conteúdos para Blogs. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GALHARDO, R. R. . Indústria Fonográfica, Trabalho e a Tecnologia MP3. 2012. (Parecer Técnico).

GALHARDO, R. R. . A divulgação da cultura pop japonesa em redes sociais na internet. 2012. (Parecer Técnico).

GALHARDO, R. R. . A função estratégica das relações públicas nas organizações do terceiro setor. 2012. (Parecer Técnico).

GALHARDO, R. R. . 'Essa linguagem é velha pra chuchu': uma análise semiótica da linguagem de Nelson Rodrigues aplicada aos bordões de O Beijo no Asfalto. 2012. (Parecer Técnico).

GUNN, L ; BORN, R. ; GALHARDO, R. R. . Mude o Consumo para não Mudar o Clima. 2008. (Mudanças Climáticas).

GIGLIO, M. N. ; GUNN, L ; GALHARDO, R. R. . Faça Parte Dessa Luta. 2006 (Vídeo Institucional) .

Prêmios

2014

Melhor Blog na categoria Esportes - Profissional (Blog Futebol-Arte), TopBlog.

2011

1º lugar - Premiação APP 2011 - Planejamento de Campanha, Agência Sens / Filme: Somos tão Jovens, Associação dos Profissionais de Propaganda., APP - Associação dos Profissionais da Propaganda.

2011

2º lugar - Premiação APP 2011 - Planejamento de Campanha, Agência Moz / Pizza Hut, Associação dos Profissionais de Propaganda., APP - Associação dos Profissionais da Propaganda.

2010

Finalista Premiação APP 2010 - Planejamento de Campanha, Agência Agassi / Soho, Associação dos Profissionais de Propaganda., APP - Associação dos Profissionais da Propaganda.

2010

Finalista Premiação APP 2010 - Planejamento de Campanha, Agência Gaia / Rosas de Ouro, Associação dos Profissionais de Propaganda., APP - Associação dos Profissionais da Propaganda.

2009

Finalista Premiação APP 2009 - Planejamento de Campanha, Agência Meca / Corinthians - Paixão 100 Limites, Associação dos Profissionais de Propaganda., APP - Associação dos Profissionais da Propaganda.

2009

Mérito Acadêmico, Universidade Cruzeiro do Sul.

2008

Finalista Premiação APP 2008 - Planejamento de Campanha, Agência Evolução / Bob's., Associação dos Profissionais de Propaganda., APP - Associação dos Profissionais da Propaganda.

2008

Menção honrosa para melhor Slogan, Agência Evolução / Projeto Bob's, APP - Associação dos Profissionais de Propaganda.

2004

Prêmio IBest - Categoria Jovem - Troféu Ouro, IBest.

2003

Prêmio IBest - Categoria Jovem - Top 3, IBest.

2002

Prêmio ABEMD - Categoria B to B Agência - Troféu Ouro, Assocação Brasileira de Marketing Direto.

2002

Prêmio ABEMD - Categoria B to C Serviço - Troféu Ouro, Associação Brasileira de Marketing Direto.

2002

Prêmio ABEMD - Categoria Especial de Criação - Troféu Prata, Associação Brasileira de Propaganda e Marketing.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Olé Produção de Conteúdo

Vínculo: Sócio-Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação e Educação, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor nas áreas de Comunicação e Educação, desenvolvimento de conteúdos, treinamentos, palestras e oficinas, elaboração de materiais didáticos, diagnóstico e planejamento de comunicação.

2007 - 2018

Roda Fiandeira Formação Profissional

Vínculo: Sócio-coordenador, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação e Educação, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor nas áreas de Comunicação e Educação, desenvolvimento de conteúdos, treinamentos, palestras e oficinas, elaboração de materiais didáticos, diagnóstico e planejamento de comunicação.

2017 - 2017

Centro Universitário Senac

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado para a disciplina Planejamento de Marketing Digital para o curso de Pós-graduação em Marketing Digital e E-Commerce.

2012 - 2016

Centro Universitário Salesiano São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor de Graduação da disciplina: 2º Sem/2016: Administração Mercadológica I para Administração de Empresas e Marketing e Vendas para curso Tecnologia em Processos Gerenciais. 1º Sem/2016: Administração Mercadológica II para Administração de Empresas e Fundamentos de Marketing para curso de Tecnologia em Processos Gerenciais; 2º Sem/2015: Administração Mercadológica I para Administração de Empresas e Marketing e Vendas para curso Tecnologia em Processos Gerenciais; 1º Sem/2015: Administração Mercadológica II para Administração de Empresas e Fundamentos de Marketing para curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;; 2º Sem/2014: Administração Mercadológica I para Administração de Empresas; 1º Sem/2014: Administração Mercadológica II para Administração de Empresas;; 2º Sem/2013: Administração Mercadológica I para Administração de Empresas; 1º Sem/2013: Administração Mercadológica II para Administração de Empresas; 2º Sem/2012: Administração Mercadológica I para Administração de Empresas; 1º Sem/2012: Administração Mercadológica II para Administração de Empresas;

2012 - 2014

FAP-SP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Outras informações:
Professor de Graduação das disciplinas: 2º Sem/2014: História Social da Mídia II para Jornalismo e Rádio, TV e Internet / Teorias da Comunicação II para Jornalismo e Rádio, TV e Internet / Promoção e Merchandising para Publicidade e Propaganda / Orientação para Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso para Rádio, TV e Internet e Publicidade e Propaganda 1º Sem/2014: Administração e Planejamento em Comunicação para Rádio, TV e Internet / Administração e Planejamento em Comunicação para Jornalismo / Administração e Planejamento em Comunicação para Publicidade e Propaganda / Planejamento de Mídia 2º Sem/2013: Redação Publicitária / Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda / Ética e Legislação em Jornalismo / Ética e Legislação em Rádio, TV e Internet / História Social da Mídia II / Teorias da Comunicação. 1º Sem/2013: Fundamentos de Redação Publicitária para Publicidade e Propaganda / Novas Tecnologias em Rádio, TV e Web para Rádio, TV e Internet / Planejamento de Produção; 2º Sem/2012: Estudos de Mídia / Promoção e Merchandising para Publicidade e Propaganda; 1º Sem/2012: Mercadologia;

2012 - 2014

Faculdade SUMARÉ

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Outras informações:
Professor de Graduação das disciplinas: 1º Sem/2014: Publicidade e Propaganda 2º Sem/2013: Publicidade e Propaganda. 1º Sem/2013: Marketing Eletrônico / Publicidade e Propaganda / Gestão do Composto Promocional; 2º Sem/2012: Fundamentos de Marketing / Sistemas de Informações de Mercado / Publicidade e Propaganda; 1º Sem/2012: Fundamentos de Marketing / Projeto Profissional Interdisciplinar I;

2008 - 2011

Universidade Cruzeiro do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
2º Sem/11 Pós-Graduação Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial - MBA em Gestão Empresarial Ética Empresarial e Responsabilidade Social - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas Graduação - Propaganda Online - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; - Propaganda Empresarial II - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; - Trabalho de conclusão de Curso - Marketing - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Tutoria - Orientação para Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 1º Sem/11 Graduação - Legislação Profissional em Propaganda - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; - Marketing Mix - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; 2º Sem/10 Pós-Graduação Estratégias e Técnicas de Comunicação - MBA Comunicação e Marketing Graduação - Propaganda Online - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; - Propaganda Empresarial II - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; - Trabalho de conclusão de Curso - Marketing - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Tutoria - Orientação para Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 1º Sem/10 Pós-Graduação - Desenvolvimento e Gestão de Projetos em Marketing - MBA Marketing Graduação - Legislação Profissional em Propaganda - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; - Ética e Responsabilidade Socioambiental - Curso: Tecnologia em Logística; - Marketing Mix - Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Tutoria - Educação a Distância - Ciências Políticas - Diversidade Étnico-Cultural - Filosofia e Ética Outros: - Composição da Comissão do Conselho de Curso Superior Tecnológico em Logística Empresarial - Composição da Comissão do Conselho de Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda 2º Sem/09 Graduação - Marketing

2008 - 2011

Doka Comunicação

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela área de atendimento e prospecção de clientes. Idealização de ações de divulgação e desenvolvimento de peças para a captação e relacionamento com clientes. Responsável pelo acompanhamento e qualidade dos jobs da agência.

2006 - 2008

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação Institucional, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela estruturação da área de Marketing e Captação de Recursos, direcionada especificamente para pessoas físicas. Idealização de ações de divulgação, captação, relacionamento, ativação, fidelização e recuperação de doadores e parceiros, além de ações para a venda de livros e demais produtos relacionados a sustentabilidade e defesa do consumidor. Forte parceria com a área administrativa (banco de dados / cobrança) para geração de resultados para a organização.

2004 - 2005

Associação Civil Greenpeace

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Marketing Direto, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de ações estratégicas para captação de doadores (pessoas físicas), concepção e elaboração de materiais de divulgação e promocionais (e-mail marketing, folhetos, hotsites, web-banners, cartilhas, ciberações e malas-diretas dentre outros).

2000 - 2003

F1rst1 Relationship Marketing

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela área de atendimento da agência. Desenvolvimento de negócios junto aos principais clientes, prospecção de novas contas e participação em concorrências diversas no segmento de Marketing Direto e Relacionamento.

1989 - 1999

Banco Santander Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Geral de Nichos de Mercado, Carga horária: 40

2019 - Atual

NerdMonster Digital Retail

Vínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Head of Customer Success, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento feito de forma estratégica,com o objetivo de maximizar os resultados gerados e o valor entregue aos clientes da empresa. No caso da atuação na NerdMonster, voltado para que os clientes extraiam os melhores resultados no uso da plataforma bm®, de multipresença digital.

2019 - 2019

Universidade Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado de Comunicação e Negócios Digitais para o MBA de Marketing